José Batista Dal Farra Martins

Encenador, músico, docente e pesquisador do Departamento de Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas Poéticas do Corpo e Voz, na Graduação, e Formação do Artista Teatral, na Pós-graduação. Sua formação teatral baseia-se na experiência com diversos encenadores, atores e músicos, no Brasil e na Europa, entre os quais Augusto Boal, Márcio Aurélio e Alcides Nogueira, Flávio Império, André Luiz de Oliveira e Myrian Muniz, com quem manteve colaboração mais estreita e profunda, de 1984 a 2004. De 2000 a 2010, dirigiu o Grupo dos 7, trupe teatral e musical, financiada por duas edições do Fomento Teatral para a Cidade de São Paulo (2002/2003) e pelo Prêmio Funarte Myrian Muniz de Teatro (2006), com o qual lançou o DVD Caixotes no Caixote. Atualmente, dirige a Ausgang de Teatro, com a qual montou: Rapsódia Ausgang (2012) e Rapsódia Muda (2013/14). Em julho de 2015, o grupo participou do evento Trespasos Escénicos, em Havana, Cuba, onde apresentou a roda Samba de Brecht, encenada também em setembro desse ano, em Buenos Aires. Em 2017, a Ausgang apresentou a Roda das Vozes em Estado de Sítio, no Teatro da USP (TUSP) e na Casa Teatro Utopias, em 2018. Em 2011, desenvolveu a pesquisa pós-doutoral Linguagem, experiência, memória: poéticas da voz do narrador e do cantor como sujeitos do ator, na Universidade de Barcelona, sob a supervisão do filósofo Jorge Larrosa, com financiamento da Fapesp. Sua formação musical se fundamenta em vários cursos - com Nelson Aires, Paulo Belinati e Hans Joachim Köellreutter, entre outros - e na atuação como músico, cantor e diretor musical, individualmente e em grupos musicais, no Brasil e no exterior. Em 1981, lançou o Lp Um palco é preciso, com o grupo musical O Outro Bando da Lua. Em 1995, atuou como produtor, compositor e violonista, no CD Boca, da cantora Claudia Pacheco, em parceria com o trombonista Bocato. Graduou-se em Engenharia Civil e em Matemática (1975), pela Universidade de Taubaté. Desenvolveu o Mestrado (1986) e o Doutorado (1999) em Engenharia de Estruturas, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com a tese interdisciplinar Estruturas Leves. Conexões com o Espaço Teatral. Projeto de um Teatro Móvel, Múltiplo e Transformável (TMMT)., ambos sob a orientação do Prof. Dr. Paulo de Matos Pimenta. Em dezembro de 2018, obteve a Livre-docência na área de Artes Cênicas, especialidade de Interpretação Teatral, junto ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, aprovado com nota máxima pela seguinte banca: Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa (CAC-USP), Profª. Drª. Regina Machado (CAP-USP), Prof. Dr. Luiz Augusto de Paula Souza (PUC-SP), Prof. Dr. Matteo Bonfitto Jr. (IA-UNICAMP) e Profª. Drª. Katia Nemr (FM-USP).Os textos Palavra Muda. Sobre poéticas para vozes em Estado de Sítio e O ser aprendiz compuseram o concurso.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Civil

1993 - 1999

Universidade de São Paulo
Título: Estruturas Leves. Conexões com o Espaço Teatral. Projeto de um Teatro Móvel, Múltiplo e Transformável.
Paulo de Mattos Pimenta. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: teatro; espaço cênico; arquitetura teatral; estruturas de membrana; estruturas móveis; história das estruturas. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas / Especialidade: Estruturas de Membrana. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Planejamento e Projeto do Equipamento. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Engenharia Civil

1982 - 1986

Universidade de São Paulo
Título: Modelos Elastoplásticos para o Concreto,Ano de Obtenção: 1986
Orientador: Paulo de Mattos Pimenta
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: concreto; relações tensão-deformação.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Construção Civil.

Graduação em Matemática

1972 - 1975

Universidade de Taubaté

Graduação em Engenharia Civil

1971 - 1975

Universidade de Taubaté

Ensino Médio (2º grau)

1970 - 1970

Instituto de Educação Estadual Monteiro Lobato

Ensino Médio (2º grau)

1968 - 1969

Instituto de Educação Cardoso de Almeida

Ensino Fundamental (1º grau)

1964 - 1967

Instituto de Educação Cardoso de Almeida

Ensino Fundamental (1º grau)

1960 - 1963

Grupo Escolar Rafael de Moura Campos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: Palavra Muda. Sobre poéticas para vozes em Estado de Sítio, Ano de obtenção: 2018., Palavras-chave: escuta; ressonância; ritmo; pedagogia teatral; rapsoda., Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Atuação Teatral. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Poéticas do Corpo e Voz. , Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

2011 - 2011

Pós-Doutorado. , Universitat de Barcelona, UB, Espanha. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Atuação Teatral. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

A caminho do Jardim das Cerejeiras (François Kahn). (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2013 - 2013

Ação Física (Jan Ferslev). (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Cante Jondo com Alba Guerrero. (Carga horária: 15h). , Centre Civic Besòs, CCB, Espanha.

2011 - 2011

Llenguatges i experiència en educació - J. Larrosa. (Carga horária: 24h). , Universitat de Barcelona, UB, Espanha.

2011 - 2011

Sociología de la Educación - Prof. Jorge Larrosa. (Carga horária: 24h). , Universitat de Barcelona, UB, Espanha.

2011 - 2011

Antropología Cultural - Prof. Jorge Larrosa. (Carga horária: 24h). , Universitat de Barcelona, UB, Espanha.

2008 - 2008

Estágio de observação no Departament de Veu. (Carga horária: 128h). , Institut del Teatre, IT, Espanha.

1991 - 1991

Melodia das palavras. (Carga horária: 20h). , Oficina Cultural Oswald de Andrade, OCOA, Brasil.

1991 - 1991

O malandro tem dentes afiados - com Peter Kaizer. (Carga horária: 20h). , Oficina Cultural Oswald de Andrade, OCOA, Brasil.

1983 - 1983

Arranjo - com Nelson Aires. (Carga horária: 24h). , Conservatório Musical do Brooklin Paulista, CMBP, Brasil.

1983 - 1983

Encontros com Köelreutter. (Carga horária: 8h). , Conservatório Musical do Brooklin Paulista, CMBP, Brasil.

1982 - 1983

Violão - com Paulo Belinati. (Carga horária: 64h). , Particular, P, Brasil.

1979 - 1979

Interpretação Teatral - com Cecília Thumin. (Carga horária: 24h). , Particular, P, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Poéticas do Corpo e Voz.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Atuação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Encenação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Música Cênica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTINS, J. B. D. F. ; LOPES, E. S. ; MARTINS, F. . Conferência Anual da International Federation for Theatre Research (IFTR). 2017. (Congresso).

LOPES, E. S. ; BASTOS, H. ; COSTA, F. S. ; TELESI, S. F. ; MARTINS, J. B. D. F. . 8º Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política. 2013. (Congresso).

MARTINS, J. B. D. F. ; BONDIA, J. L. ; PACHECO, C. ; SILVA, C. A. ; GLAYDSON, D. . Laboratório Palavra Muda. 2013. (Outro).

MARTINS, J. B. D. F. ; K, A. ; TELESI, S. F. ; COSTA, F. S. ; BASTOS, H. . Fórum sobre a Formação do Artista Teatral. 2012. (Outro).

MARTINS, J. B. D. F. ; SANTOS, M. T. L. ; RAULINO, B. . Mostra de Teatro do TUSP. 2008. (Outro).

BONDIA, J. L. ; SANTOS, M. T. L. ; MARTINS, J. B. D. F. . Pedagogia Teatral. Encontro com Jorge Larrosa Bondia.. 2008. (Outro).

