ECIO NAVES DUARTE

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1994), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) - CONCEITO 7 - doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia - CONCEITO 7 , com estágio de doutorando (PDEE) concedido pela CAPES e desenvolvido na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Barcelona, Espanha. É pós-doutor em Engenharia Mecânica pelo Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE), da UPC, em Barcelona, Espanha. Desde fevereiro de 2008 é professor da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Atuou como docente do curso de Mestrado em Automação Industrial no IFSP, campus São Paulo, bem como do curso técnico em Automação Industrial e do curso de tecnologia em Mecatrônica, no câmpus de Bragança Paulista, do qual foi diretor geral de 2011 a 2013. Foi diretor de extensão no campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) e reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), no período de maio de 2013 a março de 2015. Atualmente, é professor titular do curso de engenharia mecânica do IFG, onde coordena o acordo internacional de cooperação científica com o CIMNE da Universidade Politécnica da Catalunha. Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal de Goiás (IFG) de 2017 a 2018. Pesquisa principalmente os seguintes temas: métodos numéricos, conformação mecânica, revestimento, contato, freios de estampagem, dieless forming¨ crimpagem de terminais eléctricos na industria automotiva e aeronáutica.

Informações coletadas do Lattes em 20/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Mecânica - CAPES 6

2003 - 2007

Universidade Federal de Uberlândia
Título: ESTUDO ANALITICO-NUMERICO DE FREIOS DE ESTAMPAGEM DE CHAPAS METALICAS
Orientador: em Universidad Politecnica de Cataluna ( RAFAEL WEYLER)
com , Ano de obtenção: 2007. SONIA APARECIDA GOULART DE OLIVEIRA. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: FREIOS DE ESTAMPAGEM; ELEMENTOS FINITOS.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.

Mestrado em Engenharia Mecânica - CAPES 6

2001 - 2003

Universidade Federal de Uberlândia
Título: ANÁLISE DO CAMPO DE TENSÕES DE CONTATO EM UM SUBSTRATO PLANO REVESTIDO
, Ano de Obtenção: 2003.SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA.Palavras-chave: CONTATO; REVESTIMENTO; ELEMENTOS FINITOS.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia; Aeronáutica e Espaço; Fabricação e Montagem de Automóveis, Caminhões, Ônibus e Tratores e Demais Máquinas e Implementos Agrícolas, Reboques e Carrocerias.

Graduação em Engenharia Mecânica

1990 - 1994

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Gestão de manutenção em equipamentos centrais de ar condicionado
Orientador: Tiong Hiap Ong

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universitat Politècnica de Catalunya, UPC, Espanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica Computacional.

Formação complementar

2018 - 2018

Workshop Planejamento Estratégico de Internacionalização na Universidade Br. (Carga horária: 8h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2018 - 2018

o Papel do Gerente na Gestão de Desempenho da Equipe. (Carga horária: 24h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2011 - 2011

CURSO DE REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES CIVIS DA U. (Carga horária: 18h). , INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS E PROJETOS PARA A MODERNIZAÇÃO PUBLICA, IBMAP, Brasil.

2011 - 2011

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO. (Carga horária: 40h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO, ABOP, Brasil.

2011 - 2011

CAPACITAÇÃO DE GESTORES PUBLICOS. (Carga horária: 24h). , Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.

2009 - 2010

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADM. PÚBLICA E NORMAS ENS. SUP.. (Carga horária: 360h). , PITÁGORAS PÓS-GRADUAÇÃO, PITÁGORAS, Brasil.

2006 - 2006

Las clases expositivas y sus alternativas. (Carga horária: 8h). , Universidad Politecnica de Cataluna, UPCATALUNA, Espanha.

2004 - 2004

Extensão universitária em CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 40h). , UNIMINAS, UNIMINAS, Brasil.

1995 - 1995

Manutenção em splits e self-contained. (Carga horária: 40h). , Springer Carrier, CARRIER, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Catalão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Análise de Tensões.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Planejamento de Experimentos.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: AUTOMAÇAO INDUSTRIAL.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Organização de eventos

DUARTE, É. N. ; SANTOS, C.E. ; SIMOES, F. O. ; LIMA, H. J. M. ; BALASTRERO, O. Jr . i Workshopping da Sala IFSP-CImne. 2018. (Outro).

Duarte, Écio N. ; LIMA, H. J. M. ; AGUIAR, P. M. ; DUARTE, É. N. . I Workshopping da Sala IFSP-Cimne. 2018. (Outro).

DUARTE, É. N. . II Forum da sala FEMEC CImne. 2016. (Outro).

Duarte, E N . II CONPEX. 2014. (Congresso).

Duarte, E N . I CONPEX. 2013. (Congresso).

DUARTE, É. N. . III CONCISTEC'12. 2012. (Congresso).

DUARTE, É. N. ; Frajuca, C ; SANTOS, C.E. . II CONCISTEC'11. 2011. (Congresso).

DUARTE, É. N. ; Frajuca, C . I CONCISTEC'10. 2010. (Congresso).

DUARTE, É. N. . I F E S T. 2009. (Exposição).

DUARTE, É. N. . II SEMANA DA TECNOLOGIA. 2009. (Outro).

DUARTE, É. N. . I SEMANA TECNOLOGICA DO CEFET-SP UNED BRAGANÇA PAULISTA. 2008. (Outro).

DUARTE, É. N. . CEFEST - MOSTRA DE TRABALHOS ARTISTICO-TECNOLOGICOS DO CEFET-SP. 2008. (Festival).

DUARTE, É. N. ; Rafael apec ; Aline Mello . XII SEMINARIO APEC - ASSOCIAÇAO DOS PESQUISADORES BRASILEIROS NA CATALUNHA. 2007. (Congresso).

DUARTE, É. N. . III CONCISTEC'12. 2012. (Congresso).

Duarte, Écio N. ; LIMA, H. J. M. ; AGUIAR, P. M. ; DUARTE, É. N. . I Workshopping da Sala IFSP-Cimne. 2018. (Outro).

Participação em eventos

28.o Seminário Internacional Acadêmico APEC. Simulação de Grandes Deformações Plásticas Usando o MEF Explícito-Dinâmico. 2024. (Congresso).

28.o Seminário Internacional Acadêmico APEC.Apresentação msuical e como ex presidente da Associação. 2024. (Seminário).

28.o Seminário Internacional Acadêmico APEC.Expositor de livro de autoria propria. 2024. (Seminário).

xxv seminario apec.Aplicações Obtidas a PArtir dos Estudos dos Processos de Crimpagem de Terminais Eletricos. 2020. (Seminário).

XXV SEMINARIO APEC.ENCONTRO DE LIDERANÇAS APECANAS: ANALISANDO O PRESENTE PARA PLANEJAR O FUTURO. 2020. (Seminário).

