Maria do Amparo Gomes Carvalho

Professora efetiva auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro da Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado da Bahia (CEAPO). Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire (CAECDT). Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí (2010). Licenciatura Plena em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação Antonino Freire (inconcluso, cursado até o penúltimo semestre). Foi professora da Rede de Educação Profissionalizante da Bahia de 2013 a 2023, atuando nos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroecologia pela Pedagogia da Alternância no CETEP da Chapada Diamantina I. É militante do Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA. Tem experiência em Assistência Técnica e Extensão Rural e Agroecologia. Estuda e pesquisa sobre Agroecologia, Agroecossistemas, Permacultura, Sistemas Agroflorestais, Mulheres e Quintais, Juventude do Campo, Feminismo, Educação do Campo e Movimentos Sociais do Campo. Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Recanto Umbuzeiro no DCHT XVI, Irecê-BA.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Educação do Campo

2017 - 2019

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Caminhos de Moviment/ação: A juventude das Lavras Diamantinas no canal Futuca a Tuia, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Luis Flávio Reis Godinho

Graduação interrompida em 2012 em Licenciatura Plena em Normal Superior

2009 - Atual

Instituto Superior de Educação Antonino Freire
Título: Leitura e escrita no ensino fundamental I
Ano de interrupção: 2012

Graduação em Engenharia Agrônomica

2006 - 2010

Universidade Estadual do Piauí
Título: Levantamento de Doenças e Pragas do Cajueiro no Município de Picos-PI
Orientador: José Evandro Aguiar Beserra Júnior

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas

Formação complementar

2020 - 2020

Sistemas Agroflorestais para pequenas propriedades do semiárido brasileiro. (Carga horária: 16h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Sistemas Agroflorestais - SAF: princípios e introdução à metodologia. (Carga horária: 20h). , Secretaria do estado de Meio Ambiente, SEMB-SP, Brasil.

2020 - 2020

Feminismo: Por que lutamos?. (Carga horária: 24h). , Escola de Formação Política Castro Alves, EFPCA, Brasil.

2020 - 2020

Metodologias Participativas para fortalecer a Conservação e o uso da Agrobi. (Carga horária: 50h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2017 - 2017

Proficiência em língua estrangeira. , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em A Realidade Brasileira. (Carga horária: 160h). , Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, IERSA, Brasil.

2011 - 2011

Comercialização e Legislação Sanitária. (Carga horária: 120h). , Associação dos Pequenos Agricultores do Estado do Piauí, APAESPI, Brasil.

2008 - 2009

Empreendedorismo Rural. (Carga horária: 136h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2006 - 2006

Computação básica - IPD, digitação, windows, word, excel, power point, etc. (Carga horária: 100h). , Millenium informática, MI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Organização de eventos

CARVALHO, M. A. G. . IV Encontro Baiano de Educação do Campo. 2024. (Outro).

CARVALHO, M. A. G. . III Encontro Baiano de Educação do Campo. 2022. (Outro).

CARVALHO, M. A. G. . VI Jornada de Agroecologia da Bahia. 2019. (Outro).

CARVALHO, M. A. G. . II Encontro de Agroecologia e Educação do Campo da Chapada Diamantina e Pré-Jornada de Agroecologia da Bahia. 2018. (Outro).

CARVALHO, M. A. G. . Seminário Estadual de Educação Popular, Seminário do Mestrado Profissional em Educação do Campo: Prosas do Campo - Tecelendo Saberes no Direito de Ler-se no Mundo. 2018. (Outro).

CARVALHO, M. A. G. . Práticas e experiências agroecológicas vivenciadas no território da Chapada Diamantina.. 2017. (Exposição).

Participação em eventos

14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Agroecologia. 2024. (Outra).

IV Encontro Baiano de Educação do Campo.Agroecologia e Educação do Campo. 2024. (Encontro).

XI Congresso de Pesquisa e Extensão - CONPEX. Agroecologia. 2024. (Congresso).

X Congresso de Pesquisa e Extensão - CONPEX. Questão Agrária no Brasil. 2023. (Congresso).

