Júlio Cesar dos Santos

Doutorando em Planejamento e Gestão do território (UFABC), Mestre em Desenvolvimento Urbano (UFPE) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFAL). Atualmente exerce a função de analista de dados pleno - Geonalitics na Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo. Já atuou como assessor de projetos na Secretaria de Planejamento do Estado de Alagoas, como colaborador no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió. Ocupou o cargo de Assistente de Dados no ONU-Habitat, Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) | Brasil e Cone Sul, com atividades ligadas ao desenvolvimento de indicadores e levantamento de dados, dentre outras funções. Foi Professor Voluntário no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (CECA/UFAL). Já desenvolveu atividades ligadas a Superintendência de Informações Territoriais da Prefeitura de Arapiraca, onde foi Diretor do Departamento de Geoprocessamento, atuando com ênfase no desenvolvimento do SIGWEB colaborativo GeoArapiraca. Suas principais áreas de atuação são modelagem e análise de dados, Cadastro Territorial Multifinalitário, Cartografia Cadastral, Geoprocessamento, SIGWEB, produção de indicadores, e análise espacial voltada ao Planejamento Urbano,

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Planejamento e Gestão do Território

2025 - Atual

Universidade Federal do ABC
Título: ALÉM DO CENSO: Novas Fronteiras de Dados e Métodos para Representações Multidimensionais das Necessi-dades Habitacionais
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa

Mestrado em Desenvolvimento Urbano

2020 - 2022

Universidade Federal de Pernambuco
Título: CIDADE SABIDA: Uma proposta de integração de dados urbanos utilizando CIM-DL, Ano de Obtenção: 2022
Max Lira Veras Xavier de Andrade.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em Engenharia e Arquitetura de Dados com IA

2025 - Atual

Faculdade XP

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2013 - 2019

Universidade Federal de Alagoas
Título: ONDE VIVEM OS MONSTROS: Uma metodologia para obtenção de indicadores urbanos na cidade de Arapiraca-AL
Orientador: Prof. Dr. Odair Barbosa de Morais

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2012

Quintela Cavalcante

Formação complementar

2024 - 2024

Formação Profissional em PowerBI. (Carga horária: 20h). , udemy, UDEMY, Brasil.

2023 - 2023

Grasshopper. (Carga horária: 15h). , Escola Instituto Cidades Responsivas, RESPONSIVECITIES, Brasil.

2023 - 2023

Urban Data Science - Módulo 1. (Carga horária: 15h). , Escola Instituto Cidades Responsivas, RESPONSIVECITIES, Brasil.

2023 - 2023

Urban Data Science - Módulo 2. (Carga horária: 37h). , Escola Instituto Cidades Responsivas, RESPONSIVECITIES, Brasil.

2021 - 2021

The New Urban Agenda crash course: Part1 - Dimensions of the New Urban Agen. (Carga horária: 3h). , The United Nations Human Settlements Programme, UN-HABITAT, Brasil.

2018 - 2018

Curso a distância de autoinstrução Operação Urbana Consorciada (OUC). (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2018 - 2018

Introdução a Algorítimos com Python. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2017 - 2017

Análise geográfica na gestão municipal. (Carga horária: 7h). , MundoGeo, MUNDOGEO, Brasil.

2016 - 2016

Geoinformação na gestão municipal. (Carga horária: 6h). , MundoGeo, MUNDOGEO, Brasil.

2016 - 2016

Geoprocessamento nas prefeituras. (Carga horária: 6h). , MundoGeo, MUNDOGEO, Brasil.

2016 - 2016

Geomarketing para além do varejo. (Carga horária: 6h). , MundoGeo, MUNDOGEO, Brasil.

2015 - 2015

Introdução ao Geoprocessamento. (Carga horária: 3h). , Centro Unirversitário Tiradentes, UNIT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.

Organização de eventos

SANTOS, J. C. . VIII SEMANA DE ARQUITETURA E URBANISMO. 2017. (Outro).

Participação em eventos

I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados. PRODUÇÃO DE DADOS LOCAIS PARA A EFETIVIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A EXPERIÊNCIA DO ONUHABITAT EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS DE MACEIÓ (AL) E JUIZ DE FORA (MG). 2023. (Congresso).

