Ricardo Ferreira Monteiro
Possui graduação em Ciências Biológicas Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Ciências Biológicas Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente é professor Colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia geral, com ênfase em Ecologia de insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Distribuição e abundância espacial e temporal de mariposas e borboletas neotropicais; Ecologia dos insetos indutores de galhas; Interações tritróficas envolvendo insetos fitófagos, suas plantas hospedeiras e inimigos naturais; Distribuição e riqueza de espécies de insetos parasitoides na Mata Atlântica como subsídios para estudos de controle de pragas no Brasil. Tenho atuado também nas interfaces de ensino, conservação e extensão em atividades e projetos, tais como: Ecologia e conservação de Parides ascanius, a borboleta da praia; Utilização de insetos, com ênfase em borboletas frugívoras, na avaliação de um ambiente e na elaboração de seu plano de manejo; Utilização de insetos como ferramenta de ensino na educação básica.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciencias Biologicas Ecologia
1985 - 1990
Universidade Estadual de Campinas
Título: Coloração críptica em espécies de Rekoa em restinga
Orientador: João Vasconcellos Neto
Palavras-chave: Estrategia de Defesa; Intera O Inseto Planta; Restinga.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Mestrado em Ecologia
1977 - 1981
Universidade Estadual de Campinas
Título: Regulação populacional em espécies de Ithomiinae em Sumaré, SP, Ano de Obtenção: 1981
Orientador: Keith Spalding Brown Junior
Palavras-chave: Inseto Tropical; Comportamento; Regulacao Populacional.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biodiversidade e Conservação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biodiversidade e Conservação/Especialidade: Ecologia e manejo de espécies de insetos ameaçados de extinção.
Organização de eventos
MONTEIRO, R.F. ; MACEDO, MARGARETE V. . Sábado para curtir: insetos. 2019. (Exposição).
MONTEIRO, R.F. . 80 anos de Conservação e participação social no PARNASO. Passado, presente e futuro. 2019. (Congresso).
MEIRELLES, R. M. S. ; Monteiro, R. F. ; Pereira, RFP ; Valverde de Macedo . IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. 2015. (Congresso).
Monné, M.L. ; MONTEIRO, R. F. . I Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).
Otero, L. ; HERKENHOFF, E. V. ; ESPERANCO, A. P. ; MONTEIRO, R. F. . Trabalhando com insetos na escola como parte da exposição "Baratas e Afins". 2003. (Exposição).
Participação em eventos
II Encontro Internacional Educação 360. 2015. (Encontro).
Patrimônios naturais: edição espécies ameaçada da fauna brasileira.Contribuição com uma fotografia de uma espécie ameaçada de extinção. 2012. (Oficina).
VII Encontro de Pesquisadores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2009. (Encontro).
Workshop Estratégias e Ações para Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro.Workshop Estratégias e Ações para Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Outra).
III Encontro de Pesquisadores do PNSO.III Encontro de Pesquisadores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos: da ciência ao manejo.. 2005. (Oficina).
LXII Reunião Científica da SBB/Seção RJ.Interação inseto x planta. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
Monteiro, R. F.; LAZOSKI, C.. Parasitoides e bactérias simbiontes em comunidades de Drosophila no Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Genética) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Nessimian, J.L.Monteiro, R. F.; FERNANDES, D.. Descrição e comparação das redes tróficas de macroinvertebrados aquáticos em riachos da Bacia do rio Paquequer, dentro e fora do perimetro urbano da cidade de Teresópolis, RJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Monteiro, R. F.; MERMUDES, J. R.;Nessimian, J.L.. Biologia e ecologia de Plunentis porosus (Hemiptera: Coreidae), uma espécie com cuidado parental. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Pereira LA; Alves MA;Monteiro, R. F.. Alocação de tempo do sabiá-da-praia, Mimus gilvus (Aves: Mimidae): comparação entre ambientes da praia e do inteior no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ.. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Mattos E.A.; Nascimento;MONTEIRO, R. F.. Síndromes de escape e defesa e a intensidade de herbivoria em sete espécies de Melastomataceae da floresta montana do PARNASO. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Mielke, O.H.H.M.;MONTEIRO, R. F.. Cumbre Evans, 1955 (Hesperiidae: Hesperiiinae: Moncini): tasonomia, filogenia e morfologia comparada. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.
MONTEIRO, R. F.. Padrões de distribuição espacial e temporal de Braconidae (Hymenoptera) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.. Diversidade e fenologia de lagartas folívoras em Roupala montana (Proteaceae) no Cerrado do Brasil Central. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade de Brasília.
MONTEIRO, R. F.. Seleçãodirecional sobre a forma das asas em espécies de Drosophila. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; Nascimento; ROMANOWSKI, H. P.. Herbivoria em Clusia hilariana (Clusiaceae) no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ.. 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; COSTA, C. S. R.; FERNANDEZ, F. A. S.. Predação de sementes em Allagoptera arenaria (Arecaceae) no Parque Nacional da Rewstinga de Jurubatiba, RJ.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; MARINI-FILHO, O. J.; RIOS, R. I.. Aspectos da ecologia e conservação da borboleta da praia, Parides ascanius (Cramer, 1775( (Lep.:Papilionidae). 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Teoria do equilíbrio insular. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; Solé-Cava. Resistência a estresse hídrico e alimentar em populações naturais de Drosophila de ambientes de Mata Atlântica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. . Biologia reprodutiva de Randia itatiaia (Rubiaceae): espécie dióica polinizada por lepidópteros diurnos e noturnos no Parque Nacional do Itatiaia, RJ.. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Botânica) - Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Ecologia de insetos fitófagos associados a Byrsonima sericea (Malpighiaceae). 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Os simulídeos (Diptera: Simuliidae) do Parque Nacional do Itatiaia. 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; SUJYII, E.; DINIZ, I.. História natural e comportamento de Gonioterma exquisita Duckworth, 1964 (Elachistidae) em Byrsonima pachyphylla Griseb. (Malpighiaceae).. 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.
MONTEIRO, R. F.. Estudo da entomofauna de dois diferentes habitats do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ). 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Seleção Natural. 2002. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Efeito da borda sobre herbivoria por insetos de um fragmento de Mata Atlântica em Rio das Ostras, RJ. 2001. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MONTEIRO, R. F.. Estrutura e biodiversidade de insetos associados a galhas de Mikania glomerata Spreng. (Asteraceae) em diferentes áreas de Mata Atlântica. 2000. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Diversidade de lagartas de Lepidoptera em Miconia pohliana e Miconia ferruginata (Melastomataceae) no cerrado de Brasília.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.
MONTEIRO, R. F.. Estudos das interações ecológicas dentro de um sistema trófico envolvendo galhas induzidas por Lopesia brasiliensis (Diptera: Cecidomyiidae) em Ossaea confertiflora (Melastomataceae). 1999. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Seleção de habitat, estrutura trófica e temporal das guildas de minadores de folhas e de seus parasitóides em ambiente de borda e interior da Mata Atlântica. 1999. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Guilda de microhimenópteros parasitóides assciados a galhas de restinga e Mata Atlântica no Rio de Janeiro. 1999. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Ecologia do percevejo. 1998. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MONTEIRO, R. F.. História natural e comportamento reprodutivo de Penepodium dubium (Tasch.) (Hymenoptera: Sphecidae). 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Interações ecológicas envolvendo duas espécies de Sennius (Coleoptera:Bruchidae) predadores de sementes e sua planta hospedeira Senna bicapsularis (Leguminosae). 1997. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Ecologia de galhas entomógenas de Baccharis concina. 1996. Dissertação (Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MERMUDES, J. R. M.;MACEDO, M. V.; Monné, M.L.; SANTOS, A. P. M.; CARVALHO, B. M.;MONTEIRO, RICARDO F.. Evolução da subsocialidade em Cassidinae (Coleoptera Chrysomelidae) com base em filogenia molecular. 2019. Tese (Doutorado em Programa de biodiversidade e Biologia evolutiva) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Nessimian, J.L.Gil Azevedo LH; SUHETT, A. L.; ALBRECHT, M. P.;MONTEIRO, R. F.. AVALIAÇÃO DO PAPEL DE BORRACHUDOS (DIPTERA, SIMULIIDAE) COMO GRUPO-CHAVE EM ECOSSISTEMAS LÓTICOS DA MATA ATLÂNTICA SOB O EFEITO DO Bacillus thuringiensis var. israelensis (BTI). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Monteiro, R. F.; ALMEIDA NETO, M.; HERNANDEZ, M. M.. Padrões de distribuição e diversidade de Sacarabaeinae (Scarabaeidae: Coleoptera) ao longo de um gradiente altitudinal no Parque Nacional do Itatiaia, Rio de Janeiro.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
CLARO, K.;Monteiro, R. F.; NASCIMENTO, F. S.. A comunidade de licenídeos de uma área de cerrado: especificidade de dieta, interações ecológicase seleção de plantas hospedeiras. 2014. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Entomologia FFCLRP/USP) - Universidade de São Paulo.
Monteiro, R. F.Nessimian, J.L.; CLARO, K.. Padrões de diversidade Beta e especificidade de hospedeiro de Lepidoptera da Região neotropical. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.; Pereira LA; Marini Filho, MA; Alves MA; Silva WR. Variação espaço-temporal de aves na Restinga de Jurubatiba. 2006. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; Nascimento; MORAIS, H. C.;MAIA, V. C.; RIOS, R. I.. Distribuição espacial de insetos fitófagos, com ênfase em galhadores, em trê diferentes regiões do Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; Araújo, D.S.D.; Scarano; Nascimento. Variação espacial na estrutura de comunidades vegetais da formação aberta de Clusia no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Insetos galhadores do guanandi (Calophyllum brasiliense) em matas de restinga: descrições, distribuição espacial e fenologia. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Leveduras da restinga. 1994. Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MASUDA, H.;Monteiro, R. F.; ESTEVES, F. A.. Água: a essência da vida e a crise. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Variação espacial e temporal da comunidade ictioplanctônica. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. A participação de aves em bandos mistos na região tropical. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Histórico sobre as restingas fluminenses: geomorfologia, hipóteses sobre sua colonização biológica e ocupação humana. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Variação estrutural do xilema e sua consequências hidráulicas, mecânicas e ecológicas. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Interação planta-inseto: estudo de pigmentos vegetais sequestrados por Rekoa marius e R. palegon (Lycaenidae). 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Monteiro, R. F.; VALENTIN, Y.. Fragmentação de habitats e populações mínimas viáveis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Monteiro, R. F.. Rosa. Coevolução. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
Monteiro, R. F.. Competição. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.Nessimian, J.L.; Faria, F.S.; Vieira, R.C.. Biologia e ecologia de Fulcidax monstrosa Fabricius 1798 (Coleoptera:Chrysomelidae:Chlamisinae).. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Monitoramento da abundância, riquezas de espécies e diversidade de borboletas em uma área do Parque Nacional de Itatiaia, Brasil. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Diversidade e abundância da comunidade de formigas em uma área do Parque Nacional da Tijuca, RJ, Brasil. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Monteiro, R. F.; Maes dos Santos; MARTINELLI, L. A.; MARQUES, M.; MATTOS, D.. Concurso publico Professor adjunto. 2017. Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.. Concurso Público para seleção de Professor Ajunto. 2009. Instituto de Biologia /UFRJ.
Aguiar, A. P.; Tavares, M.T.;MONTEIRO, R. F.. Ecologia. 2009. Universidade Federal do Espírito Santo.
Araújo, D.S.D.; Mattos E.A.;MONTEIRO, R. F.. Primeiro Edital público para contratação de Professor Substituto de Ecologia. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Araújo, D.S.D.;MONTEIRO, R. F.; Mattos E.A.. Segundo Edital de concurso público para contratação de Professor Substituto de Ecologia Vegetal. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Estágio probatório de docente. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CARAMASCHI, E. P.; VIEIRA, M. V.;Monteiro, R. F.. Comissão de seleção de ingresso alunos pós-graduação em Ecologia. 2015. Instituto de Biologia /UFRJ.
Monteiro, R. F.; MERMUDES, J. R. M.; CARAMASCHI, E. P.. Comissão de avaliação de trabalhos na Jornada de IC da UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
RODRIGUES, M.;Monteiro, R. F.; FERNANDES, L.. Comissão de seleção de mestrado profissional. 2013. Escola Nacional de Botanica Tropical.
ANJOS, L.;Monteiro, R. F.; MANTOVANI, W.. Comissão de acompanhamento de projetos de pesquisa. 2013. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
MONTEIRO, R. F.. Reunião de julgamento da Chamada CNPq/ICMBio 13/2011 Pesquisa em Unidades de Conservação do Bioma Caatinga. 2011. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
MONTEIRO, R. F.. Comissão de Avaliação para Progressão Horizontal para Progressão Horizontal da Categoria de Adjunto I para Adjunto II do Prof Dr Vinicius Farjalla. 2010. Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.. Comissão de Avaliação para Progressão Horizontal para Progressão Horizontal da Categoria de Adjunto II para Adjunto III do Prof Dr Vinicius Farjalla. 2010. Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.. Comissão de Avaliação para Progressão Horizontal para Progressão Horizontal da Categoria de Adjunto III para Adjunto IV do Prof. Luiz Antonio Pedreira Gonzaga. 2009. Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.. Comissão de Avaliação para Progressão Horizontal para Progressão Horizontal da Categoria de Adjunto II para Adjunto III do Prof. Luiz Antonio Pedreira Gonzaga. 2009. Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.. Comissão de Avaliação para Progressão Horizontal para Progressão Horizontal da Categoria de Adjunto I para Adjunto I do Prof. Luiz Antonio Pedreira Gonzaga. 2009. Instituto de Biologia /UFRJ.
