Maria Lúcia Lacanna

Graduada pela Faculdade de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo -USP. Especialista em Dependência Química, pesquisa-foco voltada à adesão ao tratamento pelos usuários de álcool e outras drogas. Especialista MBA em Administração Hospitalar com complementação em Magistério Superior, pesquisa-foco voltada a saúde mental dos recursos humanos. Atuação como docente e supervisora de estágios em Curso de Graduação na Universidade Metodista. Atuação de 10 anos no âmbito assistencial da saúde de crianças e adultos com deficiências físicas , motoras e intelectuais. Atuação de 24 anos em Saúde Mental com trabalho assistencial, elaboração de projetos e coordenação de programas em Hospital Psiquiátrico (SUS), Pronto-Atendimento, CAPS II, Comunidade Terapêutica e Ambulatório sendo voltados a clientela adulta portadora de transtorno mental e/ ou usuários de álcool, crack e/ ou outras drogas. Além do tratamento à clientela dos Serviços de Saúde citados, sempre exerceu paralelamente em consultorias a inúmeros projetos tanto no setor público e como no privado, assumindo a coordenação de outros. Atuou durante doze anos a nível hospitalar em horticultura orgânica e cultivo de plantas medicinais, abordagem relacionada ao tratamento de Terapia Ocupacional a pacientes portadores de transtorno mental e/ou dependentes de álcool e outras drogas. Designada pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR) para atuar na Direção Administrativa de Hospital Psiquiátrico do SUS, entre as várias ações, participou da implantação da primeira Casa de Passagem, visando o processo de transição de pacientes psiquiátricos asilares para as primeiras residências terapêuticas na comunidade à nível estadual. Participação no Ambulatório de Saúde Mental (estadual) da implantação do Programa de Prevenção de Recaída destinado ao tratamento de usuários de drogas lícitas e ilícitas realizando acolhimento, intervenção breve, aconselhamento, atividades grupais e intervenções terapêuticas a nível cognitivo-comportamental. Na Secretaria da Saúde do Estado do Paraná junto a equipe da Coordenação Estadual de Saúde Mental trabalhou nos encaminhamentos e providências de processos voltados a politicas publicas e legislação em Saúde Mental. Posteriormente, integra a equipe da Regional de Saúde Metropolitana responsável pelo matriciamento de 29 municípios participando em encaminhamentos do Ministério da Saúde; orientações técnicas; análise, encaminhamentos e providências relacionados a processos recebidos da Ouvidoria e Ministério Publico do Estado do Paraná; elaboração de projetos de capacitação e assuntos relevantes voltados a Saúde Mental, a Atenção Primária, a Saúde da Pessoa com Deficiência e ao Programa Regional de Controle do Tabagismo. Autora de livro, artigos em jornais e na internet.

Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Dependência Química

2013 - 2015

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Título: Adesão ao Tratamento de Usuários de Álcool e Outras Drogas
Orientador: Gabriela Sabbag

Especialização em MBA ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR+complementação Magistério Superior

2006 - 2007

UNINTER/IBPEX
Título: Fatores de Risco que Interferem na Qualidade de Vida dos Profissionais de Enfermagem e suas Estratégias Defensivas
Orientador: Msc. Prof. José Tarciso Fialho-UFPR

Graduação em Terapia Ocupacional

1975 - 1977

Universidade de São Paulo / FMUSP

Formação complementar

2017 - 2017

Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saú. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso Capacitação Álcool e Outras Drogas: da Coerção à Coesão. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Estimulação Precoce. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

V Seminário de Qualidade dos Hospitais Públicos. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, SESA/PR, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Atenção a Homens e Mulheres em Situação de Violência por Parceiros Intimos. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Oficina de Triagem Neonatal: Ocular,Auditiva e Pé. (Carga horária: 13h). , Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, SESA/PR, Brasil.

2015 - 2015

IV Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, SESA/PR, Brasil.

2015 - 2015

Oficina de Triagem Neonatal: Ocular, AUditiva e Te. (Carga horária: 13h). , Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, SESA/PR, Brasil.

2014 - 2014

Linha Cuidado às Pessoas Situação de Violencia. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, SESA/PR, Brasil.

