Margarida Maria Pimentel de Souza

Professora da Universidade Federal do Ceará. Doutora e Mestre em Educação (Faced/UFC). Bolsista Pós-Doutorado no Exterior-PDE - CNPq Proc.200599/2024-0, Edital Atlânticas 36/2023. Especialização em Educação Especial e Administração Escolar (UEVA, 2004;1999). Graduação em: Licenciatura em Letras Libras (UFSC/UFC-2010); Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UECE-1994;1992). Professora conteudista e formadora (coordenadora) da disciplina Libras do Instituto UFC Virtual-UFC/UAB, desde 2011. Coordenadora do Projeto Rede Surdos - Núcleo de Pesquisas e Laboratórios Terminológicos de Libras - Rede NuTELS. Criadora do curso de Libras do Centro de Línguas do Município de Maracanaú-CE, onde foi gestora de escola modelo e foi supervisora técnica na Seduc, na área de educação especial, inclusão e educação de surdos. Ex-Diretora do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) / Centro de Capacitação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) em Fortaleza/CE, contribuindo para o redimensionamento dessas Instituições para o foco no educando surdo e família numa perspectiva bilíngue - Libras como primeira língua e português como L2 - na Educação Básica dos surdos no Ceará. Tradutora e Intérprete de Libras-Português em eventos em geral. Vasta experiência na área de Educação, Tradução e Interpretação em Libras-Português; Gestão, Ensino e Aprendizagem. Áreas e foco de atuação: Lexicologia e Terminologia em Libras; Ensino de Geografia, Educação Bilíngue para Surdos; Educação Especial e Inclusão; Interações, Línguas de Sinais; Artes; Libras Presencial e EaD. Participa e desenvolve atividades no campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) reconhecidas pelo SUS: Reiki, Constelação Sistêmica Familiar, Biodança, Danças Meditativas e Circulares, entre outras, com foco nas Pessoas Surdas.

Informações coletadas do Lattes em 19/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2017 - 2021

Universidade Federal do Ceará
Título: GLOSSÁRIOS ILUSTRADOS BILÍNGUES (LIBRAS-PORTUGUÊS): POR UMA PEDAGOGIA LEXICOTERMINOLÓGICO-FUNCIONAL
, Ano de obtenção: 2021. Francisca Geny Lustosa. Coorientador: Sandra Patrícia de Faria do Nascimento. Palavras-chave: Educação Bilíngue para Surdos; Terminologia; Pedagogia Lexicoterminológico-Funcional; Tradução Funcionalista; Morfema Orbital Conexo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Mestrado em Educação

2005 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Título: VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos
, Ano de Obtenção: 2008.Vanda Magalhães Leitão.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Surdez; Educação de Surdos; Interações; Língua de Sinais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Especial

2003 - 2004

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialização em Administração Escolar

1998 - 1999

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em Letras Libras

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Bacharelado em Geografia

1993 - 1994

Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Licenciatura em Geografia

1989 - 1992

Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado

2005

Pós-Doutorado. , Universidade de Évora, UE, Portugal. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Formação complementar

2015 - 2015

CURSO VIVENCIAL EM CONSTELAÇÕES FAMILIARES. (Carga horária: 140h). , Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas, IBS SISTÊMICAS, Brasil.

2014 - 2014

Curso e Treinamento especializados em TERAPIA REIKI - Nível 3-A. (Carga horária: 40h). , Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki, AMETEREIKI, Brasil.

2002 - 2002

Auto-estima na dinâmica grupal. (Carga horária: 60h). , Vem Ser Consultoria, VEM SER, Brasil.

2001 - 2001

Capac. Continuada para Diretores e Vice-diretores. (Carga horária: 2001h). , Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Maracanaú, SECD, Brasil.

2000 - 2001

? Aperfeiçoamento de Intérpretes da LIBRAS. (Carga horária: 220h). , Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, IEPRO, Brasil.

1999 - 2001

Formação Contin. para Prof... da Rede Pública. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

PINHEIRO, K. L. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . I Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior - ENPLES. 2013. (Outro).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS - ENELL. 2010. (Outro).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LIMA, M. F. . I SEMINÁRIO COMEMORATIVO AO DIA DO SURDO. 2008. (Outro).

Participação em eventos

I Fórum de Estágio Curricular.Reflexões para o ensino de Libras como L1 e L2. 2023. (Outra).

I Setembro Surdo. Educação Terminológica em Libras. 2022. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. REDE SURDOS-CE: A CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO ENSINO MÉDIO. 2020. (Congresso).

II Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência na UFC.Educação para Pessoas Surdas. 2019. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais. REDE SURDOS- CE ? SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO: UM SUPORTE DIDÁTICO A AMBIENTES EDUCACIONAIS COM SURDOS. 2018. (Congresso).

I Congresso Internacional de Linguística Aplicada do IFMA. Educação de surdos, surdez e uma cidadania historicamente amordaçada: os (des)caminhos da inclusão excludente. 2018. (Congresso).

I Congresso Internacional de Linguística Aplicada do IFMA. A Perspectiva da Libras na Formação do Professor: um caminho para inclusão escolar. 2018. (Congresso).

I Congresso Internacional de Linguística Aplicada do IFMA. O Ensino de Língua de Sinais Brasileira ? Libras numa proposta interativa através da sequência FEDATHI. 2018. (Congresso).

II Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais. 2018. (Outra).

Seminário Internacional Sintomas, Doenças e Constelações Sistêmicas.Membro Ativo como Representante. 2018. (Seminário).

V Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática.Sign Writing e Etnomatemática: uma experiência em leitura e escrita de sinais no ensino de matemática a educandos surdos. 2018. (Seminário).