ENCONTRO NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. 2018. (Encontro).

II Seminário de Autoavaliação Institucional do IFG. 2018. (Seminário).

I WORKSHOPPING DA SALA IFSP-CIMNE.Uma abordagem híbrida na estimativ das condições ótimas para uma crimpagem de terminais elétricos.. 2018. (Outra).

WORKSHOP INTERNACIONALIZAÇÃO DA CAPES. 2018. (Oficina).

IV SEMANA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA DO IFG - GOIÂNIA.SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS APLICADAS NA ENGENHARIA MECâNICA. 2017. (Seminário).

II FORUM DA SALA FEMEC CIMNE.SIMULAÇÃO DE GRANDES DEFORMAÇÕES PLÁSTICAS USANDO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EXPLICITO-DINÂMICO. 2016. (Simpósio).

Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica.Chairman. 2015. (Encontro).

ENEBI. Avaliador. 2015. (Congresso).

III Encontro de Dirigentes de Ensino do IFRO.Ações educativas para melhora a avaliação nos cursos da educação profissional e tecnologica oferecidos pelo IFRO. 2014. (Encontro).

IMAGINE.A abordagem educacional no ensino da lingua estrangeira na educação profissional. 2014. (Seminário).

I Congresso de Pesquisa e Extensão do IFRO - I CONPEX. PESQUISA APLICADA. 2013. (Congresso).

SEMANA DE PLANEJAMENTO DO IFSP-BRA.POR QUE EU ODEIO MATEMÁTICA?. 2012. (Encontro).

CONCISTEC'11. CIENCIA PURA E APLICADA: QUEM SE APROVEITA DE QUEM?. 2011. (Congresso).

REUNIÃO DE DIRIGENTES DA REDE PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - REDITEC. 2011. (Encontro).

SEMINÁRIO SOBRE A CIENCIA PURA DA UFBA.A IMPORTÂNCIA CIENTÍFICA DA CIENCIA PURA. 2011. (Seminário).

SEMINÁRIO SOBRE A CIENCIA PURA DO IFBA.A IMPORTÂNCIA CIENTÍFICA DA CIENCIA PURA. 2011. (Seminário).

XVI SEMINARIO ACADÉMICO APEC.COMITÉ CIENTÍFICO. 2011. (Seminário).

7a. Plenaria CIESP - Bragança PAulista.SIMULAÇAO DE PROCESSOS NAO CONVENCIONAIS DE CONFORMAÇAO MECÂNICA. 2010. (Outra).

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE SP. INCENTIVOS À INOVAÇÃO NA PERSPECTIVA DO SETOR PRODUTIVOI. 2010. (Congresso).

CURSO DA UnB DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLOGICA NOS IF's. 2010. (Oficina).

PALESTRA SOBRE APLICAÇÕES DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA CRIMPAGEM DE TERMINAIS ELETRICOS.Simulação Numérica de Processos Convencionais e não-convencionais de Conformação Mecânica. 2010. (Oficina).

SEMINARIO SOBRE LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2010. (Seminário).

Congreso de Métodos Numéricos en Ingeniería. ANÁLISIS ANALÍTICO-NUMÉRICO EN LA ESTIMACIÓN DE LA FUERZA DE FRENOS DE ESTAMPACIÓN. 2009. (Congresso).

II SEMANA DE TECNOLGIA.O IFSP-BRA E A COOPERAÇAO INTERINSTITUCIONAL. 2009. (Outra).

I SIMPCON - SIMPOSIO DE CONFORMAÇAO MECANICA IFSP-BRA.PROCESSOS DE CONFORMAÇAO MECÂNICA NAO USUAIS. 2009. (Simpósio).

REUNION DE CONSTITUCIÓN DE NUEVAS AULAS CIMNE.Presentación de la Institución Invitada: IFSP. 2009. (Encontro).

REUNIÓN DE LAS AULAS CIMNE.LAS CARACTERISTICAS DE LA REGION DEL AULA IFSP-CIMNE. 2009. (Encontro).

XIV SEMINARIO APEC.Integrante do Comitê Científico en el XIV Seminário Acadêmico APEC. 2009. (Seminário).

I SEMANA CIENTÍFICA DO CEFET-SP - UNED BRAGANÇA PAULISTA.PROCESSOS DE CONFORMAÇAO MECÂNCIA NAO USUAIS. 2008. (Simpósio).

FORUM DE MÉTODOS NUMÉRICOS DA SALA FEMEC-CIMNE UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA.ESTUDO ANALÍITICO-NUMÉRICO DE FREIOS DE ESTAMPAGEM. 2007. (Simpósio).

XII SEMINARIO DA ASSOCIAÇAO DE PESQUISADORES BRASILEIROS NA CATALUNHA.EVALUACIÓN ANALÍTICO-NUMÉRICA DE LA FUERZA DE FRENO EN ESTAMPACIÓN DE CHAPAS METÁLICAS. 2007. (Seminário).

QUANTECH USER'S CONFERENCE. www.quantech.es. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. THE INFLUENCE OF SHEET THICKNESS ON DRAWBEAD RESTRAINING IN SHEET METAL FORMING. 2005. (Congresso).

III ENCONTRO DE CAPACITACAO DE DOCENTES DOS CURSOS DE ADM. FIN. E MARKETING DA UNIMINAS. 2005. (Encontro).

I JORNADA ACADÊMICA "NOVAS FÓRMULAS DE AVALIAR" DA UNIMINAS. 2005. (Encontro).

IV SEMANA CIENTIFICA DA UNIMINAS. 2005. (Outra).

XV SIMPOSIO DO PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UFU - POSMEC.SIMULAÇAO DE FREIOS DE ESTAMPAGEM EM CHAPAS METÁLICAS. 2005. (Simpósio).

CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA. CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA. 2004. (Congresso).

I ENCONTRO DE CAPACITACAO DE DOCENTES DOS CURSOS DE ADM. FIN. E MARKETING DA UNIMINAS. 2004. (Encontro).

II ENCONTRO DE CAPACITACAO DE DOCENTES DOS CURSOS DE ADM. FIN. E MARKETING DA UNIMINAS. 2004. (Encontro).

III SEMANA CIENTIFICA DA UNIMINAS. 2004. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA. COBEM 2003. 2003. (Congresso).

II SEMANA CIENTÍFICA DA UNIMINAS. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Frederico Simões

DUARTE, É. N.; SANTOS, C.E.; AGUIAR, P. M.. Uma abordagem híbrida na estimativ das condições ótimas para uma crimpagem de terminais elétricos.. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM AUTOMAÇAO INDUSTRIAL) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Marcos Vinicius Melconian

MELCONIAN, M. V.Duarte, E N. Equação preditiva geral para o cálculo da força de retenção em freios de estampagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Automação Industrial) - IFSP - campus S Paulo.

