Rafael Monteiro de Oliveira
Rafael Oliveira é Engenheiro Mecânico (UEA), aluno finalista de MBA em Análise de Inteligência de Negócios e aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação para Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA-UFAM), Linha de Pesquisa: Estudos Teóricos Computacionais, sub-área: Aprendizado de Máquinas. Possui 9 anos de experiência profissional em indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), tendo atuado nas áreas de programação e integração de dados, gestão de projetos e indicadores, dimensionamento e cálculo de produtos e melhorias de processos produtivos, ocupando posições estratégicas nas áreas técnica e gerencial ao longo de sua carreira em empresas como Robertshaw, LG Electronics e Faber-Castell. Atualmente, na Yamaha faz parte do Escritório de Projetos (PMO) e é responsável pelo Laboratório de Ensaios de Vibrações na Engenharia de Projetos.
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA RECURSOS AMAZÔNICOS
2018 - Atual
Universidade Federal do Amazonas
Título: Análise preditiva para identificação de degradação de áreas ambientais,Orientador: Jorge Yoshio Kanda
Palavras-chave: Machine Learning; Artificial Intelligence.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Especialização em andamento em MBA em Análise de Inteligência de Negócios
2016 - Atual
[Nome removido após solicitação do usuários]
Título: Fontes abertas para Extração, Transformação e Carga para Data Warehouses
Orientador: Paulo Henrique Otoni Ribeiro
Graduação em Engenharia Mecânica
2003 - 2015
Universidade do Estado do Amazonas
Título: Estudo de caso sobre a implantação de um novo produto no Polo Industrial de Manaus
Orientador: D.Sc. Antonio Claudio Kieling
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Machine Learning.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Business Intelligence.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia Mecânica.
Participação em eventos
V ENCOENG (Encontro Nacional de Engenharia) - FUCAPI Manaus. 2017. (Encontro).
XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). 2011. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, R. M. . IX Semana de Ciência e Tecnologia - UEA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, R. M. . VII Semana de Ciência e Tecnologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Aplicação de software CAD/CAE no desenvolvimento de um motor Stirling, Descrição: Continuação da pesquisa "Desenho de Árvore de Eixos" (08/2012-08/2013) com definição, desenho, dimensionamento e cálculo em software CAD/CAM, com o propósito de construir um motor stirling para análises técnicas e aproveitamento de energia térmica (solar) em região equatorial com alta incidência de luz e temperatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Monteiro de Oliveira - Coordenador.
-
2012 - 2013
Aplicação do software Solid Work no desenho de árvores, Descrição: Estudo, definição de parâmetros e desenho de eixo usando o software SolidWorks para aproveitamento de energia térmica (solar) em região equatorial com alta incidência de luz e temperatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Monteiro de Oliveira - Coordenador.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Monteiro de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?