Ari Francisco de Araújo Júnior
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é Professor Adjunto do Ibmec Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade, economia do crime, economia e esportes, desenvolvimento econômico e economia política positiva. É coordenador do Curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Ibmec BH.
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Economia
2021 - 2024
Universidade Federal de Pelotas
Título: ENSAIOS SOBRE RESTRIÇÕES DE MOBILIDADE, DISTANCIAMENTO SOCIAL E LOCKDOWN: a pandemia do SARS-COVID nos estados Brasileiros
RODRIGO NOBRE FERNANDEZ.
Mestrado em Teoria Econômica
1999 - 2001
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Crime e Economia no Brasil: Dois Ensaios Empíricos
, Ano de Obtenção: 2001.Pablo Fajnzylber.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: economia;criminalidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
Graduação em Economia
1994 - 1998
Universidade de São Paulo
Título: Opções de Venda: uma Alternativa aos Instrumentos Atuais da PGPM
Orientador: Milton Barossi Filho
Bolsista do(a): Pólo de Alta Tecnologia de Ribeirão Preto, POLTEC, Brasil.
Formação complementar
2005 - 2005
Econometria. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2001 - 2001
Atualização em Economia. (Carga horária: 40h). , Associação dos Centros de Pós-Graduação em Economia, ANPEC, Brasil.
2001 - 2001
Microeconometria. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, CEDEPLAR/UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Criminalidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Capital Humano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Demografia Econômica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Nova Economia Política/Especialidade: Ciclos Políticos Reeleição e Governo.
Participação em bancas
ARAUJO JUNIOR, A. F.. A ORIGEM DOS PROPRIETÁRIOS DE CLUBES DE FUTEBOL EUROPEU, E SUA INFLUÊNCIA NA TOMADA DE DECISÃO EM DESPESAS COM TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA EM DADOS EM PAINEL . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Brexit ou Uniâo Europeia: o que o passado pode dizer sobre o futuro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Determinantes do rating soberano: uma análise em dados em painel. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Premier League: análise das variáveis que influenciam os valores das transferêncais da mais rica liga de futebol do mundo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Crescimento pró pobre nas regiões do Brasil - uma análise sobre a qualidade do crescimento econômico nas regiões brasileiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. de Figueiredo.Demanda de horas para a manutenção corretiva: um estudo de caso na oficina de transmissões de uma indústria automotiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Variáveis que determinam o preço no mercado imobiliário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Antecipando a volatilidade do mercado de ações a longo prazo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Modelagem do praço do frango de corte no estado de São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Comparação entre gestão ativa e passiva em fundos de ações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Análise Econômica do Processo Civil Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Catastrophe Bonds: como o mercado segurador transfere o risco catastrófico para o mercado financeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Megaeventos Esportivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. A Metodologia Científica dos Índices Internacionais de Corrupção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Uma análise do endividamento na Europa: a aplicação do teste de quebra estrutural endógena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Liberdade econômica e a volatilidade de ciclos de negócios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Como os gastos do governo influenciam na estrutura de mercado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. A direção de convergência de abertura econômica no mundo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Análise do fluxo turístico em Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Economia Criativa: Índice de Potencial Criativo das cidades mineiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Uma análise dos circuitos turísticos como determinantes do fluxo de visitantes em municípios de Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. Elasticidade pobreza-crescimento utilizando uma medida de desigualdade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
ARAUJO JUNIOR, A. F.. O efeito do imposto de renda sobre o investimento no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Ibmec S/A.
Orientou
Economia do Conflito: o impacto dos fatores de liberdade econômica na ausência de paz entre os países; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Carga Tributária versus Nível de Investimento no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Influencia do Capital Humano no Desenvolvimento dos Países da América do Sul; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Análises das Receitas, da Performance e dos Investimentos nos Clubes de Futebol Brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Determinantes das Substituições no Futebol: uma análise do Campeonato Brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
A Curva de Kuznets no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Padrões de Comportamento do Usuário e Fatores Determinantes da Popularidade de Vídeos de Youtube; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Análise de Indicadores Econômicos e Tamanho dos Estados Brasileiros; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
O Crime e a Política: a influência do calendário eleitoral sobre o nível de violência na região Sul e Sudeste do Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Testando a fidelidade dos 11 grandes clubes do Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Uma análise sobre os esquemas táticos de futebol e sua eficiencia utilizando métodos econométricos sobre dados em painel; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Um estudo economértrico sobre a taxa de criminalidade nos municípios de Minas Gerais para o ano de 2014; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Análise do Perfil de arrecadação do governo federal brasileiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
A MIGRAÇÃO INTERNA NO BRASIL E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
RELIGIÃO ISLÂMICA E CRIME: A RELIGIÃO IMPÕE BARREIRAS À PRÁTICA DE HOMICÍDIOS? Uma análise para o ano de 2010; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Fórmula 1: Mudanças nas regras do esporte e seus impactos na segurança e competitividade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
O EFEITO DO ENCARCERAMENTO SOBRE AS TAXAS DE HOMICÍDIO NO BRASIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
MAIS ARMAS, MENOS CRIMES? UMA ANÁLISE PARA MINAS GERAIS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DO GASTO PÚBLICO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO COM DADOS EM PAINEL DOS ESTADOS BRASILEIROS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
VARIÁVEIS DA PRODUTIVIDADE TOTAL DOS FATORES BRASILEIRA QUAIS FORAM OS DETERMINANTES DO CRESCIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO ENTRE 1950 E 2008?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
OS DETERMINANTES DA CORRUPÇÃO GOVERNAMENTAL DOS ESTADOS BRASILEIROS: 1998 à 2007; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
A RELAÇÃO ENTRE CRESCIMENTO ECONÔMICO E INFLAÇÃO NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Investigando os Determinantes das Importações de Armas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Determinantes da Criminalidade: uma análise do Programa Bolsa Família sobre o crime e a violência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Crédito Bancário e Atividade Econômica no Estado de Minas Gerais: teste de causalidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Influência dos Ciclos Políticos no Mercado de Ações Brasileiros; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
A Dinâmica de Formação de Capital Privado: as diferenças entre países podem ser explicadas por aspectos culturais?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Corrupção: Educação Importa? Uma análise de dados em painel para os estados brasileiros; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