Aluno: Fábio Raffael Felice Neto

DUARTE, É. N.. Simulação de Microindentação de Material Multicamada pelo Método dos elementos Finitos. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica - CAPES 6) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: JOSE ORLANDO BALASTRERO JR

DUARTE, É. N.; NUNES, L. E. N. P.; CORREA, V. A.. . Modelagem e otimizaçao de componentes ,mecânicos em sitemas cad 3D com o emprego de geometrias parametricas. 2010. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Mauricio Carvalho Ayres Torres

RIBOT, P. A. I.; TORRES, M. C. A.;DUARTE, É. N.. La doble fachada acristalada ventilada en el clima mediterráneo: optimización a través de simulaciones energéticas computacionales. 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universitat Politècnica de Catalunya.

Aluno: Elaine Inacio Bueno

BUENO, E. I.; SIILVA, A. T.; SANTOS, C.E.;DUARTE, É. N.. GMDH E REDES NEURAIS NA MONITORAÇÃO E DETECÇÃO DE FALHAS EM SENSORES DE CENTRAIS NUCLEARES. 2011. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Universidade de São Paulo.

Aluno: NAIARA CRISTINA DA SILVA

OLIVEIRA, S. A. G.DUARTE, É. N.. AVALIAÇAO DE MODELOS CONSTITUTIVOS PARA SIMULAÇAO NUMÉRICA DA ESTTAMPAGEM DE AÇOS INOXIDAVEIS. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jordana Ferreira Rezio

VITOY, R.; ARAUJO JR, J.;DUARTE, É. N.. ANÁLISE DA SENSIBILIDADE AOS PRINCIPAIS PARÂMETROS NA PERDA DE CARGA POR ATRITO VISCOSO DURANTE O ESCOAMENTO DE ÁGUA EM UMA TUBULAÇÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Aluno: GUILHERME DE ALCÂNTARA BAUMGARTEN

DUARTE, É. N.; SIQUEIRA, I. L.; BADAN, M. A.. AUTOMATIZAÇÃO DE DESENHOS COM A INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE DE CALCULO NUMÉRICO PARA A OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS MECÂNICOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECANICA) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis.

Aluno: Gabriel Etlinger

Duarte, E N; ETLINGER, G.. Desenvolvimento de Filtro Aplicado a Qualidade de Energia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eletrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: BERNARD MUFFATO PEREIRA

OLIVEIRA, S. A. G.DUARTE, É. N.. ESTUDO NUMÉRICO DE FREIOS DE ESTAMPAGEM RETANGULARES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: VERIDIANA DOS SANTOS CAVALCANTI

DUARTE, É. N.. A ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE DADOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Financeira e Marketing) - UNIMINAS.

Aluno: HENRIQUE PENTEADO MANFRIN

DUARTE, É. N.. O USO DO ORÇAMENTO DE MARKETING NO SEGMENTO DE PLANOS DE SÚDE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Financeira e Marketing) - UNIMINAS.

CAURIN, G. P.; MARQUI JR., C.; GROCE, J. A.;Duarte, E N. BANCA DE PROFESSOR TITULAR DO IFSP - NATANAEL DE CARVALHO PEREIRA. 2024. Instituto Federal de São Paulo.

LIMA, C. A. S.; SANTOS, C. E.; CARPIO, R. C.;DUARTE, E.; ROSA JUNIOR, C. B.. BANCA DE PROFESSOR TITULAR DO IFSP - CESAR ALEXANDRE SILVA LIMA. 2024. Instituto Federal de São Paulo.

KELLER, A.;DUARTE, É. N.. gestao do ifsp. 2023. ifsp campus do jordão.

Duarte, Écio N.; CARVALHO, L. P.; ORTOLAN, R. L.; MAMEDE, W. F.;DUARTE, É. N.. Avaliação para a Carreira de Professor Titular, referente ao docente Eduardo Marmo Moreira. 2020. Instituto Federal de São Paulo.

DUARTE, É. N.. BANCA DE CONCURSO PUBLICO FEDERAL PARA DOCENTE DO IFSP - ÁREA DE AUTOMAÇÃO -MECÂNICA. 2011. Instituto Federal de São Paulo.

Duarte, E N. Concurso Público para docente do Magistério Superior da UFOB. 2017. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

DUARTE, É. N.; SILVA, A. L.; SILVA, J. A. M.. BANCA DE CONCURSO PÚBLICO FEDERAL PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EM ENGENHARIA MECÂNICA NA UFOB. 2015. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Duarte, E N; SANTOS, C.E.. CONCURSO PUBLICO PARA O CARGO DE DOCENTE NO IFSP - campus Bragança Paulista. 2010. Instituto Federal de São Paulo.

DUARTE, É. N.. Concurso publico de provas e titulos para o IFSP - campus Boituva. 2010. Instituto Federal de São Paulo.

DUARTE, É. N.. SELEÇAO DE PROJETOS DE PESQUISA. 2010. Instituto Federal de São Paulo.

Orientou

Jordana Ferreira Rezio

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ESPESSURA DA CHAPA NO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO DIELESS FORMING; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; (Orientador);

Simões, F

; Análise híbrida do processo de crimpagem de terminais elétricos; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Automação de Processos Industriais) - ifsp, ; Orientador: Écio Naves Duarte;

Peterson Silva da Silva

Desenvolvimento de tecnica para o uso de escala geométrica na simulação de estampagem metalicas; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Écio Naves Duarte;

Marcos Vinicius Melconian

Equação preditiva geral para o cálculo da força de retenção em freios de estampagem; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM AUTOMAÇAO INDUSTRIAL) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Écio Naves Duarte;

SALOMÃO GUEDES FAGUNDES VIEIRA

ESTUDO DE CASO DOS POSSÍVEIS MECANISMOS DE FALHAS DO FEIXE DE MOLA DA PICK-UP TOYOTA HILUX 4X4 ANO 1995; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Écio Naves Duarte;

VINICIUS DA SILVA RESENDE

AVALIAÇÃO DE MODELOS ESTATISTICOS APLICADOS A ENGENHARIA POR PLANEJAMENTO FATORIAL COMPLETO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA MECANICA) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis; Orientador: Écio Naves Duarte;

Henrique Junio Martins Lima

Simulação computacional do processo de conformação mecânica na crimpagem de termianis eletricos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Eletrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Écio Naves Duarte;

DANILO SILVA MOURA

Aplicações obtidas à partir dos estudos dos processos de crimpagem de terminais elétricos nas indústrias Automotivas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Écio Naves Duarte;

ECIO NAVES DUARTE

Estudo do processo de crimpagem de terminais elétricos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA MECANICA) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis; Orientador: Écio Naves Duarte;

