Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati
Concluiu em 2016 o doutorado em Geografia na UNICAMP. Possui graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Com base na formação de Mestrado e Doutorado, está inserida na área da Geografia Humana e tem experiência nas subáreas Geografia urbana e ensino de geografia, em estudos sobre Periferia, impactos da ocupação não regular do espaço, bem como experiência em grupos de trabalho que discutem a temática sobre resistência urbana. No Araguaia atuou principalmente na subárea ensino de geografia, onde tem produziu o projeto de pesquisa que discute as mudanças curriculares e a residência pedagógica, trabalhou enquanto projeto de extensão com cursos de Geografia de Mato-Grosso: Geografando e Projeto de formação continuada voltada para egressos.
Informações coletadas do Lattes em 22/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2012 - 2016
Universidade Estadual de Campinas
Título: As resistências à cidade de exceção: Reestruturação urbana em Cuiabá no contexto da Copa do Mundo da FIFA de 2014
Edvaldo Cesar Moretti. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Geografia
2007 - 2009
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Jardim Ubirajara - A cidade ilegal em Cuiabá, Ano de Obtenção: 2009
Sônia Regina Romancini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Periferia; Políticas Públicas; ocupação irregular.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Formação complementar
2001 - 2003
Gestão em Secretariado. , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional.
Organização de eventos
NASCIMENTO, Adriana Queiroz . III Encontro de comemoração do dia do geógrafo. 2015. (Outro).
NASCIMENTO, Adriana Queiroz . I Semana de Geografia do Araguaia. 2013. (Outro).
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . I Seminário Metropolização e Megaeventos em Cuiabá. 2013. (Outro).
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . Semana do Calouro da Geografia - UFMT. 2011. (Outro).
Participação em eventos
XIX EncontroNacional de Geógrafos.Etnografia/residência escolar: resistência frente ao processo de desconstrução do estágio supervisionado em Geografia. 2018. (Encontro).
?Que tal discutir sobre as mudanças do Ensino Médio?. 2017. (Outra).
II Semana de Geografia do Araguaia.A educação e os organismos internacionais. 2016. (Outra).
Simpósio Internacional Paisagem e Natureza.Os desafios sociais frente ao projeto de reestruturação urbana promovido pela copa do mundo em Cuiabá-MT. 2016. (Simpósio).
II Encontro de comemoração do dia do Geografo.Trajetórias Geográficas. 2015. (Outra).
II Encontro de comemoração do dia do Geógrafo no Araguaia. 2015. (Outra).
Comemoração dia do geógrafo. 2014. (Outra).
I ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BASISI. 2014. (Encontro).
?I Seminário Metropolização e Megaeventos: Impactos da Copa do Mundo 2014 na Região Metropolitana. 2013. (Seminário).
?I Seminário Metropolização e Megaeventos: Impactos da Copa do Mundo 2014 na Região Metropolitana do. 2013. (Seminário).
?I Seminário Metropolização e Megaeventos: Impactos da Copa do Mundo 2014 na Região Metropolitana do Recife/PE?PE. 2013. (Seminário).
?I Seminário Metropolização e Megaeventos: Impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas nas metrópoles brasileiras. 2013. (Seminário).
5ª Conferencia estadual das cidades de Mato Grosso. 2013. (Outra).
5ª Conferência Nacional das cidades. 2013. (Outra).
III Seminário do Grupo de Pesquisa Território e Ambiente da UFGD. 2013. (Seminário).
I semana de Geografia do Araguaia.Analise teórico - Metodológica da Geografia crítica no livro didático do 9 ano de ensino fundamental. 2013. (Outra).
I semana de Geografia do Araguaia.História da AGB - Perspectivas no Mato Grosso. 2013. (Outra).
I Semana de geografia do Araguaia.Ensino de Geografia utilizando Movie Maker. 2013. (Outra).
I Semana de Geografia do Araguaia.O desafio para ser um professor. 2013. (Outra).