Fórum de Habitação Social - SobreVivência - O Urbano é onde vivo. 2021. (Outra).

Ciclo de Debates Fundamentos para as Cidades 2030 - Etapa 3 - Aplicação dos ODS na prática do planejamento urbano. 2020. (Outra).

CNM Qualifica EaD - Censo 2021: O que seu Município precisa MUITO saber.. 2020. (Seminário).

Seminário Cidade do Futuro: Inovação Urbana e Novas Tecnologias. 2019. (Seminário).

DIA DA ONU EM ALAGOAS: Diálogo sobre o desenvolvimento urbano, social e econômico,. 2018. (Outra).

FÓRUM MALOCA 2018. 2018. (Outra).

Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, integrado e sustentável - PLURIS. IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DE INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS EM ARAPIRACA UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE.. 2016. (Congresso).

Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, integrado e sustentável - PLURIS. ANÁLISE ESPACIAL DA EVOLUÇÃO DA MALHA URBANA DE ARAPIRACA-AL, BRASIL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A CARTOGRAFIA DO PLANO DIRETOR (2006) E OS MAPAS GEORREFERENCIADOS CONTEMPORÂNEOS.. 2016. (Congresso).

3ºGeoA-lagoas - Simpósio sobre Geotecnologias e Geoinformações no Estado de Alagoas. 2015. (Simpósio).

FOTOGRAMETRIA: REALIDADE ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS. 2011. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Victor Miguel Marques da Silva

SANTOS, J. C.; SANTOS, A. C.; SILVA, A. L. M.. ESPAÇOS PÚBLICOS E TRANQUILIDADE SENSORIAL EM ARAPIRACA-AL: DIRETRIZES PARA CRIAÇÃO DE ÁREAS DE REFÚGIO SENSORIAL PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Melyssa Sousa de Lavor

MORAES, Odair Barbosa; Sá, V. R. C;SANTOS, J. C.. O uso da fotogrametria com drone na regularização fundiária urbana: o caso de Salgueiro/PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jaqueline Pinheiro

PINHEIRO, J.; MELLO, C. F. L.; ROSALINO, A. T.;SANTOS, J. C.. Centro Cultural de Conceição dos Ouros. 2022 - Una Pouso Alegre.

Aluno: Laisa Peres Machado Batista

SANTOS, J. C.; MELLO, C. F. L.; ROSALINO, A. T.; BATISTA, L. P. M.. Requalificação do Pátio da Fogueira: do simbólico ao físico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e urbanis) - Una Pouso Alegre.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, S. C. C. A. ; LIMA, G. H. G. ; NICACIO, G. A. ; SANTOS, K. K. A. ; SANTOS, J. C. . EXPANSÃO URBANA E IMPACTOS AMBIENTAIS: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO URBANA EM UMA REGIÃO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL. In: CONEAGRI, 2023, Maceió/AL. Anais CONEAGRI 2023, 2023.

  • SANTOS, J. C. ; CARNELOSSO, A. ; BOAVENTURA, B. ; VAZ DE MELO, G. ; SILVA, H. ; RIBEIRO, M. ; OLIVEIRA, N. ; ZACARIA, P. ; PATRICIO, P. . PRODUÇÃO DE DADOS LOCAIS PARA A EFETIVIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A EXPERIÊNCIA DO ONUHABITAT EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS DE MACEIÓ (AL) E JUIZ DE FORA (MG).. In: I CONFERêNCIA INTERNACIONAL DE POLíTICAS PúBLICAS E CIêNCIA DE DADOS DO AMAZONAS / II CONFERêNCIA DE CIêNCIA DE DADOS PARA AS CIêNCIAS SOCIAIS, 2023, Manaus. ANAIS DA I CONFERêNCIA INTERNACIONAL DE POLíTICAS PúBLICAS E CIêNCIA DE DADOS DO AMAZONAS / II CONFERêNCIA DE CIêNCIA DE DADOS PARA AS CIêNCIAS SOCIAIS, 2023,, 2023.

