Aline Sousa Santos

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidades - PPGREC/UESB (Em Andamento). Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário - FACESITA (2022). Bacharela em Direito pela Faculdade de Tecnologia e Ciência, campus Jequié (2022). Foi monitora voluntária da disciplina de Criminologia pela UNIFTC (2022). Desenvolveu atividades de estágio na área jurídica na Defensoria Pública do Estado da Bahia (2021-2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica PIBIC/FTC, desenvolvendo o projeto de pesquisa denominado "Uma análise do feminicídio racial na cidade de Jequié" (2018). Desenvolveu Programa de Iniciação Científica Voluntária, no projeto intitulado "Entre Retórica e Efetivação: os direitos humanos no território baiano" (2018/2019). Foi estagiária do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) de Jequié (IMES, 2018). Graduanda em Letras (UESB). Foi bolsista de Programa Institucional de Iniciação Científica CNPq/UESB, desenvolvendo o projeto de pesquisa denominado "Emília vai à escola: um estudo sobre as condições e práticas de leitura da obra lobateana no ensino médio. Realiza pesquisas em torno das seguintes temáticas: direitos humanos, movimentos sociais, feminismo, identidade de gênero, interseccionalidade, educação jurídica popular.

Informações coletadas do Lattes em 21/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Filosofia

2020 - Atual

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa

2019 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Direito

2017 - 2022

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Título: Violência Doméstica contra a Mulher no contexto da Pandemia do COVID-19 e a (In)Eficácia da Lei Maria da Penha: uma análise da incidência em três municípios do Território Médio Rio de Contas
Orientador: Miguel Borges Santos Bomfim

Formação complementar

2021 - 2021

Aperfeiçoamento e Extensão Jurídica. (Carga horária: 8h). , Brasil Jurídico, BJ, Brasil.

2019 - 2020

Membro Titular do Conselho Tutelar de Jequié. (Carga horária: 600h). , Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA, Brasil.

2019 - 2019

II Seminário: O racismo e suas faces. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação em noções de Mediação. (Carga horária: 16h). , Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, NUPEMEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Interseccionalidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Feminismos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Movimentos Sociais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Identidade de Gênero.

Organização de eventos

ROTONDANO, R. O. ; FREITAS, Ailana ; SANTOS, A. S. . II Mulheres com Direito. 2019. (Outro).

ROTONDANO, R. O. ; SANTOS, Aline Sousa. ; SOUZA, N. M. . II Mulheres com Direito. 2019. (Outro).

Emerson Nery Sardinha ; SANTOS, Aline Sousa. . Semana do Bebê: 1.000 dias que valem uma vida. 2019. (Outro).

ROTONDANO, R. O. ; SANTOS, A. S. ; SOUZA, N. M. . I Mulheres com Direito. 2018. (Outro).

SANTOS, A. S. ; ROTONDANO, R. O. ; MONTEIRO, C. S. . Mulheres com Direito. 2017. (Outro).

SANTOS, A. S. . III Workshopinho Lobato: Um Sítio de Fantasia e Conhecimento. 2012. (Outro).

BARBOSA, A. M. A. ; SANTOS, A. S. . Mulheres, Museus e Memórias: A presença da Mulher na Cultura Brasileira. 2011. (Congresso).

SANTOS, A. S. . III Workshopinho Lobato: Um Sítio de Fantasia e Conhecimento. 2012. (Outro).

BARBOSA, A. M. A. ; SANTOS, A. S. . Mulheres, Museus e Memórias: A presença da Mulher na Cultura Brasileira. 2011. (Congresso).

ROTONDANO, R. O. ; SANTOS, Aline Sousa. ; SOUZA, N. M. . II Mulheres com Direito. 2019. (Outro).

ROTONDANO, R. O. ; SANTOS, A. S. ; SOUZA, N. M. . I Mulheres com Direito. 2018. (Outro).

Participação em eventos

I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidade.FEMINICÍDIO NEGRO: UM DIÁLOGO SOBRE A EFETIVIDADE DA CRIMINALIZAÇÃO ÀS MULHERES NEGRAS. 2024. (Outra).

