Suzana Damiani

Possui graduação em Licenciatura Plena em Língua e Literatura de LP pela Universidade de Caxias do Sul (1989), graduação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2017), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Línguas Modernas: Especialidade em Português - Universidad del Salvador, Argentina (2008). Especialista em Linguística Forense pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (2021).Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, vestibular, processo seletivo, ensino de língua portuguesa, comunicação empresarial e educação a distância. Atuação como advogada em temas relacionados ao Compliance, à Mediação e à Arbitragem, à elaboração de Testamento Vital e ao Direito Médico e da Saúde. Perita em Linguística Forense.

Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Línguas Modernas: Especialidade em Português

2000 - 2008

Universidad Del Salvador
Título: Aula escrita para a educação a distância: um possível novo gênero textual
Neires Maria Soldatelli Paviani. Coorientador: Normelio Zanotto.

Mestrado em Lingüística Aplicada

1994 - 1998

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Elevação da vogal média átona final em comunidades bilingües: português-italiano
Orientador: Leda Bisol
, Ano de Obtenção: 1998.Palavras-chave: Bilingüismo; Variação Linguistica; Fonética e Fonologia.

Especialização em Especialização em Linguística Forense

2020 - 2021

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Título: Da suspeita à certeza: como comprovar o plágio de obra no ambiente acadêmico ou a possível simples inspiração
Orientador: Rui Sousa-Silva

Especialização em Lingüística

1989 - 1991

Universidade de Caxias do Sul

Aperfeiçoamento em Formação Para Educação a Distância Aperfeiçoamento

2003 - 2004

Universidade de Caxias do Sul
Título: .. Ano de finalização: 2004

Graduação em Direito

2010 - 2017

Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Licenciatura Plena em Língua e Literatura de LP

1985 - 1989

Universidade de Caxias do Sul

Formação complementar

2020 - 2020

Aspectos éticos, bioéticos e jurídicos dos Cuidados Paliativos para Operado. (Carga horária: 12h). , Luciana Dadalto, LD, Brasil.

2020 - 2020

Compliance Anticorrupção. (Carga horária: 35h). , Legal Ethics Compliance, LEC, Brasil.

2019 - 2020

Mediação e arbitragem. (Carga horária: 80h). , Mediar Brasil, MEDIAR, Brasil.

2019 - 2019

Direito Médico. (Carga horária: 30h). , Direito Maior, DIREITO MAIOR, Brasil.

2018 - 2019

Mestrado Acadêmico em Direito. (Carga horária: 30h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2018 - 2019

Doutorado em Direito. (Carga horária: 60h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em III Mostra de Boas Práticas na Docência do Ensino Superior - TDE,. (Carga horária: 3h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Seminário de Formação para Docência na Disciplina Linguagem e Argumentação. (Carga horária: 4h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Seminário de Formação para Docência na Disciplina Linguagem e Argumentação. (Carga horária: 5h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2017 - 2018

Curso Online de Arbitragem. (Carga horária: 48h). , Instituto de Direito Contemporâneo, IDC, Brasil.

2017 - 2018

Curso Online de Arbitragem. (Carga horária: 48h). , Instituto de Direito Contemporâneo, IDC, Brasil.

2017 - 2017

Mestrado Acadêmico em Direito. (Carga horária: 30h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2017 - 2017

Mestrado Acadêmico em Direito. (Carga horária: 30h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Curso de Atualização Para Professores Análise e Pr. (Carga horária: 40h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2000 - 2000

Bem-Vindo a Língua Portuguesa Mundo da Comunicação. (Carga horária: 12h). , Torre de Babel Idiomas, BABEL, Brasil.

2000 - 2000

Formação Professores Português língua Estrangeira. (Carga horária: 60h). , Centro de Línguas, CIAL, Portugal.

1999 - 1999

Portug. para Estrang. Form. Teórica Metodológica. (Carga horária: 42h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

1995 - 1995

Aspectos da Teoria da Otimização e Autossegmental. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

1992 - 1992

Projeto Melhoria da Qualidade de Ensino Literatura. (Carga horária: 84h). , Secretaria da Educação, SEC, Brasil.

1990 - 1990

Metodologia do Ensino da Redação de 5ª a 8ª Séries. (Carga horária: 40h). , Fundação Para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, FDRH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: ensino e aprendizagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Português para Estrangeiros.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS.

Organização de eventos

Damiani, Suzana . 1ª Feira do Livro da OAB - Subseção de Caxias Do Sul. 2020. .

DAMIANI, Suzana . Linguagens. 2014. (Exposição).

DAMIANI, Suzana . V Simpósio Internacional de Estudos e Gêneros Textuais. 2009. (Congresso).

DAMIANI, Suzana . Melhoria da Qualidade - Programa 5s na Modalidade a Distância. 2004. (Outro).

DAMIANI, Suzana . Projeto Turístico-Cultural Estudando Português. 2001. (Outro).

DAMIANI, Suzana . Seminário Permanente para Professores de Português. 2001. (Outro).

DAMIANI, Suzana . Café da Manhã de Trabalho. 2001. (Outro).

DAMIANI, Suzana . XIII Semana de Letras - bilingüismo, variação lingüística e Ensino de Língua Portuguesa. 1999. (Outro).

Participação em eventos

II fórum Educação & ESG Cogna 2022. 2022. (Outra).

1ª Conferência estadual da saúde online.1ª Conferência estadual da saúde online. 2020. (Outra).

A AUTONOMIA DE VONTADE E OS NOVOS DIREITOS EM SAÚDE: TESTAMENTO VITAL, DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE E CUIDADOS PALIATIVOS. 2020. (Outra).

A AUTONOMIA DE VONTADE E OS NOVOS DIREITOS EM SAÚDE: TESTAMENTO VITAL, DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE E CUIDADOS PALIATIVOS.A AUTONOMIA DE VONTADE E OS NOVOS DIREITOS EM SAÚDE: TESTAMENTO VITAL, DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE E CUIDADOS PALIATIVOS. 2020. (Outra).

ADVOGAR EM PORTUGAL; ESTUDAR EM PORTUGAL; DIÁLOGOS SOBRE A ADVOCACIA, O SISTEMA DE JUSTIÇA E AS POSSIBILIDADES DE CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EM PORTUGAL. 2020. (Outra).

A EVOLUÇÃO DO DIREITO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E OS REFLEXOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO. 2020. (Outra).

A IMAGEM PROFISSIONAL E A ADVOCACIA. 2020. (Outra).

A NOVA ADVOCACIA FRENTE ÀS FORMAS EXTRAJURÍDICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. 2020. (Outra).

Aspectos éticos, bioéticos e jurídicos dos Cuidados Paliativos para Operadores do Direito.Aspectos éticos, bioéticos e jurídicos dos Cuidados Paliativos para Operadores do Direito. 2020. (Outra).

CONGRESSO DE DIREITO E SAÚDE. 2020. (Congresso).

I CONFERÊNCIA NACIONAL DA SAÚDE ONLINE. 2020. (Congresso).

LEC Experience LATAM. 2020. (Outra).

Congresso de Direito e Saúde. 2019. (Congresso).

III Mostra de Boas Práticas na Docência do Ensino Superior - TD. 2018. (Outra).

III Mostra de Boas Práticas na Docência do Ensino Superior - TDE. 2018. (Outra).

IV JORNADA DE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ: COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS. 2018. (Outra).

IV Jornada Internacional de Educação, Meio Ambiente e Cultura de Paz.Pluralidade Cultural: a Cultura de Paz e a Tolerância no Ambiente Escolar. 2018. (Outra).

Oficina Elaboração do Planejamento Didático - Turma A. 2018. (Oficina).

Oficina INNOPEDA - Abordagem Finlandesa - Turma C. 2018. (Oficina).

Oficina Mineração de Texto: ferramentas para análise de produções textuais acadêmicas - turma C. 2018. (Oficina).

Oficina para qualificação de professores de atuarão nos novos modelos curriculares da UCS - Parte 2 - Humanas - Turma A. 2018. (Oficina).

Oficina Planejamento e Práticas em EAD - Suporte para as disciplinas 2018/2. 2018. (Oficina).

Oficina produção de apresentação com narração em áudio (windows e Mac) - Turma B. 2018. (Oficina).

Oficina reflexões acereca dos elementos que constituem os planos de ensino dos novos modelos curriculares - turma A. 2018. (Oficina).

QUARTA FILOSÓFICA: NOVOS DIREITOS, PAZ E NÃO VIOLÊNCIA. 2018. (Encontro).

Seminário de Formação para Docência na Disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica,. 2018. (Seminário).

Seminário de Formação para Docência na Disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica,. 2018. (Seminário).

XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores e VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia,.EDUCAR E ENSINAR: CONFLITO ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE QUE PODE GANHAR NOVOS CONTORNOS SE FOR TRABALHADO EM CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ?,. 2018. (Encontro).

XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores e VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia,.EDUCAR E ENSINAR: CONFLITO ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE QUE PODE GANHAR NOVOS CONTORNOS SE FOR TRABALHADO EM CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ?,. 2018. (Encontro).

Conferência: "Trends 2030" com Dr. Domenico De Masi. 2017. (Outra).

