Klaus'Berg Nippes Bragança

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2008), doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2016). Professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e Audiovisual, atuando principalmente em realização e produção em cinema e audiovisual, horror, ficção e documentário.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Comunicação

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: Realidade Perturbada: choques corporais, espectros domésticos e a tecnofobia da vigilância no Found Footage de horror
Mariana Baltar. Palavras-chave: found footage; corpo; família; vigilância; tecnofobia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea

2006 - 2008

Universidade Federal da Bahia
Título: O estilo horrível: análise dos mecanismos de produção de encanto em quatro filmes de horror de José Mojica Marins.,Ano de Obtenção: 2008
José Francisco Serafim.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Zé do Caixão; Horror, cinema, história em quadrinhos; Comunicação Social, Áudio-visual.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos. Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Educação Superior; Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.

Graduação em Comunicação Social

2001 - 2005

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: O gênero do horror nas histórias em quadrinhos e no cinema brasileiro
Orientador: Cleber Carminatti

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Narrativas Transmídias e Cultura da Convergência. (Carga horária: 4h). , Instituto de Estudos de Televisão, IETV, Brasil.

2007 - 2007

Análise Fílmica: Semiologia, Narrativa e Narratolo. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2007 - 2007

Premissas para uma Pesquisa sobre Cinema. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2001 - 2001

Oficina de Animação. (Carga horária: 15h). , Instituto Marlim Azul, IMA, Brasil.

2001 - 2001

Curta Roteiro. (Carga horária: 12h). , Instituto Marlim Azul, IMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; NEVES, M. V. M. ; ALVES, G. . Mostra Próximos Olhares Vol.6: FORMASOM. 2015. (Outro).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; ALVES, G. ; NEVES, M. V. M. . Mostra Próximos Olhares Vol.5: TEMPOSOUTROS. 2015. (Outro).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; ALVES, G. ; NEVES, M. V. M. ; TAPIA, D. . Mostra Próximos Olhares Vol.2. 2014. (Outro).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; ALVES, G. ; NEVES, M. V. M. ; TAPIA, D. . Mostra Próximos Olhares Vol.3 ? Realidades Encontradas. 2014. (Outro).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; TAPIA, D. ; ALVES, G. ; NEVES, M. V. M. . Mostra Próximos Olhares volume 4: Ma(i)s Grave. 2014. (Outro).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Mostra Próximos Olhares. 2013. (Outro).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; FURLANI, Daniel S. ; TEIXERA, J. E. ; BENINCÁ, D. ; LABANCA, Gabriel Costa ; ALBUQUERQUE, G. . Mostra 10 anos da Quase. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XX Encontro SOCINE - Convergências do|no Cinema.?O medo é a mensagem?: o horror da mídia no cinema contemporâneo. 2016. (Encontro).

AVANCA | Cinema 2015: 6TH International Conference Cinema ? Art, Technology, Communication. ?A lei da equivalência das janelas?: circulação participativa do filme found footage de horror na era da mídia digital. 2015. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. A Guerra ao Terror e o Cinema de Horror Contemporâneo. 2015. (Congresso).

XIX Encontro da Socine ? Cinemas em Redes.A Moral das Janelas: Conflitos midiáticos no Found Footage de Horror. 2015. (Encontro).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Problemas de Família: Poderes e Ameaças da Visibilidade Doméstica no Found Footage de Horror. 2015. (Congresso).

I Semana Universitária do Audiovisual (SUA) ? Regional Sudeste.Novas janelas, novos formatos, novos mercados. 2014. (Encontro).

I Semana Universitária do Audiovisual (SUA) ? Regional Sudeste.CORPOS E AFETOS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. 2014. (Encontro).

IX Mostra Produção Independente ? Meu Tempo é Agora.Filmagem, Transmissão e Cobertura das Manifestações ? o audiovisual contemporâneo e a cultura das redes. 2014. (Outra).

VI Encontro Anual da AIM.As Máquinas do Medo: cultura do vídeo e tecnologias amadoras no cinema de horror contemporâneo. 2014. (Encontro).

XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste ? Intercom Sudeste. Longe de Casa: tecnologias amadoras, netporn e o found footage de horror. 2014. (Congresso).

XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. apresentação de trabalhos do Intercom Júnior - RÁDIO, TV E INTERNET ? AÇÃO E REFLEXÃO NA TECNOCULTURA. 2014. (Congresso).

XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. FILMOGRAFIA E TECNOLOGIAS: INTERFACES, da Divisão Temática de Comunicação Audiovisual. 2014. (Congresso).

