Mariana Silva de Paula

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), Mestre em Engenharia Química (Processos Químicos e Meio Ambiente) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Grande Rio (2007). No momento é prestadora de serviços na Universidade Estácio, onde leciona para o curso de Pós graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico e Pesquisadora Sênior na UERJ. Possui experiência acadêmica na área de Tratamento de Efluentes, Ecotoxicologia aquática e terrestre e Bioprocessos (ênfase em microbiologia ambiental, catálise enzimática e biocorrosão). Atuou como técnica supervisora de laboratório de pesquisa e como docente nos níveis fundamental, médio e superior.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Meio Ambiente

2014 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Emprego de tratamentos oxidativos e osmose inversa para redução da ecotoxicidade do tensoativo cloreto de hexadeciltrimetilamônio
Mônica Regina da Costa Marques. Coorientador: Fábio Merçon. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: processo oxidativo avançado; ecotoxicologia; tensoativo catiônico.Grande área: EngenhariasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: ciências ambientais.

Mestrado em Engenharia Química

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da corrosão microbiológica do aço carbono 1020 em água do mar sintética na presença de Bactérias Redutoras de Sulfato,Ano de Obtenção: 2010
Lilian Ferreira de Senna.Coorientador: Dalva Cristina Baptista do Lago. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bacteria redutora de sulfato (BRS); Corrosão microbiologicamente induzida (CMI); Corrosão do aço carbono.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Bioprocessos e Tecnologia Ambiental.

Graduação em Ciências Biológicas

2004 - 2007

Universidade do Grande Rio
Título: Biodessulfurização de Carvão Mineral
Orientador: Luis Gonzaga Santos Sobral

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 12h). , Instituto Ecológico Aqualung, AQUALUNG, Brasil.

2013 - 2013

Operação no analisador de carbono orgânico total. (Carga horária: 22h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Utilização de enzimas em Tecnologia Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Meio ambiente.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Ecotoxicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12th SETAC Latin America Biennial. Use of oxidative process for the ecotoxicological reduction of cationic surfactant using freshwater microalgae. 2017. (Congresso).

29º Congresso ABES/FENASAN 2017. Avaliação da fitotoxicidade do tensoativo catiônico, cloreto de hexadeciltrimetil amônio, após tratamentos por ozonização e eletro-Fenton. 2017. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia 2016. Avaliação da toxicidade do tensoativo catiônico após tratamento por ozonização. 2016. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. AVALIAÇÃO DA CORROSÃO MICROBIOLÓGICA DO AÇO CARBONO 1020 EM ÁGUA DO MAR SINTÉTICA NA PRESENÇA DE BACTÉRIAS REDUTORAS DE SULFATO. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Márcia Monteiro Machado Gonçalves

Senna, L. F.LAGO, D. C. B.GONÇALVES, M. M. M.COSTA, A. C. A.. Avaliação da Corrosão Microbiológica do Aço Carbono 1020 em Água do Mar Sintética na Presença de Bactérias Redutoras de Sulfato. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Dalva Cristina Baptista do Lago

LAGO, D.SENNA, Lilian Ferreira deGonçalves, M. M. M.; Costa, A. C. A.; Simone Brasil. Avaliacão da corrosão microbiológica do aço carbono 1020 em água do mar sintética na presença de bactérias redutoras de sulfato. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mônica Regina da Costa Marques

Marques, MRCMERÇON, Fabio; MARQUES, Márcia; Costa, A.C.A.;CERQUEIRA, Alexandre AndradeSOUZA, P. S. A.. Emprego de tratamentos oxidativos e osmose inversa para redução da ecotoxicidade do tensoativo cloreto de hexadeciltrimetilamônio. 2018. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mônica Regina da Costa Marques

Marques, MRC, Marques, M.R.C, Aguiar, M.R.M.P.,MERÇON, FabioCERQUEIRA, A. A.; BILA, D.. Emprego dos processos de ozonização e osmose inversa para redução toxicológica de efluentes da indústria de cosmético. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcia Marques Gomes