A Relação entre Acidentes de Trânsito e Crescimento Econômico para os Estados Brasileiros; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Decomposição da Taxa de Suicídio no Brasil e suas Regiões: uma análise da importância da estrutura etária na variação da taxa de suicídio no Brasil entre os anos de 1999 e 2008; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Determinantes do Suicídio no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Instituições e Empreendedorismo: uma análise empírica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Impacto do Gasto Público sobre a Taxa de Criminalidade em Minas Gerais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Economia e Felicidade: uma análise empírica dos determinantes da felicidade para jovens universitários - um estudo para o Ibmec-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Análise da Eficiência das Firmas de Construção CivilL Nacionais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Participação da Mulher no Mercado de Trabalho: determinantes da participação feminina em nove regiões metropolitanas do Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Balanço Competitivo no Campeonato Brasileiro: determinando a competitividade do futebol brasileiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Aplicação da Lei de Okun à Economia Brasileira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Religião reduz criminalidade?: um estudo para o Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Testando a Hipótese de Ciclos Eleitorais Racionais: Evidências de um Painel de Municípios Mineiros; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Fatores Demográficos como Determinantes da Criminalidade em Minas Gerais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Efeitos negativos da criminalidade sobre o crescimento dos municípios mineiros; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Tecnologia e o setor canavieiro: uma análise do emprego e concentração de terras na década de 1990; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Economia do Crime: uma análise para os municípios de Minas Gerais com mais de 50 mil habitantes; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Sustentabilidade da Dívida Pública e Teoria da Equivalência Ricardiana: discussão teórica e aplicação à economia brasileira; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Tamanho do Governo e Rating Soberano; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Determinantes da Informalidade no Mundo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
A Influência da Carga de Tributos Estaduais sobre a Sonegação Fiscal e Informalidade na Década de 90; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Inflação versus Desemprego: análise da última década a partir de 1994; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Ambiente Econômico e Impacto sobre o Mercado de Capitais nos Dois Primeiros Anos dos Mandatos de FHC e LULA; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
A Convergência da Taxa de Criminalidade no Brasil; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Evidências da Curva de Kuznets para os Municípios de Minas Gerais em 1991-2000; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Economia do Varejo; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Uma Análise Econométrica da Inflação de Demanda Agregada e Oferta Agregada; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Ciclos Políticos e Reeleição: Um Estudo das Eleições Municipais no Estado de Minas Gerais no Ano de 2000; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Modelo de Determinação do Risco Soberano: Enfoque no Caso Latino-Americano; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Ibmec S/A; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Política Monetária dos Modernos Bancos Centrais: Aspectos Teóricos e Evidências para o Caso Brasileiro; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Eletrificação Rural no Norte de Minas Gerais: uma análise sobre os painéis fotovoltaicos como alternativa energética; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
A Curva de Philipps e a NAIRU; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Uma Contribuição à Discussão sobre a Desigualdade de Renda no Brasil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Alternativa ou Não para Capitalização das Empresas Incubadas no Brasil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Federalismo Fiscal, Ciclos Políticos e Reeleição: uma análise do caso brasileiro e de Minas Gerais; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Choques Externos e Reposta de Política Econômica: uma aplicação à crise asiática de 1997; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ari Francisco de Araujo Junior;
Produções bibliográficas
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. ; PEIXOTO, N. A. A. ; SOARES, R. A. . UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE OS DETERMINANTES DA ADOÇÃO DA LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA PELOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Journal of Public Policy and Government , v. 1, p. 90-117, 2025.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; AZAMBUJA, L. R. ; MOCELIN, D. G. . Convergência em resultados de sistemas nacionais de inovação: uma análise a partir dos dados do Global Innovation Index. Revista Gestão e Tecnologia , v. 24, p. 238-262, 2024.
-
Lopes, Guilherme ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Gama, Luiz Carlos DAy . Os determinantes fundamentais dos preços dos imóveis residenciais: um estudo para o Brasil. Revista de Economia Mackenzie , v. 20, p. 173-202, 2023.
-
ARAÚJO JR, ARI FRANCISCO ; ARAÚJO JR, LUIZ CARLOS . Os impactos da polÃtica monetária na taxa de câmbio no Brasil. Revista de Economia (UFPR) , v. 43, p. 213, 2022.
-
FERNANDEZ, RODRIGO NOBRE ; Shikida, Claudio ; AREND ARCARO, DAIANE ; ELY, REGIS AUGUSTO ; ARAÚJO JR, ARI FRANCISCO . More sports, more crimes? An analysis for the Metropolitan Region of Porto Alegre. ECONOMIC ANALYSIS OF LAW REVIEW , v. 13, p. 200-211, 2022.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; TANURE, R. C. ; SHIKIDA, C. D. . Quebrando o clube: quando a racionalidade política prevalece no futebol. REVISTA DE GESTÃO E NEGÓCIOS DO ESPORTE , v. 6, p. 1-12, 2021.
-
SHIKIDA, C. D. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Figueiredo, Erik Alencar de. . Which came first? Eggs and Chicken in Brazil: a new study. Revista de Gestão, Economia e Negócios , v. 2, p. 87-99, 2021.
-
DE ARAUJO, ARI FRANCISCO ; Pires, Tiago ; GULISANO, A. G. . Convergência de abertura econômica entre países: uma aplicação das cadeias de Markov. PERSPECTIVA ECONÔMICA (SÃO LEOPOLDO. ONLINE) , v. 17, p. 76-88, 2021.
-
Araujo Jr., Ari Francisco de ; Pires, Tiago . A vantagem do incumbente nas eleições municipais e estaduais brasileiras: um estudo de 2000 a 2018. Revista do Serviço Público (Brasília) , v. 71, p. 69-91, 2020.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; CARRARO, A. ; ELY, R. ; SHIKIDA, C. . ?Fine, Mr. Feola, but have You agreed to all of that with the Russians?? An Analysis of the Determinants of Soccer Match Outcomes. THE EMPIRICAL ECONOMICS LETTERS , v. 18, p. 59-64, 2019.
-
Shikida, Claudio D. ; DE ARAUJO, ARI FRANCISCO . A tecnologia nos torna melhores ou apenas adia nosso dilema moral? O caso dos xenotransplantes. JORNAL BRASILEIRO DE ECONOMIA DA SAÚDE , v. 11, p. 18-25-25, 2019.
-
DE ARAUJO, ARI FRANCISCO ; Shikida, Claudio D. ; NEVES, R. C. . DETERMINANTES DO TEMPO MÉDIO DE SUBSTITUIÇÕES NO FUTEBOL: UMA ANÁLISE DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2014. SINERGIA (FURG) , v. 23, p. 71-78, 2019.
-
Shikida, Claudio D. ; DE ARAUJO, ARI FRANCISCO ; VASCONCELOS, A. M. . O MITO DO ELEITOR RACIONAL BRASILEIRO: VOCÊ VOTA IRRACIONALMENTE?. Revista de Economia Mackenzie , v. 16, p. 10-52, 2019.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. ; GRECO, V. F. . Determinantes das mudanças de liderança: o caso do Campeonato Brasileiro de Futebol. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL , v. 10, p. 130-137, 2018.
-
SHIKIDA, C. D. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; PINHO, F. M. . Cartões Vermelhos e Amarelos e a Teoria Econômica do Crime: O Caso do Campeonato Brasileiro de Futebol. ECONOMIC ANALYSIS OF LAW REVIEW , v. 9, p. 242-258, 2018.
-
SHIKIDA, C. ; CARRARO, A. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . O Mando de Campo em Clássicos: os Casos Bra-Pel e Gre-Nal. Análise Econômica (UFRGS) , v. 36, p. 135-164, 2018.
-
SHIKIDA, C. D. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Tropics and Income: longitudinal evidence from Brazil. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 29, 2017.