MONTEIRO, R. F.. Comissão de seleção de alunos para o doutorado. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Comissão de seleção de doutorado. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Jornada de Iniciação científica. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.. Comissão de seleção de mestrado. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; HELENA,. Jornada de Iniciação Científica. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, R. F.; BLANCHE,; HELENA,. Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Identidade e história de vida de três espécies de Elytrosphaera (Coleoptera: Chrysomelidae) em montanhas tropicais do sudeste brasileiro; 2022; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Distribuição altitudinal e temporal de espécies de Metopiinae (Hymenoptera: Ichneumonidae) em uma montanha do sudeste brasileiro; 2020; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
distribuição e morfometria de Lampyridae no Parque Nacional da Serrra dos Órgãos; 2016; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
PADRÕES DE RIQUEZA E DIVERSIDADE DE CHRYSOMELIDAE (INSECTA: COLEOPTERA) EM UMA MONTANHA NO SUDESTE DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Biologia e ecologia de Plunentis porosus Stal, 1859 (Heteroptera:Coreidae) em Vriesia bituminosa (Bromeliaceae) no Parque Nacional da Serra dos òrgãos, RJ; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Variação espacial e temporal na composição e riqueza de espécies de Ichneumonidae (Hymenoptera) em três unidades de conservação no sudeste do Brasil; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Proposta de protocolo de monitoramento utilizando borboletas frugívoras como indicadores de impacto ambiental na Reserva Biológica União/RJ; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Engenharia ambiental) - UFRJ - Escola Politécnica, ; Coorientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Padrões de distribuição espacial e temporal de Braconidae (Hymenoptera) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Insetos fitófagos associados a espécies de Malpighiaceae em duas restingas do estado do Rio de Janeiro; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Insetos associados a seis espécies de Malpighiaceae em duas Restingas do Estado do Rio de Janeiro: ecologia e distribuição; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Padrões Ecológicos de Insetos Fitófagos em uma Restinga: Abundância e Grau de Especificidade; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Herbivoria em Clusia hilariana (Clusiaceae) no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ); 2007; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Predação de sementes em Allagoptera arenaria (Arecaceae) no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ); 2006; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Aspectos da ecologia e conservação da borboleta da praia, Parides ascanius (Cramer, 1775) (Lep; :Papilionidae); 2006; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Ecologia de insetos fitófagos associados a Byrsonima sericea DC; (Malpighiaceae) na Restinga de Jurubatiba (RJ); 2005; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Simulideos (Diptera: Simuliidae) do Parque Nacional do Itatiaia; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Estudo da entomofauna de dois diferentes hábitats do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ); 2003; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Estrutura e biodivdersidade de insetos associados a galhas de Mikania glomerata Preng; (Asteraceae) em diferentes áreas de Mata Atlântica; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Estudo das interações ecológicas dentro de um sistema trófico envolvendo galhas induzidas por Lopesia brasiliensis (Diptera: Cecidomyiidae) em Ossaea confertiflora (Melastomataceae); 1999; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Guilda de microhimenópteros parasitóides associados a galhas em restinga e Mata Atlântica no Rio de Janeiro; ; 1999; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Seleção de habitat, estrutura trófica e temporal das guildas de minadores de folhas e de seus parasitóides em ambientes de borda e interior de Mata Atlântica; 1999; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
História Natural e Comportamento Reprodutivo de Penepodium Dubium (Hymenoptera: Sphecidae); 1998; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Interações Em Três Níveis Tróficos Envolvendo A Galha de Neolasioptera Cupheae (Diptera: Cecidomyiidae) Em Cuphea Carthagenensis (Lithraceae); 1998; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Interações Ecológicas Envolvendo Duas Espécies de Sennius (Coleoptera: Bruchidae) Predadores de Sementes e Sua Planta Hospedeira Senna Australis (Leguminosae); 1997; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Ecologia em uma montanha do sudeste brasileiro: biodiversidade e estruturação espaço temporal de uma comunidade de espécies de Braconidae (Hymenoptera); 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Vagalumes (Coleoptera: Lampyridae) na Serra dos Órgãos: Distribuição, Biometria e Conservação; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Braconidae da Serra dos Órgãos: distribuição altitudinal e temporal; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ecologia) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Revisão de um gênero de Pimplinae (Hymenoptera:Ichneumonidae); 2018; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
?Predição dos efeitos das mudanças climáticas na estrutura altitudinal das comunidades de escaravelhos coprófagos do Parque Nacional de Itatiaia (Rio de Janeiro, Brasil)?; ; 2014; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Composição e diversidade Beta de Lepidoptetra Neotropical; 2012; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Padrão de predação de sementes de Allagoptera arenaria (Arecaceae); 2010; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Impacto de uma barragem sobre a composição e diversidade de Simuliidae (Diptera); 2010; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Chrysomelidae (Coleoptera) do estado do Rio de Janeiro: ecologia e distribuição; 2009; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Padrões de especificidade de insetos fitófagos na região Neotropical; ; 2008; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Distribuição espacial de insetos fitófagos, com ênfase em galhadores, em três diferentes regiões do Brasil; ; 2006; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Insetos galhadores do guanandi (Calophyllum brasiliense) (Clusiaceae) em matas de restinga no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; 2002; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
2016; Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ricardo Ferreira Monteiro;
2014; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ricardo Ferreira Monteiro;
2010; Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ricardo Ferreira Monteiro;
1999; Instituto de Biologia /UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Ricardo Ferreira Monteiro;
Custo de galhas induzidas por stephomyia rotundifoliorum maia, 1993 (diptera: cecidomyiidae) sobre eugenia umbelliflora o; berg (myrtaceae); 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
ALOMETRIA E DIMORFISMO SEXUAL NO VAGALUME PYROGASTER ANGUSTATUS (COLEOPTERA: LAMPYRIDAE): SELEÇÃO SEXUAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS MORFOLÓGICAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Variação na coloração do élitro de Phanaeus (Notiophanaeus) splendidulus (Fabricius, 1781) (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) com ênfase no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Distribuição altitudinal de Chrysomelidae (Coleoptera) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), com ênfase na subfamília Eumolpinae; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Custo de galhas induzidas por Stephomyia rotundifoliorum Maia, 1993 (Diptera:Cecidomyiidae) sobre Eugenia umbelliflora O; Berg (Myrtaceae); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Ecologia de espécies de Hymenoptera parasitoides; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Distribuição altitudinal de Carminda spp; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Criação e experimentação de insetos em espaço não formal - borboletário; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Criação, experimentação e exibição de insetos: articulando pesquisa, conservação e educação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Criação e experimentação de insetos em espaço não formal - borboletário; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Ecologia de uma galha entomógena em Davilla rugosa (Dilleniaceae); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Ecologia de espécies de parasitoides; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Distribuição altitudinal de espécies de Tiphiidae (Hymenoptera) em montanhas do sudeste brasileiro; 2015; Iniciação Científica - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Distribuição altitudinal e morfometria de Onthophagous sp; (Coleoptera: Scarabaeidae); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Zoologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Interação entre uma espécie de parasitóide e seu hospedeiro; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Apoio à transição agroecológica ao distrito agrícola de Piabetá-Magé, RJ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Apoio à transição agroecológica ao distrito agrícola de Piabetá-Magé, RJ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Apoio à transição agroecológica ao distrito agrícola de Piabetá-Magé, RJ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Himenópteros parasitóides da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro: interação tritrófica envolvendo galhas entomógenas e larvas de lepidópteros exofíticos em espécies de Leguminosae no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Interação entre Phelypera schuppeli, (Coleoptera: Curculionidae) com sua planta hospedeira Pachira aquatica (Bombacaceae) e seu parasitoide; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Distribuição altitudinal e temporal de besouros Chrysomelidae (Insecta: Coleoptera) no Parque Nacional do Itatiaia, RJ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Biologia e ecologia do galhador Pacholenus monteiroi Vanin (Coleoptera: Curculionidae), sua planta hospedeira e seus parasitóides na Restinga de Jurubatiba (RJ); ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Biologia e ecologia de Omaspides trichroa (Col; : Chrysomelidae); ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Comportamento de nitops pilosocerei (coleoptera: nitidulidae) em relação a sua planta hospedeira pilosocereus arrabidae (cactaceae); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Flutuação populacional do besouro Coptocycla arcuata (Col; : Chrysomelidae); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biologicas Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Composição e estratificação vertical da entomofauna associada a Vriesea bituminosa no PARNASO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Estratificação vertical da entomofauna associada a bromeliaceae no parque nacional da serra dos órgãos (parnaso); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Abundância e sobrevivência de um galhador em ambientes xérico e mésico no parque nacional da restinga de jurubatiba (rj); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Distribuição de espécies de vespas parasitoides em duas matas de altitude do estado do Rio de Janeiro; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia /UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Apoio ao desenvolvimento sócio-ambiental da microbacia do rio Cachoeira Grande ? Magé ? RJ; 2012; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Ferreira Monteiro;
Produções bibliográficas
-
FLINTE, VIVIAN ; PÁDUA, DIEGO G. ; DURAND, EMILY M. ; HODGIN, CAITLIN ; KHATTAR, GABRIEL ; DA SILVEIRA, LUIZ FELIPE L. ; FERNANDES, DANIELL R. R. ; SÄÄKSJÄRVI, ILARI E. ; MONTEIRO, RICARDO F. ; MACEDO, MARGARETE V. ; MAYHEW, PETER J. . Variation in a Darwin Wasp (Hymenoptera: Ichneumonidae) Community along an Elevation Gradient in a Tropical Biodiversity Hotspot: Implications for Ecology and Conservation. INSECTS , v. 14, p. 861, 2023.
-
SILVEIRA, LUIZ ; SOUTO, PAULA ; KHATTAR, GABRIEL ; TAKIYA, DANIELA M. ; NUNES, VIVIANE ; MERMUDES, JOSÉ RICARDO M. ; MONTEIRO, RICARDO ; MACEDO, MARGARETE . Unlocking the evolution of abdominal specializations in Luciuranus fireflies (Coleoptera, Lampyridae). ZOOLOGICA SCRIPTA , v. 51, p. 1-16, 2022.
-
ARAÚJO, CRISTINA DE OLIVEIRA ; WEBER, MARCELO M. ; ARAÚJO, RODRIGO DE OLIVEIRA ; DUFRAYER, RAISSA ; MONTEIRO, RICARDO F. ; MACEDO, MARGARETE V. . Parapatry of and (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) in two mountain ranges in the Atlantic Forest. AUSTRAL ECOLOGY , v. 24, p. 1-13, 2022.
-
COLARES, CAROLINA ; ROZA, ANDRÉ S. ; MERMUDES, JOSÉ R.M. ; SILVEIRA, LUIZ F.L. ; KHATTAR, GABRIEL ; MAYHEW, PETER J. ; MONTEIRO, RICARDO F. ; NUNES, MARIA FERNANDA S.Q.C. ; MACEDO, MARGARETE V. . Elevational specialization and the monitoring of the effects of climate change in insects: Beetles in a Brazilian rainforest mountain. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 120, p. 106888, 2021.
-
PÁDUA, DIEGO G. ; SÄÄKSJÄRVI, ILARI E. ; SPASOJEVIC, TAMARA ; KAUNISTO, KARI M. ; MONTEIRO, RICARDO F. ; OLIVEIRA, MARCIO L. . A review of the spider-attacking Polysphincta dizardi species-group (Hymenoptera, Ichneumonidae, Pimplinae), with descriptions of seven new species from South America. ZOOKEYS (ONLINE) , v. 1041, p. 137-165, 2021.
-
KHATTAR, GABRIEL ; MACEDO, MARGARETE ; MONTEIRO, RICARDO ; PERES'NETO, PEDRO . Determinism and stochasticity in the spatial-temporal continuum of ecological communities: the case of tropical mountains. ECOGRAPHY , v. 44, p. 1-12, 2021.
-
ARAÚJO, CRISTINA DE OLIVEIRA ; HORTAL, JOAQUÍN ; DE MACEDO, MARGARETE VALVERDE ; MONTEIRO, RICARDO FERREIRA . Elevational and seasonal distribution of Scarabaeinae dung beetles (Scarabaeidae: Coleoptera) at Itatiaia National Park (Brazil). International Journal of Tropical Insect Science (Online) , v. 41, p. 1-14, 2021.
-
PADUA, D. ; SAAKSJARVI, I. E. ; MONTEIRO, RICARDO F ; OLIVEIRA, M. L. . Review of the New World genus Acrotaphus Townes, 1960 (Hymenoptera: Ichneumonidae: Pimplinae), with descriptions of fifteen new species . ZOOTAXA (ONLINE) , v. 4719, p. 1-62, 2020.