MARQUES, M.R.C.; MERCON, F.;MARQUES, M; CERQUEIRA, A. A.; COSTA, A.C.A.; SOUZA, P. S. A.. Emprego de tratamentos oxidativos e osmose reversa para redução de hexadecil trimetil amônio. 2018. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antonio Carlos Augusto da Costa

SENNA, L. F.;GONCALVES, Marcia Monteiro Machado; da Costa, Antonio Carlos A.; BRASIL, S.L.D.C.; LAGO, D. C. B.. Avaliação da corrosão microbiológica do aço carbono 1020 em água do mar sintética na presença de bactérias redutoras de sulfato. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antonio Carlos Augusto da Costa

MARQUES, M. R. C.; MERCON, F.; GOMES, M. M.;Costa, Antonio C. A. da; CERQUEIRA, A. A.; SOUZA, P. S.. Emprego de tratamentos oxidativos e filtração por membrana para redução ecotoxicológica de tensoativo. 2018. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alexandre Andrade Cerqueira

MARQUES, M. R. C.MERCON, F.Cerqueira, A. A.; SOUZA, P. S. A.; GOMES, M. M.; COSTA, A. C. A.. Emprego de tratamentos oxidativos e filtração por membrana, para redução ecotoxicológica de tensoativo.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduacao em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alexandre Andrade Cerqueira

A. A. Cerqueira; BILA, D. M.;MARQUES, M. R. C.MERCON, F.. Emprego dos processos de ozonização e osmose inversa para redução toxicologica de efluentes da indústria de cosmético. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente (PPG-MA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Daniele Maia Bila

MARQUES, M. R. C.; MERCON, F.;BILA, D. M.; CERQUEIRA, A. A.. Emprego dos processos de ozonização e osmose inversa para redução toxicológica de efluentes da indústria de cosmético. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Simone Louise Delarue Cezar Brasil

BRASIL, S. L. D. C.. AVALIAÇÃO DA CORROSÃO MICROBIOLÓGICA DO AÇO CARBONO 1020 EM ÁGUA DO MAR SINTÉTICA NA PRESENÇA DE BACTÉRIAS REDUTORAS DE SULFATO. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fabio Merçon

MARQUES, M. R. C.MERÇON, F.CERQUEIRA, A. A.; Bila, D. M.. Emprego dos processos de ozonização e osmose inversa ara redução toxicológica de efluentes da indústria de cosméticos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Paulo Sérgio Alves de Souza

DE SOUZA, P. S. A.MARQUES, M. R. C.; MERCON, F.; Alexandre Andrade Cerqueira; COSTA, M. A.; Gomes, Márcia M.. Emprego de tratamentos oxidativos e filtração por membrana para redução ecotoxicológica de tensoativo. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rodrigo Platt Moreira Ribeiro

Avaliação do processo oxidativo, ozonização, para degradação de tensoativos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mariana Silva de Paula;

Pedro de Miranda Fernandes

Avaliação do processo oxidativo avançado, eletro-Fenton, para degradação de tensoativos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mariana Silva de Paula;

Diana Jose Maciel

Influência de Bactérias Redutoras de Sulfato na corrosão do aço carbono AISI 1020; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariana Silva de Paula;

Monick Alves da Cruz Rola

Avaliação da corrosão microbiológica do aço carbono 1020 em água do mar sintética na presença de Bactérias Redutoras de Sulfato; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariana Silva de Paula;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Débora Monteiro de Oliveira

Biodessulfurização de Carvão Mineral; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Debora Monteiro de Oliveira;

Luis Gonzaga Santos Sobral

Biodessulfurização de Carvão Mineral; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luis Gonzaga Santos Sobral;

Dalva Cristina Baptista do Lago

AVALIAÇÃO DA CORROSÃO MICROBIOLÓGICA DO AÇO CARBONO 1020 EM ÁGUA DO MAR SINTÉTICA NA PRESENÇA DE BACTÉRIAS REDUTORAS DE SULFATO; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dalva Cristina Baptista do Lago;