XVIII Encontro Socine ? O novíssimo cinema latino-americano.CCTV horrors: do voyeurismo à vigilância na era da mídia digital. 2014. (Encontro).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Impressões da Morte: transcomunicação instrumental, pareidolia e os limites da visibilidade no found footage de horror. 2014. (Congresso).

3ª Semana Ecos de Comunicação.Audiovisual pra quê?. 2013. (Outra).

Seminário Noites com Vampiros.O perigo no escuro: terror, horror e estética. 2013. (Seminário).

XVII Encontro Socine.Arquivos do desconhecido: a cultura do vídeo e o horror contemporâneo. 2013. (Encontro).

V CONECO - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. ?Ego Te Provoco": A atração demoníaca e a ciência do exorcismo no cinema de horror contemporâneo. 2012. (Congresso).

Seminários Internacionais do Museu Vale. 2011. (Seminário).

XV Encontro Internacional de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine.Retórica do medo: efeito de real e credibilidade fílmica no horror. 2011. (Encontro).

Seminários Internacionais do Museu Vale. 2010. (Seminário).

XII Congresso de Estudos Literários. Credibilidade Sobrenatural: Análise das estratégias de persuasão e do Efeito de Real no gênero de horror em Atividade Paranormal. 2010. (Congresso).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. "Grave Tudo": As estratégias de credibilidade ficcional e os critérios de verossimilhança fílmica em [REC]. 2010. (Congresso).

Festival Internacional de Televisão. 2009. (Outra).

VII Encontro Internacional de Televisão. 2009. (Encontro).

IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. As estratégias de produção de encanto em O Despertar da Besta. 2007. (Congresso).

XI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Bad Trip: as estratégias autorais de produção de encanto de José Mojica Marins em O despertar da besta. 2007. (Encontro).

4º Mutirão Brasileiro de Comunicação.Histórias em quadrinhos na comunicação comunitária. 2005. (Outra).

Seminário de Educação a Distância. 2005. (Seminário).

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O gênero do horror no cinema e nas histórias em quadrinhos brasileiras. 2005. (Congresso).

I Fórum de Licenciaturas.Design e Diagramação de Material EAD. 2004. (Outra).

III Semana de Design da Ufes.Beleza? A estética escrota da revista Quase. 2004. (Encontro).

XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).

7 Semana de Publicidade e Propaganda. 2003. (Encontro).

I Forum de Comunicação. 2003. (Encontro).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2003. (Congresso).

6 Semana de Publicidade e Propaganda. 2002. (Encontro).

COMSAUDE. 2002. (Congresso).

II Semana de Design da Ufes. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Paulo Victor de Souza Siqueira

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; LINS, A. C.; VALENTE, T. E. J.. Redesign e atualização de cartazes cinematográficos de filmes de terror. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Fábio Soares Baptista

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; VALENTE, T. E. J.; SALOMÃO, M.. O encontro do design gráfico com o cinema: criando projetos gráficos para filmes de alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Filipe Couto da Silva

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; VIEIRA Jr, E. M.; CAMARNEIRO, F. D.. Águia Forte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Thais Delfim de Jesus

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; MAGALHAES FILHO, J. S.; NEVES, M. V. M.. Documentário: Só-só, um poeta barrense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Adryelisson de Souza Maduro

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; VIEIRA Jr, E. M.; PORTO, J. L. S.. O uso do cinema como método de combate à violência simbólica no ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Hegli Lotério Barbosa

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; ALVES, G.; RUFINO, P. G.. Racismo e Sexismo: a mulher negra no audiovisual contemporâneo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Diana Kippel Gurgel do Amaral

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; ALVES, G.; PEREIRA, J. C.. Zora Curiosa: a construção do personagem sob o viés da direção de arte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Thaisa Gomes dos Reis

CARMINATTI, C. J.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; MACHADO, R. S.. A ascenção da animação 3D e as transformações técnicas na história do desenho animado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Cássio Siquara Rocha

MAGALHAES FILHO, J. S.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; GONRING, G. M. M. P.. A Magia - improvisada - do cinema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Filippe Nunes Saraiva

CAMARNEIRO, F. D.; MAGALHAES FILHO, J. S.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. A revolução da televisão americana e a construção narrativa do anti-herói. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maria Grijó Simonetti

ALVES, G.; MAGALHAES FILHO, J. S.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Memorial do documentário Invisível: uma reflexão sobre a função de diretor de produção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Lucas Octávio Cândido da Silva

ZANETTI, Daniela; LOPES, O.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Os mundos virtuais do Games Narrativos: Análise da websérie Lords of War. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Carolini Barbosa Covre