-
PÁDUA, DIEGO GALVÃO DE ; SÄÄKSJÄRVI, ILARI EERIKKI ; MONTEIRO, RICARDO FERREIRA ; OLIVEIRA, MARCIO LUIZ DE . Seven new species of spider-attacking Hymenoepimecis Viereck (Hymenoptera, Ichneumonidae, Pimplinae) from Ecuador, French Guiana, and Peru, with an identification key to the world species. ZooKeys , v. 935, p. 57-92, 2020.
-
SILVEIRA, LUIZ F L ; KHATTAR, GABRIEL ; VAZ, STEPHANIE ; WILSON, VINICIUS A. ; SOUTO, PAULA M. ; MERMUDES, JOSÉ R. M. ; STANGER-HALL, KATHRIN F. ; MACEDO, MARGARETE V. ; MONTEIRO, RICARDO F. . Natural history of the fireflies of the Serra dos Órgãos mountain range (Brazil: Rio de Janeiro) - one of the -hottest? firefly spots on Earth, with a key to genera (Coleoptera: Lampyridae). JOURNAL OF NATURAL HISTORY , v. 54, p. 275-308, 2020.
-
SOUTO, PAULA MALAQUIAS ; CAMPELLO, LUCAS ; KHATTAR, GABRIEL ; MIRAS MERMUDES, JOSÉ RICARDO ; MONTEIRO, RICARDO FERREIRA ; LIMA DA SILVEIRA, LUIZ FELIPE . How to design a predatory firefly? Lessons from the Photurinae (Coleoptera: Lampyridae). ZOOLOGISCHER ANZEIGER , v. 278, p. 1-13, 2019.
-
NUNES, V.C.S. ; SOUTO, P.M. ; MONTEIRO, R.F. ; SILVEIRA, L.F.L. . A second species of Araucariocladus Silveira & Mermudes, with notes on the variation in antennomere numbers in this genus (Coleoptera: Lampyridae). ZOOTAXA (ONLINE) , v. 4571, p. 562-570, 2019.
-
PADUA, D. ; SAAKSJARVI, I. E. ; MONTEIRO, R.F. ; OLIVEIRA, M. L. . New records of Ticapimpla Gauld, 1991 (Hymenoptera: Ichneumonidae: Pimplinae) from Brazil and French Guiana, with taxonomic notes. BIODIVERSITY DATA JOURNAL , v. 7, p. 01-12, 2019.
-
MACEDO, MARGARETE V. ; MONTEIRO, RICARDO F. ; FLINTE, VIVIAN ; ALMEIDA-NETO, MARIO ; KHATTAR, GABRIEL ; DA SILVEIRA, LUIZ F. L. ; ARAÚJO, CRISTINA DE O. ; ARAÚJO, RODRIGO DE O. ; COLARES, CAROLINA ; GOMES, CARLOS V. S. ; MENDES, CLARICE B. ; SANTOS, EDUARDO F. ; MAYHEW, PETER J. . Insect elevational specialization in a tropical biodiversity hotspot. Insect Conservation and Diversity , v. 11, p. 240-254, 2018.
-
MAIA, V. C. ; Monteiro, R. F. . Lopesia davillae (Diptera, Cecidomyiidae), a new species of gall midge from Brazil associated with Davilla rugosa (Dilleniaceae). BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY , v. 77, p. 680-685, 2017.
-
Flinte, V. ; SILVA, A. A. B. ; DACCORDI, M. ; MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. . Chrysomelinae species (Coleoptera, Chrysomelidae) and new biological data from Rio de Janeiro, Brazil1. ZOOKEYS (ONLINE) , v. 720, p. 5-22, 2017.
-
BENTO, M. S. N. ; FERRO, V. ; Monteiro, R. F. . Arctiinae (Lepidoptera: Erebidae) in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Biota Neotropica (Online. Edição em Inglês) , v. 16, p. 01-20, 2016.
-
SILVEIRA, L. F. L. ; MERMUDES, J. R. M. ; KHATTAR, G. ; TAKIYA, D. ; SOUTO, P. ; Monteiro, R. F. . Integrative taxonomy of new firefly taxa from the Atlantic Rainforest. Systematics and Biodiversity (Print) , p. 1-14, 2016.
-
MAIA, V. C. ; WILSON, V. A. C. ; MONTEIRO, R. F. . A new species of Machaeriobia Rübsaamen, 1915 (Diptera, Cecidomyiidae) from Brazil. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 60, p. 227-230, 2016.
-
MACÊDO, M. V. ; Flinte, V. ; Araújo, C.O. ; SILVEIRA, L. F. L. ; BOUZAN, A. M. ; DUFRAYER, R. ; Herzog Viana, J ; ARAUJO, R. O. ; MONTEIRO, R. F. . ELEVATIONAL RANGES AND LOCAL EXTINCTION RISK OF BEETLES OCCURRING IN THE ¿CAMPOS DE ALTITUDE¿ IN SOUTHEASTERN BRAZIL. OECOLOGIA AUSTRALIS , v. 20, p. 121-132, 2016.
-
MACEDO, M. V. ; Flinte, V. ; Monteiro, R. F. . Pais zelosos: como muitos insetos protegem sua prole. Ciência Hoje , v. 57, p. 18-23, 2016.
-
Almeida, G.S.S. ; LOIACONO, M. S. ; MARGARIA, C. B. ; Monteiro, R. F. . A new species of Telenomus Haliday (Hymenoptera: Platygastridae) egg parasitoid of Parides ascanius (Cramer) (Lepidoptera: Papilionidae), a threatened species from Brazil . Zootaxa (Auckland. Print) , v. 3986, p. 387-392, 2015.
-
Pereira, RFP ; CALVET, A. ; Gil Azevedo LH ; DOCILE, T. N. ; Monteiro, R. F. ; Maia-Herzog . Evidence of phenotypic plasticity of larvae of Simulium subpallidum Lutz in different streams from the Brazilian Cerrado. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 59, p. 28-31, 2015.
-
Flinte, V. ; HENTZ, E. ; MORGADO, B. M. ; LIMA, A. C. ; KHATTAR, G. ; Monteiro, R. F. ; MACEDO, M. V. . Biology and phenology of three leaf beetle species (Chrysomelidae) in a montane forest in southeast Brazil*. ZOOKEYS (ONLINE) , v. 547, p. 119-132, 2015.
-
BOUZAN, A. M. ; Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; Monteiro, R. F. . Elevation and temporal distributions of Chrysomelidae in southeast Brazil with emphasis on the Galerucinae. ZooKeys (Online) , v. 547, p. 103-117, 2015.
-
SERAPHIM, N. ; BARRETO, M. A. ; ALMEIDA, G. S. S. ; ESPERANÇO, A. P. ; Monteiro, R. F. ; SOUZA, A. P. ; FREITAS, A. V. L. ; SILVA-BRANDÃO, K. L. . Genetic diversity of Parides ascanius (Lepidoptera: Papilionidae: Troidini): implications for the conservation of Brazil?s most iconic endangered invertebrate species. Conservation Genetics , v. 17, p. 01-14, 2015.
-
MACEDO, M. V. ; Monteiro, R. F. ; FONSECA, A. M. ; MAYHEW, P. J. . A chalcid wasp acts chiefly as a hyperparasitoid by mostly using small uncommon hosts. Entomologia Experimentalis et Applicata (Print) , v. 150, p. 149-156, 2014.
-
GALLARDO, F. E. ; RECHE, V. A. ; Monteiro, R. F. . New data on Marthiella Buffington (Hymenoptera, Cynipoidea, Figitidae), with description of a new species. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 58, p. 99-102, 2014.
-
Pereira, RFP ; Gil Azevedo LH ; Maia-Herzog ; Monteiro, R. F. . Seasonal variation in black fly (Diptera: Simuliidae) taxocenoses from the Brazilian Savannah (Tocantins, Brazil). Journal of Vector Ecology , v. 39, p. 321-327, 2014.
-
MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. . First report on the diversity of insects trapped by a sticky exudate of the inflorescences of Vriesea bituminosa Wawra (Bromeliaceae: Tillandsioideae). Arthropod-Plant Interactions (Print) , v. 8, p. 519-523, 2014.
-
HERKENHOFF, E. V. ; Monteiro, R. F. ; ESPERANCO, A. P. ; Freitas, A.V.L. . Population Biology of the Endangered Fluminense Swallowtail Butterfly (Papilionidae: Papilioninae: Troidini). Journal of the Lepidopterists' Society , v. 67, p. 29-34, 2013.
-
MACEDO, M. V. ; Monteiro, R. F. ; SILVEIRA, M. P. ; MAYHEW, P. J. . Male-male contests for mates, sexual size dimorphism, and sex ratio in a natural population of a solitary parasitoid. Behavioural Processes (Print) , v. 100, p. 1-8, 2013.
-
Monteiro, R. F. ; Nascimento, M.S. ; SILVA, R. M. ; HESPENHEIDE, H. . A remarkable leaf mine induced by Tachygonus sp.n. (Coleoptera: Curculionidae: Curculioninae: Rhamphini) on Erythroxylum subsessile (Erythroxylaceae) with a description of the new species. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 72, p. 949-953, 2012.
-
Pereira, RFP ; Gil Azevedo LH ; Maia-Herzog ; Monteiro, R. F. . Diversity and microdistribution of black fly (Diptera: Simuliidae) assemblages in the tropical savanna streams of the Brazilian cerrado. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 107, p. 362-369, 2012.
-
Flinte, V. ; FREITAS, S. ; MACEDO, M. V. ; Monteiro, R. F. . Altitudinal and temporal distribution of Plagiometriona Spaeth, 1899 (Coleoptera, Chrysomelidae, Cassidinae) in a tropical forest in southeast Brazil. ZooKeys (Print) , v. 157, p. 15-31, 2011.
-
Duarte Marcelo ; ROBBINS, R. K. ; Freitas, A.V.L. ; Brown Jr., K.S. ; MONTEIRO, R. F. ; Casagrande, M.M. ; Mielke, O.H.H.M. ; Nascimento, M.S. ; Alves, T.G. . Borboletas da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro: Lycaenidae (Lepidoptera). Arquivos do Museu Nacional , v. 67, p. 291-302, 2010.
-
MONTEIRO, R. F. ; Freitas, A.V.L. ; Costa Filho, M.A.F. ; Nascimento, M.S. ; Alves, T.G. ; Brown Jr., K.S. ; Mielke, O.H.H.M. ; Casagrande, M.M. ; Duarte Marcelo . Borboletas da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro: Pieridae (Lepidoptera). Arquivos do Museu Nacional , v. 67, p. 283-289, 2010.
-
Flinte, V. ; Windsor, D. ; Sekerka, L. ; de Macedo, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Plagiometriona emarcida (Boheman, 1855) and Plagiometriona forcipata (Boheman, 1855) (Coleoptera: Chrysomelidae: Cassidinae), a single species differing in larval performance and adult phenotype. Journal of Natural History , v. 44, p. 891-904, 2010.
-
COURI, M. S. ; Nessimian, J.L. ; Mejdalani, G. ; Monné, M.L. ; Lopes, S.M. ; Mendonça, M.C. ; Monteiro, R. F. ; Buys, S. ; Carvalho, R.A. . Levantamento dos insetos da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro. Arquivos do Museu Nacional , v. 67, p. 151-154, 2010.
-
GRENHA, V. ; MACEDO, M. V. ; PIRES, A. S. ; MONTEIRO, R. F. . The role of Cerradomys subflavus (Rodentia, Cricetidae) as seed predator and disperser of the palm Allagoptera arenaria. Mastozoología Neotropical (Impresa) , v. 17, p. 61-68, 2010.
-
Flinte, V. ; Borowiec, L. ; FREITAS, S. ; VIANA, J. H. ; FERNANDES, F. R. ; Nogueira de Sá, F. ; Valverde de Macedo ; MONTEIRO, R. F. . Tortoise beetles of the State of Rio de Janeiro, Brasil (Coleoptera: Chrysomelidae: Cassidinae). Genus (Wroclaw) , v. 20, p. 571-614, 2009.
-
CONSTANTINO, PEDRO DE ARAUJO LIMA ; MONTEIRO, RICARDO FERREIRA ; WILSON, MACHELLE D. . Gall midge attack intensity and host-plant response in a Neotropical coastal ecosystem. REVISTA BRASILEIRA DE ENTOMOLOGIA , v. 53, p. 391-397, 2009.
-
MONTEIRO, R. F. ; Pereira, RFP ; Nascimento ES ; Gil Azevedo LH ; Maia-Herzog . Local distribution of blackfly (Diptera, Simuliidae) larvae in two adjacent streams: the role of water current velocity in the diversity of blackfly larvae. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , São Paulo, v. 52, n.Submetido, p. 452-454, 2008.
-
MONTEIRO, R. F. ; Silveira, V.R. ; MACEDO, M. V. . Larvas de insetos associadas a Clusia hilariana Schltdl. (Clusiaceae) na Restinga de Jurubatiba, RJ, Brasil. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 52, p. 57-61, 2008.
-
MONTEIRO, R. F. ; GRENHA, V. ; MACÊDO, M. V. . Predação de sementes de Allagoptera arenaria (Gomes) O'Kuntze (Arecaceae) por Pachymerus nucleorum Fabricius (Coleoptera, Chrysomelidae, Bruchinae). Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 52, p. 50-56, 2008.