-
PINHO, F. M. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; CAMARGOS, M. A. . Um Estudo da Razão Ótima de Hedge no Mercado de Boi Gordo Brasileiro. ORGANIZAÇÕES RURAIS & AGROINDUSTRIAIS , v. 17, p. 160-176, 2017.
-
SHIKIDA, C. D. ; CARRARO, A. ; Fernandez, R.N. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . A Carga Tributária Brasileira está além de seu Nível Ótimo? Medindo o Excesso de Governo no Brasil. ECONOMIC ANALYSIS OF LAW REVIEW , v. 8, p. 1-21, 2017.
-
SHIKIDA, C. D. ; Paiva, G. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Structural breaks in the cattle price series in the State of São Paulo, Brazil. Economia Aplicada (Impresso) , v. 20, p. 265, 2016.
-
SALVATO, M. A. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SILVA, G. R. . CARACTERÍSTICAS PESSOAIS E PROBABILIDADE DE VITIMIZAÇÃO. Economic Analysis of Law Review , v. 7, p. 233-248, 2016.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; MOREIRA, L. N. ; Coutinho, E.S. ; SHIKIDA, C. D. . Influência do Calendário Eleitoral sobre o Mercado Brasileiro de Ações. Estudos do CEPE , v. 44, p. 39-51, 2016.
-
ABRAS, L. L.H. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. ; SHIKIDA, Pery . Mais Armas, Menos Crimes? uma análise econométrica para o Estado de Minas Gerais. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR (Impresso) , v. 15, p. 5-24, 2014.
-
SHIKIDA, C. D. ; FARIA, F. R. F. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Plebiscito e Criação de Novos Estados: o caso do Pará. Economic Analysis of Law Review , v. 5, p. 1-21, 2014.
-
COUTINHO, E. S. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Inadimplência, Volume de Crédito e Ciclos Econômicos em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. BDMG: Cadernos Econômicos , v. 2, p. 59-117-117, 2014.
-
SHIKIDA, C. D. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Figueiredo, Erik Alencar de. . Política Monetária, Produto e Preços: Contribuições de Peláez e um teste de tri-causalidade para o período 1861-1970. Revista de Economia e Administração (Impresso) , v. 13, p. 312-327, 2014.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; PEREIRA, D. M. P. B. ; SHIKIDA, C. D. ; SHIKIDA, P. F. A. . O efeito do encarceramento sobre as taxas de homicídio no Brasil. Revista do Instituto do Direito Brasileiro , v. 3, p. 6359-6388, 2014.
-
Barros, Carlos Pestana ; FARIA, João Ricardo ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Brazilian land tenure and Conficts: The Landless Peasant's Movement. The Cato Journal , v. 33, p. 47-75, 2013.
-
SHIKIDA, C. D. ; Lemos, Clarice Sollero ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . A Adesão ao padrão-ouro e seus determinantes cliométricos: o caso do Brasil. Informe GEPEC (Online) , v. 17, p. 70-80, 2013.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, M. A. ; QUEIROZ, Bernando Lanza . Development and Fertility in Brazil: fertility reversion for more developed municipalities?. Planejamento e Politicas Publicas , v. ., p. 99-116, 2013.
-
Salvato, Márcio Antônio ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Shikida, Claudio D. . Crescimento Pró-Pobre no Brasil: uma avaliação empírica da década de 1990. Revista Gestão & Políticas Públicas , v. 3, p. 18-37, 2013.
-
Gil-Alana, Luis Alberiko ; Barros, Carlos Pestana ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Aircraft Accidents in Brazil. INT J SUSTAIN TRANSP , v. 6, p. 111-126, 2012.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Nogueira, D.G. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Análise da Eficiência das Firmas de Construção Civil Nacionais. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online) , v. 9, p. 47-71, 2012.
-
SHIKIDA, C. D. ; Shikida, Cláudio D. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Nogueira Jr., Reginaldo Pinto ; Ferreira, F.M.P. . Socio-Economic Determinants of Juvenile Crime among Street Children and Teenagers in a Brazilian State. Economics Bulletin , v. 32, p. 2076-2084, 2012.
-
Barros, Carlos Pestana ; FARIA, João Ricardo ; DE ARAUJO, ARI FRANCISCO . BRAZILIAN LAND TENURE CONFLICTS: A SPATIAL ANALYSIS. Journal of International Development , v. 26, p. n/a-n/a, 2012.
-
SHIKIDA, C. D. ; BYRRO, R. M. ; SALVATO, M. A. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Informações e Política Econômica: um teste para aperfeiçoamento de erros de previsão a partir da utilização do Google Trends. Revista Gestão & Políticas Públicas , v. 2, p. 197, 2012.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Sant´Anna, P.H.C. . Why Do Some States Fail?. The Cato Journal , v. 31, p. 59-74, 2011.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Decomposição das Taxas de Homicídios no Brasil e seus Estados: A ?demografia? é de fato importante?. Economia & tecnologia (UFPR) , v. 24, p. 87-99, 2011.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Araujo Junior, Ari Francisco de ; Soares, J.C. . O Regime de Metas de Inflação Trouxe Credibilidade para a Política Monetária Brasileira?. Revista de Economia e Administração (Impresso) , v. 10, p. 110-127, 2011.
-
Nogueira Jr., R.P. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Structural Changes in Exchange Rate Regimes in Brazil. Economics Bulletin , v. 31, p. 1748-1756, 2011.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; FIGUEIREDO, E. A. . Ovos, galinhas: revisitando um dilema secular a partir de dados brasileiros. Economia & tecnologia (UFPR) , v. 26, p. 161-168, 2011.
-
Barros, Carlos Pestana ; Assaf, A.George ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Cost performance of Brazilian soccer clubs: A Bayesian varying efficiency distribution model. Economic Modelling , v. 28, p. 2730-2735, 2011.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Notas introdutórias ao Federalismo como um incentivo ao desenvolvimento econômico. Revista da Associação Mineira de Direito e Economia , v. 3, p. 1-10, 2010.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Melo, M.G. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Efficiency of Environmental NGOs in Brazil: do incentives matter?. Applied Economics: Systematic Research , v. 4, p. 181-191, 2010.
-
Araujo Junior, Ari Francisco de ; Americano Jr, Weber. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Salvato, Márcio Antônio . Ciclos Eleitorais Racionais: evidência para os municípios mineiros. Informe Gepec (Impresso) , v. 14, p. 73-83, 2010.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Aborto, Fecundidade e Criminalidade: Uma visão de demografia econômica. Revista da Associação Mineira de Direito e Economia , v. 3, p. 1-9, 2010.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . ?Por que escovar os dentes pode fazer bem não apenas à sua saúde, mas também ao seu bolso?. Economia & tecnologia (UFPR) , v. 21, p. 137-142, 2010.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Recessões e Recuperações na Atividade Econômica: mesmo efeito sobre a criminalidade?. Economia & tecnologia (UFPR) , v. 22, p. 47-52, 2010.
-
GOMES, Fábio Augusto Reis ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, Márcio . Mortalidade Infantil no Brasil na Década de 1990: quais os principais determinantes?. Jornal Brasileiro de Economia da Saúde , v. 2, p. 126-133, 2010.
