Renan Spolidorio Lima

Mestrando em Literatura e Crítica Literária no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), recebendo uma bolsa fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal (Capes). Graduado (2016) em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, pela Universidade Metodista de Piracicaba (FCH/UNIMEP). Trabalhou por mais de quatro anos como Assistente Editorial na editora etb, do grupo Somos Educação, acumulando conhecimentos de revisão textual, edição e conferência de materiais impressos e digitais. Atualmente, investiga a construção do entre-lugar no romance moçambicano, como foco para a obra Mulheres de Cinzas, de Mia Couto. Tem interesse por romance contemporâneo, literatura africana, literatura moçambicana, construção de personagem e construção de identidade.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Literatura e Crítica Literária

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O entre-lugar no romance moçambicano: uma leitura de Mulheres de Cinzas, de Mia Couto,Orientador:
Diana Navas.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Literatura Moçambicana; Mia Couto; Personagem-narradora; Construção de Identidade; Entre-lugar.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2012 - 2015

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Um resgate histórico: a contribuição da história e dos mitos africanos para a reconstrução do real no romance O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto
Orientador: Josiane Maria de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Standard English Course. , Stafford House International, STAFFORD HOUSE, Estados Unidos.

2015 - 2015

Argumentação, enunciação e subjetividade. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

A verbivocovisualidade contemporânea: gêneros sincréticos em sala de aula. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2015

Produção Editorial. (Carga horária: 45h). , Universidade do Livro, UNIL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A leitura e a escrita como (im)possíveis espaços de refúgio. 2018. (Outra).

Estética prática do romance contemporâneo: um caso pessoal. 2018. (Outra).

I Jornada da Literatura de Infância. 2018. (Outra).

LITERATURA-pensamento: conexões expressionistas. 2018. (Outra).

Mulheres que leem são perigosas ? Histórias do clube das abelhas. 2018. (Encontro).

Princípios da produção científica. 2018. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Josiane Maria de Souza

Um resgate histórico: a contribuição da história e dos mitos africanos para a reconstrução do real no romance O Outro Pé da Sereia de Mia Couto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Josiane Maria de Souza;

Ligiane Cristina Segredo

A representação do homossexual nas capas da revista Veja: uma análise do discurso; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Ligiane Cristina Segredo;

Diana Navas

O entre-lugar no romance moçambicano: uma leitura de Mulheres de Cinzas, de Mia Couto; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, R. S. . O entre-lugar no romance moçambicano: uma leitura de Mulheres de Cinzas, de Mia Couto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, R. S. . O entre-lugar no romance moçambicano: uma leitura de Mulheres de Cinzas, de Mia Couto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, R. S. . Gêneros literários: a crônica em foco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. S. . A linguagem televisiva e suas variantes linguisticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, R. S. . A representação do homossexual nas capas da revista Veja: Uma análise do discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, R. S. . A linguagem televisiva e suas variantes linguísticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Literatura Portuguesa e Brasileira Contemporânea: Tendências e Perspectivas, Descrição: Objetivos: Estudar a narrativa contemporânea brasileira e portuguesa preferencialmente endereçada a jovens e adultos, buscando identificar as tendências ? em termos temáticos e estruturais ? que nelas se evidenciam. Investigar, por meio de apontamentos teóricos e da análise de obras literárias brasileiras e portuguesas contemporâneas ? em especial aquelas que foram objeto de premiação ? tendências como: metaficção, intertextualidade, hibridismo, fragmentação. Verificar a complexidade assumida pela literatura contemporânea no Brasil e em Portugal, evidenciando como as obras juvenis e adultas apontam para novas relações de produção e recepção, bem como para um diferente papel a ser assumido pelo leitor. Metodologia: De natureza qualitativa, bibliográfica, descritiva e exploratória, o projeto consiste no levantamento e discussão teórica das tendências observadas em obras juvenis e adultas laureadas pelo Prêmio Oceano, Camões, Jabuti, Câmara Brasileira do Livro e pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Spolidorio Lima - Coordenador / Diana Navas - Integrante.

  • 2018 - Atual

    O entre-lugar no romance moçambicano: uma leitura de Mulheres de Cinzas, de Mia Couto, Descrição: A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar os efeitos que a construção dos discursos das personagens-narradoras Germano e Imani, as quais causam estranhamento no leitor ao subverterem a relação tradicional entre colonizador-colonizado, geram na narrativa pós-colonial do romance Mulheres de Cinzas, de Mia Couto, corpus desta pesquisa. Para tanto, nos valeremos das contribuições de Antonio Candido, Beth Brait e Fernando Segolin acerca das personagens e de todo o universo que as rodeia; de Homi K. Bhabha sobre as identidades pós-coloniais e o conceito de entre-lugar na cultura, e de Stuart Hall também sobre o pós-colonial; e, finalmente, de Maria Nazareth Soares Fonseca, Maria Zilda Ferreira Cury e Rita Chaves sobre o processo de construção de identidade em Moçambique e, consequentemente, na própria narrativa de Mia Couto. A partir desse levantamento e utilizando uma metodologia de cunho qualitativo, com fins exploratórios e descritivos, analisaremos a obra de Couto com o intuito de compreender que, por meio de suas personagens, sua narrativa utiliza estratégias de construção textual que nos permitem olhar para o romance como um espaço textual de entre-lugar, em que culturas e identidades não são mais construídas nas singularidades, mas nas fronteiras das diferentes realidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renan Spolidorio Lima - Coordenador / Diana Navas - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Crítica Literária: tradição e novas perspectivas estético-culturais

  • 2012 - 2016

    Editora etb - SOMOS Educação

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente editorial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Experiência com redação, revisão textual, copidesque e conferência de materiais impressos e digitais.