SANTOS, M. T. L. ; MARTINS, J. B. D. F. ; JANUZELLI, A. L. D. ; AGUILAR, G. M. . I Foro-oficina de Direção Teatral. 2005. (Outro).

CATALANO, C. ; HANSEN, L. F. ; JANUZELLI, A. L. D. ; MARTINS, J. B. D. F. ; PAYAN, F. ; PINEDA, J. ; MULLER, K. . Encontro Anual da Junta Diretiva da AIEST. 2003. (Outro).

AGUILERA, J. ; ALMENABAR, M. ; GRAMAJO, C. ; JANUZELLI, A. L. D. ; MARTINS, J. B. D. F. ; MULLER, K. ; MURATH, A. . I Foro-oficina de Vozes para o Ator. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

International Federation of Theater Reasearch Congress. Premeditating Brecht. 2016. (Congresso).

14 Simpósio da International Brecht Society.Workshop Canções de Brecht e Sambas de Breque. 2013. (Simpósio).

8 Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política.Teach-In 'Urbanidade Sônica'. 2013. (Encontro).

8 Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política.O Teatro de Grupo em São Paulo e a Mercantilização da Cultura, por Sérgio de Carvalho. 2013. (Encontro).

8 Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política.Coordenação do Grupo de Trabalho 'Urbanidade Sônica e Vocalidades Urbanas'. 2013. (Encontro).

III Seminário de Pesquisa da Eca.Linguagem, experiência e memória: poéticas da voz do narrador e do cantor como sujeitos do ator.. 2012. (Seminário).

VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Notas sobre Escuta, Ressonância, Memória e Vocalidade Poética. 2012. (Congresso).

La lectura en el siglo XXI. 2011. (Encontro).

XIII JORNADES INTERNACIONALS MARÍA ZAMBRANO: MARÍA ZAMBRANO I HEIDEGGER. 2011. (Seminário).

XII Seminário Académico APEC. Horizontes de Brasil..O Testamento da Rapsoda. 2011. (Seminário).

I Congreso Iberoamericano de Pedagoxia Teatral. O Artista-pesquisador-pedagogo.. 2010. (Congresso).

VI Congresso da ABRACE. O Artista-pesquisador-pedagogo. 2010. (Congresso).

VII Encuentro Internacional de Escuelas Superiores de Teatro.Poeticas del Cuerpo y de la Voz. 2009. (Encontro).

V Reunião Científica da Abrace.A Mestra Aprendiz. 2009. (Outra).

Próximo Ato.Teatro de Grupo. 2007. (Oficina).

II Seminário Integrado de Educação e Cultura.O Teatro como Instrumento Pedagógico. 2006. (Seminário).

Por uma nova estética de atuação da fonoaudiologia: o corpo da/na linguagem.Estética, Arte e Fonoaudiologia. 2006. (Seminário).

Encontro Anual da Junta Diretiva da AIEST: Integração Curricular.Encontro Anual da Junta Diretiva da AIEST: Integração Curricular. 2003. (Encontro).

I FORO-OFICINA DE VOZES PARA O ATOR.I FORO-OFICINA DE VOZES PARA O ATOR. 2002. (Outra).

Simpósio Internacional de Iniciação Científica.10 SIICUSP. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Felipe Alves Lima

MARTINS, J. B. D. F.; AGUILAR, G. M.; VIEIRA, A. L. V.. A arte da fala: um percurso da palavra para a pedagogia do teatro?. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valéria Aparecida Nalin

MARTINS, J. B. D. F.; ALTMAN, M. C. F. S.; PETTER, M. M. T.. Os atos diretivos nas peças psicológicas de Nelson Rodrigues. 2016. Dissertação (Mestrado em Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Antonia da Silva Carrara

JANUZELLI, A. L. D.; OKAMOTO, E.;MARTINS, J. B. D. F.. Corpo Voz Escuta - Rastros de uma prática, reflexões em processo. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Michel Mauch Rosa

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; CAVALERE, A. O.. Poética e Pedagogia: Maria O. Knebel e o monólogo interior. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denisse Elena Iturra Marambio

SOUZA, L. A. P.; SILVA, M. A. A. E.;MARTINS, J. B. D. F.. Voz Humana sem Amarras: Abordagem a partir de Wolfsohn. 2013. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniele Aparecida Marques

MARTINS, J. B. D. F.; KOUDELA, I. D.; MARTZ, M. L. W.. A vocalidade poética do narrador e a criança: uma relação de encantamento. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Benites Bordin

LOPES, E. S.;MARTINS, J. B. D. F.; FERRACINI, R.. O jogo do bufão como ferramenta para o artivista. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Eduardo Brocanella Witter

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; EIKMEIER, M.. O ator musical: a musicalidade na composição cênica. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcello Amalfi

MARTINS, J. B. D. F.; CINTRA, F. C. M.; ROCHA, A. L. B.. A relação criativa entre o compositor e o encenador. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: francisco lauridsen ribeiro

JANUZELLI, A. L. D.;MARTINS, J. B. D. F.; MELLO FILHO, S. F.. Preparação do Corpossom: atuação e voz concreta.. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Renato Minati Panzeri

MARTINS, J. B. D. F.; SILVA, D. M. E.; LIMA, R. N.. Flávio Império: O artista como eixo da investigação e da documentação historiográfica.. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Ferrari de Figueiredo Rezende

MARTINS, J. B. D. F.; MARTZ, M. L. W.; SILVA, M. A. A. E.. Movimento Vocal: a Fonoaudiologia no Teatro, sob a inspiração de Rudolf Laban. 2006. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Juliana de Oliveira Passos Reiff

MARTINS, J. B. D. F.; PICCOLOTTO, L. F.; SOUZA, L. A. P.. Respiração Encena: Um Olhar Fonoaudiológico no Teatro. 2005. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Wânia Mara Agostini Storóli

MARTINS, J. B. D. F.; IAZZETTA, F. H. O.; HERR, M.. Movimento e Respiração: A prática Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. 2004. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Gustavo Sampaio Garcia

MARTINS, J. B. D. F.; SARAIVA, H. F.; ALBERTINI, P.. O Ator Vivo: uma abordagem reichiana para a arte do ator. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: francisco lauridsen ribeiro

MARTINS, J. B. D. F.; MELLO FILHO, S. F.; BASTOS, H.; CINTRA, F. C. M.; CASTELLANI, F. M.. Esboçamentos de Corpossom. A Escrita do Corpo na Víscera do Som. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Cristine Wegner

MARTINS, J. B. D. F.; DUSIGNE, J.; MOINDROT, I.; TRIAU, C.; FREIXE, G.; SANTOS, M. T. L.. La formation vocale de l'acteur: les dichotomies entre voix et corps, son et sens (1970-2010). 2017. Tese (Doutorado em Départment de Théâtre) - UNIVERSIDADE PARIS 8 - VINCENNES SAINT DENIS.