-
Nascimento, M.S. ; MONTEIRO, R. F. . ESPECIFICIDADE DE HOSPEDEIRO: PADRÕES ECOLÓGICOS DE INSETOS FITÓFAGOS EM ECOSSISTEMAS TROPICAIS. Oecologia Brasiliensis (Impresso) , v. 12, p. 602-609, 2008.
-
KIREJTSHUK, A. G. ; Kurochkin, A.S. ; MONTEIRO, R. F. . Imagines and larvae of the new species of the genus Nitops Murray, 1864 (Coleoptera, Nitidulidae, Carpophilinae) from Brazil and notes on their bionomics.. Russian entomological journal , v. 16, p. 295-309, 2007.
-
MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. ; Nascimento, M.S. ; Cury, R.S.F. . Composição, abundância e notas sobre a ecologia de espécies de larvas de lepidópteros associadas a cinco espécies de plantas hospedeiras no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 51, p. 476-483, 2007.
-
MONTEIRO, R. F. ; Flinte, V. ; Araújo, C.O. ; MACEDO, M. V. . Insetos fitófagos associados ao murici da praia, Byrsonima sericea (Malpighiaceae), na Restinga de Jurubatiba (RJ). Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 50, p. 512-523, 2006.
-
FIGUEIRÓ, RONALDO ; ARAÚJO-COUTINHO, CARLOS J.P.C. ; AZEVEDO, LEONARDO H. GIL ; NASCIMENTO, ÉRIKA S. ; MONTEIRO, RICARDO F. . Spatial and temporal distribution of blackflies (Diptera: Simuliidae) in the Itatiaia National Park, Brazil. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 35, p. 542-550, 2006.
-
MONTEIRO, R. F. ; MAIA, V. C. ; Constantino, PAL . New gall midges (Diptera, Cecidomyiidae) associated with two species of Eugenia (Myrtaceae). Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , Curitiba, v. 49, n.3, p. 347-352, 2005.
-
MONTEIRO, R. F. ; NARAHARA, K. L. ; MAIA, V. C. . Two new species of gall midges (Diptera, Cecidomyiidae) associated with Protium heptaphyllum (Aubl.) Marchand (Burseraceae) in Brazil. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , Curitiba, PR, v. 48, n.4, p. 485-490, 2004.
-
MONTEIRO, R. F. ; FERRAZ, F. F. F. ; Complex interactions envolving a gall midge Myrciamyia maricaensis Maia (Diptera, Cecidomyiidae), phytophagous modifiers and parasitoids. Revista Brasileira de Zoologia , Curitiba-Parana, v. 20, n.3, p. 433-437, 2003.
-
MONTEIRO, R. F. ; BECKER, V. O. . A new Sigelgaita Heinrich (Lepidoptera, Pyralidae, Phycitinae) feeding on cacti in Brazil. Revista Brasileira de Zoologia , Curitiba-Parana, v. 19, n.1, p. 229-304, 2002.
-
MAIA, V. C. ; MONTEIRO, R. F. ; NARAHARA, K. L. . Two new species of gall-midges (Diptera: Cecidomyiidae) associated with Protium icicariba (Burseraceae) in Brazil. Studia Dipterologica , Alemanha, v. 9, n.1, p. 171-178, 2002.
-
MADEIRA, J. A. ; MAIA, V. C. ; MONTEIRO, R. F. . Gall Makers (Cecidomyiidae, Diptera) on Calophyllum brasiliense (Clusiaceae): Descriptions and biology. Arquivos do Museu Nacional , Rio de Janeiro, v. 61, n.01, p. 31-48, 2002.
-
GAGNÉ, R. ; R.A.M.Oda ; MONTEIRO, R. F. . The gall midges (Diptera: Cecidomyiidae) of Mikania glomerata (Asteraceae) in southeastern Brazil. Proceedings of the Entomological Society of Washington , Estados Unidos, v. 103, n.1, p. 110-134, 2001.
-
VANIN, S. A. ; MONTEIRO, R. F. ; FERRAZ, F. F. F. . Ecological notes of Pacholenus pelliceus Boheman, 1836, a stem gall former with description of full-grown larva (Curculionidae: Molytinae). Papéis Avulsos de Zoologia (USP.Museu de Zoologia. Impresso) , São Paulo, v. 41, n.17, p. 247-257, 2000.
-
VRCIBRADIC, D. ; ROCHA, C. F. D. ; Monteiro, R. F. . Patterns of gall-forming in Ossaea confertiflora (Melastomataceae) by Lopesia brasiliensis (Diptera: Cecidomyiidae) in an area of Atlantic Rainforest in Southeastern Brazil. Revista Brasileira de Biologia (Impresso) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1519-6984 Brazilian Journal of Biology (Impresso)) , v. 60, p. 159-166, 2000.
-
Monteiro, R. F. ; Oda, R.A.M. . Dolichophaonia gallicola (Albuq.) (Diptera: Muscidae): espécie cecidógena ou inquilina?. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil (Impresso) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1519-566X Neotropical Entomology (Impresso) , v. 28, p. 531-534, 1999.
-
MAIA, VALÉRIA CID ; MONTEIRO, RICARDO F . Espécies cecidógenas (Diptera, Cecidomyiidae) e parasitóides (Hymenoptera) associadas a Guapira opposita (Vell.) Reitz: (Nyctaginaceae) na Restinga da Barra de Maricá, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Zoologia (Online) , v. 16, p. 483-487, 1999.
-
MONTEIRO, R. F. . A Special Camouflage In A Neotropical Weevil, Peridinetus Zinckeni Rosensc. Atti del Museo Regionali di Scienze Naturali di Torino, Italia, v. 1, p. 217-220, 1998.
-
GAGNÉ, R. ; FERRAZ, F. F. F. ; MONTEIRO, R. F. . A New Species Of Neolasioptera (Diptera: Cecidomyiidae) On Cuphea Carthagenensis (Jacq.) Mac Bride (Lythraceae), With Notes On Its Biology. Proceedings of the Entomological Society of Washington , USA, v. 100, n.3, p. 521-525, 1998.
-
RIBEIRO, KATIA T. ; MADEIRA, JOAO. A. ; MONTEIRO, RICARDO F. . Does flooding favour galling insects?. ECOLOGICAL ENTOMOLOGY , v. 23, p. 491-494, 1998.
-
ROSA, CARLOS A. ; MORAIS, PAULA B. ; HAGLER, ALLEN N. ; MENDON'A-HAGLER, LEDA C. ; MONTEIRO, RICARDO F. . Yeast communities of the cactusPilosocereus arrabidae and associated insects in the Sandy Coastal Plains of Southeastern Brazil. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK INTERNATIONAL JOURNAL OF GENERAL AND MOLECULAR MICROBIOLOGY , v. 65, p. 55-62, 1994.
-
VASCONCELLOS-NETO, JO'O ; MONTEIRO, RICARDO FERREIRA . Inspection and evaluation of host plant by the butterfly Mechanitis lysimnia (Nymph., Ithomiinae) before laying eggs: a mechanism to reduce intraspecific competition. OECOLOGIA , v. 95, p. 431-438, 1993.
-
MAIA, V. C. ; COURI, M. S. ; MONTEIRO, R. F. . Sobre Seis Especies de Asphondylia Loew, 1850 (Diptera:Cecidomyiidae) do Brasil.. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , São Paulo, v. 36, n.3, p. 653-661, 1992.
-
MONTEIRO, R. F. ; MARTINS, R. P. ; YAMAMOTO, K. . Host specificity and seed dispersal of Psittacanthus robustus (Loranthaceae) in south-east Brazil. Journal of Tropical Ecology , Inglaterra, v. 8, n.4, p. 307, 1992.
-
ROSA, CARLOS AUGUSTO ; HAGLER, ALLEN NORTON ; MENDON'A-HAGLER, LEDA CRISTINA S. ; MORAIS, PAULA BENEVIDES ; GOMES, NEWTON CARLOS MARCIAL ; MONTEIRO, RICARDO F. . Clavispora opuntiae and other yeasts associated with the mothSigelgaita sp. in the cactusPilosocereus arrabidae of Rio de Janeiro, Brazil. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK INTERNATIONAL JOURNAL OF GENERAL AND MOLECULAR MICROBIOLOGY , v. 62, p. 267-272, 1992.
-
PIMENTEL, M. C. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Notes On The Biology And Behavior Of Eupastranaia Fenestrata (Lep. Pyralidae: Midilinae).. Journal of the New York Entomological Society (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1947-5136 Entomologica Americana) , Estados Unidos, v. 99, n.4, p. 699-700, 1991.
-
MONTEIRO, R. F. . Cryptic Polychromatism In Rekoa Marius Lucas And R. Palegon Cramer Larvae (Lycaenidae: Theclinae).. JOURNAL OF RESEARCH ON THE LEPIDOPTERA (PRINT) , USA, v. 29, n.2, p. 77-84, 1991.
-
MACEDO, M. V. ; SANTIS, L. ; MONTEIRO, R. F. . Chrysocharodes rotundiventris de Santis Um Parasitoide Foretico Com Notas Sobre Sua Ecologia e Comportamento.. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , São Paulo, v. 34, n.3, p. 637-641, 1990.
-
MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. . Perspectivas do Estudo de Ecologia de Insetos Em Restingas. ACIESP, São Paulo, v. 71, n.3, p. 403-410, 1990.
-
MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Seed Predation By A Braconid Wasp, Allorhogas Sp (Hymenoptera). Journal of the New York Entomological Society (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1947-5136 Entomologica Americana) , Nova Iorque, v. 97, n.3, p. 358-362, 1989.
-
MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Germinacao e Desenvolvimento de Plantulas Em Tanque de Neoregelia Cruenta (Bromeliaceae) Na Restinga de Barra de Marica, Rj. Academia de Ciências do Estado de São Paulo, São Paulo, v. 54, n.2, p. 188-190, 1987.
-
MANTOVANI, W. (Org.) ; MONTEIRO, R. F. (Org.) ; ANJOS, L. (Org.) ; CARIELLO, M. O. (Org.) . Pesquisas em Unidades de Conservação no Domínio da Caatinga: Subsídios à gestão. 01. ed. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v. 01. 605p .
-
MONTEIRO, R. F. ; MACÊDO, M. V. ; CARAMASCHI, E. P. ; VIEIRA, M. V. ; Scarano . Populações, comunidades e conservação. Rio de Janeiro: CEDERJ, 2005. v. 03. 192p .
-
Gruzman, E. ; MASUDA, H. ; Nessimian, J.L. ; MACÊDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. ; Flinte, V. ; GRENHA, V. . Insetos na educação básica. 2. ed. Rio de Janeiro: CEDERJ, 2005. v. 01. 274p .
-
MADEIRA, J. A. ; MONTEIRO, R. F. . Insetos e plantas. Macaé, RJ: NUPEM/UFRJ, 2004. v. 1. 1-18p .
-
COLARES, CAROLINA ; CARRACENA, A. L. ; LIMA, B. M. ; GOMES, CARLOS V. S. ; KHATTAR, GABRIEL ; SILVEIRA, L.F.L. ; MONTEIRO, RICARDO F. ; MACEDO, M. V. . Tropical Mountaintop Insects Imperiled by Climate Change: The Case of the South American Atlantic Rainforest. In: Dominick A. DellaSala and Michael I. Goldstein. (Org.). Imperiled: The Encyclopedia of Conservation. 1ed.: Elsevier Inc, 2022, v. 1, p. 347-355.
-
GRENHA, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Manejo integrado das Pragas das Palmeiras. In: José Inácio Lacerda Moura. (Org.). Pachymerus (Coleoptera:Chrysomelidae: Bruchinae) em sementes de palmeiras: biologia, comportamento e predação.. 1ed.Ilhéus: Centro de Pesquisas do Cacau, 2017, v. 1, p. 77-84.
-
MANTOVANI, W. ; ANJOS, L. ; MONTEIRO, R. F. ; ARAUJO, F. S. . A conservação da biodiversidade no Domínio da Caatinga. In: Waldir Mantovani, Ricardo F. Monteiro, Luiz dos Anjos & Mariana O. Cariello. (Org.). Pesquisas em Unidades de Conservação no Domínio da Caatinga: Subsídios à gestão. 1ed.Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017, v. 1, p. 81-122.
-
Santos Sonia ; Mayé Antonio ; Brown George ; Costa J. M. ; Lorenzon M.C. ; Salgado N. C. ; Batista R. ; MONTEIRO, R. F. . Conservação dos invertebrados terrestres no Estado do Rio de Janeiro.. In: Bergallo, H. G.. (Org.). Estratégias e ações para a conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Biomas, 2009, v. 1, p. 127-152.
-
Alves MA ; Jenkins C. ; CARAMASCHI, E. P. ; Scarano ; Godinho F.J. ; ROSENTAL, I. ; MONTEIRO, R. F. ; Camargo, A.F. ; Pimm, S. L. . Região de Petróleo e gás natural.. In: Bergallo, H.G.. (Org.). Estratégias e ações para a conservação da biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Biomas, 2009, v. 1, p. 303-312.
-
Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Chrysomelids and their host plants along an altitudinal gradient in a tropical Atlantic Rain Forest in Rio de Janeiro, Brazil.. In: Jolivet, P., Santiago-Blay, J., Schmitt, M. (eds.). (Org.). Research on Chrysomelidae Vol. 2.. Leiden: Brill Academic Publishers, 2009, v. 2, p. 31-56.
