Guilherme Mauri Faria da Cunha

Atua profissionalmente como Engenheiro de Processos na Electrolux do Brasil S.A., na cidade de São Carlos-SP. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016), com graduação sanduíche na Griffith University (2014) através do programa Ciência sem Fronteiras fomentado pela CAPES. Possui especialização em Automação da Manufatura pelo SENAI (2021). Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2022).

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2021 - 2022

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: N/A

Especialização em Automação da Manufatura

2019 - 2021

SENAI - Departamento Regional de São Paulo
Título: Monitoramento da vida útil de ferramental de clinch através de sistema supervisório
Orientador: José Sérgio Medeiros Júnior

Graduação em Engenharia de Produção

2011 - 2016

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Estratégias para a customização em massa: a Indústria 4.0 como forma de diferenciação
Orientador: Heloisa Helena Oliveira Martins Shih
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2020

Leading Digital Transformation. (Carga horária: 40h). , Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.

2016 - 2016

Production Technology meets Industry 4.0. (Carga horária: 75h). , RWTH Aachen University, RWTH, Alemanha.

2013 - 2014

Study Abroad and Exchange Program. (Carga horária: 1000h). , Griffith University, GRIFFITH, Austrália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Prêmios

2020

Becas Santander for MIT Leading Digital Transformation, Banco Santander S.A..

2013

Ciência sem Fronteiras, CAPES.

2013

Dux of DEP, Griffith University.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Electrolux do Brasil, Unidade São Carlos. , Avenida José Pereira Lopes, 250, Vila Prado, 13574380 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 21065778

Experiência profissional

2018 - Atual

Electrolux do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Suporte às atividades inerentes da engenharia de manufatura food preparation na América Latina, com ênfase no design de novos produtos, implementação de novos processos, melhoria do layout das plantas, e estimulando a inovação através da automação e manufatura virtual; Referência local para introdução de novas plataformas e tecnologias, fazendo a ponte entre P&D, engenharia de manufatura global e setorial; Assistência na homologação de fornecedores de máquinas, ferramentais, dispositivos e novas tecnologias; Análise de payback de novos projetos e reengenharia, bem como auxilio na contabilidade do setor; Criação de apresentações, relatórios e business cases, subsidiando decisões gerenciais global e localmente.

2017 - 2018

Electrolux Rothenburg GmbH

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Central da Qualidade do Produto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Análise de dados e preparação de relatórios para a alta gerência da qualidade, envolvendo cinco fábricas na Europa e África; Identificação de falhas ocorridas no campo através de relatórios técnicos e reclamações dos consumidores, bem como determinação de suas causas-raízes; Implementação de medidas preventivas e corretivas, de modo a diminuir a taxa de ligações para reparação de fornos, fogões e cooktops; Representação da qualidade em reuniões com demais departamentos, como pesquisa e desenvolvimento, manufatura, centros de serviços, etc.

2015 - 2016

Predilecta Alimentos, Predilecta

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia de Produção, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Diagnóstico da produção de doces, atomatados e condimentos, identificando gargalos e melhorias potenciais; Análise de viabilidade financeira dos projetos propostos; Implementação de projetos de automação nas linhas de produção, reduzindo o número de mão de obra necessária; Sugestões de melhoria através de ferramentas de lean manufacturing, como, por exemplo, SMED, TPM, 5S, etc.