Vânia Lúcia Machado

Formação em Educação e Educação Matemática. Mestrado - Tema Professor de Matemática sem Formação Especifica pela Pontifícia Universidade Católica - PUC. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Tema: Saberes Matemáticos dos Pequenos Produtores Rurais uma abordagem Etnomatemática. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino - aprendizagem, educação matemática, formação de professores que ensinam matemática.

Informações coletadas do Lattes em 11/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2010 - 2014

Universidade Federal de Goiás
Título: Modernização agrícola no médio norte goiano: estratégias de subsistência do pequeno produtor rural.
Jadir de Morais Pessoa. Palavras-chave: educaçao; Educação Matemática.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Mestrado Em Educação

1999 - 2001

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: O professor leigo de Matemática: História de vida,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Maria Tereza Canesin Guimarães
Palavras-chave: formação de professores; educação; matemática.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Média de Formação Geral.

Especialização em Curso de Especialização Em Matemática

1994 - 1996

Universidade Federal de Goiás
Título: A Formação Pedagógica nos Cursos de Licenciatura
Orientador: Zaíra da Cunha M Varizo

Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1987 - 1990

Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrício
Título: A Psicologia nos Cursos de Licenciatura
Orientador: Maria Terzinha Pereira e Silva

Graduação em Pedagogia

1981 - 1986

Universidade Federal de Goiás

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Organização de eventos

MACHADO, VÂNIA LÚCIA . Espaço das Profissões. 2021. (Exposição).

MACHADO, VÂNIA LÚCIA . Membro do Grupo de Trabalho IME Educação Remota responsável por propor possíveis ofertas de conteúdos para a Graduação, pelos professores do IME/UFG, através de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, considerando o que diz as discussões do Consuni/UFG e Resolução Consuni 22/2020. 2020. (Outro).

MACHADO, V. L. . Participação em entrevista, mesa redonda, comentário ou programa de rádio, TV, impressos e mídia digital, vinculados à área de atuação do professor - Internacional. 2020. (Exposição).

MACHADO, VÂNIA LÚCIA . Radio UFG - Entrevista para a Radio UFG sobre o curso de Licenciatura em Matemática na semana do Espaço das profissões. 2020. (Exposição).

MACHADO, V. L. . X Jornada de Matematica. 2007. (Outro).

MACHADO, V. L. . II Jornada de Matemática de Rialma. 1998. (Outro).

MACHADO, V. L. . I Jornada de Matemática. 1997. (Outro).

Participação em eventos

33ª REUNÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO. 2010. (Congresso).

Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

I SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO. 2010. (Seminário).

PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO GERAL DE GRADUAÇÃO. 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO GERAL DE GRADUAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁXIS. 2010. (Seminário).

XIX SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO. 2010. (Simpósio).

II ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMATICA.C.C.003. 2009. (Encontro).

XIII EBRAPEM - ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇAO EM EDUCAÇAO MATEMATICA. 2009. (Encontro).

fundamentos da fenomenologia e apesquisa qualitativa. 2008. (Seminário).

VII Encontro de Educação Matematica.Educação Matemática: Exclusao ou cidadania?. 2008. (Encontro).

IV Seminário das Licenciaturas.Perspectivas para a Formação de professores. 2005. (Seminário).

Palestra: Investigar a sua prática. Reflexão sobre uma Experiência de trabalho colaborativo.Palestra: Investigar a sua prática. Reflexão sobre uma Experiência de trabalho colaborativo. 2004. (Outra).

Seminário de apresentação e discussão de projetos de pesquisa em andamento no GEPFPM/UNICAMP e na FCUL -univ. de Lisboa.Seminário de apresentação e discussão de projetos de pesquisa em andamento no GEPFPM/UNICAMP e na FCUL -univ. de Lisboa. 2004. (Seminário).

VIII Encontro Nacional de Educaçao Matemática.VIII Encontro Nacional de Educaçao Matemática. 2004. (Encontro).

26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2003. (Outra).

III Simpósio da Anpae Centro-Oeste. 2003. (Simpósio).

X jornada de Educação Matemática. X jornada de Educação Matemática - Jogos matemáticos e o fazer do bom professor. 2003. (Congresso).

X Jornada de Educaçao Matematica /.grupo de estudos sobre Formação de professores que ensinam Matemática. 2003. (Seminário).

25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 25ª Reunião Anual da anpd. 2002. (Congresso).

IX Jornada de Educação Matemática.IX Jornada de Educação Matemática. 2002. (Encontro).

VI Encontro de Matemática e Estatística da UFG.Encontro de Matemática e Estatística. 2002. (Encontro).

VIII Jornada de Educação Matemática.VIII Jornada de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

22ª Reunião Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.22ª Reunião Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1999. (Encontro).