2014 - 2014

Implantação da Rede de Saúde Mental. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, SESA/PR, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação na Linha de Cuidado:Atenção às Pessoas em Situação de Violência. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, SESA/PR, Brasil.

2013 - 2013

Workshop: Indicadores de Álcool e Drogas. (Carga horária: 16h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Multiplicadores : TratamentoTabagismo na Atenção Primária. (Carga horária: 8h). , Escola de Saúde Pública do Paraná + SESA/PR, ESPPR, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas -Conselheiros e Lideranças Comunitárias. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2011 - 2011

Crack-Oxi...Pedras no Caminho...e agora. (Carga horária: 18h). , Internacional Blue Cross, IFBC, Brasil.

2010 - 2010

ATUALIZAÇÃO SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. (Carga horária: 15h). , Centro Psiquiátrico Metropolitano, CPM/SESA, Brasil.

2010 - 2010

PREVENÇÃO DE RECAÍDA. (Carga horária: 10h). , Internacional Blue Cross, IFBC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em SUPERA para Profissionais da Saúde. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Marketing para Atendentes. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde, INSPIRAR, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA. (Carga horária: 120h). , Faculdades Integradas Espirita, FIES, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Saúde Mental Foco na Infância e Adolescência. (Carga horária: 82h). , Escola de Saúde Pública do Paraná + SESA/PR, ESPPR, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Marketing, Mitos e Verdades. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Curitiba, PMC, Brasil.

2005 - 2006

Informática Aplicada à Administração. (Carga horária: 60h). , STUDY DATA- Centro de Ensino em Informática, STUDY DATA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Capacitação de Agentes Sócio-Ambientais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Sensibilização e Qualificação em Saúde Me. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, SESA/PR, Brasil.

2005 - 2005

FENG SHUI - HAMONIZAÇÃO DE AMBIENTES. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Treinamento ao Uso Indevido de Drogas. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Justiça e da Cidadania do Estado do Paraná, SEJU/PR, Brasil.

2002 - 2002

Administração de Projetos para Área de Saúde. (Carga horária: 8h). , Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Beneficie, FEMIPA, Brasil.

2002 - 2002

Educação para Qualidade de Vida e o Papel das Orga. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Qualidade de Vida, ABQV, Brasil.

2002 - 2002

Planejando a Administração Hospitalar. (Carga horária: 10h). , Federação Brasileira de Administração Hospitalar, FBAH, Brasil.

2001 - 2001

Formação Coordenadores Voluntários em Instituições. (Carga horária: 24h). , Centro de Ação Voluntária, CAV, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Formação de Lideranças Comunitária. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

1985 - 1985

Atividade Funcional de Membro Superior. (Carga horária: 12h). , Instituto de Previdência do Paraná, IPE, Brasil.

1980 - 1980

Metodologia de Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

1979 - 1979

Geriatria Básica do V Conresso Brasileiro de Geria. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.

1979 - 1979

Curso de Geriatria Clínica do V Congresso Brasilei. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.

1977 - 1977

Extensão universitária em Curso: Tema Neurológicos de Interesse Fisiátrico. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo / FMUSP, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria/Especialidade: SAÚDE MENTAL.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Hospitalar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Dependência Química.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Economia Solidária: Geração de Renda.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental - Meio Ambiente.

Organização de eventos

LACANNA, M. L. ; Pacientes , CAPS.CPM . Barraca Junina do CPM-SESA/PR. 2006. (Exposição).

Participação em eventos

Refletindo Sobre Drogas -MPPR/CEAF.O Legal é Prevenir. 2017. (Outra).

Aspectos Práticos do Enfrentamento à Violência de Gênero: causas e origens da viollência contra a mulher". 2015. (Outra).

IV Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos. 2015. (Seminário).

Oficina de Triagem Neonatal: Ocular, Auditiva e Teste do Pezinho. 2015. (Oficina).

PREVIDA/2015- MPPR/CEAF :Internet e outras Dependências- Todos pela Prevençâo. 2015. (Outra).

Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas.Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas. 2015. (Outra).

Seminário: Assédio Moral na Administração Pública. 2015. (Seminário).

5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador(a) do Estado do Paraná.Atividades em grupo. 2014. (Oficina).

