Maria do Socorro Silva Bonifácio
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale de Acaraú ( 2005) e Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui especialização em Libras pela Faculdade Montenegro (2012). Atua na área de Educação de Surdos, no Atendimento Educacional Especializado e no ensino da Libras.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS
2010 - 2012
Faculdade Montenegro
Título: A familia frente à surdez
Orientador: Raquel da Silva Gomes
Formação complementar
2001 - 2001
Extensão universitária em LIBRAS - Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Organização de eventos
BONIFÁCIO, M. S. S. . OFICINA PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA SURDOS. 2015. (Outro).
BONIFÁCIO, M. S. S. . II seminário " EDUCAÇÃO DE SURDOS: FORMAÇÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS". 2015. (Outro).
BONIFÁCIO, M. S. S. . CURSO BÁSICO LIBRAS EM CONTEXTO - MÓDULO INTERPRETE DE LIBRAS/ LÍNGUA PORTUGUESA - NÍVEL MÉDIO. 2015. (Outro).
BONIFÁCIO, M. S. S. . Oficina "Educação Bilingue para Surdos". 2015. (Outro).
BONIFÁCIO, M. S. S. . OFICINA INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA LÍNGUA DE SINAIS. 2015. (Outro).
BONIFÁCIO, M. S. S. . I Seminário "Educação de Surdos: Novas Propostas Estratégicas para o ensino bilíngue". 2014. (Outro).
BONIFÁCIO, M. S. S. . I Seminário "Novos Rumos na politica da educação de surdos". 2004. (Outro).
Participação em eventos
Universdidade Federal do Pará.13 anos da Lei de Libras: Lutas e Conquistas. 2015. (Simpósio).
Universidade Federal de Goias.I Encontro de Tradutores e Intérpretes do Estado de Goiás. 2015. (Encontro).
Universidde do Estado do Pará.I Seminário Comemorativo ao Dia Nacional da Lei de Libras - 13 anos. 2015. (Seminário).
I Encontro Amapaense de Surdos.I Encontro Amapaense de Surdos. 2014. (Encontro).
I Seminário "Educação de Surdos: Novas Proposta Estratégicas para o ensino bilíngue".I Seminário "Educação de Surdos: Novas Propostas Estratégicas para o ensino bilíngue". 2014. (Seminário).
Intituto Felipe Smaldone.IV Encontro Nacional dos Institutos Filippo Smaldone. 2013. (Encontro).
I Seminário Goiano Educação Bilíngue para Surdos.I Seminário Goiano Educação Bilíngue para Surdos. 2013. (Seminário).
I Seminário Nacional dos Movimentos Bilíngues de Surdos.I Seminário Nacional dos Movimentos Bilíngues de Surdos. 2013. (Seminário).
Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez.Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez. 2012. (Outra).
Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes.Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2012. (Outra).
I Encontro Nacional de Libras.Participante. 2012. (Encontro).
I Festival de Cultura Surda.Participante. 2012. (Outra).
II Seminário Nacional de Educação de Surdos.II Seminário Nacional de Educação de Surdos. 2012. (Seminário).
II Seminário Nacional de Educação de Surdos.Oficina " Música Infantil em Libras. 2012. (Oficina).
Intituto Felipe Smaldone.XII Encontro do Instituto Felipe Smaldone com as Escolas de ensino regular. 2012. (Encontro).
Associação dos Surdos de Belém.II Encontro do dia do surdo: Surdo, língua e a sociedade. 2011. (Encontro).
Associação dos Surdos de Caxias do Sul.Associação dos Surdos de Caxias do Sul. 2011. (Simpósio).
Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes.VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2011. (Seminário).
Curso de aperfeiçoamento - Construindo práticas pedagógicas biilingue para alunos surdos.Conhecimentos básicos de Libras (contextualizado). 2011. (Outra).
Intituto Felipe Smaldone.III Encontro Brasileiro Institutos Filippo Smaldone. 2011. (Encontro).
Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes.Oficina de surdez no Curso de Formação de Gestores e educadores do Programa de educação Inclusiva: direito à diversidade. 2010. (Oficina).
Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes.Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2010. (Outra).
Intituto Felipe Smaldone.Refléxão & Ação. 2010. (Encontro).
Universdidade Federal do Pará.Inclusão: uma ação necessária. 2010. (Outra).
Associação dos Surdos de Belém.I Seminário de Educação e Direitos do Cidadão Surdo. 2009. (Seminário).
