Arlinda Maria Caetano Fontes
Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1976) e mestrado em Ciência da Comunicação com ênfase em Semiótica pela mesma Universidade (2000). Ainda na UNISINOS, lecionou por 14 anos, com carga horária predominante em disciplinas de Português para o Direito. Tem desenvolvido cursos de leitura, produção e revisão de textos, em EaD, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região - TRF4 - e é professora do IPUC/FATIPUC, em Canoas, atuando como docente e gestora, nos cursos de Letras e Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática, além de lecionar no Curso de Tecnólogo em Radiologia Médica. Ministra, entre outras, as seguintes disciplinas: estudos do discurso, leitura e produção de textos, línguística, teoria literária, literatura infanto-juvenil, educação e sociedade, didática e educação geral, metodologia científica, metodologia do ensino de língua e de literatura, estágio supervisionado, comunicação oral e escrita - língua portuguesa, redação empresarial. Desenvolve trabalhos sobre gêneros discursivos, argumentação, pontuação, metodologia científica, etc.
Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência da Comunicação
1996 - 2000
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Profa Dra. Elisabeth Bastos Duarte.Palavras-chave: Comunicação; Jurídico.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Teoria da Literatura
1986 - 1987
Graduação em Letras - Português
1971 - 1976
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Orientador: Prof Lauro João Dick
Formação complementar
2008 - 2008
Extensão universitária em Capacitação docente em educação a distância. (Carga horária: 60h). , Centro Universitário La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Capacitação docente em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Centro Universitário La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Português Informatizado. (Carga horária: 40h). , Instituto Pró-Universidade Canoense.
2004 - 2004
Extensão universitária em III Seminário de Redação de Vestibular da Ufrgs. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Metodologia da Educação Superior. (Carga horária: 24h). , Centro Universitário La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Projetos de Aprendizagem - O Uso da Metodologia. (Carga horária: 18h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em As Novas Tendências em Educação Uso do Dreamweaver. (Carga horária: 9h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Projetos de Aprendizagem - O Uso da Metodologia. (Carga horária: 9h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em As Novas Tecnologias em Educ. Uso do Power Point. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Cultura da Imagem e Linguagem Cinematográfica. (Carga horária: 15h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Semiótica Discursiva. (Carga horária: 20h). , Centre d Étude de La Vie Politique Française.
1991 - 1992
Integração para Professores. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Teoria da Literatura. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1983 - 1983
Treinamento de Pessoal para Educaçã Religiosa. , 38º Delegacia de Educação.
1978 - 1978
Educação Moral e Cívica para Professores das Escol. , Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.
1978 - 1978
Atualização em Ensino Religioso. , 2ª Delegacia de Educação.
1974 - 1974
Criatividade Comunitária. , Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.
1973 - 1974
Extensão universitária em Reciclagem em Português. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1972 - 1972
Extensão universitária em A Semana de Arte Moderna. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1972 - 1972
Atual. de Prof. do Ensino de 1º Grau na Área C & A. , Fundação.
1969 - 1969
Catequese e Evangelização. , Escola Arquidiocesana da Catequese de Novo Hamburgo.
1967 - 1967
Extensão universitária em Aperfeiçoamento para Professores de Português. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1966 - 1966
Revisão em Inglês. , Instituto Cultural Americano.
1966 - 1966
Aperf. para Prof. do Curso Secundário - Português. , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Leopoldo.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Participação em eventos
VII Seminário sobre a Neopedagogia da Gramática.Neopedagogia da crase (com regra única) // Pontuação pela Neopedagogia. 2010. (Seminário).
VII Seminário sobre a Neopedagogia da Gramática.Pontuação pela Neopedagogia // Neopedagogia da Crase. 2010. (Seminário).
I Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem. 2010. (Seminário).
VII Seminário Linguagem, Discurso e Ensino. 2010. (Seminário).
I Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem.Algumas considerações sobre a escrita e o papel do professor. 2010. (Seminário).
VII Seminário Linguagem, Discurso e Ensino.Algumas considerações sobre a escrita e o papel do professor. 2010. (Seminário).
SEMINÁRIO sobre a NEOPEDAGOGIA da GRAMÁTICA e FÓRUM NEODIDÁTICO da LÍNGUA PORTUGUESA. 2008. (Seminário).
Formação Continuada Ciclo de Palestras:GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESTRATÉGICA NO UNILASALLE. 2008. (Seminário).