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.Memória às Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. 2014. (Seminário).

III Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos. 2014. (Seminário).

III Seminário Regional de Atenção às Violências. 2014. (Seminário).

I Seminário Municipal em Saúde do Trabalhador. 2014. (Seminário).

Lançamento da Rede de Saúde Mental/PR-SIM Regional. 2014. (Outra).

Organizações Civis : promoção e defesa dos direitos humanos. 2014. (Encontro).

Seminário : A Atuação do Ministério Público no Enfrentamento à Drogadição. 2014. (Seminário).

VideoConferência Plano Decenal. 2014. (Outra).

1 Encontro Cuide-se + da FIEP/SESI/PR. 2013. (Encontro).

APSUS SAÙDE MENTAL.Atividades Grupais. 2013. (Oficina).

V Concurso Nacional de Pintura e Poesia.Concurso Arte de Viver- Instituto Lado a Lado pela Vida. 2012. (Outra).

3ª Semana Antidrogas."Louco pela Vida! Drogas Tô Fora". 2011. (Outra).

I FÓRUM DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS.Discussão e Experiências sobre o Uso de Drogas. 2011. (Oficina).

IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA ESTADUAL SOBRE DROGAS.Mobilzação Paranaense para Promoção da Saúde Mental. 2011. (Outra).

SEMINÁRIO CRACK-OXI. 2011. (Seminário).

2ª Semana Antidrogas de Curitiba."Drogas Tô Fora: Marque um golaço, dê um chute nas drogas. 2010. (Outra).

Caminhada da 2ª Semana Atntidrogas de Curitiba."Drogas Tô Fora: Marque um golaço, dê um chute nas drogas. 2010. (Outra).

II SEMINÁRIO SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICA. 2010. (Seminário).

Promoção de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida-SMC. 2010. (Outra).

SEMINÁRIO PREVENÇÃO DA RECAÍDA. 2010. (Seminário).

PREVIDA - CONEAD/SEJU.XIV Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2009. (Outra).

Reprogramação da Consciência Humana. 2009. (Outra).

40 Anos de Implantação de Alcoólicos Anônimos do PR. 2008. (Outra).

I SEMINÁRIO ANTIDROGAS DA PREFEITURA DE CURITIBA. 2008. (Seminário).

Caminhada da PREVIDA/2007-SEJU/CONEAD.Faça Parte desta Rede-Abrace a Vida. 2007. (Outra).

DROGAS E ATENDIMENTO FAMILIAR USUÁRIOS DE SPAS. 2007. (Outra).

II ENCONTRO PARANAENSE DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2007. (Encontro).

SEMINÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL. 2007. (Seminário).

XII PREVIDA-SEJU/CONEAD- Abrace a Vida. 2007. (Seminário).

XII Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.Faça Parte desta Rede. 2007. (Outra).

XI JORNADA SUL- BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA. 2007. (Outra).

Festa Junina do Hospital Nossa Senhora da Luz.Barraca Junina do CAPS II do CPM. 2006. (Outra).

I ENCONTRO DO FÓRUM DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE MENTAL. 2006. (Encontro).

I ENCONTRO PARANAENSE DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2006. (Encontro).

XI PREVIDA- Amor Exigente e Qualidade de Vida. 2006. (Seminário).

XI SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DE DROGAS-SEJU/CEAD.Compartilhando Responsabilidades. 2006. (Encontro).

1ª Audiência Pública do Conselho Tutelar de Curitiba-Matriz. 2005. (Outra).

1 Encontro Estadual da Saúde da Pessoa com Deficiência. 2005. (Encontro).

II ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE PSICOLOGIA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA. 2005. (Encontro).

IX JORNADA DO CENTRO DE ESTUDOS BOM RETIRO.Saúde Mental: Uma Construção Transdisciplinar. 2005. (Outra).

PRÉ-CONGRESSO DA ABEAD-PR. 2005. (Outra).

Seminário Estadual de Saúde Mental.Construindo a Rede de Atenção à Saúde Mental. 2005. (Seminário).

SENSIBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA. 2005. (Oficina).

X PREVIDA - Prevenção na Família-CRESS/PR. 2005. (Outra).

