Margarida Maria Pimentel de Souza

Professora Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Doutoranda e Mestre em Educação (Faced/UFC). Especialização em Educação Especial e Administração Escolar (Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2004;1999). Graduação em: Licenciatura em Letras Libras (UFSC/UFC-2010); Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Geografia (UECE-1994;1992). Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais para o nível superior (MEC/UFSC), bem como de Proficiência na Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais ? Libras/Língua Portuguesa - PROLIBRAS Nível Superior (MEC/INES/UFSC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sign Writing - SW/CNPq/UFSC, coord. Profª Drª Marianne R. Stumpf. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno Faced/UFC (2012-2014). Em 2009, foi Diretora Geral do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) / Centro de Capacitação e de Atendimento às Pessoas Com Surdez (CAS) em Fortaleza/CE, contribuindo para o redimensionamento dessas Instituições para o foco no educando surdo e família numa perspectiva bilíngue - Libras como primeira língua e português como L2 - na Educação Básica dos surdos no Ceará. Intérprete de Libras-Português voluntariamente em eventos em geral. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Ensino e Aprendizagem. Áreas e foco de atuação: Ensino de Geografia, Educação Bilíngue para Surdos; Educação Especial e Inclusão; Educação de Surdos; Interações, Língua de Sinais e Linguagem; Libras Presencial e EaD. Participa e desenvolve atividades no campo de terapias integrativas: Reiki, Constelação Sistêmica Familiar, Danças Meditativas e Circulares, entre outras, com foco nas Pessoas Surdas.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Maria José Costa dos Santos.

Mestrado em Educação

2005 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Título: VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos,Ano de Obtenção: 2008
Vanda Magalhães Leitão.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Surdez; Educação de Surdos; Interações; Língua de Sinais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Especial

2003 - 2004

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialização em Administração Escolar

1998 - 1999

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em Letras Libras

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Bacharelado em Geografia

1993 - 1994

Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Licenciatura em Geografia

1989 - 1992

Universidade Estadual do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

CURSO VIVENCIAL EM CONSTELAÇÕES FAMILIARES. (Carga horária: 140h). , Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas, IBS SISTÊMICAS, Brasil.

2014 - 2014

Curso e Treinamento especializados em TERAPIA REIKI - Nível 3-A. (Carga horária: 40h). , Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki, AMETEREIKI, Brasil.

2002 - 2002

Auto-estima na dinâmica grupal. (Carga horária: 60h). , Vem Ser Consultoria, VEM SER, Brasil.

2001 - 2001

Capac. Continuada para Diretores e Vice-diretores. (Carga horária: 2001h). , Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Maracanaú, SECD, Brasil.

2000 - 2001

? Aperfeiçoamento de Intérpretes da LIBRAS. (Carga horária: 220h). , Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, IEPRO, Brasil.

1999 - 2001

Formação Contin. para Prof... da Rede Pública. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINHEIRO, K. L. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . I Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior - ENPLES. 2013. (Outro).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS - ENELL. 2010. (Outro).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LIMA, M. F. . I SEMINÁRIO COMEMORATIVO AO DIA DO SURDO. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência na UFC.Educação para Pessoas Surdas. 2019. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais. REDE SURDOS- CE ? SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO: UM SUPORTE DIDÁTICO A AMBIENTES EDUCACIONAIS COM SURDOS. 2018. (Congresso).

I Congresso Internacional de Linguística Aplicada do IFMA. Educação de surdos, surdez e uma cidadania historicamente amordaçada: os (des)caminhos da inclusão excludente. 2018. (Congresso).

I Congresso Internacional de Linguística Aplicada do IFMA. O Ensino de Língua de Sinais Brasileira ? Libras numa proposta interativa através da sequência FEDATHI. 2018. (Congresso).

I Congresso Internacional de Linguística Aplicada do IFMA. A Perspectiva da Libras na Formação do Professor: um caminho para inclusão escolar. 2018. (Congresso).

II Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais. 2018. (Outra).

Seminário Internacional Sintomas, Doenças e Constelações Sistêmicas.Membro Ativo como Representante. 2018. (Seminário).

V Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática.Sign Writing e Etnomatemática: uma experiência em leitura e escrita de sinais no ensino de matemática a educandos surdos. 2018. (Seminário).