X Fórum Internacional de Pedagogia."REDE SURDOS-CE: SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE CUCA DOS CURSOS DE LIBRAS DO PROJETO INTEGRAÇÃO-SME EM FORTALEZA-CE. 2018. (Outra).

I Congresso Internacional de Letras. DANÇA MEDITATIVA DE TARA E SIGN WRITING: INTEGRANDO SAÚDE, LÍNGUA(GENS) E CULTURAS DE UNIVERSOS DIFERENTES. 2017. (Congresso).

I Colóquio Internacional de Letras - CIL. A Libras em Relatos de Experiências no Ceará, na MESA REDONDA: MÚLTIPLAS LINGUAGENS. 2016. (Congresso).

I Encontro Nacional de Ensino e Letramento em Escrita da Língua de Sinais - ENELELS.Do SignWriting à dança meditativa de Tara: um encontro multicultural. 2016. (Encontro).

V Forum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas-Flael. Mesa Redonda: O ensino como objeto de pesquisa; Apresentação do Trabalho: REDE SURDOS-CE: SINALÁRIO ESCOLAR: uma ferramenta em apoio a ambientes educativos com surdos. 2016. (Congresso).

VII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística - SINPEL.DO VOAR COM GAIVOTAS À REDE SURDOS-CE: relatos de experiências de apoio a ambientes educativos. 2015. (Seminário).

IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA. "BILINGUISMO PLENO" E A ESCRITA DE SINAIS COMO DESAFIO A TRADUTORES(AS). 2014. (Congresso).

I Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior - ENPLES.Ensino da Libras como L2: refletindo a prática docente. 2013. (Encontro).

ENCONTRO DE INCIAÇÃO A DOCENCIA.PROETO FORMAÇÃO DE DOCENTES SURDOS. 2012. (Encontro).

III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA. "Profissão perigo", louvável ou de prestígio?: reflexões sobre o "eu" mediador e a lingua(gem) do outro.. 2012. (Congresso).

ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA.PROETO FIMRAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS EM LIBRAS. 2011. (Encontro).

Seminário de Introdução Ao Curso de Pedagogia.A Língua Brasileira de Sinais: abordando aspectos legais e gramaticais e a caracterização da Cultura Surda. 2011. (Seminário).

XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN.DESCOBRINDO SINAIS: A LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA NUMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE (LETRAS) LIBRAS. 2011. (Encontro).

5th Deaf Academics And Researchers Conference 2010. 2010. (Congresso).

II Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2010. (Congresso).

ENCONTRO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS.APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. 2009. (Encontro).

EDUCAÇÃO DE SURDOS. POR UMA EDUCAÇÃO LINGUISTICAMENTE PLURAL: QUE OUTRAS ROTAS TERÍAMOS?. 2008. (Outra).

I COLÓQUIO ABRINDO TRILHAS PARA OS SABERES. VOANDO COM GAIVOTAS: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2008. (Congresso).

II CICLO DE DEBATES DO PROJETO UFC INCLUI.INTÉRPRETE DE LIBRAS - MESA REDONDA "FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA". 2008. (Encontro).

II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO POPULAR; I ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SOCIAL.BILINGÜISMO PLENO: uma abordagem intercultural para a educação de surdos. 2008. (Encontro).

O ACESSO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UFC.INTÉRPRETE DE LIBRAS. 2008. (Outra).

Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.AEE/DA: processos de aprendizagem e comunicação de alunos surdos. 2008. (Seminário).

Capacitação para Gestores e Professores/Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.SURDEZ, PROCESSO DE INCLUSÃO: Ensinar e aprender alunos com deficiência auditiva. 2006. (Seminário).

Capacitação para Gestores e Professores/Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Inclusão de alunos com deficiência auditiva. 2006. (Seminário).

I ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO DE SURDOS: um caminho marcado por mitos e (pre)conceitos. 2006. (Congresso).

IV SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS.INTÉRPRETE DE LIBRAS. 2004. (Seminário).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ana Cláudia de Araújo Xavier

BRANDAO, J. C.;PIMENTEL-SOUZA, MARGARIDA MARIA; MAGALHAES, E. B.. MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DEFICIÊNCIA VISUAL: o que nos informam as pesquisas realizadas em revistas especializadas entre 2019 e 2023?. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARIA MAISA FARIAS JORDÃO

BRANDAO, J. C.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; ALBERTON, B. F. A.. MATEMÁTICA E LIBRAS: dos meus desafios aos desafios indicados em pesquisas entre 2018 e 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: KLEAN ALEX FONSECA DE CARVALHO

TAVARES, P. F. A.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CAVALCANTE, R. P.. Práticas de ensino de Português como L2 para surdos falantes da Libras no Instituto Federal do Maranhão. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Rede ? PROFEPT) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: MARIA MAISA FARIAS JORDÃO

BRANDAO, J. C.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MAGALHAES, E. B.. O Processo de ensino e aprendizagem da matemática para alunos surdos no Ensino Fundamental. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: RAFAELLA RODRIGUES HOLANDA GADELHA

FERNANDES, N. L. R.; MOREIRA, H. B. C.; OLIVEIRA, F. A.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Formação Continuada para Docentes no Ensino de Surdos das Escolas Profissionalizantes. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.

Aluno: Maria da Cruz de Oliveira

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; RABELO, C. L.. SINAIS DE ALERTA: despertando para os silêncios ou barulhos da criança em fase escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO.