-
GRENHA, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Population fluctuation of Mecistomela marginata (Chrysomelidae: Cassidinae). In: Pierre Jolivet, Jorge Santiago-Blay, Michael Schmitt. (Org.). New Developments in the Biology of Chrysomelidae. Leiden: Brill Academic Publishers, 2008, v. 1, p. 320-333.
-
Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Tortoise beetles (Chrysomelidae: Cassidinae) of a tropical rain forest in Rio de Janeiro, Brazil. In: Pierre Jolivet, Jorge Santiago-Blay and Michael Schmitt. (Org.). New Developments in the Biology of Chrysomelidae. Leiden: Brill Academic Publishers, 2008, v. 1, p. 194-209.
-
MONTEIRO, R. F. ; ESPERANCO, A. P. ; HERKENHOFF, E. V. ; Otero, L. ; BECKER, V. O. ; Soares, A. . Mariposas e Borboletas na Restinga de Jurubatiba. In: Rocha, CFD; Esteves, FA & Scarano, FR. (Org.). Pesquisas de Longa Duração na Restinga de Jurubatiba: Ecologia, História Natural e Conservação. 1ed.São Carlos, São Paulo: RiMa, 2004, v. 1, p. 143-164.
-
MONTEIRO, R. F. ; R.A.M.Oda ; Constantino, PAL ; NARAHARA, K. L. . Galhas: diversidade, especificidade e distribuição. In: Rocha, CFD; Esteves, FA & Scarano, FR. (Org.). Pesquisas de Longa Duração na Restinga de Jurubatiba: Ecologia, História Natural e Conservação. 1ed.São Carlos - SP: RiMa, 2004, v. 1, p. 127-141.
-
GRENHA, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Geographic variation in Mecistomela marginata (Hispinae). In: Pierre H. JOLIVET; Jorge A. SANTIAGO-BLAY ; Michael SCHMITT. (Org.). NEW CONTRIBUTIONS TO THE BIOLOGY OF CHRYSOMELIDAE. The Hague, Netherlands: SPB Academic Publishing, 2004, v. , p. 225-230.
-
MONTEIRO, R. F. ; MACÊDO, M. V. . Flutuação populacional de insetos fitófagos em restinga. In: Francisco de Assis Esteves; Luiz Drude de Lacerda. (Org.). Ecologia de restingas e lagoas costeiras. 1ed.Rio de Janeiro: Computer & Publish Editoração Gráfica, 2000, v. 1, p. 77-88.
-
Otero, L. ; Brown Jr ; Mielke, OHH ; MONTEIRO, R. F. ; Costa J. ; MACÊDO, M. V. ; Becker, J. ; Salgado, N.D. ; Santos, S. ; Moya, G.E. . Invertebrados terrestres. In: Bergallo, H.; Rocha, C.F.D.; Alves, M.A.S. & Sluys, M.V.. (Org.). A fauna ameaçada de extinção do Estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000, v. , p. 53-62.
-
TEIXEIRA, C. R. ; MACÊDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Biology And Ecology Of The Leaf Mining Octuroplata Octopostulata (Baly) (Hispinae). In: Michael L. Cox. (Org.). Advances in Chrysomelidae biology 1. 1ed.Leiden: Backhuys Publishers, 1999, v. , p. 557-563.
-
MONTEIRO, R. F. . Coloração críptica e padrão de uso de plantas hospedeiras em larvas de duas espécies mirmecófilas de Rekoa Kaye (Lepidoptera, Lycaenidae). In: Rogério P. Martins; Thomas M. Lewinsohn & Marcos S. Barbeitos. (Org.). Ecologia e comportamento de insetos. Rio de Janeiro: Computer & Publish Editoração Ltda., 1999, v. VIII, p. 259-280.
-
MACÊDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. ; LEWINSOHN, T. M. . Biology And Ecology Of Mecistomela Marginata (Hispinae:Alurnini) In Brazil.. In: Cox, M.L.; Petitpierre, E; Jolivet, P.. (Org.). NOVEL ASPECTS OF THE BIOLOGY OF CHRYSOMELIDAE. HOLANDA: KLUWER ACADEMIC PUBLS., 1994, v. , p. 567-571.
-
Monteiro, R. F. ; MACEDO, M. V. ; Nascimento, M.S. ; Santos, S. . Conhecendo e aprendendo com os insetos da Reserva Biológica União. Contndo os segredos científicos da Reserva Biológica União, Brasília, DF, p. 27 - 31, 15 dez. 2011.
-
MONTEIRO, R. F. ; Libman, T. ; Constantino, PAL ; Sato, A. ; Aximoff, I. ; GRENHA, V. . Distribuição espacial e comportamento da formiga leão Myrmeleon januarius (Navás, 1916) (Neuroptera). In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Biodiversidade, unidades de conservação, indicadores ambientais. Fortaleza, 2003. v. 1. p. 228-230.
-
ESPERANCO, A. P. ; HERKENHOFF, E. V. ; MONTEIRO, R. F. . Distribuição de lepidópteros em dois habitats do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ). In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil. v. 1. p. 39-40.
-
HERKENHOFF, E. V. ; ESPERANCO, A. P. ; MONTEIRO, R. F. . Variação espacial e temporal da comunidade de mariposas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ). In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. v. 1. p. 102-103.
-
Constantino, PAL ; MONTEIRO, R. F. . Distribuição de insetos fitófagos associados à duas espécies hospedeiras em diferentes restingas. In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. v. 1. p. 248-249.
-
NARAHARA, K. L. ; MONTEIRO, R. F. . Estrutura e abundância de insetos galícolas associados a Protium icicariba e P. heptaphyllum (Burseraceae).. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. v. 1. p. 280-281.
-
Pereira, RFP ; Gil Azevedo LH ; Nascimento, ES ; MONTEIRO, R. F. ; Araújo Coutinho, CJPC . Os simulídeos (Diptera Simuliidae) de diferentes altitudes do Parque Nacional do Itatiaia.. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. v. 2. p. 284-285.
-
Flinte, V. ; MONTEIRO, R. F. . Comunidade de insetos associada a Byrsonima sericea (Malpighiaceae) na Restinga de Jurubatiba, RJ.. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. v. 1. p. 304-305.
-
MONTEIRO, R. F. ; FERRAZ, F. F. F. ; MAIA, V. C. ; AZEVEDO, M. A. P. . Galhas Entomógenas Em Restingas: Uma Abordagem Preliminar.. In: III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira, 1994, Serra Negra. Anais do III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. São Paulo: ACIESP, 1993. v. 3. p. 210-220.
-
MACEDO, M. V. ; ALMEIDA, A. M. ; TEIXEIRA, C. R. ; PIMENTEL, M. ; MONTEIRO, R. F. . Entomofauna Associada A Duas Espécies de Senna (Leguminosae) Em Restingas Fluminenses: Considerações Sobre Interações e Comportamento.. In: III Simposio de ecossistemas da costa brasileira., 1994, Serra Negra. Anais do III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. São Paulo: ACIESP, 1993. v. 3. p. 204-209.
-
BOUZAN, A. M. ; Valverde de Macedo ; Monteiro, R. F. . Chrysomelidae (Coleoptera) at Itatiaia National Park, Brazil: sampling methods, temporal and altitudinal variation. In: V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015, Viçosa. Anais do V Simpóscio Internacional de Entomologia, 2015.
-
SILVA, A. A. B. ; Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; Monteiro, R. F. . Aspects of biology and ecology of Platyphora (Coleoptera: Chrysomelidae) in Rio de Janeiro, Brazil. In: V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015, Viçosa. Anais do V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015.
-
WILSON, V. A. C. ; KHATTAR, G. ; SILVEIRA, L. F. L. ; Monteiro, R. F. ; MACEDO, M. V. . Sexual size dimorphism and sexual selection in the firefly Pirogaster angustatus (Coleoptera: Lampyridae). In: V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015, Viçosa. Anais do V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015.
-
ROCHA, C. C. ; Flinte, V. ; Herzog Viana, J ; MACEDO, M. V. ; Monteiro, R. F. . Abundance and altitudinal distribution of Chrysomelidae (Coleoptera) at Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Brazil. In: V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015, Viçosa. Anais do V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015.
-
Santos, S.R. ; Monteiro, R. F. ; Quintela, M. F. . USO DE BORBOLETAS FRUGÍVORAS COMO INDICADOR DE IMPACTO AMBIENTAL NA RESERVA BIOLÓGICA UNIÃO/RJ. In: VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2011, Poços de Caldas. Anais do VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2011.
-
Nascimento, M.S. ; Cury, R.S.F. ; MONTEIRO, R. F. . Biologia e ecologia de espécies de lagartas de lepidópteros e suas plantas hospedeiras na Restinga de Jurubatiba, RJ.. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu, MG. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007.
-
SILVA, R. M. ; Nascimento, M.S. ; MONTEIRO, R. F. . Ecologia de uma espécie minadora em Erythroxylum subsessile (Erythroxylaceae) na Restinga de Jurubatiba (RJ).. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu, MG. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007.
-
Herzog Viana, J ; GRENHA, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Predação de sementes de Senna neglecta (Leguminosae: Caesalpinioideae) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PNSO), RJ.. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu, MG. VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007.
-
MONTEIRO, R. F. ; Silveira, V.R. ; MACEDO, M. V. . Biologia e comportamento de Chloropaschia granitalis Schauss. (Lepidoptera, Pyralidae) em Clusia hilariana (Clusiaceae) na Restinga de Jurubatiba (RJ-Brasil). In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu. Anais do VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005. v. 01. p. 496-499.
-
Freitas R.C.S. ; Lima, L.S. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Abundância e sobrevivência de um galhador em ambientes xérico e mésico no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ). In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005. Anais do VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005. v. 01. p. 669-670.
-
Lima, L.S. ; Freitas R.C.S. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Custo de galhas induzidas por Stephomyia rotundifoliorum (Diptera: Cecidomyiidae) sobre Eugenia umbelliflora O.Berg (Myrtaceae). In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu. Anais do VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005. v. 01. p. 677-678.
-
GRENHA, V. ; Abreu Adriana ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Variação espacial e temporal na predação de sementes de Allagoptera arenaria (Arecaceae) por Pachymerus nucleorum (Coleoptera:Bruchidae) no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ). In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu. Anais do VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005. v. 01. p. 1018-1019.
-
Pereira, RFP ; Nascimento, ES ; Maia-Herzog ; MONTEIRO, R. F. . Variações na velocidade da correnteza e sua influência nos padrões de distribuição local das larvas de simulídeos (Diptera: Simuliidae). In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu. Anais do VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005. v. 01. p. 626-626.
-
BENTO, M. S. N. ; Monteiro, R. F. . Patterns of host specificity, abundance and beta diversity of Lepidoptera caterpillars in Brazilian sandbanks. In: II International Symposium of Ecology and Evolution, 2014, Viçosa. II International Symposium of Ecology and Evolution. Viçosa, 2014. v. 01. p. 60-60.
-
Almeida, G.S.S. ; Monteiro, R. F. ; DIAS, A. M. P. M. ; Tavares, M.T. ; Arêas, J.S. ; Xavier, R.B. ; Lopes, C.E. ; Flores, R.C. . Novos registros de microhimenópteros parasitóides em duas espécies de borboletas neotropicais Parides ascanius e Battus polydamas (Papilionidae). In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.
-
Almeida, G.S.S. ; Monteiro, R. F. ; Nihei, S.S. ; Tavares, M.T. ; Vivas, P. A.P. ; Aguiar, T. M. ; Oliveira, J.S. ; Oliveira, B.A. . Nova ocorrência do parasitóide Lespesia lata (Diptera:Tachinidae) em larvas de espécies de borboletas neotropicais. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.
-
Pereira, RFP ; Nascimento, ES ; Gil Azevedo LH ; Maia-Herzog ; MONTEIRO, R. F. . INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE VELOCIDADE DA CORRENTEZA DA ÁGUA SOBRE OS PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DAS LARVAS DE SIMULÍDEOS NOS CRIADOUROS (DIPTERA: SIMULIIDAE).. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.
-
Nascimento, M.S. ; MONTEIRO, R. F. . Avaliação da dinâmica temporal de lagartas de Lepidoptera em uma restinga. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil. Recife, 2006.
-
Pereira, RFP ; Nascimento, ES ; Maia-Herzog ; MONTEIRO, R. F. . Seleção de micro-habitat ao longo de um gradiente de velocidade de correnteza:reduz o risco de predação para larvas de Simuliideos (Diptera: Simuliidae)?. In: V Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, 2006, Rio de Janeiro. Anais da V Bienal de Pesquisa da FioCruz, 2006.
-
Lima, L.S. ; Freitas R.C.S. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Distribuição temporal e abundância de galhas pedunculadas em Eugenia umbelliflora O. Berg(Myrtaceae), no Parque Nacional de Jurubatiba, RJ.. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Anais da Sociedade Brasileira de Entomologia, 2006.
-
MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. ; Flinte, V. ; Araújo, C.O. ; Nascimento, M.S. ; Silveira, V.R. . Distribution and abundance of caterpillars on six plant species in a coastal ecosystems of southeast Brazil. In: The annual meeting of the Association for tropical biology and conservation, 2005, Uberlandia. Frontiers in tropical biology and conservation, 2005. v. 01. p. 112-112.