Aluno: Ivan Delmanto Franklin de Matos

MARTINS, J. B. D. F.; BETTI, M. S.; PUGLIA, D.; FORJAZ, C.; SILVA, A. G.. A dramaturgia negativa: dialética trágica e formação do teatro brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Agenor Bevilaqua Sobrinho

BETTI, M. S.; PUGLIA, D.; GUERRA, M. A.; KANAMARU, A. T.;MARTINS, J. B. D. F.. Atualidade/utilidade do trabalho de Brecht: uma abordagem a partir de quatro personagens femininas. 2015. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana Sobrado Lorenzo

MARTINS, J. B. D. F.; JANUZELLI, A. L. D.; BULHOES, M.; GARCIA, J. G. S.; COLLA, A. C.. Voz no corpo gritante: os desafios do processo solo de ator. 2014. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ramiro Bicca da Silveira

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; SANTOS, M. T. L.; QUILICI, C. S.; MAROCCO, I. A.. Teatro Playground: o jogo como metodologia processual de ensaio. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gina Monge Aguilar

MARTINS, J. B. D. F.; JANUZELLI, A. L. D.; SILVA, A. S.; GARCIA, J. G. S.; AZEVEDO, S. M.. Trans-formação do ator no teatro de grupo em latino-américa: Abya Yala, Yuyachkani e Ói Nóis Aqui Traveiz. 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Abílio Cesar Neves Tavares

MARTINS, J. B. D. F.; GUINSBURG, J.; CAVALCANTI, J. A.; RAMOS, R. P.; PUPO, M. L. S. B.. Uma escola em construção: Primeiro Curso, primeira turma do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP: 1967 - 1970. 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Moacir Ferraz de Carvalho Filho

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, S. P.; LAZARATTO, M.; MOSTACO, E.; SANTANA, M.. Transcriação, Corpografia, Coreografia e Musicalidade: notas de um processo criativo em teatro.. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cristina Moreira de Oliveira

COSTA, F. S.; COUTINHO, E. T.;MARTINS, J. B. D. F.; CORRADIN, F. M. F. S.; BELTRAME, V.. Miiltância e Linguagem na Rota da Educação. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hugo Daniel Mengarelli

BICALHO, H. M. S.; COUTINHO, E. T.; FUSER, R. A. B.;MARTINS, J. B. D. F.; SILVA, A. S.. Ética e Estética no ator: uma questão de desejo. 2007. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Cardozo de Mello Cintra

MARTINS, J. B. D. F.; VENDRAMINI, J. E.; SILVA, A. S.; CARRASCO, C. R.; SOUZA, L. O. C. G.. A Musicalidade como Arcabouço da Cena: Caminhos para uma Educação Musical no Teatro. 2006. Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daiana Felix Pereira

PEREIRA, S.;MARTINS, J. B. D. F.; NUHR, A.. Relações entre o canto e a dança teatral. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gisele Soares de Vasconcelos

MARTINS, J. B. D. F.; COSTA, F. S.; MACHADO, R.. O ator contador. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Braga de Cravalho

MARTINS, J. B. D. F.; SILVA, A. S.; ANDRADE, J. C.. Processo pedagógico a partir de Myrian Muniz. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carrlos Alberto Silva

MARTINS, J. B. D. F.; CARVALHO, S. R.; VIOTTI, E. C.. Movimento, Gesto e Ação como Operadores Cênicos: Implicações Teóricas, Metodológicas, Formativas e Criativas.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Renato Minati Panzeri

MARTINS, J. B. D. F.; TELESI, S. F.; MACHADO, R.. A escuta como chave para o saber de experiência. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana Sobrado

JANUZELLI, A. L. D.; COSTA, F. S.;MARTINS, J. B. D. F.. Ultima gota [Conexiones]. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thomas William Holesgrove

MARTINS, J. B. D. F.; BASTOS, H.; K, A.. Corpo, Jogo e Ação em Cena.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício de Oliveira Maas

MARTINS, J. B. D. F.; CINTRA, F. C. M.; ANDRE, C. M.. Música corporal e Jogos musicais corporais: um estudo das práticas do grupo Barbatuques na Educação Musical do Artista teatral. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clara Rocha da Silva

MARTINS, J. B. D. F.; LAZARATTO, M.; AGUILAR, G. M. M.. O improviso como espaço de investigação e percepção do trabalho vocal técnico e expressivo do ator. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Katia Daher

SANTOS, M. T. L.;MARTINS, J. B. D. F.; REIS, A. C.. A minha face e a outra: a Sobrete e a Dama na tipologia do circo-teatro e na Cia. Os Fofos Encenam. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Ferreira Machado

MARTINS, J. B. D. F.; MONTEIRO, M. F. M.; ANDRE, C. M.. Expressividade do narrador. A transmissão da experiência em dois narradores natos: Sebastião Biano e Marilene Paschoal.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Instituto de Artes de São Paulo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Paula Antonia da Silva Carrara

MARTINS, J. B. D. F.; JANUZELLI, A. L. D.; OKAMOTO, E.. Voz e Escuta: reflexões e procedimentos de criação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Gomes Barbosa

MARTINS, J. B. D. F.; DENNY, M.; ALMAS, A.. Antefaces videográficas e as sociedades da técnica. A visão prometéica e fáustica por detrás da máscara.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Michel Mauch Rosa

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; CAVALERE, A. O.. O Desdobramento do Monólogo Interior, de Stanislávski a Knébel.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Letícia Chiochetta

MARTINS, J. B. D. F.; JANUZELLI, A. L. D.; SOUZA, L. A. P.. A Criação da Cena Teatral à luz de Alfred Wolfshon e Roy Hart. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Eduardo de Souza Brocanella Witter

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; CINTRA, F. C. M.. O Ator Musical. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denisse Elena Iturra Marambio

MARTINS, J. B. D. F.; SOUZA, L. A. P.; SILVA, M. A. A. E.. Voz humana sem amarras: abordagem a partir do método Wolfsohn.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcello Amalfi

MARTINS, J. B. D. F.; ARAUJO, A.; JARDIM, G. R.. O diálogo criativo entre compositor de música de cena e encenador à luz de uma macro-harmonia. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniele Aparecida Marques

MARTINS, J. B. D. F.; COSTA, F. S.; MACHADO, R.. A vocalidade poética do narrador no Teatro Infantil. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana Carvalho Piwowarczyk

MARTINS, J. B. D. F.. Vocalizações de Roda: um olhar sobre o trabalho de voz. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fonoaudilogia - Voz) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Giulian Andre Batista

MARTINS, J. B. D. F.; PUPO, M. L. S. B.. Memórias e(m) retalhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Veronica Veloso

MARTINS, J. B. D. F.. Monografia de Graduação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kelly Cristina Azeredo Dias

MARTINS, J. B. D. F.. Teatro do Oprimido: uma experiência. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Telma Carolina Smith

MARTINS, J. B. D. F.. Teatrando no Pátio. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Melissa Migueles Panzutti

MARTINS, J. B. D. F.. Teatro e Educação. Bororé Sitiada.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; SANTOS, M. T. L.; ANDRE, C. M.; KEISERMAN, N.. Contratação de um professor na área de Pedagogia do Teatro. 2017. Universidade de São Paulo.

SANTOS, M. T. L.; BOGEA, I.; STRAZZACAPPA, M.; RAMOS, T. M. L.;MARTINS, J. B. D. F.. Contratação de um Professor de "Corpo e Movimento". 2009. Universidade de São Paulo.

SILVA, A. S.;MARTINS, J. B. D. F.; CARRASCO, C. R.; COSTA, R.; SALES, P. P.. Concurso público de efetivação: Ator e Musicalidade. 2008. Universidade de São Paulo.

SETTI, I.; ZARATIN, T. N.;MARTINS, J. B. D. F.. Processo Seletivo para Contratação de Professor da disciplina Expressão Vocal. 2007. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; LIMA, R. N.; AZEVEDO, R. R.. Concurso Público de Efetivação. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MARTINS, J. B. D. F.; SANTOS, M. T. L.; VASSINA, E.. Ser Pedagogo. 2018. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; STOROLI, W. M. A.; CASTRO, R. S. O.. O trabalho vocal do ator e a fala cênica: elementos do método de corpo e voz de Antunes Filho e da técnica de voz falada e cantada de Elena Constantinovna. 2018. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; MACHADO, V. T.; AGUILAR, G. M. M.. O Canto do Ator. 2018. Universidade de São Paulo.

MARTINS, JOSÉ BATISTA DAL FARRA; BETTI, M. S.; BIO, P.. Teatro de Agitação e Propaganda na Primeira República: revisão crítica do teatro anarquista e socialista produzido na cidade de São Paulo entre o fim do século XIX e início do século XX. 2018. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; MASTER, S.; SILVA, M. A. A. E.; NEMR, K.. Qualidade vocal em atores e risco de disfonia. 2018. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; SOLER, M.; LOPES, E. S.; MARTINS, F.; KOUDELA, I. D.; RAMOS, L. F.; COSTA, F. S.; COUTINHO, E. T.; NUHR, A.; PEREIRA, S.. Vestibular Fuvest - Provas Específicas. 2017. Universidade de São Paulo.