Mônica Regina da Costa Marques

Emprego de tratamentos oxidativos e osmose inversa para redução da ecotoxicidade do tensoativo cloreto de hexadeciltrimetilamônio; 2018; Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Regina da Costa Marques Calderari;

Fabio Merçon

Influência dos Processos de Eletro-Fenton e Ozonização na degradação de surfactante comercial e avaliação da toxicidade utilizando alga Pseudokirchneriella subcaptata; Início: 2015; Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Lilian Ferreira de Senna

Avaliação da corrosão microbiológica do aço carbono 1020 em água do mar sintética na presença de bactérias redutoras de sulfato; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lilian Ferreira de Senna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAULA, MARIANA S. ; RIBEIRO, RODRIGO P.M. ; CERQUEIRA, ALEXANDRE A. ; MERÇON, FÁBIO ; BILA, DANIELE MAIA ; DA CRUZ FELIX, LOUISE ; MARQUES, MÔNICA R.C. . Use of reverse osmosis as a polish for the cationic surfactant after electro-oxidative treatment: Acute and chronic toxicity assessment. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY , v. 163, p. 521-527, 2018.

  • PAULA, Mariana Silva de ; GONÇALVES, MÁRCIA MONTEIRO MACHADO ; ROLA, MONICK ALVES DA CRUZ ; MACIEL, DIANA JOSÉ ; SENNA, LILIAN FERREIRA DE ; LAGO, DALVA CRISTINA BAPTISTA DO . Carbon steel corrosion induced by sulphate-reducing bacteria in artificial seawater: electrochemical and morphological characterizations. Materia-Rio de Janeiro , v. 21, p. 987-995, 2016.

  • D. M. Oliveira ; D. V. C. Cara ; P. G. Xavier ; PAULA, Mariana Silva de ; L. G. S. Sobral ; R. B. Lima ; LOUREIRO, A. . Fitorremediação: o estado da arte. 200. ed. Rio de Janeiro: Cetem, 2006. v. 39. 49p .

  • PAULA, Mariana Silva de ; LANGONE, M. A. P. ; OLIVEIRA, L. F. C. ; CUNHA, F. T. . Uso de combi-lipases para síntese de biodiesel em reator contínuo a partir de óleo ácido. In: 20º Congresso Brasileiro de Catálise, 2019, São Paulo. 20º CBCat - Congresso Brasileiro de Catálise, 2019.

  • PAULA, Mariana Silva de ; RIBEIRO, R. P. M. ; MERCON, F. ; MARQUES, M. R. C. . Avaliação da fitotoxicidade do tensoativo catiônico, cloreto de hexadeciltrimetil amônio, após tratamentos por ozonização e eletro-Fenton. In: 29º Congresso ABES/FENASAN 2017, 2017, São Paulo. 29º Congresso ABES/FENASAN 2017, 2017.

  • PAULA, Mariana Silva de ; GONCALVES, M. M. M. ; ROLA, M. A. C. ; MACIEL, D. J. ; SENNA, L. F. ; LAGO, D. C. B. . Carbon steel corrosion induced by sulphate-reducing bacteria in artificial seawater: electrochemical and morphological characterizations. In: Simpósio Matéria, 2016, Rio de Janeiro. Simpósio Matéria 2016, 2016.

  • ROLA, M. A. C. ; MACIEL, D. J. ; SENNA, L. F. ; PAULA, Mariana Silva de ; LAGO, D. C. B. ; MACHADO, M. M. G. . Influência de Bactérias Redutoras de Sulfato na corrosão do aço carbono AISI 1020. In: INTERCORR 2012 (Congresso Internacional de Corrosão), 2012, Salvador - Ba. Influência de Bactérias Redutoras de Sulfato na corrosão do aço carbono AISI 1020, 2012.

  • PAULA, Mariana Silva de ; SENNA, L. F. ; MACHADO, M. M. G. ; LAGO, D. C. B. . Avaliação da corrosão microbiológica do aço carbono 1020 em água do mar sintética na presença de Bactérias Redutoras de Sulfato. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. Cobeq XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010.