-
Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Richness and rarity of lepidopteran caterpillars on Byrsonima sericea (Malpighiaceae). In: Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation, 2005, Uberlândia. Proceedings of Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation, 2005. v. 01.
-
HERKENHOFF, E. V. ; ESPERANCO, A. P. ; MONTEIRO, R. F. . Parides ascanius (Cramer 1775) na Reserva Biológica de Poço das Antas, Silva Jardim, RJ). In: I Encontro sobre Lepidoptera Neotropicais, 2005, Campinas. I Encontro sobre Lepidoptera Neotropicais. Campinas, 2005.
-
Constantino, PAL ; MONTEIRO, R. F. . Impacto de galhas foliares de Clusiamyia nitida (Diptera:Cecidomyiidae) sobre Clusia lanceolata (Clusiaceae): possível resposta sobre-compensatória.. In: LV Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. Anais do LV Congresso Nacional de Botânica. Viçosa, 2004. v. 1.
-
Flinte, V. ; Araújo, C.O. ; MACÊDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Distribuição espacial e temporal de insetos fitófagos associados a Byrsonima sericea (Malpighiaceae) na restinga de Jurubatiba (RJ).. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. Resumos do XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. v. 1. p. 198-198.
-
Nascimento, M.S. ; MONTEIRO, R. F. . Interação inseto planta e raridade em uma restinga. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. Resumos do XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. v. 1. p. 421-421.
-
Silveira, V.R. ; Lima, L.S. ; MONTEIRO, R. F. . Insetos fitófagos em Clusia hilariana (Clusiaceae): composição, dinâmica e herbivoria.. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. Resumos do XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. v. 1. p. 428-428.
-
MONTEIRO, R. F. ; NARAHARA, K. L. ; ODA, R. A. . Estrutura e dinâmica de insetos galícolas associados à Protium icicariba (DC.) Marchand (Burseraceae). In: XXIV Congresso de Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí - SC. Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Florianópolis - SC: Editora e Gráfica Berger, 2002. v. I. p. 242-242.
-
MONTEIRO, R. F. ; HERKENHOFF, E. V. ; ESPERANCO, A. P. . Distribuição de lepidópteros em dois diferentes habitats no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ). In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí - SC. Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Florianópolis - SC: Editora e Gráfica Berger, 2002. v. I. p. 242-242.
-
R.A.M.Oda ; MONTEIRO, R. F. . Comunidade de espécies de insetos associados a galhas como indicadores de impacto ambiental: o caso da Floresta da Tijuca. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. V Congresso de Ecologia do Brasil: Resumos. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 204-204.
-
R.A.M.Oda ; MONTEIRO, R. F. . Estrutura e biodiversidade de insetos associados a galhas de Mikania glomerata Spreng. (Asteraceae) em diferentes áreas de mata Atlântica. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. V Congresso de Ecologia do Brasil: Resumos. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 204-204.
-
L.D. Valeriano ; MADEIRA, J. A. ; MONTEIRO, R. F. . Estrutura populacional e distribuição espacial de Calophyllum brasiliense em diferentes matas de restinga e seus efeitos sobre seus insetos galhadores. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. V Congresso de Ecologia do Brasil. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 81-81.
-
NARAHARA, K. L. ; MONTEIRO, R. F. . Galhas entomógenas associadas a Protium icicariba (DC) Marchand (Burseraceae). In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. V Congresso de Ecologia do Brasil. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 78-78.
-
MADEIRA, J. A. ; L.D. Valeriano ; MONTEIRO, R. F. . Estratificação vertical entre galhas foliares de Calophyllum brasiliense (Clusiaceae): segregação de nichos?. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. V Congresso de Ecologia do Brasil: Resumos. Porto Alegre, 2001. v. 1. p. 26-26.
-
Gruzman, E. ; MONTEIRO, R. F. . Guia ilustrado de insetos da Restinga de Jurubatiba (RJ). In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá. Livro de resumos, 2000.
-
MONTEIRO, R. F. ; AZEVEDO, M. A. P. . Diversity and community structure of parasitoids associated with entomogenous galls in Brazil. In: XXI International Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçú. Livro de resumos. Londrina: EMBRAPA, 2000. v. I. p. 428-428.
-
R.A.M.Oda ; MONTEIRO, R. F. . Tri-trophic interactions among species on Mikania glomerata (Asteraceae) galls on southeastern Brazil: a species rich system. In: XXI International Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçú. Livro de resumos. Londrina: EMBRAPA, 2000. v. 1. p. 118-118.
-
Gallardo, F. ; Diaz N. ; MONTEIRO, R. F. ; BARBOSA, M. . Himenopteros cinipoideos parasitoides de dipteros agromicidos de Argentina y Brasil.. In: X Jornadas Fitosanitárias Argentinas., 1999, Jujuy. Livro de resumos, 1999.
-
ODA, R. A. ; AZEVEDO, M. A. P. ; MONTEIRO, R. F. . Parasitóides Em Galhas de Mikania Glomerata Spreng. (Asteraceae): Diversidade e Coexistência.. In: XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998, Recife. Livro de resumos. Recife, PE, 1998.
-
MONTEIRO, R. F. ; R.A.M.Oda . Composicao e Estrutura de Especies Associadas A Uma Galha Entomogena de Piper Arboreum (Piperaceae). In: XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998, Recife1998. Livro de resumos.
-
BARBOSA, M. ; MONTEIRO, R. F. ; ESPOSITO, M. C. . Agromizideos Minadores de Asteraceae e Seus Parasitoides. In: XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998, Recife. Livro de resumos, 1998.
-
Gonçalves, R.O. ; MACÊDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Biologia e comportamento de Chelymorpha sp (Coleoptera: Chrysomelidae) na restinga de Macaé, RJ.. In: II Simpósio Brasileiro de Restingas e lagoas costeiras., 1998, Macaé. Livro de resumos, 1998.
-
MONTEIRO, R. F. . Ecologia de Insetos da Rebio de Poco das Antas. In: Encontro de Pesquisadores da Rebio de Poço das Antas, 1997, Silva Jardim. Livro de Resumos, 1997.
-
MONTEIRO, R. F. ; RERRAZ, F. F. F. ; OLIVEIRA, J. C. ; AZEVEDO, M. A. P. ; PIMENTEL, M. C. P. ; SAAVEDRA, M. M. ; MACÊDO, M. V. ; ODA, R. A. . Distribuicao e Abundancia de Insetos Em Fragmentos Florestais. In: Encontro de Pesquisadores da Reserva Biológica de Poço das Antas, 1997, Silva Jardim. Livro de resumos, 1997.
-
SAAVEDRA, M. M. ; MONTEIRO, R. F. . Ecologia de Galhas Entomógenas de Paullinia Carpopodea (Sapindaceae).. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996. Livro de resumos. Porto Alegre, RS, 1996.
-
JACOBS, M. T. B. ; MONTEIRO, R. F. . Gregarismo Como Estratégia de Utilização de Recursos Em Noorda Esmeralda Hamps. (Lep.; Pyralidae).. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996, Porto Alegre. Livro de resumos. Porto Alegre, RS.
-
MONTEIRO, R. F. ; ODA, R. A. ; KAMEDA, E. . Distribuição de Insetos Em Três Fragmentos Florestais Na Reserva Biológica de Poço das Antas, Silva Jardim, Rj.. In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília. Livro de resumos. Brasília, DF, 1996.
-
SAAVEDRA, M. M. ; AZEVEDO, M. A. P. ; MONTEIRO, R. F. . Host-Parasitoid Relationship In Entomogenous Galls In Paullinia Carpopodea (Sapindaceae) In Southeast Brazil.. In: XX International Congress of Entomology, 1996, Florença. Volume of Abstracts. Florença, Italia, 1996.
-
FERRAZ, F. F. F. ; MONTEIRO, R. F. ; VASCONCELLOS-NETO, J. . Ecology Of Gall With Glandular Trichomes In Cuphea Cf. Calophylla (Lythraceae) In Brazil.. In: XX Congresso Internacional de Entomologia, 1996, Florença. Livro de resumos. Firenze, Italia, 1996.
-
SAAVEDRA, M. M. ; MONTEIRO, R. F. . Estudo de Uma Galha Entomógena de Botão Floral Em Paullinia Carpopodea (Sapindaceae). In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília. Livro de resumos. Brasília, DF, 1996.
-
BENAVIDES, M. T. ; MONTEIRO, R. F. . Ecologia e Padrão de Alimentação do Minador, Porphyrosela Sp. (Lep.: Glacilariidae) Em Centrosema Pubescens Benth (Leg.: Papilionoideae). In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996. Ecologia e padrão de alimentação do minador, Porphyrosela sp. (Lep.: Glacilariidae) em Centrosema pubescens Benth (Leg.: Papilionoideae). Brasília, DF.
-
OLIVEIRA, J. C. ; MONTEIRO, R. F. . Ecologia de Rochadiplosis Tibouchinae Tavares (Diptera: Cecidomyiidae), Cecidógeno Foliar de Ossaea Sp. (Melastomataceae). In: III Congresso Brasileiro de Ecologia, 1996, Brasília. Livro de resumos. Brasília, DF, 1996.
-
ODA, R. A. ; AZEVEDO, M. A. P. ; MONTEIRO, R. F. . Composicao, Estrutura e Especies Associadas A Galhas Entomogenas de Mikania Glomerata (Asteraceae). In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília. Livro de resumos, 1996.
-
MONTEIRO, R. F. . A Special Case Of Camouflage In A Tropical Curculionid Beetle, Peridii. In: XX Congresso Internacional de Entomologia, 1996, Florença. Livro de resumos, 1996.
-
MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. ; BUYS, S. C. . Banco de Dados Ecológicos de Insetos Fitófagos e Parasitóides.. In: IV Simpósio de Controle Biológico, 1994, Gramado. Livro de resumos. Gramado, 1994.
-
MONTEIRO, R. F. ; SIQUEIRA-CAMPOS, A. T. . Desfolhamento do Sombreiro Clitoria fairchildiana (Leguminosae) Por Urbanus acawoios (Lep.: Hesperidae): um exemplo para arborização urbana. In: IV Simpósio de Controle Biológico, 1994, Gramado. Livro de resumos. Gramado, 1994.
-
MONTEIRO, R. F. ; ALMEIDA, A. M. . Partição de Recursos e Preferência Alimentar Em Duas Espécies de Rekoa (Lep.: Lycaenidae).. In: XX Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro, RJ, 1994.
-
TEIXEIRA, C. R. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Ecologia e Comportamento de Octuroplata Octopustulata (Baly) 1992 (Coleoptera: Chrysomelidae: Hispinae).. In: XX Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro, RJ, 1994.
-
PIMENTEL, M. C. P. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Interações Tritróficas Em Um Sistema Semente X Predador de Semente X Parasitóide.. In: XX Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro, RJ, 1994.
-
TORRES, K. R. ; MADEIRA, J. A. ; MONTEIRO, R. F. . Dinâmica e Escolha e Habitat Em Uma Galha Entomógena (Cecidomyiidae) Em Calophyllum Brasiliense (Clusiaceae). In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. Livro de resumos. Londrina, PR, 1994.
-
AZEVEDO, M. A. P. ; FERRAZ, F. F. F. ; MONTEIRO, R. F. . Composicao, Riqueza e Distribuicao de Parasitoides de Galhas Entomogenas de Restinga.. In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. Livro de resumos, 1994.
-
FERRAZ, F. F. F. ; MONTEIRO, R. F. . Riqueza e Dinamica de Galhas Entomogenas de Myrcia Ovata (Myrtaceae). In: XX Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 1994.
-
MONTEIRO, R. F. ; JACOBS, M. T. B. . Biologia e Comportamento de Noorda Esmeralda Hamps. (Lep.: Pyralidae).. In: XX Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994, Rio de Jnaeiro. Livro de Resumos, 1994.
-
MONTEIRO, R. F. ; FERRAZ, F. F. F. ; MAIA, V. C. ; AZEVEDO, M. A. P. . Galhas Entomogenas Em Restingas: Uma Abordagem Preliminar.. In: III Simposio de Ecossistemas da Costa Brasileira, 1993, Serra Negra. Anais do Simpósio.. São Paulo: ACIESP, 1993. v. 87. p. 210-220.
-
TEIXEIRA, C. R. ; ALMEIDA, A. M. ; MACEDO, M. V. ; PIMENTEL, M. C. P. ; MONTEIRO, R. F. . Entomofauna Associada A Duas Especies de Senna (Leguminosae) Em Restingas Fluminenses.. In: III Simpósio de Ecossitemas da Costa Brasileira, 1993, Serra Negra. Anais do Simpósio. São Paulo: ACIESP, 1993. v. 87. p. 204-209.
-
SILVA, J. G. ; OLIVEIRA, R. D. ; MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. . Fenologia de Plantas da Restinga de Maricá, Rj. Observações Preliminares. In: XIV Encontro Regional de Botânica, 1992. Fenologia de plantas da restinga de Maricá, RJ.. Brasil.
-
TEIXEIRA, C. R. ; MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. . Partição de Recursos Por Duas Espécies Minadoras de Folhas de Senna Australis (Leguminosae).. In: II Congresso Latino Americano de Ecologia e I Congresso Brasileiro de Ecologia, 1992. Partição de recursos por duas espécies minadoras de folhas de Senna australis (Leguminosae).. Brasil.
