Miriam Rezende Bueno

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais- IGC,1985. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG - FAE/UFMG, 1996. Atualmente é professora do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI/BH. Atua como pesquisadora nas áreas de Ensino de Geografia, Formação Docente, Metodologia do Ensino Fundamental e Médio.

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Educação

1990 - 1994

Faculdade de Educação -UFMG
Léa Pinheiro Paixão.Palavras-chave: família, escola, relações sociais, projetos.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Formação complementar

2005 - 2005

Extensão universitária em Faculdade de Educação. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Minas Gerais.

Participação em eventos

VII Congresso Internacional de Educação. 2008. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação. 2008. (Outra).

I Diálogos Geográficos: Escritas da Terra e Leituras de Mundo. 2008. (Outra).

VI Congresso Internacional de Educação: Inteligências múltiplas, inclusão Escola Reflexiva. 2007. (Congresso).

XI Encuentro de Geógrafos de América Latina: Geopolítica , Globalização y cambio ambiental: retos en el desarrolo latinoamericano.Práticas educativas em construção: renovações ou permanências na Educação Geográfica?. 2007. (Encontro).

9ºEncontro de Prática de Ensino de Geografia e V Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.participante. 2007. (Encontro).

IV Congresso Internacional de Educação: Prática Pedagógica, Formação do Professor e Inclusão na Escola no Século XXI. 2006. (Congresso).

A Geografia e a questão do trabalho na contemporaneidade.A Geografia e a questão do trabalho na contemporaneidade. 2006. (Seminário).

Xiii Ciclo de Palestras do Curso de Geografia e Análise Ambiental.A Geografia e a questão do trabalho na contemporaneidade. 2006. (Seminário).

II Mostra de Literatura Afro-Brasileira. 2006. (Outra).

Complexidade e Seus reflexos na educação. 2005. (Seminário).

II Seminário de Geografia e História.O conteúdo Básico comum e a prática da Geografia em sala de aula. 2005. (Seminário).

II Seminário de geografia e História.O CBC e a prática da geografia na sala de aula. 2005. (Seminário).

Por uma Geografia Latino-Americana: Do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade.As inovações em escolas da rede pública e privada detectadas pelo olhar dos estagiários de licenciatura. 2005. (Encontro).

A Geografia na modernização do mundo.V Encontro Estadual de Geografia de Minas Gerais. 2005. (Encontro).

8º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2005. (Encontro).

V Encontro Estadual de Geografia de MG Geografia na modernização do mundo. 2005. (Encontro).

V Encontro Estadual de geografia de MG: A geografia na modernização do mundo.Do ensino às múltiplas práticas em Geografia. 2005. (Encontro).

8ºEncontro Nacional de Prática de Ensino de geografia.O currículo em Geografia na reforma educacional em MG 2004/2005. 2005. (Encontro).

X Encontro de Geógrafos da América Latina.A formação de educadores em geografia na escola básica da rede estadual de MG. 2005. (Encontro).

X Encontro de Geógrafos da América Latina. 2005. (Encontro).

Setenta Anos de AGB: As transformações do Espaço e a Geografia no Século XXI. VI Congresso Brasileiro de Geógrafos: -Setenta Anos AGB: Transformações do espaço e a geografia no século XXI. 2004. (Congresso).

Ação didática: Ferramenta para transformar o ensino. 2004. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de geógrafos: 70 anos da AGB: As transformações do espaço e da Geografia no século XXI. Proposta de formação com educadores do ensino fundamental e médio do estado de MG. 2004. (Congresso).

Políticas Públicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2004. (Seminário).

Juventude e EJA: Políticas Públicas na região metropolitana de Belo Horizonte. 2004. (Seminário).

A educação para um outro mundo possível. 2004. (Outra).

Um outro mundo possível na palma da mão. 2004. (Outra).

Educação cidadã para uma cidade educadora. 2004. (Outra).

Semana de Pesquisa e Extensão - SEPEX 2004.Sarau - Educação Geográfica. 2004. (Outra).

Fórum Mundial de educação. 2004. (Outra).

Juventude e EJA: políticas públicas na região metropolitana de Belo Horizonte. 2004. (Outra).

Saberes e Práticas de Professores: Uma Pesquisa Em Cartografia para Escolares.. 2003. (Congresso).

XXI Congresso Nacional de Cartografia. 2003. (Congresso).

XXI Congresso Nacional de Cartografia: Saberes e práticas de professores, uma pesquisa em cartografia para escolares. 2003. (Congresso).