  • CARNELOSSO, A. ; RIBEIRO, M. ; SILVA, H. ; SANTOS, J. C. ; ZACARIA, P. ; SANTOS, R. ; SILVA, G. ; BRANDAO, R. ; FAEZ, I. . OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A ATUAÇÃO DO ONU-HABITAT E GOVERNO DE ALAGOAS PARA LOCALIZAR OS ODS E QUALIFICAR A TOMADA DE DECISÃO. In: I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas / II Conferência de Ciência de Dados para as Ciências Sociais, 2023, Manaus. Anais da I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas / II Conferência de Ciência de Dados para as Ciências Sociais, 2023.

  • SANTOS, JÚLIO CESAR DOS ; ANDRADE, MAX LIRA VERAS XAVIER DE . CIM como integração de dados municipais: uma possibilidade para o planejamento urbano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2021, Uberlândia, 2021. p. 1.

  • SANTOS, J. C. ; SANTOS, J. C. . DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DE INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS EM ARAPIRACA UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE.. In: 7º CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, 2016, MACEIO-AL. o 7º Congresso Luso Brasileiro para o PlanejamentoUrbano, Regional, Integrado e Sustentável : Pluris : contrastes, contradições, complexidades: desafios urbanos no Século XXI. Maceió: Viva Editora, 2016.

  • SANTOS, J. C. ; SILVA, R. M. ; FRANCRELINO, L. ; BARBOSA, R. V. R. ; ROMAO, S. R. L. . ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA MALHA URBANA DE ARAPIRACA-AL, BRASIL: UM COMPARATIVO ENTRE A CARTOGRAFIA DO PLANO DIRETOR E OS MAPAS GEORREFERENCIADOS CONTEMPORÂNEOS.. In: 7º Congresso Luso Brasileiro para o PlanejamentoUrbano, Regional, Integrado e Sustentável : Pluris : contrastes, contradições, complexidades: desafios urbanos no Século XXI., 2016, MACEIO-AL. PLURIS 2016 7º CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL CONTRASTES CONTRADIÇÕES COMPLEXIDADES: DESAFIOS URBANOS NO SECULO XXI. Maceió: Viva Editora, 2016.

  • SANTOS, J. C. ; CARNELOSSO, A. ; BOAVENTURA, B. ; VAZ DE MELO, G. ; SILVA, H. ; RIBEIRO, M. ; OLIVEIRA, N. ; ZACARIA, P. ; PATRICIO, P. . PRODUÇÃO DE DADOS LOCAIS PARA A EFETIVIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A EXPERIÊNCIA DO ONUHABITAT EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS DE MACEIÓ (AL) E JUIZ DE FORA (MG). 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARNELOSSO, A. ; SILVA, H. ; SANTOS, J. C. ; RIBEIRO, M. ; ZACARIA, P. ; SANTOS, R. ; SILVA, G. ; BRANDAO, R. ; FAEZ, I. . OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: ATUAÇÃO DO ONU-HABITAT E GOVERNO DE ALAGOAS PARA LOCALIZAR OS ODS E QUALIFICAR A TOMADA DE DECISÃO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. C. . A revolução 4.0 e os impactos na cidade contemporânea. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. C. . Dados espaciais e Geotecnologias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. C. . Aplicação de analise geográfica na gestão municipal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, J. C. . DATA SCIENCE FOR BUSINESS WEEKEND. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. C. . GeoArapiraca: SIG aplicado a elaboração de estudos urbanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. C. . GeoWeb, o Sistema de Informações Geográficas de Arapiraca!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. C. ; SANTOS, J. C. . Descrição do processo de implantação do portal de informações geoespaciais em Arapiraca utilizando software livre. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. . Controle do território urbano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. C. . Encerramento da Disciplina ?Tópicos do Desenvolvimento Urbano?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SANTOS, J. C. . Parecer do artigo científico 1029-2303-1SM - SBTIC. 2021.

SANTOS, J. C. . Oficina: Coleta de Requisitos - Programa Primeiro Emprego. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. C. . Curso intermediário de QGIS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. C. . Oficina de interpretação de levantamentos topográficos e produção de mapas diversos e introdução ao geoprocessamento. 2019. (Oficina de produção de mapas).