XI Congresso de Pesquisa e Extensão - CONPEX. Agroecologia. 2023. (Congresso).

Jornada pedagógica - a escola dos meus sonhos. 2021. (Outra).

Webconferência - dar voz a experiência: diálogos entre comunicação e extensão na educação pública. 2021. (Outra).

Economia Solidária, bem viver e sustentabilidade. 2020. (Encontro).

CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA. Educação do Campo em Volta do Américo. 2019. (Congresso).

VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA.O uso da manipueira na adubação do Alface. 2019. (Encontro).

Políticas Públicas, Educação do Campo e a Questão Agrária. 2018. (Seminário).

Políticas Públicas, Educação do Campo e Mulheres Camponesas. 2018. (Seminário).

Encontro de Educadores da regional Chapada Diamantina.Agroecologia nas Escolas do Campo. 2017. (Encontro).

Escola de formação de Militantes do MST da Regional Chapada Diamantina.Agroecologia e Alimentação Saudável. 2017. (Outra).

I encontro dos cursos e iniciativas de ensino em agroecologia do nordeste & oficina para construção de plataforma colaborativa de pesquisa/experimentação e pós graduação em agroecologia no nordeste.. 2017. (Encontro).

I Encontro Formativo de Educação do Campo e Agroecologia.Agroecologia nas Escolas do Campo. 2017. (Encontro).

IV Fórum de Licenciaturas da UFRB/ V Seminário Institucional do PIBID UFRB/ IV Seminário Institucional do PIBID Diversidade da UFRB/ I Encontro Institucional do PARFOR UFRB,. 2017. (Outra).

III Simpósio de Agroecologia da Bahia. 2016. (Simpósio).

Jornada de Práaticas Agrícolas Sustentáveis.Agricultura Sustentável e Sistemas Agroflorestais. 2016. (Outra).

II Seminário Internacional de Educação do Campo - III Seminário Estadual de Educação do Campo-I Encontro do PROCAMPO Nordeste do. 2015. (Seminário).

Intercâmbio em Gestão de redes de Sementes e Mudas. 2014. (Encontro).

Curso de agroecologia.A agroecologia e os movimentos sociais. 2013. (Outra).

Curso Regional de Agroecologia.Participação. 2013. (Seminário).

Curso sobre Comercialização e Legislação Sanitária. 2011. (Outra).

III Encontro Internacional de Agroecologia e Agricultura Sustentável. 2011. (Encontro).

Seminário Metropolitano sobre Compras de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação escolar. 2011. (Seminário).

II Fórum de alfabetizadores de Picos-PI. 2010. (Outra).

Projeto de extensão, disseminando o conhecimento que se constrói em sala de aula: planejamento e avaliação. 2010. (Encontro).

CAJUFESTMEL. 2009. (Outra).

Empreendedorismo Rural. 2009. (Outra).

VII SECIAGRA. 2009. (Encontro).

I seminário municipal de incentivo a leitura. 2008. (Seminário).

Curso sobre Produção, Processamento e Utilização da Mandioca. 2006. (Seminário).

Encontro pedagógico da rede municipal de ensino. 2006. (Encontro).

implantação e Manejo da cultura do cajueiro anão-precoce. 2006. (Seminário).

Treinamento de Transformação Caseira da Mandioca.Treinamento e Transformação Caseira da Mandioca. 2005. (Oficina).

XIV Seminario de Apicultura. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Elionária de Araújo Teixeira e Maurília Carvalho

CARVALHO, M. A. G.. A difícil arte de reconhecer quem somos: compreensão de professores sobre a Educação do Campo. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rogério Caetano da Silva

CARVALHO, M. A. G.. Inventário da realidade: Retratos do Assentamento Fazenda Almas, município de Itaguaçu da Bahia-BA. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jaildes Andrade Barreto Rosendo e Rosa Maria da Silva

CARVALHO, M. A. G.. Impactos do fechamento de escolas no campo em Irecê-BA: Estudo de caso da transferência de estudos para outro município. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eliane de Jesus dos Santos e Maria do Amparo dos Santos

Andrade, Aline de Oliveira;CARVALHO, M. A. G.; SOUZA, Claudia Pererira de. Reflexões sobre práticas pedagógicas em classes multisseriadas de escolas da Educação do Campo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

CARVALHO, M. A. G.; WU, R.. Policultivo de hortaliças na comunidade Pau de Colher, Andaraí-BA. 2021. Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I.