X Fórum Internacional de Pedagogia."REDE SURDOS-CE: SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE CUCA DOS CURSOS DE LIBRAS DO PROJETO INTEGRAÇÃO-SME EM FORTALEZA-CE. 2018. (Outra).

I Congresso Internacional de Letras. DANÇA MEDITATIVA DE TARA E SIGN WRITING: INTEGRANDO SAÚDE, LÍNGUA(GENS) E CULTURAS DE UNIVERSOS DIFERENTES. 2017. (Congresso).

I Colóquio Internacional de Letras - CIL. A Libras em Relatos de Experiências no Ceará, na MESA REDONDA: MÚLTIPLAS LINGUAGENS. 2016. (Congresso).

I Encontro Nacional de Ensino e Letramento em Escrita da Língua de Sinais - ENELELS.Do SignWriting à dança meditativa de Tara: um encontro multicultural. 2016. (Encontro).

V Forum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas-Flael. Mesa Redonda: O ensino como objeto de pesquisa; Apresentação do Trabalho: REDE SURDOS-CE: SINALÁRIO ESCOLAR: uma ferramenta em apoio a ambientes educativos com surdos. 2016. (Congresso).

VII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística - SINPEL.DO VOAR COM GAIVOTAS À REDE SURDOS-CE: relatos de experiências de apoio a ambientes educativos. 2015. (Seminário).

IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA. "BILINGUISMO PLENO" E A ESCRITA DE SINAIS COMO DESAFIO A TRADUTORES(AS). 2014. (Congresso).

I Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior - ENPLES.Ensino da Libras como L2: refletindo a prática docente. 2013. (Encontro).

ENCONTRO DE INCIAÇÃO A DOCENCIA.PROETO FORMAÇÃO DE DOCENTES SURDOS. 2012. (Encontro).

III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA. "Profissão perigo", louvável ou de prestígio?: reflexões sobre o "eu" mediador e a lingua(gem) do outro.. 2012. (Congresso).

ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA.PROETO FIMRAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS EM LIBRAS. 2011. (Encontro).

Seminário de Introdução Ao Curso de Pedagogia.A Língua Brasileira de Sinais: abordando aspectos legais e gramaticais e a caracterização da Cultura Surda. 2011. (Seminário).

XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN.DESCOBRINDO SINAIS: A LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA NUMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE (LETRAS) LIBRAS. 2011. (Encontro).

5th Deaf Academics And Researchers Conference 2010. 2010. (Congresso).

II Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2010. (Congresso).

ENCONTRO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS.APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. 2009. (Encontro).

EDUCAÇÃO DE SURDOS. POR UMA EDUCAÇÃO LINGUISTICAMENTE PLURAL: QUE OUTRAS ROTAS TERÍAMOS?. 2008. (Outra).

I COLÓQUIO ABRINDO TRILHAS PARA OS SABERES. VOANDO COM GAIVOTAS: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2008. (Congresso).

II CICLO DE DEBATES DO PROJETO UFC INCLUI.INTÉRPRETE DE LIBRAS - MESA REDONDA "FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA". 2008. (Encontro).

II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO POPULAR; I ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SOCIAL.BILINGÜISMO PLENO: uma abordagem intercultural para a educação de surdos. 2008. (Encontro).

O ACESSO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UFC.INTÉRPRETE DE LIBRAS. 2008. (Outra).

Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.AEE/DA: processos de aprendizagem e comunicação de alunos surdos. 2008. (Seminário).

Capacitação para Gestores e Professores/Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.SURDEZ, PROCESSO DE INCLUSÃO: Ensinar e aprender alunos com deficiência auditiva. 2006. (Seminário).

Capacitação para Gestores e Professores/Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Inclusão de alunos com deficiência auditiva. 2006. (Seminário).

I ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO DE SURDOS: um caminho marcado por mitos e (pre)conceitos. 2006. (Congresso).

IV SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS.INTÉRPRETE DE LIBRAS. 2004. (Seminário).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria da Cruz de Oliveira

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; RABELO, C. L.. SINAIS DE ALERTA: despertando para os silêncios ou barulhos da criança em fase escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO.