MARTINS, JOSÉ BATISTA DAL FARRA; BASTOS, M. H. F. A.; MACHADO, V. T.. O performativo em Augusto Boal: um estudo sobre o teatro invisível na cidade. 2017. Universidade de São Paulo.

MARTINS, JOSÉ BATISTA DAL FARRA; RAMOS, L. F.; CAMARGO, R. A.. A performatividade da luz. 2017. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; MARTINS, F.; DENNY, M.. Vestibular Fuvest - Provas Específicas - Curso: Bacharelado em Artes Cênicas. 2016. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; COSTA, F. S.; DENNY, M.; PEREIRA, S.. Vestibular Fuvest - Provas Específicas - Curso: Bacharelado em Artes Cênicas. 2015. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; RAMOS, L. F.; VIANNA, F.; PEREIRA, S.. Vestibular Fuvest - Provas Específicas - Curso: Bacharelado em Artes Cênicas. 2014. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; COSTA, F. S.; NORONHA, P.; DENNY, M.; COUTINHO, E. T.; BULHOES, M.. Vestibular Fuvest - Provas Específicas - Curso: Bacharelado em Artes Cênicas. 2013. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; KOUDELA, I. D.; CAON, P.; COSTA, F. S.. Vestibular Fuvest - Provas Específicas - Curso: Licenciatura em Artes Cênicas. 2010. Universidade de São Paulo.

LOPES, E. S.;MARTINS, J. B. D. F.; ARAUJO, A.; AZEVEDO, E.; NORONHA, P.; DENNY, M.. Vestibular Fuvest - Provas Específicas - Curso: Bacharelado em Artes Cênicas. 2009. Universidade de São Paulo.

LOPES, E. S.;MARTINS, J. B. D. F.; SANTOS, M. T. L.; RAMOS, L. F.; VIANNA, F.; BASTOS, H.. Vestibulas Fuvest - Provas Específicas - Curso: Bacharelado em Artes Cênicas. 2008. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.; RAMOS, L. F.; VIANNA, F.; MULLER, K.; ARAUJO, A.. Vestibular Fuvest - Provas Específicas - Curso: Bacharelado em Artes Cênicas. 2007. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; FERREIRA, L. P.; DORGAN, B.; SOUZA, L. A. P.. Respiração encena: um olhar fonoaudiológico no teatro. 2005. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MONTENEGRO, M.; MELLO, M. H.;MARTINS, J. B. D. F.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário. 2005. Universidade de São Paulo.

MARTINS, J. B. D. F.; SILVA, A. S.; BICALHO, H. M. S.. Ética e estética do ator: uma questão de desejo. 2004. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Benedito Lima de Toledo

TOLEDO, B. L.. Estruturas leves, conexões com o espaço teatral. Projeto de um teatro móvel, múltiplo e transformável. 1999 - Escola Politécnica/USP.

Jose Elias Laier

LAIER, J. E.; PIMENTA, Paulo de Mattos; LANGENDONCK, Telêmaco Hippólyto de Macedo Van. Análise não linear de vigas. 1986. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Tania González Jordán

Bitácora de viaje en el mar de las sirenas; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Teatro (CUT)) - Universidad Nacional Autónoma de México, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rodrigo Fabbro Cunha

O canto do ator; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Maurício de Oliveira Maas

Barbatuques: princípios e conexões com os sistemas de Jogos Teatrais e Viewpoints; Início: 2019; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Fabiano Carlos Zanin

As novas construções performáticas da Juerga Flamenca: das comunidades tradicionais andaluzas aos eventos artísticos brasileiros; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lígia de Moura Borges

Veredas de tradução e profanação do narrador; Início: 2018; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Maria Cláudia S

Lopes; Cantos rituais, c antos de festa e cantos de trabalho: investigações etnográ fi c a s para um a (trans)formação corpovocal do ator; Início: 2017; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Nadia Moroz Luciano

Proposta de estrutura e conteúdo didático para o ensino da iluminação cênica; Início: 2015; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; (Coorientador);

Michelle Boesche Alves dos Santos

A fala cênica e o trabalho vocal do ator: propostas de Elena Constantinovna Gaissionok e Antunes Filho; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Artur Mattar Moraes

Uma peça no processo de luta; Teatro operário anarquista em São Paulo na Primeira República e resenha crítica da peça A Bandeira Proletária; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Laura Inês Sada Haddad

A Cooperativa Paulista de Teatro; Gestão e identidade como condição fundamental de desenvolvimento da cena cultural do Brasil; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

William Paiva

Voz, Corpo e Melodia: A Comunicação Musical Do Corpomídia Na Técnica Klauss Vianna; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Lígia de Moura Borges

Tecendo o sopro do narrador; 2017; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Maria Isabel Setti

A fala em fuga; 2016; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Roberto Ribeiro de Oliveira Gomez de Souza

Teatro de rua e política: ação e estratégia no Teatro de Operações; 2016; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Paula de Lima Baraldi

Lugar (In) Comum: a parceria de Flávio Império e Fauzi Arap em Pano de Boca; 2015; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Felipe Alves Lima

A arte da fala: um percurso da palavra para a pedagogia do teatro?; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Carlos Eduardo Brocanella Witter

O ator musical: a musicalidade na composição cênica; 2013; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Letícia Chiochetta

A criação da cena teatral à luz de Alfred Wolfsohn e Roy Hart; 2013; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Marcello Amalfi

A relação criativa entre o compositor e o encenador; 2013; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Daniele Aparecida Marques

A vocalidade poética do narrador e a criança: uma relação de encantamento; 2013; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Thomas Holesgrove

O Poder da Palavra; O Texto Teatral e a Transformação da Presença Cênica do Ator; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Carlos Alberto Silva

Vozes, música, ação: Dalcroze em cena; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Gina Maria Monge Aguilar

Princípios para o treinamento vocal do ator: vozes que chamam, perguntam e dialogam; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Marcello Amalfi

A escuta do inaudível: os jogos músico-teatrais de Jean-Jacques Lemêtre; 2019; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Ana Cristine Wegner

La formation vocale de l'acteur: les dichotomies entre voix et corps, son et sens (1970-2010); 2017; Tese (Doutorado em Départment Théâtre) - Universidade Paris 8 Vincennes e Saint Denis, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Batista Dal Farra Martins;

Carlos Alberto Silva

Operacionalidade do gesto poético: do cotidiano à cena; 2015; Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicações e Artes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Paulo Renato Minati Panzeri

A canção do regresso; Relato de uma experiência de doutoramento; ; 2015; Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicações e Artes,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Thomas Holesgrove

Organicidade e liberação da voz natural: princípios de uma técnica corporal de transmissão; 2014; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Luan Ferraz Chaves

Fricções entre o Ritmo e a Ação Física; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Anna Dulce Sales Carneiro Sampaio

A Habilidade de Esculpir o Tempo; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Lee Thalor de Moura Paula

A Voz segundo Antunes Filho; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Paula Antonia Silva Carrara

O Abstrato e o Concreto no Trabalho Vocal do Ator; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Luana Chrispim, Lucas Machado e Ícaro Pio da Silva

Escutas destemperadas; 2018; Orientação de outra natureza; (Abi - Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Pro-Reitoria de Graduação da USP; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

William Santana, Renan Abreu e Thomas Holesgrove

Zumbi 1965-1978; 2016; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Pro-Reitoria de Graduação da USP; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Giovanna Monteiro Faustinoni

Antologia de Trabalho: Poéticas do Gesto e da Palavra - Vianninha; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Pro-Reitoria de Graduação da USP; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Rafael Baggio Weslley Loiola Ametonyo Silva

Projeto Voz; 2013; Orientação de outra natureza; (Abi - Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Pro-Reitoria de Graduação da USP; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Lígia Bueno

Projeto Voz; 2012; Orientação de outra natureza; (Abi - Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Pro-Reitoria de Graduação da USP; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Gina Maria Monge Aguilar

Poéticas da Voz I; 2008; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Érica Regina Faria Coracini

Poéticas da Voz II; 2007; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Carlos Alberto Silva

Disciplina Poéticas da Voz II; 2006; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Wânia Storóli

Expressão Vocal I e II; 2003; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo de Mattos Pimenta

Equações constitutivas elasto-plásticas para o concreto; 1986; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo de Mattos Pimenta;

Paulo de Mattos Pimenta

Estruturas leves: conexão com o espaço teatral, projeto de um teatro móvel, múltiplo e tranformável; 1998; 235 f; Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo de Mattos Pimenta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, JOSÉ BATISTA DAL FARRA . Vozes em Estado de Sítio. Revista de Estudos TeatraisPitágoras , v. 7, p. 34-43, 2018.