DANILO SILVA MOURA

Aplicações obtidas à partir dos estudos dos processos de crimpagem de terminais elétricos nas industrias; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Écio Naves Duarte;

IFSP

ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIMPAGEM DE TERMINAIS ELÉTRICOS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Écio Naves Duarte;

Luis Fernando da Costa

SIMULAÇÃO DA CRIMPAGEM DE TERMINAIS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Eletrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Écio Naves Duarte;

Gabriel Etlinger

Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Écio Naves Duarte;

RODRIGO CANAVEZZI

Análise da crimpagem em conectores assimétricos elétricos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Écio Naves Duarte;

Pedro Lucas Moreira de Oliveira

INCLUSAO DIGITAL COM SOFTWARES DE ELEMENTOS FINITOS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em AUTOMAÇAO INDUSTRIAL) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Écio Naves Duarte;

Felipe Tannús Dórea

DESENHO TECNICO; 2005; Orientação de outra natureza; (ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Écio Naves Duarte;

LUCIANA SOUTO BATISTA

DESENHO TECNICO; 2005; Orientação de outra natureza; (ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Écio Naves Duarte;

MARIA CLAUDIA ABRAHAO

DESENHO TECNICO; 2005; Orientação de outra natureza; (ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Écio Naves Duarte;

Produções bibliográficas

  • Duarte, E N ; MOURA, D. S. ; BARP, C. . Aplicações obtidas a partir dos estudos dos processos de crimpagem de terminais elétricos. The Academic Society , v. 5, p. 1-17, 2021.

  • DUARTE, E. ; SIMÕES, F. . Hybrid analysis of the crimping process of electrical terminals. Revista Internacional de Metodos Numericos para Calculo y Diseno en Ingenieria , v. 36, p. 1-44, 2020.

  • MENDES, L. G. ; DUARTE, É. N. . ESTUDO DA SENSIBILIDADE PARAMÉTRICA DE MATERIAIS NA CRIMPAGEM DE TERMINAIS ELÉTRICOS. Posgere , v. 2, p. 98-116, 2018.

  • DUARTE, E. N. ; SIMOES, F. O. ; DUARTE, É. N. . Uma abordagem híbrida na estimativ das condições ótimas para uma crimpagem de terminais elétricos.. Revista Cientifica Multidiscipkinar Núcleo do Conhecimento , v. 04, p. 121-137, 2018.

  • Duarte, E N ; SIMOES, F. O. . UMA EQUAÇÃO PREDITIVA GERAL PARA A CRIMPAGEM DE TERMINAIS ELÉTRICOS. POSGERE , v. 1, p. 64-77, 2017.

  • DUARTE, É. N. ; ETLINGER, G. ; BALASTRERO, O. Jr . ESTUDO DE CASO DO PROCESSO DE CRIMPAGEM EM TERMINAIS ELETRO-MECÂNICOS. Sinergia (CEFETSP) , v. 12, p. 190-198, 2011.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. ; WEYLER, R. ; NEAMTU, L. . A HYBRID APPROACH FOR ESTIMATING THE DRAWBEAD RESTRAINING FORCE IN SHEET METAL FORMING. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Impresso) , v. XXXII, p. 282-291, 2010.

  • Bortoli, F S ; Frajuca, C ; Magalhaes, N S ; DUARTE, É. N. . A physical criterion for validating the method used to design mechanical impedance matchers for Mario Schenberg's transducers. Journal of Physics. Conference Series (Online) , v. 228, p. 012011, 2010.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . ESTUDO NUMÉRICO DO CAMPO DE TENSÕES DE CONTATO EM COMPONENTES REVESTIDOS. Revista Internacional de Métodos Numéricos para Cálculo y Diseño en Ingeniería , v. 23, p. 3-14, 2007.

  • Duarte, E N . Similitude Aplicada a Conformação Mecânica. 1. ed. Petrolina - PE: Editora Vecchio, 2024. v. 1. 156p .

  • Duarte, E N ; TEIXEIRA, L. . Poesias na Janela. 1/1. ed. Maceió/AL: Editora Vecchio, 2024. v. 1. 48p .

  • Duarte, E N . O QUE FAZER ANTES DO MUNDO ACABAR. 1. ed. Petrolina/PE: EDITORA VECCHIO, 2024. v. 1. 58p .

  • Duarte, E N . Precisao de Precipicios. 1. ed. Rio de Janeiro RJ: Multifoco Editora, 2023. v. 1. 81p .

  • DUARTE, É. N. . MECÂNICA DO CONTATO ENTRE CORPOS REVESTIDOS. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2017. v. 1. 104p .

  • DUARTE, É. N. . ELEMENTOS FINITOS Y SIMILITUD APLICADOS A LA CONFORMACIÓN MECÁNICA. I-1. ed. BARCELONA: LAP LAMBERT Academic Publishing GmbH & Co. KG - ISBN 9783848470013, 2012. v. 1. 150p .

  • DUARTE, É. N. ; Frajuca, C (Org.) ; SANTOS, C.E. (Org.) . II CONGRESSO CIENTÍFICO DA SEMANA NACIONAL DE TECNOLOGIA DO IFSP - CONCISTEC'11. 2. ed. BRAGANCA PAULISTA: IFSP, 2011. v. 1.

  • DUARTE, É. N. ; Frajuca, C (Org.) ; SANTOS, C.E. (Org.) . CONCISTEC 2010. 1/1. ed. SÃO PAULO: IFSP, 2010. v. 1. 130p .

  • DUARTE, É. N. ; Aline Mello (Org.) ; Rafael apec (Org.) ; PORTELLA, R. B. (Org.) . CIENCIA PARA LA VIDA. 1. ed. BARCELONA - ESPANHA: APEC, 2008. v. 1. 380p .

  • JOSE, M. ; Duarte, Écio N. ; Duarte, E N . UM CHEIRO NO AR. In: Matheus, José. (Org.). UM CHEIRO NO AR. 1ed.Petrolina/PE: VECCHIO, 2023, v. 1, p. 22-25.

  • DUARTE, É. N. . SEM CHEIRO. In: NIVANIA ARRUDA. (Org.). TEM CAFE. 1ed.Petrolina/PE: VECCHIO, 2023, v. 1, p. 1-80.

  • DUARTE, É. N. ; NEAMTU, L. ; OLIVEIRA, S. A. G. ; WEYLER, R. . EVALUACION ANALITICO-NUMERICA DE LA FUERZA DE FRENO. CIENCIA PARA LA VIDA. 6ed.BARCELONA: APEC - ISBN 9788461169849, 2007, v. 6, p. 295-304.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . Estudo Calcula a influência da espessura das chapas na força de resistência dos freios em prensas. Corte e Conformação de Metais, São Paulo -SP, p. 76 - 83, 31 out. 2005.

