Maria Silmara Fernandes Gomes

Graduada em Letras habilitação em Língua espanhola pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014) , especialista em Tecnologia Aplicada à Sala de Aula, técnica em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Potiguar (2015). Trabalhou no Colégio Nossa Senhora da Conceição CNSC, em Apodi RN, onde ministrava aulas de língua espanhola no ensino fundamental 2 e médio, e desenvolvia projetos artísticos e culturais. Trabalhou na Escola de Ensino Setor Leste, Brasília DF, ministrando aulas de língua espanhola para o ensino médio. Trabalhou como professora substituta no IFRN campus Nova Cruz no Ensino Médio Integrado e ministrou aulas de Espanhol Instrumental para o nível superior. Desenvolve projeto de extensão, NUARTE : Proposta de ações sócio- culturais e Pluralidades, Diálogos e Interfaces, como também é integrante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) pelo IFRN, Nova Cruz. Fez parte da Comissão de organização, planejamento e execução da SEMADEC 2020. Foi avaliadora dos trabalhos aprensentados da VI Expotec ( Exposição científica, tecnológica e cultural do IFRN campus Nova Cruz. Fez parte da Comissão de elaboração de viabilidade de oferta do curso de pós-graduação em nível de especialização em Ensino de Línguas e Literaturas pelo IFRN, Campus Nova Cruz. Ingressou na Seduc CE desde de Abril de 2021 onde trabalha 40 hs na escola técnica profissionalizante, EEEP Abigail Sampaio até os dias atuais.

Informações coletadas do Lattes em 21/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós-graduação em Tecnologia Aplicada na Sala de Aula

2019 - 2020

UNI AMÉRICA
Título: O USO DO WHATSAPP POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO COMO RECURSO EXTRACLASSE NO ENSINO DE VOCABULÁRIO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Graduação em Gestão de Recursos Humanos

2013 - 2015

Universidade Potiguar, UnP

Graduação em Letras - Espanhol

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2020 - 2020

Feedback na Educação Online. (Carga horária: 16h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Liderança criativa: O que é e como desenvolver. (Carga horária: 24h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Design Thinking na Educação. (Carga horária: 20h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Redes Sociais na Educação. (Carga horária: 16h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Sala de aula invertida no apoio às práticas para uma aprendizagem ativa. (Carga horária: 20h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Introdução ao uso de tecnologias de informação e comunicação na educação. (Carga horária: 30h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Gestão de conflitos. (Carga horária: 12h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Vídeo na Educação Online. (Carga horária: 16h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Games e Educação: reflexões sobre a utilização de games em sala de aula. (Carga horária: 20h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Metodologias Ativas no Ensino Superior. (Carga horária: 24h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Coaching I. (Carga horária: 24h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

TEA: A Construção do Conhecimento e o Processo de Aprendizagem. (Carga horária: 2h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL. (Carga horária: 4h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2020 - 2020

Coaching II -. (Carga horária: 16h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Organização de eventos

GOMES, M. S. F. . Halloween de los Muertos. 2019. (Festival).

GOMES, M. S. F. . Feart. 2018. (Festival).

GOMES, M. S. F. . SEPLA. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Exposição científica, tecnológica e cultural do IFRN campus Nova Cruz. Exposição científica, tecnológica e cultural do IFRN campus Nova Cruz. 2019. (Exposição).

Feart.Comissão organizadora. 2018. (Outra).

III Semana de Linguagens. Dom Quixote em terras nordestinas. 2017. (Exposição).

III Simple. 2014. (Simpósio).

Sinalle.I simpósio nacional de Literatura, Linguística e Ensino.. 2014. (Simpósio).

Jornada Espanhola. 2009. (Outra).

La práctica de Intercultura en las clases de Español. 2009. (Oficina).

NEEL. 2009. (Oficina).

Projeto de Ações Extensionistas. 2009. (Outra).

SEPLA. 2009. (Seminário).

Ciclo de palestras sobre Gramática. 2008. (Outra).

I CONLID. 2008. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de língua espanhola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Contrato de professora substituta até abril de 2021.

2015 - 2019

Colégio Nossa senhora da Conceição

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2019 - 2019

Centro de Ensino Médio Setor Leste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40