Elsilene Lino Gomes
Graduada em Matemática pela Universidade de Brasília (2022) e aperfeiçoamentos em Ensino de Matemática , Docência em Matemática, Práticas Pedagógicas e Pós-Graduanda em Matemática, Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural . Atualmente é professora de matemática nos seguimentos de Ensino Fundamental e Médio. com experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, aprendizagem matemática, ensino de álgebra e afetividade.
Informações coletadas do Lattes em 09/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
2023 - Atual
Instituto Federal de Brasília
Título: CAIXA DE JOGOS MATEMÁTICOS: Aplicação de Jogos de Formação de Conceitos
Orientador: Bruno Coelho Alves
Especialização em ENSINO DE MATEMÁTICA
2022 - 2023
FAI FACULDADES ALTO IGUACU
Título: ENSINO DE MATEMÁTICA: Jogos de Formação de Conceito
Orientador: GEANCARLO ALMEIDA NUNES
Especialização em DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
2022 - 2023
FAI FACULDADES ALTO IGUACU
Título: MUDANÇA SUBJETIVA DURANTE OFERTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA QUE POSIBILITAM A APRENDIZAGEM COMPREENSIVA: Estudantes e Educadores em Curso Preparatório para seleção de ingresso em instituições de ensino superior
Orientador: Jovelina Noêmia Jô de Carvalho
Formação complementar
2021 - 2021
Possibilidades para sala de aula na Educação Matemática: anos iniciais e fi. (Carga horária: 90h). , Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, Brasil.
2018 - 2018
Psicologia Ambiental, Inclusão, Sustentabilidade e Acessibilidade. (Carga horária: 16h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Álgebra Comutativa.
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Os Jogos no Ensino de Matemática na Formação de Conceitos, Descrição: Nessa pesquisa Os Jogos no Ensino de Matemática na Formação de Conceitos nós, estudantes da UnB e professores da faculdade UnB Planaltina, pesquisadoras e pesquisadores da Educação em Matemática, iremos ministrar aulas sobre equações do primeiro grau, sendo elas semanais na escola Centro Ensino Fundamental 01, na Integral, onde proporemos atividades com recursos pedagógicos, jogos e estratégias de mediação de conceitos matemáticos no intuito de observar os impactos dos recursos, jogos e das mediações ofertadas no seu aprendizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elsilene Lino Gomes - Integrante / Amanda Marina Andrade Medeiros - Coordenador.
-
2019 - 2020
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS, Descrição: desenvolvimento da pesquisa " O processo de aprendizagem de conceitos matemáticos básicos de estudantes que estão cursando o Ensino Médio" no período de 01/08/2019 a 31/07/2020.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elsilene Lino Gomes - Integrante / Amanda Marina Andrade Medeiros - Coordenador.
-
2018 - Atual
Deixa que minha história eu conto! Uma pesquisa sobre a formação profissional a partir da experiência em atividades de extensão do projeto Educação e Psicologia, Descrição: Nesta proposta de pesquisa, defendemos a atuação extensionista como uma atuação educacional inovadora porque atende a várias dimensões da definição que estamos utilizando, qual seja: ?processo emancipatório, portanto não impositivo, que, em síntese: resulta da colaboração e do estabelecimento de relações horizontais entre (...) diferentes atores da comunidade (...)? com ?o potencial de gerar desenvolvimento pessoal, social e intelectual nos atores envolvidos na prática educativa? (GUIMARÃES; SOUSA; PAIVA; ALMEIDA, 2015, p. 42). Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, em dois delineamentos: pesquisa-ação e narrativa. A pesquisa-ação será desenvolvida em contextos educacionais formais e não formais (universidade, escola, grupos específicos de artesãs e instituição religiosa). A pesquisa narrativa será desenvolvida com os/as mediadores/as que propuseram e realizaram as atividades de extensão nos diferentes contextos com o objetivo de identificar a percepção acerca das competências profissionais construídas a partir da prática da extensão universitária mediada pela metodologia da pesquisa qualitativa, com delineamento da pesquisa-ação. As bases epistemológicas da inovação de que falamos residem na inovação ético-social e cognitivo-instrumental, visando à eficácia dos processos formativos como produto da reflexão de profissionais e estudantes a respeito de um contexto social que ultrapassa as fronteiras da universidade considerada isoladamente. Os resultados esperados se relacionam à maior aproximação entre a universidade e a comunidade; produção de projetos de extensão vinculados à noção de educação inclusiva, pela metodologia da pesquisa-ação; refinamento do delineamento metodológico da pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa narrativa; produção de livros e artigos sobre as experiências vividas; sistematização de novas definições de inovação em educação a partir do conceito de extensão universitária e, também, a sistematização de novas práticas de ensino, em educação superior, que se fundamentem na construção coletiva entre membros da universidade e da comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elsilene Lino Gomes - Integrante / Juliana Eugenia Caixeta - Coordenador / Bruno Cézar Alves da Costa - Integrante / Lídia Moreira de Lima - Integrante.