  • DUARTE, E. ; REZIO, J. ; VINICIUS, P. . Simulação de Grandes Deformações Plásticas Usando o MEF Explícito-Dinâmico. In: 28. Seminário Acadêmico Internacional APEC, 2024, Barcelona - Espanha. Diaspora Cientifica e Diversidade Cultural na Pesquisa, na Universitat de Barcelona. Barcelona - Espanha: Universitat de BArcelona, 2024. v. 1.

  • SILVA, P. S. ; DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA PARA USO DE ESCALA GEOMÉTRICA NA SIMULAÇÃO DE ESTAMPAGEM DE CHAPAS METÁLICA. In: O POSMEC - Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia, 2015, Uberlandia. POSMEC15. uberl: ufu, 2015. v. 15.

  • MELCONIAN, M. V. ; DUARTE, É. N. . Uma Abordagem Numérica no Estudo da Simulação dos Parâmetros que Influenciam no Fenômeno da Crimapgem de Terminais Eletromecânicos. In: 3o. Congresso Científico da Semana Nacional de Tecnologia - CONCISTEC'12, 2012, Braganca Paulista. CONCISTEC 2012 - 3o. Congresso Científico da Semana Nacional de Tecnologia. Braganca Paulista: IFSP-BRA, 2012. v. 1. p. 20-30.

  • Canavezzi, R. ; ETLINGER, G. ; DUARTE, É. N. . ESTUDO ANALÍTICO-NUMÉRICO DO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA NA CRIMPAGEM DE TERMINAIS ELETRO-MECÂNICOS. In: 63 Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiania. ANAIS DA 63a REUNIAO DA SBPC, 2011.

  • Canavezzi, R. ; DUARTE, É. N. ; ETLINGER, G. ; BALASTRERO, O. Jr . Análise De Força Normal De Contato Em Terminais Assimétricos Após Processo De Crimpagem. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGICA DO IFSP, 2011, BRAGANCA PAULISTA. II CONGRESSO CIENTÍFICO DA SEMANA TECNOLÓGICA DO IFSP. BRAGANCA PAULISTA: IFSP, 2011. v. 2. p. 60-69.

  • DUARTE, É. N. ; ETLINGER, G. ; BALASTRERO, O. Jr . ESTUDO DE CASO DO PROCESSO DE CRIMPAGEM EM TERMINAIS ELETRO-MECÂNICOS. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGICA, 2010, GUARULHOS-SP. ANAIS DO CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGICA. SAO PAULO: IFSP, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. ; WEYLER, R. ; NEAMTU, L. . ANÁLISIS ANALÍTICO-NUMÉRICO EN LA ESTIMACIÓN DE LA FUERZA DE FRENOS DE ESTAMPACIÓN. In: METNUM 2009, 2009, BARCELONA. Métodos Numéricos en Ingeniería 2009. BARCELONA: SOCI. ESPAÑOLA DE MÉTODOS NUM. EN ING. (SEMNI), 2009. v. 1. p. 503-503.

  • BERNARD, B.M. ; DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . INFLUENCIA DO ATRITO NA FORÇA DE RESTRIÇAO DE UM FREIO RETANGULAR DE ESTAMPAGEM. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECANICA, 2007, UBERLANDIA-MG. ANAIS DO XIV CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECANICA, 2007.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . ESTUDO ANALITICO NUMERICO DE FREIOS DE ESTAMPAGEM DE CHAPAS METALICAS. In: FORUM DE MÉTODOS NUMÉRICOS DA SALA FEMEC-CIMNE UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA, 2007, UBERLANDIA. ESTUDO ANALITICO NUMERICO DE FREIOS DE ESTAMAPAGEM DE CHAPAS METALICAS, 2007.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . THE INFLUENCE OF SHEET THICKNESS ON DRAWBEAD RESTRAINING FORCE IN SHEET METAL FORMING. In: COBEM 2005, 2005, OURO PRET-MG. PROCEEDINGS OF 18th INTERNATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING. OURO PRETO: ABCM, 2005. v. 1.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . INFLUENCIA DEL ESPESOR DE LA CHAPA EN LA FUERZA DE RESTRICION DE FRENOS DE ESTAMAPCION. In: CONGRESO DE METODOS NUMERICOS EN INGENIERIA, 2005, GRANADA. ACTAS DEL CONGRESO DE METODOS NUMERICOS EN INGENIERIA. BARCELONA.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . INFLUENCIA DO ATRITO E DA ESPESSURA DA CAMADA EM COMPONENTES REVESTIDOS SUBMETIDOS A TENSOES DE CONTATO. In: CONEM, 2004, BELEM-PA. ANAIS DO CONEM - 2004. BELEM- PA: ABCM, 2004. v. 1.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . STRESS DISTRIBUTION IN COATED SUBSTRATE. In: COBEM 2003, 2003, SAO PAULO. 17th INTERNATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL. SAO PAULO: ABCM, 2003. v. 17.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . INFLUENCIA DO ATRITO NA FORÇA DE RESTRIÇAO DE UM FREIO RETANGULAR DE ESTAMPAGEM. In: INSTITUTO FABRICA DO MILENIO WP03, 2007, CAMPINAS-SP. ANAIS DO WP03, 2007.

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. ; NEAMTU, L. ; WEYLER, R. . A SIMILITUDE BASED APPROACH ON THE FINITE ELEMENT MODELISATION OF CIRCULAR DRAWBEADS BEHAVIOR. In: COBEM 2007, 2007, BRASILIA. PROCEEDINGS OF 19th INTERNATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING, 2007.

  • Duarte, E N ; SILVA, P. S. ; OLIVEIRA, S. A. G. . SIMULAÇÃO DE GRANDES DEFORMAÇÕES PLÁSTICAS USANDO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EXPLICITO-DINÂMICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Duarte, Écio N. ; Duarte, E N . AS PERSPECTIVAS DA INCLUSAO TECNOLOGICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS A EXPERIENCIA DO IFRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, É. N. . PESQUISA APLICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALASTRERO, O. Jr ; Canavezzi, R. ; DUARTE, É. N. ; ETLINGER, G. . ESTUDO NUMÉRICO DO PROCESSO DE CRIMPAGEM EM TERMINAIS ELETRO-MECÂNICOS NA INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. ; WEYLER, R. ; NEAMTU, L. . ANÁLISIS ANALÍTICO-NUMÉRICO EN LA ESTIMACIÓN DE LA FUERZA DE FRENOS DE ESTAMPACIÓN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. ; WEYLER, R. ; NEAMTU, L. . QUICK DRAWBEAD EVALUATION MODULE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. . INFLUENCIA DO ATRITO NA FORÇA DE RESTIÇAO DE UM FREIO RETANGULAR DE ESTAMPAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DUARTE, É. N. . REVISTA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. Porto Velho - RO, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • DUARTE, É. N. . InfoEXT - Informativo das Ações de Extensão. Porto Velho - RO, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

DUARTE, É. N. . Membro Titular do Conselho Regional do SENAI - RO. 2014.