Aluno: Yngrid Antunes Matos

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; NOBRE, RUNDESTH SABOIA; GOMES, R. V. B.. Clube de Libras da Universidade Federal do Ceará: ações desenvolvidas voltadas à inclusão e sua divulgação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARTA RIBEIRO ANDRADE

BARBOSA, M. J.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; OLIVEIRA, R. P. M.. Dislexia e o processo de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Bárbara Caroline Rodrigues da Silva

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LIMA, D. A.; LOPES, L. C.. EDUCAÇÃO BILÍNGUE OU INCLUSIVA?: um estudo de caso na educação de surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lorena Maria Santos Sousa

LEITAO, V. M.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CHAVES, E. P.. EDUCAÇÃO DE SURDOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisca Camila Mota de Lima

GOMES, A. L. L.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; SILVA, C. B.. O DESAFIO DE EDUCAR A TODOS: um estudo de caso na sala de um aluno com paralisia cerebral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Érika Luiza Ferreira da Silva

GOMES, A. L. L.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; SILVA, C. B.. A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: qual o papel da afetividade?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lara Mariana Conrado Almeida

LEITAO, V. M.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CHAVES, E. P.. Uma Análise das Práticas Pedagógicas na Educação Infantil com Crianças com Síndrome de Down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ELANDSON ALEXANDRE BARBOSA DE A

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MENDES, L. A.. PEREIRA.TRADUÇÃO COMENTADA DO TEXTO "ASPECTOS DA TRADUÇÃO/ENCENAÇÃO NA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Lima da Costa

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MENDES, L. A.. TRADUÇÃO COMENTADA DO TEXTO "A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E A REALIDADE BRASILEIRA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: GÉRISON KÉSIO FERNANDES LOPES

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MENDES, L. A.. TRADUÇÃO COMENTADA DO TEXTO "UM CONVITE A CONHECER O PROCESSO DE TRADUÇÃO, A CULTURA E A ATIVIDADE DO POVO SURDO". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: MAILA ALMEIDA RODRIGUES

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LEITAO, V. M.. EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO DE ALUNOS SURDOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mayara Dayse Sousa Barreto

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LEITAO, V. M.; CHAVES, E. P.. A Visão do Surdo Sobre a Aquisição do Português Escrito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: REBECA DE SOUSA BARROS

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LEITAO, V. M.; CHAVES, E. P.. O Intérprete Educacional de Libras: um olhar sobre a formação desse profissional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Carolina da Rocha Silva

CHAVES, E. P.; LEITAO, V. M.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. A Relação pedagógica entre professores ouvintes e intérpretes de Língua de Sinais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

ADRIANO, N. A.; KLIMSA, B. L. T.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público para Professor Efetivo de Libras do Magistério Superior. 2023. Universidade Federal da Paraíba.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; VIEIRA, P. A.; ADRIANO, N. A.. Concurso Público para Professor Efetivo de Libras do Magistério Superior. 2022. Universidade Federal do Ceará.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, M. W.; SOARES, P. H. N.. Seleção Pública para o Cargo de Professor Temporário da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2018. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; NOBRE, R. S.; MACHADO, V. L. V.. Concurso Público para o Cargo de Professor Efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2017. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

PEIXOTO, R. C.; NASCIMENTO, S. P. F.; REICHERT, A. R.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público para Assistente-A, Setor de Estudos: FUndamentos da Educação de Surdos. 2016. Universidade Federal do Ceará.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LOIOLA, E. S.; AZEVEDO, J. A. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor do Magistério Superior-A, Área de Estudos: Libras. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LOIOLA, E. S.; ADRIANO, N. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor do Magistério Superior-A, Área de Estudos: Libras. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; ARAUJO, J. R.; REBOUCAS, L. S.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor Auxiliar de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2013. Universidade Federal do Ceará.

PARENTE, N. N.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor do Campus de Sobral. 2012. Instituto Federal do Ceará.

SOUSA, A. C. G.; PARENTE, N. N.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor do Campus de Acaraú. 2012. Instituto Federal do Ceará.

SOUSA, A. C. G.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor do Campus de Canindé. 2012. Instituto Federal do Ceará.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; ARAUJO, J. R.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CARGO DE PROFESSOR - ÁREA DE LIBRAS. 2011. Universidade Estadual de Roraima.

NASCIMENTO, S. P. F.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CHAVES, E. P.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor Auxiliar de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2011. Universidade Federal do Ceará.

LUSTOSA, F. G.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CHAVES, E. P.. Concurso Público de provas e títulos para Professor da Classe Auxiliar na Área de Língua Brasileira de Sinais. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

LUSTOSA, F. G.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MEDEIROS, C. M.. Concurso Público de provas e títulos para Professor da Classe Auxiliar na Área de Língua Brasileira de Sinais. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MARCALO, M. J.;PIMENTEL-SOUZA, MARGARIDA MARIA; RIBEIRO, D. P.. Glossário Bilíngue de Sinais-Termo para a Área se Saúde da Mulher. 2024. Universidade de Évora.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; NOBRE, R. S.; MACHADO, R. N.. Seleção Pública para o cargo de Professor Substituto da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2017. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

NOBRE, R. S.; LOPES, L. C.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Seleção Pública de Professor Substituto do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Ceará.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LEMOS, A. M.. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. 2012.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, K. L.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto de Libras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). 2011. Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, K. L.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto de Libras do Centro de Humanidades da Fundação Universidade Estadual do Ceará. 2011. Universidade Estadual do Ceará.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, K. L.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto de Libras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/Campus Limoeiro do Norte). 2011. Universidade Estadual do Ceará.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, K. L.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto de Libras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/Campus Quixadá). 2011. Universidade Estadual do Ceará.