Associação dos Surdos de Belém.I Seminário de Educação e direitos do cidadão surdo. 2009. (Seminário).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Belém.Curso de LIBRAS: Comunicando-se com as mãos, com carga horária de 08h, na qualidade de MINISTRANTE. 2008. (Outra).
Centro de Formação Profissional - MICROLINS.Curso de Informática, com carga horária de 30h.. 2007. (Outra).
Instituto Felipe Smaldone.I Encontro Brasileiro Instituto Felipe Smaldone: Os desafios da Educação Atual do Surdo, com carga horária de 40h.. 2007. (Encontro).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Belém.Curso Compreendendo a Dislexia, com carga horária de 40h.. 2007. (Outra).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Belém.Curso Estimulação Precoce, com carga horária de 40h.. 2007. (Outra).
Universidade do Estado do Pará.II Seminário do Curso de Especialização em Tradução e interpretação de LIBRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, como tema: ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO SOCIAL, com carga horária de 08h.. 2007. (Seminário).
Universidade do Estado do Pará.Seminário: Educação de surdos - Novos Paradigmas, com carga horária de 10h.. 2007. (Seminário).
Instituto Felipe Smaldone.II Seminário Nacional: Reflexões sobre as práticas na Educação de surdos e surdocegos, com carga horária de 30 horas.. 2006. (Seminário).
Instituto Felipe Smaldone.Curso de Capacitação de LIBRAS para instrutores: Gramática de Língua de Sinais, com carga horária de 16h.. 2006. (Oficina).
Prefeitura Municipal de Belém.Curso de Formação Saberes e Práticas da Inclusão, com carga horária de 180 horas.. 2006. (Outra).
Secretaria Executiva de Educação do Pará.Oficina de LIBRAS, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas comSurdez - CAS, no período de 25/01 a 31/03/2005, com carga horária de 112h, na qualidade de MINISTRANTE. 2006. (Oficina).
Secretaria Executiva de Educação do Pará.Curso Construindo Prática Pedagógica Bilíngüe para Alunos Surdos, realizado por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas comSurdez - CAS, com carga horária de 180h, na qualidade de MINISTRANTE. 2006. (Oficina).
Secretaria Executiva de Educação do Pará.Oficina de Instrutores de LIBRAS, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas comSurdez - CAS, no período de 05 a 22/06/2006, com carga horária de 112h, na qualidade de MINISTRANTE. 2006. (Oficina).
Secretaria Municipal de Educação e Desporots de Belém.I Encontro de Formação de Gestores, com carga horária de 40h.. 2006. (Encontro).
Secretaria Executiva de Educação do Pará.Oficina de LIBRAS, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas comSurdez - CAS, no período de 26/01 a 29/06/2005, com carga horária de 30h, na qualidade de MINISTRANTE. 2005. (Oficina).
Secretaria Executiva de Educação do Pará.Oficina de LIBRAS, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas comSurdez - CAS, com carga horária de 30h, na qualidade de MINISTRANTE. 2005. (Oficina).
Secretaria Executiva de Educação do Pará.Oficina de LIBRAS, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas comSurdez - CAS, no período de 28/02 a 29/06/2005, com carga horária de 30h, na qualidade de MINISTRANTE. 2005. (Oficina).
CURSO BÁSICO LIBRAS EM CONTEXTO.I Seminário: Novos rumos na Política da Educação de Surdos, na qualidade de COORDENADORA DO EVENTO. 2004. (Seminário).
CURSO BÁSICO LIBRAS EM CONTEXTO.I Seminário: Novos rumos na Política da Educação de Surdos, com carga horária de 24h.. 2004. (Seminário).
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. III Congresso Internacional e IX Seminário Nacional do INES - Educação de Surdos: Múltiplas Faces do Cotidiano Escolar.. 2004. (Congresso).
Secretaria Executiva de Educação do Pará.Programa de Capacitação Conhecer para Acolher, na qualidade de Assessora Pedagógica de LIBRAS. 2004. (Outra).
Secretaria Executiva de Educação do Pará.Curso de Instrutor de Língua Brasileira de Sinais, com carga horária de 120h, no período de 22/09 a 06/10/2004, na qualidade de MINISTRANTE. 2004. (Outra).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Belém.Formação Continuada da Rede Municipal de Educação de Belém, com carga horária de 180h.. 2004. (Outra).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Belém.Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, com carga horária de 20h.. 2004. (Outra).
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.II Treinamento em Linguagem Brasileira de Sinais, na qualidade de MINISTRANTE. 2003. (Oficina).