I SEMANA DE Geografia Do Araguaia ? SemaGeo Araguaia. 2013. (Encontro).
Seminário Metropolização e Megaevento: Impactos da Copa do Mundo 2014. 2013. (Seminário).
3 COLÓQUIO BRASIL-PORTUGAL: Estratégias de Projeto e Intervenção nas Metrópoles Contemporâneas: Experiências e Expectativas. 2012. (Outra).
ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFOS.Moradia em tempos de Copa do Mundo no Brasil: ideias da contradição na formação socioespacial. 2012. (Encontro).
I Encontro de Avaliadores do Ensino Superior Estadual de MT. 2011. (Encontro).
CONFOP - CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A importância de se trabalhar a conservação da natureza no ensino fundamental: o aluno como integrante e transformador na natureza. 2010. (Congresso).
Programa trabalho, justiça e cidadania na ecola de Educação Basica. 2010. (Encontro).
XVI Encontro Nacional de Geografos. 2010. (Congresso).
CONFOP - Congresso de Formação de Professores - Avaliando Competencias. Discutindo a implantação das ciencias humanas no currículo da educação básica. 2009. (Congresso).
Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICS. 2009. (Encontro).
I Semana do Geógrafo. 2009. (Encontro).
XII Encontro de Geógrafos da América Latina. O DESENVOLVIMENTO DA PERIFERIA EM CUIABÁ-MT. 2009. (Congresso).
Cuiabá 300 anos: três séculos de desafios urbanos.Cuiabá: um olhar sobre a periferia. 2008. (Outra).
Encontro Nacional de Geógrafos. PROCESSOS AMBIENTAIS E A FALTA DE INFRA-ESTRUTURA URBANA EM BAIRRO PERIFÉRICO: O CASO DO JARDIM DOS IPÊS, CUIABÁ-MT .. 2008. (Congresso).
IX SEMAGEO - Geografia: ensino, território e meio ambiente.AGENTES PRODUTORES DO ESPAÇO URBANO. 2008. (Encontro).
Semana da Geografia. 2008. (Encontro).
Seminário Regional da ANPEGE.A CIDADE ILEGAL. 2008. (Seminário).
6 Fala Professor.O ENSINO DA GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA DINÂMICA ATRAVÉS DE UMA AULA DE CAMPO SOBRE PAISAGENS GEOGRÁFICAS. 2007. (Encontro).
Seminário de Pós-graduação.A cidade Ilegal. 2007. (Seminário).
SIMPURB - Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2007. (Simpósio).
XI ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA. Tradições e costumes de São Gonçalo Beira Rio. 2007. (Congresso).
14 Encontro Nacional de Geógrafos..Análise do processo de formação de região polarizadora um estudo de caso de Rondonópolis - Mato Grosso. 2006. (Encontro).
Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.Reestruturação urbana em Cuiabá: uma abordagem a partir dos condomínios fechados. 2006. (Encontro).
10 Encontro de Geografia da América Latina.IMPACTOS ECONÔMICOS DAS HIDRELÉTRICAS EM PEQUENAS COMUNIDADES RURAIS: O CASO DO ASSENTAMENTO MAMEDE RODER - CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO, BRASIL. 2005. (Encontro).
III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária - I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira..PRIMAVERA DO LESTE/MT: O AGRONEGÓCIO E O CRESCIMENTO DE UMA CIDADE. 2005. (Simpósio).
Seminário Educação 2005: Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores..Seminário Educação 2005: Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores.. 2005. (Seminário).
56 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 56 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2004. (Congresso).
II Encontro de Geografia de Mato Grosso e I Seminário de Pós-graduação em Geografia. 2004.II Encontro de Geografia de Mato Grosso e I Seminário de Pós-graduação em Geografia.. 2004. (Encontro).
V Jornada de Geografia. V Jornada de Geografia. 2003. (Congresso).