VIEIRA Jr, E. M.; ALVES, G.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Documentário Rua Córrego Grande, número 13. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Juliana Cristina Borges Monteiro

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; MAGALHAES FILHO, J. S.; RAMOS, L.B.. O DIRETOR MONSTRO: Genialidade, sexualidade e amadorismo no cinema ficcional contemporâneo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: BENINCÁ, Arthur Travaglia

NEVES, M. V. M.; ALCANTARA NETO, D.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Análise da Trilha Sonora do filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: MARIANO, Isabella Silva de Freitas; GONÇALVES, Karolina Mari

VIEIRA Jr, E. M.; CARMINATTI, C. J.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Webdocumentário Inteligência Coletiva: a criação coletiva como forma de produção cultural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Crstina Pádua Braga Margon

MAGALHAES FILHO, J. S.; CARMINATTI, C. J.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. A imersão em Sherlock: Como o seriado britânico ajuda na imersão do espectador através de recursos audiovisuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marila Oliveira Brasil Almeida

ZANETTI, Daniela; CARMINATTI, C. J.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Narrativas transmidiáticas e a reformulação de conteúdos audiovisuais no contexto da TV brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Larissa Fafá Freisleben

VIEIRA Jr, E. M.; ALVES, G.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Gêneros e gênero, À Prova de Morte e a representação da mulher. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: DIEGO DE JESUS

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; VIEIRA Jr, E. M.; ALVARENGA, A. C.. Documentário Invisível. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Naiara Bolzan

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; VIEIRA Jr, E. M.; ALVES, G.. Documentário Meu nome é Fulano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Sidney Spacini

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; VIEIRA Jr, E. M.; CAMARNEIRO, F. D.. Dispersão programática, espectatorialidade e cognição no cinema contemporâneo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Daniela Guimarães Rangel

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; BALTAR, M.; CURI, P.. Hollywood Shock King: horror, gimmicks e engajamento da audiência nos filmes de William Castle. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: MARENDAZ, Felippe Álvaro

BALTAR, M.; MARTINS, I. M.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Repetição Estética: a direção de arte como repetição seriada ? American Horror Story. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Larissa A

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; SABADINI, R.; SANTOS, Andrea de Fátima; LIBERATORE, Vanderson. Borges; Mariana Buffolo Portinho.A identidade e a tradição no processo de evolução da marca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes; VIEIRA Jr, E. M.; RABELO, C. R. Z.. Concurso para vaga de professor substituto para o Departamento de Comunicação Social - Edital nº 39 de 14 de Julho de 2017 ? DGP/UFES, publicado no Diário Oficial da União em 17/07/2017. 2017. Universidade Federal do Espírito Santo.

CAMARNEIRO, F. D.; MAGALHAES FILHO, J. S.;BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Concurso público simplificado para provimento de cargo de professor substituto de 3o grau, na área de Comunicação, sub-área de Som e Produção Publicitária para Rádio. 2015. Universidade Federal do Espírito Santo.

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes. Expocom da Região Sudeste. 2010. Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lygia Maria Perini Muniz

MUNIZ. O gênero do horror nas histórias em qudrinhos e no cinema brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Fabián Rodrigo Magioli Núñez

FREIRE, M. B.; FELINTO, E;NÚEZ, Fabián. Realidade perturbada: intimidades domésticas, conflitos midiáticos e os paradoxos da vigilância no 'found footage' de horror. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Alexandre Curtiss Alvarenga

SERAFIM, José Francisco; GOMES, Wilson.;ALVARENGA, Alexandre. C.. O estilo horrível: análise dos mecanismos de produção de encanto em quatro filmes de horror de José Mojica Marins. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Wilson da Silva Gomes

SERAFIM, J. F.;GOMES, W. S.. O Estilo Horrível: Análise dos mecanismos de produção de encanto em quatro filmes de horror de José Mojica Marins". 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lívia Gegenheimer Gouvêa

PILOTO: O PRAZER; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Aline Lopes

Websérie: dois mundos; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Rafael José Oliveira

Roteiro de série de horror; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Jhennifer Cavalcante da Costa

DOCUMENTÁRIO: TÃO FANTASTICO QUANTO DIFÍCIL; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Willian Gomes Loyola

Produção executiva e captação de recursos do documentário Refúgio; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Elisa Kobi Ghil

MESA PARA 5 - WEBSÉRIE; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Waldir Alves da Silva Segundo

Relações familiares e hereditariedade no cinema de horror; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Rafaela Germano Martins

Representações feministas em filmes de vampiros; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Luca Guariento da cunha

Representação do monstro queer em ?Raça das Trevas?; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Edivaldo Da Silva Aragão Júnior