Orientou

Felipe Teles Sampaio

Educação de Surdos: o ensino de História em uma perspectiva bilíngue; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

MARIA MAISA FARIAS JORDÃO

MATEMÁTICA E LIBRAS: dos meus desafios aos desafios indicados em pesquisas entre 2018 e 2022; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

MARIA MAISA FARIAS JORDÃO

Matemática e Libras: dos meus desafios aos desafios indicados em pesquisas entre 2018 e 2022; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, ; Coorientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria da Cruz de Oliveira

SINAIS DE ALERTA: despertando para os silêncios ou barulhos da criança em fase escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria Helena Silva

EDUCAÇÃO DE SURDOS E INTERNET: O FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZAGEM DO SURDO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Francisca Jéssica Santos da Costa

EDUCAÇÃO DE SURDOS: O Pedagogo bilíngue como mediador da aprendizagem do surdo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Carmen da Luz Pimentel

Caso João, rumo à inclusão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Ana Rosa Sousa da Silva

Estudo de caso de uma aluna com deficiência intelectual no ensino regular; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Eliana Silva de Souza Alves

Inclusão Educacional: uma análise do ensino ao aluno com síndrome de down; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria Gorette Pinheiro da Silva

Estudo de caso de uma aluna surdocega no cotidiano de uma escola inclusiva; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Karina Cássia de Souza Santos

A Inclusão de alunos com deficiência intelectual em escola regular: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria José Silva de Sousa

Deficiência Intelectual: metodologias de aprendizagem da linguagem oral, verbal e raciocínio lógico matemático; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Marinelia da Silva Alves Sampaio

Atendimento educacional especializado e a deficiência visual; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

NELCICLEIDE VIANA DIAS CARIDADE

O Atendimento educacional especializado a um aluno com surdez na escola municipal raio de luz; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Ogleide Estevão Divino de Lima

Síndrome de Down: o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Simone Tolosa da Silva

Caso Lúcio: um repensar da educação inclusiva na Escola Jose Ribamar Teixeira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Yngrid Antunes Matos

Clube de Libras da Universidade Federal do Ceará: um breve estudo de suas ações de propagação da libras na academia e sociedade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Bárbara Caroline Rodrigues da Silva

EDUCAÇÃO BILÍNGUE OU INCLUSIVA?: um estudo de caso na educação de surdos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria Helena Silva

E SEU NOME [TAMBÉM] É JONAS: um estudo de caso das interações de um surdo pelo Facebook; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

AFONSO SOARES DE ALMEIDA

O Ensino de Física para educandos surdos: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Talita Magalhães de Andrade Santos

O Ensino de Biologia em uma escola bilíngue: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Talita Magalhães de Andrade Santos

O Ensino de Biologia em uma Escola Bilíngue: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Mayara Dayse Sousa Barreto

A Visão do Surdo Sobre a Aquisição do Português Escrito; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

REBECA DE SOUSA BARROS

O Intérprete Educacional de Libras: um olhar sobre a formação desse profissional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Francisco Edson Martins Junior

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA - II - PLANEJAMENTO; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Francisco Rafael do Nascimento Rodrigues

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA - II - PLANEJAMENTO; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

MARIA ALINE ARAUJO MOREIRA

INCLUSÃO ESCOLAR DE SURDOS: DISCUSSÕES DO MITO À REALIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFC; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Graziele Lucio Gomes

A Libras no Instituto UFC Virtual/UAB: O Trabalho de Tradução e Interpretação na Disciplina de Libras com Tutor Surdo; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

TATIANE FROTA DE LIMA

Cidadão Surdo na Academia Pública: da Margem à Regência de Sala; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

MARIA VIVIANE DOS SANTOS

Educação Inclusiva para Surdos: Desafios e Perspectivas; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

MOISÉS FERREIRA LIMA

O Ensino de Libras na Iniciação à Docência: Projeto Formação do Professor Surdo em Libras; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Alyne Maria da Silva

A Monitoria Surda na Disciplina de Libras: A Ressignificação de Experiências Prévias no Ensino de Libras Como Segunda Língua; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Germana Maria de Araújo Lima

Linguagem de Sinais? Surdo-Mudo? Inclusão ou Exclusão?: O Rompimento de Preconceitos na Disciplina de Libras; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

João Batista Alves de Oliveira Filho

Avaliação Visual: uma experiência diferenciada na disciplina de língua brasileira de sinais; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Mateus Rodrigues Costa Ramalho de Oliveira

Comunicação Total ou Bilinguismo: Um estudo de caso na Educação de Surdos; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Neylianne Almeida Pinho

A Necessidade do Bilinguismo no AEE e na Escola: Um Estudo de Caso; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Rebecca Cristina Silva Oliveira

DISCIPLINA DE LIBRAS: ANTES UMA INCÓGNITA, HOJE UM FASCÍNIO PELA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Produções bibliográficas

  • PADILHA-DOS-SANTOS, LEONARDO ; MARTINS FILHO, LOURIVAL JOSÉ ; GODOI, JONAS BENTO DE ; VALSECCHI, GEISIELEN SANTANA ; PIMENTEL-SOUZA, MARGARIDA MARIA ; NOBRE, RUNDESTH SABOIA ; OLIVEIRA FILHO, JOÃO BATISTA ALVES DE ; LIMA, FRANCISCO SÉRVULO GOMES . Literatura Surda em Libras escrita: uma proposta de artes visuais na história em quadrinhos -Os Três Irmãos Surdos-. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e6603, 2024.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LUSTOSA, F. G. . Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 21, p. e54895, 2023.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LUSTOSA, F. G. . Por uma Pedagogia Visual: caminhos e concepções que marca(ra)m a educação de surdos no Brasil. Afluente Revista de Letras e Linguística , v. 1, p. 27-46, 2019.