Uma Educação Construtiva. Uma Educação Construtiva - Aperfeiçoamento. 1999. (Congresso).

II Encontro de Matemática e Estatística da UFG.II Encontro de Matemática e Estatística da UFG. 1998. (Encontro).

VI Semana da Faculdade de Educação/UFG.VI Semana da Faculdade de Educação/UFG. 1997. (Encontro).

Encontro Estadual de Pedagogia e Disciplinas pedagógicas das licenciaturas.Encontro Estadual de Pedagogia e Disciplinas pedagógicas das licenciaturas. 1995. (Encontro).

Palestra A Alegria de Ensinar - Rubem Alves.Palestra A Alegria de Ensinar - Rubem Alves. 1995. (Outra).

4 Encontro Nacional de Educação Matemática.4 ENEM. 1992. (Encontro).

congrsso brasileiro de alfabetização. Congresso Brasileiro de Alfabetização. 1990. (Congresso).

II Simpósio de Literatura Infantil e Juvenil.II Simpósio de Literatura Infantil e Juvenil. 1989. (Simpósio).

II Seminário de Linguistica e Ensino de Língua Portuguesa.II Seminário de Linguistica e Ensino de Língua Portuguesa. 1988. (Seminário).

I Seminário de Alfabetização da FE/UFG.I Seminário de Alfabetização da FE/UFG. 1988. (Seminário).

Encontro Nacional dos Estudantes de pedagogia.Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 1983. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Matheus Moreira da Silva

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, J. P. M.; BAUMANN, A.P.P. ETNOMATEMÁTICA E RELAÇÕES COMERCIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Renata da Silva Matos

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, Jose Pedro machado.; FURTADO, W. W.. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE PEDAGOGIA WALDORF. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Mara Cristina Vieira de Moraes

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, Jose Pedro machado.; SANTOS, M B.. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, PARA INCLUSÃO ESCOLAR ALÉM DA DEFICIÊNCIA: UMA METANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES 1995 A 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: GREITO TOLEDO DE AZEVEDO

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, Jose Pedro machado.; LYRA-SILVA, G. M.; MALTEMPI, M. V.. CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO A PARTIR DA PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EM UM AMBIENTE CONSTRUCIONISTA DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Matheus Moreira da Silva

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, Jose Pedro machado.; BAUMANN, A.P.P. ETNOMATEMÁTICA E RELAÇÕES COMERCIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Greiton Toledo de Azevedo

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, Jose Pedro machado.; LYRA-SILVA, G. M.; MALTEMPI, M. V.. CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO A PARTIR DA PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EM UM AMBIENTE CONSTRUCIONISTA DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Renata da Silva Matos

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, Jose Pedro machado.; FURTADO, W. W.. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE PEDAGOGIA WALDORF. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Cleonice Rocha Braga

MACHADO, V. L.; BAUMANN, A.P.P; SANTOS, M B.. PROGRAMA UFGINCLUI E NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS À PRÁTICA INCLUSIVA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Janeth Maria Longo

MACHADO, V. L.. A arte terapia no processo de aprendizagem. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Rosangela

MACHADO, V. L.. Aspectos Psicologicos no processo de inclusão. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Arteterapia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: antônio marcos

MACHADO, V. L.; VARIZO, Z.. O Ensino de Funções: Limites e Possibilidades. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Angela Maria Manfreda Villalobos

MACHADO, V. L.; VARIZO, Zaira. números racionais. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Leonan Cesar Cardoso Alves

MACHADO, V. L.; SANTOS, M B.. O TRABALHO COLABORATIVO NO EAJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Samuel José Fraga Ramos Gomes

MACHADO, V. L.; SANTOS, M B.. EAJA: CONSTRUINDO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: LEONARDO A APOLINÁRIO E VITÓRIA P

MACHADO, V. L.. SALOMÃO.ENSINO DE FUNÇÕES POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS COM AUXILIO DE SOFTWARE WINPLOT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Giovane Rodrigues de Sousa Junior e Leandro Cassimiro Neto

MACHADO, V. L.; CLIMACO, Humberto de Assis; NEVES, Regina da S. Pina. Aprendendo a ser professor em meio ao estudo dos números complexos e dos polinômios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thieza Rézio de Araújo e Siely da Silva Guimarães

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, Jose Pedro machado.; MARCOS, A.. Propondo estratégias de ensino para trabalhar com erros dos alunos em geometria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: André da S

MACHADO, V. L.; LEÃO, Rodolfo Teixeira.; GOES, Rosely Barbosa. Gonçalves e Fernanda Neves Pacheco.a importancia do material didatico e da percepção dos erros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Daniel A