III AMBIENTUR - Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de E Empreendimentos Turísticos.Cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. 2017. (Simpósio).

III Jornada Internacional de Educação, Meio Ambiente e Cultura de Paz.Grupo de Trabalho Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2017. (Outra).

III Jornada Internacional de Educação, Meio Ambiente e Cultura de Paz. 2017. (Outra).

Oficina para qualificação de professores de atuarão nos novos modelos curriculares da UCS. 2017. (Oficina).

Semana do Meio Ambiente: Vídeo Debate Cine Ambiental. 2017. (Outra).

II Jornada Internacional de Cultura de Paz, Direitos Humanos e Meio Ambiente.Grupo de Trabalho Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2016. (Outra).

Seminário Especial: cultura de paz e educação.Dialogismo e alteridade para a Paz: o "eu" e o "outro" em M. Bakhtin e em P. Charaudeau. 2016. (Oficina).

XII Ciclo de Palestras sobre o Talian.Talian: Patrimônio Imaterial. 2016. (Outra).

Aula inaugural do Curso de Direito. 2015. (Exposição).

Curso de Formação Teórico/vivencial em Círculos de Construção de Paz - Peacemaking Circules. 2015. (Outra).

II Encontro de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz - UCS e UFPE. Práticas Dialógicas na Resolução de conflitos - apresentação de cases Caxias do Sul e Recife. 2015. (Exposição).

II Encontro de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz - UCS e UFPE. 2015. (Exposição).

XXIII Encontro de Jovens Pesquisadores. Contação de histórias: um caminho promissor. 2015. (Exposição).

XXIII Encontro de Jovens Pesquisadores. Contação de histórias: um caminho promissor. 2015. (Exposição).

II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturas: Espaço, Território e Região.Língua e Identidade. 2014. (Seminário).

II Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente Preparatório para a Rio +20. 2012. (Congresso).

IX ANPED Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Educação, linguagem e tecnologia: o professor de português e a leitura de gêneros discursivos na web. 2012. (Seminário).

XVIII Encontro de Redação de Vestibular. 2012. (Encontro).

XXVII Encontro Estadual das Comissões de Vestibular do Rio. 2012. (Encontro).

I Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente Preservação e Gestão das Florestas. 2011. (Congresso).

I Encontro Regional de Policiamento Ambiental com os Secretários Municipais do Meio Ambiente. 2011. (Encontro).

I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais.A colônia agrícola de Antônio Prado também foi o Bel Paese. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais.Coordenação Simpósio Temático ST 06 - Ensino e aprendizagem de gêneros de texto em livros didáticos: ensino médio e anos finais do ensino fundamental. 2011. (Seminário).

XIX Encontro de Jovens Pesquisadores e I Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.Pequenas comunidades de Caxias do Sul. 2011. (Encontro).

XIX Encontro de Jovens Pesquisadores e I Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.A UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Encontro).

XIX Encontro de Jovens Pesquisadores e I Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.Toponímia das Pequenas Comunidades de Caxias do Sul. 2011. (Encontro).

Desenvolvimento da Linguagem: o Papel do Professor.Desenvolvimento da Linguagem: o Papel do Professor. 2010. (Oficina).

Formação dos Professores EAD in Company Lojas Colombo.Miinistrante. 2010. (Oficina).

Formação dos Professores EAD in Company Lojas Colombo. 2010. (Oficina).

Linguagens: formas e usos no Ensino Fundamental.Linguagens: formas e usos no Ensino Fundamental. 2010. (Oficina).

Programa X da Questão.Formação de Leitores. 2010. (Outra).

V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação. 2010. (Congresso).

2ª Edição da Capacitação docente e construção do programa da unidade de aprendizagem: Universidade e Sociedade. 2009. (Outra).

I encontro AAPECAN de combate ao câncer "Perspectiva para o século XXI". 2009. (Outra).

Instrumentalização do Moodle para Professores. 2009. (Oficina).

Leitura e escrita em sala de aula com base na teoria dos gêneros de texto. 2009. (Outra).

Neurociência aplicada ao ensino. 2009. (Oficina).

O dispositivo sequencia didática na formação de professores da educação básica como ferramenta para desenvolver a capacidades linguageiras. 2009. (Congresso).

Oficina de Instrumentalização do Moodle. 2009. (Oficina).

Seminário o desafio da diversidade: práticas culturais e o patrmônio imaterial no Brasil. 2009. (Outra).

Wokshop: Objeto de aprendizagem 1: aspectos conceituais, metodológicos e tenológicos numa visão semiótica. 2009. (Outra).

Workshop:" Linguagem científica eExpressividade digital:dos níveis de conhecimento à crição e à programação hipermidiática". 2009. (Outra).

Workshop: A Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 2009. (Outra).

XVII Semana Acadêmica de Letras: Muitas Vozes.XVII Semana Acadêmica de Letras: Muitas Vozes. 2009. (Oficina).

3º Programa de Capacitação em Educação a Distãncia. 3º Programa de Capacitação. 2008. (Congresso).

A Prática Pedagogica na formação do Professor.Saberes da Docência, saberes da disciplina: tensões da experiência de ser Professor. 2008. (Outra).

A prática pedagógica na formação do professor. 2008. (Outra).

Capacitação docente e construção do programa da unidade de aprendizagem: leitura e escrita na formação universitária. 2008. (Outra).

I Seminário sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2008. (Seminário).

A construção de saberes locais no ensino de línguas com abordagem instrumental. 2007. (Outra).

Curso: Modelos Educativos da Antiguidade ao início da modernidade. 2007. (Outra).

Seminário didático pedagógico: formação em informática aplicada a educação.Seminário didático pedagógico: formação em informática aplicada a educação. 2007. (Outra).

X da Questão.Variação Linguística. 2007. (Outra).

XIII Encontro Estadual de Redação no Vestibular. 2007. (Encontro).

XXI Seminário Nacional de Inglês Instrumental, IX Seminário Nacional de Línguas Instrumentais e II Seminário Regional de Ensino de Línguas Instrumentais. 2007. (Seminário).

52° Congresso Internacional de Americanistas. Os aspectos sociolingüísticos da elevação das vogais médias átonas finais em comunidades bilíngües: português-italiano, no Sul do Brasil. 2006. (Congresso).

1° Letras em Debate. 2005. (Seminário).

Avaliação formativa alternativa na formação de professores para a Educação Básica. 2005. (Outra).

Fórum de Coordenadores e Orientadores dos Cursos de Licenciatura da UCS. 2005. (Outra).

Fórum de Coordenadores e Orientadores dos Cursos de Licenciatura da UCS. 2005. (Outra).

I Fórum de Estudos de Pedagogia - Educação a Distância/UCS. 2005. (Outra).

III Simpósio Internacional de Educação Superior. 2004. (Simpósio).

I Seminário do Fórum de Licenciaturas da Universidade de Caxias do Sul. 2004. (Seminário).

II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XVII Semana de Letras. 2003. (Encontro).

II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XVII Semana de Letras. 2003. (Encontro).

IX Encontro Estadual de Redação e II Seminário de Redação de Vestibular. 2003. (Encontro).

Seminário de atualização Didático - Pedagógico.Seminário de atualização Didático - Pedagógico. 2003. (Seminário).

Oficina para Avaliação de Redações de Vestibular. 2002. (Oficina).

Programa de Qualificação Docente da Universidade de Caxias do Sul. 2002. (Outra).

Seminário em Estudos Lingüísticos. 2002. (Seminário).

Workshop Indoor Gestão da Unidade Acadêmica. 2002. (Outra).

IV Simpósio de Ciência e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul. 2001. (Simpósio).

XV Semana de Letras - 1° Encontro Nacional de Ensino de Línguas. 2001. (Encontro).

II Encontro Internacional de Português Língua Estrangeira. 2000. (Oficina).

II Encontro Internacional de Português - Língua Estrangeira. 2000. (Encontro).

II Encontro Internacional de Português-Língua Estrangeira.A criação do material didático para o ensino/aprendizagem do PLE - Português Lingua Estrangeira. 2000. (Oficina).

1° Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Secretariado Executivo. 1999. (Encontro).

Las Jornadas de Actualización de Enseñanza de Portugués como Lengua Extranjera para el Mercosur. 1999. (Outra).

1er. Seminario: El multilingüismo en el Contexto Sociocultural del Conosur.1° Seminario: El multilingüismo en el Contexto Sociocultural del Conosur. 1998. (Seminário).

I° Fórum sobre Ensino e Aprendizagem de informática - informática: um instrumento ou algo mais?.I° Fórum sobre Ensino e Aprendizagem de informática - informática: um instrumento ou algo mais?. 1997. (Outra).

I Encontro Estadual sobre a Redação noVestibular. I Encontro Estadual sobre a Redação no Vestibular. 1995. (Congresso).

Seminário Internacional de Fonologia.Seminário Internacional de Fonologia. 1995. (Seminário).

VI Jornada Nacional de Língua e Literatura.VI Jornada Nacional de Língua e Literatura. 1995. (Outra).

.III Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem. 1994. (Encontro).

IV Encontro Municipal de Educação.IX Semana de Letras. 1993. (Outra).

I Encontro Regional de Psicolingüística - Aquisição da Linguagem.I Encontro Regional de Psicolingüística - Aquisição da Linguagem. 1992. (Encontro).