CARVALHO, M. A. G.; WU, R.. Alternativas de adubação orgânica na produção de coentro verdão Coriandrum sativum, Nova Redenção, BA. 2021. Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I.

CARVALHO, M. A. G.; WU, R.. Compostagem em baldes: uma alternativa de aproveitamento dos resíduos orgânicos. 2021. Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I.

CARVALHO, M. A. G.; WU, R.. Criação de minhocário com foco na redução de resíduos orgânicos. 2021. Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I.

Orientou

Cesar Augusto Nunes Martins

Desafios e oportunidades na Educação do Campo: Um inventário da comunidade de Quixabeira de Uibaí-BA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Lígia Nunes Vieira Barbosa

Organização do trabalho pedagógico da escola do campo integral José Francisco Nunes; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Débora barbosa Ferreira

Policultivo de hortaliças na comunidade Pau de Colher, Andaraí - BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Vinícius Pereira de Lima

Levantamento do uso das plantas medicinais, no bairro Alto do Ibirapitanga, Andaraí-BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Gessica Durval Silva

Levantamento do uso das plantas medicinais, na comunidade Mocambo, Andaraí-BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Hugo Pereira de Jesus Cruz

Identificação de plantas indicadoras nos quintais de Andaraí, BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Tailan Bruno Oliveira

Mobilização da criação de um banco de sementes crioulas na comunidade Itaguassu VII, Andaraí-BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Xaila Estefani Neves Carneiro

Alternativas de adubação orgânica na produção de coentro verdão Coriandrum sativum, Nova Redenção, BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Mariane Jesus França

Compostagem em baldes: uma alternativa de aproveitamento dos resíduos orgânicos; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Carlos Gabriel Teles Melo

Criação de minhocário com foco na redução de resíduos orgânicos; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Kayke Oswald Silva Barbosa e João Vitor Souza Pereira

Uso de biopesticida no controle da mosca Haematobia irritans: um relato de experiência da comunidade Rio Utinga, Andaraí, BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Xaiane Borges Almeida e Valdirene de Almeida Durval

Implantação do Sistema PAIS no Assentamento Moreno: uma experiência agroecológica, Nova Redenção, BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Tainá de Souza Santos

Uso de biopesticida no controle de pragas da produção de alface Lactuca sativa na comunidade Pau de Colher, Andaraí-BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Joelica Ferreira Rafael Silva Robson Souza Karuane Vitoria S

Espaço de Vivências Agroecológicas Saberes e Sabores - EVAs: biodiversidade e produção, CETEP, Wagner, BA; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

RAFAEL DOS SANTOS MOTA

Projeto de uma pocilga agroecológica; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Aloísio reis da Silva

Controle de formigas na produção de hortaliças; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Centro Territorial de Educação profissional da Chapada Diamantina I; Orientador: Maria do Amparo Gomes Carvalho;

Produções bibliográficas

  • Machado, V. A. ; CARVALHO, M. A. G. . A comercialização em rede a partir do cooperativismo e da economia solidária no entreposto do Núcleo Raízes do Sertão. Revista Sertão Sustentável , v. 6, p. 65-78, 2024.

  • Machado, V. A. ; CARVALHO, M. A. G. . Network marketing based on cooperatives and the solidarity economy at the FoundationRaízes do Sertão. Revista Sertão Sustentável , v. 6, p. 62-75, 2024.

  • CARVALHO, M. A. G. ; SANTOS, F.S ; SANTOS, M. J. ; PEREIRA, S. S. . As mulheres da minha comunidade e os quintais produtivos: fonte de renda e sabores. Cadernos Macambira , v. 4, p. 183-183, 2019.