MACHADO, V. L.; MARCOS, A.; CEDRO, Wellington L.. MENDONÇA DA SILVA E MARCIENE A. DA SILVA MIRANDA.RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: OSCAR J DA SILVA NETO E RANIERE E TAVARES

MACHADO, V. L.; RIBEIRO, Jose Pedro machado.; SOUZA, Rouseleyne Mendonça de. RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: ÉZIO DOS REIS MANÇO E SÉRGIO DOS REIS MANÇO

MACHADO, V. L.; LEÃO, Rodolfo Teixeira.; CLIMACO, Humberto de Assis. RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Divina Maria

MACHADO, V. L.. um novo olhar para o ensino médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Kleisa

MACHADO, V. L.; KLEISA. Trabalho Final de Curso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Joabson

MACHADO, V. L.; JOABSON. Trabalho Final de Curso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Deyse Cristina da Silva

MACHADO, V. L.. Raízes Potência e uma abordagem de simetria. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Melca Moura Brasil

MACHADO, V. L.. TFC - Licenciatura em Matemática. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Santiago de La Cruz de Lama

MACHADO, V. L.. TCC - Licenciatura em Matemática. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

MACHADO, VÂNIA LÚCIA; ALVARENGA, K. B.; FARIA, E. C.. Professor. 2021. Universidade Federal de Goiás.

MACHADO, VÂNIA LÚCIA; ALVARENGA, K. B.. Seleção de Estudantes da UFG para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFG. 2020. Universidade Federal de Goiás.

MACHADO, V. L.; CEDRO, W. L.. Edital PETMAT 01/2020 para seleção de bolsista para o ingresso no programa PETMAT. 2020. Universidade Federal de Goiás.

MACHADO, V. L.; BAUMANN, A.P.P. PROFESSOR SUBSTITUTO PARA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2018. Universidade Federal de Goiás.

MACHADO, V. L.. professor de matemática para o ensino médio. 2017. INSTITUTO FEDERAL GOIANO I CAMPUS IPAMERÍ.

MACHADO, V. L.. professor de matematica do ensino medio. 2009. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

MACHADO, V. L.; ALARCON, E.. Professor substituto. 2006. Universidade Federal de Goiás.

BRASIL, D. B. M.;MACHADO, V. L.. Resolução de Problemas: uma metodologia ativa para o ensino de função afim na perspectiva da formação integral. 2020. Instituto Federal Goiano - Câmpus Hidrolândia.

SCHNEIDER, G. C. S.;MACHADO, V. L.. Membro de banca de defesa de dissertação de mestrado em outra instituição. 2020.

Orientou

Samuel José Fraga Ramos Gomes

Cidadania Financeira na Perspectiva da Educação Matemática Crítica no Brasil; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Bruno Horacio Antunes

Ensino em tempos de pandemia; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Magno Silva Pinto

FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

JOAO PEDRO GONCALVES DE MELO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

NICKERSON DE OLIVEIRA BARROS

Ensino em tempos de pandemia; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Iogo Rafael Moreira Mendes

Ensino de matematica; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

LUCIENE DE SOUZA BARBOSA BULAD

Ensino em tempos de pandemia; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Bolsistas

Matemática Básica em perspectiva; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Janete Longo

Arteterapia na humanização do pré-natal; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Rosangela

Escola Inclusiva; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Rosângela Barreira Lopes Amorim

A inclusão dos portadores de deficiência com auxilio da arteterapia; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Arteterapia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

antônio marcos

O Conceito de Funções: uma nova abordagem; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Angela Maria Manfreda Villalobos

Números Racionais: limites na sala de aula; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Janete Longo

Arteterapia no processo de humanização do parto; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Arteterapia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Iogo Rafael Moreira Mendes

Ensino em tempos de pandemia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

MAGNO DA SILVA E SOUSA

O ENSINO DE MATEMATICA NO ENSINO MEDIO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

JAIRO ALVES DOS SANTOS

PROBLEMAS NA SALA DE AULA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

RAFAEL GOMES XAVIER

ESTUDO EM GRUPO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Raniere Elias Tavarres

matematica no ensino medio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

sergio dos reis manço

experiencia no ensino de matematica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Ana Paula Dourado

o ensino de Matematica no 9 ano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Vânia Lúcia Machado

Estagio no Ensino Medio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Melca Moura Brasil

o ensino da matemática; 2002; 229 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Deyse Cristina da Silva

triconometria; 2001; 220 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Alan Barbosa

geometria no ensino fundamental; 1999; 180 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Waldo Messias dos Santos Júnior

re-vivenciando o colmeia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Gabriel Alessandro de Oliveira

re-vivenciando o colmeia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Vânia Lúcia Machado;

Produções bibliográficas

  • PASSOS, LUCAS DOS SANTOS ; RIBEIRO, JOSÉ PEDRO MACHADO ; MACHADO, VÂNIA LÚCIA . Universalidade e essencialidade: elementos de um discurso matemático. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 45, p. 01-05, 2019.