Aluno: Bárbara Caroline Rodrigues da Silva

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LIMA, D. A.; LOPES, L. C.. EDUCAÇÃO BILÍNGUE OU INCLUSIVA?: um estudo de caso na educação de surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lorena Maria Santos Sousa

LEITAO, V. M.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CHAVES, E. P.. EDUCAÇÃO DE SURDOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisca Camila Mota de Lima

GOMES, A. L. L.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; SILVA, C. B.. O DESAFIO DE EDUCAR A TODOS: um estudo de caso na sala de um aluno com paralisia cerebral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Érika Luiza Ferreira da Silva

GOMES, A. L. L.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; SILVA, C. B.. A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: qual o papel da afetividade?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lara Mariana Conrado Almeida

LEITAO, V. M.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CHAVES, E. P.. Uma Análise das Práticas Pedagógicas na Educação Infantil com Crianças com Síndrome de Down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ELANDSON ALEXANDRE BARBOSA DE A

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MENDES, L. A.. PEREIRA.TRADUÇÃO COMENTADA DO TEXTO "ASPECTOS DA TRADUÇÃO/ENCENAÇÃO NA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: GÉRISON KÉSIO FERNANDES LOPES

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MENDES, L. A.. TRADUÇÃO COMENTADA DO TEXTO "UM CONVITE A CONHECER O PROCESSO DE TRADUÇÃO, A CULTURA E A ATIVIDADE DO POVO SURDO". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Lima da Costa

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MENDES, L. A.. TRADUÇÃO COMENTADA DO TEXTO "A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E A REALIDADE BRASILEIRA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: MAILA ALMEIDA RODRIGUES

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LEITAO, V. M.. EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO DE ALUNOS SURDOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mayara Dayse Sousa Barreto

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LEITAO, V. M.; CHAVES, E. P.. A Visão do Surdo Sobre a Aquisição do Português Escrito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rebeca de Sousa Barros

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LEITAO, V. M.; CHAVES, E. P.. O Intérprete Educacional de Libras: um olhar sobre a formação desse profissional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Carolina da Rocha Silva

CHAVES, E. P.; LEITAO, V. M.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. A Relação pedagógica entre professores ouvintes e intérpretes de Língua de Sinais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, M. W.; SOARES, P. H. N.. Seleção Pública para o Cargo de Professor Temporário da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2018. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; NOBRE, R. S.; MACHADO, V. L. V.. Concurso Público para o Cargo de Professor Efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2017. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

PEIXOTO, R. C.; NASCIMENTO, S. P. F.; REICHERT, A. R.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público para Assistente-A, Setor de Estudos: FUndamentos da Educação de Surdos. 2016. Universidade Federal do Ceará.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LOIOLA, E. S.; AZEVEDO, J. A. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor do Magistério Superior-A, Área de Estudos: Libras. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LOIOLA, E. S.; ADRIANO, N. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor do Magistério Superior-A, Área de Estudos: Libras. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; ARAUJO, J. R.; REBOUCAS, L. S.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor Auxiliar de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2013. Universidade Federal do Ceará.

PARENTE, N. N.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor do Campus de Sobral. 2012. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

SOUSA, A. C. G.; PARENTE, N. N.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor do Campus de Acaraú. 2012. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

SOUSA, A. C. G.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor do Campus de Canindé. 2012. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; ARAUJO, J. R.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CARGO DE PROFESSOR - ÁREA DE LIBRAS. 2011. Universidade Estadual de Roraima.

NASCIMENTO, S. P. F.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CHAVES, E. P.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor Auxiliar de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2011. Universidade Federal do Ceará.

LUSTOSA, F. G.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; CHAVES, E. P.. Professor 3º Grau na Classe Auxiliar na Área de Língua Brasileira de Sinais. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

LUSTOSA, F. G.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; MEDEIROS, C. M.. Professor 3º Grau na Classe Auxiliar na Área de Língua Brasileira de Sinais. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PIMENTEL-SOUZA, M. M.; NOBRE, R. S.; MACHADO, R. N.. Seleção Pública para o cargo de Professor Substituto da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2017. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

NOBRE, R. S.; LOPES, L. C.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.. Seleção Pública de Professor Substituto do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Ceará.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LEMOS, A. M.. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. 2012.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, K. L.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto de Libras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). 2011. Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, K. L.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto de Libras do Centro de Humanidades da Fundação Universidade Estadual do Ceará. 2011. Universidade Estadual do Ceará.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, K. L.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto de Libras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/Campus Limoeiro do Norte). 2011. Universidade Estadual do Ceará.