A formação do Educador na Realidade Brasileira.IV Semana de Educação FAFISETE. 2003. (Seminário).

Desenvolvimento de Competências, Pedagogia de Projetos e Organização do Trabalho Escolar. 2003. (Seminário).

Encruzilhadas do Planejamento. 2003. (Encontro).

Novos Desafios na Formação do Professor de Geografia. 2003. (Encontro).

X Encontro Nacional da ANPUR. 2003. (Encontro).

IV Semana de Educação da FAFISETE: A formação do educador na realidade brasileira.As transformações no curso de licenciatura e de pedagogia na atualidade. 2003. (Outra).

V Ciclo de Palestras do Curso de Geografia e análise Ambiental.O profissional geógrafo: possibilidades de atuação. 2002. (Seminário).

A avaliação Institucional e o Deasafio da Aprendizagem. 2002. (Encontro).

Formação e mercado de Trabalho V Ciclo de palestras do Curso de geografia e Análise Ambiental.O profissional geógrafo: possibilidades de atuação. 2002. (Outra).

6ºEncontro Nacional de prática de Ensino de geografia. 2001. (Encontro).

Curso de Formação de monitores e agentes Estaduais do Programa de Capacitação de Professores - Fase Escola Sagarana. 2001. (Outra).

Os outros 500 anos na Formação do Território Brasileiro. 2000. (Congresso).

La biografia a la construcció de la identitat del docent. 2000. (Outra).

Formación de Formadores desde una perspectiva dialógica. 2000. (Outra).

Fala Professor: As transformações no mundo da educação, Geografia, ensino e Responsabilidade Social. 1999. (Encontro).

Fala Professor-As transformações no mundo da educação Geografia, Ensino e Responsabilidade Social.Geografia e educação de jovens e adultos. 1999. (Encontro).

Territorios en redefinición: Lugar y mundo en Amérca Latina. 1997. (Encontro).

Projeto de Revitalização do curso de Magistério.Curso de Metodologia de Estudos Sociais. 1997. (Outra).

II Encontro Estadual de geografia de Minas gerais. 1993. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Geógrafos: Geografia, democracia e a (Des) Ordem Mundial. 1992. (Encontro).

II Encontro Nacional de Ensino de geografia.A formação de professores de Geografia dentro do Departamento Pedagógico-cultural do Sind-UTE. 1991. (Encontro).

II Encontro Nacional de ensino de Geografia - Fala professor.Uma Geografia não Travestida - busca de uma metodologia para uma escola de periferia.. 1991. (Encontro).

8º encontro Nacional de Geógrafos.A prática pedagógica do Sindicato UTE e AGB. 1990. (Encontro).

I Encontro Estadual de Professores de Geografia.(Re) Pensando o ensino de geografia de 5ª à 8ª série. 1990. (Encontro).

I Encontro Estadual dos Profissionais de Geografia: A prática da Geografia em questão.Questão Urbana. 1989. (Encontro).

III Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.(RE) Pensando o ensino de Geografia de 5ª à 8ª Série. 1989. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Maria de Souza

BUENO, M. R.. Cavalhadas: uma tradição cultural em Sabará MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: BRUNO F

BUENO, M. R.. Santos, Charles O.Rocha, Varlei B.Santos.Saberes da Geografia Física no cotidiano da escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Cassandra Borges da Cruz, Edwiges Moreira Pinto

BUENO, M. R.. O uso da música para ensinar Geografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Rana Stephanie Furtado

BUENO, M. R.. A importância da formação da consciência ambiental e cidadania na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Felício Alves T

BUENO, M. R.. Júnior.Licenciatura: problematizando a formação docente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Gilcema Márcia Cipriano Luciano Cesar Aguiar Miranda

BUENO, M. R.. Acessibilidade aos portadores de deficiência e mobilidade física à cidade de Serro /MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Poliana G

BUENO, M. R.. Vieira.A violência em uma escola pública de Belo Horizonte na percepção dos docentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Ramon Coelho Duarte

BUENO, M. R.. Os (re) usos em espaços revitalizados na região Centro-Sul de Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Dana Silva Gontijo

BUENO, M. R.. Possibilidade de educação ambiental e cidadania na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Lucas Vitor Guimarães, Luciana M

BUENO, M. R.. Pereira.Levantamento da Concepção de risco ambiental entre alunos de Geografia do Ensino Médio por meio do uso de maquete. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Danielle Aparecida Barbosa Márcia Lanussi Borges da Silva