  • MARTINS, J. B. D. F. . Gestos Mudos. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB) , v. 8, p. 105-115, 2017.

  • MARTINS, J. B. D. F. . Um Sistema Curricular no Departamento de Artes Cênicas: Proposta Pedagógica Processual (ECA/USP). REVISTA DA GRADUAÇÃO , v. 1, p. 75-80, 2016.

  • MARTINS, J. B. D. F. . Sete postulados para uma pedagogia da vocalidade poética. Cena. UFRGS , v. 17, p. 1-8, 2015.

  • MARTINS, J. B. D. F. ; VARGENS, M. . Resenha: A voz articulada pelo coração. Sala Preta , v. 1, p. 134-136, 2014.

  • MARTINS, J. B. D. F. . Ensaio das Rodas Silenciosas. Memória Abrace Digital , v. I, p. 1-5, 2013.

  • MARTINS, J. B. D. F. . Palavras Invisíveis. Sala Preta (USP) , v. 9, p. 183-189, 2009.

  • LOPES, S. P. ; SETTI, I. ; SOUZA, L. A. P. ; CINTRA, F. C. M. ; MASTER, S. ; MARTINS, J. B. D. F. . Dossiê Voz. Sala Preta (USP) , v. 7, p. 7-50, 2007.

  • MARTINS, J. B. D. F. . Percursos Poéticos da Voz. Sala Preta (USP) , v. 7, p. 9-17, 2007.

  • MARTINS, J. B. D. F. ; Pimenta, Paulo de Matos . Análise não-linear de Estruturas Espaciais. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. BT/PEA , São Paulo, v. BT, n.PEF, p. 21-30, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, J. B. D. F. . Encontro do Proler. 2014.

MARTINS, J. B. D. F. . XVIII Seminari Acadèmic APEC. 2013.

JOSÉ BATISTA (ZEBBA) DAL FARRA MARTINS ; SIMOES, M. ; TEATRO, A. . Narração e ritmo. 2015.

JOSÉ BATISTA (ZEBBA) DAL FARRA MARTINS ; SIMOES, M. ; TEATRO, A. . Vozes da Cidade. 2015.

MARTINS, J. B. D. F. ; BASTOS, H. . A voz e seu espaço. 2014.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . Workshop Cançõs de Brecht e Sambas de Breque. 2013.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . Taller de Teatro y Samba. 2011.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; RIBEIRO, A. ; CAMPOS, R. . Cidade Dentro Cidade Fora. 2010.

MARTINS, J. B. D. F. ; MULLER, K. ; COSTA, F. S. . Poeticas del Cuerpo y de la Voz. 2009.

MARTINS, J. B. D. F. . Estágio de observação no Institut del Teatre. 2008.

MARTINS, J. B. D. F. ; PONTES, A. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; SETE, G. ; VENEZIANE, U. ; JUSTINO, W. . Projeto Cidade Dentro Cidade Fora. 2004.

MARTINS, J. B. D. F. ; GINCO, A. ; PACHECO, C. ; SETE, G. ; SILVA, D. ; PONTES, A. ; VENEZIANE, U. ; JUSTINO, W. . Projeto Cidade Dentro Cidade Fora. 2003.

MARTINS, J. B. D. F. ; PONTES, A. ; GINCO, A. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; SETE, G. ; VENEZIANE, U. . Projeto Cidade Dentro Cidade Fora. 2002.

MARTINS, J. B. D. F. ; PONTES, A. ; GINCO, A. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; VENEZIANE, U. ; SETE, G. . Projeto Cidade Dentro Cidade Fora. 2001.

MARTINS, J. B. D. F. . Oficina de Teatro Juó Bananére. 2000.

MARTINS, J. B. D. F. . Oficina "Canções de Brecht e Sambas-de-breque". 1998.

MARTINS, J. B. D. F. . Oficina de Música e Teatro. 1997.

MARTINS, J. B. D. F. ; RAMOS, L. F. ; GUIMARAES, L. . Oficina de Teatro Melômana. 1994.

MARTINS, J. B. D. F. . Oficina "Canções de Brecht e Sambas-de-breque". 1993.

MARTINS, J. B. D. F. ; MUNIZ, M. . Oficina de Teatro Bandeiras. 1992.

MARTINS, J. B. D. F. ; MUNIZ, M. . Oficina de Teatro. 1991.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; MACEDO, P. ; CARVALHO, J. M. . Oficinas de Música e Teatro. 1990.

MARTINS, J. B. D. F. ; AGUILAR, . Oficinas da Revolução Francesa. 1989.

MARTINS, J. B. D. F. . Oficina de Teatro para Cantores. 1989.

MARTINS, J. B. D. F. . Oficina de Teatro para Cantores e Atores. 1988.

MARTINS, J. B. D. F. ; MUNIZ, M. . Oficina de Teatro para Cantores. 1987.

MARTINS, J. B. D. F. . Oficina de Teatro. 1987.

MUNIZ, M. ; MARTINS, J. B. D. F. . Workshop de Teatro. 1987.

MARTINS, J. B. D. F. ; MUNIZ, M. . Oficina de Teatro para Diretores de Shows. 1986.

MARTINS, J. B. D. F. ; MUNIZ, M. . Oficina de Teatro para Cantores. 1986.

JOSÉ BATISTA (ZEBBA) DAL FARRA MARTINS ; FERNANDES JUNIOR, F. ; COSTA, M. C. C. ; ASCAR, R. . Liberdade em Cena: 'Murro em ponta de faca'. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, J. B. D. F. ; MACHADO, V. T. ; OTANI, D. . A Formação do Ator na Universidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; COSTA, F. S. ; GLAYDSON, D. . Workshop Teatrosamba y Canciones de Brecht. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; MARTINS, C. P. D. F. S. ; SILVA, A. ; COSTA, F. S. ; AUDI, F. . Workshop lengua-máquina y lengua-passión: flujos y contraflujos urbanos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . Taller de Teatro y Samba. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, J. B. D. F. . Relatório de Pesquisa no Exterior Fapesp. 2011. (Relatório de pesquisa).

SIMOES, M. ; MARTINS, C. P. D. F. S. ; JOSÉ BATISTA (ZEBBA) DAL FARRA MARTINS ; MAAS, M. ; TEIXEIRA, P. ; IACONIS, L. ; RANGEL, B. . Roda das Vozes em Estado de Sítio. 2018. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; SIMOES, M. ; MARTINS, C. P. D. F. S. ; MAAS, M. ; ABREU, R. ; IACONIS, L. ; TEIXEIRA, P. . Roda das Vozes em Estado de Sítio. 2017. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; LOPES, E. S. ; PEREIRA, S. ; DENNY, M. ; MARTINS, F. . 2017 IFTR Congress Presentation. 2016. Performática.