  • CARVALHO, M. A. G. ; ARAUJO, F. S. ; SOUZA, E. S. . Plantas alimentícias não convencionais no espaço de vivências agroecológicas, saberes e sabores-EVAS do CETEP-CD I de Wagner/BA. Cadernos Macambira , v. 4, p. 204-205, 2019.

  • ALMEIDA, R.S ; CHAGAS, D. S. ; SOUZA, E. S. ; CARVALHO, M. A. G. . Avaliação do desenvolvimento da alface (lactuca sativa) adubada com manipueira e diferentes formas de adubação orgânica. Cadernos Macambira , v. 4, p. 1-160, 2019.

  • CARVALHO, M. A. G. ; ARAUJO, F. S. ; ARGOLO, K. S. ; SOUZA, E. S. . PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO-CONVENCIONAIS NO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS AGROECOLÓGICAS, SABERES E SABORES (EVAS) DO CETEP - CD I - WAGNER - BA. In: Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco;Reinaldo Pacheco Santos. (Org.). AGROECOLOGIA: PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM PESQUISA. 1ed.Guarujá-SP: Científica digotal, 2022, v. 1, p. 204-206.

  • ARGOLO, K. S. ; ANDRADE, H. M. L.S ; BOAS, A. S. V. ; LIMA, S. L, S. ; CARVALHO, M. A. G. . Manejo Agroecológico do Sistema PAIS da Escola do Campo: uma experiência na Chaapada Diamantina. In: III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia - Construindo caminhos para o fortalecimento dos territórios de Bem Viver, 2023, Castanhal, PA. Anais do III SNEA, 2023. v. 18.

  • SANTOS, T. S. ; MACAUBAS, G. R. ; SILVA, F. S. da ; ARGOLO, K. S. ; CARVALHO, M. A. G. . Contribuição das mulheres na produção agroecológica em Várzea do Cerco ?Mulungu do Morro/BA. In: III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia: ?Construindo caminhos para o fortalecimento de territórios de Bem Viver?., 2023, Castanhal, PA. Anais do III SNEA, 2023. v. 18.

  • SANTANA, A. C. S. ; BASTOS, G. T. ; ARAUJO, G. S. S. T. ; SOUZA, L. F. S. ; GOMES, I. M. ; CARVALHO, M. A. G. . Mulheres da Queimadas, Nova Redenção, Bahia: sinônimo de força feminina. In: III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia: ?Construindo caminhos para o fortalecimento de territórios de Bem Viver?, 2023, Castanhal, PA. Anais do III SNEA, 2023. v. 18.

  • SANTOS, A. B. dos ; DIAS, E. B. S. ; SOUZA. E. S. de ; ARGOLO, K. S. ; CARVALHO, M. A. G. . Quintais produtivos da minha comunidade com uso da caderneta agroecológica. In: III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia - Construindo caminhos para o fortalecimento dos territórios de Bem Viver, 2023, Castanhal, PA. Anais do III SNEA, 2023. v. 18.

  • ALMEIDA, R.S ; CARVALHO, M. A. G. ; CHAGAS, D. S. ; SOUZA, E. S. . Avaliação do desenvolvimento da alface (lactuca sativa) adubada com manipueira e diferentes formas de adubação orgânica. In: VI Jornada de Agroecologia da Bahia, 2019, Utinga-BA. Anais da 6ª jornada de agroecologia da Bahia. Serrinha-BA: cadernos macambira, 2019. v. 4. p. 156-160.

  • Machado, V. A. ; CARVALHO, M. A. G. . A comercialização em rede a partir do cooperativismo e da economia solidária no entreposto do Núcleo Raízes do Sertão. Revista Sertão Sustentável , 2025.

  • CARVALHO, M. A. G. ; ALMEIDA, R.S ; CHAGAS, D. S. ; SOUZA, E. S. . Avaliação do desenvolvimento da alface (lactuca sativa) adubada com manipueira e diferentes formas de adubação orgânica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, M. A. G. ; SANTOS, M. J. ; SANTOS, F.S ; PEREIRA, S. S. . As mulheres da minha comunidade e os quintais produtivos: fonte de renda e sabores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HORTA, J. ; CARVALHO, M. A. G. ; ARGOLO, K. S. . Educação do Campo em Volta do Américo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, M. A. G. . Políticas Públicas, Educação do Campo e Juventude Camponesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, M. A. G. . Espaço de Vivências Agroecológicas, saberes e sabores - EVAs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, M. A. G. . Mulher. São Paulo: Expressão popular, 2016 (poema).