DUARTE, É. N. . Estimaçao da força de freio de estampagem em chapas metálicas. 2008.

DUARTE, É. N. ; WEYLER, R. ; OLIVEIRA, S. A. G. . Estimação da Força de Retenção em Freios de Estampagem. 2007.

DUARTE, É. N. . RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA NA SALA IFSP-CIMNE. 2009. (Relatório de pesquisa).

DUARTE, É. N. . NOTAS DE AULAS - ESTATÍSTICA DESCRITIVA. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - NOTAS DE AULAS).

DUARTE, É. N. ; OLIVEIRA, S. A. G. ; WEYLER, R. ; NEAMTU, L. . ESTUDO ANALÍTICO-NUMÉRICO DE FREIOS DE ESTAMPAGEM EM CHAPAS METÁLICAS. 2007. (Relatório de pesquisa).

DUARTE, É. N. ; NEAMTU, L. ; WEYLER, R. ; OLIVEIRA, S. A. G. . QUICK DRAWBEAD EVALUATION MODULE. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TUTORIAL DE SOFTWARE).

Duarte, E N ; CHAUL, N. N. F. . POEMAS QUE PARI DE TI. 2019. Registro Fonográfico.

Duarte, E N ; FERREIRA, PEDRO ; AZUL, P. P. ; BARBOSA, L. . POEMAS QUE PARI DE TI. 2019. Registro Fonográfico.

DUARTE, É. N. . LANÇAMENTO DE CD "CENTINELA DEL CAMINO". 2009. Interpretação.

Duarte, Écio N. ; JOSE, M. ; DUARTE, É. N. . Poesia de Botequin. 2023 (Livro).

Duarte, E N ; BARBOSA, L. ; AZUL, P. P. ; FERREIRA, PEDRO . POEMAS QUE PARI DE TI. 2019 (MUSICA E POEMAS).

DUARTE, É. N. . CENTINELA DEL CAMINO. 2009 (CD).

DUARTE, É. N. . MAIS QUE IGUAIS. 1999.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2024

    Análise dos aspectos tribológicos da conformação incremental., Descrição: A conformação dieless forming é um processo que pode produzir formas complexas a partir de diversos materiais, baseado na deformação plástica localizada em uma chapa metálica. Esse processo foi desenvolvido como um método alternativo de fabricação para prototipagem de peças estampadas e produção de painéis em pequenos lotes. Ele é extremamente econômico, pois não requer ferramentas convencionais e reduz o tempo de produção. Atualmente, a tecnologia de conformação dieless forming está atraindo a atenção como um método eficaz para produção em pequena escala e prototipagem rápida. No entanto, o processo de conformação incremental ainda apresenta alguns desafios e limitações, como o afinamento excessivo da chapa metálica, a influência das condições de atrito e lubrificação, a precisão geométrica e a qualidade superficial das peças formadas. Nesse contexto, a tribologia, que é o estudo do atrito, desgaste e lubrificação entre superfícies em contato, pode contribuir para a otimização e o desenvolvimento desse processo. Assim, o objetivo deste projeto é investigar os aspectos tribológicos da conformação dieless forming, analisando os efeitos das propriedades dos materiais, das condições de lubrificação, da geometria da ferramenta e dos parâmetros do processo sobre o comportamento do atrito, o desgaste da ferramenta e a qualidade das peças formadas. Espera-se que os resultados deste projeto possam fornecer subsídios para o aprimoramento da tecnologia de conformação dieless forming e sua aplicação na indústria brasileira. A relevância deste projeto pauta-se pela importância de se conhecer os aspectos tribológicos da conformação incremental para ampliar o entendimento desse processo e assim conseguir desenvolver processos de fabricação mais flexíveis, econômicos e sustentáveis para atender às demandas do mercado brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / jordana rezio - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2018 - 2022

    Estudo do processo de crimpagem de terminais elétricos, Descrição: A crimpagem de terminais elétricos é um processo de conformação mecânica que permite a fixação deconectores à ponta de condutores elétricos. Esse processo é largamente utilizado na indústria deconectores, embora o conhecimento de seus princípios mecânicos ainda seja bastante debatido. Essalacuna teórica é devida, provavelmente, à complexidade do problema. Neste trabalho, buscou-seavançar na compreensão desse processo por meio do desenvolvimento de uma Equação PreditivaGeral, que calcula a força do punção no instante final da crimpagem. A metodologia utilizada consiste no desenvolvimento e calibração do modelo do processo de crimpagem em um software de ElementosFinitos, seleção dos parâmetros mais influentes na força do punção, e desenvolvimento e validação daEquação Preditiva Geral. Almeja-se que os conhecimentos gerados por este estudo permitam reduzircustos de desenvolvimento e de produção de terminais crimpados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / Frederico Oliveira Simões - Integrante / Carlos Barp - Integrante / Danilo Silva Moura - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis - Cooperação / Instituto Federal de São Paulo - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2017 - 2018

    ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIMPAGEM DE TERMINAIS ELÉTRICOS, Descrição: Devido à grande aplicação de sistemas eletroeletrônicos nas indústrias, a utilização de cabos para transmissão de eletricidade tem se tornado cada vez mais comum. A crimpagem é utilizada para fixar os terminais elétricos ou conectores nestes cabos, oferecendo maior segurança e versatilidade para a conexão do sistema elétrico. Garantir a qualidade, relativa a condutividade elétrica e resistência mecânica destas conexões, é um grande desafio para a indústria. Serão feitas investigações que se dedicarão a estudar a sensibilidade paramétrica do fenômeno de crimpagem de terminais eletromecânicos, com a finalidade de se avaliar a influência dos parâmetros de propriedades mecânicas mais importantes no processo de crimpagem, visando futuramente, estabelecer uma teoria para se fazer a predição da Força de Crimpagem (FC) ideal para obtenção de um produto com alta qualidade. Isto se dará por meio de um uma metodologia com bases de dados gerados através de simulações numéricas pelo Método dos Elementos Finitos (MEF), utilizando como ferramenta um software com solução explicita. Desta forma, pretende-se identificar oportunidades de inovação no processo de produção destes terminais, de modo a reduzir-se o número de try-outs, resultando em redução de custos e aumento de produtividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / HENRIQUE JÚNIO MARTINS LIMA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2016