IV Encontro Municipal de Educação.IV Encontro Municipal de Educação. 1992. (Encontro).

.II Encontro Municipal de Educação. 1990. (Encontro).

1º Fórum das Américas sobre Alfabetização.1º Fórum das Américas sobre Alfabetização. 1990. (Outra).

I Congresso Internacional Multiprofissional sobre Problemas de Aprendizagem. I Congresso Internacional Multiprofissional sobre Problemas de Aprendizagem. 1989. (Congresso).

VI Simpósio Municipal de Educação e III Simpósio Regional de Educação.VI Simpósio Municipal de Educação e III Simpósio Regional de Educação. 1988. (Simpósio).

I° Ciclo de Estduos Literários: e por falar em Literatura.I° Ciclo de Estduos Literários: e por falar em Literatura. 1987. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Bruna Elisabete Faé Barp

DAMIANI, Suzana; Knapp, Cristina Loff; POZENATO, M. H. M.. Incentivo à leitura: o papel da literatura de massa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Caxias do Sul.

DAMIANI, Suzana. Parecer sobre viabilidade de publicação de obra. 2016.

Orientou

Priscila Vieira Nunes

Aquisição lexical: a língua materna e o desenvolvimento cognitivo da criança durante a primeira infância; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neurociência Aplicada) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Mariluza Zucco Rizzon

Proposta de implantaçãode um curso preparatório para o ENEM a distância; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Formação Para Educação a Distânc) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Selma Maria Taufer

EAD - informação continuada, uma proposta de encontros para profissionais na educação infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Formação Para Educação a Distânc) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Maurício Perotto

Identificação do esforço interativo na aprendizagem em fóruns de discussão; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Formação Para Educação a Distânc) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Milena Schneid Eich

Proposta de Curso Básico em Português para Estrangeiros a Distância; 2006; 58 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Formação Para Educação a Distânc) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Sabrina Tomazelli Scariot

Análise do perfil dos alunos de pedagogia a distância ofertado pela UCS: expectativas, objetivos, índices de evasão, aspectos motivacionais relacionados às interfaces da EAD; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Formação Para Educação a Distânc) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Claudia Farina Orso

Histórias de leituras das acadêmicas em Pedagogia na modalidade a distância: implicação na formação de novos leitores; 2005; 68 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Formação Para Educação a Distânc) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Bruna Elisabete Faé Barp

Incentivo à leitura: o papel da literatura de massa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Simone Taffarel Ferreira

Revendo conceitos para mudar posturas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Gisele Lima

Reflexões sobreminha trajetória no curso de Pedagogia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Gislaine Herold

Um pouco da minha história de qualificação pessoal e profissional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Gorete Pistorello Ribeiro

memórias e experiências vivenciadas referentes ao Curso de Pedagogia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Inez Hencke

Em busca de novas possibilidades no Mundo da Pedagogia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Leticia Grundemann

Memórias: as lembranças, as mudanças e os sonhos durante a trajetória do Curso de Pedagogia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Lúcia de Oliveira

Minha trajetória acadêmica para Formação Pedagógica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

|Luciana Bernardo Miloleizaki

Memorial de minha formação acadêmica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Márcia Aurélia Fraga de Lima

Minha Vida Acadêmica: Ultrapassando os limites de estudante; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Márcia Prezzi dos Santos

Minhas vivências durante os estágios no Curso de Pedagogia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Maria Surli Isabel da Luz

memorial sonhos cotidianos, realidades possíveis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Marli Cumrlatto

Memorial de minha formação acadêmica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Margarete Teresinha Selestrim Angeli

Memorial de minha formação acadêmica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Melissa Pacheco Lopes

Memórias Acadêmicas Educacionais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Moniandra da Luz Hoff

Memorial a paixão de desvendar saberes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Neli Maria Vitancourt

Trajetória Acadêmica: Uma caminhada com muitos desafios; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Neusa Pulsz

Narrativas de Aprendizagem Acadêmica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Raquel Munaretti

Minha trajetória Profissional e Formação Pedagógica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Regina Beatris Kny Thiele

Resgate da minha trajetória no caminho pedagógico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Rosane Francisca Pereira

Memorial do Curso de Pedagogia: Trajetória e construção do conhecimento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Rasane Teresinha Martins Agrippa

Desconstruir Construindo: Um pressuposto de harmonia com a Pedagogia EAD; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Rosane Maria Menegaes Stacke

O grande desafio minhas vivências acadêmicas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Silvana Amaral David

Minha trajetória no mundo acadêmico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Taine Siota

Autobiografia da minha vida acadêmica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Viviane Eliza Cararo Catafesta

Reflexões sobre minha caminhada Universitária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Zeni Fátima Barcarioli dos Reis

Relexões da minha vida como acadêmica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Zoraide Fátima Rizzon Vanin

Ser Educador: Minha escolha; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Silvana Beatriz Liposki Sartori

Memorial Acadêmico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Noeli Dressel Branch

Desafio Acadêmico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Marina de Fátima Bresolim da Cunha

Memorial de Formação: Trajetória no Curso de Pedagogia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Adriana Dal Molin Galvani

Trabalho de Conclusão de Curso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Adriana Golin

Trabalho de Conclusão de Curso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Angela Brollo Zanotto

Trabalho de conclusão do curso de pedagogia - EAD/UCS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Angela Maria Fiametti Kloss

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Angela Maria Sartori Girelli

Minhas identidades, reflexões e transformações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Camila Marcon Zanotto

Trabalho de Conclusão de Curso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Cleci Cecilia Vanzetto

Minhas identidades, reflexões e transformações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Cleudenir Paim Araldi

Proposta de Construção de uma Narrativa Autobiográfica de Vida e Formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Cleusa Pauletti Susin

Trabalho de Conclusão de Curso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Dania Schiochet Lucena

Memorial de conclusão do curso de pedagogia EAD; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

DARCILA CAGNIN PANAZZOLO

Narrativa autobiográfica de vida e formação; Trabalho de conclusão do curso de pedagogia - EAD/UCS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Dolores Maria Dalla Zen Bocchese

Trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia - EAD; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Dolores Maria Marin Fiametti

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Geraldo Gevaldino Deboni

Minhas identidades, reflexões e transformações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Graciosa Barison Cardoso

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Ilva Favaretto Fantin

Sonhos realizados: aprendizagens adquiridas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Irací Martello

Narrativa autobiográfica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Itacir Pigozzo

Memorial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Ivens do Carmo Zililtto Bortolotto

Trabalho de conclusão de curso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Janete Fantin Nardello

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

JUDITE FORLIN FAVERO

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Luciane Luiza Maschio Panisson

A realização de um sonho: uma longa e difícil caminhada; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Luiz Colferai

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Mari Teresinha Ghinselli Vanin

Trabalho de conclusão de curso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Maria Claudete Vargas de Araujo

Memorial de formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Maria Juliana Zaccani Baggio

Memorial de Formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Marilene Rigon Parizotto

Proposta de Construção de uma Narrativa Autobiográfica de Vida e Formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Marilene Volpato Marin

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Marines Piazza Tondello

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Marines Volpato Vezzaro

Narrativa autobiográfica de vida e formação; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Neusa Teresinha Forlin Vizentin

Minha trajetória acadêmica; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Norci Bortolotto Scopel

Trabalho de conclusão de curso; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Rosilene Lorena Bunai

Minhas identidades, reflexões e transformações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Salete Piazza Rissardi

Memorial de Formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Soeli de Fátima Agostini Barp

A evolução na caminhada; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Suzana Isabel Nodari

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Valdemar Bortolotto

Memorial de minha trajetória; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Viviane Donde

Narrativa autobiográfica de vida e formação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Zite Forlin Tamagno

Minhas identidades, reflexões e transformações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Suzana Damiani;

Denize Mazzarollo Gaspar

Educar ou ensinar: conflito entre família, escola e sociedade que pode ganhar novos contornos se for trabalhado em círculos de construção de paz; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suzana Damiani;

Victória Antônia Tadiello Passarela

EDUCAR E ENSINAR: CONFLITO ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE QUE PODE GANHAR NOVOS CONTORNOS SE FOR TRABALHADO EM CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ?,; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suzana Damiani;

Sheila da Rocha

Estágio Docência na Disciplina Estudos Discursivos do Curso de Graduação em Letras; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suzana Damiani;

Odair José Silva dos Santos

Estágio Docência na Disciplina Estudos Discursivos do Curso de Graduação em Letras; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suzana Damiani;

Manuela Damiani Poletti

Estágio Docência na Disciplina Linguística Textual do Curso de Graduação em Letras; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suzana Damiani;

Produções bibliográficas

  • DAMIANI, Suzana . Diversidade Linguística e Patrimônio Imaterial do Brasil: Talian ? língua de imigração. Ideas , v. 3, p. 125-148, 2017.

  • DAMIANI, Suzana . WWW.ONDE ESTÁ A LITERATURA INFANTIL?.BR. Intersecções (Jundiaí) , v. 1, p. 265-279, 2016.

  • DAMIANI, Suzana ; HANSEL, C. M. (Org.) ; QUADROS, M. S. P. (Org.) . Justiça Restaurativa na prática: ações realizadas no município de Caxias do Sul. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2018. 139p .

