JOÃO GAMA DE ARAUJO VELEZ

Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária, com mestrado em Engenharia Civil (ênfase em Recursos Hídricos). Possui experiência em coleta e análise de dados ambientais, com atuação em projetos e bolsas de iniciação científica voltados à qualidade e quantidade de recursos hídricos, além de estudos em geociências e geoprocessamento. Desenvolveu pesquisas aplicadas em modelagem hidrológica, monitoramento de bacias hidrográficas e uso de ferramentas de sensoriamento remoto e SIG, com destaque para projetos em parceria com a ArcelorMittal e em programas de extensão universitária.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil

2023 - 2025

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Dados de radar meteorológico aplicados a uma modelagem chuva-vazão, Ano de Obtenção: 2025
Celso Bandeira de Melo Ribeiro.Palavras-chave: Radar Meteorológico; Hidrólogia; Precipitação; Bacia do Piracicaba.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Meteorologia Aplicada. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

2017 - 2023

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Avaliação das alterações do uso e ocupação do solo nas vazões de pico e inundações do córrego Ipiranga em Juiz de Fora (MG)
Orientador: Celso Bandeira de Melo Ribeiro

Formação complementar

2017 -

Alemão. , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.

2008 - 2015

Curso de ingles. , Cultura inglesa - Petropolis, CULTURA INGLESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Engenharia Sanitária.

Participação em eventos

III Encontro das engenharias. 2017. (Encontro).

Semana porte. 2017. (Seminário).

Olimpiada brasileira de fisica (OBF). Olimpíada brasileira de física. 2014. (Olimpíada).

Participação em bancas

Aluno: Jesimara de Souza Marques

RIBEIRO, N. R. S.;VELEZ, J. G. A.; MELO, C. B.. Análise da influência de técnicas compensatórias de drenagem na bacia hidrográfica PA BD 47. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, M. ; ROCHA, C. H. B. ; VELEZ, J. G. A. ; SOUZA, L. V. . QUALIDADE DA ÁGUA E ÍNDICE DE CONFORMIDADE AO ENQUADRAMENTO DA REPRESA DR. JOÃO PENIDO, JUIZ DE FORA (MG),BRASIL.. In: III SRHPS - Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul, 2018, Juiz de Fora. III SRHPS - Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul, 2018.

  • VELEZ, J. G. A. . Diferenças Fundamentais entre os fazeres artísticos impressionistas e expressionista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MIGUES, J. ; VELEZ, J. G. A. . O Doente Imaginário. 2016. Teatral.

Prêmios

2023

Melhores trabalhos de Graduação, Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHIDRO).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais. , Estrada Morro Grande - de 1001/1002 ao fim, Jardim Ísis, 06719500 - Cotia, SP - Brasil - Caixa-postal: 06719500, Telefone: (24) 981030627

Experiência profissional

2016 - 2017

Escola Cultural

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor particular, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como professor particular de : Física,Química Matemática e Biologia, para estudantes do ensino fundamental e médio.