SANTOS, J. C. . Minicurso em Geoprocessamento durante visita técnica dos alunos de edificações à secretaria de Obras de Arapiraca. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. C. ; LIMA, E. C. H. . Curso básico de Quantun GIS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2024

    Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceio, Descrição: O projeto objetiva desenvolver e estruturar as funções/atividades públicas de interesse comum - FPICs, no âmbito da Região Metropolitana de Maceió - RMM abrangendo 13 municípios que a compõem, com ênfase nas questões territoriais, ambientais, sociais, econômicas, institucionais, incluindo aquelas referentes aos serviços públicos. Trata-se de um projeto de colaboração técnico-científica que visa apoiar e fortalecer a capacidade de planejamento e gestão da Região Metropolitana de Maceió para executar, acompanhar, monitorar e avaliar o processo de planejamento territorial, integrado e participativo da Região Metropolitana de Maceió, cujo produto final é o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana da Grande Maceió PDUI RMM. O processo será desenvolvido por equipe, atuando de forma cooperativa e envolvendo instituições diversas. As instituições de ensino superior (IES) envolvidas são: (i) Universidade Federal do ABC (UFABC); (ii) Universidade Federal de Alagoas (UFAL); (iii) Centro Universitário Tiradentes (UNIT) e (iv) Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Além das IES, outras instituições de naturezas distintas cooperarão formalmente com o processo de elaboração do PDUI: (i) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Unidade Estadual de Alagoas); (ii) Escritório ONU/HABITAT, para o projeto Visão Alagoas 2030; e (iii) EMBRAPA Alimentos e Territórios... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio Cesar dos Santos - Coordenador / Juciela Cristina dos Santos - Integrante / Regina Dulce Barbosa Lins - Integrante / eroen Johannes Klink - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Bioclimatologia aplicada ao planejamento urbano: elaboração de mapa climático para cidade de Arapiraca-AL, Descrição: Descrição: A presente pesquisa pretende dar continuidade às investigações iniciadas em projetos anteriores (Edital PIBIC 2018-2019/ 2019-2020/ 2020-2021) sobre a influência da morfologia urbana no desempenho cli-mático de tecidos urbanos e consolidar os estudos sobre a importância da informação climática no proces-so de planejamento urbano desenvolvidos pelo Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana ?GATU, em cidades localizadas no semiárido alagoano. Neste sentido, o mapa climático constitui um im-portante exemplo de ferramenta de informação e análise que considera fatores bioclimáticos e de plane-jamento urbano, representadas cartograficamente, e que podem ser avaliadas e aplicadas no planejamento com o auxílio de mapas temáticos. Por isso, o objetivo desta pesquisa é elaborar um mapa climático analí-tico da cidade de Arapiraca-AL a partir da sistematização de informações referentes ao desempenho cli-mático de tecidos urbanos, fundamentado na identificação de climatopos - áreas geográficas com caracte-rísticas microclimáticas similares. Destaca-se a realização de análises do ambiente térmico urbano e dos fenômenos de modificação no comportamento das variáveis climáticas como temperatura do ar, umidade relativa e velocidades dos ventos devido à relação direta destas alterações nas condições de conforto am-biental, no uso dos espaços construídos, no consumo energético nas edificações e, também, os aspectos relativos à saúde humana nas cidades. Será adotada a abordagem quali-quantitativa, utilizando-se o méto-do de análise multicritério, aplicado à análise espacial, para construção de um mapa climático analítico do sítio urbano de Arapiraca-AL. Será utilizado o software QGis, um sistema de informação geográfica (SIG), livre e aberto, para avaliação concomitante do uso do solo e de aspectos geográficos (topografia e dados meteorológicos), objetivando a identificação de climatopos. Os principais procedimentos metodo-lógicos são: a) elaboração de mapas para análise de carga térmica (mapa de volume construído e mapa de massa arbórea); b) elaboração de mapas para análise do potencial dinâmico (mapa de ocupação de solo-porosidade da malha urbana e mapa de proximidades: massas d?