-
Araujo Junior, Ari Francisco de ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Drummond, L. . Campeonato Brasileiro de Futebol e Balanço Competitivo: uma análise do período 1971-2009. Revista Brasileira de Futebol , v. 3, p. 73-87, 2010.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; MONASTERIO, Leonardo ; Carraro, A. ; Damé, O. . "It is the economy, companheiro!": an empirical analysis of Lula's re-election based on municipal data. Economics Bulletin , v. 29, p. 977-992, 2009.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Paiva, Ana Luíza ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Déficit Nominal Zero: Uma Avaliação Crítica a partir do Modelo IS-MP. Planejamento e Políticas Públicas (IPEA) , v. 31, p. 81-96, 2008.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Military Expenditures, External Threats and Economic Growth. Economics Bulletin , v. 15, p. 1-7, 2008.
-
GOLGHER, André ; ROSA, Carlos Henrique ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Determinants of migration in Brazil: regional polarization and poverty traps. Papeles de Población , v. 56, p. 135-171, 2008.
-
SALVATO, Márcio ; Antunes, P.C. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Ciclos Políticos: um estudo sobre a relação entre flutuações econômicas e calendário eleitoral no Brasil, 1985-2006. Revista de Economia e Administração , v. 7, p. 1-20, 2008.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Castro, G. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Economic Determinants of Driver's Behavior in Minas Gerais. Economics Bulletin , v. 8, p. 1-7, 2008.
-
Murta, Susanne Rodrigues ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Religião e Criminalidade no Brasil: primeiras evidências sob enfoque econômico. Textos de Economia , v. 11, p. .-., 2008.
-
Araujo Junior, Ari Francisco de ; Shikida, Claudio ; ALVARENGA, Patrícia Silva . Economia política da disputa por terras em Minas Gerais. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso) , v. 46, p. 803-830, 2008.
-
FARIA, João Ricardo ; Araujo Jr., Ari Francisco de ; Shikida, Claudio D. . The citation pattern of Brazilian economists. Estudos Econômicos (USP. Impresso) , São Paulo, v. 37, n.1, p. 151-166, 2007.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Milton, Rodrigo Silésio de Araújo ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Existe trade-off entre bem-estar e desigualdade? Um estudo de caso com municípios mineiros. Revista de Economia e Administração , v. 6, p. 99-138, 2007.
-
FARIA, João Ricardo ; Araujo Jr., Ari Francisco de ; Shikida, Cláudio D. . The international research of academic economists in Brazil: 1999-2006. Revista de Economia Aplicada , v. 11, p. 387-406, 2007.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; GOMES, Fábio Augusto Reis ; Salvato, Márcio Antônio ; Shikida, Cláudio D. . "Dê-me segurança ou lhe dou um não": em busca do eleitor mediano no referendo das armas. Revista Brasileira de Economia (Impresso) , v. 61, p. 429-447, 2007.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Gazzi, Rafael de Almeida Vilhena ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Teoria Econômica do Suicídio: Estudo Empírico para o Brasil. Análise Econômica (UFRGS) , v. 25, p. 123-147, 2007.
-
SHIKIDA, Pery ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; BORILLI, Salete . Determinantes do Comportamento Criminoso: Um Estudo Econométrico nas Penitenciárias Central, Estadual e Feminina de Piraquara (Paraná). Pesquisa e Debate, São Paulo, v. 17, n.1, p. 125-148, 2006.
-
SALVATO, Márcio ; ALVARENGA, Patrícia Silva ; FRANÇA, Cristina Soares ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Crescimento e Desigualdade: evidências da Curva de Kuznets para os municípios de Minas Gerais - 1991/2000. E & G. Economia e Gestão , v. 6, p. 1-16, 2006.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; CANÇADO, Paulo Lopes ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Economics and Politics: o que determina as chances de reeleição em municípios? O caso das eleições municipais de Minas Gerais - 2000. Informe Gepec , Toledo (PR), v. 09, n.2, 2005.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; HILLBRECHT, Ronald Otto ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Public Vices, Private Serfdom? Comments on the optimal size of the Brazilian State. Revista Brasileira de Economia de Empresas, Aceito para publicação, v. 5, p. 1-1, 2005.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; MONASTERIO, Leonardo . Abrindo a caixinha de surpresas: uma análise econométrica do futebol brasileiro. Análise Econômica (UFRGS) , Porto Alegre (RS), v. 23, n.44, p. 1-1, 2005.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; SHIKIDA, Pery . A Moral Importa?. Revista de Economia e Administração , São Paulo (SP), v. 4, n.4, p. 415-426, 2005.
-
GOLGHER, André ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Migrantes e não-migrantes em Minas Gerais: a influência de fatores pessoais e de contexto socioeconômico e criminal. Revista de Economia e Administração , São Paulo, v. 3, n.2, 2004.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Introdução à economia da alocação de órgãos para transplantes: direitos de propriedade, mercado de órgãos e filas de espera no Sistema Nacional de Transplantes. Estudos do CEPE (UNISC) , Santa Cruz do Sul - RS, v. 20, p. 81-100, 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; SILVA, Márcia Cristina da . Federalismo Fiscal, ciclos políticos e reeleição: uma breve análise do caso mineiro. Perspectiva Econômica , São Leopoldo - RS, v. 38, n.122, p. 5-19, 2003.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Raízes Econômicas da Criminalidade Violenta no Brasil: um estudo usando micro dados e pseudo-painel - 1981/1996. Revista de Economia e Administração , São Paulo - SP, v. 1, n.3, p. 1-34, 2002.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Decomposição dos Efeitos Idade, Período e Coorte de Taxas de Homicídios: uma análise por estados - 1981/1996. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte - MG, v. 2, n.3, p. 91-107, 2002.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; DELGADO, D. M. . A Provisão de Serviços Públicos no Brasil: um panorama histórico do início do processo. Aspectos Recentes da Economia e da Política Brasileiras , Itaúna - MG, v. 10, n.10, p. 42-47, 2001.
-
ARAUJO, S. M. C. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Faturamento como Proxy do Consumo e seus Determinantes: uma análise econométrica para a região metropolitana de Belo Horizonte. Aspectos Recentes da Economia e da Política Brasileiras , Itaúna - MG, v. 10, n.10, p. 56-64, 2001.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; FAJNZYLBER, P. . Crime e Economia: um Estudo das Microrregiões Mineiras. Revista Econômica do Nordeste , Fortaleza - CE, v. 31, n.N.Especial, p. 630-659, 2000.
-
Araujo Jr., Ari Francisco de ; Shikida, Claudio . Macroeconomia. In: Timm, Luciano B.. (Org.). Direito e Economia no Brasil. 4ed.: , 2021, v. , p. 1-50.
-
Shikida, Claudio ; Araujo Jr., Ari Francisco de . Microeconomia. In: Timm, Luciano B.. (Org.). Direito e Economia no Brasil. 4ed.: , 2021, v. , p. 51-100.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Shikida, Claudio D. . Macroeconomia. Direito e Economia no Brasil. 3ed.Indaiatuba: Foco, 2019, v. , p. 1-.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Shikida, Claudio D. . Microeconomia. In: Timm, Luciano. (Org.). Direito e Economia no Brasil. 3eded.: , 2019, v. , p. 1-.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Shikida, Claudio D. . Macroeconomia. In: Tim, Luciano. (Org.). Direito e Economia no Brasil. 2ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. , p. 1-.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Microeconomia. Direito e Economia no Brasil. 2ed.: , 2014, v. , p. 1-.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Microeconomia. In: Luciano Benetti Timm. (Org.). Direito e Economia no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Atlas, 2012, v. , p. 34-74.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Macroeconomia. In: Luciano Benetti Timm. (Org.). Direito e Economia no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Atlas, 2012, v. , p. 75-114.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Criminalidade em Minas Gerais: tendências recentes e seus principais determinantes. In: FERREIRA, A.H.B. (Org.). PMDI - O estado do Estado. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, 2007, v. , p. 115-126.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, Márcio . Região Sudeste. In: FERREIRA, A. H. B. ; GONCALVES, M. B. R.. (Org.). Coleção de estudos regionais sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Belo Horizonte: PNUD / IDHS, 2007, v. 1ed, p. 1-299.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Por Que o Estado Cresce e Qual Seria o Tamanho Ótimo do Estado Brasileiro?. In: Marcos Mendes. (Org.). Gasto Público Eficiente:91 Propostas para o Desenvolvimento do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Topbooks, 2006, v. , p. 71-95.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; GOMES, Fábio Augusto Reis ; SALVATO, Márcio . Crescimento e Desenvolvimento Econômico: Aspectos Teóricos, Evidência Empírica e o Papel da Educação. In: Taiane Las Casas. (Org.). Desenvolvimento, Desigualdade e Relações Internacionais. Belo Horizonte (MG): Editora Pucminas, 2005, v. , p. 270-295.
-
FAJNZYLBER, P. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Violência e Criminalidade. In: Lisboa, M.B.; Menezes-Filho, N.A.. (Org.). Microeconomia e Sociedade no Brasil.. 1ed.Rio de Janeiro - RJ: Contra Capa/FGV, 2001, v. , p. 333-394.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. . Por que os políticos fazem leis estúpidas, mesmo que o eleitorado não seja estúpido?. Gazeta do Povo, 25 abr. 2024.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. . Divulgando políticas públicas: o caso do programa Pé-de-Meia. Gazeta do Povo, 06 mar. 2024.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. . A economia em 2023: o eleitor merece um descanso neste final de ano?. Gazeta do Povo, 25 dez. 2023.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. . Descumprir metas fiscais? Ideias ultrapassadas não vão colocar economia brasileira nos eixos. Gazeta do Povo, 04 nov. 2023.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. . Fechamento de escolas comprometeu o futuro dos estudantes e do país. Gazeta do Povo, Curitiba, 06 jun. 2023.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. . O Banco Central e o terraplanismo econômico. Gazeta do Povo, 19 fev. 2023.
-
Araujo Jr., Ari Francisco de ; Shikida, Claudio . Desemprego e Condições de Saúde. Gazeta do Povo, Curitiba, 29 maio 2020.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. . Quais as causas das demissões do técnicos?. Desporto & Sports, Portugal, p. 36 - 37, 30 jan. 2019.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Renovação Ampla. O Tempo, 28 ago. 2018.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Achado não é roubado. O Tempo, Belo Horizonte, 13 fev. 2008.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, Márcio ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . O Mercado Ilegal de Órgãos. O Tempo, Belo Horizonte (MG), 14 mar. 2007.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Crescimento e Crise. Estado de Minas, Belo Horizonte (MG), 19 out. 2005.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Que Empreendedorismo?. O Tempo, Belo Horizonte (MG), 28 maio 2005.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, Márcio . Política Monetária. Estado de Minas, Belo Horizonte (MG), 07 maio 2005.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; XAVIER, Marcus Renato S. . O Futuro da idéia liberal no Brasil: o que dizem os universitários?. Revista Think Tank - Banco de Idéias, , v. 28, 01 set. 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Raízes Econômicas da Violência. Gazeta Mercantil, 25 ago. 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . A Reeleição na Hora do Voto. O Tempo, Belo Horizonte (MG), 12 abr. 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Ovos de Páscoa e Economia. Gazeta Mercantil, São Paulo -Circulação Nacional, 07 abr. 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Raízes Econômicas da Violência. Revista Visão Estratégica, ano I, 4ª edição, Rio de Janeiro (RJ), 20 mar. 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; XAVIER, Marcus Renato S. . Causalidade e Economia Regional. Revista Tríade do Mercado/APIMEC MG, n. 1, out/2003-mar/2004, Belo Horizonte (MG), 20 mar. 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; XAVIER, Marcus Renato S. . Expectativas: Como São Tratadas na Ciência Econômica?. Revista Tríade do Mercado, APIMEC MG, n. 1, out/2003-mar/2004, Belo Horizonte (MG), 20 mar. 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Privatizar para Crescer. Diário da Região, São José do Rio Preto - SP, 31 jan. 1998.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Perspectivas e Desafios da Integração. Diário da Região, São José do Rio Preto - SP, 03 maio 1997.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Plenitude Democrática. Diário da Região, São José do Rio Preto - SP, 11 fev. 1997.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; SALVATO, Márcio . Rotativos: espaço público ou privado?. O Tempo, Belo Horizonte.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Carraro, A. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Desconstruindo mitos: não foi o Bolsa Família. Valor Econômico.
-
Araujo Jr., Ari Francisco de ; Azambuja, L.R. . Ativismo Judicial e a baixa performance das instituições brasileiras. Gazeta do Povo, Curitiba.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; BAZOLLI, A. . Quanto vale uma estação de metrô? O caso de São Paulo. Caos Planejado.
-
Shikida, Claudio ; Arend, D. ; FERNANDEZ, R. ; ELY, R. ; Araujo Jr., Ari Francisco de . More sports, more crimes? An analysis for the Metropolitan Region of Porto Alegre. In: The First North American Association of Sports Economists Virtual Conference, 2020. The First North American Association of Sports Economists Virtual Conference, 2020.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. ; Brandão, Matheus . COMPORTAMENTO DO USUÁRIO E FATORES DETERMINANTES DA POPULARIDADE DE VÍDEOS NO YOUTUBE. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019, 2019, Belo Horizonte. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019, 2019.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Pires, Tiago . A VANTAGEM DO INCUMBENTE NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DE 2000 A 2016,. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019, 2019, Belo Horizonte. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019, 2019.
-
SHIKIDA, C. D. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Carraro, A. . Revisitando a Carga Tributária Otima. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE), 2016, São Paulo. IX Congresso da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE), 2016.
-
Barros, Carlos Pestana ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; FARIA, João Ricardo . Brazilian Land Tenure and Conflicts: The Landless Peasants? Movement. In: Conferência Anual da Associação Brasileira de Direito e Economia, 2010, Belo Horizonte. III Conferência Anual da Associação Brasileira de Direito e Economia, 2010.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Sant´Anna, P.H.C. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Cultural Roots of Failed States. In: Southern Economic Association - Society for the Development of Austrian Economics, 2009, San Antonio - Texas. Southern Economic Associatio, 2009.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Lemos, C.S. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . A Adesão ao Padrão-Ouro e seus determinantes cliométricos: o caso do Brasil. In: Congresso Brasileiro de História Econômica, 2009, Campinas - SP. VIII Congresso Brasileiro de História Econômica, 2009.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Eficiência das ONGs Ambientais no Brasil: os incentivos importam?. In: CONFERÊNCIA ANUAL Associação Brasileira de Direito e Economia - ABDE, 2009, São Paulo - SP. II CONFERÊNCIA ANUAL Associação Brasileira de Direito e Economia - ABDE, 2009.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Sant´Anna, P.H.C. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Cultural Roots of Failed states. In: Research Workshop on Institutions and Organizations, 2009, São Paulo - SP. IV Research Workshop on Institutions and Organizations, 2009.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, Márcio ; Mesquita, L. . Crescimento Pro-pobre no Brasil na década de 1990: uma análise usando as unidades de desenvolvimento humano das regiões metropolitanas de BH, Salvador, Recife e Manaus. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2008, Caxambu-MG. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2008.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Sant´Anna, P.H.C. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Sociedades Menos Individualistas Possuem os Piores Estados?. In: Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2008, Belo Horizonte - MG. V Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2008.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ALVARENGA, Patrícia Silva . Economia Política da Disputa por Terras em Minas Gerais. In: Conferência Anual da ALACDE - Associação Latino-Americana e do Caribe de Direito e Economia, 2007, Brasília. XI Conferência Anual da ALACDE, 2007.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Gazzi, Rafael de Almeida Vilhena ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Teoria econômica do suicídio: estudo empírico para o Brasil. In: Congresso Latino Americano de Suicidologia, 2007, Belo Horizonte. II Congresso Latino Americano de Suicidologia, 2007.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Gastos Militares e Crescimento: existe diferença entre novas e velhas democracias?. In: ENCONTRO NACIONAL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA - ABED, 2007, São Carlos (SP). I ENCONTRO NACIONAL ABED, 2007.
-
SALVATO, Márcio ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Mesquita, L. . Crescimento Pró-Pobre no Brasil: uma avaliação empírica da década de 1990. In: Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2007, Belo Horizonte (MG). 4º Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2007.
-
Carraro, A. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Damé, O. ; MONASTERIO, Leonardo ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . It is the economy, companheiro!: uma análise empírica da reeleição de Lula com base em dados municipais. In: Anpec Sul, 2007, Porto Alegre (RS). X Encontro de Economia da Região Sul - Anpec Sul, 2007.
-
SALVATO, Márcio ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Mesquita, L. . CRESCIMENTO PRÓ-POBRE NO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO EMPÍRICA DA DÉCADA DE 1990. In: Anpec Nordeste, 2007, Fortaleza (CE). XII Encontro Regional de Economia do Nordeste - Anpec Nordeste, 2007.
-
SALVATO, Márcio ; Antunes, P.C. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . CICLOS POLÍTICOS: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS E CALENDÁRIO ELEITORAL NO BRASIL, 1985-2006. In: Anpec Nordeste, 2007, Fortaleza (CE). XII Encontro Regional de Economia do Nordeste - Anpec Nordeste, 2007.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Mesquita, L. ; SALVATO, Márcio . Crescimento Pró-Pobre no Brasil: Uma Avaliação Empírica da Década de 1990. In: Encontro Brasileiro de Econometria, 2007, Recife. XXIX Encontro Brasileiro de Econometria da Sociedade Brasileira de Econometria (XXIXSBE), 2007.
-
GOMES, Fábio Augusto Reis ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, Márcio . Mortalidade Infantil no Brasil e no Sudeste: determinantes e perpectivas para o futuro. In: Seminário sobre a Economia Mineira, 2006, Diamantina (MG). XII Seminário sobre a Economia Mineira, 2006.
-
SALVATO, Márcio ; RAAD, Rodrigo Jardim ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; MORAIS, Filipe . Disparidades Regionais em Minas Gerais. In: Seminário sobre a Economia Mineira, 2006, Diamantina (MG). XII Seminário sobre a Economia Mineira, 2006.
-
GOMES, Fábio Augusto Reis ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, Márcio . Mortalidade Infantil no Brasil e no Sudeste: determinantes e perspectivas para o futuro. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006, Caxambú (MG). XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006.
-
SALVATO, Márcio ; RAAD, Rodrigo Jardim ; MORAIS, Filipe ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Disparidades Regionais em Minas Gerais. In: Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2006, Belo Horizonte. 2 Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2006.
-
GOLGHER, André ; ROSA, Carlos Henrique ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . The Determinants of Migration in Brazil. In: XXXIII Encontro Nacional de Economia, 2005, Natal (RN). ANPEC - XXXIII Encontro Nacional de Economia, 2005.
-
SALVATO, Márcio ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Relações entre os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. In: Seminário de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia, 2005, Belo Horizonte (MG). III Seminário de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia, 2005.
-
FARIA, João Ricardo ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . The citation pattern of Brazilian economists. In: Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2005, Belo Horizonte (MG). 2º Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2005.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; MONASTERIO, Leonardo . Abrindo a caixinha de surpresas: uma análise econométrica do futebol brasileiro. In: Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2004, Belo Horizonte (MG). I Seminário de Economia de Belo Horizonte, 2004.
-
GOLGHER, André ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Migrantes e não-migrantes em Minas Gerais: a influência de fatores pessoais e de contexto socioeconômico e criminal. In: Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2004, Caxambu (MG). XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2004.
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; HILLBRECHT, Ronald Otto . Vícios Públicos, Servidão Pública? Comentários sobre o tamanho ótimo do Estado brasileiro. In: EnAPG - Encontro de Administração Pública e Governança, 2004, Rio de Janeiro, 2004.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; MONASTERIO, Leonardo . Abrindo a caixinha de surpresas: uma análise econométrica do futebol brasileiro. In: II Seminário de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia, 2003, Belo Horizonte (MG), 2003.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Decomposição dos Efeitos Idade, Período e Coorte de Taxas de Homicídios: uma análise por estados - 1981/1996. In: Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2002, Ouro Preto - MG. XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2002.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Raízes Econômicas da Criminalidade Violenta no Brasil: um estudo usando micro dados e pseudo-painel - 1981/1996. In: Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos, 2002, São Paulo - SP. II Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos, 2002.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Decomposição dos Efeitos Idade, Período e Coorte de Taxas de Homicídios: uma análise por estados - 1981/1996. In: Seminário sobre a Economia Mineira, 2002, Diamantina - MG. X Seminário sobre a Economia Mineira, 2002.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; FAJNZYLBER, P. . Crime e Economia: um Estudo das Microrregiões Mineiras. In: Seminário sobre a Economia Mineira, 2000, Diamantina - MG. IX Seminário sobre a Economia Mineira, 2000.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; FAJNZYLBER, P. . Crime e Economia: um Estudo das Microrregiões Mineiras. In: Encontro Regional de Economia da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC/BNB), 2000, Fortaleza - CE. 6. V Encontro Regional de Economia da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC/BNB), 2000.
-
NOWOSAD, P. ; GORINI, F. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Leontiev-Santilli Structures and the Analisis of World Trade in 1938, 1958, 1951-52 e 1959-60. In: Seminário Brasileiro de Análise, 1996, Ribeirão Preto - SP. 44º Seminário Brasileiro de Análise, 1996.
-
Araujo Jr., Ari Francisco de ; Azambuja, L.R. . Convergência em resultados de sistemas nacionais de inovação: uma análise a partir dos dados do Global Innovation Index. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2020, 2020, Belo Horizonte. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2020, 2020.
-
Araujo Jr., Ari Francisco de ; Araujo Jr., L.C. . Impactos da Política Monetária na Taxa de Câmbio no Brasil. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2020, 2020, Belo Horizonte. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2020, 2020.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . O Mando de Campo em Clássicos: os casos Bra-Pel e Gre-Nal. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, Belo Horizonte. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Tropics and Income: longitudinal evidence from Brasil. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, Belo Horizonte. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. ; PINHO, F. M. . CARTÕES VERMELHOS E AMARELOS E A TEORIA ECONÔMICA DO CRIME: O CASO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL. In: Congresso Anual ABDE, 2017, Porto Alegre (RS). X congresso anual ABDE, 2017.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; GOMES, Fábio Augusto Reis ; SALVATO, Márcio . Mortalidade infantil no Brasil: quais são os principais determinantes?. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2008, Estância de São Pedro-SP. 18º SINAPE, 2008.
-
GOLGHER, André ; ROSA, Carlos Henrique ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . The Determinants of Migration in Brazil. In: Population/XXV International Population Conference/International Union for the Scientific Study of Population, 2005, Tours, France, 2005.
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; XAVIER, Marcus Renato S. . Curvas de Lorenz Robustas Utilizando Micro Dados da Distribuição de Renda de MG nos anos 1992 e 2002. In: Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos, 2004, Belo Horizonte (MG). III Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos, 2004.
-
SHIKIDA, C. D. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Carraro, A. . Revisitando a Carga Tributária Otima. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SHIKIDA, Pery ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, C. D. ; BORILLI, Salete . Determinantes del comportamiento criminal: un estudio econométrico en algunas penitenciarías brasilenãs.. Buenos Aires: Abeledo Perrot/Thomson Reuters, 2013 (Jurisprudencia Argentina).
-
Carraro, A. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Damé, O. ; MONASTERIO, Leonardo ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . É a economia, companheiro!": uma análise empírica da reeleição de Lula com base em dados municipais 2007 (Working Paper 41 - CEAEE Ibmec MG).
-
SALVATO, Márcio ; Antunes, P.C. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Ciclos Políticos: Um Estudo sobre a Relação entre Flutuações Econômicas e Calendário Eleitoral no Brasil, 1985-20 2007 (Working Paper 42 - CEAEE Ibmec MG).
-
SALVATO, Márcio ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; Mesquita, L. . Crescimento Pró-Pobre No Brasil: Uma Avaliação Empírica da Década de 1990 2007 (Working Paper 43 - CEAEE Ibmec MG).
-
SALVATO, Márcio ; ALVARENGA, Patrícia Silva ; FRANÇA, Cristina Soares ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Crescimento e Desigualdade: evidências da Curva de Kuznets para os municípios de Minas Gerais - 1991/2000 2006 (Working Paper 33 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; GOMES, Fábio Augusto Reis ; SALVATO, Márcio ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Dê-me Segurança ou lhe Dou um Não: em busca do eleitor mediano no referendo das armas 2006 (Working Paper 34 - CEAEE Ibmec MG).
-
SALVATO, Márcio ; RAAD, Rodrigo Jardim ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; MORAIS, Filipe . Disparidades Regionais em Minas Gerais 2006 (Working Paper 35 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; ALVARENGA, Patrícia Silva . Economia Política da Disputa por Terras em Minas Gerais 2006 (Working Paper 38 - CEAEE Ibmec MG).
-
SHIKIDA, Cláudio Djissey ; Gazzi, Rafael de Almeida Vilhena ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Teoria Econômica do Suicídio: Estudo Empírico para o Brasil 2006 (Working Paper 39 - CEAEE Ibmec MG).
-
GOMES, Fábio Augusto Reis ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SALVATO, Márcio . Mortalidade Infantil no Brasil e no Sudeste: Determinantes e Perspectivas para o Futuro 2006 (Working Paper 36 - CEAEE Ibmec MG).
-
SHIKIDA, Pery ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; BORILLI, Salete . Determinantes do Comportamento Criminoso: Um Estudo Econométrico nas Penitenciárias Central, Estadual e Feminina de Piraquara (Paraná) 2005 (Working Paper 27 - CEAEE Ibmec MG).
-
FARIA, João Ricardo ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . The citation pattern of Brazilian economists 2005 (Working Paper 29 - CEAEE Ibmec MG).
-
GOLGHER, André ; ROSA, Carlos Henrique ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . The Determinants of Migration in Brazil 2005 (Texto de Discussão do CEDEPLAR/UFMG, n. 268).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; SHIKIDA, Pery . A Moral Importa? 2005 (Working Paper 31 - CEAEE Ibmec MG).
-
FARIA, João Ricardo ; ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . The citation pattern of Brazilian economists 2005 (Working Paper Series 04/2005).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Minha primeira vez com o EasyReg 2004 (Manual de Software).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; GOLGHER, André . Migrantes e Não-Migrantes em Minas Gerais: A Influência de Fatores Pessoais e de Contexto Socioeconômico e Criminal 2004 (Working Paper 4 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; HILLBRECHT, Ronald Otto . Vícios Públicos, Servidão Pública? Comentários sobre o tamanho ótimo do Estado brasileiro 2004 (Working Paper 5 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey . Introdução à economia da alocação de órgãos para transplantes: direitos de propriedade, mercado de órgãos e filas de espera no Sistema Nacional de Transplantes 2004 (Working Paper 15 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; XAVIER, Marcus Renato S. . O futuro da idéia liberal (libertária) no Brasil: o que dizem os alunos universitários? 2004 (Working Paper 21 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Economia 2004 (Material Didático - CBA (Ibmec MG)).
-
CANÇADO, Paulo Lopes ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Economics and Politics: o que determina as chances de reeleição em municípios? O caso das eleições municipais de Minas Gerais - 2000 2004 (Working Paper 26 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; GOLGHER, André . O Jovem no Mercado de Trabalho: Clientes em potencial dos programas de primeiro emprego 2003 (Working Paper 1 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; SILVA, Márcia Cristina da . Federalismo Fiscal, Ciclos Políticos e Reeleição: uma breve análise do caso mineiro 2003 (Working Paper 2 - CEAEE Ibmec MG).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; SHIKIDA, Cláudio Djissey ; MONASTERIO, Leonardo . Abrindo a caixinha de surpresas: uma análise econométrica do futebol brasileiro 2003 (Working Paper 3 - CEAEE Ibmec MG).
-
FAJNZYLBER, P. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Violência e Criminalidade 2001 (Texto de Discussão do CEDEPLAR/UFMG, n. 167).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. ; FAJNZYLBER, P. . O que Causa a Criminalidade Violenta no Brasil? Uma análise a partir do modelo econômico do crime: 1981 a 1996 2001 (Texto de Discussão do CEDEPLAR/UFMG, n. 162).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Crime e Economia no Brasil: Dois Ensaios Empíricos 2001 (Dissertação de Mestrado).
-
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Opções de Venda: uma Alternativa aos Instrumentos Atuais da PGPM 1998 (Monografia).
-
NOWOSAD, P. ; GORINI, F. ; ARAUJO JUNIOR, A. F. . Leontiev-Santilli Structures and the Analisis of World Trade in 1938, 1958, 1951-52 e 1959-60 1996 (Mimeo.).
Outras produções
Araujo Jr., Ari Francisco de . Parecer Revista do Serviço Público. 2021.
Araujo Jr., Ari Francisco de . Parecer Revista do Serviço Público. 2021.
Araujo Jr., Ari Francisco de . Parecer Economics Bulletin. 2020.
Araujo Jr., Ari Francisco de . Parecer Reuna. 2020.
Araujo Jr., Ari Francisco de . Parecer Economics Bulletin. 2020.
Araujo Jr., Ari Francisco de . Parecer Revista do Serviço Público. 2020.
DE ARAUJO, ARI FRANCISCO . Parecer para revista Economia Aplicada. 2019.
DE ARAUJO, ARI FRANCISCO . Parecer para Revista do Serviço Público. 2019.
DE ARAUJO, ARI FRANCISCO . Parecer para Revista do Serviço Público. 2019.
DE ARAUJO, ARI FRANCISCO . Parecer para Revista do Serviço Público. 2019.
DE ARAUJO, ARI FRANCISCO . Parecer para Revista do Serviço Público. 2019.
Araujo Junior, Ari Francisco de . Parecer para a Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. 2018.
Araujo Junior, Ari Francisco de . Parecer para a Revista Land Use Policy. 2018.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2018. 2018.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para a Revista Land Use Policy. 2017.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para a Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. 2017.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista da Associação Mineira de Direito e Economia. 2017.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Land Use Policy. 2017.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista da Associação Mineira de Direito e Economia. 2016.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista da Associação Mineira de Direito e Economia. 2016.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista da Associação Mineira de Direito e Economia. 2016.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista da Associação Mineira de Direito e Economia. 2016.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Economic Modelling (Elsevier). 2011.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Brasileira de Econometria (BRE/SBE). 2011.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Informe Gepec (Unioeste). 2011.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Informe Gepec (Unioeste). 2011.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Paracer para Economia (Anpec). 2010.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Economia Aplicada (USP). 2010.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Economic Analysis and Law Review (ABDE). 2010.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista da Associação Mineira de Direito e Economia. 2010.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Informe Gepec (Unioeste). 2010.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para International Studies Quarterly (Wiley-Blackwell). 2009.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Informe Gepec (Unioeste). 2009.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista de Economia Aplicada (USP). 2008.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Estudos Econômicos (USP). 2006.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Informe Gepec (Unioeste). 2006.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Economia Aplicada (USP). 2006.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Economia (UFPR). 2006.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Parecer para Revista Informe Gepec (Unioeste). 2003.
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Atuação de Empresários transforma segurança pública em Porto Alegre. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Minirreforma trabalhista pode tornar o mercado brasileiro mais eficiente. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Atividade industrial sobe 4% em maio, mas reversão de trajetória é incerta. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Agora vai?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO JUNIOR, A. F. . Após fracasso eleitoral, PT encara desafio de forjar líderes na esquerda além de Lula. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ibmec S/A, Faculdade, Minas Gerais. , Rua Rio Grande do Norte, 300, Funcionários, 30130-130 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32475757, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
IBMEC S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Carga horária: 40
2002 - Atual
IBMEC S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente VI, Carga horária: 40
Outras informações:
40 horas a partir de 02/2004.
Atividades
-
08/2022
Direção e administração, Coordenação do Curso de Ciências Econômicas.,Cargo ou função, Ibmec BH.
-
08/2006
Direção e administração, Centro de Economia Aplicada e Estratégia Empresarial.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Pesquisa.
-
02/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Microeconomia
-
02/2006
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Economia Brasileira, Macroeconomia do Lado da Demanda
-
02/2004
Direção e administração, Centro de Economia Aplicada e Estratégia Empresarial.,Cargo ou função, Coordenador de Seminários Acadêmicos.
-
02/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Economia Aplicada e Estratégia Empresarial.,Linhas de pesquisa
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Economia Brasileira, Macroeconomia do Lado da Demanda, Fundamentos de Microeconomia
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Microeconomia
-
02/2005 - 06/2005
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Seminários de Economia Brasileira, Fundamentos de Microeconomia
-
02/2005 - 06/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Microeconomia
-
03/2005 - 05/2005
Ensino, Cba, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Economia - pós graduação
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Monetária, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia IV
-
09/2004 - 11/2004
Ensino, Cba, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Economia - pós graduação
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia IV, Seminários de Economia Brasileira
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macoeconomia IV, Seminários de Economia Brasileira
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Economia II
-
02/2003 - 06/2003
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Teoria Macroeconômica I
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia IV, Crescimento e Desenvolvimento Econômico
-
02/2002 - 06/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia IV
-
02/2002 - 06/2002
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Economia II
2001 - 2009
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2006
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Sócio-Econômico
-
01/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Desenvolvimento Humano Sustentável.,Linhas de pesquisa
-
02/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Monetária, Econometria
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Sócio-Econômico
-
02/2005 - 06/2005
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Sócio-Econômico
-
06/2004 - 12/2004
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Sócio-Econômico
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimeto Sócio-Econômico
-
03/2004 - 05/2004
Ensino, Criminologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Economia da Criminalidade - pós graduação
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Macroeconômica I
-
02/2003 - 06/2003
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria, Economia Monetária, Teoria Macroeconômica I (curso de férias)
-
02/2003 - 06/2003
Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria
-
03/2003 - 05/2003
Ensino, Criminologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Economia da Criminalidade - pós graduação
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria, Teoria Macroeconômica I (curso de férias)
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia
-
02/2002 - 06/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria
-
02/2002 - 06/2002
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Economia
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria
-
07/2001 - 07/2001
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia (curso de férias)
-
02/2001 - 06/2001
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Regional e Urbana
2000 - 2001
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2001 - 06/2001
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria Microeconomia II
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Economia
-
02/2000 - 06/2000
Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Economia
2000 - Atual
Fundação Universidade de ItaúnaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 8
Outras informações:
Licenciado.
Atividades
-
02/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Licenciado
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia I, Estatística Econômica
-
02/2001 - 06/2001
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia I
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica Geral
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ari Francisco de Araújo Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?