CHAVES, E. P.;PIMENTEL-SOUZA, M. M.; PINHEIRO, K. L.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto de Libras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/Campus Quixadá). 2011. Universidade Estadual do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vanda Magalhães Leitão

LEITÃO, V. M.; MAMEDE, I. C. M.; VALDES, M. T. M.. Voando com gaivotas: um estudo das interações na educação de surdos.. 2008. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria da Cruz de Oliveira

SINAIS DE ALERTA: despertando para os silêncios ou barulhos da criança em fase escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria Helena Silva

EDUCAÇÃO DE SURDOS E INTERNET: O FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZAGEM DO SURDO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Francisca Jéssica Santos da Costa

EDUCAÇÃO DE SURDOS: O Pedagogo bilíngue como mediador da aprendizagem do surdo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Carmen da Luz Pimentel

Caso João, rumo à inclusão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Ana Rosa Sousa da Silva

Estudo de caso de uma aluna com deficiência intelectual no ensino regular; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Eliana Silva de Souza Alves

Inclusão Educacional: uma análise do ensino ao aluno com síndrome de down; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria Gorette Pinheiro da Silva

Estudo de caso de uma aluna surdocega no cotidiano de uma escola inclusiva; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Karina Cássia de Souza Santos

A Inclusão de alunos com deficiência intelectual em escola regular: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria José Silva de Sousa

Deficiência Intelectual: metodologias de aprendizagem da linguagem oral, verbal e raciocínio lógico matemático; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Nelcicleide Viana Dias Caridade

O Atendimento educacional especializado a um aluno com surdez na escola municipal raio de luz; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Ogleide Estevão Divino de Lima

Síndrome de Down: o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Simone Tolosa da Silva

Caso Lúcio: um repensar da educação inclusiva na Escola Jose Ribamar Teixeira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Marinelia da Silva Alves Sampaio

Atendimento educacional especializado e a deficiência visual; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Formação Continuada para Prof AEE) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Bárbara Caroline Rodrigues da Silva

EDUCAÇÃO BILÍNGUE OU INCLUSIVA?: um estudo de caso na educação de surdos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

AFONSO SOARES DE ALMEIDA

O Ensino de Física para educandos surdos: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria Helena Silva

E SEU NOME [TAMBÉM] É JONAS: um estudo de caso das interações de um surdo pelo Facebook; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Talita Magalhães de Andrade Santos

O Ensino de Biologia em uma escola bilíngue: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Talita Magalhães de Andrade Santos

O Ensino de Biologia em uma Escola Bilíngue: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Mayara Dayse Sousa Barreto

A Visão do Surdo Sobre a Aquisição do Português Escrito; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Rebeca de Sousa Barros

O Intérprete Educacional de Libras: um olhar sobre a formação desse profissional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

MARIA ALINE ARAUJO MOREIRA

INCLUSÃO ESCOLAR DE SURDOS: DISCUSSÕES DO MITO À REALIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFC; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Graziele Lucio Gomes

A Libras no Instituto UFC Virtual/UAB: O Trabalho de Tradução e Interpretação na Disciplina de Libras com Tutor Surdo; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

TATIANE FROTA DE LIMA

Cidadão Surdo na Academia Pública: da Margem à Regência de Sala; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Maria Viviane dos Santos

Educação Inclusiva para Surdos: Desafios e Perspectivas; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

MOISÉS FERREIRA LIMA

O Ensino de Libras na Iniciação à Docência: Projeto Formação do Professor Surdo em Libras; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Alyne Maria da Silva

A Monitoria Surda na Disciplina de Libras: A Ressignificação de Experiências Prévias no Ensino de Libras Como Segunda Língua; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Germana Maria de Araújo Lima

Linguagem de Sinais? Surdo-Mudo? Inclusão ou Exclusão?: O Rompimento de Preconceitos na Disciplina de Libras; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

João Batista Alves de Oliveira Filho

Avaliação Visual: uma experiência diferenciada na disciplina de língua brasileira de sinais; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Mateus Rodrigues Costa Ramalho de Oliveira

Comunicação Total ou Bilinguismo: Um estudo de caso na Educação de Surdos; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Neylianne Almeida Pinho

