Vanda Costa Fonseca Gomes

Especialista em Política do Planejamento Pedagógico: currículo, didática e avaliação pela UNEB. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como professora pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, Educação, e Gestão. Ministrou cursos de língua portuguesa, redação e interpretação textual em cursos de aperfeiçoamento.

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Ensino de Língua Portuguesa

2011 - 2012

Faculdade de Ciéncias Educacionais
Título: A linguagem como processo de interação
Orientador: Úrsula Nascimento de Souza Cunha

Especialização em Política do Planejamento Pedagógico: currículo, didática e avaliação

2005 - 2006

Universidade do Estado da Bahia
Título: Os profissionais licenciados à distância frente as novas tecnologias educacionais e sua inserção no mercado de trabalho
Orientador: Valdemiro Lopes Marinho

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

1981 - 1987

Universidade Estadual de Feira de Santana

Formação complementar

2018 - 2018

Produção de Material Didático para EaD. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2018 - 2018

CLOn - Formação de Tutores 2017.2. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2018 - 2018

CLOn - Formação Básica em EAD. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2018 - 2018

CLOn - Objeto de Aprendizagem. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Moodle. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2018 - 2018

TIC na Ead. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2014 - 2015

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2007 - 2008

Mídia Integradas na Educação. (Carga horária: 180h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Programa de Formação Continuada em Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar. (Carga horária: 373h). , FUNDESCOLA, FUNDESCOLA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Histórico profissional

Experiência profissional

1991 - 2017

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

2018 - Atual

Saber Carreira e Consultoria

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na área de educação e de gestão

2018 - 2018

Saber Carreira e Consultoria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10

Outras informações:
Docente de cursos para concurso, ministrando disciplinas de língua portuguesa e redação, e interpretação textual.

Atividades

  • 01/2018

    Treinamentos ministrados , Recursos Humanos, .,Treinamentos ministrados, Gestão de Pessoas: liderança

  • 03/2018 - 05/2018

    Ensino, Português e Redação Empresarial, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa e redação