água e declividades/topografia) e, c) mo-nitoramento microclimático para confirmação do desempenho de climatopos identificados através da ela-boração do mapa analítico climático. Espera-se contribuir para o entendimento das diretrizes para ade-quação ambiental de conjuntos edificados, fundamentada nos princípios da bioclimatologia, como tam-bém, para sistematização de recomendações que possam subsidiar o processo de revisão da legislação urbanística de Arapiraca-AL.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Júlio Cesar dos Santos - Integrante / Simone Carnaúba Torres Rios - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Bioclimatologia aplicada ao planejamento urbano: elaboração de mapa climático para cidade de Arapiraca-AL, Descrição: Descrição: A presente pesquisa pretende dar continuidade às investigações iniciadas em projetos anteriores (Edital PIBIC 2018-2019/ 2019-2020/ 2020-2021) sobre a influência da morfologia urbana no desempenho cli-mático de tecidos urbanos e consolidar os estudos sobre a importância da informação climática no proces-so de planejamento urbano desenvolvidos pelo Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana ?GATU, em cidades localizadas no semiárido alagoano. Neste sentido, o mapa climático constitui um im-portante exemplo de ferramenta de informação e análise que considera fatores bioclimáticos e de plane-jamento urbano, representadas cartograficamente, e que podem ser avaliadas e aplicadas no planejamento com o auxílio de mapas temáticos. Por isso, o objetivo desta pesquisa é elaborar um mapa climático analí-tico da cidade de Arapiraca-AL a partir da sistematização de informações referentes ao desempenho cli-mático de tecidos urbanos, fundamentado na identificação de climatopos - áreas geográficas com caracte-rísticas microclimáticas similares. Destaca-se a realização de análises do ambiente térmico urbano e dos fenômenos de modificação no comportamento das variáveis climáticas como temperatura do ar, umidade relativa e velocidades dos ventos devido à relação direta destas alterações nas condições de conforto am-biental, no uso dos espaços construídos, no consumo energético nas edificações e, também, os aspectos relativos à saúde humana nas cidades. Será adotada a abordagem quali-quantitativa, utilizando-se o méto-do de análise multicritério, aplicado à análise espacial, para construção de um mapa climático analítico do sítio urbano de Arapiraca-AL. Será utilizado o software QGis, um sistema de informação geográfica (SIG), livre e aberto, para avaliação concomitante do uso do solo e de aspectos geográficos (topografia e dados meteorológicos), objetivando a identificação de climatopos. Os principais procedimentos metodo-lógicos são: a) elaboração de mapas para análise de carga térmica (mapa de volume construído e mapa de massa arbórea); b) elaboração de mapas para análise do potencial dinâmico (mapa de ocupação de solo-porosidade da malha urbana e mapa de proximidades: massas d?água e declividades/topografia) e, c) mo-nitoramento microclimático para confirmação do desempenho de climatopos identificados através da ela-boração do mapa analítico climático. Espera-se contribuir para o entendimento das diretrizes para ade-quação ambiental de conjuntos edificados, fundamentada nos princípios da bioclimatologia, como tam-bém, para sistematização de recomendações que possam subsidiar o processo de revisão da legislação urbanística de Arapiraca-AL..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Júlio Cesar dos Santos - Integrante / Simone Carnaúba Torres Rios - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2020 - Atual