  • MACHADO, V. L. . O ensino de funçoes: limites e possibilidades. In: X Jornada de Educação Matemática, 2003, Goiânia, 2003.

  • MACHADO, V. L. . O professor Leigo de Matemática. In: III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro - Oeste, 2000, Cuiabá MT. Pesquisa e Pós-Graduação em Educação no Centro - Oeste. Cuiabá: Imprensa, Vídeo & Fotos, 2000. p. 131-131.

  • MACHADO, V. L. . Saberes dos professores de Matemática: História de vida. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife PE. ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife - PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2004. v. 001. p. 19-20.

  • MACHADO, V. L. . Os Saberes do Professor de Matemática. In: I EDIPE, 2003, Goiânia. I Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. Goiânia - GO: gev Gráfica e Editora Vieira, 2003. v. 01. p. 42-42.

  • MACHADO, V. L. . Saberes Matemáticos em contextos fora da sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. L. . SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS INTEGRADOS AO COTIDIANO DO PRODUTOR RURAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, V. L. . O PROFESSOR LEIGO DE MATEMATICA: HISTORIA ORAL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, V. L. . Contribuiçoes da Psicologia para o desenvolvimento do raciocínio lógico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, V. L. . Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, V. L. . Ser professor leigo de Matemática - história de vida. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, V. L. . Ser professor leigo de Matemática: história de vida dos professores. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, V. L. . Ética Profissional. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. L. . Avaliação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. L. . A TV e o vídeo em sala de aula, as transformações na sociedade comtemporânea e os impactos na educação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, V. L. . O que é alfabetização?. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, LUCAS DOS SANTOS ; MACHADO, VÂNIA LÚCIA ; RIBEIRO, JOSÉ PEDRO MACHADO . O discurso absolutista-logocêntrico matemático desde um contexto pibidiano da matemática institucionalizada. GOIANIA: https://cegraf.ufg.br/, 2020 (Anais).

  • MACHADO, VÂNIA LÚCIA . PARECER SOBRE O ARTIGO SUBMETIDO À CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. Sergipe: CEMeR, 2020 (Parecer).

  • PASSOS, LUCAS DOS SANTOS ; RIBEIRO, JOSÉ PEDRO MACHADO ; MACHADO, VÂNIA LÚCIA . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DISCURSOS ABSOLUTISTAS: UMA PROBLEMÁTICA NUM CONTEXTO PIBIDIANO. Urutai: ifgoiano.edu, 2016 (Artigo).

Outras produções

MACHADO, V. L. . COORDENADORA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. 2010.

MACHADO, VÂNIA LÚCIA . Espaço das profissões. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, V. L. . Entrevista para a Radio UFG sobre o curso de Licenciatura em Matemática na semana do Espaço das profissões. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, V. L. ; RIBEIRO, Jose Pedro machado. . EDIPE GO. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACHADO, V. L. . Adolescência, violência e educação. 2004 (Palestra) .

MACHADO, V. L. . Os saberes dos professores de Matemática: Historia Oral. 2004 (Poster) .

MACHADO, V. L. . Os saberes dos Professores de Matemática: Historia de vida. 2003 (Trabalho científico) .

MACHADO, V. L. . O ensino de funçoes: Limites e possibilidades. 2003 (Trabalho científico) .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    INVESTIGAÇÃO SOBRE A TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO, Descrição: Esta pesquisa buscou compreender e analisar as possíveis causas do fracasso escolar, no âmbito da Matemática, na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Goiânia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia Lúcia Machado - Coordenador / Olavio Carelli Neto - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Física. , rua marechal rondon, samanbaia, 74000-000 - Goiania, GO - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos e Práticas de Ensino.,Linhas de pesquisa

  • 08/2002

    Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira, Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento do ensino médio e fundamental, Metodologia do ensino da Matemática

  • 08/2002

    Extensão universitária , Instituto de Matemática e Estatística, Extensão Rialma.,Atividade de extensão realizada, novas tecnologias no ensino.

1995 - 2002

Prefeitura Municipal de Rialma

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Outras informações:
Convênio da Preitura de Rialma com a Universidade Federal de Goiás

Atividades

  • 03/1995 - 06/2002

    Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira, Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio

1989 - 1995

Colégio Imaculada Conceição

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor AD-5, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1989 - 06/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Didática Geral

1988 - 1990

Centro Educacional Vir a Ser

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/1988 - 02/1990

    Direção e administração, Instituição Privada, Ensino Fundamental.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.