Mariana Bertanha Biava
Graduanda em Direito, estagiária da Procuradoria do Municipio de Londrina/PR. Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado com ênfase em meio ambiente) pelo Centro Universitário de Rio Preto/SP (aluna bolsista). É mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência e Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá/PR (bolsista CAPES). Tem experiência no Ensino Fundamental e Médio lecionando as disciplinas de Ciências e Biologia, além de ter trabalhado também disciplinas para o curso de auxiliar e técnico em enfermagem. No Ensino Superior, lecionou para o curso de Ciências Biológicas na Faculdade Cathedral de Ensino Superior em Boa Vista/RR, atuando nas áreas da educação e meio ambiente.
Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática
2007 - 2009
Universidade Estadual de Maringá
Título: Espaço Escolar como Ambiente de Saúde e Ensino no Discurso de Alunos
Orientador: Luzia Marta Bellini
, Ano de Obtenção: 2009.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Interação aluno/espaço. Ambiente. Saúde. Retórica..
Graduação em Ciências Biológicas
2001 - 2004
Centro Universitário de Rio Preto
Bolsista do(a): Delegacia de Ensino de São José do Rio Preto e Unirp, DESJRP, Brasil.
Formação complementar
2008 - 2008
Extensão universitária em Historia das Idéias Pedagógicas no Brasil. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à Semiótica de Peirce. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à Análise do Discurso. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
LIBRAS em contexto - Intermediário. (Carga horária: 20h). , Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil, ANPACIN, Brasil.
2008 - 2008
Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 20h). , Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil, ANPACIN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Como elaborar projetos de pesquisa em educação. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2004
Paradigmas entre Morfologia e Ecologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2004
Novas Tendências no Ensino de Biologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2004
Métodos práticos de estudos em comunidades de aves. (Carga horária: 6h). , Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, Brasil.
2002 - 2002
Fauna de Cavernas. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, Brasil.
2002 - 2002
Biomeneralização em Bactérias. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Conceitos de Biologia Celular e Molecular. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Saúde e Meio Ambiente.
Organização de eventos
BRANDÃO, J. A. C. ; BIAVA, Mariana Bertanha ; STIMMER, S. . I Semana da Biologia e Gestão Ambiental e II Expo Bio. 2009. (Exposição).
BIAVA, Mariana Bertanha . X Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2007. (Congresso).
BIAVA, Mariana Bertanha . II Semana do Auxiliar e Técnico em Enfermagem. 2006. (Outro).
BIAVA, Mariana Bertanha . I Semana do Auxiliar e Técnico em Enfermagem. 2005. (Outro).
Participação em eventos
XIV EREMatSul ? Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul.Simetrias. 2008. (Encontro).
Grupo de Estudos Argumentação e Retótica. 2007. (Outra).
II Congresso Internacional de Saúde e IV Seminário Científico do CCS. Reflexões sobre a importância das Representações Sociais relacionadas a temática ambiental e saúde. 2007. (Congresso).
III Congresso Internacional e IX Semana da Psicologia: Coletividade e Subjetividade na Sociedade Contemporânea. 2007. (Congresso).
X Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2007. (Encontro).
Grupo de Estudo - Argumentação e Retórica. 2006. (Outra).
Palestra - Educação em Ciências e Diversidade Cultural. 2006. (Outra).
16ºEncontro de Biólogos. 2005. (Encontro).
Grupo de Discussão de Pesquisa - Educação Ambiental no Contexto Escolar. 2005. (Outra).
III EPEA - Encontro de pesquisa em Educação Ambiental. 2005. (Encontro).
III Semana Integrada de Meio Ambiente. 2005. (Outra).
1° Ciclo de Palestras do D.A.B.AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA REPRESA MUNICIPAL DE S.J.RIO PRETO COMO POTENCIALIDADE DE PROPOSTAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2004. (Outra).
15ºEncontro de Biólogos do Crbio-1.AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA REPRESA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PELA VISÃO DA POPULAÇÃO DO SEU ENTORNO, COMO POTENCIALIDADE DE PROPOSTAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2004. (Encontro).
4° Congresso Nacional de Iniciação Científica e 2° Congresso Internacional de Iniciação Científica. VISÃO DA POPULAÇÃO DO ENTORNO DA REPRESA MUNICIPAL EM RELAÇÃO À PRESENÇA DE CAPIVARAS. 2004. (Congresso).
Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Ética e Cidadania. 2004. (Outra).
Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2004. (Oficina).
I Congresso de Meio Ambiente. O lazer como aspecto ambiental pela visão da população do entorno da represa municipal de São José do Rio Preto/SP: Limites e possibilidades. 2004. (Congresso).
II Congresso Mundial de Educação Ambiental. II Congresso Mundial de Educação Ambiental. 2004. (Congresso).
V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.ESTUDO DE CASO DOS AMBULANTES DO ENTORNO DA REPRESA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO, COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2004. (Outra).
VI Encontro Maringaense de Biologia e XIX Semana da Biologia. 2004. (Encontro).
6º Semana da Biologia. 2003. (Outra).
II Ciclo de Palestras do NEA (Núcleo de Estudos Ambientais).EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA. 2003. (Outra).
II EPEA. 2003. (Encontro).
I Simpósio de Biologia Animal. 2003. (Simpósio).
Perspectivas Globais Pós Rio + 10. 2003. (Outra).
VI Jornada de Educação e Direito Ambiental. 2003. (Outra).
