Thuany da Conceição Albuquerque

Graduada em Engenheira Química (2014) , com projetos de pesquisas nas áreas de mineração e resíduos minerais, produção de Biodisel, infra estrutura de plantas industriais e contaminantes inorgânicos. Com experiências profissionais em diversos metodos de ensaio que utilizam técnicas tais como, analises de ácidos, analises pelas técnicas de via úmida, UV-visivel, Espectrometria de absorção atômica de Chama (FAAS), Espectrometria de absorção atômica em forno de Grafite (GF AAS) e Espectrometria de absorção atômica por Geração de Hidretos (HG AAS) , Difração e Fluorescência de Raio X , beneficiamento de minérios (Níquel, Bauxita, ferro e ouro), tratamentos metalúrgicos (Hidro e Pirometalurgicos), realização de ensaios para determinação de acidez livre, densidade real e aparente, determinação de Eh e pH , lixiviações, testes de Flotação, liquido denso, espectrometria ótica, espectrometria de raio-X, análise instrumental de carbono, enxofre, nitrogênio e oxigênio via combustão, preparação de amostra, calibração, emissão de dados e relatórios, preparo de reagentes.

Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Quimica

2009 - 2014

Centro Universitário UNA
Título: Estudo da reutilização do pó de balão e do gás produzidos na fabricação de Ferro-Gusa a coque em Alto-Forno
Orientador: Juliana Capanema Ferreira Mendonça

Curso técnico/profissionalizante

1999 - 2003

Polimig
Bolsista do(a): Concelho Regional de Química de Minas Gerais.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Projeto Sagres ´´ Desenvolvimento e validação de métodos de análise de: As, Cd e Pb em amostras de alimentos para nutrição animal (farelo de soja) por GFAAS´´, Descrição: Projeto Sagres "Ampliação e aperfeiçoamento da infra-estrutura e da capacidade técnico-científica dos Laboratórios Nacionais Agropecuários - LANAGROs para atendimento às demandas da defesa agropecuária nacional." Desenvolvimento e validação de métodos de análise de: As, Cd e Pb em amostras de alimentos para nutrição animal (farelo de soja) por GFAAS; Revisão bibliográfica sobre especiação química. Apoio técnico em novos procedimentos na área de resíduos inorgânicos. Manutenção das atividades de Gestão da Qualidade do Laboratório de Elementos Inorgânicos segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e ao Manual da Garantia da Qualidade Analítica - Resíduos e Contaminantes em Alimentos, com vistas à manutenção da acreditação de métodos de análise junto ao INMETRO. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thuany da Conceição Albuquerque - Coordenador / Amarildo Germano - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Laboratório Nacional Agropecuário - MG

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2012

AngloGold Ashanti Brasil Mineração

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 30

Outras informações:
Conhecimento pratico e teórico em processo de extração mineral, metalurgia extrativa (Pirometalurgia e Hidrometalurgia) e tratamento de água e efluentes.

2008 - 2010

FERROUS RESOURCES DO BRASIL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Mineração, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Beneficiamento de Minérios, gerenciamento de tarefas e custos de projetos, cálculo e preparo de reagentes e soluções para realização de ensaios, realização de ensaios de flotação, conhecimento prático e teórico de análises de Mineralogia e Geologia, operação de mini planta piloto , elaboração de procedimentos operacionais (PRO´S) conforme padronizações da ISO e SSO, desenvolvimento de sistema de arquivamento, formulação e digitação de planilhas para organização de resultados.

2005 - 2007

SGS Geosol Laboratórios Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Química, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerenciamento de tarefas e custos de projetos, Beneficiamento de Minérios, cálculo e preparo de reagentes e soluções para realização de ensaios, realização de ensaios para determinação de acidez livre, densidade real e aparente, determinação de Eh e pH, conhecimento prático e teórico de análises pelo processo Bayer, análise e instrumentação por titulação Metron, lixiviações em meio sulfúrico, clorídrico e amoniacal, processadas através de condições atmosféricas, pressurizadas, bloco digestor, colunas e pilhas, operação de mini planta piloto envolvendo resinas de troca iônica para recuperação de metais, utilização de software Nautilus para controle e emissão de resultados bem como manutenção do banco de dados, controle e emissão de resultados de análises e acompanhamento de produção, utilização do software ProRea (Programa interno de segurança de Reagentes) para controle ,estocagem, fichas de segurança, liberação de reagentes, elaboração de procedimentos operacionais (PRO´S), conforme padronizações ISO e SSO, desenvolvimento de sistema de arquivamento, formulação e digitação de planilhas para organização de resultados.

2005 - 2005

Instituto Hermes Pardini

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Química, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Análises Patológicas, análise de Absorção Atômica por chama, controle e emissão de resultado/ Banco de dados, controle de reagentes (estocagem, fichas de segurança, liberação, operação em sistema informatizado).

2003 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 30

Outras informações:
Organização do Laboratório, arquivamento de resultados, análise e Manuseio do UV-visível, análise de Absorção Atômica e espetrofotometria de emissão em Plasma, análise e manuseio de Infravermelho, análise em Difração e Fluorescência de Raio X.