Monstros infantis no cinema de horror latino-americano; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Alexandre Franco Emerick Albergaria

Análise fílmica do vídeo terrorista "Althought the disbelivers dislike it"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Daiana Santos Rocha

Braços Vazios: curta-metragem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Tatiana Werneck Franklin

TRANSVIVO: documentário; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Arthur Magno Simões Marques

Videoclipe: we are pirates - running; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Caian Viola Andrade

V/H/S: tecnologias amadoras e o cinema de horror norte-americano; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Raphael Sampaio Souza

Documentário Como Areia do Mar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Ohana Waichert Mathias, Thaís Lipaus Stein

Oficina de linguagem cinematográfica para pessoas com deficiência: autoconhecimento e representação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Juliana Cristina Borges Monteiro

O DIRETOR MONSTRO: Genialidade, sexualidade e amadorismo no cinema ficcional contemporâneo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Yuri Vianna Nunes

Documentário EMASCULADOS DE ALTAMIRA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

DIEGO DE JESUS

Documentário Invisível; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Naiara Bolzan

Documentário Meu nome é Fulano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Júlia Keyse

Documentário: A serpente do túmulo acorrentado - teoria culturológica e método etnográfico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Daniela Gobetti Zorzal

A fotografia publicitária na era da convergência: identificação dos grupos em uma sociedade de consumo participativa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Lais P

Flório; Letícia M; Real; Rapahela D; Ferraz; A utilização da comunicação viral nas redes sociais Twitter e Youtube como ferramenta de fortalecimento da marca Brastemp; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Debora de O

Rosa; Lucrécia Balarine; Samuel B; Pereira; O sucesso pode gerar consequências: estudo crítico sobre prevenção de crise de imagem pública da Selita; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Janemar C

B; Lemos; Raquel R; Gratival; Stefany M; Pegorett; Decifrando a Indústria Cultural: Um novo olhar sobre o Festival de Alegre; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Danieli Rovetta; Taynara dos Santos Barreto

A fotografia fora do tempo: Influência e consumo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Eveline Lovatti Fassarella

A CONSTRUÇÃO DO SUSPENSE NO CINEMA DE ALFRED HITCHCOCK; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Dâmarys R

da Silva; Levinny L; O; Dias; Taciana P; Beiriz; O Consumidor Infantil: O papel da publicidade na construção das subjetividades; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Jeison Bottecchia; Tones M

Salazan; Ivan M; Lourençoni; 1968, O Filme: Análise da persuasão retórica cinematográfica brasileira na ditadura militar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Cleverson H

Maia; Marcos Fellipe P; Soares; Renan D; Lessa; Utilização das Mídias Alternativas na Produção Publicitária no Sul do Espírito Santo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Thayllan T

C; Dias; Elaboração de uma Loja Virtual e sua Campanha de Internet; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Mateus Z

Baião; Jamile T; Paiva; Matheus M; Candido; Propaganda Institucional: O uso não promocional como estratégia de venda de produtos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Liliane Dias Freitas

Análise do gênero Fantástico Na Narrativa do Filme A Fantástica Fábrica de Chocolates de Tim Burton; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade) - Centro Universitário São Camilo (ES); Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Matheus Fraga Santana

Z Nation: bom, barato e global; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Caian Viola Andrade

Influência dos dispositivos de captação digitais amadores no cinema Found Footage norte-americano; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Juliana Cristina Borges Monteiro

O cinema de horror e o Found Footage no Brasil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Victor Nascimento Neves

J-Horror & Found Footage: o cinema de horror realista japonês; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Matheus Fraga Santana

Sharknado e a Estética do Excesso em Domicílio; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Victor Nascimento Neves

Conflitos Midiáticos no Cinema Contemporâneo Asiático; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Klaus'Berg Nippes Bragança;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mariana Baltar Freire