I Workshop de Fomento à Implantação de Comitês de Bacias Hidrográficas em Mato Grosso. 2002. (Outra).
Participação em bancas
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento; BARREIRA, C. C. M. A.; DEUS, J. B.; CUNHA, D. F.; KNEIB, E. C.. A dinâmica da mobilidade urbana: avanços, contradições e desafios em Cuiabá e Várzea Grande - MT. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.
NASCIMENTO, Adriana Queiroz; MARZARI, M.; FRANCO, P. T.. Educação Indígena: Desafios Para As Escolas Não-Indígenas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento; MARZARI, M.; FRANCO, P. T.. Educação Escolar: O Caso De Estudantes Indígenas Na Rede Pública De Barra Do Garças-MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. Turismo em Aragarças-GO: uma análise dos problemas ocasionados pelo lixo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO GOOGLE EARTH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. O uso de mapa no ensino básico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. A implantação do REUNI no Campus da Univ. Araguaia CUA/UFMT e as mudanças na paisagem da cidade de Barra do Garças ? MT.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. Conurbação do Araguaia: agentes sociais e processos espaciais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. A produção da periferia de Barra do Garças-MT: Um estudo de caso sobre a ocupação irregular São José. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. Reciclagem do lixo: a consciência ambiental de educandos do 6 ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Barra do Garças ?MT.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. O ensino de Cartografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma análise na EE Irmã Diva Pimentel.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. O ensino de Geografia na perspectiva dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio da EE. Irmã Diva Pimentel em Barra do Garças-MT.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
RODRIGUES, B. P.;PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. De Arsenal de Guerra à Sesc Arsenal: Um compêndio Histórico - 1818 - 1985. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande.
RODRIGUES, B. P.;PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. Uma concepção metodológica Para o Ensino de História Possíeis Ferramentas de Trabalho em Sala de Aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento; FONSECA, G. P. S.. O uso das tecnologias no ensino médio em Nossa Senhora do Livramento: um estudo de caso da escola estadual Frei Emiliano Monteiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento; FONSECA, G. P. S.. O uso das tecnologias de cominicação em sala de aula: uma analise no ensino fundamental na escola estadual Dr. Fábio Silvério de Farias em Nobres - MT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento; FONSECA, G. P. S.. Fundação da Escola rural "Novo Renascer". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento; ROMANCINI, S. R.;ROSSETTO, O. C.. Expansão territorial e mercado imobiliário em Lucas do Rio Verde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. Sesc Arsenal: Um patrimônio restaurado e suas implicações à sociedade cuiabana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. XX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. 2012. Universidade Estadual de Campinas.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. Semana da Geografia da UNICAMP. 2012. Universidade Estadual de Campinas.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. CONFOP - Congresso de Formação de Professores. 2010. Centro Universitário de Várzea Grande.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento. CONFOP - Congresso de formação de Professores. 2009. Centro Universitário de Várzea Grande.