A Necessidade do Bilinguismo no AEE e na Escola: Um Estudo de Caso; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Rebecca Cristina Silva Oliveira

DISCIPLINA DE LIBRAS: ANTES UMA INCÓGNITA, HOJE UM FASCÍNIO PELA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Stela Oliveira Costa

A educação de surdos em dois tempos: conquistas e desafios; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria Stela Oliveira Costa;

Vanda Magalhães Leitão

Voando com gaivotas: um estudo das interações na educação de surdos; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanda Magalhães Leitão;

Vanda Magalhães Leitão

Duas culturas em movimento: interação das comunidades surda e ouvinte na UFC; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Vanda Magalhães Leitão;

Vanda Magalhães Leitão

Bilinguismo pleno: novas perspectivas para educação de surdos; 2009; Orientação de outra natureza; (Curso de Licenciatura em Letras Libras) - Univrsidade Federal do Ceará; Orientador: Vanda Magalhães Leitão;

Vanda Magalhães Leitão

Era uma vez; ; ; : duas línguas, duas culturas e uma cadeia alimentar; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Curso de Licenciatura em Letras Libras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Vanda Magalhães Leitão;

Sandra Patrícia de Faria do Nascimento

proposta de um Portal (online) com entradas de sinalários semibilíngues numa perspectiva transdisciplinar; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

Francisca Geny Lustosa

Sinalário e a escolarização da pessoa com surdez; Início: 2018; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Ceará/UFC; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LUSTOSA, F. G. . Por uma Pedagogia Visual: caminhos e concepções que marca(ra)m a educação de surdos no Brasil. Afluente Revista de Letras e Linguística , v. 1, p. 27-46, 2019.

  • SOUZA, MARGARIDA MARIA PIMENTEL DE ; FARIA-NASCIMENTO, SANDRA PATRÍCIA DE ; LUSTOSA, FRANCISCA GENY . Ensino de Língua de Sinais Brasileira como primeira língua: currículo em práticas no estágio do Letras Libras. Revista Entrepalavras , v. 8, p. 447, 2018.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Sign Writing, Dança Meditativa e Etnomatemática: um estudo ?morfológico? numa prática transdisciplinar e multicultural. In: LOPES, Gérison Kézio Fernandes; TOLOMEI, Cristiane Navarrete; SOUZA, Fábio Marques de.. (Org.). Libras, Língua(gem) e Literatura: interfaces da identidade cultural surda. 1ed.São Paulo: Mentes Abertas, 2019, v. 1, p. 2-297.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O Educando Surdo: uma discussão para além da língua(gem). In: LEURQUIN, Eulália; LEITÃO, Vanda Magalhães.. (Org.). Ensino e Educação Especial. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2019, v. 1, p. 125-148.

  • SANTOS, M. J. C. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; MENDES, H. L. S. . O Ensino de Frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo "fraudes epistemológicas". In: SANTOS, M. J. C.; VASCONCELOS, F. H. L.; LIMA, I. P. de.. (Org.). Tecendo Redes de Experiências Cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. 1ed.Campinas/SP: Pontes Editores, 2018, v. , p. 5-310.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; SANTOS, M. J. C. . Pontos e contos: um passeio pela educação de surdos em cenário cearense de anos antes e depois da lei de Libras. In: ANDRADE, Francisco A.; COLARES, Getuliana S.; VICTOR, Dijane M. R.. (Org.). Educação, limites e possibilidades. 24ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 229-240.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LOPES, G. K. F. . Vendo Vozes na Formação de Professores em Dois Espaços Acadêmicos: UFC e UFMA. In: ANDRADE, F. A. de; SILVA, F. M. D. da; CHAVES, F. M.. (Org.). Palavras Docentes. 1ed.Curitiba/PR: CRV, 2017, v. 1, p. 11-257.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DUAS ABORDAGENS EDUCACIONAIS E UM SUJEITO EM DISCUSSÃO. In: GERARDA NEIVA CADINS GOMES E JULIANA DE BRITO M. DO NASCIMENTO. (Org.). EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS. 1ed.FORTALEZA: SEDUC, 2011, v. 1, p. 57-85.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos. In: Secretaria de Educação do Estado do Ceará. (Org.). PROFESSOR APRENDIZ: I COLÓQUIO ABRINDO TRILHAS PARA OS SABERES. : , 2009, v. , p. -.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O Sentido das Palavras: um olhar sociocultural nas interações entre culturas distintas. In: Francisco Kennedy Silva dos Santos (org.). (Org.). Reflexões na Docência: o professor e as boas práticas. Fortaleza: SEDUC, 2009, v. , p. 76-88.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DA DEFICIÊNCIA À DIFERENÇA: Caminhos Que Marcam a Educação de Pessoas Surdas. In: VASCONCELOS, José G.; SOARES, Emanoel L. R.; CARNEIRO, Isabel M. S. P.. (Org.). ENTRE TANTOS: Diversidade na pesquisa educacional. 33ed.Fortaleza: Editora UFC, 2006, v. 331e, p. 177-189.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . EDUCAÇÃO DE SURDOS: é possível aprendizagem num ambiente com pessas que "falam" línguas diferentes?. O Educador, Maracanaú- CE, p. 12 - 12, 20 fev. 2000.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Preservação ou Mutação?. Diário do Nordeste, Fortaleza - CE, 21 jun. 1995.