-
RERRAZ, F. F. F. ; MONTEIRO, R. F. . Co-Ocorrência de Duas Espécies de Fitófagos Em Uma Galha Entomógena de Myrcia Ovata (Myrtaceae).. In: II Congresso Latino Americano de Ecologia e I Congresso Brasileiro de Ecologia, 1992. Co-ocorrência de duas espécies de fitófagos em uma galha entomógena de Myrcia ovata (Myrtaceae).. Caxambú, MG.
-
ALMEIDA, A. M. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Vantagens da Discriminação de Hospedeiro Pelo Parasita Forético de Mecistomela Marginata (Col.: Chrysomelidae).. In: II Congresso Latino Americano de Ecologia e I Congresso brasileiro de Ecologia, 1992. Vantagens da discriminação de hospedeiro pelo parasita forético de Mecistomela marginata (Col.: Chrysomelidae).. Caxambú, MG.
-
MONTEIRO, R. F. ; OLIVEIRA, R. D. ; ROSA, C. A. ; HAGLER, A. . Insetos e Leveduras Em Flores do Cacto Pilosocereus Arrabidae.. In: II Congresso Latino Americano de Ecologia e I Congresso Brasileiro de Ecologia, 1992, Caxambú. Livro de resumos, 1992.
-
PIMENTEL, M. C. P. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Competição Assimétrica Em Insetos Predadores de Sementes. In: II Congresso Latino Americano de Ecologia e I Congresso Brasileiro de Ecologia, 1992. Competição assimétrica em insetos predadores de sementes. Caxambú, MG.
-
MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. ; LEWINSOHN, T. M. . Padrão de Movimentação Em Adultos de Mecistomela Marginata (Thumberg, 1821) (Col.: Chrysomelidae: Hispinae).. In: XVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1991. Padrão de movimentação em adultos de Mecistomela marginata (Thumberg, 1821) (Col.: Chrysomelidae: Hispinae).. Salvador, BA.
-
PIMENTEL, M. C. P. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Aspectos Ecológicos da Predação de Sementes de Senna Australis (Leguminosae) Por Bruquídeos (Coleoptera).. In: XVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1991. Aspectos ecológicos da predação de sementes de Senna australis (Leguminosae) por bruquídeos (Coleoptera).. Salvador, BA.
-
MONTEIRO, R. F. ; MAIA, V. C. . Estrutura e Dinâmica de Espécies Cecidógenas de Galhas Foliares e Parasitóides Associados Em Uma Espécies de Guapira.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1991. Estrutura e dinâmica de espécies cecidógenas de galhas foliares e parasitóides associados em uma espécies de guapira.. Salvador, BA.
-
MONTEIRO, R. F. ; OLIVEIRA, R. D. . Sobre A Biologia e Interações de Larvas de Sigelgaita So. N. (Lep.: Pyralidae: Phycitinae).. In: XVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1991. Sobre a biologia e interações de larvas de Sigelgaita so. n. (Lep.: Pyralidae: Phycitinae).. Salvador, BA.
-
ROSA, C. C. ; MORAIS, P. B. ; GOMES, N. C. M. ; OLIVEIRA, R. D. ; MONTEIRO, R. F. ; MENDONÇA-HAGLER, L. C. ; HAGLER, A. N. . Comunidade de Leveduras Associada Com A Mariposa Sigelgaita Sp. No Cacto Pilosocereus Arrabidae.. In: XVI Congresso Brasileiro de Microbiologia e IX SINAFERM, 1991. Livro de resumos, 1991.
-
ROCHA, C. C. ; MACEDO, MARGARETE V. ; DA SILVEIRA, LUIZ FELIPE L. ; MERMUDES, J. R. M. ; MONTEIRO, R.F. . ESPECIALIZAÇÃO ELEVACIONAL DE BESOUROS E O MONITORAMENTO DE MUDANÇAS AMBIENTAIS EM MONTANHAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RAMOS, L. B. ; LIMA, B. M. ; MONTEIRO, R.F. . DISTRIBUIÇÃO ELEVACIONAL E TEMPORAL DE BORBOLETAS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (RJ). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRACENA, A. L. ; MACEDO, MARGARETE V. ; PÁDUA, DIEGO G. ; SÄÄKSJÄRVI, ILARI E. ; MONTEIRO, R.F. . VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DEVESPAS PARASITOIDES (ICHNEUMONIDAE: METOPIINAE) EMUMGRADIENTE ALTITUDINAL DO SUDESTE BRASILEIRO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Araújo, C.O. ; ARAUJO, R. O. ; FREITAS, S. ; Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Coccinellidae (Coleoptera) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ): COmposição e Distribuição.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, E. H. P. ; MORGADO, B. M. ; Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Flutuação Populacional de Omaspides trichroa (Coleoptera: Chrysomelidae: Cassidinae) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, E. H. P. ; MORGADO, B. M. ; Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Cuidado Maternal em Omaspides trichroa (coleoptera: Chrysomelidae: Cassidinae) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORGADO, B. M. ; SANTOS, E. H. P. ; Flinte, V. ; MONTEIRO, R. F. ; MACEDO, M. V. . Aspectos da BIologia e da Ecologia de duas espécies de Platyphora (Coleoptera, Chrysomelidae, Chrysomelinae) no PArque Nacional da Serra dos Órgãos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONILHA, A. M. ; MONTEIRO, R. F. . Composição e estratficação vertical da entomofuna associada À Vriesea bituminosa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. ; MONTEIRO, R. F. . Interação Tritrófica envolvendo um curculio galhador, Pacholenus monteiroi, sua planta hospedeira, Calyptranthes brasiliensis (Myrtaceae e inimigos Naturais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, R. O. ; MONTEIRO, R. F. . Comportamento de Nitops pilosocerei (Coleoptera: Nitidulidae) em relação a sua planta hospedeira Pilosocereus arrabidae (Cactaceae). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, R. O. ; Araújo, C.O. ; FREITAS, S. ; Flinte, V. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Distribuição altitudinal de Coccinellidae (Coleoptera) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HERKENHOFF, E. V. ; ESPERANCO, A. P. ; MONTEIRO, R. F. . Parides ascanius (Cramer, 1775) na Reserva Biológica de Poço das Antas, Silva Jardim (RJ). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARINI-FILHO, O. J. ; Freitas, A.V.L. ; Camargo A. ; ISERHARD, C. A. ; ROMANOWSKI, H. P. ; Mielke, O.H.H.M. ; Casagrande, M.M. ; Monteiro, R. F. ; Overal, O.L. ; Uehara Prado, M. . Plano de Ação Nacional para a conservação dos lepidópteros ameaçados de extinção. Brasília - DF: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, 2011 (Publicação de volume sobre Plano Nacional de Espécies ameaçadas).
Outras produções
Monteiro, R. F. ; MACEDO, M. V. ; Gomes, CVS ; ARAUJO, R. O. . Exposição pública de insetos. 2011.
MONTEIRO, R. F. ; GRENHA, V. ; Gomes, CVS ; MACEDO, M. V. . Exposição pública de Insetos. 2010.
MONTEIRO, R. F. ; Nascimento, M.S. ; Araújo, C.O. ; MACEDO, M. V. . Exposição pública de insetos. 2009.
Otero, L. ; MONTEIRO, R. F. ; HERKENHOFF, E. V. ; ESPERANCO, A. P. ; MACEDO, M. V. . Borboletário para exposição pública na Casa da Ciência da UFRJ. 2005.
MONTEIRO, R.F. . Câmara técnica de pesquisa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2019.
Monteiro, R. F. . Bolsa de Pós doutorado Junior - consultor ad hoc. 2018.
Monteiro, R. F. . Bolsa de Pós doutorado Junior - consultor ad hoc. 2018.
Monteiro, R. F. . Bolsa de Pós doutorado Junior - consultor ad hoc. 2018.
Monteiro, R. F. . Pós Doutorado Pleno - consultor AdHoc. 2017.
Monteiro, R. F. . Doutorado Sanduiche - consultor AdHoc. 2017.
Monteiro, R. F. . Pós Doutorado no Exterior - consultor AdHoc. 2017.
Monteiro, R. F. . Bolsa de Pós doutorado Junior - consultor adhoc. 2016.
Monteiro, R. F. . Bolsa de Pós doutorado Junior - consultor ad hoc. 2016.
MONTEIRO, R. F. . Revista Brasileira de Entomologia. 2007.
MONTEIRO, R. F. . Proposta Projeto de pesquisa. FUNTEC Pará. 2007.
MONTEIRO, R. F. . Fapesp bolsa de pós-doutorado. 2007.
MONTEIRO, R. F. . Ciência Hoje. 2007.
MONTEIRO, R. F. . FAPESP - Auxilio a pesquisa (Consultor AD HOC). 2006.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ - Bolsa de pós doutorado - (Consultor AD HOC). 2006.
MONTEIRO, R. F. . Neotropical Entomology (Parecer de trabalho científico). 2006.
MONTEIRO, R. F. . Ciência Hoje (Parecer de trabalho científico). 2006.
MONTEIRO, R. F. . Iheringia (Parecer de trabalho científico). 2006.
MONTEIRO, R. F. . Revista Brasileira de Botânica (Parecer de trabalho científico). 2006.
MONTEIRO, R. F. . Revista Brasileira de Zoologia. 2006.
MONTEIRO, R. F. . Projeto de tese. 2006.
MONTEIRO, R. F. . A fauna de Itapuã- As galhas do Parque de Itapuã.. 2006.
MONTEIRO, R. F. . Proposta de bolsa de pesquisa da FACEPE. 2006.
MONTEIRO, R. F. ; CARAMASCHI, E. P. ; Mattos E.A. . Revalidação de diploma de mestrado no exterior. 2006.
MONTEIRO, R. F. . Projeto de pesquisa da UFRN (Consultor AD HOC). 2005.
MONTEIRO, R. F. . FAPESP - Auxílio a pesquisa - (Consultor AD HOC). 2005.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 2005.
MONTEIRO, R. F. . Neotropical Entomology (Parecer de trabalho científico). 2005.
MONTEIRO, R. F. . Ciência Hoje (Parecer de trabalho científico). 2005.
MONTEIRO, R. F. . VII Congresso de Ecologia do Brasil. 2005.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 2004.
MONTEIRO, R. F. . Neotropical Entomology (Parecer de trabalho científico). 2004.
MONTEIRO, R. F. . FAPESP (Consultor AD HOC). 2004.
MONTEIRO, R. F. . Plano de Manejo da Reserva Biológica de Poço das Antas, RJ. 2003.
MONTEIRO, R. F. . Avaliação ecológica rápida da ReBio de Poço das Antas. 2003.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 2003.
MONTEIRO, R. F. . Neotropical Entomology (Parecer de trabalho científico). 2003.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 2002.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 2001.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 2000.
MONTEIRO, R. F. . Fundação de Amparo A Pesquisa do Estado do Mato Grosso (Consultor AD HOC). 1998.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 1998.
MONTEIRO, R. F. . FAPERJ (Consultor AD HOC). 1997.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 1997.
MONTEIRO, R. F. . FAPERJ (Consultor AD HOC). 1996.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 1996.
MONTEIRO, R. F. . FAPERJ (Consultor AD HOC). 1995.
MONTEIRO, R. F. . CNPQ (Consultor AD HOC). 1995.
MONTEIRO, R. F. . FAPERJ (Consultor AD HOC). 1994.
Monteiro, R. F. ; Almeida, G.S.S. ; ESTEVES, F. A. . Borboletas. 2013.
MONTEIRO, R. F. ; HERKENHOFF, E. V. . Borboleta da praia. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO, R. O. ; Nascimento, M.S. ; GRENHA, V. ; Flinte, V. ; MACÊDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. . Insetos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Outra).
Monteiro, R. F. ; MACEDO, M. V. ; Flinte, V. ; GRENHA, V. ; Nascimento, M.S. . Insetos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Outra).
MONTEIRO, R. F. . Biodiversidade: importância e desafios à sua conservação. 2010. (Palestra).
MONTEIRO, R. F. . Oficina Vida de Inseto. 2010. (Oficina).
MONTEIRO, R. F. . Insetos ou não? - Conhecendo os insetos. 2009. (Oficina).
MONTEIRO, R. F. . Oficinas sobre as relações Inseto-Homem. 2009. (Oficina).
MONTEIRO, R. F. . Oficinas sobre as relações Inseto-Homem. 2009. (Oficina).
MONTEIRO, R. F. . Oficinas sobre as relações Inseto-Homem. 2009. (Oficina).
MONTEIRO, R. F. . Ecologia de insetos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2009. (Palestra).
MONTEIRO, R. F. . Biodiversidade: importância e desafios à sua conservação. 2009. (Palestra).
MONTEIRO, R. F. . Biodiversidade: conceitos, importância e desafios. 2008. (Palestra).
MONTEIRO, R. F. . Biodiversidade: conceitos, importância e desafios. 2008. (Palestra).
MONTEIRO, R. F. . Ecologia de Insetos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2007. (Palestra).
