Austerli Nunes Vieira

Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-BH, 1977), mestrado em Engenharia Elétrica ? foco em engenharia de computação - pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2000), especialização em redes de computadores pela Unicamp (2007), especialização em engenharia de software pela Unicamp (2011). Desde 2019, como aluno especial, cursando disciplinas para doutorado no Instituto de Computação da Unicamp.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica

1985 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: Uso de Aplicações Cliente-Servidor para Telefonia,Ano de Obtenção: 2000
Manuel de Jesus Mendes.

Graduação em Enegenharia Eletrônica e de Telecomunicações

1973 - 1977

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Engenharia de Software. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Redes de Computadores. (Carga horária: 369h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renilton da Silva

COAN, A.; FERREIRA, M. J. S.; PEREIRA, F. G.;VIEIRA, A. N.. Proposta de oferta de serviços em ti, com foco voltado para microempreendedores e microempresas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerenciamento de Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Campinas.

Aluno: Joemerson Tonche Pinheiro

SOUZA, L. F.; FRIGERI, M.;VIEIRA, A. N.. Implantação de Gerenciador de redes Zabbix 3.4 em uma empresa que administra Condomínios na região de Campinas - Um estudo de Caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerenciamento de Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Campinas.

Aluno: Rosinei Aparecido da Silva

VIEIRA, A. N.; COAN, A.. Estudo sobre as bases de conhecimento e sua relação com o treinamento em ?service desk?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerenciamento de Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Campinas.

Aluno: Gustavo Soares Pereira

VIEIRA, A. N.. Disponibilizando dados de automação industrial através da computação na nuvem.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerenciamento de Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ivan Luiz Marques Ricarte

MENDES, M. J.COELLO, J. M. A.CARDOZO, E.RICARTE, I. L. M.. Uso de recursos de orientação a objetos para a construção de circuitos de clientes e servidores em centrais públicas de comutação telefônica. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.

Juan Manuel Adán Coello

ADÁN COELLO, J. M.. Uso de Recursos de Orientação a Objetos para a Construção de Clientes e Servidores em Centrais Públicas de Comutação Telefônica. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rosinei Aparecido da Silva

Estudo sobre as bases de conhecimento e sua relação com o treinamento em ?service desk?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gerenciamento de Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Campinas; Orientador: Austerli Nunes Vieira;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Faculdade de Tecnologia de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Tecnologia da Informação

2018 - 2019

Faculdade de Tecnologia de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Programação para a Internet

2018 - 2019

Faculdade de Tecnologia de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Atividades de Projeto 4

2017 - 2019

Faculdade de Tecnologia de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Linguagem de Programação

Atividades

  • 11/2017 - 07/2019

    Ensino, Gerenciamento de Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagens de Programação, Programação para a Internet, Sistemas de Informação

2013 - 2015

Universidade Anhanguera de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4

Outras informações:
Principais atividades exercidas: - Suporte à diretoria em questões relacionadas ao MEC - Ministrar aulas como professor dos cursos de: - Redes de Computadores, - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, - Ciência da Computação, - Sistemas de Informação. Disciplinas ministradas: - Redes de Computadores; - Redes de Alta Velocidade e Convergentes

2012 - 2012

Instituto Educacional do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 6

2015 - 2016

Daitan Labs Soluções em Tecnologia SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
Manutenção de software de sistemas GPON Especificação de requisitos para uma interface de transmissão de dados para dispositivos móveis subterrâneos.

2012 - 2015

Pdtec S.A.

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de especificações de software e de hardware para switches e outros equipamentos baseados em fibras ópticas com tecnologia OTN. Treinamento de engenheiros e técnicos em tecnologia OTN. Interações com desenvolvedores, gerentes de produto e gerentes de projeto para viabilizar o desenvolvimento dos requisitos do projeto.

1999 - 2009

Alcatel-Lucent

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Produto, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de especificações técnicas, desenvolvimento e manutenção de software, treinamentos, relacionamento com clients, licitações públicas; coordenação de trabalhos de equips, etc. TMN, redes de sinalização N7, bilhetagem uutomática, RDSI (NT1, TA, etc). Interações com o COBEI para padronização de normas brasileiras. Desenvolvimento de aplicações de sitemas telefônicos computadorizados. Suporte para solução de problemas. Palestras, cursos e treinamentos para Alcatel, Embratel, Telesp, CTBC, etc. (ex.: Sinalização CCITT N7; software, hardware e comandos CHM de central telefônica computadorizada S12; Linguagens de Programação para S12, etc). Especificação e coordenação de trabalhos (software, hardware e sistema) equipamento controlado por microprocessador para interligar os módulos DTMs (?Digital Trunk Module?) do S12 a Máquinas Anunciadoras de Mensagens Gravadas e a Mesas de Operadoras; usa placas do S12 e do Trópico; Campinas, 1992-1993. Membro do grupo de Handover, Alcatel-SEL, Stuttgart, Alemanha, comunicações móveis para os mercados da Europa e das Américas. Elaboração, em CCITT-SDL ("System Description Language"), da documentação de implementação do ?handover? no Sistema 12; elaboração de casos de testes de handover; acompanhamento das execuções dos casos de testes em laboratório. Definições do projeto de sistema e implementação de software do S12 para a América Latina, Alcatel - ASESA, Madri, Espanha, 1990-1992: assinantes, X25, interfaces com os centros de operação e manutenção, tons e locuções gravadas, tarifação, codificação em CHILL (DBH ? ?Detailled Billing Handler?), etc. Software de assinantes da central TROPICO R: projeto, codificação, testes, depuração e manutenção; Campinas, S.P., 1986-1990.