BUENO, M. R.. As práticas educativas do professor de geografia para deficientes visuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Leonardo G

BUENO, M. R.. Dias Reis Thiago H. dos Santos.Ética, política e sustentabilidade: os desafios para uma educação sustentável na Agenda 21. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Tânia Batista Teodoro

BUENO, M. R.. O ensino de Geografia e os jovens em situação de risco social: por uma geografia cidadã. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Alexandre Gomes Nick

BUENO, M. R.. Os livros didáticos de Geografia e o tratamento temático ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Vera Lúcia Moreira da Silva

LACERDA, Raquel Bernardo dos Santos;BUENO, M. R.. O ensino de Geografia na perspectiva Freiriana: Educando jovens e adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Bruno Brito dos Santos

BUENO, M. R.. O uso do vídeo documentário como recurso didático no ensino de Geografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Andréia Giovana Teixeira de Abreu

BUENO, M. R.. Ser professor/a: as motivações dos alunos do curso de Geografia e análise Ambiental para o exercício da docência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Marciene Aparecida Nascimento e Renata Moreira H

BUENO, M. R.. de Mesquit.O uso da imagem no ensino de Geografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Renata Michelle Rodrigues Pena

BUENO, M. R.. Estudo da África na Geografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Janaína G

BUENO, M. R.. Correa e Vanderléia Sartóri Araújo.O ensino da Geografia na construção da cidadania: contribuições de algumas práticas inovadoras para a formação de cidadãos críticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Vânia Fátima de Paula Pinho

BUENO, M. R.. Córrego do Bação: um lugar, uma identidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Luis Carlos Quaresma Lemos

BUENO, M. R.. Percepção dos consumidores de alimentos orgânicos quanto aos contributos de qualidade e preço na Regional Centro Sul BH/Mg. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Débora Fernandes de Freitas

BUENO, M. R.. O ensino da Geografia para portadores de necessidades especiais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Jean José de Andrade

BUENO, M. R.. A importância da preservação da paisagem natural. Estudo de caso: Parque ecológico municipal Rego dos Carrapatos, município de Nova Lima, MG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: João Carlos da Silva Monteiro e Sanderson Siqueira

BUENO, M. R.. Evolução socioeconômica dos Assentados do assentamento de Serra Negra - Betim/MG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Sandro Márcio Baltar

BUENO, M. R.. Avaliação de Geografia do 1º ano do ensino médio no Estadual Central: avanços e permanências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Juliana Cristina Rodrigues T

BUENO, M. R.. Felipe e Juliana Santos Tupi B.O Aterro Sanitário de BH sob perspectiva de moradores de seu entorno. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Juan Sória Pereira e Guilherme Reis Rodrigues

BUENO, M. R.. Educação Ambiental um enfoque na reciclagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

BUENO, M. R.. A importância da imagem no ensino de geografia. 2006. Centro Universitário de Belo Horizonte.

BUENO, M. R.. Percepção dosconsumidores de alimentos orgânicos quanto aos atributos de qualidade e preço na Regional Centro Sul /BH/MG. 2005. Centro Universitário de Belo Horizonte.

BUENO, M. R.. A importância da preservação da paisagem natural. Estudo de caso: Parque Ecológico municipal dos Carrapatos/Nova Lima. 2005. Centro Universitário de Belo Horizonte.

BUENO, M. R.. O Aterro Sanitário: o caso do Aterro de BH sob a perspectiva dos moradores do seu entorno. 2004. Centro Universitário de Belo Horizonte.

BUENO, M. R.. Inclusão: uma proposta de vida. 2004. Centro Universitário de Belo Horizonte.

BUENO, M. R.. O uso da trilha interpretativa do Vinhático na Educação Ambiental - Parque Estadual do Rio Doce-MG. 2004.

BUENO, M. R.. Educação Ambiental: um enfoque na reciclagem. 2003. Centro Universitário de Belo Horizonte.