X PREVIDA - Prevenção na Família-CRP/PR. 2005. (Outra).

X PREVIDA - Prevenção nas Universidades-UFPR. 2005. (Outra).

X SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DE DROGAS-SEJU/CEAD."Quem ama cuida e se cuida". 2005. (Encontro).

PREVIDA - CEAD/SEJU.IX Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2004. (Outra).

Semana do Meio Ambiente. 2004. (Seminário).

Seminário Saude Mental do HCAB/SESA/PR.A Comunidade e os rumos da Saúde Mental. 2004. (Seminário).

1ª Conferência de Saúde Mental do HCAB/SESA/PR.Saúde Mental - Legislação. 2003. (Outra).

Amor Exigente. 2003. (Encontro).

CONTROLE SOCIAL -HCAB/SESA/PR.Controle Social no Hospital Colônia Adauto Botelho. 2003. (Oficina).

FÓRUM PARA QUALIDADE DE VIDA.O Papel das Organizações. 2003. (Outra).

II MOSTRA DE AÇÃO VOLUNTÁRIA." Cidadania e Responsabilidade Social de Curitiba". 2003. (Outra).

PROFISSIONAIS DO CPM E HCAB/SESA/PR.Saude Mental. 2003. (Encontro).

3ª JORNADA PARANAENSE DE QUALIDADE DE VIDA.Qualidade de Vida. 2002. (Outra).

A SAÚDE MENTAL para o 3 MILÊNIO- CES/SESA/PR. 2002. (Seminário).

DIA ESTADUAL DA SAÚDE MENTAL-. 2002. (Outra).

ORGANIZAÇÕES RECONHECIDAS E PREMIADAS-PRÊMIO QUALIDADE DO GOVERNO FEDERAL. 2002. (Seminário).

PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS DO CONEFOPP. 2002. (Outra).

SEMINÁRIO ESTADUAL DE SM-Avançando na Proposta Extra Hospitalar. 2002. (Seminário).

VII SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DE DROGAS-SEJU/CEAD.IV Semana Nacional Antidrogas. 2002. (Seminário).

XVII JORNADA PARANAENSE DE SAÚDE OCUPACIONAL.Medicina do Trabalho. 2002. (Outra).

XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR. Adminstração Hospitalar- Planejando e Realizando na Era da Globalização. 2002. (Congresso).

9 ENCONTRO DE COORDENADORES DE VOLUNTÁRIOS.Voluntariado. 2001. (Encontro).

Desospitalização- O Alienista /SMS. 2001. (Outra).

PROGRAMA EDUCACIONAL PARA RECICLAGEM."Sucata nossa de cada dia". 2001. (Outra).

SAÚDE MENTAL.Seminário do Dia Estadual de Saúde Mental da AAG/SESA. 2001. (Seminário).

SEMINÁRIO DO DIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL. 2001. (Seminário).

SAÚDE MENTAL.1ª Reflexão sobre o Hospital Colônia Adauto Botelho/SESA sobre Saúde Mental. 1990. (Outra).

II CONGRESSO DO INSTITUTO PENIDO BURNIER. A Problemática da Cegueira. 1979. (Congresso).

V CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. Geriatria e Gerontologia. 1979. (Congresso).

V Encontro Cientifico Paulista.Encontro Paulista de Terapeutas Ocupacionais. 1979. (Encontro).

IV ENCONTRO DE REABILITAÇÃO -UNIMEP. 1977. (Encontro).

Orientou

Estagiários

Psiquiatria; 1980; Orientação de outra natureza; (TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Maria Lúcia Lacanna;

Estagiários

Geriatria e Gerontologia; 1979; Orientação de outra natureza; (TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Maria Lúcia Lacanna;

Estagiários

Deficiência Visual; 1979; Orientação de outra natureza; (TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Maria Lúcia Lacanna;

Produções bibliográficas

  • LACANNA, M. L. . Adesão ao Tratamento de Usuários de Álcool e outras Drogas. revistacruzazulonline , v. 2Âsemestre, p. 19-26, 2019.

  • LACANNA, M. L. . Fatores de risco na qualidade de vida da enfermagem: estratégias defensivas, enfrentamento. 1ª. ed. Curitiba: Editora Certa Ltda, 2010. v. 01. 150p .