1986 - 1999

Elebra Telecom S.A.

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletrônico Sênior, Carga horária: 40

Outras informações:
A Elebra Telecom mudou nome para Alcatel Telecomunicações S.A., que posteriormente passou a se chamar Alcatel-Lucent. Trabalhos em Campinas, Madri (Espanha, aproximadamente 2 anos e meio) e Stuttgart (Alemanha, aprox 1 ano e 2 meses): especificação, codificação, testes e manutenção de software de centrais telefônicas; suporte a vendas e a campo; elaboração de treinamentos internos e de clientes.

1982 - 1986

Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Sênior, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de projetos de hardware e de software para automação industrial Construção e implantação de sistemas de controle analógicos e digitais (com ou sem uso de microprocessadores) para automação industrial (moagem de cana, evaporação, caldeiras, fermentação, etc.); Testes, "start-ups", especificações para compra, busca de fornecedores, comparação de propostas técnicas; Desenvolvimento próprio em protótipo (quando necessário); Idealização e elaboração de soluções para sensores e atuadores de baixo custo; Projeto de placas de interfaces com microcomputadores e fontes de alimentação; Elaboração de algoritmos para leitura de medidores de grandezas físicas, estratégias de controle, implementação de algoritmos PID para controle de malhas, atuação de válvulas motorizadas, solenóides, contactores, etc.; esboço de telas de vídeo para operador; codificação de monitores para atualização de vídeo, leitura de teclado, etc. Especificação de infra-estrutura para implantação de microcomputadores industriais e administrativos; especificações técnicas e plano diretor para implantação de diversos microcomputadores em diversos setores industriais de unidades cooperadas. Seleção, orientação, treinamento e coordenação de trabalhos de técnicos em eletrônica, instrumentação e análise de sistemas. Interações com engenheiros mecânicos, químicos, de processos, proprietários de unidades industriais, fabricantes, casas de software, centros de pesquisas, etc. Suporte em assuntos de eletrônica, telecomunicações, instrumentação, controle e microprocessadores.

1979 - 1982

Samarco Mineração S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Computação, Carga horária: 40

Outras informações:
Cargos: Engenheiro do Computador; Chefe da Divisão de Instrumentação e Telecomunicações Áreas de atuação: Automação industrial, eletrônica e telecomunicações; extração, beneficiamento, transporte e pelotização de minério de ferro; manutenção dos sistemas de computadores de controle industrial e seus periféricos; treinamento de técnicos e engenheiros, coordenação de engenheiros e técnicos em instrumentação, eletricidade, mecânica, pneumática, telecomunicações, eletrônica e computação. Manutenção dos sistemas de computadores e de seus periféricos; remoção de defeitos; treinamento e coordenação de técnicos; estudos de materiais e de condições ambientais. Projeto e testes em campo de um link de UHF para transmissão de voz e dados. Apoio técnico e administrativo para trabalhos de engenheiros e técnicos em instrumentação, eletricidade, mecânica, pneumática, telecomunicações, eletrônica e computação. Representante titular da empresa junto à CIPA.

1978 - 1979

Burroughs Eletrónica Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vendedor, Carga horária: 40

Outras informações:
Vendas de calculadoras eletrônicas e minicomputadores; treinamentos em Assembly.

1973 - 1978

Telemig - Telecomunicações de Minas Gerais S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico de Engenharia, Carga horária: 40

Outras informações:
Telemig foi o nome dado para a então Companhia Telefônica de Minas Gerais. Manutenção de equipamentos de centrais telefônicas; coordenação de técnicos; suporte à diretoria técncia Centrais telefônicas de comutação pública; implantação, aceitação e manutenção de equipamentos Ericsson ARF-102-MFC, coordenação de trabalhos de técnicos, elaboração de normas, controle de qualidade de serviços, auditorias de comutação.

1973 - 1973

Advance Rádio e Televisão S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de TV, Carga horária: 40

Outras informações:
Inspeção de qualidade e remoção de defeitos em linha de montagem de televisores