SEMINÁRIO sobre a NEOPEDAGOGIA da GRAMÁTICA e no FÓRUM NEODIDÁTICO da LÍNGUA PORTUGUESA.Neopedagogia da Gramática.. 2008. (Seminário).
Gestão educacional e gestão estratégica no UNILASALLE. 2008. (Outra).
Atividades Integradas de Extensão IV edição.Os diferentes Gêneros Discursivos no Ensino da Língua Materna. 2007. (Seminário).
Integradas de Extensão IV edição.Aspectos persuasivos na construção do texto jurídico.. 2007. (Seminário).
XIII ENCONTRO ESTADUAL DE REDAÇÃO NO VESTIBULAR.Processo Vestibular UNILASALLE: estratégias múltiplas de ação e de avaliação.. 2007. (Encontro).
XIII Encontro Estadual de Redação no Vestibular. 2007. (Encontro).
Congresso sobre Neopedagogia da Gramática. Síntese do conteúdo programático da Sintagramática. 2006. (Congresso).
IV Congresso Constituinte da Carta Magna. A Carta Magna da Língua Portuguesa e a Neopedagogia da Gramática. 2006. (Congresso).
IV Seminário de redação de vestibular da UFRGS. 2006. (Seminário).
Seminário Neodidático da Língua Portuguesa.Seminário Neodidático da Língua Portuguesa. 2006. (Seminário).
I Seminário de Letras: Linguagem e Inclusão.Ensino da Língua Materna por Meio de Textos.. 2006. (Seminário).
Atividades Integradas de Extensão.Propostas para ensino de sintaxe.. 2006. (Outra).
Atividades Integradas de Extensão.Revisão do texto escrito.. 2006. (Outra).
Atividades Integradas de Extensão.Workshop de gêneros discursivos em língua portuguesa.. 2006. (Outra).
Treinamento do Banco de Avaliadores de Redações do Concurso Vestibular 2007/UFRGS. 2006. (Outra).
VI Compós. 1997. (Outra).
I Seminário Interno sobre a Reconfiguração. 1995. (Seminário).
Seminário Integrador - Universidade, Produção de Pesquisa e Inovação: O Quadro do Rio Grande do Sul. 1995. (Seminário).
IV Encontro Sul-Brasileiro de Professores de Língua Portuguesa. 1991. (Encontro).
XI Encontro Estadual de Educação. 1990. (Encontro).
Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento e Aprendizagem. 1990. (Outra).
VIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária e VII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul. 1989. (Seminário).
Seminário Literatura na Escola II. 1986. (Seminário).
I Encontro Sul-Brasileiro de Professores de Língua Portuguesa. 1986. (Encontro).
Projeto Salas de Leitura. 1986. (Outra).
VII Congresso Neodidático da Língua Portuguesa. 1980. (Congresso).
II Congresso Constituinte da Carta Magna da Língua Portuguesa. 1980. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, A.M.C.; DEQUI, F.; VANZING, A.; SQUEFF, C. H.. A QUADRIMORFIA DOS DETERMINANTES DE NOMES E VERBOS: um suporte para facilitar o trabalho de classificação das orações. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C. de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC.
SILVA, A.M.C.; DEQUI, F.; VANZING, A.; PEREIRA, D. C.. A NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA NO ENSINO DA REDAÇÃO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C. de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC.
SILVA, A.M.C.; VANZING, A.; GUARESI, R.; FERNANDES, G.. A NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA: uma história de conquistas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C. de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC.
SILVA, A.M.C.; VANZING, A.; GUARESI, R.; GOMES, M. A. C.. ACENTUAÇÃO OBJETIVA: uma nova proposta pedagógica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C. de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC.
SILVA, A.M.C.; DEQUI, F.; VANZING, A.; ROSA, W. O.. VERBO DIAGRAMADO E A PEDAGOGIA DO PRAZER. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C. de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC.
SILVA, A.M.C.; VANZING, A.; GUARESI, R.; MARMENTINI, V.. VÍRGULA: EXPLICAÇÃO OU COMPLICAÇÃO?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C. de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC.
SILVA, A.M.C.; VANZING, A.; GUARESI, R.; VEIGA, A.; FONTES, A. M. C.. A CRASE POR UMA ÚNICA REGRA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C. de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC.