  • DAMIANI, Suzana ; HANSEL, C. M. ; QUADROS, M. S. P. . Cultura de paz: processo em construção. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2017. 263p .

  • OLIVEIRA, M. M. D. (Org.) ; MENDES, M. (Org.) ; HANSEL, C. M. (Org.) ; DAMIANI, Suzana (Org.) . Cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2017. v. 1. 540p .

  • DAMIANI, Suzana . ?Aula escrita para a educação a distância: possível novo gênero textual. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas (NEA), 2016. 273p .

  • BATTISTI, Elisa ; TEDESCO, Eliana Gianni ; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli ; ZANOTTO, Normelio ; DAMIANI, Suzana ; FROSI, Vitalina Maria . Dicionário de Italianismos. 1. ed. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2006. v. 1. 277p .

  • DAMIANI, Suzana . Linguagens: formas e usos. 2º. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005. v. 2. 43p .

  • CASAROTTO, C. M. ; ROVEDA, F. ; DAMIANI, Suzana . 50 Anos da Câmara Municipal de Vereadores de Antônio Prado. 2ª. ed. Antônio Prado: , 2001. 98p .

  • CORNO, G. O. M. D. (Org.) ; PRESSANTO, I. M. P. (Org.) ; ZANOTTO, N. (Org.) ; TEDESCO, Eliana Gianni (Org.) ; ZINANI, C. J. A. (Org.) ; DAMIANI, Suzana (Org.) ; BATISTTI, E. (Org.) ; AZPIROZ, V. L. (Org.) . CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa. EDUCS: Caxias do Sul, 2001. v. 3.

  • CASAROTTO, C. M. ; ROVEDA, F. ; DAMIANI, Suzana . 50 anos - Câmara Municipal de Vereadores de Antônio Prado. Caxias do Sul: São Miguel, 1997. v. 1.

  • Damiani, Suzana ; STIMAMIGLIO, N. M. R. . Das teorias psicogenéticas às neurociências: a plasticidade cerebral e suas implicaçoes para os campos da psicopedagogia e da educaçao. In: Denise Costa Cerono; Monica Pagel Eidelwein. (Org.). Pesquisas práticas em psicopedagogia. 1ed.Porto Alegre: Cirkula, 2022, v. , p. 37-58.

  • Damiani, Suzana ; Hansel, Claudia Maria ; Passarela, Victória Antônia Tadiello ; Battisti, Gabriel Garcia . PLURALIDADE CULTURAL: CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR E O ESPAÇO PARA A CULTURA DE PAZ. In: Douglas Santos Mezacasa. (Org.). Pensamento Jurídico e Relações Sociais 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. , p. 71-82.

  • DAMIANI, Suzana . PLURALIDADE CULTURAL: A CULTURA DE PAZ E A TOLERÂNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. In: Paulo César Nodari; Luis Fernando Biasoli; Cleide Calgaro.. (Org.). Educação, meio ambiente e cultura de paz [recurso eletrônico]. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2019, v. , p. 125-130.

  • DAMIANI, Suzana . Fundamentos fonológicos para a alfabetização e a ortografização. In: Tania Maris de Azevedo. (Org.). Conhecimento,linguagem e educação: Homenagem à Professora Neires Maria Soldatelli Paviani. 1ed.Caxias do Sul: educs, 2019, v. 1, p. 153-163.

  • DAMIANI, Suzana . Responsabilidade Civil Ambiental da Administração Pública: a compreensão da população ante seus direitos. In: Marcia Andrea Bühring. (Org.). Responsabilidade civil ambiental. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2018, v. , p. 224-245.

  • DAMIANI, Suzana ; HANSEL, C. M. ; QUADROS, M. S. P. . Introdução. In: Suzana Damiani; Cláudia Maria Hansel; Maria Suelena Pereira de Quadros. (Org.). Justiça restaurativa na prática: ações realizadas no município de Caxias do Sul. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2018, v. , p. 13-18.

  • DAMIANI, Suzana ; MACHADO, G. A. ; HANSEL, C. M. . Justiça ambiental: a edificação dos centros urbanos e o acesso aos bens indispensáveis para a dignidade da vida em ambientes construídos. In: Marcia Maria Dosciatti de Oliveira; Michel Mendes; Claudia Maria Hansel; Suzana Damiani. (Org.). Justiça ambiental: a edificação dos centros urbanos e o acesso aos bens indispensáveis para a dignidade da vida em ambientes construídos. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2017, v. 1, p. 432-462.

  • DAMIANI, Suzana . Apresentação. In: Marcia Maria Dosciatti de Oliveira; Michel Mendes; Claudia Maria Hansel; Suzana Damiani. (Org.). Cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2017, v. 1, p. 13-19.

  • HANSEL, C. M. ; DAMIANI, Suzana . Programa Caxias da paz: parceria público-privada em ação. In: Suzana Damiani; Cláudia Maria Hansel; Maria Suelena Pereira de Quadros.. (Org.). Cultura de paz: processo em construção. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. , p. 136-154.

  • DAMIANI, Suzana ; HANSEL, C. M. . Introdução. Cultura de paz: processo em construção. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. , p. 17-20.

  • RUSCHEINSKY, A. ; HANSEL, C. M. ; MACHADO, G. A. ; DAMIANI, Suzana . Construção da reflexividade: proposta de sustentabilidade na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, como Polo Migratório dos Campos de Cima da Serra. In: Adir U. Rech; Luciana Scur; Maria Carolina Gullo. (Org.). Potencialidades nos Camposde Cima da Serra e Políticas Públicas.. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. , p. 61-95.

  • RUSCHEINSKY, A. ; HANSEL, C. M. ; DAMIANI, Suzana . Educação na e para a paz: processos e metodologia de aprendizagem na solução de conflitos. In: aulo César Nodari; Cleide Calgaro; Miguel Armando Garrido. (Org.). Ética, meio ambiente e direitos humanos [recurso eletrônico]: a cultura de paz e não violência. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. , p. 24-58.

  • NODARI, Paulo César ; DAMIANI, Suzana . Uniforme escolar: diversos significados até a chegada à sociedade de consumo. In: Paulo César Nodari. (Org.). Cultura de paz, direitos humanos e meio ambiente. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2015, v. , p. 08-369.

  • DAMIANI, Suzana . A produção discursiva nas interações em AVAs. In: Mára Lúcia Fernandes Carneiro; Luciana Boff Turchielo. (Org.). Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2013, v. 1, p. 108-117.

  • DAMIANI, Suzana ; PEROTTO, M. . Diálogos em fóruns de ambientes educativos. In: Eliana Maria do Sacramento Soares e Leandro Petarnella (orgs). (Org.). Cotidiano Escolar e Tecnologias: tendências e perspectivas. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2012, v. 1, p. 67-93.

  • DAMIANI, Suzana ; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli . Caracterização de "erros" de português em situações de uso oral e escrito da língua e reflexões linguístico-pedagógicas. In: Cecil J. A. Zinani. (Org.). Transformando o ensino de língua e literatura. 2ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2012, v. 1, p. 149-201.

  • Knapp, Cristina Loff ; Lazzaretti, Maurice Lidiane ; DAMIANI, Suzana . Vivências em estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no ensino fundamental: relato de experiência. In: Cecil J. A. Zinani. (Org.). Transformando o ensino de língua e literatura. 2ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2012, v. 1, p. 203-223.

  • DAMIANI, Suzana . O livro didático na escola. In: Neires M. S. Paviani; Niura M. Fontana; Tânia M. de Azevedo. (Org.). Gêneros de texto: subsídios para o ensino em diferentes disciplinas. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2012, v. 1, p. 45-52.

  • DAMIANI, Suzana . Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa. In: Prefeitura Municipal de Farroupilha. (Org.). Referencial Curricular de Ensino da Rede Municipal de Farroupilha. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2012, v. 1, p. 18-47.

  • DAMIANI, Suzana . A aula escrita para a educação a distância entendida como um gênero textual. In: Tânia Maris Azevedo; Neires Maria Soldatelli Paviani. (Org.). Universo acadêmico em gêneros discursivos. 1ªed.Caxias do Sul: EDUCS, 2010, v. 1, p. 173-200.

  • DAMIANI, Suzana . A Aprendizagem dos Estudos da EJA Mediada pelos Gêneros Textuais - Um caminho a ser trilhado( conforme as propostas curriculares - MEC). In: Marcos Antonio Rocha Baltar, Neires Maria Soldatelli Paviani, Niura Maria Fontana e Normélio Zanotto. (Org.). V SIGET( Simósio Internacional de Estudos de Gênero Textuais) O ensino em Foco - Caderno de Resumos. 1ªed.Caxias do Sul: Educs, 2009, v. 1º, p. 135-136.

  • DAMIANI, Suzana . Aula Escrita para Educação a Distância: Um possível novo Gênero Textual. In: Marcos Antonio Rocha Baltar, Neires Maria Soldatelli Paviani, Niura Maria Fontana e Normélio Zanotto. (Org.). V SIGET( Simósio Internacional de Estudos de Gênero Textuais) O ensino em Foco - Caderno de Resumos. 1ªed.Caxias do Sul: Educs, 2009, v. 1º, p. 215-216.