    SIMULAÇÃO DE GRANDES DEFORMAÇÕES PLÁSTICAS USANDO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EXPLICITO-DINÂMICO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sonia Aparecida Goulart de Oliveira em 19/09/2016., Descrição: Considerando a necessidade de se reduzir os custos computacionais para se proceder com a agilidade necessária em chão de fábrica ou mesmo na fase de projetos que utilizam softwares com solução explícita, neste projeto se propõe fazer um estudo da influencia da escala geométrica no custo computacional em simulações com Elementos Finitos (EF), por meio da investigação de simulações de grandes deformações plásticas usando o Método dos Elementos Finitos (MEF), com solução explícito-dinâmico. Uma possível solução para este tema poderia redundar em avanços nos programas educacionais e/ou comerciais para este tipo de simulação em engenharia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Integrante / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Coordenador / WEYLER, RAFAEL - Integrante / Peteson Silva da Silva - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2013

    ESTUDO NUMÉRICO DA CRIMPAGEM EM LIGAS DE COBRE E ALUMÍNIO DE TERMINAIS ELETRO-MECÂNICOS, Descrição: A qualidade das peças produzidas em um processo de estampagem de chapas metálicas é muito dependente do controle do fluxo de material conformado para dentro da matriz de estampagem, de acordo com Nine (1978). Outros parâmetros, segundo Duarte (2007), também podem ter uma grande relevância neste processo, tais como: o atrito entre as ferramentas, as propriedades mecânicas da chapa estampada, a força do punção e a geometria das ferramentas. Por este motivo, encontrar uma equação que estime o valor ótimo de uma variável ou um grupo de parâmetros para se reduzir o número de ?try-outs? pode ser de grande valia para as indústrias eletroeletrônicas, em especial indústria com a qual este campus possui acordo de confidencialidade para desenvolvimento de pesquisas já em andamento há três anos.. Disto poderia decorrer, inclusive, uma redução nos custos de produção, através da economia de tempo nos ajustes d prensas de crimpagem de terminais, uma vez que alguns equipamentos podem produzir até um milhar destes dispositivos por minuto. Além disto, a redução das perdas e a obtenção de peças com melhor qualidade de acabamento poderiam levar os níveis de produção a ocuparem um patamar mais próximo da excelência. Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos crimpados em ligas de alumínio e cobre. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação ou ?crimpagem? de conectores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / Luis Fernando da Costa - Integrante / Marcos Vinicius Melconian - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2011 - 2011

    SIMULAÇÃO DE CRIMPAGEM DE TERMINAIS, Descrição: Pretende-se dar continuidade aos estudos que vêm sendo realizados com outros projetos de Iniciação Centífica no que tange ao processo de crimpagem de terminais eletro-mecânicos, focando-se neste caso, qual a importância do parâmetro da velocidade do punção no processo de crimpagem. Para isso, se usarão os conhecimento prévios do estudo realizado sobre a importância do coeficiente de atrito no processo de crimpagem para levantamento de uma equação de predição dos parâmetros de ajuste da prensa na crimpagem ideal de terminais. O objetivo é alcançar alguma inovação de processo de modo a reduzir o número de "try-outs" sempre que se for iniciar um "set-up" de um novo produto. Um modelo analítico-numérico com Elementos Finitos será desenvolvido de modo a propiciar a geração de uma base de dados numérica, após ajuste deste mesmo modelo com dados experimentais para posterior validação da equação com outros dados reais. Será utilizado um software em Elementos Finitos, com solução explícita para esta finalidade e parte dos trabalhos serão desenvolvidos nos laboratórios da Enginyeria Industrial, Enginyeria Aeronàutica i Enginyeria en Automàtica i Electrònica Industrial, no campus Terrassa da Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Espanha, na modalidade GRADUAÇÃO SANDUÍCHE com bolsa do Programa CIÊNCIA sem FRONTEIRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Coordenador / Luis Fernando da Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Análise De Força Normal De Contato Em Terminais Assimétricos Após Processo De Crimpagem, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores eletromecânicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / Rodrigo Canavezzi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Centro Internacional de Métodos Numéricos en Ingeníeria - Cooperação.

  • 2010 - 2011

    Estudo da crimpagem de conectores eletromecanicos, Descrição: A qualidade das peças produzidas em um processo de estampagem de chapas metálicas é muito dependente do controle do fluxo de material conformado para dentro da matriz de estampagem, de acordo com Nine (1978). Outros parâmetros, segundo Duarte (2007), também podem ter uma grande relevância neste processo, tais como: o atrito entre as ferramentas, as propriedades mecânicas da chapa estampada, a força do punção e a geometria das ferramentas. Por este motivo, encontrar uma equação que estime o valor ótimo de uma variável ou um grupo de parâmetros para se reduzir o número de ?try-outs? pode ser de grande valia para a indústria. Disto poderia decorrer uma redução nos custos de produção, através da economia de tempo nos ajustes, uma vez que alguns equipamentos podem produzir até um milhar destes dispositivos por minuto. Além disto, a redução das perdas e a obtenção de peças com melhor qualidade de acabamento poderiam levar os níveis de produção a ocuparem um patamar mais próximo da excelência. Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação para se estimar as condiçsoes necessarias de ajuste para se obter uma crimpagem proxima do ideal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Coordenação Acordo de Coop. Científica com a UPC, Descrição: Este acordo prevê atividades de P&D e de mobilidade internacional no âmbito de um ambiente interinstitucional denominado SALA IFSP/CIMNE (Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia da Universidade Politécnica da Catalunha). São desenvolvidos projetos de pesquisa que utilizam os métodos computacionais, de modo a articular a pesquisa nos três níveis de ensino, a saber: técnico em Mecatrônica e informática, graduação em eletrônica industrial e mestrado profissional em automação de processos indsutriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante / GABRIEL ETLINGER - Integrante / ORLANDO BALASTRERO JR. - Integrante / Rodrigo Canavezzi - Integrante., Financiador(es): Centro Internacional de Métodos Numéricos en Ingeníeria - Cooperação / Instituto Federal de São Paulo - Remuneração., Número de produções C, T & A: 15

