Natanael Basilio Pires

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui trabalhos de pesquisa e extensão como bolsista na área de Recursos Hídricos, com foco na parte de adutoras e sistemas elevatórios.

Informações coletadas do Lattes em 24/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Civil

2017 - 2022

Universidade Federal do Piauí
Título: Influência da velocidade de rotação da bomba no cálculo do transiente hidráulico: Estudo de caso da Adutora Padre Lira
Orientador: Renata Shirley de Andrade Araújo

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

PROCAMPUS

Formação complementar

2020 - 2020

Revit - Básico. (Carga horária: 40h). , KeepCAD, KEEPCAD, Brasil.

2019 - 2019

Python Básico. (Carga horária: 8h). , Solyd, SOLYD, Brasil.

2019 - 2019

Excel Aplicado à Engenharia. (Carga horária: 20h). , Carnot Engenharia, CARNOT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

PIRES, N. B. ; ARAÚJO, R. S. A. . I SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - UFPI. 2020. (Congresso).

Participação em eventos

I SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - UFPI. 2020. (Congresso).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MODULAGEM COMPUTACIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Modelagem Computacional para Sistemas Elevatórios. 2019. (Simpósio).

V Encontro Regional dos Estudantes de Engenharia Civil Norte e Nordeste - EREEC NNE. 2018. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • PIRES, N. B. ; BEZERRA, A. A. ; ARAÚJO, R. S. A. . Modulagem Computacional de Sistemas Elevatórios. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MODULAGEM COMPUTACIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2019, Teresina. Anais do I Simpósio Internacional de Modulagem Computacional em Ciência e Tecnologia, 2019. v. 1. p. 1-46.

  • PIRES, N. B. ; ARAÚJO, R. S. A. ; BEZERRA, A. A. . Modelagem Computacional para Sistemas Elevatórios no AutoCAD. In: XII ENAU - ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS, 2018, Macéio. ANAIS do XIV SRHNe e XII ENAU, 2018. v. XII. p. 1-1.

  • PIRES, N. B. ; ARAÚJO, R. S. A. . Dimensionamento hidráulico de estações elevatórias com o uso de programação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIRES, N. B. ; ARAÚJO, R. S. A. ; BEZERRA, A. A. . Modelagem Computacional para Sistemas Elevatórios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Plataforma computacional para cálculo do transiente hidráulico em adutoras usando metodologia livre de malha, Descrição: Utilizar de um método numérico livre de malhas, onde não existem elementos fazendo a conectividade entre os nós da região de trabalho, para elaborar uma plataforma computacional destinada ao cálculo de equações que governam o escoamento de fluidos integrada a softwares computacionais, bem como a determinação e compreensão de problemas causados pela mudança brusca desse fluxo, como o transiente hidráulico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natanael Basílio Pires - Integrante / Renata Shirley de Andrade Araújo - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Dimensionamento hidráulico de estações elevatórias com o uso de programação, Descrição: A pesquisa proposta tem por objetivo desenvolver uma ferramenta computacional para auxiliar na escolha adequada do conjunto motor-bomba a ser implantado em projetos de sistemas elevatórios. Esse programa será executado dentro do software UFPI-CT2, que é um programa em processo avançado de desenvolvimento, o qual auxilia no traçado de elementos gráficos existentes em estações elevatórias. Assim as rotinas desenvolvidas farão os cálculos necessários ao dimensionamento hidráulico por meio das especificações obtidas com esse dimensionamento, o programa cruzará com as informações dos catálogos técnicos e apresentará uma lista com os modelos de bomba que se enquadrem para o atendimento. Assim o modelo proposto se constitui tanto como ferramenta de cálculo, quanto como instrumento auxiliar para tomada de decisão, trazendo um novo pacote computacional de relevância acadêmica e profissional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natanael Basílio Pires - Integrante / Renata Shirley de Andrade Araújo - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    Modelagem computacional aplicada em projetos de sistemas elevatórios, Descrição: Criação de software para realizações de projetos e cálculos hidráulicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natanael Basílio Pires - Integrante / Renata Shirley de Andrade Araújo - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2018

    Modelagem Computacional para Sistemas Elevatórios, Descrição: A realização de projetos para sistemas elevatórios pode se tornar uma atividade árdua, mesmo que realizada com o auxílio de programas como o AutoCAD. Sendo assim, a aplicação da programação se apresenta como uma alternativa para otimizar essas atividades. Uma vez que o AutoCAD é um dos programas mais utilizados nessa área, a utilização das linguagens de programação presentes nesse software, tais como AutoLISP e Visual Basic Applications(VBA), se fez necessária para a realização desse trabalho, sendo possível criar funções que proporcionam maior agilidade e dinamismo na realização de projetos, como uma caixa de diálogo na qual o usuário consiga informar características essenciais da tubulação (material, diâmetro, coeficientes hidráulicos, etc.) e que as salva no arquivo do desenho para uso futuro, além de funcionalidades para o traçado e estaqueamento da tubulação, já apresentando legendas e sendo feitas de acordo com o inserido pelo projetista, ademais, a realização automática de um desenho que represente o perfil da tubulação e do terreno onde está inserida, junto de uma tabela com informações básicas, como cotas calculadas pela própria função a partir das curvas de nível presentes no arquivo de desenho original e também uma função para salvar as características da captação de água no sistema representando-a no desenho. Todas essas funcionalidades são executadas no AutoCAD e são realizadas a partir de comandos básicos do usuário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natanael Basílio Pires - Integrante / Renata Shirley de Andrade Araújo - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1