Orientou
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENTRE 2012 À 2018; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
O ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: PRIMEIRO E SEGUNDO CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
O JOGO NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA TRABALHANDO O CONCEITO DE REGIÃO: UM EXERCÍCIO PARA A PRÁTICA DOCENTE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
Analise sobre a expansão urbana do município de Aragarças-GO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA COM A TURMA DE 6 ANO A, DA ESCOLA IRMÃ DIVA PIMENTEL; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
PROJETO ESCOLAR DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM EXEMPLO NO ASSENTAMENTO COUTINHO UNIÃO EM QUERÊNCIA? MT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
O ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE DOS ANOS INICIAIS AO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
Educação tecnológica: o uso do google earth como plano de ação didática do ensino médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A PRODUÇÃO DA PERIFERIA EM BARRA DO GARÇAS- MT UM ESTUDO DE CASO SOBRE A OCUPAÇÃO IRREGULAR SÃO JOSÉ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A questão Ambiental e o Ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A Importância da Educação Ambiental como Pratica Pedagógica - Relatos de Vivência dos Professores da Escola Nilo Povoas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A Reciclagem em sala de aula: Trabalhando em favor da sustentabilidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A construção do sistema de localização para crianças a partir da alfabetização cartografica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A realidade espacial da criança: iniciando a alfabetização cartográfica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A preservação da água na escola Antonia Tita Maciel de Campos no projeto educa mais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
O uso de drogas ilicitas por alunos das escolas da rede pública: o que dizem alguns estudos?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
As modificações que provocam impactos no meio natural: um exemplo em Mato Grosso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
Propostas para o ensino de geografia: atividades envolvendo musica audiovisuais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
Aspectos históricos e culturais do municipio de Santo Antonio do Leverger -MT; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
O uso da tecnologia como processo de formação e prática pedagógica aos professores do ensino medio da escola estadual Liceu Cuiabano "Maria de Arruda Muller"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
o uso de tecnologias na educação: o estudo de caso sobre a realidade do Liceu Cuiabano "Maria de Arruda Muller"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
O uso das ferramentas tecnológicas no ensino de geografia; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
O uso da tecnologia no ensino fundamental com base no software sim city 3000; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência em Ciências Humanas) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
Análise sobre o Programa de Residência pedagógica e sua aplicação no Centro Oeste; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
A Formação do Licenciado em Geografia no Estagio Supervisionado; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati;
Produções bibliográficas
-
MENDES, L. G. ; FONSECA, G. P. S. ; SALCEDA, J. M. C. ; PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . Distribuição Geográfica e Difusão Espacial dos Casos de COVID-19 no Estado de Mato Grosso. REVISTA BRASILEIRA DE ESTATÍSTICA , v. 78, p. 142-165-165, 2020.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . IMPACTOS ECONÔMICOS DAS HIDRELÉTRICAS EM PEQUENAS COMUNIDADES RURAIS: O CASO DO ASSENTAMENTO MAMEDE RODER-CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO, BRASIL. REVISTA ESTUDOS AMAZÔNIDAS , v. 1, p. 2009, 2009.
-
VASCONCELOS, LAURA ; PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; MOREIRA, M. C. ; ZAMPARONI, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira . A Chuva Ácida e a Climatologia Geográfica no Ensino Médio.. Geo UERJ (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1981-9021 Geo UERJ (2007)) , v. 02, p. 44-78, 2009.
-
NASCIMENTO, A. Q. (Org.) ; PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento (Org.) ; Edvaldo Cesar Moretti (Org.) ; FONSECA, G. P. S. (Org.) ; VASCONCELOS, L. C. S. (Org.) ; SIQUEIRA, F. M. B. (Org.) ; SILVA, R. B. (Org.) ; VILARINHO NETO, C. S. (Org.) ; OLIVEIRA, J. H. D. (Org.) ; BATISTA, S. C. (Org.) . Cuiabá: os impactos da copa do mundo 2014. 01. ed. Cuiabá: KCM Editora; EdUFMT, 2015. v. único. 144p .
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; FERREIRA, T. . O espaço e paisagem enquanto categoria de analise para as aulas de Geografia. In: Zenilda Lopes Ribeiro; Eduardo Ribeiro Mueller. (Org.). Geografia Campus Araguaia. 1ed.Cuiabá-MT: UFMT; Gráfica Print, 2016, v. Único, p. 37-46.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; SOARES, I. A. O. . População do Brasil e do mundo: características da população mundial e do assentamento P. A. Jaraguá. Geografia- Campus Araguaia. 1ed.Cuiabá: UFMT; Gráfica Print, 2016, v. 1, p. 83-90.
-
NASCIMENTO, Adriana Queiroz ; MORETTI, E. C. . Reestruturação Urbana de Cuiabá em Virtude da realização da copa do mundo em 2014. In: Adriana Queiroz do Nascimento. (Org.). Cuiabá: os impactos da copa do mundo 2014. 1ed.Cuiabá: KCM editora; EdUFMT, 2015, v. Único, p. 110-143.
