Ana Karoline Figueiredo Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2022). Atualmente está cursando especialização em Neuroeducação pela Uninassau-PE (2022-).

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Neuroeducação

2022 - Atual

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Graduação em Pedagogia

2017 - 2022

Universidade Federal do Ceará
Título: PERSPECTIVAS E DESAFIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA FÍSICA, MORAL E PSÍQUICA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador: Gabrielle Bessa Pereira Maia

Formação complementar

2022 - 2022

METODOLOGIAS ATIVAS: CAMINHOS PARA A PRÁTICA. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2022 - 2022

Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. (Carga horária: 360h). , Sóeducador, SE, Brasil.

2022 - 2022

Alfabetização, Letramento e Educação Infantil nos Anos Iniciais. (Carga horária: 250h). , Sóeducador, SE, Brasil.

2021 - 2021

A escola após a pandemia: como conduzir o retorno às aulas. (Carga horária: 2h). , Nova Escola, NE, Brasil.

Participação em eventos

CICLO DE PALESTRAS SOBRE A ABORDAGEM PIKLER: SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS. 2020. (Outra).

Encontro de Práticas Docentes.Práticas de Leitura e Escrita de HQ: Análise de Uma Experiência no PIBID Pedagogia. 2020. (Seminário).

Acessibilidade informacional: o papel da tecnologia assistiva e da usabilidade na construção de uma biblioteca universitária inclusiva.. 2018. (Outra).

Congresso Nacional de Educação. ERA UMA VEZ ... É OU TALVEZ?. 2018. (Congresso).

Seminário Nacional de Pós-Graduação. 2017. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. K. F. ; CASTRO, V. B. ; SOARES, C. F. . ABORDAGEM PIKLER E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. K. F. ; CASTRO, V. B. ; SOARES, C. F. . PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE NORTEIAM OS CUIDADOS COM OS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS SEGUNDO A ABORDAGEM PIKLER. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. K. F. ; HOLANDA, WANDERLANE . AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LAVEM):SUBSIDIANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. K. F. ; JORGE, M. L. F. ; LIMA, T. M. . O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DE 6 ANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - 2018

    As Tecnologias Digitais e o Laboratório de Educação Matemática (LAVEM): subsidiando sobre a formação do professor que leciona Matemática, Descrição: Objetivando a completa interação da pós-graduação com a graduação, mediante a solução para os déficits na formação inicial e continuada, apresentamos a inserção do Laboratório Virtual de Educação Matemática (LAVEM), visando uma reconstrução de conceitos iniciais do meio tecnológico para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e profissional (práxis). Para referenciais teóricos, tomamos como base os pressupostos da metodologia Sequência Fedathi, bem como nos escritos de Bernstein e Raford, assim como os estudos desenvolvidos por Santos (2006), Lévy (2008), Santana (2011), Andrade (2014), dentre outros. No último trimestre do ano de 2020, foram desenvolvido trabalhos em conjunto com Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), relacionados a: criação e aperfeiçoamento de formulários eletrônicos de pesquisas, geração de planilhas dinâmicas de mensuração e análise de dados cadastrais e criação de planilhas Excel. A utilização desse recurso faz parte de uma proposta de inserção das tecnologias digitais na vivência acadêmica dos alunos, bem como a concretização do aprendizado e aprimoramento técnico-científico de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Todos os dados, foram tratados sob a luz da Lei N 13.709, de 14 de agosto de 2018. Como atividades complementares, foi proposto aos bolsistas a participação do curso de extensão: "Metodologia de Pesquisa científica e escrita acadêmica" e a produção de artigos científicos possibilitando assim a prática escritural e bibliográfica. Portanto, consideramos relevantes as ações desempenhadas por terem possibilitado uma aplicabilidade dos conhecimentos obtidos e a formação de profissionais crítico-reflexivo em suas práticas metodológicas. Utilizar-se de recursos tecnológicos no âmbito educacional, corrobora com a perspectiva de uma intervenção interdisciplinar e multiprofissional sendo relevante o desenvolvimento de ações que buscam promover a integração da tecnologia com a formação inicial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Karoline Figueiredo Silva - Coordenador / Maria Jose Costa Dos Santos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

EEFM Antônio Sales

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2018

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: