Giovana Cavallin de Melo
Nasceu em 21/07/2004. Tem 20 anos. Cursa Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Birigui. Completou, em 2021, o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio no IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Birigui. Terminou o Ensino Fundamental I e II nas respectivas instituições: Escola Municipal Prof Lucinda Araújo Pereira Giampietro e Escola Estadual Prof Izabel de Almeida Marin. Nos anos de 2017 e 2018 participou do PIC - Programa de Iniciação Científica, financiado pela OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas. Iniciou no curso de Língua Espanhola em 2016 no CEL - Centro de Estudo de Línguas, e se formou em 2018.
Informações coletadas do Lattes em 12/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2018 - 2018
Matemática Científica. , Programa de Iniciação Científica Júnior, PIC, Brasil.
2016 - 2018
Espanhol. (Carga horária: 480h). , Centro de Estudos de Línguas, C.E.L., Brasil.
2017 - 2017
Matemática Científica. , Programa de Iniciação Científica Júnior, PIC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Matemática.
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2021
Um estudo sobre fractais definidos por relação de recorrência: compreendendo algumas características dos conjuntos de Julia e de Mandelbrot, Descrição: Frequentemente pode-se observar representações das nuvens, montanhas, rios entre outros, feitas a partir de figuras clássicas da Geometria Euclidiana. Entretanto, na realidade uma nuvem não é uma esfera, a montanha não é um cone e nem o rio um retângulo. Esses fenômenos podem ser melhor representados usando a Geometria Fractal. Uma primeira pesquisa sobre essa nova geometria já foi realizada, buscando-se compreender os fractais de função iterada. Continuando esses estudos, esse projeto tem como objetivo o estudo dos Fractais Definidos por Relação de Recorrência, com foco na compreensão dos Conjuntos de Julia e do Conjunto de Mandelbrot pertencentes a esta classificação dos fractais. Para tal, serão retomados alguns conceitos já estudados na pesquisa anterior, agregando-se a esse conhecimento as relações inerentes ao novo grupo de fractais estudados. Além disso, será feito um estudo sobre os conceitos matemáticos envolvendo o tema, como o conjunto dos Números Complexos, investigando-se também as propriedades numéricas e geométricas relacionadas. Devido a dificuldade e complexidade dos fractais citados, serão utilizados os softwares GeoGebra e o Fraqtive para sua geração e melhor compreensão. Espera-se com esse projeto ampliar os estudos a respeito da Geometria Fractal, compreendendo o comportamento dos conjuntos de Julia e Mandelbrot.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Cavallin de Melo - Integrante / Rachel Mariotto - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa.
-
2020 - 2021
Um estudo sobre a Geometria Fractal e suas aplicações, Descrição: Este projeto teve como foco apresentar uma pesquisa a respeito dos fractais e da geometria que surgiu sobre o tópico, a Geometria Fractal; desenvolvendo durante o projeto sua história, suas propriedades e suas aplicações. Apresenta divisão e subdivisão dos fractais estudados para melhor classificação, dividindo-os em três grupos, sendo eles: Fractais Definidos por Relação de Recorrência, Fractais Definidos a Partir de Funções Iteradas e Fractais Aleatórios. Relata sobre a diferença entre a Dimensão Euclidiana e a Dimensão Fractal. Disserta sobre as aplicações da Geometria Fractal ligadas a natureza e a desenvolvimentos tecnológicos. Sendo assim, o projeto relata as descobertas feitas ao longo do tempo sobre fractais e Geometria Fractal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Cavallin de Melo - Integrante / Rachel Mariotto - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - BiriguiVínculo: , Enquadramento Funcional:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Giovana Cavallin de Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?