Orientou

Sônia Mara Souza Bizerra

Trajetórias escolares de alunos de EJA até o ensino superior de Geografia; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; (Orientador);

Paula de Cássia Nato Reis

Tecendo redes entre a alfabetização cartográfica e a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; (Orientador);

Rubia Cristina Tavares Homem

A cartografia escolar:construção das relações espaciais na EJA; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; (Orientador);

Rubia Cristina Tavares Homem

A cartografia escolar: a construção das relações espaciais na EJA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Érica Angélica Félix / Aline Maria Kieras

Sustentabilidade: reflexões, desafios e possibilidades; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Lucas Barros de Freitas

Educação Patrimonial: a geografia em Museu de Ciência e Tecnologia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

José Francisco Silva / Lívia Fortunato de Castro

Práticas pedagógicas inovadoras no ensino da paisagem urbana na geografia escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Vaneusa Maria Rodrigues / Aline Alves Nunes

Um olhar sobre o centro cultural Vila Fátima Belo Horizonte MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Neida Lima Teixeira

Educação geográfica e literatura: possibilidades de aprendizagem significativa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Claudilene do Nascimento Amaral

Avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Henrique Marçal Ricoy/Mariana Diniz Gonçalves de Souza

O processo de revitalização urbana e o circuito cultural da Praça da Liberdade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Isa Neves / Mara Cristina

Sustentabilidade: uma abordagem no ensino da Geografia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Diego dos Santos Rosa

De estagiário a docente: novos olhares sobre a formação inicial; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Carla Cristina de Souza / Nathália Fernando Passos

O ensino de Geografia no Projovem Urbano; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Carina Cristina de Souza, Aparecida Teixeira da Silva

A abordagem dos temas transversais na EJA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Samanta Pires dos Santos

Análise do livro didático Projeto Araribá Geografia 6º Ano de Escolaridade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Gislene Pinto Coelho Guimarães

As propostas educacionais para o campo, movimentos sociais e o ensino de Geografia do MST; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Sônia Mara Souza Bezerra

Trajetórias escolares de alunos de EJA até o ensino superior de Geografia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Paula de Cássia Nata dos Reis

Tecendo as redes entre a alfabetização cartográfica e geográfica nos anos iniciais do ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Eulália Souza Morais e Simone Medina de Souza

O uso da música regional apliacada ao ensino de Geografia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Renato Pires Moreira

Violência na escola; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Irley Maria Ferreira

Educação Ambiental e responsabilidade social na CIA Energética de MG-CEMIG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Antonio Marcos de Castro

Perspectiva de sustentabilidade do turismo no município de Rio Acima; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Sani Bonfim Duarte

Resíduo sólido: embalagens plásticas contaminadas com óleos lubrificantes; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Gervásio Aparício Tiago de Souza Fróes

A região da Mata do Morcego e Matinha da Califórnia: processo de ocupação espacial e sustentabilidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Antônio Marcos de Castro e Wellington Bosco de Souza

Potencialidades Turísticas no município de Rio Acima; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Sântira C

Ferreira e Leonardo F; da Costa; Levantamento de dados sobre a qualidade das águas do Ribeirão Ipanema aplicado à Educação ambiental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Fábio José Sarnento da Costa

Educação Inclusiva: a relação do professor de Geografia com o aluno portador de síndrome de Down; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Sandro Márcio Baltar

Avaliação no Estadual Central/MG: avanços e permanências; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Ubiraney de Figueiredo Silva

O turismo rural e a sustentabilidade no município de Itabirito/MG: um olhar na educação turística e patrimonial; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Leonardo Tavares Pires

A linguagem rosiana e a educação geográfica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Flávio Everton de Castro

Um olhar geográfico no imaginário dos capitães de Jorge Amado com proposito de formar o aluno cidadão; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Juliana Pereira Leandro

Educação Ambiental:uso de materiais curriculares na prática escolar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Hugo Leonardo Rubim Camargo

A importância da geografia no contexto social do formador cego; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Diana Pinto de Carvalho

A importância das atividades extra-classe no ensino de geografia nas escolas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Cláudia Mércia Valadares

A linguagem fotográfica como recurso na leitura da imagem; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Rita de Cássia e Silva

Ensino Médio: inovações e permanências; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e análise ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Cildélia Guilherme da Silva

A formação de professores; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Marco Túlio Orsi de Sá e Luciana Miranda Silva

Educação Ambiental sob o enfoque da sustentabilidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Fernanda de O

Carvalho e Magna Moreira Antunes; Escola inclusiva: projeto ou vivência cotidiana na escola?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Juliana Pereira Leandro e Lidiane Augusta da Silva

Educação Ambiental: o uso de materiais curriculares na prática escolar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Miriam Rezende Bueno;

Produções bibliográficas

  • BUENO, M. R. . Geografia e História Ensino Fundamental. 1º. ed. Belo Horizonte: Editora e Distribuidora Universidade, 2005. v. 04. 60p .