-
NASCIMENTO, Adriana Queiroz . Cuiabá-MT em jogo: a reestruturação urbana em virtude da Copa do Mundo em 2014. Remoção e ordenamento urbano como reflexos da exclusão. In: Orlando Alves dos Santos Junior; Christopher Gaffney; Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. (Org.). Brasil: Os impactos da copa do mundo 2014 e das olimpíadas 2016. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2015, v. único, p. 259-278.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . Vista da Chapada: uma reflexão sobre ocupação urbana e regularização fundiária em Cuiabá. In: Sônia Regina Romancini. (Org.). Novas territorialidades nas cidades Matogrossenses. 1ed.Cuiabá: Edufmt, 2009, v. , p. 97-113.
-
VASCONCELOS, L. C. S. ; PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; MOREIRA, M. C. ; ZAMPARONI, Cleuza Aparecida Gonçalves Pereira . A Chuva Ácida e a Climatologia Geográfica no Ensino Médio. Geo UERJ (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1981-9021 Geo UERJ (2007)).
-
SANTOS, V. A. ; FIGUEIREDO, J. A. ; PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; SILVA, D. S. . DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA A PARTIR DE UMA VISÃO ETNOGRÁFICA. In: SEMIEDU - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 2017, CUIABÁ. SEMIEDU 2017: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes, 2017.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; SILVA, L. A. M. E. ; DELMONDES, M. D. . Análise Teórico-metodológica da Geografia Crítica no Livro didático do 9 ano do Ensino Fundamental. In: VII Congresso Brasileiro de Geográfos, 2014, Vitória-ES. Análise Teórico-metodológica da Geografia Crítica no Livro didático do 9 ano do Ensino Fundamental, 2014.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; MENDONCA, R. B. . A PRÁTICA DE PROJETOS ESCOLARES COMO MEIO DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIENCIA EM BARRA DO GARÇAS (MT). In: VII Congresso Brasileiro de Geográfos, 2014, Vitória-ES. A PRÁTICA DE PROJETOS ESCOLARES COMO MEIO DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIENCIA EM BARRA DO GARÇAS (MT), 2014.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; SILVA, Karin Suemi Panamigo Shigekawa da ; SILVA, Laurene Aparecida da . A importância de se trabalhar a conservação da natureza no ensino fundamental: o aluno como integrante e transformador na natureza. In: CONFOP - Congresso de Formação de Professores, 2010, Varzea Grande. A importância de se trabalhar a conservação da natureza no ensino fundamental: o aluno como integrante e transformador na natureza, 2010.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; MOREIRA, M. C. ; KLEMP, S. M. . Tradições e costumes de São Gonçalo Beira Rio. In: XI ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 2007, COLÔMBIA. PROGRAMA RESÚMENES GEOPOLÍTICA, GLOBALIZACIÓN Y CAMBIO AMBIENTAL: RETOS EN EL DESARROLLO LATINOAMERICANO. BOGOTÁ: UNIBIBLOS, 2007. v. UNICO. p. 46.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; SANTOS, A. S. L. . A produção do espaço urbano - um exemplo de ocupação regular em área de risco na cidade de Cuiabá/MT. In: XIV Encontro Nacional de Geógrafos, 2006, Acre. anais XIV Encontro Nacional de Geógrafos. Acre, 2006. v. único.
-
VASCONCELOS, L. C. S. ; PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; MOREIRA, M. C. ; MENDES, E. S. . Políticas Públicas para a agricultura familiar: um estudo de caso do PRONAF no assentamento Corixinha, Cáceres/MT. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2006, ACRE. ANAIS XIV ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2006. v. ÚNICO.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; MENDES, E. S. ; VASCONCELOS, L. C. S. ; MOREIRA, M. C. . Análise do processo de formação de região polarizadora: um estudo de caso de Rondonópolis - Mato Grosso. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2006, ACRE. ANAIS XIV ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2006. v. ÚNICO.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; VASCONCELOS, L. C. S. . Reestruturação urbana em Cuiabá: uma abordagem a partir dos condomínios fechados. In: Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos, 2006, Três Lagoas. anais Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos, 2006. v. único.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; MARTINS, E. C. . Primavera do Leste/MT: O agronegócio e o Crescimento de uma cidade. In: III SIMPOSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA II SIMPÓSIO INTERNACINAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA JORNADA ARIOVALDO UMBELINO DE OLIVEIRA, 2005, Presidente Prudente. http://www2.prudente.unesp.br/agraria/port_downloads.htm, 2005.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; VASCONCELOS, L. C. S. ; MOREIRA, M. C. ; SCANDOLARA, R. ; SANTOS, A. S. L. ; MARTINS, E. C. . A modernização do campo e a urbanização em Primavera do Leste, Mato Grosso. In: International Congress on Environmental Planning and Management Environmental Challenges of Urbanization, 2005, Brasília. Brasília. International Congress on Environmental Planning and Management Environmental Challenges of Urbanization, 2005.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; VASCONCELOS, L. C. S. ; MOREIRA, M. C. ; SCANDOLARA, R. ; SANTOS, A. S. L. . Os efeitos da mecanização no campo: um estudo de caso no município de Primavera do Leste-MT.. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária - I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira, 2005, Presidente Prudente. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2005, Presidente Prudente. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária - I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira, 2005, Presidente Prudente. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2005.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; KLEMP, S. M. ; ROSSETTO, O. C. ; VASCONCELOS, L. C. S. ; MOREIRA, M. C. . Situação atual das famílias atingidas pela construção da usina hidrelétrica de Manso - Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária - I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira, 2005, Presidente Prudente. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2005, Presidente Prudente. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária - I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira, 2005, Presidente Prudente. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2005.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . Etnografia/residência escolar: resistência frente ao processo de desconstrução do estágio supervisionado em Geografia. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos, 2018, João Pessoa-PB. Caderno de publicações digitais, 2018.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . Impactos Economicos das Hidrelétricas em pequenas propriedades rurais o caso do assentamento Mamede Roder - Chapada dos Guimarães - Mato Grosso - Brasil. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005. v. único.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; SANATANA, D. R. ; CORREIA, E. R. ; CAMPOS, L. R. ; MOREIRA, M. C. ; CARVALHO, M. A. ; ROSSETTO, O. C. ; ALMEIDA, P. S. ; KLEMP, S. M. . A Luta pela Terra em Mato Grosso: O caso MTA. In: V seminário do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ UFMT, 2005, Cuiabá. Desigualdade Social e o Papel da Universidade. Cuiabá, 2005. v. único. p. 158.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; MOREIRA, M. C. ; VASCONCELOS, L. C. S. ; MENDES, E. S. . Analise do perfil dos adolescentes entre diferentes níveis sociais.. In: Seminário Educação 2005: Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores, 2005, Cuiabá. Seminário Educação 2005: Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores. Cuiaba, 2005.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . Cuiabá: Uma Metrópole Regional. In: VI Jornada de Geografia, 2004, Jataí. Anais do VI Jornada de Geografia, 2004. v. único.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; ALVES, M. P. B. ; MOREIRA, M. C. ; VASCONCELOS, L. C. S. . A produção agrícola do Estado de Mato Grosso: Um levantamento estatístico da produção regional, Norte e Sul. In: II Encontro de Geografia de Mato Grosso I Seminário de Pós-graduação em Geografia, 2004, Cuiabá. Ambiente e Desenvolvimento Regional. Cuiabá: Entrelinhas, 2004. v. unico. p. 59.