  • 2008 - 2009

    ?INCLUSAO DIGITAL COM SOFTWARES EM ELEMENTOS FINITOS?, Descrição: Este projeto utiliza-se de uma sala especificamente estruturada com hardware e software de simulação de processos de conformação mecânica e fundição de peças metálicas com o objetivo de capacitar usuários que possam atuar nas indústrias e/ou empresas de consultoria nas áreas afins destes temas, bem como de formar pesquisadores dos cursos de tecnologia e do mestrado profissionalizante do CEFET-SP. Parte destes alunos deverão se dedicar exclusivamente às pesquisas e parte deverá somente se capacitar como usuário. Para lograr o êxito desejado na coordenação dos trabalhos, um aluno tutor deverá fazer a coordenação dos trabalhos, arregimentar horários e nortear as pesquisas em consonância com as diretrizes decididas em comum acordo com o seu orientador. Esta sala faz parte de um convenio com Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o CEFET-SP, denominado sala CEFET-SP/CIMNE ( Centro Internacional de Métodos Numérico em Engenharia, da Universidade Politécnica da Catalunha - UPC) , dentro da Rede de Salas CIMNE. A rede de Salas CIMNE foi criada por iniciativa do CIMNE, cujas atividades têm seu principal foco na Análise Numérica de problemas de engenharia. Uma Sala CIMNE é um espaço de colaboração para temas docentes, de pesquisas e de desenvolvimento tecnológico. Esta Rede de Salas tem ainda como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e as ferramentas da Análise Numérica entre instituições de ensino, centros de pesquisas e empresas relacionadas com este setor. Para alcançar tal objetivo, uma parte do esforço requerido é compartilhada com a instituição na qual se localizará a nova Sala CIMNE - neste caso, o CEFET-SP ? qual seja: proporcionar um espaço físico com equipamentos informáticos adequados para a utilização dos programas utilizados em P+I+D e um coordenador de projetos científicos. Em contrapartida, o CIMNE aportará à sala os recursos de software, bibliografia e suporte técnico para a integralização do esforço conjunto, objeto deste convênio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Quantech ATZ - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Quantech ATZ - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Quantech ATZ - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Quantech ATZ - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante.Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Quantech ATZ - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Quantech ATZ - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o N 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo analitico-numérico dos processos de conformação mecânica em conectores eletro-mecânicos, Descrição: Neste projeto, as investigações se dedicarão, em uma primeira etapa, a investigar a proeminência dos principais parâmetros influenciadores no ajuste ótimo dos equipamentos de fabricação de terminais elétricos. Posteriormente, utilizando-se a Similitude em Engenharia com uma geração de dados através das simulações numéricas do fenômeno em questão, passar-se-á à determinação de uma equação preditiva para se estimar as condições ótimas de fabricação deste específico caso de conformação de conectores. Em linhas gerais, este projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: I. Pôr em marcha os termos do acordo de cooperação internacional celebrado entre o Centro Internacional de Métodos Numéricos (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) denominado Sala IFSP/CIMNE firmado no último 1 de julho de 2009, sob o número 002/09, e publicado na seção 3 do DOU, sob o Nº 149, em 6 de agosto de 2009, que cria um ambiente interinstitucional denominado Sala IFSP/CIMNE. Este ambiente vem sendo estruturado com a finalidade de se desenvolver e de se difundir a aplicação dos métodos numéricos na solução de problemas de engenharia, através da pesquisa aplicada que possa resultar em inovação tecnológica e/ou desenvolvimento de novos processos de fabricação (P+I+D); II. Despertar a vocação científica dos alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; III. Criar internamente condições para o aprimoramento de uma política de iniciação à pesquisa para os alunos de graduação; IV. Dar continuidade e aprofundamento aos projetos de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? (PIBITI/CNPq), já em desenvolvimento por bolsistas CNPq, bem como criar uma articulação dos bolsistas PIBIC com o programa de pós-graduação em Automação Industrial do IFSP; V. Sincronizar o projeto pedagógico do curso (PPC) com o desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / GABRIEL ETLINGER - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Estimaçao da Força de Retençao em Freios de Estampagem, Descrição: UM abordagem analitico-numrico se desenvolve pra estsimar a força de retençao em freios de estampagem. Deste projeto surgiu um modulo de calculo rápido pra implantaçao em um software de elementos finitos, denominado STAMPACK.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Écio Naves Duarte - Coordenador / SONIA APARECIDA GOULART OLIVEIRA - Integrante / NEAMTU, LARENTIU - Integrante / WEYLER, RAFAEL - Integrante., Financiador(es): Quantech ATZ - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2023

PREMIO JABURU, SECULT - secretaria de Estado de Cultura - GOIAS.

2005

PREMIO DE PROFESSOR DESTAQUE EM INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR, UNIMINAS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia. , Rua 75, Setor Central, 74055110 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 32272700, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular de EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Em abril de 2022, foi promovido Professor Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do câmpus Goiânia do IFG, on de atua no curso técnico de mecânica e na graduação em Engenharia Mecânica.

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Reitor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desde maio de 2013, foi nomeado pelo MEC, reitor do IFRO.

2017 - 2018

Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa no IFG, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2017

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Geral de Campus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador da Área de Indústria no IFSP de 2008 a 2011 e diretor geral desde abril de 2011 no IFSP - Campus de Bragança Paulista.

Atividades

  • 08/2009

    Ensino, TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CÁLCULO 1

  • 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP.Cargo ou função, PRESIDENTE DE COLEGIADO CURSO DE TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL.

  • 07/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Bragança Paulista.Linhas de pesquisa

  • 07/2009

    Outras atividades técnico-científicas , IFSP, IFSP.Atividade realizada, COORDENAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-CIENTFICO COM A UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DA CATALUNHA.

  • 02/2009

    Ensino, MESTRADO EM ENGENHARIA MECANICA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS FINITOS

  • 02/2009

    Ensino, MESTRADO EM AUTOMAÇAO INDUSTRIAL, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elementos Finitos

  • 02/2009

    Ensino, TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo 1

  • 02/2009

    Ensino,Disciplinas ministradas, Mecânica dos Fluidos, Resistência dos Materiais

  • 02/2009

    Ensino, MESTRADO EM AUTOMAÇAO INDUSTRIAL, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS FINITOS

  • 06/2008

    Direção e administração, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO COENCIA E TECNOLOGIA.Cargo ou função, Coordenador da Área de Indústria.

  • 02/2008

    Direção e administração, Campus Bragança Paulista.Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/2008

    Ensino, Curso Técnico em Automaçao Industrial, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, RESISTENCIA DOS MATERIAIS

  • 02/2008

    Ensino,Disciplinas ministradas, RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

2004 - 2005

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Engenharia Mecânica.Linhas de pesquisa

  • 08/2004

    Ensino, ENGENHARIA MECÂNICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DESENHO TÉCNICO

2006 - 2007

Quantech ATZ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento de software para estampagem de chapas metálicas para o código comercial STAMPACK.

2006 - 2007

Universidad Politécnica de Catalunya

Vínculo: Outro (DOUTORANDO), Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Uniminas

Vínculo: Coordenador de Núcleo, Enquadramento Funcional: Coord. do Núcleo de Rel. Interinstitucionais, Carga horária: 20

2002 - 2008

Uniminas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2002

    Ensino, Administração Financeira e Marketing, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística 2, Estatística 1, Matemática 2

  • 04/2005 - 05/2005

    Extensão universitária .Atividade de extensão realizada, CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA A COMUNIDADE CIENTÍFICA E COMUNIDADE EM GERAL.

2006 - 2007

ASSOCIAÇAO DE PESQUISADORES BRASILEIROS NA CATALUNHA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE, Carga horária: 20