XIX Semana de Educação da Pertença Afro-brasileira. Até que a morte nos separe: um diálogo sobre o feminicídio negro no Brasil. 2023. (Congresso).

1º Seminário de Enfrentamento ao Abuso Sexual e Psicológico de Crianças, Adolescentes e Mulheres. 2022. (Seminário).

Semana da Docência no Ensino Superior: contornos e entornos da educação no Brasil pós-pandemia. 2022. (Congresso).

15 anos da Lei Maria da Penha: entre mudanças, avanços e perspectivas. 2021. (Simpósio).

A importância do papel do homem na luta contra o machismo. 2021. (Oficina).

Congresso Brasileiro de Medicina Legal: Crimes Sexuais e Pericias. 2021. (Congresso).

Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos e Educação. Uma análise interseccional do feminicídio na cidade de Jequié. 2021. (Congresso).

Congresso Internacional de Direito. 2021. (Congresso).

Direito das Políticas Públicas. 2021. (Seminário).

Igualdade, Liberdade e Racismo. 2021. (Encontro).

IV Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: profissão docente em questão. 2021. (Outra).

Racismo Religioso e suas repercussões jurídicas. 2021. (Oficina).

Retrospectiva Jurídica 2020: Principais Mudanças Legislativas e Jurisprudenciais. 2021. (Seminário).

Um Dia pela Democracia:. 2020. (Encontro).

Apelação na Prática Forense.Prática Forense. 2019. (Outra).

Apelação na Prática Forense.Prática Forense. 2019. (Outra).

III Seminário sobre a Intolerância Religiosa e Estado Laico. 2019. (Seminário).

Roda de Diálogos Estudantis.Feminilidades e Feminismos: lutas e resistências frente às violências. 2019. (Encontro).

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2018. (Seminário).

A Construção dos Círculos de Paz no Juizados Especiais da Bahia. 2018. (Oficina).

Constelações Familiares na Justiça como instrumento de resolução de conflitos no Poder Judiciário.Sami Storch: Justiça Restaurativa. 2018. (Outra).

Mulheres com Direito. 2018. (Seminário).

V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.Uma análise do feminicídio racial na cidade de Jequié. 2018. (Encontro).

X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2018. (Outra).

XIV Semana de Educaão da Pertença Afro-Brasileira. 2018. (Seminário).

I Seminário Jurídico FTC/Jequié. 2017. (Seminário).

Mulher com a Palavra. 2017. (Outra).

XI Conferência Municipal de Assistência Social. 2017. (Outra).

A representação da Mulher no Teatro Português.Ciclo de Seminários: Os caminhos do Teatro. 2015. (Seminário).

Ciclo de Seminários: Os caminhos do teatro.A representação da Mulher no Teatro Português. 2015. (Seminário).

Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres. Mais Direitos, Mais Participação e Poder para as Mulheres. 2015. (Congresso).

Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres - Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres.Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres. 2015. (Outra).

X Conferência Municipal de Assistência Social. 2015. (Outra).

Estação da Leitura: vinte e um anos de viagens pelo mundo da leitura. 2013. (Seminário).

A Relação entre a Pesquisa Quantitativa e a Pesquisa Qualitativa. 2012. (Seminário).

Grupo de Estudos sobre A Relação entre a Pesquisa Quantitativa e a Pesquisa Qualitatica. 2012. (Outra).

Grupo de Estudos sobre Etnografia e Etnografia no Espaço Escolar.Grupo de Estudos sobre Pesquisa (condição de ministrante). 2012. (Encontro).

III Workshopinho Lobato: um Sítio de Fantasia e Conhecimento. 2012. (Oficina).

IV EMOL - Encontro Monteiro Lobato.Projeto: No Reino da Imaginação - Experimentos com Literaturas Infantil e Juvenil. 2012. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.Workshopinho Lobato e a Formação do Leitor. 2012. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.A Reforma da Natureza e o Ensino de Literatura Infantil. 2012. (Encontro).