-
VASCONCELOS, L. C. S. ; FERREIRA, Z. M. ; FERREIRA, J. G. ; ROMANCINI, S. R. ; PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . A moradia na periferia urbana: um estudo sobre o Pedra 90. In: 56ª Reunião anual da SBPC, 2004, Cuiabá. anais 56ª Reunião anual da SBPC, 2004. v. ÚNICO.
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . MORADIA EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO EM CUIABÁ-MT BRASIL: IDEIAS DA CONTRADIÇÃO NA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . O DESENVOLVIMENTO DA PERIFERIA EM CUIABÁ-MT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; SALLA, F. . Olhar crítico sobre os impactos da Copa. 2014.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; OLIVEIRA, M. R. A. ; CORRENTE, O. . Constituir Comissão Verificadora do Curso de Licenciatura em Geografia da UNEMAT, EAD - Comodoro, Arenápolis, Juara, Sapezal, Água Boa e Primavera do Leste para fins de Reconhecimento. 2021.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; FARIA, C. S. ; CORRENTE, O. . Constituir Comissão Verificadora do Curso de Licenciatura em Geografia da UNEMAT, Campus Universitário de SINOP/MT, para fins de Reconhecimento. 2020.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; RAVACHE, R. L. ; ALENCAR, E. M. A. . Constituir Comissão Verificadora do Curso de Licenciatura em Geografia da UNEMAT, Campus Universitário de Colíder/MT, para fins de Reconhecimento. 2015.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; NETTO, L. R. G. ; PIRES, T. C. . Constituir Comissão Verificadora para verificação in loco das condições de oferta do Curso de Licenciatura em Geografia, 2ª Licenciatura, da UNEMAT. 2014.
ROSSETTO, O. C. ; ZAMPARONI, Cleuza Aparecida Gonçalves Pereira ; PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; NORA, G. D. ; PIAIA, I. I. ; MELO, N. R. S. . Diagnóstico Socioeconômico da Implantação da Avenida Parque do Barbado- Cuiabá/MT. 2012.
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento ; FONSECA, G. P. S. . Ambiente e Modernidade nas práticas escolares: informática, internet e ensino. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHORATI, Adriana Queiroz do Nascimento . AGENTES PRODUTORES DO ESPAÇO URBANO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Aspectos da formação docente em universidade públicas da Região Centro-Oeste a partir do estágio supervisionado em Geografia, Descrição: A formação de professores é um dos grandes desafios para os cursos de licenciatura, percebemos ao fazer análise dos projetos de curso, que muitas das disciplinas ofertadas estão desvinculada da formação do licenciando, imbuindo-lhes características de bacharéis o que reflete diretamente na dificuldade encontrada pelos estagiários em assumir uma sala de aula nas escolas. Isso geralmente proporciona: desarticulação entre teoria e prática, entre formação específica e pedagógica e entre formação e realidade escolar; menor prestígio da licenciatura em relação ao bacharelado; ausência de estudos histórico-filosóficos e epistemológicos; predominância de uma abordagem técnico-formal das disciplinas específicas; falta de formação teórico-prática em Educação[...] dos formadores (FIORENTINI, 2002, p. 154). Nesse sentido, o trabalho desenvolvido dentro do estágio supervisionado, tem um papel fundamental na atuação dos acadêmicos nas escolas, ele proporciona articulação de saberes adquiridos ao longo de sua vivência na universidade bem como tenta suprir a carência de formação didática do curso oferecendo aos acadêmicos condições de fazer um resgate da base teórica da geografia trabalhados ao longo das disciplinas voltadas para: as geotecnologias, humanidades ou áreas físicas e articulá-las enquanto saberes escolares. De acordo com Fiorentini (2008) as pesquisas sobre o estágio indicam que, se queremos formar professores com condições de produzir conhecimentos curriculares e de transformar a realidade cultural e social escolar, é necessário adquirir uma formação inicial que lhes proporcione uma sólida base teórico-científica relativa ao conhecimento educacional, que deve ser desenvolvida apoiada na reflexão e na investigação sobre a prática. Isso requer um tempo relativamente longo de estudo e o