MARTINS, J. B. D. F. ; SIMOES, M. ; COSTA, F. S. ; SILVA, A. ; MARTINS, C. P. D. F. S. . Roda da Água. 2015. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; MARTINS, C. P. D. F. S. ; SILVA, A. ; GLAYDSON, D. ; AUDI, F. ; COSTA, F. S. . Samba da Preguiça. 2015. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, A. ; MARTINS, C. P. D. F. S. ; GLAYDSON, D. ; COSTA, F. S. ; AUDI, F. . Samba de Brecht. 2015. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; SIMOES, M. ; COSTA, F. S. ; GLAYDSON, D. ; MARTINS, C. P. D. F. S. ; SILVA, A. . Rapsódia Muda 014. 2014. Performática.

MARTINS, J. B. D. F. ; SIMOES, M. ; GLAYDSON, D. ; MARTINS, C. P. D. F. S. ; SILVA, A. ; COSTA, F. S. . Partícula Muda. 2014. Performática.

MARTINS, J. B. D. F. ; SIMOES, M. ; COSTA, F. S. ; GLAYDSON, D. ; MARTINS, C. P. D. F. S. . Roda Muda. 2014. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; COSTA, F. S. . 15'219' Rodas Silenciosas. 2013. Performática.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; RIOS, D. ; COSTA, T. ; VALENTIR, M. . Homens Placas. 2013. Performática.

MARTINS, J. B. D. F. ; BONDIA, J. L. ; PACHECO, C. ; SILVA, C. A. ; GLAYDSON, D. . Laboratório Palavra Muda: O mundo como um texto que já não diz. 2013. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; BONDIA, J. L. ; PACHECO, C. ; SILVA, C. A. ; GLAYDSON, D. . Laboratório Palavra Muda: Humano Inumano. 2013. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; BONDIA, J. L. ; PACHECO, C. ; SILVA, C. A. ; GLAYDSON, D. . Laboratório Palavra Muda: Rapsódia. 2013. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . Rapsódia Muda. 2013. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; BONDIA, J. L. ; PACHECO, C. ; SILVA, C. A. ; GLAYDSON, D. . Laboratório Palavra Muda: O Silêncio do Animal. 2013. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . Rapsódia Ausgang. 2012. Teatral.

PORTACELI, C. ; ROIG, A. ; MARTINS, J. B. D. F. . Les variacions Goldberg. 2011. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . Samba Rambla. 2011. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; CAMPOS, R. ; RIBEIRO, A. . Teatrosamba do Caixote: Mães Negras do Samba. 2010. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; CAMPOS, R. ; RIBEIRO, A. . Teatrosamba do Caixote: Roda d'Água. 2010. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; RIBEIRO, A. ; CAMPOS, R. . Teatrosamba do Caixote: Pardo. 2010. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . O Tao do Samba. 2008. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . O Tao do Samba. 2008. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; SOUZA, N. ; SETE, G. . Trilha Poética. 2008. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Caminhos Cruzados. 2008. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; PONTES, A. ; SETE, G. . Teatrosamba do Caixote: Preguiça, trabalho e malandragem. 2006. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; SOUZA, N. ; PONTES, A. . Teatrosamba do Caixote: Não é, Anna????. 2006. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SETE, G. . Teatrosamba do Caixote: Bateau Ivre de Samba. 2005. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; SETE, G. . Debaixo da Folha da Verbena. 2005. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Almanaque Negro - 3ª Edição. 2004. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; SETE, G. . Almanaque Y. 2004. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; SETE, G. . Almannacco Bananére. 2003. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; SETE, G. . Almanaque Negro. 2003. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; SETE, G. . Cidade Fora. 2003. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Roteiro Brasil. 2000. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; MUNIZ, M. . Fragmentos de Nelson Rodrigues. 1999. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Aqui Jazz Brasil. 1996. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Melômana. 1994. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; JUSTINO, W. ; MORAES, B. ; MACEDO, P. . Maroquinhas Fru-Fru. 1994. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Canções de Brecht e Sambas-de-breque. 1993. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Bandeiras. 1992. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; SOUZA, N. . O Nome do Negro. 1991. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; MACEDO, P. ; PACHECO, C. ; MORAES, B. . Cosas de la Luna. 1991. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; AGUILAR, J. R. . Megaespetáculo sobre a Revolução Francesa. 1989. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Não é, Anna????. 1988. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. . Estrebucha, baby. 1987. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; MACEDO, P. ; GRETA, G. . A Incapacidade de Ser Verdadeiro. 1986. Teatral.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . Sambla Rambla. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

MARTINS, J. B. D. F. ; SETE, G. . Teatrosamba do Caixote. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . Trilha Poética. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

BOCATO, ; MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . YAÔ. 1997. Arranjo.

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . BOCA. 1996. Registro Fonográfico.

MARTINS, J. B. D. F. . Tom Waits Tom. 1988. Apresentação de Obra (para compositores).

MARTINS, J. B. D. F. . A Fuga de Djanira Metralha. 1987. Interpretação.

JOSÉ BATISTA (ZEBBA) DAL FARRA MARTINS ; NOGUEIRA, A. ; AURELIO, M. . Tide Moreyra e sua Banda de Najas. 1978. Composição (estréia).

MARTINS, J. B. D. F. ; OLIVEIRA, A. L. . SER FÃ. 2006 (CD).

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. ; SILVA, D. ; SOUZA, N. ; PONTES, A. . DVD Teatrosamba do Caixote. 2006 (DVD).

MARTINS, J. B. D. F. ; PACHECO, C. . LADO A LADO B. 2005 (CD).

FARRA, M. L. D. ; MARTINS, J. B. D. F. . CD Arquivo Angelino de Oliveira. 2002 (CD).

OLIVEIRA, A. L. ; MARTINS, J. B. D. F. . CD Mensagem de Fernando Pessoa. 1997 (CD).

PACHECO, C. ; MARTINS, J. B. D. F. ; BOCATO, . CD Boca. 1996 (CD).

MARTINS, J. B. D. F. ; RAMOS, L. F. . São Paulo em Revista. 1991.

MARTINS, J. B. D. F. ; MARTINS, A. C. D. F. ; ARAUJO, H. ; MAZZUCCA JR., S. ; BRANDAO, F. . Lp Um Palco É Preciso. 1981 (Lp).

MARTINS, J. B. D. F. . O corpo e a voz na comunicação em sala de aula. 2010 (Palestra) .

MARTINS, J. B. D. F. . O corpo e a voz na comunicação em sala de aula. 2009 (Palestra) .

MARTINS, J. B. D. F. . O corpo e a voz na comunicação em sala de aula. 2008 (Palestra) .

MARTINS, J. B. D. F. . Perspectivas Contemporâneas para o Artista de Teatro. 2005 (Palestra) .

MARTINS, J. B. D. F. ; LOPES, E. S. . Perspectivas Contemporâneas para o Artista de Teatro. 2004 (Palestra) .

MARTINS, J. B. D. F. . O Perfil da Pesquisa no Departamento de Artes Cênicas da ECA. 2002 (Palestra) .