SILVA, A.M.C.; GUARESI, R.; DEQUI, F.; PETRAK, M. A. K.. A (IN)SUBORDINAÇÃO DA ORAÇÃO SUBJETIVA: ENTRE A ORIGINALIDADE E A CÓPIA IDEOLÓGICA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C. de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC.
SILVA, A.M.C.. Avaliação de Conhecimentos da Rede La Salle 2008. 2008. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. Avaliação de Conhecimentos da Rede La Salle 2007. 2007. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. Avaliação de Conhecimentos da Rede La Salle 2006. 2006. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. Avaliador de Redação no Concurso Vestibular 2007. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, A.M.C.. Processo de Seleção - Vestibular - Avaliação de redações. 2005. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. Processo de Seleção - Vestibular - Avaliação de redações. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, A.M.C.. Processo de Seleção - Vestibular - Avaliação de redações. 2005. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. Processo de seleção - Vestibular -. 2005. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. Processo de Seleção - Vestibular - Avaliação de redações. 2004. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. Processo de Seleção - Vestibular - Avaliação de redações. 2004. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. Processo de Seleção - Vestibular - Avaliação de redações. 2003. Centro Universitário La Salle - Canoas.
SILVA, A.M.C.. V UNIARTE - Salão Universitário de Comunicação e Artes. 1995. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientou
ANALISE, SEGUNDO A SINTAGRAMATICA, DO USO DE INTRODUTORES DE DETERMINANTES COMO INSTRUMENTO DE REGÊNCIA VERBAL EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C; de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC; (Orientador);
A LINGUAGEM DOS SINTAGRAMAS NO APRENDIZADO DA LÍN-GUA PELA NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C; de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC; (Orientador);
O USO DO ACENTO INDICATIVO DE CRASE EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR SOB A PERSPECTIVA NEOPEDAGÓGICA; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C; de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC; (Orientador);
AS PALAVRAS DIZEM COISAS: as contribuições da neopedagogia da gramática na construção do texto jurídico criminal; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em C; de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC; (Orientador);
A QUADRIMORFIA DOS DETERMINANTES DE NOMES E VERBOS: um suporte para facilitar o trabalho de classificação das orações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - de Tecnologia do IPUC; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
A NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA NO ENSINO DA REDAÇÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em C; de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - FATIPUC - Faculdade de Tecnologia do IPUC; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
A NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA: uma história de conquistas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em C; de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática) - Faculdade de Tecnologia do IPUC; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
ZIROCA: O HOMEM DA MULA PRETA Romance; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção textual; ) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
O USO DOS PRONOMES REFERENCIAIS EM TEXTOS DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção textual; ) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA 5; ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção textual; ) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
O EMPREGO DO ADJETIVO E DO ADVÉRBIO NO TEXTO PUBLICITÁRIO; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção textual; ) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
BIBLIOTECA ESCOLAR E DOCENTES: uma parceria indispensável para uma educação de qualidade; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção textual; ) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
A LEITURA NA ESCOLA: COMO RESOLVER AS DIFICULDADES DE LEITURA ENTRE OS ALUNOS DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção textual; ) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
Produção textual: a coesão e o nível de correção linguística em redações de série final do Ensino Fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
A construção de sentidos, visando à compreensão de textos no processo de interação entre o aluno e o professor de língua portuguesa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO NA LINGUAGEM ESCRITA; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO NA LINGUAGEM ESCRITA: EMPREGO DA VÍRGULA; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
OS CONTOS MACHADIANOS PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL: UMA PROPOSTA SEMIÓTICA PARA O ENSINO DA LITERATURA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
NEODIDÁTICA E(M) GRAMÁTICA TRADICIONAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
O DISCURSO EM ENTREVISTAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
INTERNETÊS: UM ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E OS NOVOS RUMOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS NA APRENDIZAGEM DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
FAZENDO ARTE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA CINEMATOGRÁFICA; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
O TEXTO INFORMATIVO MASSIVO NA SALA DE AULA; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
TRABALHANDO COM A VARIEDADE DOS GÊNEROS DISCURSIVOS EM AULAS DE LÍNGUAS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
Capitães de Areia, de Jorge Amado - uma análise interdisciplinar; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
O ENSINO REDACIONAL NO CURRÍCULO DE I GRAU: UMA PROPOSTA PARA PROMOVER O DESBLOQUEIO DO ALUNO E DESCOMPLICAR O TRABALHO DO PROFESSOR; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
A SIMBOLOGIA PRESENTE NAS NARRATIVAS FÍLMICA E LITERÁRIA DE COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
O pronome relativo como elemento de coesão textual; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
Produção textual a partir de gêneros discursivos; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário La Salle - Canoas; Orientador: Arlinda Maria Caetano Fontes;
Produções bibliográficas
-
VANZING, A. ; FONTES, A. M. C. ; SILVA, A.M.C. . OS SINTAGRAMAS DA NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA NA ANÁLISE DOS TEXTOS. Lingu@ Nostr@ , v. 1, p. 1-25, 2013.
-
FONTES, A. M. C. ; FERNANDES, G. ; SILVA, A.M.C. . A NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA: UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS. Lingu@ Nostr@ , v. 1, p. 1-54, 2013.
-
SILVA, A.M.C. ; PEREIRA, D. C. . A NEOPEDAGOGIA DA GRAMÁTICA NO ENSINO DA REDAÇÃO. Lingu@ Nostr@ , v. 1, p. 1, 2013.
-
SQUEFF, C. H. ; SILVA, A.M.C. . A QUADRIMORFIA DOS DETERMINANTES DE NOMES E VERBOS. Lingu@ Nostr@ , v. 1, p. 1-25, 2013.
-
SILVA, A.M.C. . GRAMÁTICA PEDAGÓGICA OU GRAMÁTICA HISTÓRICA. Lingu@ Nostr@ , v. 1, p. 1-2, 2013.
-
SILVA, A.M.C. ; MENEGAT, C. T. A. . REFLEXOS DAS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS NAS RELAÇÕES ENTRE TEXTO, LEITOR E ESCRITOR: A NOVA FACE DO TEXTO JURÍDICO NO PROCESSO ELETRÔNICO (e-proc). Ciências & Letras (FAPA. Impresso) , v. 50, p. 103-118, 2011.
-
SILVA, A.M.C. ; CRUSE, R. M. . A ESCRITA E O PAPEL DO PROFESSOR. Cenários: Revista de Estudos da Linguagem , v. 1, p. 1-9, 2010.
-
SILVA, A.M.C. . O Ensino da Pontuação. Palavra Como Vida, São Leopoldo, v. 1, n.20, 1994.
-
SILVA, A.M.C. . Novo Hino Nacional?. Palavra Como Vida, São Leopoldo, v. 1, n.19, 1994.
-
SILVA, A.M.C. . Análise semiótica de "Belinda e o monstro". Cadernos La Salle (Canoas), Canoas, RS, p. 09 - 33, 15 abr. 2007.
-
SILVA, A.M.C. . Pontuar para Incluir.. Dialeto, Canoas, p. 3 - 3, 03 nov. 2006.
-
SILVA, A.M.C. . Novo Hino Nacional?. Diário de Canoas, São Leopoldo, p. 37 - 37, 09 set. 1994.
-
SILVA, A.M.C. . Novo Hino Nacional?. Folha de Canoas, Canoas, , v. 1, p. 4 - 4, 06 set. 1994.
-
SILVA, A.M.C. . Releasemania. Resenha da Obra, Releasemania: uma Contribuição para o Estudo do press-release no Brasil. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 1, n.93/2, 1993.
-
DEQUI, F. ; SILVA, A.M.C. . Neopedagogia da Gramática: alguns pressupostos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DEQUI, F. ; SILVA, A.M.C. . Debates sobre a Neopedagogia da Gramática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A.M.C. . O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO EM TERMOS MÉDICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DEQUI, F. ; SILVA, A.M.C. . Síntese dos conteúdos da Neopedagogia da Gramática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DEQUI, F. ; SILVA, A.M.C. . Neopedagogia da Gramática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A.M.C. . Análise de Teses da Neopedagogia da Gramática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DEQUI, F. ; SILVA, A.M.C. . Exposições e debates sobre a Neopedagogia da Gramática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVEIRA, S. R. ; SILVA, A.M.C. . Linguagem, Interação e Aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVEIRA, S. R. ; SILVA, A.M.C. . Linguagem, Discurso e Ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A.M.C. ; CRUSE, R. M. . ALGUMAS CONSIDERAÇÔES SOBRE A ESCRITA E O PAPEL DO PROFESSOR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A.M.C. . Neopedagogia da Gramática.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A.M.C. ; Clarice Menegat ; FLECK, M. L. S. . Processo vestibular UNILASALLE: Estratégias múltiplas de ação e de avaliação.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A.M.C. . Os diferentes Gêneros Discursivos no Ensino da Língua Materna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A.M.C. . Aspectos persuasivos na construção do texto jurídico.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A.M.C. . Processo Vestibular UNILASALLE: estratégias múltiplas de ação e de avaliação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A.M.C. . Lingüística, Literatura e Trabalho. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, A.M.C. . MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).