  • DAMIANI, Suzana ; MORÉ, Marisa Mathilde . Alfabetização e letramento. Linguagem: formas e usos. 2ªed.Caxias do Sul: EDUCS, 2007, v. 1, p. 263-342.

  • BUOGO, Ana Lúcia ; DAMIANI, Suzana . Linguagem e diferentes manifestações: integrando os estudos do módulo. Linguagem:formas e usos. 2ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2007, v. 1, p. 343-348.

  • DAMIANI, Suzana ; BUOGO, Ana Lúcia . Linguagem e diferentes manifestações. In: Cláudia Zamboni de Almeida; Ana Lúcia Buogo; Flávia Brochetto Ramos; Suzana Damiani. (Org.). Linguagem: formas e usos. 1ed.Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2006, v. 2, p. 235-238.

  • DAMIANI, Suzana ; BUOGO, Ana Lúcia . Linguagem e diferentes manifestações. In: Suzana Damiani; Ana Lúcia Buogo; Marisa Mathilde Moré; Jussara Marchioro Stumpf. (Org.). Linguagem: formas e usos. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2005, v. 1, p. 11-24.

  • DAMIANI, Suzana ; MORÉ, Marisa Mathilde . Alfabetização e letramento. In: Suzana Damiani, Ana L Buogo, Marisa M Moré, Jussa M. Stumpf. (Org.). Linguagem: formas e usos. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2005, v. 1, p. 25-115.

  • DAMIANI, Suzana . Caracterização de erros de português em situações de uso oral e escrito da língua e reflexões lingüístico-pedagógicas. In: Cecil Jeanine Albert Zinani; Isabel Maria Paese Pressanto; Marisa Mathilde Moré; Neires Maria Soldatelli Paviani; Salete Rosa Pezzi dos Santos; Suzana Damiani Roveda. (Org.). Transformando o ensino de língua e literatura: análise da realidade e propostas metodológicas. 1ed.Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2001, v. 1, p. 143-191.

  • DAMIANI, Suzana . A autonomia do estudante é fundamental. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 8 - 9, 30 out. 2017.

  • PAVIANI, Neires Maria Soldatelli ; DAMIANI, Suzana . Educação, linguagem e tecnologia: o professor de português e a leitura de gêneros discursivos na web. In: IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a educação básica. Caxias do Sul: UPPlay, 2012.

  • DAMIANI, Suzana . A aula escrita para a educação a distância entendida como um gênero textual. In: V Siget - Simpósio Internacional Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET, 2009.

  • DAMIANI, Suzana . A colônia agrícola de Antônio Prado também foi o "Bel Paese". In: I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, 2011, Caxias do Sul. I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2011.

  • DAMIANI, Suzana . Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade - lançamento e-book. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DAMIANI, Suzana . Língua e Identidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIANI, Suzana ; KLOSS, Caroline . www.onde está a literatura infantil?.br. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KLOSS, Caroline ; PAVIANI, N. ; DAMIANI, Suzana . Sites e leitura: recursos acessíveis num só click. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAVIANI, Neires Maria Soldatelli ; DAMIANI, Suzana . Educação, linguagem e tecnologia: o professor de português e a leitura de gêneros discursivos na web. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAVIANI, N. ; FONTANA, N. ; DAMIANI, Suzana . Panorama da educação: a didatização de textos para o ensino escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMIANI, Suzana . Psicogênese da Leitura e Escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMIANI, Suzana . Avaliação por pareceres na Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMIANI, Suzana . Psicogênese da Leitura e Escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMIANI, Suzana . Alfabetização e Letramento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMIANI, Suzana . A colônia agrícola de Antônio Prado também foi o "Bel Paese". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIANI, Suzana . Aula escrita para a educação a distância: um possível novo gênero textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMIANI, Suzana . Uma proposta de material didático para educação a distância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIANI, Suzana . Formação acadêmica: o diferencial para o fazer profissional do secretário executivo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMIANI, Suzana . Caracterização e alternativas lingüístico-pedagógicas de erros de português em situações de uso oral e escrito da língua. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana . Glossário de neologismos do português falado em Caxias do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana . Neologia por Empréstimo em Unidades Lexicais Simples. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIANI, Suzana . Unidades de Análise para Estudos da Neologia Lexical na Fala Bilingüe. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana . Neologismos por empréstimo e Léxico Regional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana ; LEMBI, C. ; BATTISTI, Elisa ; TEDESCO, E. ; PAVIANI, N. ; ZANOTTO, N. ; FROSI, V. . Neologismos por empréstimo e Léxico regional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana ; MARCARINI, C. T. ; BATTISTI, Elisa ; TEDESCO, E. ; PAVIANI, N. ; ZANOTTO, N. ; FROSI, V. . Unidades de análise para estudo da neologia lexical na fala bilingüe. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana ; ALBERTI, J. ; BATTISTI, Elisa ; TEDESCO, E. ; PAVIANI, N. ; ZANOTTO, N. ; FROSI, V. . Neologia por Empréstimo em Unidades Lexicais Simples. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana . Programa de Português para Estrangeiros. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana . Programa de Português para Estrangeiros. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIANI, Suzana . La Metodología de la Enseñanza de Portugués: Sugerencias de actividades. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMIANI, Suzana . A Produção Textual a partir de situações de enunciação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIANI, Suzana . Elevação da vogal média alta final em comunidades bilingües: português e italiano. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DAMIANI, Suzana . Língua Portuguesa Instrumental para fins ocupacionais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMIANI, Suzana . A aula escrita para educação a distância entendida como um gênero textual. Caxias do Sul: Educs, 2010 (Outras).

  • DAMIANI, Suzana . Educação e tecnologias de comunicação e informação - TICs. Caxias do Sul: Educs, 2010 (Outras).

  • DAMIANI, Suzana ; STUMPH, Jussara Maria Marchioro . Guia Didático do Seminário Temático do Módulo III do Curso de Licenciatura em Pedagogia: Docência para a Educação Básica, Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Educação a Distância. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2005 (Guia didático).

  • DAMIANI, Suzana . Antonio Prado: patrimônio histórico e artístico nacional. Antonio Prado: A & B Vídeo Produções, 1996 (Fita de vídeo: resgate histórico de Antonio Prado).

Outras produções

DAMIANI, Suzana . Referencial Curricular de Ensino da Rede Municipal de Farroupilha. 2011.

DAMIANI, Suzana . Assessoria Linguística e Revisão de Textos. 2001.

DAMIANI, Suzana . Revisão, Organização e Definição da Formatação das Provas em Linguagem Digital. 2001.

DAMIANI, Suzana . Assessoria Línguística e Revisão de Textos. 2000.

DAMIANI, Suzana . Elaboração do manual do CEDILLES - Certificados e Diplomas Internacionais de Línguas Latinas de Especialidade. 2000.

DAMIANI, Suzana . Regionalidade e Literatura na América Latina - Literatura na Região de Colonização Italiana do Nordeste do RS - Módulo III, subprojeto LITÁLIAS. 2002.

DAMIANI, Suzana . A epêntese vocálica no português de Caxias do Sul. 2002.

BATTISTI, Elisa ; DAMIANI, Suzana . X da Questão. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DAMIANI, Suzana . Redação Empresarial. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Redação Empresarial. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Redação Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Formação de Professores: Alfabetização e Leitura nos Anos Iniciais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Comunicação Escrita. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Comunicação Escrita. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo - Elaborador).

DAMIANI, Suzana . 3ª Edição Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Referencial Curricular de Língua Portuguesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Curso Avaliação na Educação Infantil: Construção de Relatórios Avaliativos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Psicogênese da Leitura e Escrita no curso ' Formação e Letramento'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Alfabetização e Letramento no curso ' Formação para Professores: alfabetização e letramento progressão continuada'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . XXVII Encontro Estadual das Comissões de Vestibular do Rio Grande do Sul e XVIII Encontro de Redação de Vestibular. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Leitura e Escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Concepções de Alfabetização e Letramento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Alfabetização e Letramento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Avaliação na Educação Infantil - Construção de Relatórios Avaliativos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo - Elaborador).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo - Elaborador).

DAMIANI, Suzana . Referencial curricular de ensino da rede municipal de Farroupilha - Língua Portuguesa. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Descritores).

DAMIANI, Suzana . Programa de progressão continuada na alfabetização e letramento do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo - Elaborador).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo - Elaborador).

DAMIANI, Suzana . Curso de Formação de Professores do EAD projeto IESD - UCS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Capacitação Oficina Produção Textual para EAD. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

POZENATO, M. H. M. ; DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo - Revisor).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo - Elaborador).

DAMIANI, Suzana . A atuação docente do professor de Lígua Portuguesa planejada a partir da leitura da realidade educacional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo).

DAMIANI, Suzana . Síntese Sobre a unidade Aquisição da Linguagem. 2009. (Vídeoaula de 55min).

DAMIANI, Suzana . Síntese sobre a unidade Aquisição da Linguagem. 2009. (Vìdeoaula 40min39s).

DAMIANI, Suzana . Novas Experiências de Leitura e Escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Avaliação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Línuga Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana ; ZANOTTO, Normelio . Oficinas interdisciplinares de leitura e produção de textos para professores da EJA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . 3° Programa de Capacitação em Educação a Distância. 2008. .