Uma pesquisa experimental com práticas de leitura da obra adulta lobateana no ensino médio.Contos Regionalistas de Lobato: A Velha Praga (Urupês). 2012. (Oficina).

Identidades Linguística e Culturais. 2011. (Encontro).

II Ciclo de Debates sobre a Educação no Meio Rural. 2011. (Encontro).

II Encontro de Leitura e Escrita. 2011. (Encontro).

IX Painel "Reflexões sobre o insólito na narrativa-ficcional". 2011. (Encontro).

Jorge Amado, quase 100. 2011. (Encontro).

Mulheres, Museus e Memórias.A presença da Mulher na cultura brasileira. 2011. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, A. S. ; MATOS, M. A. F. . ANÁLISE DOS RESULTADOS DO PROJETO EMÍLIA VAI À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DA OBRA LOBATEANA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Pedagogia , v. 1, p. www.uesb.br, 2012.

  • ROTONDANO, R. O. ; SANTOS, Aline Sousa. ; ANDRADE, C. de M. L. . Ciências para a Redução das Desigualdades. 1. ed. Jequié: IFBA, 2018. v. 1. 154p .

  • SANTOS, A. S. ; MATOS, M. A. F. ; PORTO, D. C. . Biografia de Monteiro Lobato. Projeto Emília vai à Escola: uma pesquisa experimental com práticas de leitura da obra adulta lobateana no ensino médio, Jequié-BA, 05 out. 2012.

  • MATOS, M. A. F. ; PORTO, D. C. ; PEREIRA, O. N. ; SANTOS, A. S. . Workshopinho Lobato e a Formação do Leitor. Expedição de Pesquisa e Extensão do ESTALE à Campina Grande - PB, Jequié-BA, 13 ago. 2012.

  • SANTOS, A. S. ; FERREIRA, M. de F. de A. . Felizes Para Sempre? Uma análise sobre feminicídio racial no território Jequieense. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, A. S. ; FERREIRA, M. de F. de A. . Das Flores ao Feminicídio: Um recorte da análise da Lei 13.104/15 na redução de crimes contra mulheres negras. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, A. S. ; ROTONDANO, R. O. ; ANDRADE, C. de M. L. . Uma análise do feminicídio racial na cidade de Jequié. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. S. ; ROTONDANO, R. O. . Até que a Morte nos Separe: uma análise do feminicídio racial na cidade de Jequié. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SANTOS, A. S. . Mulheres com Direito. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, A. S. . Emília vai à escola: um estudo sobre as condições e práticas de leitura da obra lobatiana no ensino fundamental. 2011. .

ROTONDANO, R. O. ; SANTOS, A. S. . Entre a retórica e efetivação: os direitos humanos no território baiano. 2018 (Programa de Iniciação Científica Voluntária) .

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2023

Prefeitura Municipal de Jequié

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheira Tutelar, Carga horária: 44

Outras informações:
Atribuições do(a) Conselheiro(a) Tutelar: artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece: atender crianças e adolescentes garantindo medidas protetivas; atender e aconselhar pais ou responsáveis e conscientizá-los de seu papel e das medidas impostas em caso de negligência ou abandono intelectual; promover a requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; encaminhar ao Ministério Público casos de infração administrativa contra os direitos da criança e do adolescente; encaminhar à autoridade judiciária casos de sua competência; providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária nos casos de ato infracional cometido por adolescente; expedir notificações.

2013 - 2019

Prefeitura Municipal de Jequié

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete - Sec Mun de Desenv Social

Outras informações:
Atribuições exercidas nesta função: Assistência à Diretoria-Geral em suas representações política e social; Revisão e encaminhamento dos atos administrativos e normativos da Diretoria-Geral; Encaminhamento, revisão e controlar a documentação e a correspondência, no âmbito do Gabinete; Controle da agenda diária da Diretoria-Geral;

2022 - 2022

Defensória Pública do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2019 - 2020

Cartório Schorr Monteiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2018 - 2019

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária com Atuação no CEJUSC de Jequié, Carga horária: 20