Outras produções

CARVALHO, M. A. G. ; PEREIRA, M. P. ; MUNIZ, E. G. S. ; SILVA, L. B. . Elaboração da Matriz Curricular da Escolas do Campo. 2022.

CARVALHO, M. A. G. ; NASCIMENTO, O. ; FROES, L. T. M. ; MARTINS, W. S. ; NUNES, A. A. . Furuca a Tuia - o canal da juventude rural. 2018.

CARVALHO, M. A. G. . Movimentos e Lutas Sociais no Piauí. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, M. A. G. ; SANTANA, G. A. ; ARGOLO, K. S. . Ervas medicinais e Agroecologia: plantio e uso das ervas medicinais na saúde popular. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, M. A. G. ; ARGOLO, K. S. . Minicurso - Live 132 - Educação Ambiental e Agroecologia no PPP da escola do campo. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, M. A. G. ; ARGOLO, K. S. ; NASCIMENTO, F. C. ; SILVA, L. R. ; ALMEIDA, J. P. ; PEREIRA, M. P. . Trilhas Agroecológicas. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de Aprendizagem - AGROECOLOGIA).

CARVALHO, M. A. G. . Jornada de Práticas Agrícolas Sustentáveis- Agricultura Sustentável. 2016. .

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Recanto Umbuzeiro, Descrição: Projeto de laboratório vivo com sistemas de produção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Maria do Amparo Gomes Carvalho - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Educação do Campo no Piauí e Desafios da Municipalização da Política, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Amparo Gomes Carvalho - Coordenador / Lucineide Barros Medeiros - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina. , Rua do colégio, Centro, 46970000 - Wagner, BA - Brasil, Telefone: (75) 91442990

Experiência profissional

2013 - 2023

Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora e coordenadora do curso técnico em Agroecologia.

2011 - 2013

Movimento dos Pequenos Agricultores

Vínculo: Militante - voluntária, Enquadramento Funcional: Assistência técnica

Outras informações:
Prestava assistência técnica no coletivo de produção e participava dos coletivos de gênero e educação, contribuindo com debates, oficinas e palestras junto aos camponeses do território Vale do Guaribas no estado do Piauí e participando de algumas atividades a nível nacional, em outros estados, onde o MPA está organizado.

2013 - 2018

Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra

Vínculo: Militante - Voluntária, Enquadramento Funcional: Militante - Voluntária

Outras informações:
Participando e contribuindo no setores de produção e educação junto aos assentados da Brigada Maria da Glória no território da Chapada Diamantina.

2021 - 2021

Centro de Formação e Organização Comunitária

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviço

Outras informações:
Realização de 12 oficinas de Gênero e divisão sexual do trabalho e 9 caracterizações de agroecossistemas no projeto de Ater mulheres da chamada pública 002/2018 no lote 03 da Chapada Diamantina

2012 - 2013

Fórum Piauiense de Educação do Campo

Vínculo: Suplente, Enquadramento Funcional: Suplente

2023 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva (auxiliar A), Carga horária: 40

2012 - 2012

Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Piauí

Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Assistência Técnica, Carga horária: 30

2011 - 2013

Associação dos Pequenos Agricultores do Estado do Piauí

Vínculo: Assessora Técnica, Enquadramento Funcional: Autonomo, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades de Assessoria Técnica no Projeto Dinamização Econômica dos Territorios Rurais do Estado do Piauí, realizando seminários, cursos de formação, reuniões, inserção dos produtos da agricultura familiar em mercados institucionais PAA e PNAE, articulação junto ao Poder público municipal e estadual. Elaboração de materiais de informação e projetos produtivos.

2006 - 2010

Secretaria de Educação do Municipio de Picos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: