Luís Fernando Lena Martini

Sonhador! Movido pela adrenalina diária de novas conquistas. Realizou intercâmbio no Reino Unido no ano de 2015, tendo como finalidade o estudo da língua inglesa. Possui fluência no espanhol e inglês intermediário. Estudante de Engenharia Agronômica pela Faculdade SETREM, referência no ramo na região noroeste do Rio Grande do Sul. Trabalha como sócio da Fazenda Luca, localizada na região de São Borja RS, na produção de grãos. Quando ainda no ensino médio, desenvolveu projetos sustentáveis, como blocos táteis com borracha reciclável e sistema de aquecimento para água, com prêmios em salões de pesquisas.

Informações coletadas do Lattes em 11/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Agronomia

2019 - Atual

Sociedade Educacional Três de Maio

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Centro de Ensino Médio SETREM

Ensino Fundamental (1º grau)

2007 - 2014

Centro de Ensino Médio SETREM

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

9º Olimpíada de Matemática do Ensino Médio, Região Missões. Olimpíada Região Missões. 2015. (Olimpíada).

Milner School Of English.Pre Intermedíate B1. 2015. (Outra).

TOEFL Junior.Certificate of achievement TOEFL Junior. 2015. (Outra).

17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Olimpíada Brasileira de Astronomia OBA. 2014. (Olimpíada).

Olimpíada Municipal de Matemática. 9º Olimpíada Municipal de Matemática. 2014. (Olimpíada).

Olimpíada Regional de Matemática. Olimpíada Regional de Matemática. 2013. (Olimpíada).

Olimpíada Regional de Matemática. Olimpíada Regional de Matemática. 2012. (Olimpíada).

Olimpíada Regional de Matemática. Olimpíada Regional de Matemática. 2011. (Olimpíada).

Língua inglesa nível KIDS 01.Rede Sinodal de idiomas IECLB. 2010. (Outra).

Língua inglesa nível KIDS 03.Rede Sinodal de Idiomas IECLB. 2010. (Outra).

PROERD.Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. 2010. (Encontro).

Barsa Planeta Internacional. 2007. (Seminário).

V Salão de Pesquisas SETREM. Amigos vamos ser, amigos de verdade. 2007. (Feira).

IV Salão de Pesquisas SETREM. Eu sou Brasileiro. 2006. (Feira).

Participação em bancas

MARTINI, L. F. L.; ASSINI, J. G.; SCHNEIDER, G. S.; KLEIN, P. S.; LORENSET, J. C.. DESENVOLVIMENTO DE BLOCOS TÁTEIS A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DA BORRACHA PARA AUXILIAR A LOCOMOÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS. 2017. Centro de Ensino Médio SETREM.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    DESENVOLVIMENTO DE BLOCOS TÁTEIS A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DA BORRACHA PARA AUXILIAR A LOCOMOÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: O projeto desenvolvido traz como tema o desenvolvimento de blocos táteis a partir da reutilização da borracha para auxiliar a locomoção de deficientes visuais. O tema abordado pelo mesmo busca a importância da sustentabilidade por meio do reaproveitamento de materiais, como a borracha. Além disso, procura-se uma forma mais sustentável e segura para a locomoção de pessoas com problemas de visão. Para este projeto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, a qual apresenta conclusões descritivas, que não resultam da coleta de dados numéricos, bem como a abordagem mista e pesquisa-ação, em que são identificadas as variáveis significativas através de uma abordagem qualitativa e a conclusão é focada em soluções específicas e localizadas. Por meio de pesquisas bibliográficas, na internet e com a contribuição de profissionais da área, o projeto foi elaborado com ênfase na eficiência e na qualidade dos materiais utilizados, bem como na aplicação de práticas ecológicas que sejam menos prejudiciais possíveis ao ambiente. Os blocos táteis surgem como uma alternativa para muitas cidades ao tempo que estão sendo regulamentados por lei e exigidos em todas as calçadas. A partir destes, pode-se evitar acidentes causados pela má sinalização e grandes desníveis, ademais, o estudo também abordou os tipos de pisos táteis, a utilização de resíduos de borracha no concreto e suas vantagens e desvantagens. Por fim, os resultados atingidos na elaboração dos blocos obtiveram contrastes, ou seja, como foi utilizado a resina em dois estados físicos diferentes, sólido e líquido, o resultado final em cada constituição do bloco foi diferente. Assim, com a utilização da resina sólida o bloco tátil ficou mais resistente e adequado para a instalação em calçadas, já com a resina líquida o resultado foi o protótipo mais rígido, porém quebradiço. É importante frisar que este estudo auxiliou na obtenção de novos conhecimentos sobre o assunto e na construção de um protótipo do bloco tátil sustentável que pode ser utilizado em construções no geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Fernando Lena Martini - Coordenador / João Guilherme Assini - Integrante / Geórgia Savicki Schneider - Integrante / Júlio Cortese Lorenset - Integrante / Paola Suelen Klein - Integrante.

  • 2014 - 2014

    ONDULATÓRIA, Descrição: Por ser uma mediadora na sobrevivência e na comunicação dos seres humanos, a ondulatória é a área da Física que busca estudar os fenômenos e as características das ondas, ou seja, vibrações ou oscilações em um meio, produzindo movimentos que são necessários no desenvolvimento da tecnologia e na vida da população. No decorrer do projeto serão apresentados e esclarecidos esses fenômenos (ondas), que estão presentes no cotidiano das pessoas, conceituando e aprofundando no que se refere a sua formação, suas classificações, suas características e sua contribuição na vida de todos os cidadãos. Para a realização desse projeto utilizou-se as aulas de novas tecnologias, de língua portuguesa e de ciências (onde encontra-se a Física), produzindo ferramentas para o avanço do projeto, isto é, formação de blogs, a construção da montagem, a elaboração de infográficos, a criação da ferramenta denominada Prezi, e a produção nas aulas de língua portuguesa e de ciências, conduzindo o trabalho a sua meta, e aos alvos propostos nesse aprendizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Fernando Lena Martini - Coordenador / Eduardo Beltrame Martini - Integrante / João Guilherme Assini - Integrante / Renato Samuel Kinalski - Integrante.

Prêmios

2017

Menção Honrosa, XV Salão de pesquisas SETREM.

2016

Menção Honrosa, XIV Salão de Pesquisas SETREM.

2016

Menção Honrosa, 10ª Olimpíada de Matemática do Ensino Médio, região Missões.

2015

Menção Honrosa, XIII Salão de Pesquisas SETREM.

2014

Menção Honrosa, XII Salão de Pesquisas SETREM.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Centro de Ensino Médio SETREM

Vínculo: , Enquadramento Funcional: