Manuella de Mattos Porto
Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela Faculdade Integrada Brasil-Amazônia. Professora de Sociologia da Rede Municipal de Ensino de Belém, na docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental, desenvolvo em duas unidades educacionais municipais um projeto de cineclube, estimulando vários princípios e reflexões acerca dos dilemas sociais. Formada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, já desenvolvi atividades em áreas de remanescentes de quilombos no Estado do Pará e estudos técnicos a cerca desses territórios historicamente ocupados.
Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em História e Cultura Afrobrasileira e Africana
2012 - 2013
Faculdades Integradas Brasil Amazônia
Título: A Educação Quilombola: Interdições e Desafios para Garantia de Direitos Étnicos
Orientador: Ramundo Erundino Santos Diniz
Graduação em Ciências Sociais
1999 - 2008
Universidade Federal do Pará
Título: As transformações do Carimbó Sagrado da Irmandade de São Benedito do Município de Santarém Novo
Orientador: Romero Ximenes Pontes
Formação complementar
2016 - 2016
Boa Intenção não basta: Desafios para inclusão de crianças e adolescentes. (Carga horária: 18h). , Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia, FIDESA, Brasil.
2015 - 2016
Curso de Extensão atendimento da criança e do adolescente com deficiência:. (Carga horária: 180h). , Escola de Governança Pública do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2004 - 2004
Plano de Negócios. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Ação para o Desenvolvimento Sustentável, POEMAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Organização de eventos
PORTO, M. M. . XIII Mostra de Saberes da Secretaria Municipal de Educação. 2015. .
PORTO, M. M. . XII Mostra de Saberes da Secretaria Municipal de Educação. 2014. .
Participação em eventos
VIII Seminário do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia - GEIA.Atendimento Educacional aos Refugiados Venezuelanos da etnia Warao - Anos Iniciais. 2019. (Seminário).
Vivências Antropológicas em Educação.Atendimento Educacional aos Refugiados Venezuelanos da etnia Warao - Anos Iniciais. 2019. (Encontro).
I Simpósio Internacional sobre Avaliação para as Aprendizagens na Educação Básica,. 2016. (Simpósio).
Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular.Coordenadora do Grupo de Trabalho de Sociologia. 2016. (Seminário).
Seminário Estadual da BNCC no Pará.Debate e avaliação dos dados do Seminário. 2016. (Seminário).
V Encontro de Conselhos de Educação do Estado do Pará. 2016. (Encontro).
V Fórum de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Belém.Os conteúdos escolares na promoção da cultura de Paz. 2015. (Outra).
XII Mostra de Saberes da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Coordenadora de mesa de comunicação oral. 2014. (Feira).
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, E. N. ; LIMA, D. H. ; PORTO, M. M. ; ROCHA, J. F. . Cadeia de comercialização da castanha-do-pará na Amazônia Brasileira: novos rumos, velhos hábitos. Cadeia de comercialização da castanha-do-pará na Amazônia Brasileira: novos rumos, velhos hábitos , v. 91, p. 01-26, 2021.
Outras produções
PORTO, M. M. . Experiências de construção e materialização dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas da Rede Municipal - SEMEC. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PORTO, M. M. . Projeto leva formação cidadã para estudantes de Belém. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
PORTO, M. M. . Alunos da rede municipal se integram ao projeto Viva Melhor Sabendo Jovem. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
PORTO, M. M. . Projeto cultural beneficia estudantes e comunidade com acesso ao cinema. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
PORTO, M. M. . Concluída primeira fase de plano de prevenção à violência nas escolas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
PORTO, M. M. . Escola municipal recebe ação de cidadania e prevenção de violências. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
PORTO, M. M. . Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PORTO, M. M. . Projeto Saberes da EJA. 2018. .
PORTO, M. M. ; SOUZA, M. F. C. . Fórum Municipal Permanente de Educação. 2015. (Técnica).
PORTO, M. M. ; SOUZA, M. F. C. . Sistematização, Elaboração e Organização do Plano Municipal de Educação. 2015. (Técnica).
PORTO, M. M. ; SOUZA, M. F. C. . Relatório Final da Audiência Pública do Plano Municipal de Educação. 2015. (Técnica).
LIMA, D. H. ; FARIAS JUNIOR, E. A. ; ROCHA, J. F. ; PORTO, M. M. ; BRAGLIA, R. I. C. G. . Relatório Técnico Científico para Identificação do Território da Comunidade Remanescente de Quilombo Cachoeira Porteira - Oriximiná - Pará. 2012. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2012
Estudo técnico científico para identificação do território da comunidade remanescente de quilombo Cachoeira Porteira, Descrição: Sistematizar as informações dos estudos existentes sobre a comunidade Cachoeira Porteira, tendo como finalidade a produção de um diagnóstico envolvendo as dimensões antropológicas, agronômicas, sociológicas e históricas; identificar os processos de territorialização da comunidade Cachoeira Porteira envolvendo os espaços de moradia, de conservação ambiental, de exploração econômica, das atividades sócio- culturais, os espaços destinados aos cultos religiosos e ao lazer; e identificar e delimitar a área de ocupação com base no princípio da auto- identificação do território.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuella de Mattos Porto - Integrante / Gustavo Américo Pinto da Silva - Coordenador.
Prêmios
2023
Prêmio Mergulho, Fundação Cultural do Pará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Educação e Cultura. , Avenida Governador José Malcher - de 1209/1210 a 1770/1771, Nazaré, 66060230 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 30755433
Experiência profissional
2012 - 2014
Instituto Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40
Outras informações:
Contribuo na linha de pesquisa que busca a identificação e avaliação das pontecialidades locais e oportunidades de desenvolvimento do território das Comunidades Remanescentes de Quilombos no Estado do Pará, bem como da necessidade de acesso às políticas públicas, analisando cenários futuros, através da promoção de ampla discussão nas comunidades, com o envolvimento dos atores locais em todo o processo, consultando-os previamente para a formulação de estratégias de desenvolvimento
2012 - 2012
Instituto de Desenvolvimento Economico, Social e Ambiental do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40
Outras informações:
Realização de diagnóstico sócio, econômico, ambiental e cultural do território da comunidade Cachoeira Porteira, com base nas informações existentes; explicitando as categorias étnicas e sociais de identidade presentes na área de estudo(quilombolas e indígenas);levantamento das representações e formas organizacionais presentes na área de estudo, que tenham expressão fundamental na realidade presente do grupo e que apresentem um concomitante pertencimento territorial, definida por referências compartilhadas de ordem física, simbólica com origem comum presumida e identidade compartilhada; mapeamento do campo de relações que estão em jogo na área objeto do estudo, sua natureza social e, nesse sentido, conjuntural; promoção de ampla discussão com o grupo morador da área para definir uma posição clara sobre os limites do território em questão; elaboração de mapa contemplando as dimensões antropológicas, agronômicas, sociológicas e históricas sobre o território da comunidade Cachoeira Porteira com sua caracterização espacial original/ atual, bem como a projeção territorial em atenção à necessidade futura de manutenção do grupo.
2005 - 2006
Programa RaízesVínculo: Técnica, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividade de promover a valorização e o fortalecimento da educação, da cultura, dos costumes e das tradições das comunidades quilombolas e indígenas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da geração de emprego e renda para jovens e adolescentes dessas comunidades, bem como o valor do pertencimento desses grupos em prol de suas garantias legais.
2000 - 2005
Núcleo de Ação Para o Desenvolvimento SustentávelVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
POEMAR -Núcleo de ação para o desenvolvimento sustentável - ONG
2018 - Atual
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenando o atendimento educacional às crianças venezuelanas da etnia warao, em trânsito no Município de Belém, com funções de acompanhamento pedagógico ao trabalho proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Belém, bem como no diálogo institucionais para os encaminhamentos do trabalho, dada as especificidades que o atendimento requer.
2017 - 2017
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenando o Núcleo de Ensino do Ensino Fundamental - Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos, promovendo formação continuada aos professores da Rede Municipal de Ensino de Belém, assessorando pedagogicamente as escolas que ofertam os níveis e modalidade supracitados.
2015 - 2017
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Exercendo atividade de Coordenação do Núcleo de Programas e Projetos da Rede Municipal de Ensino de Belém, estabelecendo diálogos intersetoriais, propondo parcerias para o trabalho em rede na Secretaria de Educação, considerando os temas transversais desenvolvidos nas escolas municipais.
2013 - 2014
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Durante um ano estive atuando na docência na municipalidade, com turmas do Ensino Fundamental maior e Educação de Jovens e Adultos, desde ano de 2013 fui convidada a compor a equipe técnica da Diretoria de Educação - DIED, onde desenvolvo minhas atribuições até a presente data, ressalvo que em maio de 2015 fui convidada pela diretora do setor a coordenar o Núcleo de Programas e Projetos do Ensino Fundamental, cujas atribuições precípuas são os programas federais executados na Rede Municipal de Ensino, bem como os projetos e ações intersetoriais. Uma possibilidade de ampliar o sentido de educação - dentro e fora do espaço escolar, envolvendo agentes sociais públicos e privados, família e comunidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Manuella de Mattos Porto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?