  • LACANNA, M. L. . Terapia Ocupacional recupera deficientes. A Noticia, Joinville/SC, 26 nov. 1983.

  • LACANNA, M. L. . Terapia recupera deficiências. A Notícia, Joinville/SC, p. 20 - 20, 30 jul. 1983.

  • LACANNA, M. L. . COMBATE AO ALCOOLISMO E A DEPENDÊNCIA QUÍMICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACANNA, M. L. . PREVENÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACANNA, M. L. . TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA À DEPENDÊNCIA QUÍMICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACANNA, M. L. . PROGRAMA PREVENÇÃO DE RECAÍDA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LACANNA, M. L. . dependencias.com. 2008; Tema: DEPENDÊNCIAS. (Blog).

LACANNA, M. L. . Administradores. 2007; Tema: Administração Organizacional. (Site).

LACANNA, M. L. . Fatores de Risco na Qualidade de Vida da Enfermagem: estratégias defensivas e enfrentamento. 2010. (Editoração/Livro).

LACANNA, M. L. ; ORTH, A. P. ; Lunardon, R. . Saúde Mental Adolescentes- CAPS infanto Juvenil. 2008. (Curso de Capacitação).

LACANNA, M. L. . Álcool e Drogas. 2008. (Organizar ciclo de palestras em Dependência Química).

LACANNA, M. L. ; OSSAMI, C. ; LILLY, L. . QUALIDADE DE VIDA. 2007. (STAND).

CULTURA, M. ; VIDA, I. L. A. L. ; LACANNA, M. L. . V CONCURSO NACIONAL DE PINTURA E POESIA. 2012 (ARTE).

REQUIAO, D. ; LACANNA, M. L. . BARRACAS JUNINAS. 2006 (CULTURAL).

Barleta, C.B. ; LACANNA, M. L. . ARTESANATO DA NATUREZA. 2000 (ARTE).

Barleta, C ; LACANNA, M. L. . BARRACAS JUNINAS. 1999 (CULTURAL).

Barleta, C ; LACANNA, M. L. . BARRACAS JUNINAS. 1998 (CULTURAL).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundo Estadual de Saúde do Paraná, SESA/PR. , Rua Piquiri, 170, Rebouças, 80060220 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32646462

Experiência profissional

2007 - 2008

Casa de Recuperação Nova Vida

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 20

Outras informações:
- Atuação na Prevenção de Recaída voltada a usuários de drogas adultos do sexo masculino

1988 - 2005

Hospital Colônia Adauto Botelho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: TERAPEUTA OCUPACIONAL, Carga horária: 40

Outras informações:
- Elaboração, Implantação e Coordenação de Programas voltados tanto a pacientes asilares com transtorno mental como aos usuários de álcool e outras drogas , adultos de sexo masculino e feminino.

Atividades

  • 03/1997 - 07/2005

    Outras atividades técnico-científicas , SESA, SESA.,Atividade realizada, - Implantação e Coordenação do Programa de Cultivo de Plantas Medicinais, principalmente tranquilizantes, na fazenda onde o hospital estava instalado.

  • 03/1996 - 07/2005

    Outras atividades técnico-científicas , SESA, SESA.,Atividade realizada, Promoção de Geração de Renda através da Horticultura Orgânica , produtos esses consumidos e comercializados pelos pacientes in natura, pela elaboração de conservas e compotas..

  • 11/1988 - 07/2005

    Outras atividades técnico-científicas , SESA, SESA.,Atividade realizada, - Atuação em Oficinas Terapêuticas e de Produção. Grupo Operativo e Assembleias.

  • 11/1988 - 07/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SESA.,Cargo ou função, Elaboração, Implantação e Coordenação de Programas voltados tanto a pacientes asilares com transtorno mental como aos usuários de álcool e outras drogas , adultos de sexo masculino e feminino.

  • 01/2003 - 05/2005

    Outras atividades técnico-científicas , SESA, SESA.,Atividade realizada, - Programa de Prevenção de Recaida.

  • 07/1993 - 12/2004

    Outras atividades técnico-científicas , SESA, SESA.,Atividade realizada, - Organização de barracas, feiras, eventos internos/externos e festas de datas comemorativas.