  • MARINHO, H. A. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; VASCONCELOS, F. R. H. . Rede Surdos-CE ? Sinalário escolar e acadêmico: um suporte didático à educação de surdos. In: V Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, 2018, Fortaleza. As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e na prática docente. Fortaleza: Editora da UECE, 2018.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Signwriting e Etnomatemática: uma experiência em leitura e escrita de sinais no ensino de matemática a educandos surdos. In: V Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, 2018, Fortaleza. As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e na prática docente. Fortaleza: EdUECE, 2018.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DESCOBRINDO SINAIS: A Libras como primeira lingua numa experiência do curso de Letras Libras. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O SENTIDO DAS PALAVRAS: UM OLHAR SILENCIOSO NAS INTERAÇÕES ENTRE SUJEITOS DE CULTURAS DISTINTAS. In: I Colóquio Nacional Linguagem e Discurso - CONLID, 2008, Mossoró. I Colóquio Nacional Linguagem e Discurso: novos cenários, múltiplas linguagens. Mossoró: UERN, 2008.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . A EDUCAÇÃO DE SURDOS ONTEM E HOJE: conquistas e desafios. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2006, Recife. XIII ENDIPE - XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife, 2006.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . REDE SURDOS - CE ? SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO: um suporte didático a ambientes educacionais com surdos.. In: I congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais e II Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais, 2019, Brasília-DF. I congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais e II Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. p. 1-504.

  • PAIVA, P. V. V. ; SILVA, E. B. C. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . REDE SURDOS-CE: SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE CUCA DOS CURSOS DE LIBRAS DO PROJETO INTEGRAÇÃO-SME EM FORTALEZA-CE. In: X Fórum Internacional de Pedagogia - X FIPED, 2019, Pau dos Ferros-RN. 10 anos de FIPED/AINPGP: pesquisa, memória e internacionalização. Pau dos Ferros-RN: CCHLA-UFRN, 2019. v. 1.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DANÇA MEDITATIVA DE TARA E SIGN WRITING: integrando saúde, língua(gens) e culturas de universos diferentes. In: Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS), 2017, Natal-RN. II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS) e o IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICSNE). Natal-RN: Realize, 2017.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . QUE PALAVRA QUE TE FALTA?: DISCUTINDO SOBRE O ENSINO DE LIBRAS ANTE A (NÃO) ADOÇÃO DE SEU SISTEMA DE ESCRITA. In: IX Congresso Internacional da Abralin, 2015, Belém-PA. Caderno de Resumos do IX Congresso Internacional da ABRALIN ? Simpósios temáticos. Belém-PA, 2015.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . 'BILINGUISMO PLENO' E A ESCRITA DE SINAIS COMO DESAFIOS A TRADUTORES(AS). In: 4º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2014, Florianópolis. 4º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Florianópolis, 2014.

  • ARAUJO, A. S. ; GOMES, G. L. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . TUTOR BILÍNGUE DE LIBRAS: UMA IDENTIDADE EM FORMAÇÃO. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA, 2014, FLORIANÓPOLIS. IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA - ANAIS 2014, 2014.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . TILS ? ?Profissão Perigo?, Louvável ou de Prestígio?: Reflexões sobre o ?Eu? Mediador e a Língua(gem) do Outro.. In: III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012, Santa Catarina. III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012.