DAMIANI, Suzana . Oficina Pedagógica de Português: Leitura e Escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Oficina Pedagógicos de Português: Leituras e Escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Oficinas Interdisciplinar de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Lingua Portuguesa Empresarial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo - Elaborador).

DAMIANI, Suzana . Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processo Seletivo).

DAMIANI, Suzana . Português Instrumental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Português Instrumental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Aprendizagem baseada em problemas e leitura e produção de textos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Curso de Atualização para Professores: Análise e Produção do Texto Didático. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Estudo e Produção de Textos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Aquisição da Linguagem e Alfabetização: características e processos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Aquisição da Linguagem. 2006. (Vídeo).

DAMIANI, Suzana . Oficina de Estudo e Produção Textual no Ensino Fundamental. 2005. .

DAMIANI, Suzana . Português Instrumental. 2004. .

DAMIANI, Suzana . Interpretação e Ortografia. 2004. .

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Guia Didático Fundamentos da Praxis Pedagógicas - Volume 2. 2004. (Organização da produção e revisão).

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Aperfeiçoamento das Habilidades de Produção de Texto. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Curso Regular de Português para Estrangeiros. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil - Expressão e Linguagem. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Português para Estrangeiros. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Aprendizado e Prática de Secretário Executivo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Projeto Turístico Cultural Estudando Português -Modalidade I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil - Expressão e Linguagem. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil - Expressão e Linguagem. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Projeto Turístico-Cultural Estudando Português Modalidade I. 2000. .

DAMIANI, Suzana . Atualização para Professores de Português. 2000. .

DAMIANI, Suzana . Curso Regular de Português para Estrangeiros. 2000. .

DAMIANI, Suzana . Expressão e Linguagem. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana ; AZPIROZ, V. L. . CEDILLES - Certificados e Diplomas Internacionais de Línguas Latinas de Especialidades. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Descritores).

DAMIANI, Suzana . Exames de Proficiência em Português - Língua Estrangeira: CILP/UCS. 2000. (Palestra Proferida).

DAMIANI, Suzana . Projeto Turístico-Cultural Estudando Português. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Projeto Turístico-Cultural Estudando Português. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Atualização Pedagógica. 1999. .

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil - expressão e linguagem. 1999. .

DAMIANI, Suzana . Linguagem e Técnicas na Redação Empresarial. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAMIANI, Suzana . Ensino de língua Portuguesa para Estrangeiros na Universidade de Caxias do sul - Perspectivas e possibilidades. 1999. (Palestra Proferida).

DAMIANI, Suzana . Qualificação de Professores - Âmbito Regional. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Atualização de Professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Aperfeiçoamento em Redação de Documentos Oficiais. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Aperfeiçoamento em Redação de Documentos Oficiais. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Projeto de Assessoramento, Acompanhamento e Aperfeiçoamento da Implantação do Padrão Referencial de Currículo (PRC) no Ensino Fundamental. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil - Expressão e Linguagem. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Produção de Textos Científicos. 1997. .

DAMIANI, Suzana . Aperfeiçoamento das Habilidades da Secretária. 1997. .

DAMIANI, Suzana . Educação Infantil - Expressão e Linguagem. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Estratégias de Leitura I. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Revisão Gramatical e Redação Técnica. 1996. .

DAMIANI, Suzana . Alfabetização, Leitura e Produção de Textos nas Séries Iniciais. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMIANI, Suzana . Produção Textual. 1995. (Palestra Proferida).

DAMIANI, Suzana ; Damiani, Hermes . 1° Encontro das famílias dos fundadores da Madeireira Damiani. 2007 (Encontro de famílias).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Transposição didática de conceitos da teoria da enunciação linguística para a formação de mediadores de leitura no projeto PILAR (TELLPI), Descrição: O projeto de pesquisa articula a relevância do Programa PILAR, idealizado pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul,que pretende promover o desenvolvimento da linguagem por meio da promoção da leitura, ao interesse da administração municipal, por meio da Fundação de Assistência Social e das Secretarias Municipais da Cultura, da Educação e da Saúde,estabelecendo parcerias para a implementação do Programa Pilar, uma vez que se constitui em um programa institucional de ação socioeducativa, bem como a importância da inserção social do Programa Pilar no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado (PPGEDU), com a participação de professores de seu corpo docente permanente. A investigação busca respostas sobre como efetivar a transposição didática de conceitos da teoria da enunciação linguística para a formação de mediadores de leitura no projeto PILAR; tem por objetivo geral investigar o processo da leitura (compreensão e interpretação), com base na teoria da enunciação linguística de Émile Benveniste, a fim de propor o "aparelho formal da enunciação" como potencializador do desenvolvimento das habilidades implicadas no ato de ler, buscando, de um lado, formar mediadores de leitura no Programa PILAR e, por decorrência, promover o desenvolvimento da oralidade, da comunicação e do interesse das crianças pela leitura e, de outro lado, cumprir a missão da Universidade de Caxias do Sul de produzir conhecimento, torná-lo acessível à sociedade e contribuir para o desenvolvimento integrado da região. Os referenciais teóricos de pesquisa apóiam-se principalmente em Émile Benveniste, como referencial de base para o desenvolvimento das habilidades de leitura e sobre transposição didática, como a contribuição de Yves Chevallard. Os procedimentos metodológicos caracterizam-se pela pesquisa teórica, utilizando o método analítico-dialético. Os resultados esperados são contribuir cientificamente com referenciais de base para o desenvolvimento das habilidades de leitura e para a transposição didática, na formação mediadores de leitura. Palavras chave: leitura; teoria da enunciação; transposição didática; formação de mediadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Damiani - Integrante / Caroline Kloss - Integrante / Neiva Senaide Petry Panozzo - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Observatório de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, Descrição: O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa é resultado de uma parceria entre o Município de Caxias do Sul, o Poder Judiciário (através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC da Comarca), Universidade de Caxias do Sul ? UCS e Fundação Caxias. Este programa é uma política pública de pacificação e resolução de conflitos a partir da cultura de paz e sediada na UCS, desde 05 de junho de 2013 e, em 30 de abril de 2014, foi sancionada a Lei Municipal nº. 7.754/2014 que instituiu o ?Programa Municipal de Pacificação Restaurativa em Caxias do Sul? (http://www.caxias.rs.gov.br/comunicacao, 2014, sp). Caxias do Sul é o primeiro município brasileiro a ter a Justiça Restaurativa como um programa municipal, através da aprovação dessa Lei. Nesse sentido, representa assim uma experiência de testagem e validação dos fundamentos teóricos e das práticas de Justiça Restaurativa adotadas como política pública de pacificação social, numa abordagem interinstitucional, intersetorial e interdisciplinar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Damiani - Integrante / Claudia Maria Hansel - Coordenador / Cristiane Koch - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade de Caxias do Sul - Outra.

  • 2011 - 2014

    Educação, linguagem e tecnologia: o professor de Português e a leitura de gêneros discursivos escritos como pressuposto fundamental ao acesso e uso de ambientes virtuais disponíveis pelo Programa Um Computador por Aluno GENERA IV UCA, Descrição: O estudo das habilidades a serem desenvolvidas pelos professores para a leitura proficiente de distintos gêneros discursivos, textuais, hipertextuais e/ou hipermidiáticos, presentes nos ambientes virtuais acessíveis pelos laptops disponibilizados pelo Programa UCA constitui o objeto central dessa pesquisa. Com base no aporte de teorias enunciativas sobre gêneros discursivos e sobre o uso de TICs nos processos de ensino-aprendizagem, esta investigação tem como proposta final a produção de subsídios teórico-metodológicos destinados ao aprimoramento das habilidades de leitura dos referidos professores em para tanto, terá como corpus de análise os softwares disponíveis nos equipamentos distribuídos às escolas pelo PROUCA e, homepages de sites que ofereçam dispositivos de busca, e-mail e bate papo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Suzana Damiani - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Caroline Kloss - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 26

  • 2010 - 2011

    Toponímia - Os nomes da cidade de Caxias do Sul: vias, bairros, praças, monumentos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Damiani - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    GENERA III - LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: SUBSÍDIOS AO PROFESSOR, Descrição: O projeto visa a elaboração de subsídios teórico-metodológicos dirigidos a professores que atuam nos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental em todos os componentes curriculares para o ensino da leitura e da produção escrita de diferentes gêneros discursivos. A pesquisa filia-se à perspectiva sócio-interacionista da linguagem, mais especificamente aos pressupostos bakhtinianos e àqueles deles decorrentes, aos fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, principalmente aos ligados diretamente à leitura e à produção de gêneros discursivos escritos, e parte do princípio de que o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção, por parte dos alunos, pressupõe ações interdisciplinares, ou seja, é tarefa de todas as áreas do conhecimento que compõem o currículo desse nível de ensino. O objeto de estudo delineia-se, então, como a elaboração de subsídios teórico-metodológicos para o ensino dos gêneros discursivos escritos predominantes nos manuais didáticos das disciplinas curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Suzana Damiani - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Coordenador / Normelio Zanotto - Integrante / tania maris de azevedo - Integrante.