  • 12/2001 - 12/2002

    Direção e administração, Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.,Cargo ou função, DIREÇÃO ADMINISTRATIVA DO HOSPITAL COLÕNIA ADAUTO BOTELHO.

  • 04/1998 - 01/2002

    Outras atividades técnico-científicas , SESA, SESA.,Atividade realizada, - Gerenciamento de resíduos orgânicos e compostagem.

  • 03/1998 - 01/2002

    Outras atividades técnico-científicas , SESA, SESA.,Atividade realizada, - Confecção de artesanato com produtos da natureza..

  • 11/1988 - 03/1996

    Outras atividades técnico-científicas , SESA, SESA.,Atividade realizada, - Terapeuta Ocupacional atuando em OFICINAS de Marcenaria, Couro, Almofadas, Culinária..

2005 - 2013

Centro Psiquiátrico Metropolitano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TERAPEUTA OCUPACIONAL, Carga horária: 30

Outras informações:
- Ano 2005 a 2008 atuação no CAPS II (Transtorno Mental ) - Ano 2008 a 2013 atuação Ambulatório Adulto ( Usuários de Álcool e Drogas ; Transtorno Mental ) - Ano 2011 a 2013 atuação no PROLAI - Programa de medicação de depósito

Atividades

  • 12/2012

    Outras atividades técnico-científicas , SESA/PR, SESA/PR.,Atividade realizada, Oficinas Terapêuticas - Setor de Terapia Ocupacional.

  • 03/2011

    Outras atividades técnico-científicas , SESA/PR, SESA/PR.,Atividade realizada, Projeto PROLAI- Atendimento à pacientes Esquizofrênicos em uso de medicação de deposito injetavel.

  • 08/2008 - 12/2012

    Outras atividades técnico-científicas , SESA/PR, SESA/PR.,Atividade realizada, PROGRAMA PREVENÇÃO DE RECAÍDA para usuários de drogas.

  • 08/2011 - 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, SESA/HT.,Linhas de pesquisa

  • 07/2005 - 07/2008

    Outras atividades técnico-científicas , SESA/PR, SESA/PR.,Atividade realizada, -Atuação junto a pacientes com transtorno mental, adulto, feminino e masculino em CAPS II..

  • 03/2006 - 05/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, SESA/PR.,Linhas de pesquisa

1979 - 1980

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
- Docente na Faculdade de Terapia Ocupacional da Universidade Metodista de Piracicaba/SP na disciplina Clinica Médica e Terapia Ocupacional. - Supervisora de Estágios na Faculdade de Terapia Ocupacional da Universidade Metodista de Piracicaba/SP nas disciplinas: Geriatria/Gerontologia, Psiquiatria e Deficiência Visual.

1982 - 1984

Fundação Catarinense de Ensino

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional Funcional, Carga horária: 20

Outras informações:
Terapeuta Ocupacional atuando a nível Ambulatorial com clientela portadora de comprometimento psicomotor e distúrbio de aprendizagem em alunos do Jardim , Pré-Escolar e Escolar.

1983 - 1984

Associação Joinvillense de Deficientes Visuais

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Outras informações:
- Coordenadora Técnica e fundadora do Serviço de Reabilitação da Associação. - Terapeuta Ocupacional atuando na inserção social de portadores de deficiência visual.

1981 - 1982

Instituto Pedagógico de Reabilitação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional Funcional, Carga horária: 40

Outras informações:
- Coordenadora da Equipe de Paralisia Cerebral do Instituto. - Terapeuta Ocupacional atuando em Oficina Abrigada junto a portadores de múltiplas deficiências de doze a dezoito anos de idade. - Terapeuta Ocupacional atuando em Estimulação Precoce junto a clientela de zero a doze anos de idade.

1980 - 1980

Centro de Reabilitação Antonio LIsboa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional Funcional, Carga horária: 40

Outras informações:
- Implantação do Setor de Terapia Ocupacional - Terapeuta Ocupacional atuando com clientela portadora de necessidades especiais

2013 - Atual

Secretaria de Saúde do Estado do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Técnica da Equipe da Coordenação Estadual de Saúde Mental