Realidade Perturbada: choques corporais, espectros domésticos e a tecnofobia da vigilância no found footage de horror; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Mariana Baltar Freire;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; ALVES, G. ; NEVES, M. V. M. ; BRAGA, C. . Próximos Olhares. REVISTA GUARÁ , v. IV, p. 109-109, 2016.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . A Retórica que Veio do Espaço: imaginação sentimental, razão oculta e fronteiras da ficção no cinema de horror contemporâneo. Contracampo (UFF) , v. 25, p. 61-79, 2013.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . A Credibilidade Sobrenatural: estratégias de persuasão e do Efeito de Real em Atividade Paranormal. Cadernos Camilliani , v. 12, p. 109-120, 2011.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Impressões da Morte: transcomunicação instrumental, pareidolia e os limites da visibilidade no Found Footage de horror. In: Laura Loguercio Cánepa; Gustavo Souza; Genio Nascimento. (Org.). I Estudos de Cinema Intercom. 1ed.São Paulo: Intercom, 2015, v. 1, p. 50-72.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . A credibilidade sobrenatural: Análise das estratégias de persuasão e do efeito de real no gênero de horror em Atividade Paranormal. In: LEITE, Leni et al. (Org.). Leitor, Leitora: Literatura, recepção, gênero. Vitória: EDUFES, 2011, v. 1, p. 204-210.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Bad trip: as estratégias autorais de produção de encanto de José Mojica Marins em O despertar da besta. In: HAMBURGER, Esther; SOUZA, Gustavo; MENDONÇA, Leandro; AMANCIO, Tunico. (Org.). Estudos de Cinema - Socine IX. 1ed.São Paulo: Annablume / Fapesp, 2008, v. 1, p. 42-51.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . O que faz uma mostra?. A Gazeta / Caderno Pensar, Vitória, p. 4 - 4, 14 set. 2013.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Para que serve uma mostra?. A Tribuna, Vitória, p. 12 - 12, 24 ago. 2013.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Lado B do horror. Diário do Nordeste, Fortaleza, p. 08 - 08, 03 ago. 2008.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; FURLANI, Daniel S. ; LABANCA, Gabriel Costa ; TEIXERA, J. E. . Ilha de Quase. A Gazeta, Vitória, p. 08 - 08, 17 fev. 2008.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; FURLANI, Daniel S. ; LABANCA, Gabriel Costa ; TEIXERA, J. E. . Ilha de Quase. A Gazeta, Vitória, p. 08 - 08, 10 fev. 2008.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; LABANCA, Gabriel Costa ; TEIXERA, J. E. ; FURLANI, Daniel S. . Ilha de Quase. A Gazeta, Vitória, p. 08 - 08, 03 fev. 2008.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; LABANCA, Gabriel Costa ; TEIXERA, J. E. ; FURLANI, Daniel S. . Ilha de Quase. A Gazeta, Vitória, p. 08 - 08, 27 jan. 2008.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . A moral das janelas: conflitos midiáticos no found footage de horror. In: XIX Encontro da Socine - Cinemas em redes, 2016, Campinas. XIX Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Anais de Textos completos. São Paulo: Socine, 2015. v. 1. p. 487-492.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . As máquinas do Medo: cultura do vídeo e tecnologias amadoras no cinema de horror contemporâneo. In: IV Encontro Anual da AIM, 2015, Covilhã. Atas do IV Encontro Anual da AIM, ed. Daniel Ribas e Manuela Penafria. Covilhã: AIM, 2015. v. 1. p. 37-48.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . CCTV horrors: do voyeurismo à vigilância na era da mídia digital. In: XVIII Encontro Socine ? O novíssimo cinema latino-americano, 2015, Fortaleza. Anais de textos completos do XVIII Encontro Socine ? O novíssimo cinema latino-americano. Orgs: Afrânio Mendes Catani, Antonio Carlos Amancio da Silva, Alessandra Soares Brandão, Mauricio Reinaldo Gonçalves, Ana Leopoldina Macêdo Quezado, Nílbio Thé. São Paulo: Socine, 2015. v. 1. p. 575-581.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . ?A lei da equivalência das janelas?: circulação participativa do filme found footage de horror na era da mídia digital. In: AVANCA | Cinema 2015: 6TH International Conference Cinema ? Art, Technology, Communication, 2015, Avanca. AVANCA | CINEMA 2015. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2015. v. 1. p. 406-415.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Problemas de Família: Poderes e Ameaças da Visibilidade Doméstica no Found Footage de Horror. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom 2015. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1-15.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Longe de Casa: tecnologias amadoras, netporn e o found footage de horror. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste ? Intercom Sudeste, 2014, Vila Velha. XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste ? Intercom Sudeste. São Paulo: Intercom, 2014. v. 1. p. 1-15.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Lar, doce horror: mídia amadora e o filme found footage de horror. In: Avanca | Cinema 2014: Conferência Internacional Cinema ? Arte, Tecnologia, Comunicação, 2014, Avanca. Avanca | Cinema 2014. Coord. António Costa Valente, Rita Capucho. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014. v. 1. p. 747-754.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Testemunhas do Desconhecido: a cultura do vídeo e o horror contemporâneo. In: XVII Encontro Socine ? A sobrevivência das imagens, 2014, Florianópolis. Anais de textos completos do XVII Encontro Socine ? A sobrevivência das imagens. São Paulo: Socine, 2013. v. 1. p. 903-911.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Impressões da Morte: transcomunicação instrumental, pareidolia e os limites da visibilidade no found footage de horror. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Pauo: Intercom, 2014. v. 1. p. 1-15.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . ?Ego Te Provoco': A atração demoníaca e a ciência do exorcismo no cinema de horror contemporâneo. In: V CONECO - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2012, Niterói. Reencontros em Comunicação. Niterói e Rio de Janeiro: UFF, UFRJ, UERJ, PUC-RIO, 2012. v. único. p. 1-16.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . "Grave Tudo": As Estratégias de Credibilidade Ficcional e Os Critérios de Verossimilhança Fílmica em [REC]. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2010, Vitória. XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . As Estratégias de Produção de Encanto em O Despertar da Besta. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2007, Salvador. Cd-rom de Anais do IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2007. v. IX.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; LABANCA, Gabriel Costa . Quadrinhos, psicopedagogia e democratização de mídia: análise crítica da oficina de histórias em quadrinhos Primeiros Traços. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro: Intercom, 2005.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . O Gênero do horror nas histórias em quadrinhos e no cinema brasileiro. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro: Intercom, 2005.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . A Guerra ao Terror e o Cinema de Horror Contemporâneo. In: VI Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2015, Vitória. Tempos de Guerras Atuais ? Livro de Resumos. Claudia Murta (Org.). Vitória: PARTHOS, 2015. v. 1. p. 138-139.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . A Moral das Janelas: Conflitos midiáticos no Found Footage de Horror. In: XIX Encontro da Socine ? Cinemas em Redes, 2015, Campinas. Caderno de Resumos ? XIX Socine: Cinemas em Redes. São Paulo: Socine, 2015. v. 1. p. 127-127.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . As Máquinas do Medo: cultura do vídeo e tecnologias amadoras no cinema de horror contemporâneo. In: IV Encontro Anual da AIM, 2014, Covilhã. LIVRO DE RESUMOS. Lisboa: AIM, 2014. v. 1. p. 17-17.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . CCTV horrors: do voyeurismo à vigilância na era da mídia digital. In: XVIII Encontro Socine ? O novíssimo cinema latino-americano, 2014, Fortaleza. XVIII Encontro Socine ? Caderno de Resumos. São Paulo: Socine, 2014. v. 1. p. 72-72.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Testemunhas do desconhecido: a cultura do vídeo e o horror contemporâneo. In: XVII Encontro Socine, 2013, Florianópolis. A sobrevivência das imagens, 2013. v. único.