Gruzman, E. ; Nessimian, J.L. ; MASUDA, H. ; MACEDO, M. V. ; MONTEIRO, R. F. ; Flinte, V. ; GRENHA, V. . Insetos na Educação Básica. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
Eizemberg R. ; MASUDA, H. ; Monteiro, R. F. ; Nascimento, S.B ; HERKENHOFF, E. V. ; GRENHA, V. ; Franco, M ; Araújo, A.C . Insetos e o Homem. 2011. Vídeo.
Eizemberg R. ; HERKENHOFF, E. V. ; Monteiro, R. F. . Borboleta da praia (Parides ascanius): o resgate de uma espécie. 2009. Vídeo.
MONTEIRO, R. F. ; HERKENHOFF, E. V. ; Eizemberg R. . Parides ascanius. O resgate de uma espécie.. 2006. Vídeo.
MONTEIRO, R. F. . Ecologia de Insetos de Ecossistemas de Restingas e Mata Atlântica. 1997 (Projeto de Pesquisa) .
MONTEIRO, R. F. . Efeitos da Fragmentação Florestal Sobre Comunidades Animais Em Uma Reserva de Mata Atlântica. 1996 (Projeto de Pesquisa) .
MONTEIRO, R. F. . Estrutura e Funcionamento de Ecossistemas Costeiros Com Perspectivas de Conservação e Manejo. 1995 (Projeto de Pesquisa) .
MONTEIRO, R. F. . Ecologia de Licaenidae Em Ecossistemas Costeiros Fluminenses. 1994 (Projeto de pesquisa) .
MONTEIRO, R. F. . Formação de Recursos Humanos Em Ecologia. 1990 (Projeto de Pesquisa) .
MONTEIRO, R. F. . Banco de Dados de Insetos Parasitóides. 1989 (Projeto de Pesquisa) .
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
Drivers of Ichneumonid Wasp Richness in a Tropical Biodiversity Hotspot, Descrição: Esse projeto pretende realizar um dos primeiros levantamentos ecológicos tropicais de um grupo hiperdiverso de invertebrados, vespas parasitóides da família Ichneumonidae (Hymenoptera), que pode ter 100 mil espécies em todo o mundo, e é um importante regulador das comunidades terrestres. Esta família pode ser uma exceção ao gradiente latitudinal comum na riqueza de espécies, apesar de estudos recentes sugerirem que este pode ser um artefato de subamostragem e que a diversidade tropical é ainda muito subestimada. No entanto, estudos ecológicos tropicais sistemáticos têm sido até agora limitados e a falta de dados ecológicos resulta em um impedimento na consideração do grupo no planejamento de conservação. Usaremos armadilha Malaise para amostragem padronizada e replicada ao longo de transectos de altitude em um hotspot de biodiversidade da Mata Atlântica (Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro, Brasil) visando a: 1. Fazer coletas de vespas Ichneumonidae extensivas, replicadas e padronizadas em uma ampla gama de altitudes, e conseqüentes tipos de clima e de vegetação, no Parque Nacional Serra dos Órgãos, no Brasil; 2. Identificar esses espécimes taxonomicamente, ao menor nível taxonômico possível, dentro do prazo do projeto, e, pelo menos, até subfamília e morfoespécies, e depositar amostras representativas em coleções publicamente acessíveis para futuros trabalhos taxonômicos; 3. Treinar um estudante de doutorado em competências científicas, oportunizando-lhe experiências relacionadas ao projeto, a fim de melhorar suas perspectivas de uma futura carreira em pesquisa; 4. Analisar criticamente os dados para testar as seguintes hipóteses e publicar os resultados em revistas internacionais de alto impacto: A. Que a riqueza local de espécies de ichneumonídeis é elevada em relação a outros estudos semelhantes em regiões tropicais e temperadas; B. Que subfamílias koinobiontes (por exemplo Anomaloninae, Banchinae, Cremastinae, Orthocentrinae) consideradas como de baixa riqueza nos trópicos, estão entre as subfamílias mais abundantes e ricas em espécies dos ichneumonídeos coletados; C. Que a riqueza de espécies de ichneumonídeos está correlacionada com a diversidade estrutural de habitat; D. Que a riqueza de espécies de ichneumonídeos é mais alta em elevações intermediárias ou altas, e que as assembléias diferem mais entre os locais de diferentes altitudes do que entre os locais de uma mesma altitude; E. Que a riqueza de espécies de ichneumonídeos é maior em ambientes mais quentes e chuvosos ao longo de um gradiente de altitude; F. Que a diversidade estrutural local das plantas é um dos determinantes mais importantes da riqueza de espécies de ichneumonídeos além do clima local e da altitude.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Coordenador / Alexandre Pimenta Esperanço - Integrante / Margarete Valverde Macedo - Integrante / Vivian Flinte - Integrante / Cristina de Oliveira Araújo - Integrante / Angélica Maria Penteado Martins Dias - Integrante / Peter J. Mayhew - Integrante / Gabriel Khattar - Integrante / Luiz Felipe Lima Silveira - Integrante / Eduardo Fernandes dos Santos - Integrante / Diego Galvão de Pádua - Integrante / Ana Letícia Carracena - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11
-
2012 - 2017
Identificação e monitoramento de impactos antrópicos e mudanças climáticas sobre a biodiversidade em gradientes altitudinais de áreas de conservação etratégicas para o Brasil, Descrição: Projeto tem como objetivos: investigar o papel do clima na distribuição espacial e temporal de poluentes persistentes ao longo de um gradiente altitudinal, e testar se a heterogeneidade da cobertura vegetal influencia a variabilidade da deposição desses compostos; investigar os possíveis sub-grupos, ou compostos individuais, de poluentes que apresentem potencial de transporte e deposição em montanhas tropicais fluminenses; avaliar o grau de contaminação de populações de invertebrados e vertebrados potencialmente expostas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Integrante / Olaf Malm - Coordenador / Eduardo Arcoverde de Mattos - Integrante / Rodrigo Meire Ornellas - Integrante / Marcelo Weksler - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2017
Edital FAPERJ N.º 14/2012 ?APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA ? EXTPESQ - Criação, experimentação e exibição de insetos: articulando pesquisa, conservação e educação, Descrição: Projeto visa a criação e utilização de um espaço para criação, exoerimentação e, pricipalmente, exibição de insetos, em especial borboletas, com as características de um borboletário. A partir desse espaço, serão desenvolvidas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A partir da criação do ambiente do borboletário, pretende-se desenvolver diversas atividades utilizando-se dos insetos como ferramenta principalmente para o ensino de ciências e conservação, produção de material didático, entre outros objetivos, para a comunidade local e estudantes de escolas públicas e particulares. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Coordenador / Margarete Valverde Macedo - Integrante / Ronaldo Figueiró Portella Pereira - Integrante / Milena de Sousa Nascimento - Integrante / Roberto Eizemberg - Integrante / Hatisaburo Masuda - Integrante / Manoel Antonio da Fonseca Costa filho - Integrante / Daniela Rodrigues - Integrante / Reinaldo Bozelli - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2009 - Atual
Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitóides, Descrição: O Hympar é um centro de investigação e gestão da biodiversidade, idealizado para apoiar os esforços para o conhecimento da diversidade biológica brasileira e promover a sua sustentabilidade. O instituto trabalha sob a premissa de que a melhor maneira para conservar a biodiversidade é estudá-la, valorizá-la e aproveitar as oportunidades que esta oferece para melhorar a qualidade de vida do homem. Nesta ação, envolverá universidades, empresas, institutos de pesquisa e outras entidades públicas e privadas nacionais e internacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Integrante / Angélica Maria Penteado Martins Dias - Coordenador / Nelson Wanderley Perioto - Integrante / Marcelo de Oliveira Gonzaga - Integrante / Ivan Cruz - Integrante / Rogéria Inês Rosa Lara - Integrante / Carlos Roberto Ferreira Brandão - Integrante / Manoel Martins Dias Filho - Integrante / Vera Lucia Rodrigues Machado Benassi - Integrante / Adalberto José dos Santos - Integrante / Sônia Lúcia Modesto Zampieron - Integrante / João Vasconcellos Neto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2015
Insetos fitófagos de ecossistemas de restinga e mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro: padrões e processos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Diversidade Biológica da mata atlântica do estado do Rio de Janeiro: Rede de insetos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Produção e utilização de vídeos e guias ilustrados como ferramenta em ensino, pesquisa e extensão., Descrição: Produção de material impresso e vídeos sobre vários aspectos e abordagens com insetos. A produção desse material teve como objetivos difundir conhecimentos básicos sobre insetos, conservação da natureza e educação e ciência de maneira geral, para um público mais abrangente possível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Chrysomelidae (Coleoptera) do Parque da Serra dos Órgãos: Ecologia e distribuição., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2009
Perturbações naturais e antrópicas nos ecossistemas da restinga do norte fluminense: sucessão estrutural e funcional como base para conservação e manejo.(Programa de pesquisas Ecológicas de Longa Duração ? PELD)., Descrição: Estudos ecológicos de longa duração envolvendo populações e comunidades de insetos, suas plantas hospedeiras e inimigos naturais no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
1996 - 2010
Ecologia de insetos de restinga e Mata Atlântica: distribuição, biodiversidade e conservação., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.
Prêmios
2019
Homenagem espécie nova "Adelius monteiroi (Hymenoptera: Braconidae)", Pesquisadores Shimbori, Bortoni., Shaw, Souza-Gessner Penteado-Dias. Zootaxa 4571 (2): 151?200.
2017
Homenagem espécie nova "Akamboja monteirorum (Coleoptera: Phengodidae)", Pesquisadores Roza, Quintino, Mermudes, & Silveira. Zootaxa 4306 (4): 501?523.
2014
Luiza Pinho Sartori- Menção honrosa projeto extensão (coordenador), Instituto de Biologia.
2014
Menção honrosa Congresso de Extensão 2014 (Projeto Criação e visitação de insetos), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2014
Homenagem espécie nova "Ybytyramoan monteirorum (Coleoptera: Lampyridae)", Pesquisadores Luiz Felipe L. Silveira & José Ricardo M. Mermudes. Zootaxa, 3835: 325-337.
2014
Homenagem espécie nova "Sennius ricardo (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae)", Pesquisadores Herzog Viana* and Ribeiro-Costa. Journal of Natural History, 48 (1?2): 57?85.
2012
Luisa Pinho Sartori (Segundo melhor trabalho de Extensão).Trabalho realizado por alunos orientandos., Instituto de Biologia da UFRJ.
2008
Homenagem com nome de espécie nova "Pacholenus monteiroi (Coleoptera: Curculionidae)", Pesquisador Sérgio Antonio Vanin. Papéis Avulsos do Museu de Zoologia de São Paulo..
2004
Prêmio Verde/ Menção honrosa concedida ao trabalho apresentado no LV Congresso Nacional de Botânica pelo aluno Pedro A.L.Constantino, Sociedade de Botânica do Brasil.
1992
Homenagem com espécie nova "Bruggmannia monteiroi (Diptera: Cecidomyiidae)"., Pesquisadores Valeria Cid Maia & Marcia S. Couri. Revista Brasileira de Biologia, 53 (2): 209-215.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia. , Av. Brigadeiro Trompowski, s/n. CCS, IB, Laboratório de Ecologia de Insetos, Bloco A, Sala A0111, Ilha do Fundão, 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 68020, Telefone: (21) 25626308, Fax: (21) 22903308, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Voluntário
1983 - 2018
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aposentado a partir de março de 2018
Atividades
-
07/2017
Ensino, PROFBIO- Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em rede nacional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biodiversidade: classificação, evolução e ecologia (2018/2), Insetos como ferramenta no ensino da educação básica
-
04/2012
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia.,Cargo ou função, Chefe substituto do Departamento de Ecologia.
-
03/2003
Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Insetos na Educação Básica/curso semi presencial CEDER-CECIERJ
-
03/2000
Ensino, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - PPGE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de insetos; Tópicos de ensino de ecologia
-
01/1990
Ensino, Ecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Insetos, Seminários Técnicos em Ecologia
-
01/1983
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia.,Linhas de pesquisa
-
01/1983
Ensino, Ciencias Biologicas Ecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Animal, Elementos de Ecologia, Microclimatologia, Noções de Ecologia de Insetos, Noções de ecologia de lepidópteros, Tópicos especiais em Ecologia
-
09/1994 - 10/1996
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/1991
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/1991
Direção e administração, Instituto de Biologia.,Cargo ou função, Membro de Comissão Temporária.
1980 - 1987
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1980 - 07/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, ECOLOGIA BASICA PARA BACHARELANDOS // ECOLOGIA BASICA PARA LICENCIANDOS // ECOLOGIA GERAL PARA BACHARELANDOS // MONOGRAFIA DE BACHARELADO
1979 - 1980
Faculdades integradas Franciscanas de ItatibaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Atividades
-
03/1979 - 02/1980
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e conservação
2018 - Atual
Instituto de Biologia /UFRJVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Voluntário
Outras informações:
Aposentado como Professor Associado IV em Março de 2018. Professor Colaborador Voluntário do Instituto de Biologia UFRJ a partir de outubro de 2018.
2019 - Atual
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBioVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 1
Outras informações:
Representante da UFRJ no conselho do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) a partir de 04/2019.
Atividades
-
04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Parque Nacional da Serra dos Órgãos.,Cargo ou função, Conselheiro titular, representante da UFRJ junto ao Parque Nacional.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Ferreira Monteiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?