desenvolvimento de uma prática de socialização profissional e iniciação à docência acompanhada de muita reflexão e investigação, tendo a orientação ou supervisão de docentes qualificados. Na busca por metodologias que permitam envolver o estudante de graduação e inseri-los no contexto escolar, buscamos compreender como ocorre a formação do professor, quais são os aspectos necessários à sequência teórico metodológica de formação desse professor de geografia, e percebemos que existem diferentes projetos sendo implementados nas diferentes universidades, desde a definição aleatória de regência, que insere o estudante na escola a partir de um tema seguido de uma quantidade mínima de aulas, até a conhecida escola de aplicação, onde a escola para receber um grupo de estagiários que apresentam uma simulação do que viria a ser um dia de atividade docente. Conhecer e dialogar sobre os caminhos da formação do professor na universidade é algo que urge frente às mudanças que vem ocorrendo nas políticas educacionais. Percebemos a instalação de políticas públicas que deixam de lado o caráter político das discussões geográficas, e voltam-se às questões mais vinculadas aos considerados ?estudos comportamentais? uma retomada da discussão feita ao longo dos ?estudos sociais? em períodos da ditadura militar. A adoção da base nacional comum curricular e as propostas de mudanças no ensino médio com a oferta de cursos voltados para a área tecnológica, também atingem diretamente a ciência geográfica e o processo de formação docente, onde universidade públicas, passam a implementar projetos tais como o novo formato do PIBID e o projeto de Residência Pedagógica/2018.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati - Coordenador / Larissa Souza Macedo - Integrante / Marcos Antonio Gomes Jacques - Integrante / Silvana Abreu - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
-
2013 - 2016
Projeto Metropolização e Mega-Eventos: impactos dos Jogos Olímpicos/2016 e Copa do Mundo/2014, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati - Coordenador / Adriano Sebastião Lucas Santos - Integrante / Gizelle Prado da Silva Fonseca - Integrante / Guslene Tertuliana Ribeiro - Integrante / Jonatan Lucas da Conceição - Integrante / Rosinaldo Barbosa da Silva - Integrante / Edenilson Dutra de Moura - Integrante / Thomas A. Q. Nascimento - Integrante / Laryssa Domingos Correa Queiroz - Integrante / Cornélio Silvano Vilarinho Neto - Integrante / Antonio Latorraca Netto - Integrante.
-
2002 - Atual
Grupo de Estudos sobre Cidades e Novas Territorialidades, Descrição: o grupo de pesquisa tem como objeto central analisar as cidades mato-grossenses e as novas territorialidades. Os estudos dão ênfase às questões referentes à urbanização em Mato Grosso, destacando-se a produção do espaço urbano regional,sua evolução, problemas políticos, sociais e econômicos, bem como as relações entre espaço e cultura. Este grupo surgiu da necessidade de se congregar os pesquisadores tendo em vista o desenvolvimento de estudos sobre as cidades mato-grossenses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, IGHD - Instituto de Geografia História e Documentação. , Rua Carvalhos Dourados, Jardim dos Ipês, 78088590 - Cuiabá, MT - Brasil - Caixa-postal: 00, Telefone: (065) 36652014, Ramal: 000, Fax: (065) 000
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2013
Centro Universitário de Várzea GrandeVínculo: Professor de ensino, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
2009 - 2010
fundação bradescoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Nivel II, Carga horária: 28
2009 - 2009
Escola Estadual Prof. Nilo PóvoasVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino fundamental e médio, Carga horária: 20
2009 - 2009
Escola Estadual João Brienne de CamargoVínculo: Professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamental, Carga horária: 10
2008 - 2009
EMEB Ministro Marcos FreireVínculo: Professora de ensino, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamental, Carga horária: 18
2008 - 2008
EMEB Maximiano Arcanjo da CruzVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora ensino fundamental, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?