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . ?O medo é a mensagem?: o horror da mídia no cinema contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . ?A lei da equivalência das janelas?: circulação participativa do filme found footage de horror na era da mídia digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Problemas de Família: Poderes e Ameaças da Visibilidade Doméstica no Found Footage de Horror. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . A Guerra ao Terror e o Cinema de Horror Contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . A Moral das Janelas: Conflitos midiáticos no Found Footage de Horror. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Longe de Casa: tecnologias amadoras, netporn e o found footage de horror. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . As Máquinas do Medo: cultura do vídeo e tecnologias amadoras no cinema de horror contemporâneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Novas Janelas, Novos Formatos, Novos Mercados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Filmagem, Transmissão e Cobertura das Manifestações ? o audiovisual contemporâneo e a cultura das redes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Impressões da Morte: transcomunicação instrumental, pareidolia e os limites da visibilidade no found footage de horror. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . CCTV horrors: do voyeurismo à vigilância na era da mídia digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Testemunhas do desconhecido: a cultura do vídeo e o horror contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Audiovisual pra quê?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . ?Ego Te Provoco': A atração demoníaca e a ciência do exorcismo no cinema de horror contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Retórica do medo: efeito de real e credibilidade fílmica no horror. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Credibilidade Sobrenatural: Análise das estratégias discursivas de persuasão e do efeito de real no gênero de horror em Atividade Paranormal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Reflexões sobre a Imagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Bad Trip: as estratégias autorais de produção de encanto de José Mojica Marins em O despertar da besta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; LABANCA, Gabriel Costa . Histórias em quadrinhos e os educandos da Obra Social Nossa Senhora das Graças: uma experiência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Roteiro para Novas Mídias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Confecção de Projetos Culturais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Modo de Produção de Documentários Etnográficos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; LABANCA, Gabriel Costa . Oficina de Quadrinhos para Mobilização Social e Democratização de Mídia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Anais do IV Mutirão Brasileiro de Comunicação. 2005. (Editoração/Anais).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Comunicação Capixaba. 2005. (Editoração/Coletânea).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Dimensões da Humanização. 2005. (Editoração/Livro).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Oficina de Fanzine. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Quase. 2002. (Editoração/Outra).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . O dia em que a ilha parou. 2014 (Documentário de curta-metragem).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . O destino das sombras. 2014 (Roteiro de longa-metragem).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Não Roubarás. 2013 (Roteiro de longa-metragem).