SILVA, A.M.C. ; VANZING, A. . MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE TCC. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia do Trabalho Científico).
SILVA, A.M.C. ; Clarice Menegat . Estudos do texto Jurídico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, A.M.C. . VI Seminário sobre Neopedagogia da Gramática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. . SEMINÁRIO sobre a NEOPEDAGOGIA da GRAMÁTICA e FÓRUM NEODIDÁTICO da LÍNGUA PORTUGUESA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. . O Ensino Médio e a preparação para a Redação do Vestibular: critérios de Avaliação.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. . Mídia, Internet e outros fatores de influência no Vocabulário.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. . Linguagem e argumentação: estratégias de persuasão.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. ; Clarice Menegat ; FLECK, M. L. S. . Processo Vestibular UNILASALLE: estratégias múltiplas de ação e de avaliação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. . III Seminário sobre Neopedagogia da Gramática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. . Processo de Seleção 2006/2 - Vestibular. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vestibular).
SILVA, A.M.C. . Processo de Seleção 2007/1 - Vestibular. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vestibular).
SILVA, A.M.C. . Workshop de gêneros discursivos em língua portuguesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. . Leitura e análise de textos narrativos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, A.M.C. . Processo de Seleção 2006/1 - Vestibular. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vestibular).
SILVA, A.M.C. . Processo de Seleção 2005/2 - Vestibular. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vestibular).
Prêmios
1989
Primeiro Lugar no Concurso Público Estadual de Provas e Títulos para Professor de Literatura da Língua Portuguesa, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul.
1989
Primeiro Lugar no Concurso Público Estadual de Provas e Títulos para Profesora de Português, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Pró-Universidade Canoense, FATIPUC - Faculdade de Tecnologia do IPUC. , Av. Guilherme Schell, 5000, Centro, 92310000 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (51) 21033000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Faculdade de Tecnologia do IPUCVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordena o Curso de Letras, criado em 2010.
2005 - Atual
Instituto Pró-Universidade CanoenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
-
08/2005
Ensino, Faculdade de Tecnólogo em Radiologia médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação oral e escrita - português
1990 - 2004
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Nível I (PJ-I), Carga horária: 20
Outras informações:
Desde 1/07/2000 atua no cargo de Professora Adjunta Nível I (PJ-I).
Atividades
-
08/1990 - 07/2004
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português, Lingua Portuguesa II, Língua Portuguesa VI, Língua Portuguesa III, Metodologia do Ensino de 1º e 2º Grau - Letras, Língua Português I, Interpretação e Produção de Textos, Leitura e Produção de Textos
-
11/1995 - 02/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Educação.,Cargo ou função, Representante do curso de Letras no Núcleo de Avaliação do Centro, no Projeto de Avaliação Institucional.
1994 - 2010
Centro Universitário La Salle - CanoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Atividades
-
08/1994 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Língua Portuguesa, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa IX, Prática de Ensino
1972 - 1988
Escola Cenetista de 2º Grau Dr Edmundo SaftVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
04/1972 - 12/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Redação e Expressão, Educação Artística, Educação Mora e Cívica, OSPB
1965 - 1967
General Emílio Lúcio EstevesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Atividades
-
03/1965 - 08/1967
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Inglês
1973 - 1974
Colégio Santa TerezinhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profesora, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1973 - 12/1973
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira
1989 - 1991
Escola Estadual de 1º e 2º Graus Felipe MarxVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
09/1989 - 03/1991
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
09/1989 - 03/1991
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
1991 - 1991
Escola Estadual de 1º Grau Camila Furtado AlvesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1991 - 10/1991
Ensino,,Disciplinas ministradas, Currículo por Atividades
1964 - 1988
Paróquia do Senhor Bom JesusVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Catequista, Carga horária: 4
1964 - 1965
Prefeitura Municipal de TaquaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações:
Curso Primário.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Arlinda Maria Caetano Fontes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?