Adelmo Souza da Silva

Tem Experiência em Engenharia Elétrica na área de Potência fiscalização e comissionamento de Subestações, Elaboração de Laudos para Revisão Tarifária Periódica das Concessionárias de Energia Elétrica, Elaboração de Laudos de Empreendimentos de Geração e Transmissão. Possui conhecimento em Transitórios Eletromagnéticos, Proteção de Sistema Industriais, Gestão de equipes, Usinas Fotovoltaicas. Atua como Engenheiro Pleno na Base de Renumeração da Neoenergia Coelba.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Sistema Elétrico de Potência

2014 - 2016

Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia
Título: Estudo de Proteção para Instalação de um Gerador em Rampa
Orientador: Elias Miguel Antar Filho, Esp

Graduação em Engenharia Elétrica

2008 - 2013

Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia
Título: Estudo de Proteção para Instalação de um Gerador em Rampa
Orientador: Profº . Jefté Nascimento da Silva, Esp.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica

1993 - 1996

Escola Técnica Áureo de Oliveira Filho

Formação complementar

2023 - 2023

Manutenção e Comissionamento de Subestações ( Cabine Primária) de Energia E. (Carga horária: 60h). , PABLO GUIMARÃES DA SILVA E SILVA, ENGPABLO, Brasil.

2022 - 2022

Especialista em Proteção. (Carga horária: 110h). , MESH ENGENHARIA, MESH, Brasil.

2021 - 2021

PV*SOL AVANÇADO - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS FOTOVOLTAICOS COM SOFTWARE,. (Carga horária: 24h). , SOLARIZE TREINAMENTOS, SOLARIZE, Brasil.

2021 - 2021

Estudo e Cálculo de Curto Circuito em Redes e Aplicações (Teoria e Prática). (Carga horária: 20h). , Conprove Tecnologia e Pesquisas Ltda, CONPROVE, Brasil.

2021 - 2021

Projeto Executivo de Usinas Fotovoltaicas. (Carga horária: 12h). , Elektsolar Innovations, ELEKTSOLAR, Brasil.

2021 - 2021

CURSO AVANÇADO DO PROJETO DE USINAS SOLARES DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA ATÉ 5 MW. (Carga horária: 32h). , CANAL SOLAR, CANALSOLAR, Brasil.

2021 - 2021

REVIT PARA ENGENHEIROS 5.1. (Carga horária: 80h). , CONCRETALE SOLUÇÕES EM ENGENHARIA LTDA, CONCRETALE, Brasil.

2021 - 2021

A Proteção e a Seletividade em Sistemas Elétricos Industriais ? 119a Ediçã. (Carga horária: 45h). , EngePower Engenharia e Comércio Ltda, ENGEPOWER, Brasil.

2020 - 2020

PROJETISTA DE SPDA, MPS E ANÁLISE DE RISCO: NBR 5419:2015. (Carga horária: 40h). , PABLO GUIMARÃES DA SILVA E SILVA, ENGPABLO, Brasil.

2020 - 2020

Consultor Especialista em Laudos e Prontuário de Instalações Elétricas. (Carga horária: 80h). , PABLO GUIMARÃES DA SILVA E SILVA, ENGPABLO, Brasil.

2020 - 2020

PROJETISTA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS E INDUSTRIAIS. (Carga horária: 60h). , PABLO GUIMARÃES DA SILVA E SILVA, ENGPABLO, Brasil.

2020 - 2020

PROJETO DE PROTEÇÃO DE SUBESTAÇÕES E PARAMETRIZAÇÃO DE RELÉS MICROPROCESSAD. (Carga horária: 50h). , PABLO GUIMARÃES DA SILVA E SILVA, ENGPABLO, Brasil.

2020 - 2020

ANÁLISE DE QUALIDADE DE ENERGIA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. (Carga horária: 20h). , PABLO GUIMARÃES DA SILVA E SILVA, ENGPABLO, Brasil.

2020 - 2020

ETAP 113 Simulação em Sistemas de Potência I. (Carga horária: 21h). , ETAP BRASIL, ETAP, Brasil.

2020 - 2020

Especialista em Subestações. (Carga horária: 60h). , MESH ENGENHARIA, MESH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Instalações Elétricas e Industriais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Unidade Corporativa de Conformidade de Ativos e Sistemas, Neoenergia Coelba, Unidade Corporativa de Conformidade de Ativos e Sistemas. , Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, Cabula VI, 41181900 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 996872665

Experiência profissional

2005 - Atual

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejar, coordenar e detalhar os eventos de auditoria regulatória externa, realizando inspeções técnicas nos setores de construção, manutenção e operação em alta e baixa tensão de obras energizadas, verificando o cumprimento das normas (PRODIST, MCPSE e PRORET), instruções e procedimentos operacionais de controle e cadastro de Subestações, Linhas, Redes e Medidores, garantindo a padronização dos procedimentos entre as Distribuidoras. Inclui: Verificação, inspeção, inclusive aérea, fiscalização, levantamento de dados nas áreas: Estruturas, condutores e equipamentos de linhas aéreas de transmissão, subtransmissão e distribuição, Pátio e salas de operação de subestações e consumidores. Elaborar e consolidar os relatórios com os dados do cadastro das obras de subestações, linhas, redes e medidores, através das informações do sistema de engenharia, a fim de responder às solicitações periódicas feitas pelos órgãos fiscalizadores. Realizar mapeamento do cadastro físico, subsidiando as conciliações com os dados contábeis de Ativo Imobilizado e o razão de obras, incluindo avaliação o cadastro de materiais e respectivos atributos técnicos. Análise do CAPEX e OPEX. Treinamento sobre Apropriação CAPEX e OPEX em projetos de Investimento. Treinamento sobre Transações SAP para inventários de Almoxarifados. Inventário de Obras de Geração e Transmissão para montagem do processo de Unitização, (AIC). Avaliação dos Laudos elaborados pelas Consultorias. Participação dos Grupos de Trabalho da ABRACONEE para Revisão do MCPSE (2021).

2004 - 2005

B&Q ELETRIFICAÇÃO LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrotécnica, Carga horária: 44

Outras informações:
Projetos de Rede de Distribuição Urbana aérea e Subterrânea. Atuando no levantamento em campo, na elaboração dos cálculos, desenho no AutoCad e digitalização do orçamento no SAP/R3. Trabalhei com projetos para unidades de Novas Ligações, Luz Para Todos, Melhoramento de Rede, Intervenção de Segurança, Relocação de Rede.Projetos de subestações aéreas e abrigadas até a tensão de 36kV. Estudo de Coordenação e Seletividade.

2003 - 2004

Morel Montagens de Rede Elétricas Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrotécnica, Carga horária: 44

Outras informações:
Projetos de Rede de Distribuição Urbana aérea e Subterrânea. Atuando no levantamento em campo, na elaboração dos cálculos, desenho no AutoCad e digitalização do orçamento no SAP/R3.Trabalhei com projetos para unidades de Novas Ligações, Luz Para Todos, Melhoramento de Rede, Intervenção de Segurança, Relocação de Rede.Projetos de subestações aéreas e abrigadas até a tensão de 36kV. Estudo de Coordenação e Seletividade.

2001 - 2003

CTC do Brasil S/A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrotécnica, Carga horária: 44

Outras informações:
Projetos de Rede de Distribuição Urbana aérea e Subterrânea. Atuando no levantamento em campo, na elaboração dos cálculos, desenho no AutoCad e digitalização do orçamento no SAP/R3.Trabalhei com projetos para unidades de Novas Ligações, Luz Para Todos, Melhoramento de Rede, Intervenção de Segurança, Relocação de Rede.Projetos de subestações aéreas e abrigadas até a tensão de 36kV.

2000 - 2001

Cemtel Construções e Telecomunicações Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrotécnica, Carga horária: 44

Outras informações:
Projetos de Rede de Distribuição Urbana aérea e Subterrânea. Atuando no levantamento em campo, na elaboração dos cálculos, desenho no AutoCad e digitalização do orçamento no SAP/R3.Trabalhei com projetos para unidades de Novas Ligações, Luz Para Todos, Melhoramento de Rede, Intervenção de Segurança, Relocação de Rede.Projetos de subestações aéreas e abrigadas até a tensão de 36kV.

1998 - 1999

JVM CONSULTORIA LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrotécnica, Carga horária: 44

Outras informações:
Inspeções em quadros de medição, abertura e correção de rotas de leitura.