  • SOUZA, MARGARIDA MARIA PIMENTEL DE ; FARIA-NASCIMENTO, SANDRA PATRÍCIA DE ; LUSTOSA, FRANCISCA GENY . Ensino de Língua de Sinais Brasileira como primeira língua: currículo em práticas no estágio do Letras Libras. Revista Entrepalavras , v. 8, p. 447, 2018.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; REICHERT, A. R. (Org.) . PALAVRAS SENTIDAS: Educação de Surdos, Cultura, Política, Tradução e Terminologia. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2022. v. 1. 188p .

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; REICHERT, A. R. (Org.) . PALAVRAS SENTIDAS: Educação de Surdos, Cultura, Política, Tradução e Terminologia. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2022. v. 1. 188p .

  • PIMENTEL-SOUZA, MARGARIDA MARIA ; CONRADO, D. V. S. ; SOUZA, S. P. S. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA-LIBRAS: um foco no ensino, no currículo e no olhar dos discentes.. In: LEURQUIN, Eulália V. L. Fraga; RODRIGUES, Larissa M F. da S.; GONDIM, Ana Angélica L.; NASCIMENTO, Maria Valdênia F. do;. (Org.). O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Campinas-SP: Mercado de Letras, 2024, v. 1, p. 281-306.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; VASCONCELOS, V. . Margarida Pimentel - entrevista sobre Tradução e Interpretação Libras-Português e Educação de Surdos. In: Victor Vasconcelos. (Org.). Entrevistas Sem Barreiras (livro eletrônico): deficiência sensorial. 1ed.Fortaleza: Editora dos Autores, 2023, v. , p. 92-143.

  • SILVA, I. S. A. F. ; PAIVA, G. O. S. ; FAGUNDES, I. P. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; MEDEIROS, J. O. A. . Explanação empírica do projeto da UFRN:curso de formação em Educação de Surdos em tempos de pandemia. In: Marisa Dias Lima. (Org.). EDUCAÇÃO DE SURDOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ensino, estratégias e práticas para a formação continuada de professores. 1ed.Uberlândia-MG: Navegando, 2023, v. 1, p. 57-68.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LIMA, F. S. G. . As terminologias e a tradução em libras: olhos voltados à sinalização nas videoprovas do Enem. In: PIMENTEL-SOUZA, Margarida M.; REICHERT, Andre R.. (Org.). PALAVRAS SENTIDAS: Educação de Surdos, Cultura, Política, Tradução e Terminologia. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2022, v. 1, p. 29-44.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LIMA, F. S. G. . As terminologias e a tradução em libras: olhos voltados à sinalização nas videoprovas do Enem. In: PIMENTEL-SOUZA, Margarida M.; REICHERT, Andre R.. (Org.). PALAVRAS SENTIDAS: Educação de Surdos, Cultura, Política, Tradução e Terminologia. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2022, v. 1, p. 29-44.

  • OLIVEIRA FILHO, J. B. A. ; NOBRE, R. S. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Leitura de textos gráfico-visuais em escrita de sinais. In: PIMENTEL-SOUZA, Margarida M.; REICHERT, Andre R.. (Org.). PALAVRAS SENTIDAS: Educação de Surdos, Cultura, Política, Tradução e Terminologia. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2022, v. 1, p. 73-88.

  • OLIVEIRA FILHO, J. B. A. ; NOBRE, R. S. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Leitura de textos gráfico-visuais em escrita de sinais. In: PIMENTEL-SOUZA, Margarida M.; REICHERT, Andre R.. (Org.). PALAVRAS SENTIDAS: Educação de Surdos, Cultura, Política, Tradução e Terminologia. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2022, v. 1, p. 73-88.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Sign Writing, Dança Meditativa e Etnomatemática: um estudo ?morfológico? numa prática transdisciplinar e multicultural. In: LOPES, Gérison Kézio Fernandes; TOLOMEI, Cristiane Navarrete; SOUZA, Fábio Marques de.. (Org.). Libras, Língua(gem) e Literatura: interfaces da identidade cultural surda. 1ed.São Paulo: Mentes Abertas, 2019, v. 1, p. 2-297.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O Educando Surdo: uma discussão para além da língua(gem). In: LEURQUIN, Eulália; LEITÃO, Vanda Magalhães.. (Org.). Ensino e Educação Especial. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2019, v. 1, p. 125-148.

  • SANTOS, M. J. C. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; MENDES, H. L. S. . O Ensino de Frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo "fraudes epistemológicas". In: SANTOS, M. J. C.; VASCONCELOS, F. H. L.; LIMA, I. P. de.. (Org.). Tecendo Redes de Experiências Cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. 1ed.Campinas/SP: Pontes Editores, 2018, v. , p. 5-310.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; SANTOS, M. J. C. . Pontos e contos: um passeio pela educação de surdos em cenário cearense de anos antes e depois da lei de Libras. In: ANDRADE, Francisco A.; COLARES, Getuliana S.; VICTOR, Dijane M. R.. (Org.). Educação, limites e possibilidades. 24ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 229-240.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LOPES, G. K. F. . Vendo Vozes na Formação de Professores em Dois Espaços Acadêmicos: UFC e UFMA. In: ANDRADE, F. A. de; SILVA, F. M. D. da; CHAVES, F. M.. (Org.). Palavras Docentes. 1ed.Curitiba/PR: CRV, 2017, v. 1, p. 11-257.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DUAS ABORDAGENS EDUCACIONAIS E UM SUJEITO EM DISCUSSÃO. In: GERARDA NEIVA CADINS GOMES E JULIANA DE BRITO M. DO NASCIMENTO. (Org.). EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS. 1ed.FORTALEZA: SEDUC, 2011, v. 1, p. 57-85.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos. In: Secretaria de Educação do Estado do Ceará. (Org.). PROFESSOR APRENDIZ: I COLÓQUIO ABRINDO TRILHAS PARA OS SABERES. : , 2009, v. , p. -.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O Sentido das Palavras: um olhar sociocultural nas interações entre culturas distintas. In: Francisco Kennedy Silva dos Santos (org.). (Org.). Reflexões na Docência: o professor e as boas práticas. Fortaleza: SEDUC, 2009, v. , p. 76-88.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DA DEFICIÊNCIA À DIFERENÇA: Caminhos Que Marcam a Educação de Pessoas Surdas. In: VASCONCELOS, José G.; SOARES, Emanoel L. R.; CARNEIRO, Isabel M. S. P.. (Org.). ENTRE TANTOS: Diversidade na pesquisa educacional. 33ed.Fortaleza: Editora UFC, 2006, v. 331e, p. 177-189.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . EDUCAÇÃO DE SURDOS: é possível aprendizagem num ambiente com pessas que "falam" línguas diferentes?. O Educador, Maracanaú- CE, p. 12 - 12, 20 fev. 2000.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Preservação ou Mutação?. Diário do Nordeste, Fortaleza - CE, 21 jun. 1995.

  • MARINHO, H. A. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; VASCONCELOS, F. R. H. . Rede Surdos-CE ? Sinalário escolar e acadêmico: um suporte didático à educação de surdos. In: V Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, 2018, Fortaleza. As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e na prática docente. Fortaleza: Editora da UECE, 2018.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Signwriting e Etnomatemática: uma experiência em leitura e escrita de sinais no ensino de matemática a educandos surdos. In: V Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, 2018, Fortaleza. As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e na prática docente. Fortaleza: EdUECE, 2018.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DESCOBRINDO SINAIS: A Libras como primeira lingua numa experiência do curso de Letras Libras. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O SENTIDO DAS PALAVRAS: UM OLHAR SILENCIOSO NAS INTERAÇÕES ENTRE SUJEITOS DE CULTURAS DISTINTAS. In: I Colóquio Nacional Linguagem e Discurso - CONLID, 2008, Mossoró. I Colóquio Nacional Linguagem e Discurso: novos cenários, múltiplas linguagens. Mossoró: UERN, 2008.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . A EDUCAÇÃO DE SURDOS ONTEM E HOJE: conquistas e desafios. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2006, Recife. XIII ENDIPE - XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife, 2006.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . REDE SURDOS - CE ? SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO: um suporte didático a ambientes educacionais com surdos.. In: I congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais e II Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais, 2019, Brasília-DF. I congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais e II Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. p. 1-504.

  • PAIVA, P. V. V. ; SILVA, E. B. C. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . REDE SURDOS-CE: SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE CUCA DOS CURSOS DE LIBRAS DO PROJETO INTEGRAÇÃO-SME EM FORTALEZA-CE. In: X Fórum Internacional de Pedagogia - X FIPED, 2019, Pau dos Ferros-RN. 10 anos de FIPED/AINPGP: pesquisa, memória e internacionalização. Pau dos Ferros-RN: CCHLA-UFRN, 2019. v. 1.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DANÇA MEDITATIVA DE TARA E SIGN WRITING: integrando saúde, língua(gens) e culturas de universos diferentes. In: Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS), 2017, Natal-RN. II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS) e o IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICSNE). Natal-RN: Realize, 2017.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . QUE PALAVRA QUE TE FALTA?: DISCUTINDO SOBRE O ENSINO DE LIBRAS ANTE A (NÃO) ADOÇÃO DE SEU SISTEMA DE ESCRITA. In: IX Congresso Internacional da Abralin, 2015, Belém-PA. Caderno de Resumos do IX Congresso Internacional da ABRALIN ? Simpósios temáticos. Belém-PA, 2015.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . 'BILINGUISMO PLENO' E A ESCRITA DE SINAIS COMO DESAFIOS A TRADUTORES(AS). In: 4º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2014, Florianópolis. 4º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Florianópolis, 2014.

  • ARAUJO, A. S. ; GOMES, G. L. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . TUTOR BILÍNGUE DE LIBRAS: UMA IDENTIDADE EM FORMAÇÃO. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA, 2014, FLORIANÓPOLIS. IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA - ANAIS 2014, 2014.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . TILS ? ?Profissão Perigo?, Louvável ou de Prestígio?: Reflexões sobre o ?Eu? Mediador e a Língua(gem) do Outro.. In: III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012, Santa Catarina. III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012.

  • SANTOS, M. V. ; CHAGAS, Y. M. M. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS: desafios e perspectivas. In: IV Forum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2012, Parnaíba - PI. IV Forum Internacional de Pedagogia - FIPED. Parnaíba: Realiza Editora, 2012.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LUSTOSA, F. G. ; FARIA-NASCIMENTO, S. P. F. . REDE SURDOS-CE: A CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO ENSINO MÉDIO. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS, 2020, BRASÍLIA. I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR, 2020.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . ENTRE O COMUNICAR E O INTERAGIR: DISCUTINDO SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE/BICULTURAL PLENA AOS SURDOS. In: II ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA, 2014, Fortaleza. II ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA - CADERNO DE RESUMOS. Fortaleza, 2014.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . A EDUCAÇÃO DE SURDOS ONTEM E HOJE: conquistas e desafios. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006, Recife. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Recife: UFPE; LAPA SOFTWARE, 2006.

  • MARCALO, M. J. ; PIMENTEL-SOUZA, MARGARIDA MARIA . SER SURDO BILÍNGUE: OS DESAFIOS E SABORES DE USO E CONSTRUÇÃO DE UM SUPORTETERMINOLÓGICO COLABORATIVO NO REDE SURDOS-CE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Reflexões para o ensino de Libras como L1 e L2. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Educação Terminológica em Libras. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LUSTOSA, FRANCISCA GENY ; FARIA-NASCIMENTO, S. P. F. . REDE SURDOS-CE: A CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO ENSINO MÉDIO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEURQUIN, E. V. L. F. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; FARIA-NASCIMENTO, S. P. ; GOMES, D. S. . O ESPAÇO DA LIBRAS NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. J. C. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . INCLUSÃO X EXCLUSÃO NA EDUCAÇÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Sign Writing e Etnomatemática: uma experiência em leitura e escrita de sinais no ensino de matemática a educandos surdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARINHO, H. A. ; VASCONCELOS, F. R. H. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . 'Rede Surdos-CE: Sinalário Escolar e Acadêmico': um suporte didático à educação de surdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . QUE PALAVRA QUE TE FALTA?: DISCUTINDO SOBRE O ENSINO DE LIBRAS ANTE A (NÃO) ADOÇÃO DE SEU SISTEMA DE ESCRITA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DESCOBRINDO SINAIS: A Libras como primeira língua numa experiência do curso de Letras Libras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . CONSTRUINDO UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LEITAO, V. M. . VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . BILINGÜISMO PLENO: uma abordagem intercultural para a educação de surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . A Inclusão Escolar das Pessoas com Deficiência (âmbito da surdez). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . ERA UMA VEZ...: duas línguas, duas culturas e uma cadeia almentar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . A EDUCAÇÃO DE SURDOS ONTEM E HOJE: conquistas e desafios. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LEITAO, V. M. . A EDUCAÇÃO DE SURDOS ONTEM E HOJE: relato de experiências pedagógicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Entrevistas Sem Barreiras (livro eletrônico): deficiência sensorial. Fortaleza: Editora dos Autores, 2023. (Tradução/Outra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Prefácio Educação: práticas, diversidade e inclusão. Curitiba-PR, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Prefácio Educação: práticas, diversidade e inclusão. Curitiba-PR, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Jesus e a espera do seu retorno. Fortaleza-CE 2018 (Opinião Blog).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . GESTORA SURDA: ORGULHO SURDO E IDENTIFICAÇÃO NUMA INCLUSÃO QUE INCLUI. FORTALEZA: CLR GRÁFICA, 2012 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Vejo vozes na academia e ensaio seus passos.... Fortaleza: Gráfica LCR, 2011 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Um patinho feio ou um cisne? considerações sobre alguns vieses da educação de surdos. Fortaleza: Gráfica LCR, 2010 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FALANDO DE INTERAÇÕES: uma carta aos pais (de surdos). Fortaleza: LCR Gráfica, 2009 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . SIGN WRITING: a voz dos surdos também no papel. Fortaleza: LCR Gráfica, 2009 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O Intérprete do Idioma que se vê. Fortaleza: Premius, 2005 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Aprendi com o silêncio (Poema). Fortaleza: Premius, 2005 (Agenda do Portador de Eficiência).

Outras produções

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Parecerista de Cursos Técnicos da Rede Estadual de Ensino. 2013.

BORGES, V. M. C. ; LEITAO, V. M. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; CHAVES, E. P. ; PINHEIRO, K. L. ; MACHADO, R. N. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. L. . COMISSÃO ESPECIAL PRÓ-TEMPORE DE CRIAÇÃO DO CURSO LETRAS LIBRAS UFC. 2013.

LUSTOSA, F. G. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; FARIAS, M. C. M. . DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, COGNIÇÃO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. 2020.

LUSTOSA, F. G. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; FARIAS, M. C. M. . AUTISMO E EDUCAÇÃO INCLUSÃO. 2020.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS (TILSPs) NA EAD. 2019.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . CURSO BÁSICO DE LEXICOLOGIA E TERMINOLOGIA EM LIBRAS COM ENFOQUE ESCOLAR E ACADÊMICO DO REDE SURDOS-CE. 2019.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS (TILSPs) NA EAD. 2015.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS (TILSPs) NA EAD. 2014.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS (TILSPs) NA EAD. 2012.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; SA, J. E. O. . REDE SURDOS - CE ? SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO. 2021. (Site).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; SA, J. E. O. . REDE SURDOS - CE ? SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO. 2019. (Site).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; SA, J. E. O. . Rede Surdos-CE: Sinalário Escolar. 2015; Tema: Produção de um sinalário (glossário em Libras) como material de suporte às escolas, à UFC e demais instituições de ensino. (Blog).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . CURSO DE FORMÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TILSP DA EAD. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA INICIANTES VIRTUAIS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . CURSO DE EDUCAÇÃO PARA SURDOS (Treinamento em Educação de Surdos Para Profissionais da Educação). 2004. .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Rede Surdos-CE: Proposta de Glossários Colaborativos Funcionais Bilíngues Aplicados à Educação de Surdos, Descrição: O projeto consiste em uma pesquisa, de caráter descritivo, na qual sistematizamos, colaborativamente, um protótipo de glossários terminográficos funcionais e bilíngues em Língua Brasileira de Sinais-Língua Portuguesa (Libras-LP). A principal motivação desse estudo são as lacunas terminológicas que permeiam os ambientes educacionais com surdos, com o corpus linguístico composto a partir das questões do Enem 2017 e 2018, em virtude da realização das videoprovas. Fundamenta-se basicamente na Teoria Comunicativa da Terminologia ? TCT (CABRÉ, 1998; 1999; 2005), nas Ciências do Léxico (OLIVEIRA; ISQUERDO, 1998), nos construtos de Faulstich (1995, 2010, 2012, 2014); Faria-Nascimento (2009; 2011, 2013), Pavel & Nolet (2002) e Martins & Martins (2019). Empiricamente, realizamos laboratórios terminológicos e de validação, contando com diferentes colaboradores: os propositores de sinais-termo (professores e pesquisadores surdos), professores consultores (especialistas atuantes na Educação Básica), os validadores (estudantes surdos/público-alvo), tradutores e intérpretes de Libras-Português, além da equipe técnica. Como resultados parciais destacamos que: (a) a presença de morfemas-base na constituição fonológica e semântica de sinais-termo, como grandeza-signo de conteúdo cultural inédito, expressa uma considerável expansão terminológica, de simples a complexas relações inter-conteúdos; (b) a relevância no tratamento das unidades terminológicas sob o ponto de vista gramatical (estrutural) e funcional; (c) tratar as terminologias é também disseca-las em suas respectivas fichas terminológicas e contextos funcionais; entre outros fatores em aprofundamento. Destarte, este estudo vem contribuir a ampliação do acesso às pessoas surdas quanto informações e conhecimento acadêmico, em suas línguas, primeira e segunda (Libras e LP) nos diferentes espaços educacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) . , Integrantes: Margarida Maria Pimentel de Souza - Coordenador / Francisco Sérvulo Gomes Lima - Integrante / Francisca Geny Lustosa - Integrante / Rundesth Saboia Nobre - Integrante / Sandra Patrícia de Faria do Nascimento - Integrante / Francisca Aldenisa Silva Peixoto - Integrante / José Eldimar de Olvieira Sá - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Análise da incorporação de novos signos notacionais do sistema SignWriting, representativos de unidades gestuais acrescentadas a língua de sinais brasileira, Descrição: Produzir conhecimento capaz de preencher lacunas técnicas e científicas do sistema de escrita de sinais SW para leitura e escrita das línguas de sinais contribuindo para que o sistema se torne mais completo e mais fácil de ler e escrever.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Margarida Maria Pimentel de Souza - Coordenador / Marianne rossi stumpf - Integrante / Carla Damasceno de Morais - Integrante / Debora Campos Wanderley - Integrante / Gabriela Otaviani Barbosa - Integrante / João Paulo Ampessan - Integrante / Marcos Luchi - Integrante / Nelson Pimenta de Castro - Integrante.

  • 2010 - Atual

    COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANÁLISE DE REPERCUSSÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA COLABORATIVA:PRÓ-INCLUSÃO, Descrição: GRUPO PRÓ-INCLUSÃO: pesquisas e estudos sobre educação especial e inclusiva, práticas pedagógicas e formação de professores. Apoio a alunos com deficiência matriculados na educação básica e no ensino superior de fortaleza: oferta de atendimento educacional especializado na sala de recurso multifuncional da Faced.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Margarida Maria Pimentel de Souza - Integrante / Francisca Geny Lustosa - Coordenador / Claudiana Maria Nogueira de Melo - Integrante / Camila Almada Nunes - Integrante / Juliana Silva Santana - Integrante / Karoline Mendonça Oliveira - Integrante / Disneylândia Maria Ribeiro - Integrante / Adna Lemos de Assis - Integrante / Andressa Cristina Leitão de Brito Silva - Integrante / Indira Abreu Garcia - Integrante.

Prêmios

2024

Pesquisadora do Programa Atlânticas Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, MIR, MPI, MMULHERES, MCTI, CNPq.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades. , Avenida da Universidade, 2683, Bloco Diretoria CH, Benfica, 60020181 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667600

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora das Disciplinas de Libras Virtual 2011 E 2012

2009 - 2009

INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Geral, Carga horária: 40

2002 - 2009

INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2002 - 09/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

2004 - 2009

Centro de Capacitação e de Atendimento às Pessoas Com Surdez

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora e Intérprete da Libras, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2004 - 09/2005

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado do Ceará/Centro de Atendimento aos Surdos.,Serviço realizado, Intérprete da Libras.

2008 - 2009

Centro de Línguas de Maracanaú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico, Carga horária: 20

2005 - 2006

Secretaria de Educação do Município de Maracanaú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisão, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessoria técnica a escolas e organização de eventos na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva.

2005 - 2005

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
? Curso de Especialização Latue Sensu em Educação Especial ministrando a disciplina: DEFICIÊNCIA AUDITIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ultrapassando os limites da comunicação; Instituição coordenadora: Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) Carga horária: 30 hs/a

2008 - 2008

Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
? Curso de Letras - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE (Disciplina: Língua Brasileira de Sinais ? LIBRAS) Carga horária: 60 hs/a Local: Quiterianópolis/CE

2008 - 2008

Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
? Curso de Letras - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE (Disciplina: PCC V ? Literatura) Carga horária: 60 hs/a Local: Quiterianópolis/CE

2006 - 2006

Centro Universitário Farias Brito

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
? Curso de Especialização Latue Sensu em Educação Inclusiva, ministrando as disciplinas: PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSÃO - 20 hs/a - DIAGNÓSTICO DAS DEFICIÊNCIAS ? 20 h/a.

1998 - 2002

Escola M. E. F. Pref. Almir Freitas Dutra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice- diretora, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1998 - 01/2002

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Vice-diretora.

1995 - 1998

Colégio Pedro I

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1995 - 08/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, GEOGRAFIA

2004 - 2004

EDUCARE Consultoria

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
? ?Treinamento em Educação de Surdos Para Profissionais da Educação? Carga horária: 120 hs/a Período: 19 de janeiro a 26 de junho/2004 Local: Horizonte / CE Prestação de serviços à: EDUCARE Consultoria/Secretaria de Educação do Município de Horizonte.

2005 - 2005

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
? Curso de Formação de Instrutores da LIBRAS, ministrando os módulos: Didática e Práticas de Ensino Carga horária: 80 hs/a Realização: FENEIS/FAT