Centro de Serviços Educacionais do Pará.XIV Seminário de Informática, com carga horária de 16h.. 2003. (Seminário).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Belém.Formação Continuada: Construindo Práticas Pedagógicas para a Inclusão de alunos com Condutas Típicas, com carga horária de 16h.. 2003. (Outra).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS.Curso de Metodologia para o Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, com carga horária de 120h, na qualidade de MINISTRANTE. 2002. (Outra).
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. I Congresso Internacional do INES e VII Seminário Nacional do INES:SURDEZ e PÓS-MODERNIDADE: NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, como tema: LIBRAS: Meio de Inclusão do Surdo na Escola Regular, na qualidade de PALESTRANTE. 2002. (Congresso).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos.Curso Leitura -Escrita e os conceitos de Alfabetização: Uma Releitura, com carga horária de 24h.. 2002. (Oficina).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Belém.Encontro Tecendo as nossas Diferenças: Aprendizagem com Sucesso e as Necessidades Educacionais Especiais, com carga horária de 16h.. 2002. (Encontro).
Supermercados Formosa.Oficina de LIBRAS, com carga horária de 15h, na qualidade de MINISTRANTE.. 2002. (Oficina).
Supermercados Formosa.Oficina de LIBRAS, com carga horária de 15h, na qualidade de MINISTRANTE. 2002. (Oficina).
Universidade do Estado do Pará.I Seminário: Refletindo sobre a Educação de Surdos no III milênio, com carga horária de 22h.. 2002. (Seminário).
Universidade do Estado do Pará.I Seminário: Refletindo sobre a Educação de Surdos no III milênio, na qualidade de MINISTRANTE. 2002. (Seminário).
Instituto Felipe Smaldone.Curso de Atualização tendo como tema: O Ato de Planejar, com carga horária de 20h.. 2001. (Oficina).
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES.Seminário Interestadual sobre Educação e Surdez. 2001. (Seminário).
Ministério do Trabalho e Emprego.Seminário Promoção da Igualdade de Oportunidades no Trabalho - Implementação da Convenção nº111.. 2001. (Seminário).
Planetário do Pará.Curso de LIBRAS, no período de 16 de outubro de 2000 a 26 de janeiro de 2001, com carga horária de 60h, na qualidade de MINISTRANTE. 2001. (Oficina).
Secretaria de Educação Média e Tecnológica.Oficina de Trabalho: PNE - Uma Questão de Inclusão, na qualidade de MINISTRANTE. 2001. (Oficina).
Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul - RS.Seminário Nacional Surdos: Um olhar sobre as práticas de Educação, com carga horária de 20h.. 2001. (Seminário).
Universidade de Brasília.Curso de Extensão de LIBRAS - Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, com carga horária de 40h.. 2001. (Outra).
Universidade do Estado do Pará.Seminário Acadêmico: Educação e Surdez, com carga horária de 20h.. 2001. (Seminário).
Universidade do Estado do Pará.VI Semana Acadêmica, com carga horária de 14h.. 2001. (Outra).
Prefeitura Municipal de Rondon do Pará.Curso de LIBRAS, no período de 13 a 17 de março de 2000, com carga horária de 48h, na qualidade de MINISTRANTE. 2000. (Oficina).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Belém.Seminário com os Novos Educadores da Rede Municipal de Belém, carga horária de 12h.. 2000. (Seminário).
Unidade Estadual Educacional Especializado Prof. Astério de Campos.III Curso de Capacitação de Professores do Ensino Regular, com carga horária de 24h, na qualidade de PALESTRANTE. 2000. (Oficina).
Unidade Estadual Educacional Especializado Prof. Astério de Campos.I Curso de Capacitação de Professores do Ensino Regular, com carga horária de 40h, na qualidade de MINISTRANTE. 2000. (Oficina).
Unidade Estadual Educacional Especializado Prof. Astério de Campos.I Oficina de Informática Educativa, com carga horária de 28h.. 2000. (Oficina).
Unidade Estadual Educacional Especializado Prof. Astério de Campos.I Encontro de Educadores Asterianos, com carga horária de 20h.. 2000. (Encontro).
Unidade Estadual Educacional Especializado rof. Astério de Campos.II Curso de Capacitação de Professores do Ensino Regular, na qualidade de PALESTRANTE. 2000. (Oficina).
Universidade do Estado do Pará.Curso de LIBRAS nível I, no período de 14 de agosto a 04 de dezembro de 1999, com carga horária de 60h, na qualidade de MINISTRANTE. 2000. (Oficina).