MARTINS, J. B. D. F. . Experiências de Teatro Fora do Teatro. 1999 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Poéticas do impreciso, Descrição: O projeto Poéticas do impreciso parte de um estudo em torno do impreciso, em terreno musical, matemático, acústico, neurológico, perceptivo e narrativo, para pari passu examinar pela escuta os processos criativos de quatro artistas italianos contemporâneos e das linhagens a que se filiam. Simultaneamente, engendra-se um processo de criação acusmática: o âmbito do projeto é teatral, filiando-se ao estudo da vocalidade poética e da narração. Por meio de escuta, análise bibliográfica e entrevistas, propõe-se investigar focos de imprecisão, pontos de fuga de magnetização de processos criativos, como os focos infecciosos das epidemias provocam contaminação. Trata-se de singularidades de estranhamento, em que a ordem musical temperada e tonal é abalada, pela presença desestabilizada da fala como no sprechgesang, pela revelação íntima dos harmônicos, pela indeterminação do canto, como na blue note, pela presença do acaso, como na música estocástica. Os processos de criação de quatro manifestações artísticas italianas, estruturadas no campo interseccional da música e do teatro, serão examinados segundo os seguintes focos de imprecisão: 1. Ermanna Montanari - narração; 2. Maria Grazia Sironi ? acaso; 3. Pietro Pirelli ? ressonância; 4. Mário Biagini ? vibração. A tarefa é desvendar como o conjunto de poéticas propostas por estes artistas pode condicionar a formulação de processos de criação de narrações, nomeados Poéticas do impreciso. Projetam-se dois atos finais: a escrita de um ensaio e a exposição de um processo acusmático de montagem, baseado no confronto entre a versão original e a tradução das obras Le città invisibili, de Ítalo Calvino, Il fascismo degli antifascisti e Postfazione (Le città invisibili), de Pier Paolo Pasolini, com atuação do autor e da cantora e atriz Maria Simões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Batista Dal Farra Martins - Coordenador / ENRICO PITOZZI - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudos em Música, Teatro e Política. Estranhamento e Gestus., Descrição: Autor: Prof. Dr. José Batista (Zebba) Dal Farra Martins O projeto de pesquisa se ocupa do Estranhamento e do Gestus, no campo da voz e da palavra em cena. Conceitos operadores centrais na poética teatral de Bertolt Brecht, foram formulados a partir de sua reflexão sobre a função da música no fluxo cênico, talvez um dos motivos para a duração de sua parceria com o músico Hanns Eisler, que se inicia na metade final da República de Weimar, atravessa os anos de exílio e se fecha na Alemanha Oriental, com a canção profética ?Freiheit und Democracy?, que, segundo Eisler, Brecht nunca ouviu. A pesquisa se articula em três etapas: 1. prospecção teórica dos conceitos Estranhamento e Gestus; 2. estudo da dicção de Helene Weigel e Ernst Büsch; 3. estudos cênicos. O projeto se encerra com uma publicação, em forma de ensaio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: José Batista Dal Farra Martins - Coordenador / Claudia Pacheco - Integrante / Carlos Alberto Silva - Integrante / Lígia de Moura Borges - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Palavra Muda, Descrição: Palavra Muda procede diretamente do projeto pós-doutoral ?Linguagem, experiência e memória: poéticas da voz do narrador e do cantor como sujeitos do ator?, realizado sob a supervisão de Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona, em 2011, e financiado pela Fapesp. Concertada à pedagogia do ator e à encenação, tal projeto propôs uma investigação teórica do trinômio linguagem, experiência e memória, em conexão com as dicções do narrador e do cantor, atentando-se para as vocalidades interpolares, que contêm o cantofalado e a falacantada, no trânsito da palavra aos cantos. O polo do cantor corresponde à modalidade do ser: é o polo da paixão, da ressonância explícita e do ritmo implícito. O polo do narrador se associa à modalidade do fazer: é o polo da ação, do ritmo explícito e da ressonância implícita. Palavra Muda focaliza a pesquisa na vocalidade poética da palavra, dedicando-se ao estudo prático e teórico das polaridades do narrador ? sujeito público - e do cantor ? sujeito íntimo, na perspectiva do trinômio linguagem, experiência e memória. Agregam-se às abordagens teóricas de Walter Benjamin e Jorge Larrosa, nucleares no projeto pós-doutoral, o estudo de textos específicos de Luiz Tatit, Mikhail Bahktin, José Luis Pardo e Peter Sloterdijk. Articulada a este quadro de referência, formulam-se quatro vetores poéticos para o ator: escuta, respiração, ritmo e ressonância, e propõem-se ensaios com alunos da disciplina Poéticas do Gesto e da Palavra I e com a Ausgang de Teatro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José Batista Dal Farra Martins - Coordenador / Claudia Pacheco - Integrante / Jorge Larrosa Bondia - Integrante / Daniel Glaydson - Integrante / Lígia de Moura Borges - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2011 - 2018

    Linguagem, experiência e memória: poéticas da voz do narrador e do cantor como sujeitos do ator., Descrição: O projeto ?Linguagem, experiência e memória: poéticas da voz do narrador e do cantor como sujeitos do ator? se propõe a contribuir para a pesquisa sobre a vocalidade da palavra, no campo interpolar definido pelas ações performativas da narração e da canção. Tal perspectiva sugere o estudo do papel social e político, da dimensão pedagógica e dos procedimentos do aedo e do rapsodo, cantores-narradores que floresceram na Grécia do período Arcaico, e de manifestações associadas, como o cantor de gesta medieval e o cantor popular brasileiro. Concertada à pedagogia do ator e à encenação, trata-se de uma investigação teórica do trinômio linguagem, experiência e memória, em conexão com as dicções do narrador e do cantor, atentando-se para as vocalidades interpolares, que contêm o cantofalado e a falacantada, no trânsito da palavra aos cantos. A pesquisa busca cotejar as abordagens teóricas de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía, professor do Departamento de Teoria da Educação da Universidade de Barcelona e supervisor do projeto - na análise das articulações entre linguagem, experiência e memória, e suas repercussões nas peças de aprendizagem, de Bertolt Brecht.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Batista Dal Farra Martins - Coordenador / Jorge Larrosa Bondia - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2005 - 2018

    Poéticas da Voz e da Palavra na Formação do Ator segundo Myrian Muniz, Descrição: Durante vinte anos, do outono de 1984 à primavera de 2004, estação de sua morte, convivi, aprendi e trabalhei com Myrian Muniz, minha Mestra de Teatro. Neste período, representei os mais diversos papéis, no espectro das especificidades do fazer teatral: compositor, sonoplasta, professor, assistente de direção, diretor, iluminador, dramaturgo, ator. Foram anos de aprendiz, em que se acumularam apontamentos, roteiros, trilhas, gravações e vídeos. Myrian era pedagoga em tempo integral, mestra de um teatro peripatético, ou, na sua expressão, voador. O teatro se configurava como missão transformadora, sagrada e profana, em que se confrontam Anjos e Demônios do Ser. No ritmo profano do cotidiano, o sagrado saía do palco e se instalava nos cômodos da casa: em cada canto, um altar iluminado. Fotos, colagens de fotos, esculturas em madeira macia que ela fizera numa época de entalhe. Flores, eucaliptos secos a recender cheiro e fumaça, livros, discos, muitos Lps. Minha relação com Myrian, objeto fundador deste projeto, transbordava os limites do trabalho convencional no teatro, espalhando-se criativamente em nossas vidas. A importância de Myrian Muniz se reconhece plenamente no âmbito artístico, por sua atuação como atriz ? no teatro, cinema e televisão -, diretora e professora, mesmo em círculos questionadores de sua prática. Ela trabalhou incansavelmente até fim, desafiando as dificuldades de captação de patrocínio, os preconceitos e a fragilidade física dos últimos tempos. Em 1998, a pesquisadora Maria Thereza Vargas (1998) organizou o ?Giramundo ? Myrian Muniz: o percurso de uma atriz?, em que, por meio de textos e depoimentos de diversos parceiros seus em diferentes épocas, se historia sua formação, num ?fascinante e revelador passeio por essa trajetória humana e artística?, como afirma Fernando Peixoto, na orelha do livro. O projeto que ora se propõe deseja complementar estas visões da artista, com um mergulho nas estruturas de sua pedagogia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Batista Dal Farra Martins - Coordenador., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 18

  • 2003 - 2016

    Poéticas de Criação Teatral, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: José Batista Dal Farra Martins - Coordenador / Elizabeth da Silva Lopes - Integrante / Felisberto Sabino da Costa - Integrante.