  • L. G. S. Sobral ; P. G. Xavier ; P. Medeiros ; D. V. C. Cara ; D. M. Oliveira ; R. B. Lima ; PAULA, Mariana Silva de ; L. S. Maia . Biolixiviação de Concentrado de Flotação de Sulfetos de Cobre Utilizando Consórcio de Microrganismos Mesofílicos. In: XXII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metaluergia Extrativa, 2007, Ouro Preto. XXII ENTMME / VII MSHMT, 2007.

  • R. B. Lima ; L. G. S. Sobral ; D. M. Oliveira ; P. G. Xavier ; Judith L. S. Lemos ; Gabriella G. S. Pereira ; PAULA, Mariana Silva de ; Selma. G. F. Leite ; P. Medeiros . Copper extraction by bio-leaching of flotation Copper sulphide concentrates. In: IV Taller Internacional de Hidrometalurgia del Cobre, 2007, Viña del mar. IV Taller Internacional de Hidrometalurgia del Cobre, 2007.

  • R. B. Lima ; Selma. G. F. Leite ; P. Medeiros ; L. S. Maia ; PAULA, Mariana Silva de ; Gabriella G. S. Pereira ; L. G. S. Sobral . Avaliação de Parâmetros Analíticos na Biolixiviação de Concentrado de Flotação de Sulfetos de Cobre. In: Encontro Nacional de Química Analítica, 2007, João Pessoa. 14º ENQA, 2007.

  • PAULA, Mariana Silva de ; RIBEIRO, R. P. M. ; MERCON, F. ; MARQUES, M. R. C. . Use of oxidative process for the ecotoxicological reduction of cationic surfactant using freshwater microalgae.. In: 12th SETAC Latin America Biennial, 2017, Santos. SETAC Latin America 12th Biennial Meeting, 2017.

  • Paula, M. S. ; RIBEIRO, R. P. M. ; PAIVA, J. L. ; MERCON, F. ; MARQUES, M. R. C. . Avaliação da toxicidade do tensoativo catiônico após tratamento por ozonização. In: XIV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2016, Curitiba. XIV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia.

  • PAULA, Mariana Silva de . Biodessulfurização de Carvão Mineral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Projeto Qualitec Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Laboratório de Tecnologia Enzimática - LTE, Descrição: Reação de transesterificação enzimática para a produção de biodiesel; Imobilização de enzimas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mariana Silva de Paula - Coordenador / Marta Antunes Pereira Langone - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química. , Rua São Francisco Xavier 524 - laboratório 325, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340563

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2019

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professora do Curso de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico. Disciplina: Química Aplicada ao Meio Ambiente e Saneamento Básico e Toxicologia Ambiental

  • 2018 - 2019

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Pesquisadora, por tempo determinado, no Laboratório de Tecnologia Enzimática, atuando na área de produção de biocombustível e imobilização de enzimas.

  • 2016 - 2016

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Aprovação no concurso público para professor substituto da disciplina de biotecnologia experimental - bioquímica

  • 2011 - 2014

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Apoio técnico - coordenadora de laboratório, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Apoio técnico aos projetos de pesquisa desenvolvidos no laboratório de microbiologia e química ambiental. Auxílio nos experimentos de fermentação utilizando reator da Biostat Aplus de 3L ? Sartorius, dosagem de glicídios pelo método de DNS.

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Professora da disciplina de Biotecnologia Experimental do Departamento de Tecnologia de Processos Bioquímicos.

  • 2016 - 2018

    Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora prestadora de serviços para o curso de Pós Graduação em Engenharia Ambiental, onde leciona a disciplina de Gestão Ambiental.

  • 2011 - 2014

    Estudos e Companhia

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Apoio escolar nas disciplinas de Ciências e Biologia.

  • 2008 - 2009

    Colégio Van Gogh

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professora de Ciências e Biologia

  • 2006 - 2007

    Centro de Tecnologia Mineral

    Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa e Desenvolvimento no setor de Processos Metalúrgicos e Ambientais, através do uso de micro-organismos como ferramenta no processo de remoção de metais de interesse econômico.