Prêmios

2018

Professora Homenageada Formandos Licenciatura Letras-Inglês, Universidade de Caxias do Sul - UCS.

2014

Profissional de Sucesso, Lester Comunicação.

2014

Troféu Anita Garibaldi, Instituto Giuseppe e Anita Garibaldi.

2012

Paraninfa do Curso de Letras Português, Universidade de Caxias do Sul - UCS.

2011

Professora homenageada - Formandos do Curso de Letras, Universidade de Caxias do Sul - UCS.

2009

Professora Homenageada, Formandos Curso Licenciatura Plena em Letras.

2005

Medalha do Mérito Universitário, Universidade de Caxias do Sul.

2002

Paraninfa do Curso de Secretário Executivo, Universidade de Caxias do Sul - UCS.

2000

Paraninfa Formandos do Curso de Letras, Universidade de Caxias do Sul - Núcleo Universitário da Região das Hortênsias.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras. , Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Petrópolis, 95070560 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 2182171, Ramal: 2171, URL da Homepage:

Experiência profissional

1990 - 2019

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2015

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Discursivos

  • 03/2015

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2015

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2015

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2015

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Estruturante do Curso de Letras - Português.,Cargo ou função, Representante da Área de Linguística.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística II

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fonética e Fonologia

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Discursivos

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio I em Língua e Literatura de Língua Portuguesa, Estudo Discursivos, Linguística I, Linguística III

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 10/2013 - 12/2013

    Ensino, Especialização Em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Leitura e Escrita: avaliação e intervenção psicopedagógica

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística Textual

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa para Licenciaturas

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Discursivos

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio I em Língua e Literatura de Língua Portuguesa

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística II

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fonética e Fonologia

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio I em Língua e Literatura de Língua Portuguesa

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Discursivos

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio III em Língua Portuguesa

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Especialização Em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de leitura e escrita: avaliação e intervenção psicopedagógica

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e escrita na formação universitária

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística II, Linguística textual, Fonética e fonologia, Estágio II em Língua Portuguesa

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística I, Estágio II em Língua Portuguesa, Estudos Discursivos, Estágio III em Língua Portuguesa

  • 08/2008 - 07/2011

    Direção e administração, Pró reitoria Acadêmica, Núcleo de Educação a Distância.,Cargo ou função, Núcleo de Educação a Distância: apoio à produção de material didáticoo.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oralidade e Letramento

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística textual, Fonética e Fonologia, Estágio II em Língua Portuguesa, Estudos Discursivos

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Especialização em Educação -Ênfase: Alfabetização, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Alfabetização e ortografização

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Curso de Especialização em Psicopedagogia - EAD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Leitura e Escrita: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Discursivos, PEES II em Língua Portuguesa no ensino fundamental - turma B, PEES II em Língua Portuguesa no ensino fundamental - turma BA

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação, divulgação do texto técnico-científico - Turma DA, Redação e divulgação do texto técnico-científico - turma D

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e escrita na formação universitária

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Curso Superior de Formação em Gestão Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/2010 - 02/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio II em Língua Portuguesa

  • 08/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Pró reitoria Acadêmica, Núcleo de Educação a Distância.,Cargo ou função, Núcleo de Educação a Distância Apoio a Produção de Material Didático.

  • 08/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação.,Cargo ou função, Assessoria à Direção.

  • 08/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação.,Cargo ou função, Projeto Ligado a Pesquisa do Curso.

  • 08/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação.,Cargo ou função, Assessoria e Direção.

  • 08/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação.,Cargo ou função, Atividades Temporárias.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio II em Língua Portuguesa, Instrumentalização para Produção de Texto Oficial, PEES I Líng. Literat. de Líng. Port. no Ens. Fund. e, Redação Divulgação do Téc - Científico, Redação Divulgação do Téc- Científico

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita na Formação Universitária, Aquisição da Linguagem

  • 03/2009 - 07/2009

    Direção e administração, Pró reitoria Acadêmica.,Cargo ou função, Núcleo de Educação a Distância Apoio a Produção de Material Didático.

  • 03/2009 - 07/2009

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação.,Cargo ou função, Atividades Administrativas.

  • 03/2009 - 07/2009

    Direção e administração, Pró Reitoria de Extensão.,Cargo ou função, Atividades de Extensão.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES I Ling. Literat.de Ling. Port. no Ens.Fund.e, PEES II em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, Redação Divugação de Téc - Científico, Redação Divulgação de Téc -Científico, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio I em Língua e Literatura da Língua, Leitura e Escrita na Formação Universitária

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização e Ortografização, Processos de Leitura e Escrita: Avaliação e Intervenção Psic

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Letras e Cultura Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentalização para Produção de Texto Oficial, Processo de Leitura e Escrita: Avaliação

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização e Ortografização

  • 03/2009 - 07/2009

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, V Simpósio Internacional de Gêneros textuais / Discursivos Apoio a Coordenação do Evento.

  • 08/2008 - 12/2008

    Direção e administração, Pró reitoria Acadêmica, Núcleo de Educação a Distância.,Cargo ou função, Núcleo de Educação a Distância Apoio a Produção de Material Didático.

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização e Letramento, Redação Divulgada de Texto Téc - Científico, Trabalho de Conclusão de Curso, Seminário de Integração Temático - Metodológico VI, Seminário de Integração Temático - Metodológico V, PPES I Ling. Literat.de Ling.Port. no Ens. Fund.e, Atividades Administrativas, Atividades de Graduação

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aquisção da Linguagem, Estágio II em Língua Portuguesa, Linguistica Textual, Língua Portuguesa - CS I, Língua Portuguesa Instrumental - CCSA

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Pedagogia - DEB-MSIEF-EAD - Licenciatura Apoio a Avaliação

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização e Letramento

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização e Letramento, Estágio em Educação Infantil I, Seminário de Integração Temático-Metodológico VIII, Seminário de Integração Temático-Metodológico VII, Seminário de Integração Temático-Metodológico VI

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação Divulgação de Texto Técnico-Científico (turma 2), Redação Divulgação de Texto Técnico-Científico (turma 1)

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental - CCSA

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Artes Visuais - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa para Licenciaturas

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - CS II

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Pedagogia - DEB - MSIEF - EAD - Licenciatura Apoio Linguistico

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Seminário de Capacitação Pedagógica junto ao NPU, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Seminário de Capacitação Pedagógica

  • 03/2004 - 07/2008

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Monografia

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I Língua e Literatura de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I Língua e Literatura de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aquisição da Linguagem, Estágio em Séries Iniciais I, Seminário de Integração Temático-Metodológico VI, Seminário de Integração Temático-Metodológico V

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Curso Superior de Formação Específica em Gestão Pú, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentalização para Produção de Texto Oficial

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Especialização Em Formação Para Educação a Distânc, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A comunicação e o material em EAD

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Línuga Portuguesa Instrumental

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Línuga Portuguesa Instrumental

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua e Literaturas de Línuga Poruguesa no Ensino Fundamental e Médio, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização e Letramento

  • 09/2006 - 12/2006

    Ensino, Criatividade Em Produtos e Negócios de Moda, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Leitura e produção de texto acadêmico

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística II, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I língua e literatura de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aquisição da linguagem

  • 07/2005 - 12/2006

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES III em Língua Portuguesa no Ensino Médio, PEES I Língua e Literatura de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado III em Língua Portuguesa no Ensino Médio

  • 07/2005 - 04/2006

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização e letramento

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 09/2005 - 11/2005

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora na Oficina Dissertação sem Segrados.

  • 06/2005 - 07/2005

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Personalizado de Português para Estrangeiros.

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficinas de leitura e de produção de textos

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficinas de leitura e produção de textos

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa para Licenciaturas

  • 08/2002 - 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Linhas de pesquisa

  • 08/1999 - 07/2005

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Português para Estrangeiros.

  • 08/1999 - 07/2005

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Coordenadora do Projeto CILP.

  • 05/2005 - 05/2005

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros.

  • 04/2005 - 05/2005

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros.

  • 04/2005 - 04/2005

    Ensino, Criatividade Em Produtos e Negócios de Moda, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texto Acadêmico - 30h/a

  • 03/2001 - 03/2005

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Coordenadora do Colegiado do Curso de Secretário Executivo.

  • 01/2005 - 01/2005

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Instensivo de Português para Estrangeiros.

  • 01/2005 - 01/2005

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros - 2 semanas.

  • 12/2004 - 01/2005

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros - 2 semanas.

  • 12/2004 - 01/2005

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros - 2 semanas.

  • 12/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros - 2 semanas.

  • 11/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Estudando Português - Projeto Turístico-Cultural.

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficinas de leitura e produção de textos

  • 10/2004 - 10/2004

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros - 2 semanas.

  • 08/2004 - 10/2004

    Ensino, Especialização Em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Leitura e Escrita: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica - 45h/a

  • 07/2004 - 08/2004

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros.

  • 07/2004 - 08/2004

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros - 2 semanas.

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficinas de leitura e de produção de textos

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 03/1990 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Integrante da equipe de correção de redações dos vestibulares da Universidade de Caxias do Sul.

  • 01/2004 - 02/2004

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros.