  • 2001 - 2004

    Poéticas da Voz no Teatro Fora do Teatro, Descrição: O trabalho vocal é uma importante especificidade do fazer teatral, na medida em que propicia e provoca a expressão do texto teatral. Por seu caráter efêmero, fluído, mutável, a voz no teatro é extremamente sensível às articulações com o espaço teatral. Entenda-se aqui espaço no sentido matemático, ou seja, como o conjunto dos elementos necessários para a realização do fenômeno teatral. Assim, tomando-se os espaços cênicos como exemplo, existem variações significativas do trabalho vocal do ator para cada relação entre palco e platéia. A atitude vocal de um ator, expressa em parâmetros como timbre, ressonância, intensidade e ritmo, depende fundamentalmente da montagem ser em arena, semi-arena, palco italiano, panorâmica ou sem limites. Esta interdependência estende-se a outros aspectos do fazer teatral, como dramaturgia e interpretação, justificando-se um estudo do tema. É interessante que uma tal pesquisa foque com maior precisão um determinado aspecto, dentro deste universo temático. O teatro encenado fora do edifício teatral, chamado de forma sucinta ?teatro fora do teatro?, se coloca como opção, por um lado, por ter sua história excluída da maioria das histórias do teatro. Trata-se de reunir informações e pesquisas esparsas, analisar tradições, cotejar com experiências musicais, para que se esboce de forma coerente a história destas manifestações teatrais, que muitas vezes nasceram espontaneamente como expressão coletiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Batista Dal Farra Martins - Coordenador., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz, Funarte.

2004

Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, Prefeitura de São Paulo.

2003

Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, Prefeitura de São Paulo.

2002

Projeto Jovem Protagonista, Secretaria de Estado da Cultura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas. , av Lúcio Martins Rodrigues 443, Butantã, 05508-020 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914127, Fax: (11) 30914345, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universita di Bologna

Vínculo: Pesquisador., Enquadramento Funcional: Professor associs, Carga horária: 20

Outras informações:
Trata-se de desenvolvimento do Projeto Poéticas do Impreciso, com a supervisão do Prof. Dr. Enrico Pitozzi, da Università di Bologna.

Atividades

  • 10/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Dipartimento delle Arti, .,Linhas de pesquisa

2001 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

  • 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

  • 01/2019 - 02/2019

    Ensino, Artec Cênicas - DINTER - Universidade Federal de Sergipe - Aracaju, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dança das Vozes: Ação e Paixão d(n)o corpo e d(n)a palavra

  • 01/2019 - 01/2019

    Ensino, Artes Cênicas - MINTER - Ciudad de Mexico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmicas da vocalidade poética: respiração, ressonância, ritmo

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas do Gesto e da Palavra II, Lab IB: Música

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos em Música, Teatro e Política: Hanns Eisler e Bertolt Brecht

  • 01/2011 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2005 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2003 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas do Gesto e da Palavra I, Canto

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ateliê I

  • 09/2011 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Graduação da ECA - Coordenador da CoC do Departamento de Artes Cênicas.

  • 07/2017 - 07/2017

    Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Congresso Anual da International Federation for Theatre Research.

  • 06/2017 - 07/2017

    Extensão universitária , Pro-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (USP), Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP).,Atividade de extensão realizada, Roda das Vozes em Estado de Sítio.

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas de Atuação I

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atuação I

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas do Corpo e da Voz III, Poéticas do Gesto e da Palavra I

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos em Música, Teatro e Política: Hanns Eisler e Bertolt Brecht

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atuação I

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas do Corpo e da Voz I

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atuação I

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dança das Vozes: Ação e Paixão d(n)o Corpo e d(n)a Palavra

  • 02/2013 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Representante Doutor no Conselho.

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas do Corpo e da Voz III, Poéticas do Gesto e da Palavra I

  • 07/2013 - 07/2013

    Extensão universitária , Pro-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (USP), Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP).,Atividade de extensão realizada, Laboratório Palavra Muda.

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas do Corpo e da Voz III, Poéticas do Gesto e da Palavra I

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Artes Cenicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem, experiência e memória: poéticas da voz do narrador e do cantor como sujeitos do ator

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ATUAÇÃO I, POÉTICAS DO GESTO E DA PALAVRA II

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, POÉTICAS DO CORPO E DA VOZ III

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, POÉTICAS DO GESTO E DA PALAVRA I

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Artes Cenicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LINGUAGEM, EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA: POÉTICAS DA VOZ DO NARRADOR E DO CANTOR COMO SUJEITOS DO ATOR.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atuação I

  • 08/2009 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Representante na Comissão de Integração CAC-EAD.

  • 02/2011 - 06/2011

    Estágios , Institut del Teatre, .,Estágio realizado, Departament de Veu.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz IV

  • 04/2006 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Coordenador do Curso (Representante titular do Departamento de Artes Cênicas na Comissão de Graduação da ECA).

  • 04/2003 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação do Departamento de Artes Cênicas da ECA.

  • 09/2010 - 09/2010

    Extensão universitária , ESAD de Galiza - Vigo, .,Atividade de extensão realizada, I Congreso Iberoamericano de Pedagoxia Teatral.

  • 02/2010 - 06/2010

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz V, Poéticas do Corpo e da Voz I

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz II

  • 09/2009 - 09/2009

    Extensão universitária , ESAD - Ciudad de Mexico, .,Atividade de extensão realizada, VII Encuentro Internacional de Escuelas Superiores de Teatro.

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz I, Poéticas da Voz III, Poéticas da Voz V

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz VI, Poéticas da Voz IV, Poéticas da Voz II

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz V, Poéticas da Voz III, Poéticas da Voz I

  • 05/2006 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Representante Titular do Departamento de Artes Cênicas na Comissão de Graduação da ECA.

  • 02/2008 - 02/2008

    Estágios , Institut del Teatre, .,Estágio realizado, Departament de Veu.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz II, Expressão Vocal VI, Expressão Vocal IV, Expressão Vocal II

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz I, Expressão Vocal V, Expressão Vocal III, Expressão Vocal I

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz II, Expressão Vocal VI, Expressão Vocal IV, Expressão Vocal II

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Voz, música e encenação

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz II, Expressão Vocal V, Expressão Vocal III, Expressão Vocal I

  • 08/2003 - 04/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Suplente na Comissão de Graduação da ECA.

  • 03/2004 - 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho.

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz II, Expressão Vocal VI, Expressão Vocal IV, Expressão Vocal II

  • 01/2004 - 12/2005

    Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Artes Cênicas.

  • 03/2003 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP).

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas da Voz I, Expressão Vocal V, Expressão Vocal III, Expressão Vocal I

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal VIII, Expressão Vocal VI, Expressão Vocal IV, Expressão Vocal II

  • 07/2001 - 12/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

  • 06/2004 - 06/2004

    Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Aula de Voz para o Ator (16 horas), em Projeto realizado pela Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto.

  • 03/2004 - 06/2004

    Ensino, Artes Cenicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Voz, música e encenação

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal VII, Expressão Vocal V, Expressão Vocal III, Expressão Vocal I

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal VIII, Expressão Vocal VI, Expressão Vocal IV, Expressão Vocal II

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, Artes Cenicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Voz, música e encenação

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal VII, Expressão Vocal V, Expressão Vocal III, Expressão Vocal I

  • 03/2002 - 03/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Representante na Comissão de Pesquisa da ECA.

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal VIII, Expressão Vocal VI, Expressão Vocal IV, Expressão Vocal II

  • 10/2002 - 10/2002

    Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, I Foro-Oficina de Vozes para o Ator - AIEST.

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal VII, Expressão Vocal V, Expressão Vocal III, Expressão Vocal I

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal VIII, Expressão Vocal VI, Expressão Vocal IV, Expressão Vocal II

2010 - Atual

Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 10/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, .,Linhas de pesquisa

1986 - 1989

Universidade de Taubaté

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor da disciplina Física I, no Curso Básico de Engenharia. Professor de Sistemas Estruturais III, no Quinto Ano de Engenharia Civil. Organizador e Diretor do Grupo de Teatro da UNITAU.

Atividades

  • 03/1986 - 12/1989

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física I, Sistemas Estruturais III