Gabriel de Vico

Sou Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos (2024). Possuo MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2015) e MBA em Gestão de Pessoas pela Faene (2020). Sou graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2013)Atualmente sou Especialista de Operações de Rebocadores na Wilson Sons. Tenho experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Logística Portuária de Rebocadores desde 2009. Sou também Professor Universitário e de Pós Graduação desde fevereiro de 2019, ministrando disciplinas como 'Administração, Planejamento e Controle da Produção' e 'Processos Organizacionais' para as turmas de Administração e Logística na Faene (MA). Desde Junho de 2019 sou também professor da Faculdade Maurício de Nassau (MA), ministrando disciplinas 'Meio Ambiente e Segurança no Trabalho' e 'Gestão de Projetos' para as turmas de Administração e Tecnólogo em Gestão Portuária.Já atuei em áreas comerciais, de operações, planejamento e resultados. Foco em análise de resultados, orçamento, melhorias e melhores práticas para incremento de resultando (Receitas x Custos e Despesas). Possuo certificação em Inglês (Michigan English Test) e na Metodologia Seis Sigma, sendo Green Belt (Escola EDTI). Possuo também curso de extensão em Docência no Ensino Superior, com ênfase em Metodologias Ativas e Sala de Aula Invertida.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

2022 - 2024

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO EM INDICADORES DE DESEMPENHO OPERACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE REBOCADORES PORTUÁRIOS, Ano de Obtenção: 2024
Debora Oliveira da Silva.Coorientador: Josiane Brietzke Porto.

Especialização em Gestão de Pessoas

2017 - 2020

Faculdade Escola de Negócios Excellence
Título: Gestão por Competências - Estudo de Caso para o Mercado de Rebocadores Portuários
Orientador: Waleska Trinta

Especialização em Gestão Empresarial

2013 - 2015

Fundação Getúlio Vargas
Título: Plano de Negócios - FGGRV Serviços Marítimos (Rebocadores)
Orientador: Maria Torres Candido

Aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior - Metodologias Ativas e Sala de Aula Invertida

2019 - 2019

Faculdade Escola de Negócios Excellence
Título: Micro Aula - Rebocadores Portuários. Ano de finalização: 2019
Orientador: Elaine Souza

Graduação em Engenharia de Produção

2004 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Título: RUPTURA DE ESTOQUE - CASO COCA-COLA
Orientador: LINO FARIAS

Formação complementar

2023 - 2023

Machine Learning. (Carga horária: 72h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.

2023 - 2023

Big Data Real Time com Phyton e Spark. (Carga horária: 72h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.

2023 - 2023

Power BI. (Carga horária: 64h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.

2023 - 2023

Business Analytics. (Carga horária: 64h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.

2023 - 2023

Ensino Digital. (Carga horária: 40h). , Go Kursos, GOKURSOS, Brasil.

2021 - 2021

Gestão por Competências. (Carga horária: 10h). , Fundação de Estudos do Mar, FEMAR, Brasil.

2018 - 2018

Vistorias de Classe e Estatutárias. (Carga horária: 16h). , Lloyds Register, LR, Brasil.

2017 - 2017

Alta Concordância. (Carga horária: 8h). , Vale, VALE, Brasil.

2017 - 2017

Inglês Marítimo e Comercial. (Carga horária: 8h). , Navigare, NAVIGARE, Brasil.

2016 - 2016

Formação em Green Belt - Seis Sigma. (Carga horária: 40h). , EDTI, EDTI, Brasil.

2016 - 2016

Cabos e Estruturas Tenses. (Carga horária: 8h). , CORDOARIA SÃO LEOPOLDO S.A, CSL, Brasil.

2014 - 2014

VBA para Excel. (Carga horária: 24h). , Velocap, VELOCAP, Brasil.

2009 - 2009

Elaboração de Cenários Tecnológicos. (Carga horária: 40h). , Macroplan, MACROPLAN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logístíca Portuária de Rebocadores.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Participação em eventos

Conferência Sobre Desenvolvimento Portuário do Maranhão. 2018. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Gilney Neves

VICO, G.. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da Uninassau. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Cesar Augusto

VICO, G.. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE ? FAENE. 2020 - Faculdade Escola de Negócios Excellence.

Produções bibliográficas

  • VICO, G. . BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO PARA UM MAIOR ENGAJAMENTO EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. In: Fabio Arruda. (Org.). Compêndio de lições aprendidas em saúde segurança do trabalho. 1ed.: Nelpa, 2022, v. 1, p. 1-1626.

  • VICO, GABRIEL DE ; ANJOS, FERNANDO ELEMAR VICENTE DOS ; MONTEIRO, GABRIELA DE ANDRADE ; DOUGLAS, RODRIGO JONKO . Ordenação de indicadores operacionais para tomada de decisão em projeto: um estudo de caso em empresa de rebocadores portuários utilizando o método SAPEVO-M. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • SANTOS, RODINALDO FERREIRA DOS ; DOUGLAS, RODRIGO JONKO ; VICO, GABRIEL DE ; ANJOS, FERNANDO ELEMAR VICENTE DOS . Utilização do CEP para controle de sujeira em ambientes de pintura de peças em uma indústria metalúrgica. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • GATRINGER, MURILO MARTINS ; VICO, GABRIEL DE ; BORBA, LUANA DE MENESES . Avaliação sobre o alinhamento da estratégia corporativa e estratégia de operações: estudo de caso em uma empresa de fertilizantes. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • MARTINS, ADRIANO DE OLIVEIRA ; KRINDGES, AMANDA MELO ; STEFANO, LETÍCIA DA SILVA ; VICO, GABRIEL DE . Auxílio à tomada de decisão na gestão de projetos com análise multicritério: promethee-sapevo-m1. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • MARTINS, ADRIANO DE OLIVEIRA ; SCHNEIDER, ANGELO ; KRINDGES, AMANDA MELO ; VICO, GABRIEL DE ; KUNZ, ILDO JOSE . Análise da aplicação da Teoria das Restrições na Gestão de Estoque de Produtos Químicos: estudo de caso em uma indústria metalúrgica. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • VICO, G. . GAMIFICAÇÃO PARA UM MAIOR ENGAJAMENTO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. In: Simpósio de Gestão Portuária, 2023, São Luís. Anais IV Simpósio de Gestão Portuária, 2023.

  • VICO, G. . USO DE GAMIFICAÇÃO PARA MELHORIA DE DESEMPENHO NOS INDICADORES OPERACIONAIS EM EMPRESAS BRASILEIRAS DE NAVEGAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2023, Bauru. Anais XXX (2023), 2023.

  • ALVES, CHARLES JEFFERSON RODRIGUES ; VICO, GABRIEL DE ; GATRINGER, MURILO MARTINS ; PORTO, JOSIANE BRIETZKE . ACEITAÇÃO DO BLOCKCHAIN NA ÁREA DA SAÚDE : UM MODELO PROPOSTO. In: ENEGEP 2023 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023, FORTALEZA/CE - BRASIL, 2023.

  • REIS, LEANDRO TEÓFILO PINTO DOS ; ALVES, CHARLES JEFFERSON RODRIGUES ; PORTO, JOSIANE BRIETZKE ; GATRINGER, MURILO MARTINS ; VICO, GABRIEL DE . BLOCKCHAIN COMO PROCESSO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. In: ENEGEP 2023 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023, FORTALEZA/CE - BRASIL, 2023.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Wilson Sons

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Rebocadores, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise e apresentação de resultados (real x orçado ? EBITDA); envio e análise de informações gerenciais para as Consorciadas; elaboração e controle do orçamento para a área de operações e apoio para as demais áreas; gestão operacional dos tripulantes a bordo dos rebocadores; controle requisições e materiais de operação no sistema (SAP); gestão comercial: identificação de potenciais clientes/fidelização da carteira, monitoramento das manobras, market share e movimento do complexo portuário de São Luís (MA); gestão da frota sob responsabilidade: condições técnicas, operacionais e documentais para garantir a disponibilidade das embarcações; professor/instrutor de Microsoft Excel para os colaboradores da empresa.

2013 - 2016

Wilson Sons

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo Financeiro SR, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise de resultados mensais do segmento Rebocadores (real x orçado ? EBITDA); auxílio e controle no processo de orçamento dos segmentos Rebocadores e Agenciamento; apresentações de resultados para presidência e conselho; elaboração de relatórios de informações gerenciais; apuração e elaboração de metas gerenciais; suporte na análise de resultados e desvios nas filiais que operam com Rebocadores; preparação de materiais para reuniões de diretoria e Board Meeting.

2009 - 2013

Sulnorte Serviços Marítimos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Comercial, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão das áreas de Planejamento e Administrativo da matriz; líder de projeto nos programas de redução de despesas e informações gerenciais; elaboração e controle de relatórios gerenciais; análises de mercado e concorrência; elaboração e controle de orçamento da matriz e controle de orçamento das filiais; controle e aprovação de contratos firmados; inserções publicitárias e brindes para clientes; elaboração de apresentações de resultados; controle de indicadores de desempenhos; suporte comercial e operacional para todas as filiais da empresa

2009 - 2009

Lojas Americanas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário - Comercial, Carga horária: 30

Outras informações:
Conhecimento de todo o fluxo de processo do varejo; rotinas e normas operacionais; estudo da concorrência; análise de preço dos principais produtos; treinamento em sistemas SAP, BI/EIS e FLASH; entendimento do sistema de abastecimento e compra de mercadorias; treinamentos e visitas a lojas; suporte a toda rede de lojas físicas do país.

2008 - 2009

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades relacionadas à gerência de Estratégia Tecnológica, existente dentro do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), na Ilha do Governador: apoio à elaboração do Planejamento Estratégico, construção de cenários focais, identificação de oportunidades e ameaças de negócios, metodologias estratégicas como BSC e ESAC e seminários que discutem temas de interesse para o futuro da empresa

2016 - 2020

Consorcio de Rebocadores

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador De Operações de Rebocadores, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise e apresentação de resultados (real x orçado ? EBITDA); envio e análise de informações gerenciais para as Consorciadas; elaboração e controle do orçamento para a área de operações e apoio para as demais áreas; gestão operacional dos tripulantes a bordo dos rebocadores; controle requisições e materiais de operação no sistema (SAP); gestão comercial: identificação de potenciais clientes/fidelização da carteira, monitoramento das manobras, market share e movimento do complexo portuário de São Luís (MA); gestão da frota sob responsabilidade: condições técnicas, operacionais e documentais para garantir a disponibilidade das embarcações; professor/instrutor de Microsoft Excel para os colaboradores da empresa.

2019 - Atual

Faculdade Escola de Negócios Excellence

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 3

2019 - Atual

Faculdade Mauricio de Nassau - São Luis (MA)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 3