  • BUENO, M. R. . Geografia - Ensino Fundamental. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora e Distribuidora Universidade, 2005. v. 4. 80p .

  • BUENO, M. R. . As Inovações em Escolas da Rede Pública e Privada Detectadas Pelo Olhar dos Estagiários de Licenciatura.. In: X Encontro de Geógrafos Da América Latina, 2005, São Paulo. X Encontro de Geógrafos da América Latina. Por uma Geografia Latino-Americana: Do labirinto da Solidão ao Espaço da Solidariedade., 2005.

  • BUENO, M. R. . A Formação de Educadores Em Geografia Na Escola Básica da Rede Estadual de MG.. In: Por Uma Geografia Latino-Americana: Do Labirinto da Solidão ao Espaço da Solidariedade., 2005, São Paulo. X Encontro de Geógrafos da América-Latina: Por uma Geografia Latino-Americana: Do Labirinto da Solidão ao Espaço da Solidariedade., 2005.

  • BUENO, M. R. . Mudanças, Renovações e Perspectivas de Práticas Educativas EM Construção.. In: V Encontro Estadual de Geografia de MG: A Geografia na Modernização do Mundo, 2005, Belo Horizonte. V Encontro Estadual de Geografia de MG: A Geografia na Modernização do mundo, 2005.

  • BUENO, M. R. . O currículo em Geografia na Reforma Educacional em MG -2004/5. In: VIII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia., 2005, Dourados. O currículo em Geografia na Reforma Educacional em MG - 2044/5., 2005.

  • BUENO, M. R. . Proposta de Formação com Educadores do Ensino Fundamental e Médio no Estado de MG.. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. Setenta Anos de AGB: As transformações do Espaço e a Geografia no Século XXI, 2004, Goiânia. VI Congresso Brasileiro de Geógrafos - Setenta Anos de ABG: As Transformações do Espaço e a Geografia do Século XXI, 2004.

  • BUENO, M. R. . Material curricular: das transgressões à cotidianização de práticas educativas interativas. In: IV Enconcontro Estadual de Geografia de MG, 2002, Belo Horizonte. IV Encontro Estadual de Geografia de MG:, 2002.

  • BUENO, M. R. . Currículo e Ensino de Geografia em Educação Básica. In: 8ºEncuentro de geografos de America Latina, 2001, Santiago. 8º Encuentro de geografos de América Latina, 2001.

  • BUENO, M. R. . Uma experiência de formação continuada com educadores do Ensino Médio no Estado do espírito Santo. In: 6º encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2001, São Paulo. Idem nome do Evento, 2001.

  • BUENO, M. R. . Uso da maquete como recurso para verificaçãodos conhecimentos e dificuldades entre graduandos de geografia com alguns conteúdos de geomorfologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUENO, M. R. . Desvendando o espaço da regência: o que pensam e como agem os estagiários.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BUENO, M. R. . "Geografia e literaturas de viagens e aventuras" e "Geografia das Religiões". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BUENO, M. R. . Atualização em ensino de Geografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BUENO, M. R. . Projeto: paisagem de Belo Horizonte, uma descoberta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BUENO, M. R. . O fator humano no trânsito e a geografia e os transportes: novas relações velhos desafios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

BUENO, M. R. ; DURSO, N. A. C. E. R. E. . Elaboração do Programa de Prova da Disciplina de Geografia.. 2005.

BUENO, M. R. . Educação à Distância Em GEografia. 2005.

BUENO, M. R. ; DURSO, N. A. C. E. R. E. . Coordenação e co-autoria na Proposta Curricular de Geografia -SEE/MG. 2004.

BUENO, M. R. . Coordenadora de Tutoria e Comunicação - Geografia - PROCAP. 2001.

BUENO, M. R. . Consultoria de material didático-pedagógico de Geografia do Sistema Pitágoras de Ensino. 2000.

BUENO, M. R. . Capacitação de Professores do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental: Produção De Curso À Distância - Geografia e Cinema.. 1999.

BUENO, M. R. ; DURSO, N. A. C. E. R. E. . Co-autoria na Elaboração da Educação Geográfica nos anos Iniciais do ensino Fundamental. 1999.

BUENO, M. R. ; CASTRO, N. A. . Coordenação E co-autoria da Proposta Curricular De Geografia - PROMEDES/ES. 1999.

BUENO, M. R. ; DURSO, N. A. C. E. R. E. . Co-autoria na elaboração da Proposta Curricular de Geografia. 1998.

BUENO, M. R. ; DURSO, R. E. . Co-autoria para elaboração de Parâmetros Técnicos Para Avaliação de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental. 1996.

BUENO, M. R. . Leitura Crítica de livros Didáticos. 1996.

BUENO, M. R. ; CASTRO, N. A. . Geografia: Ensino Fundamental 1ª à 4ª Série. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático pedagógico).

BUENO, M. R. . Roteiros de Orientação em diversos Eixos Temáticos. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático -pedagógico- Centro de Referência Virtual -SEE/MG Ensino Fundamental e).

BUENO, M. R. . Roteiros de Atividade sobre diversos Eixos Temáticos - Geografia Ensino Fundamental e Médio. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático pedagógico).

BUENO, M. R. ; CASTRO, N. A. ; DURSO, R. E. . Proposta Curricular de Geografia -Ensino Fundamental 5ª à 8ª Série. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposta Curricular de Geografia - SEE/Mg).

BUENO, M. R. ; DURSO, R. E. ; CASTRO, N. A. . Proposta Curricular de Geografia do Estado de Minas Gerais - Ensino Médio. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposta Curricular de Geografia do Estado de Minas Gerais).

BUENO, M. R. ; CASTRO, N. A. ; DURSO, R. E. . Programa de Prova da disciplina Geografia: Concurso Público para Provimento de Cargos da Carreira de professor da Educação Básica. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de programa de Prva de Geografia Ensino Básico SEE/MG).

BUENO, M. R. . Proposta Curricular de Geografia Ensino Fundamental e Médio SEE/MG. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação da proposta curricular de geografia -ensino básico).

BUENO, M. R. . Programa de Capacitação de Professores - Fase Escola Sagarana PROCAP IP 16. 2001. (Coordenaçãodo Programa de Capacitação de Professores).

BUENO, M. R. ; CASTRO, N. A. . Construção de um currículo inter/transdisciplinar - Módulos I, II, III. 1999. .

BUENO, M. R. . A proposta Curricular de Geografia do Estado de Minas Gerais. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, M. R. . Construção de um currículo Inter/ transdisciplinar - Módulos I , II , III. 1999. .

BUENO, M. R. ; CASTRO, N. A. ; DURSO, R. E. . Programa Piloto de Inovação Curricular e Capacitação de Professores do 2º Ciclo de Formação Básica da Rede Estadual Profundamental. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Piloto de Formação de Professor de Geografia).

BUENO, M. R. . A região e seu aprendizado no cinema. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material para Educação à Distância).

BUENO, M. R. . Curso de Metodologia de estudos Sociais. 1997. .

BUENO, M. R. . Realimentação da prática do educador. 1996. .

BUENO, M. R. . O estudo da globalização e fragmentação mundial dentro da nova proposta da SEE/MG. 1996. .

BUENO, M. R. . A nova proposta curricular de Geografia de 1ª à 4ª Série. 1996. .

BUENO, M. R. ; DURSO, R. E. . Parâmetros Técnicos para Avaliação de Livros Didáticos de Geografia. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Parâmetros de livros didáticos).

BUENO, M. R. . Programa Interativo na TV Executiva - reformas curriculares e Geografia. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Interativo de Geografia).

BUENO, M. R. . Metodologia no ensino da globalização dos espaços mundiais. 1995. .

BUENO, M. R. . Estudos Sociais em questão. 1993. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário de Belo Horizonte. , Avenida Prof. Mário Werneck, 1685, Estoril, 30455-610 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: () 33784946

Experiência profissional

2001 - 2005

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 31

Outras informações:
Admitida no Centro Universitário em 01/08/2001

Atividades

  • 02/2000

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado 1 - Licenciatura, Instrumentação no Ensino de Geografia, Seminário de Atualização de Práticas Pedagógicas

  • 03/2003 - 12/2003

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Sarau de Educação Geográfica: Seminário de atualização.

  • 05/2003 - 11/2003

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Boletim Educalab.

  • 08/2002 - 12/2002

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Projeto Educação Ambiental com jovens de risco: Tremendal.

  • 03/2002 - 12/2002

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Projeto Cercadinho/Manuelzão: Educação e mobilização Social na Bacia do Cercadinho.

Sem data

Escola Municipal Caio Líbano Soares

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Geografia no ensino fundamental e médio