  • SANTOS, M. V. ; CHAGAS, Y. M. M. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS: desafios e perspectivas. In: IV Forum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2012, Parnaíba - PI. IV Forum Internacional de Pedagogia - FIPED. Parnaíba: Realiza Editora, 2012.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . ENTRE O COMUNICAR E O INTERAGIR: DISCUTINDO SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE/BICULTURAL PLENA AOS SURDOS. In: II ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA, 2014, Fortaleza. II ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA - CADERNO DE RESUMOS. Fortaleza, 2014.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . A EDUCAÇÃO DE SURDOS ONTEM E HOJE: conquistas e desafios. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006, Recife. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Recife: UFPE; LAPA SOFTWARE, 2006.

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Sign Writing e Etnomatemática: uma experiência em leitura e escrita de sinais no ensino de matemática a educandos surdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARINHO, H. A. ; VASCONCELOS, F. R. H. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. . 'Rede Surdos-CE: Sinalário Escolar e Acadêmico': um suporte didático à educação de surdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . QUE PALAVRA QUE TE FALTA?: DISCUTINDO SOBRE O ENSINO DE LIBRAS ANTE A (NÃO) ADOÇÃO DE SEU SISTEMA DE ESCRITA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . DESCOBRINDO SINAIS: A Libras como primeira língua numa experiência do curso de Letras Libras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . CONSTRUINDO UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LEITAO, V. M. . VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . BILINGÜISMO PLENO: uma abordagem intercultural para a educação de surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . VOANDO COM GAIVOTAS: um estudo das interações na educação de surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . A Inclusão Escolar das Pessoas com Deficiência (âmbito da surdez). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . ERA UMA VEZ...: duas línguas, duas culturas e uma cadeia almentar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . A EDUCAÇÃO DE SURDOS ONTEM E HOJE: conquistas e desafios. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; LEITAO, V. M. . A EDUCAÇÃO DE SURDOS ONTEM E HOJE: relato de experiências pedagógicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . GESTORA SURDA: ORGULHO SURDO E IDENTIFICAÇÃO NUMA INCLUSÃO QUE INCLUI. FORTALEZA: CLR GRÁFICA, 2012 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Vejo vozes na academia e ensaio seus passos.... Fortaleza: Gráfica LCR, 2011 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Um patinho feio ou um cisne? considerações sobre alguns vieses da educação de surdos. Fortaleza: Gráfica LCR, 2010 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FALANDO DE INTERAÇÕES: uma carta aos pais (de surdos). Fortaleza: LCR Gráfica, 2009 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . SIGN WRITING: a voz dos surdos também no papel. Fortaleza: LCR Gráfica, 2009 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . O Intérprete do Idioma que se vê. Fortaleza: Premius, 2005 (Agenda do Portador de Eficiência).

  • PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Aprendi com o silêncio (Poema). Fortaleza: Premius, 2005 (Agenda do Portador de Eficiência).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BORGES, V. M. C. ; LEITAO, V. M. ; PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; CHAVES, E. P. ; PINHEIRO, K. L. ; MACHADO, R. N. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. L. . COMISSÃO ESPECIAL PRÓ-TEMPORE DE CRIAÇÃO DO CURSO LETRAS LIBRAS UFC. 2013.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . Parecerista de Cursos Técnicos da Rede Estadual de Ensino. 2013.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS (TILSPs) NA EAD. 2019.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . CURSO BÁSICO DE LEXICOLOGIA E TERMINOLOGIA EM LIBRAS COM ENFOQUE ESCOLAR E ACADÊMICO DO REDE SURDOS-CE. 2019.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS (TILSPs) NA EAD. 2015.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS (TILSPs) NA EAD. 2014.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS (TILSPs) NA EAD. 2012.

PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; SA, J. E. O. . REDE SURDOS - CE ? SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO. 2019. (Site).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; SA, J. E. O. . REDE SURDOS - CE ? SINALÁRIO ESCOLAR E ACADÊMICO. 2019. (Site).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. ; SA, J. E. O. . Rede Surdos-CE: Sinalário Escolar. 2015; Tema: Produção de um sinalário (glossário em Libras) como material de suporte às escolas, à UFC e demais instituições de ensino. (Blog).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . CURSO DE FORMÇÃO DE TUTORES BILÍNGUES E TUTORES TILSP DA EAD. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA INICIANTES VIRTUAIS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

PIMENTEL-SOUZA, M. M. . CURSO DE EDUCAÇÃO PARA SURDOS (Treinamento em Educação de Surdos Para Profissionais da Educação). 2004. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Análise da incorporação de novos signos notacionais do sistema SignWriting, representativos de unidades gestuais acrescentadas a língua de sinais brasileira, Descrição: Produzir conhecimento capaz de preencher lacunas técnicas e científicas do sistema de escrita de sinais SW para leitura e escrita das línguas de sinais contribuindo para que o sistema se torne mais completo e mais fácil de ler e escrever.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Margarida Maria Pimentel de Souza - Coordenador / Marianne rossi stumpf - Integrante / Carla Damasceno de Morais - Integrante / Debora Campos Wanderley - Integrante / Gabriela Otaviani Barbosa - Integrante / João Paulo Ampessan - Integrante / Marcos Luchi - Integrante / Nelson Pimenta de Castro - Integrante.

  • 2011 - 2012

    VENDO VOZES NA UFC: CURSOS BÁSICOS DE LINGUA DE SINAIS, Descrição: CURSO OFERTADO A COMUNIDADE UNIVERSITARIA E ENTORNO, EM ESPECIAL A PROFESSORES DA REDE PUBLICA QUE POSSUEM EDUCANDOS SURDOS. O CURSO SE DESENVOLVEU EM 180H/A EM DUAS VERSÕES (2010 E 2011) E SERVIU COMO CAMPO DE ESTÁGIO AOS GRADUANDOS DE LETRAS LIBRAS.- CÓDIGOS NA PRO-REITORIA DE EXTENSÃO PD.2010.CS0630 E PD.2011.CS0439. , Situação: Concluído; Natureza: Extensão. , Integrantes: Margarida Maria Pimentel de Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora das Disciplinas de Libras Virtual 2011 E 2012

2009 - 2009

INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Geral, Carga horária: 40

2002 - 2009

INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2002 - 09/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

2004 - 2009

Centro de Capacitação e de Atendimento às Pessoas Com Surdez

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora e Intérprete da Libras, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2004 - 09/2005

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado do Ceará/Centro de Atendimento aos Surdos, .,Serviço realizado, Intérprete da Libras.

2008 - 2009

Centro de Línguas de Maracanaú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico, Carga horária: 20

2005 - 2006

Secretaria de Educação do Município de Maracanaú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisão, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessoria técnica a escolas e organização de eventos na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva.

2005 - 2005

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
? Curso de Especialização Latue Sensu em Educação Especial ministrando a disciplina: DEFICIÊNCIA AUDITIVA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ultrapassando os limites da comunicação; Instituição coordenadora: Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) Carga horária: 30 hs/a

2008 - 2008

Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
? Curso de Letras - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE (Disciplina: Língua Brasileira de Sinais ? LIBRAS) Carga horária: 60 hs/a Local: Quiterianópolis/CE

2008 - 2008

Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
? Curso de Letras - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE (Disciplina: PCC V ? Literatura) Carga horária: 60 hs/a Local: Quiterianópolis/CE

2006 - 2006

Centro Universitário Farias Brito

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
? Curso de Especialização Latue Sensu em Educação Inclusiva, ministrando as disciplinas: PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSÃO - 20 hs/a - DIAGNÓSTICO DAS DEFICIÊNCIAS ? 20 h/a.

1998 - 2002

Escola M. E. F. Pref. Almir Freitas Dutra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice- diretora, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1998 - 01/2002

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Vice-diretora.

1995 - 1998

Colégio Pedro I

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1995 - 08/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, GEOGRAFIA

2004 - 2004

EDUCARE Consultoria

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
? ?Treinamento em Educação de Surdos Para Profissionais da Educação? Carga horária: 120 hs/a Período: 19 de janeiro a 26 de junho/2004 Local: Horizonte / CE Prestação de serviços à: EDUCARE Consultoria/Secretaria de Educação do Município de Horizonte.

2005 - 2005

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
? Curso de Formação de Instrutores da LIBRAS, ministrando os módulos: Didática e Práticas de Ensino Carga horária: 80 hs/a Realização: FENEIS/FAT