Universidade do Estado do Pará.Curso de LIBRAS nível I, no período de 13 de março a 30 de junho de 1999, com carga horária de 60h, na qualidade de MINISTRANTE. 2000. (Oficina).
Universidade do Estado do Pará.Curso de LIBRAS nível I, no período de 28 de outubro de 1998 a 29 de janeiro de 1999, com carga horária de 60h.. 2000. (Outra).
Instituto Tecnologia Avançada em Educação. I Congresso Brasileiro de Educação de Surdos.. 1999. (Congresso).
Unidade Estadual Educacional Especializado Prof. Astério de Campos.Metodologia Alternativa na Educação dos Surdos. 1999. (Oficina).
Universidade do Estado do Pará.Curso de LIBRAS nível I, no período de 13 de março a 30 de junho de 1999, com carga horária de 60h.. 1999. (Outra).
Universidade Federal de Rio Grande do Sul. V Congresso Latino Americano de Educação Bilíngüe para Surdos, com carga horária de 44h.. 1999. (Congresso).
Instituto Felipe Smaldone.Seminário Os novos Rumos da Educação Nacional, com carga horária de 40h.. 1998. (Seminário).
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES.III Seminário Nacional do INES: Surdez, Cidadania e Educação, com carga horária de 32h. 1998. (Seminário).
Universidade da Amazônia.III Seminário Paraense de Fonoaudiologia, com carga horária de 20h.. 1998. (Seminário).
Associação Paraense das Pessoas Deficientes - APPD.VII Encontro Estadual das Pessoas de Deficiência. 1997. (Encontro).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS.Curso da Metodologia de Ensino de LIBRAS às pessoas ouvintes NÍVEL II, com carga horária de 36h.. 1997. (Oficina).
Governo do Estado do Pará.I Seminário Profissionalização dos Portadores de Necessidades Especiais: Conquista da Cidadania. 1997. (Seminário).
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES.Desafios e Possibilidades na Educação Bilíngue para Surdos.. 1997. (Seminário).
Universidade da Amazônia - UNAMA.Aprendendo a língua dos sinais, com carga horária de 24h, na qualidade de MINISTRANTE. 1997. (Oficina).
Universidade do Estado do Pará.Seminário Unificado de Educação Especial: A Educação Especial suas concepções, Ações efetivas e a Experiência cubana.. 1997. (Seminário).
Universidade Federal do Rio de Janeiro.Curso: A importância da LIBRAS no processo educacional da pessoa surda e Formação cívica, com carga horária de 50h.. 1996. (Outra).
Universidade Federal do Rio de Janeiro.Curso de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais nível I, com carga horária de 50h.. 1996. (Outra).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém.Treinamento teórico e Prático de Fonoaudiologia.. 1994. (Seminário).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém.Curso de Relações Interpessoais no trabalho, com carga horária de 20h.. 1994. (Oficina).
Federação Nacional dos APAE'S.A importância da psicomotricidade da Educação Especial. 1994. (Encontro).
Outras produções
BONIFÁCIO, M. S. S. . CURSO BÁSICO LIBRAS nível III. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONIFÁCIO, M. S. S. . Curso Intermediário de Língua Brasileira de Sinais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONIFÁCIO, M. S. S. . Formação continuada em educação de surdos e Libras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONIFÁCIO, M. S. S. . CURSO BÁSICO LIBRAS nível II. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONIFÁCIO, M. S. S. . CURSO BÁSICO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONIFÁCIO, M. S. S. . CURSO BÁSICO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONIFÁCIO, M. S. S. . Curso de Aperfeiçoamento - Construindo prátcas pedagógicas bilingue na escola inclusiva. 2012. .
BONIFÁCIO, M. S. S. . Curso de Aperfeiçoamento - Construindo prátcas pedagógicas bilingue para alunos surdos. 2011. .
BONIFÁCIO, M. S. S. . Curso de Aperfeiçoamento - Construindo prátcas pedagógicas bilingue para alunos surdos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONIFÁCIO, M. S. S. . CURSO BÁSICO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BONIFÁCIO, M. S. S. . I Seminário de Educação e Direitos do Cidadão Surdo. 2009. .
BONIFÁCIO, M. S. S. . I Seminário de Educação e Direitos do Cidadão Surdo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Municipal de Educação e Desportos, MAG-01. , Avenida Gentil Bittencourt - de 138/139 a 744/745, Batista Campos, 66035340 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (091) 32530201
Experiência profissional
1993 - 2016
Secretaria de Estado de Educação do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria do Socorro Silva Bonifácio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?