-
2017 - 2018
Educação e Psicologia: mediações possíveis na escola e na universidade, Descrição: Desenvolver competências docentes relacionadas à prática da inclusão na universidade, na escola e entre elas, na perspectiva de um ser humano mais reflexivo no seu fazer social e profissional, com conhecimento e habilidade para o exercício da cidadania e da ética em contextos diversos, complexos e fluídos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elsilene Lino Gomes - Coordenador / Juliana Eugenia Caixeta - Integrante / Maria do Amparo Sousa - Integrante / Paulo França Santos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2021
PROJETO DE EXTENSÃO UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: participante, Carga horária: 60
Outras informações:
Projeto "Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão",
2019 - 2019
PROJETO DE EXTENSÃO UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA E IDEALIZADORA, Carga horária: 120
Outras informações:
Matematizando ? Cursinho Preparatório proveniente do Projeto Profissionalização e Inclusão: tecendo trajetórias rumo à educação superior, vinculado ao Projeto de Extensão de Ação Contínua Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão, é resultado de um acordo firmado entre a UnB e o Ministério Público do Trabalho, no PAJ 000608.2009.10.000/8-01.
2018 - 2018
PROJETO DE EXTENSÃO UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora e Participante Organizadora, Carga horária: 120
Outras informações:
Cursinho Pré-Vestibular para surdos e surdocegos vinculado ao Projeto Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão
2014 - 2017
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do LABORATÓRIO LAPEC 2, Carga horária: 30
Outras informações:
LAPEC 2 - Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências 2, da Faculdade UnB Planaltina
2020 - 2022
Programa de Iniciação CientíficaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 120
Outras informações:
?ENSINO E APRENDIZAGEM DE
MATEMÁTICA: DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS"
2019 - 2020
Programa de Iniciação CientíficaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 60
Outras informações:
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
2018 - 2021
Programa de Iniciação CientíficaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 60
Outras informações:
Declaramos que Elsilene Lino Gomes foi bolsista do projeto " Deixa que minha história eu conto!
Uma pesquisa sobre a formação profissional a partir da experiência em atividades de extensão do
projeto Educação e Psicologia ", vinculado ao EXECUÇÃO DE ATIVIDADES DE FOMENTO AO
DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO 2017, desenvolvido no Instituto:
Universidade de Brasília (UnB) - Edital: Edital 04/2017 - SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS DE
PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO DEMANDA ESPONTÂNEA, coordenado
pela Sra. Juliana Eugênia Caixeta e orientado pela Sra. Juliana Eugênia Caixeta, recebendo bolsa
na Modalidade/Nível: IC/Iniciação Científica, no período de Setembro de 2018 a Janeiro de 2021.
2018 - 2021
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito FederalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: IC/Iniciação Científica, Carga horária: 40
Outras informações:
bolsista do projeto " Deixa que minha história eu conto!
Uma pesquisa sobre a formação profissional a partir da experiência em atividades de extensão do
projeto Educação e Psicologia ", vinculado ao EXECUÇÃO DE ATIVIDADES DE FOMENTO AO
DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO 2017, desenvolvido no Instituto:
Universidade de Brasília (UnB) - Edital: Edital 04/2017 - SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS DE
PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO DEMANDA ESPONTÂNEA, coordenado
pela Sra. Juliana Eugênia Caixeta e orientado pela Sra. Juliana Eugênia Caixeta, recebendo bolsa
na Modalidade/Nível: IC/Iniciação Científica, no período de Setembro de 2018 a Janeiro de 2021.
2016 - 2019
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito FederalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MEMBRO ORGANIZADOR, Carga horária: 20
Outras informações:
foi membro do projeto "Ensino de Ciências na Formação de
Professores e de estudantes do Ensino Básico e Superior ", desenvolvido no Instituto: Universidade
de Brasília (UnB) - Edital: 03/2016 - Demanda Espontânea, com duração de 36 meses .
- Participar de reuniões de grupo de estudo
A.2 - Participar das reuniões de Supervisão do projeto.
A.3 - Elaboração e construção de Diário de Campo.
A.4 - Participar de pesquisas narrativas.
A.5 - Escrever textos acadêmicos e relatórios
A.6 - Desenvolver projetos educacionais no contexto da escola inclusiva no Colégio Mestre D'armas de Planaltina
DF
A.7 - Fazer pesquisas teóricas e metodológicas sobre educação inclusiva
A metodologia utilizada será a da pesquisa qualitativa com delineamento de pesquisa-ação, que prevê
planejamento, execução e avaliação das atividades desenvolvidos no projeto educacional na escola classe Mestre D'armas.
2017 - 2018
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito FederalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: IEX/Iniciação ao Extensionismo, Carga horária: 40
Outras informações:
bolsista do projeto " Inclusão, Educação e Psicologia:
mediações possíveis na escola e na universidade ", vinculado ao Programa de Execução de
Atividades de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desenvolvido no Instituto:
Universidade de Brasília (UnB) - Edital: 13/2016 - SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS Programa
Áreas Estratégicas ? Educação Inclusiva, coordenado pela Sra. Juliana Eugênia Caixeta e
orientado pela Sra. Juliana Eugênia Caixeta, recebendo bolsa na Modalidade/Nível: IEX/Iniciação ao
Extensionismo, no período de Agosto de 2017 a Junho de 2018.
2023 - Atual
Colégio GalenoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 9
Outras informações:
Professora Regente de matemática em turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II.
2022 - 2023
Centro Educacional Bandeirantes ? CEBANVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 8
Outras informações:
Responder mensagens enviadas por alunos e redirecionar para quem era de direito:
Via Chat na disciplina de matemática , no sistema de plantão, auxiliando nas dúvidas da disciplina;
Atualização dos temas de trabalhos, discursão no fórum, atividades avaliativas e provas;
Ocorreu a atualização dos temas de discussão no fórum educacional.
Acompanhamento no ensino médio e no ensino fundamental anos finais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elsilene Lino Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?