    TERMO DE COLABORAÇÃO PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES PARA PROMOVER GANHO DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL - Célula BIM na UFPE, Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina Coeli Ruschel em 28/03/2021. Descrição: Esse projeto de desenvolvimento tecnológico configura a instalação de uma Célula BIM na Universidade Federal de Pernambuco visando a transformação digital nos cursos de graduação associados. O projeto se desenvolve no contexto do TERMO DE COLABORAÇÃO PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES PARA PROMOVER GANHO DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL gerido pela Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi). As Células BIM são desenvolvidas na submeta 7.2 do termo. Professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo estão envolvidos em ações de capacitação BIM, planejamento de implementação BIM e desenvolvimento de projetos pilotos. As ações têm o enfoque na inovação por meio da integração do BIM às novas tecnologias da Indústria 4.0. Essas inovações tecnológicas são aplicadas ao projeto, planejamento e orçamento de edificações e infraestruturas... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Júlio Cesar dos Santos - Integrante / REGINA COELI RUSCHEL - Coordenador / Max Lira Veras Xavier de Andrade - Integrante.

  • 2020 - Atual

    TERMO DE COLABORAÇÃO PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES PARA PROMOVER GANHO DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL - Célula BIM na UFPE, Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina Coeli Ruschel em 28/03/2021. Descrição: Esse projeto de desenvolvimento tecnológico configura a instalação de uma Célula BIM na Universidade Federal de Pernambuco visando a transformação digital nos cursos de graduação associados. O projeto se desenvolve no contexto do TERMO DE COLABORAÇÃO PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES PARA PROMOVER GANHO DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL gerido pela Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi). As Células BIM são desenvolvidas na submeta 7.2 do termo. Professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo estão envolvidos em ações de capacitação BIM, planejamento de implementação BIM e desenvolvimento de projetos pilotos. As ações têm o enfoque na inovação por meio da integração do BIM às novas tecnologias da Indústria 4.0. Essas inovações tecnológicas são aplicadas ao projeto, planejamento e orçamento de edificações e infraestruturas... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Júlio Cesar dos Santos - Integrante / REGINA COELI RUSCHEL - Coordenador / Max Lira Veras Xavier de Andrade - Integrante.

  • 2020 - Atual

    TERMO DE COLABORAÇÃO PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES PARA PROMOVER GANHO DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL - Célula BIM na UFPE, Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina Coeli Ruschel em 28/03/2021. Descrição: Esse projeto de desenvolvimento tecnológico configura a instalação de uma Célula BIM na Universidade Federal de Pernambuco visando a transformação digital nos cursos de graduação associados. O projeto se desenvolve no contexto do TERMO DE COLABORAÇÃO PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES PARA PROMOVER GANHO DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL gerido pela Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi). As Células BIM são desenvolvidas na submeta 7.2 do termo. Professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo estão envolvidos em ações de capacitação BIM, planejamento de implementação BIM e desenvolvimento de projetos pilotos. As ações têm o enfoque na inovação por meio da integração do BIM às novas tecnologias da Indústria 4.0. Essas inovações tecnológicas são aplicadas ao projeto, planejamento e orçamento de edificações e infraestruturas... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Júlio Cesar dos Santos - Integrante / REGINA COELI RUSCHEL - Coordenador / Max Lira Veras Xavier de Andrade - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2024

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2022

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor voluntário na disciplina de Planejamento Urbano para o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Atividades

  • 01/2019 - 06/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Arapiraca, Campus Arapiraca.,Atividade realizada, Monitoria na disciplina de Projeto de Urbanismo 2.

  • 06/2018 - 12/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Arapiraca, Campus Arapiraca.,Atividade realizada, Monitoria.

2014 - 2020

Prefeitura Municipal de Arapiraca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do departamento de geoprocessamento

2010 - 2014

Prefeitura Municipal de Arapiraca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Geoprocessamento

2019 - 2020

GM Dimensional

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Técnico em Geoprocessamento

Outras informações:
Técnico em geoprocessamento para a realização de atividades ligadas ao recadastramento comercial de economias em municípios de Pernambuco

2020 - 2021

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação (mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de pós-graduação (mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco com a pesquisa Integração de dados ao CIM: Uma proposta para os municípios brasileiros

2021 - 2023

ONU-Habitat | Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC)

Vínculo: Service Contract, Enquadramento Funcional: Assistente de dados - Data Assistant, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) | Brasil e Cone Sul, escritório de Maceio/AL em convênio com o governo do estado.

2019 - 2019

Centro Universitário Maurício de Nassau - Maceió (AL)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Minicurso de introdução ao geoprocessamento

2023 - 2024

SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTAO - SEPLAG (AL)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de assessor de projetos voltadas a implementação de produtos e projetos, especialmente na área de análise de dados e informações

2024 - Atual

Secretária de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de dados pleno - Geonalitics, Carga horária: 40

Outras informações:
Analise e modelagem de dados dentro do núcleo de ciência de dados da Coordenadoria de informações e Matriculas.Desenvolvimento de estudos e modelos geoespaciais para o planejamento da rede escolar