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; TEIXERA, J. E. ; LABANCA, Gabriel Costa ; FURLANI, Daniel S. . Contos Horríveis. 2012.

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; ASSIS, Francisco . LOCUS. 2011.

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; TEIXERA, J. E. ; LABANCA, Gabriel Costa ; FURLANI, Daniel S. ; ASSIS, Francisco . Loja de Inconveniências. 2010.

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; TEIXERA, J. E. ; LABANCA, Gabriel Costa ; FURLANI, Daniel S. . Médicos Sem Diploma. 2010.

TEIXERA, J. E. ; CHEQUER, R. J. ; BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; FURLANI, Daniel S. ; LABANCA, Gabriel Costa . Cachaça - The Movie. 2010.

FURLANI, Daniel S. ; BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; TEIXERA, J. E. ; LABANCA, Gabriel Costa . Lei velho Cagado. 2010.

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; ASSIS, Francisco . Videoclipe da banda Chico Cuíca Sound System. 2009.

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. ; FURLANI, Daniel S. ; LABANCA, Gabriel Costa ; TEIXERA, J. E. . TV Quase: Fecha esse livro e vá assistir TV. 2009.

BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes ; CHEQUER, R. J. . Videoclipe da banda Fuck on the beach. 2009.

CHEQUER, R. J. ; TEIXERA, J. E. ; BRAGANÇA, Klaus'berg Nippes . Videoclipe da música. 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Monstros Invisíveis: as corporificações da alteridade no cinema de horror contemporâneo, Descrição: Este projeto investiga as representações monstruosas no cinema de horror contemporâneo a fim de analisar seus significados e reflexos na cultura e na sociedade. No cinema de horror os monstros são figuras proeminentes que corporificam as ansiedades originadas a partir de tensões sociais, culturais, políticas, ideológicas ou econômicas. Não raro um filme ou um ciclo de filmes esboça as alteridades através de monstruosidades geradas por estas tensões: disputas de poderes e reações conservadoras em relação à gênero, sexualidade, etnia, classe social, crise de gerações, estrutura e tradição familiar são costumeiramente metaforizadas pelos monstros do horror. Cada época elege os monstros que melhor representam suas fobias, oferecendo assim uma visibilidade daquela alteridade que lhe (im)pressiona. No atual estágio do cinema de horror outras categorias de visibilidade são aplicadas aos monstros, como a própria invisibilidade ? não seu oposto, mas uma forma visual do Outro. Através do método de análise fílmica, esta pesquisa pretende reconhecer e avaliar os monstros invisíveis de nosso tempo, pois mesmo invisíveis são corpos sensíveis ao horror e materializados através do cinema contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Klaus'Berg Nippes Bragança - Coordenador., Número de orientações: 4

  • 2015 - 2017

    Conflitos Midiáticos: terrorismo, amadorismo e os reflexos da cultura popular na era da mídia digital, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar os inúmeros fatores que norteiam os conflitos refletidos, expostos e integrados à mídia contemporânea através de formatos documentais e ficcionais do cinema, da televisão e da internet.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Klaus'Berg Nippes Bragança - Coordenador., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4

  • 2014 - 2015

    Mentiras Monstruosas, Medos Verdadeiros: dispositivos de visualidade realistas e formação da imaginação sentimental no cinema de horror contemporâneo, Descrição: Projeto de mapeamento e análise do subgênero de horror Found Footage e seu repertório de distinção e similaridade na circulação audiovisual global.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Klaus'Berg Nippes Bragança - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3

  • 2012 - 2016

    Realidade Perturbada: choques corporais, espectros domésticos e a tecnofobia da vigilância no Found Footage de horror, Descrição: Projeto de tese doutoral. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Klaus'Berg Nippes Bragança - Coordenador., Número de produções C, T & A: 8

  • 2006 - 2008

    O Estilo Horrível: análise dos mecanismos de produção de encanto em quatro filmes de horror de José Mojica Marins, Descrição: Projeto de pesquisa obrigatório para adquirir o título de mestre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Klaus'Berg Nippes Bragança - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE APOIO CULTURAL-FINANCEIRO PARA PRODUÇÃO DE LONGA-METRAGEM REALIZADO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, Secretaria do Estado da Cultura - Secult / Ancine - FSA.

2013

SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS INÉDITOS DE LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 2013, Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo - SECULT.