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficinas de leitura e de produção de textos

  • 08/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros.

  • 08/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Regular de Português para Estrangeiros.

  • 08/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Regular "Português para Estrangeiros".

  • 03/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Centro de Ciências Humanas e da Educação.,Atividade de extensão realizada, Expressão e Linguagem no Curso Educação Infantil (Ministrante).

  • 03/2003 - 07/2003

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Regular "Português para Estrangeiros".

  • 03/2003 - 07/2003

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Regular de Português para Estrangeiros.

  • 03/2003 - 07/2003

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Regular de Português para Estrangeiros.

  • 03/1999 - 03/2003

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Caxias do Sul.

  • 10/2002 - 12/2002

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Núcleo de Pesquisa e Pedagogia Universitária.,Atividade de extensão realizada, Ministrou a Oficina Pedagógica "Leitura Orientada: Uma Estratégia para Ensinar e Aprender" Ações do Programa de Qualificação Pedagógica dos Docentes da UCS.

  • 09/2002 - 12/2002

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Português para Estrangeiros.

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES I em Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bilingüismo e Aquisição de Língua Materna

  • 03/2002 - 12/2002

    Extensão universitária , Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Centro de Ciências Humanas e da Educação.,Atividade de extensão realizada, Ministrante do curso: "Educação Infantil".

  • 03/2002 - 12/2002

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Expressão e Linguagem no Curso Educação Infantil (Ministrante).

  • 08/2002 - 09/2002

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Relações Universitárias, Departamento de Ciências da Educação Campus Universitário de Vacaria.,Atividade de extensão realizada, 3° Seminário Nacional de Educação: Refletindo as Práticas pedagógicas para este milênio - Oficina 18: A criança escreve como fala e, às vezes, troca letras, por quê? Como trabalhar a escrita ortográfica.

  • 08/2002 - 09/2002

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Relações Universitárias, Departamento de Ciências da Educação Campus Universitário de Vacaria.,Atividade de extensão realizada, 3° Seminário Nacional de Educação: Refletindo as Práticas Pedagógicas para este Milênio - Oficina 28: A produção de textos nas séries iniciais: do desejo à produção.

  • 07/2002 - 08/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros.

  • 06/2002 - 07/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coodenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros.

  • 03/2002 - 07/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Regular de Português para Estrangeiros.

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES II em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

  • 03/2002 - 04/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Intensivo de Português para Estrangeiros.

  • 01/2002 - 01/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Expolíngua Paris -Paris/França - representante da Universidade de Caxias do Sul na reunião com represntante das Universidades envolvidas no Porjeto CEDILLES - Certificados e Diplomas Internacionais de Línguas de Especialidade.

  • 12/2001 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Correção das Provas de Redação do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 12/2001 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Aplicação das Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa - Buenos Aires/Argentina.

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES em Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental

  • 03/2000 - 12/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa de Português para Estrangeiros e responsável pela organização dos CD'S (níveis básico, médio e superior), contendo os modelos de provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 07/2001 - 07/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Elaboração de Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 07/2001 - 07/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Correção das Provas de Redação do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 07/2001 - 07/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Seminário Permanente para Professores de Português L2LE.

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

  • 08/1999 - 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Linhas de pesquisa

  • 03/1999 - 03/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Secretário Executivo Bilíngüe.

  • 12/2000 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Elaboração de Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 12/2000 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Correção das Provas de Redação do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 12/2000 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Aplicação das Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa - Posadas/Argentina.

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 10/2000 - 10/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Expolíngua Portugal - Lisboa/Portugal - representante da Universidade na estande de divulgação institucional e das ações do PPE - Programa de Português para Estrangeiros.

  • 08/2000 - 08/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, ExpoUniversidad - Buenos Aires/Argentina representante da Universidade de Caxias do Sul no Estande para divulgação Institucional e das Ações do PPE - Programa de Português para Estrangeiros.

  • 07/2000 - 07/2000

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Elaboração de Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 07/2000 - 07/2000

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Correção das Provas de Redação do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 04/2000 - 06/2000

    Ensino, Leitura e Produção Textual, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Macrolingüística

  • 03/2000 - 03/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Salão do Estudante - São Paulo/SP - representante da Universidade de Caxias do Sul.

  • 02/2000 - 02/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Expolíngua Paris - Paris/França - representante da Universidade de Caxias do Sul na reunião com represntantes das Univerisdades envolvidas no Porjeto CEDILLES - Certificados e Diplomas Internacionais de Línguas de Especialidade e na Feira com Estande.

  • 01/2000 - 01/2000

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 12/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Elaboração de Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa.

  • 12/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Aplicação das Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa - Rosario e Medoza/Argentina.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Secretário Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa V

  • 09/1998 - 12/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Orientadora do Curso de Letras no Núcleo Universitário de Canela.

  • 10/1999 - 11/1999

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso Regular de Português para Estrangeiros.

  • 10/1999 - 10/1999

    Ensino, Moda Teoria e Prática Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Elaboração do texto monográfico: subsídios lingüísticos

  • 10/1999 - 10/1999

    Extensão universitária , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Expolíngua Portugal - Lisboa/Portugal - representante da Universidade de Caxias do Sul na reunião com representantes das Universidades envolvidas no Porjeto CEDILLES - Certificados e Diplomas Internacionais de Línguas de Especialidade e Feira com Estande.

  • 07/1999 - 07/1999

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Aplicação das Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa - Olivos/Argentina.

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa III

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Secretário Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental IV

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Automatização Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 08/1998 - 07/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.,Cargo ou função, Assessoria de Língua Portuguesa Instrumental nos Campi e Núcleos da Universidade de Caxias do Sul.

  • 12/1998 - 12/1998

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Aplicação das Provas do CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa - Montevidéu/Uruguai e Buenos Aires/Argentina.

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VI

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental - 1ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 2ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 3ª Turma

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Secretário Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 03/1997 - 12/1998

    Direção e administração, Centro de Ciênicas Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Pesquisa do Departamento de Letras.

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VII

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação e Divulgação Texto Técnico Científico

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental - 1ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 2ª Turma

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Automatização Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 09/1997 - 12/1997

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento em Produção de Textos Científicos.

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VI

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Secretário Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental - 1ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 2ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 3ª Turma

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística Textual

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VI

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental - 1ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 2ª Turma

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Secretário Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa SE VI

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Automatização Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VII

  • 02/1996 - 03/1996

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Elaboração de Textos Científicos

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa III

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Automatização Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental - 1ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 2ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 3ª Turma

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias de Leitura

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental - 1ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 2ª Turma, Língua Portuguesa Instrumental - 3ª Turma

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VII, PEES I - Português e Literatura da Língua Portuguesa 1° e 2° Grau

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Secretário Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa SE V

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Automatização Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Secretário Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa IV

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, Automatização Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VII

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 03/1994 - 07/1994

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização.

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo e Produção de Texto

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 1ª Turma, Língua Portuguesa - 2ª Turma

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, Secretário Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa IV

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, Automatização Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 1ª Turma, Língua Portuguesa - 2ªTurma

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEES I Português e Literatura de Língua Portuguesa 1º e 2º Graus

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa VII

  • 08/1992 - 12/1992

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 1ª Turma, Língua Portuguesa - 2ª Turma

  • 08/1992 - 12/1992

    Ensino, Letras Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa IV

  • 03/1992 - 07/1992

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 08/1991 - 12/1991

    Ensino, Licenciatura Plena Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo e Produção de Texto

  • 03/1991 - 07/1991

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 1ª Turma, Língua Portuguesa - 2ª Turma, Língua Portuguesa - 3ª Turma

  • 08/1990 - 12/1990

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Introdução à Universidade

  • 03/1990 - 07/1990

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 03/1990 - 07/1990

    Ensino, I Ciclo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 1ª Turma, Língua Portuguesa - 2ª Turma, Língua Portuguesa - 3ª Turma

1992 - 1992

Fundação Educacional da Região dos Vinhedos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Regente de Classe, Carga horária: 20

1994 - 1997

Centro Tecnológico de Mecatrônica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1994 - 07/1997

    Ensino, Habilitação Em Tecnólogo Em Automação Industrial, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Redação Empresarial

1994 - 1997

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora - I 04, Carga horária: 20

2008 - 2008

UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO VAREJO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Docente, Carga horária: 4

2002 - 2002

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

Atividades

  • 02/2002 - 02/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa V

1990 - 1991

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Escola Cenecista de Segundo Grau

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Regente de Classe, Carga horária: 20

1992 - 1993

Colégio Estadual Professor Ulisses Cabral

Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Professor Regente de Classe, Carga horária: 20

1990 - 1991

Escola Cenecista de 2º Grau Conselheiro Antonio Prado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1990 - 06/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação, Língua Portuguesa, Literatura

1985 - 1987

Escola de Idiomas Caxias Ltda.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Regente de Classe, Carga horária: 20

1990 - 1990

ESCOLA DE PRIMEIRO GRAU SÃO JOSÉ

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Regente de Classe, Carga horária: 20

1988 - 1989

Escola Estadual de 1º e 2º Graus Professor Ulisses Cabral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1988 - 12/1989

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira

1989 - 1989

Escola Madre Imilda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1988 - 12/1989

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1988 - 1990

Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1988 - 03/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Séries Iniciais