Bruno Parente Leitão de Castro
Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Maracanaú com período sanduíche no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária na RWTH Aachen University na Alemanha (2015 - 2016). No campo da pesquisa, é bolsista no Projeto de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) no Laboratório de Hidrologia com estudo nos temas " Análise da disponibilidade hídrica da bacia do Banabuiú em diferentes cenários de reservação com vista à racionalidade energética do sistema" e "Validação do método cascata de propagação de água em densas redes de reservatórios para cálculo da disponibilidade hídrica". Na área ambiental, foi estagiário na Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) na Célula de Controle de Efluentes e participou de Projetos Sociais voltados para a Educação Ambiental em Fortaleza e Região Metropolitana.
Informações coletadas do Lattes em 01/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Engenharia Ambiental e Sanitária
2012 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia, IFCE -Tianguá
Orientador: em RWTH Aachen University ( Stephanie Vanderheijden)
com
Formação complementar
2018 - 2018
Sistema Campo Limpo.. (Carga horária: 3h). , Instituto Nacional de Processamento de Embalagens, INPEV, Brasil.
2017 - 2017
SISTEMA IBGE DE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS (SIDRA). (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia, IFCE -Tianguá, Brasil.
2017 - 2017
Curso básico de práticas de Instalação e Comissionamento Fotovoltaicos. (Carga horária: 12h). , Rota Solar, ROTA SOLAR, Brasil.
2017 - 2017
Curso Teórico de dimensionamento e Projetos Fotovoltaicos. (Carga horária: 25h). , Rota Solar, ROTA SOLAR, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Gestão de Projetos. (Carga horária: 45h). , Veduca, Veduca, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao MATLAB. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia, IFCE -Tianguá, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Arcgis. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.
2017 - 2017
Excel Avançado. (Carga horária: 10h). , Sigma Treinamentos e Desenvolvimento, SIGMA, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Licenciamento para obras de Saneamento Ambiental. (Carga horária: 20h). , Ecogest, ECOGEST, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Recuperação de Áreas Degradadas. (Carga horária: 20h). , O2 encontro intercontinental sobre a natureza, O2, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
Organização de eventos
CASTRO, B. P. L. . Orientando Carreiras. 2017. .
Participação em eventos
SEMIC - Semana de Iniciação Científica.ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA DA BACIA DO BANABUIÚ EM DIFERENTES CENÁRIOS DE RESERVAÇÃO COM VISTA À RACIONALIDADE ENERGÉTICA DO SISTEMA. 2017. (Simpósio).
Workshop - Tratamento de Esgoto e Reúso. 2017. (Oficina).
O2 Encontro Internacional Sobre a Natureza. 2013. (Encontro).
EREAMB - Encontro Regional de Engenharia Ambiental. 2012. (Encontro).
I Semana de Engenharia Ambiental e Sanitária. 2012. (Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Validação do método cascata de propagação de água em densas redes de reservatórios para cálculo da disponibilidade hídrica., Descrição: Comparar quantitativamente a disponibilidade hídrica da bacia do Banabuiú, por meio das metodologias de cálculo de pequenos reservatórios desenvolvidas por Molle (1994) e Pereira (2017).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Parente Leitão de Castro - Integrante / Pedro Henrique Augusto Medeiros - Coordenador.
-
2016 - 2017
Análise da disponibilidade hídrica da bacia do Banabuiú em diferentes cenários de reservação com vista à racionalidade energética do sistema., Descrição: Em meio a problemas voltados para a escassez de água no semiárido, os pequenos reservatórios desempenham papel importantíssimo para população rural, pois aumentam a disponibilidade hídrica. Todavia, a construção de pequenos açudes ocorre de forma descontrolada, impedindo uma gestão de recursos hídricos eficaz. Com intuito de diminuir essas imprecisões, realizou-se cálculos do balanço hídrico na bacia do Banabuiú com objetivo de analisar o impacto dos pequenos reservatórios sobre a disponibilidade hídrica como subsídio para a avaliação racionalidade energética do sistema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Parente Leitão de Castro - Integrante / Pedro Henrique Augusto Medeiros - Coordenador / Natália Holanda Maia Cavalcanti - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Parente Leitão de Castro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?