2012

Prêmio para o desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos de Longa-metragem de Ficção no Estado do Espírito Santo (Secult-ES), Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

2012

Melhor Filme de Mídia Alternativa (júri popular), 19° Vitória Cine-Vídeo.

2012

Melhor Curta-metragem (júri popular), 19° Vitória Cine-Vídeo.

2011

VII Mostra Produção Independente - Melhor Documentário - "LOCUS", Associação Brasileira de Documentaristas e Cutas Metragistas do Espírito Santo - ABD&C.

2010

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 014/2010 - SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO INCENTIVO À PRODUÇÃO DE OBRA CINEMATOGRÁFICA DE CURTAMETRAGEM DE ANIMAÇÃO REALIZADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO, Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

2010

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 015/2010 ? SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO INCENTIVO À PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS EM VÍDEO REALIZADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ? DOC CAPIXABA 2010., Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo..

2009

Troféu Marlim Azul de Melhor Videoclipe, XVI Vitória Cine-Vídeo.

2004

Prêmio DB de Artes Visuais Independentes, Grupo DB de Artes Visuais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes da UFES, Departamento de Comunicação Social. , Universidade Federal do Espírito Santo, Goiabeiras, 29075910 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 40032609, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Departamento de Cinema e Vídeo-GCV. Ministra as disciplinas: Processo de Realização em Cinema e Audiovisual e Produção em Cinema e Audiovisual.

Atividades

  • 03/2012 - 04/2013

    Ensino, Comunicação Social - Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Realização em Cinema e Audiovisual, Produção em Cinema e Audiovisual

2009 - 2011

Centro Universitário São Camilo (ES)

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor das disciplinas: Teorias da Comunicação; Criação Publicitária; Teoria da Imagem; Prática em Peças Publicitárias; Produção de Videoclipes; Elementos Cinematográficos da Arte e da Publicidade; Produção Publicitária em TV; Direção de Arte; Criatividade em Comunicação; Pesquisa de Mercado; Laboratório de Produção Documental; Laboratório de Iniciação Científica.

2008 - 2010

Faculdade Batista de Vitória - Campus Guaraparí

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Curso de Comunicação Social / Publicidade e Propaganda. Disciplinas lecionadas: - Pesquisa Mercadológica (80h/a) - 2008/2 - Planejamento de Campanha (80h/a) - 2008/2 - Programação Visual (40h/a) - 2008/2 - Produção Gráfica (80h/a) - 2009/1 - Produção Publicitária em TV e Vídeo (80h/a) - 2009/1 - Comunicação Publicitária em Varejo (80h/a) - 2009/1 - Arte Publicitária (40h/a) - 2009/1 - Administração de Agências de Publicidade e Propaganda (40h/a) - 2009/1

2006 - 2008

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Departamento de Comunicação Social no Curso de Cinema e Audiovisual. Disciplinas: Planejamento e Produção de Set; Produção Executiva e Mercado Audiovisual; Realização em Documentário; Direção em Audiovisuais; Legislação e Ética no Audiovisual; Teorias e Linguagens do Documentário; Projetos Experimentais em Audiovisual.

2002 - 2006

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Estágio e extensionista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

  • 05/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes da UFES, Departamento de Comunicação Social.,Linhas de pesquisa

  • 05/2013

    Ensino, Comunicação Social - Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Produção de Set, Produção Executiva e Mercado Audiovisual, Realização em Documentário, Direção em Audiovisuais, Legislação e Ética no Audiovisual, Teorias e Linguagens do Documentário, Projetos Experimentais em Audiovisual

  • 05/2013

    Extensão universitária , Centro de Artes da UFES, Departamento de Comunicação Social.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa Próximos Olhares.

  • 08/2004 - 08/2005

    Extensão universitária , Centro Pedagógico, Departamento de Didática e Prática de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Projeto Primeiros Traços.

  • 05/2003 - 08/2005

    Estágios , Centro Pedagógico, Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne Ad.,Estágio realizado, Coordenação de Comunicação Social.

  • 04/2005 - 07/2005

    Estágios , Pró Reitoria de Extensão, Coordenação de Comunicação e Extensão.,Estágio realizado, Colaborador do Plano de Comunicação.

  • 04/2005 - 06/2005

    Outras atividades técnico-científicas , União Cristã Brasileira de Comunicação Ucbc, União Cristã Brasileira de Comunicação Ucbc.,Atividade realizada, Projeto gráfico e diagramação do livro de Anais.

  • 03/2002 - 05/2003

    Estágios , Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Departamento de Comunicação Social.,Estágio realizado, Empresa de Comunicação Social Junior.