XIX Semana da Biologia. 2003. (Outra).
5ºSemna da Biologia-UNIRP. 2002. (Outra).
XVIII Semana da Biologia. 2002. (Outra).
4ºSemana da Biologia -UNIRP. 2001. (Outra).
IV Jornada de Educação e Direito Ambiental. 2001. (Outra).
Participação em bancas
FALCÃO, M. T.;BIAVA, Mariana Bertanha; BRANDÃO, J. A. C.; NEVES, M.. Estudo da importância da Reciclagem para Meio Ambiente sobre a Visão dos Cooperativados da UNIRENDA em Boa Vista-RR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior.
FERREIRA, P. R.;BIAVA, Mariana Bertanha; BRANDÃO, J. A. C.. Ocupação Irregular e Impactos Ambientais em Área de Preservação Permanente no bairro Francisco Caetano Filho no Município de Boa Vista, RR.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior.
CASTILHO, A. S.;BIAVA, Mariana Bertanha; FERREIRA, P. R.. Perspectivas ambientais dos estudantes do ultimo ano dos colégios públicos rurais de 8 municípios no estado de Roraima. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior.
FALCÃO, M. T.;BIAVA, Mariana Bertanha; FERREIRA, P. R.. Percepção Ambiental dos Moradores do entorno dos Cemitérios Urbanos em Boa Vista - RR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior.
BRANDÃO, J. A. C.; STIMMER, S.;BIAVA, Mariana Bertanha. Banca de seleção para contratação de Professor. 2009. Faculdades Cathedral de Ensino Superior.
Orientou
PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA ? RR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
CONCEPCÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELACAO AS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
A importância do ensino de Biologia na Educação Indígena nas Comunidades Pium e Barata - RR; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
AS AULAS PRATICAS E O ENSINO DE CIËNCIAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
LEVANTAMENTO DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SALAS REGULARES NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
A QUESTÃO DO LIXO NA COMUNIDADE INDÍGENA DE VISTA ALEGRE-RR: Uma Proposta de Educação Ambiental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA ESCOLA 13 DE SETEMBRO EM BOA VISTA/RR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior; Orientador: Mariana Bertanha Biava;
Produções bibliográficas
-
BIAVA, Mariana Bertanha ; GERMANO, Eliana Croffi ; ASSONI, Mirela Nakamuta ; MANDRÁ, Kátia Regina Penteado . Visão da População do Entorno da Represa Municipal em Relação à Presença de Capivaras. In: 2° Congresso Internacional de Iniciação Científica e 4° Congresso Nacional de Iniciação Científica Semesp, 2004, São Paulo/SP.
-
BIAVA, Mariana Bertanha ; ASSONI, Mirela Nakamuta ; GERMANO, Eliana Croffi ; MANDRÁ, Kátia Regina Penteado . A avaliação dos aspectos significativos da represa municipal de São José do Rio Preto pela visão da população do seu entorno como potencialidades de propostas em Educação Ambiental. In: 15ºEncontro de Biólogos do Crbio - 1, 2004, São Pedro, 2004.
-
MANDRÁ, Kátia Regina Penteado ; BIAVA, Mariana Bertanha ; GERMANO, Eliana Croffi ; ASSONI, Mirela Nakamuta . Dados preliminares da análise da visão da população do entorno da Represa Municipal de S. J. Rio Preto em relação a presença de capivaras na área em estudo. In: II Congresso Mundial de Educação Ambiental, 2004, Rio de Janeiro /RJ, 2004.
-
GERMANO, Eliana Croffi ; BIAVA, Mariana Bertanha ; ASSONI, Mirela Nakamuta ; MANDRÁ, Kátia Regina Penteado . O lazer como aspecto ambiental pela visão da população do entorno da Represa Municipal de S. J. Rio Preto: Limites e Possibilidades. In: I Congresso de Meio Ambiente, 2004, Paulínia/SP, 2004.
-
ASSONI, Mirela Nakamuta ; GERMANO, Eliana Croffi ; BIAVA, Mariana Bertanha ; MANDRÁ, Katia Regina Penteado . Estudo de caso dos ambulantes do entorno da Represa Municipal de S. J. Rio Preto, sobre a problemática do lixo, como Proposta de Educação Ambiental. In: V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2004, Goiânia/GO, 2004.
-
BIAVA, Mariana Bertanha ; SECORUM, T.S. . Simetrias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIAVA, Mariana Bertanha ; HATTANDA,I. . Reflexões sobre a importância das Representações Sociais relacionadas a temática ambiental e saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BIAVA, Mariana Bertanha ; GERMANO, Eliana Croffi ; ASSONI, Mirela Nakamuta ; MANDRÁ, Katia Regina Penteado . A Visão da população do entorno da represa municipal de Rio Preto/SP em relação à presença de capivaras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
BIAVA, Mariana Bertanha . TÉCNICA DE PESQUISA AMBIENTAL: ABORDAGEM QUALITATIVA. 2005. (Mini-curso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2011
Faculdades Cathedral de Ensino SuperiorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrando as disciplinas de:
1-Organização e Funcionamento da Educação Básica
2-Didática
3-Estágio Supervisionado Prática de Ensino III
4-Atividades Complementares
5-Estágio Supervisionado Prática de Ensino IV
6-Avaliação de Impacto e Legislação Ambiental
2008 - 2008
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 2
Atividades
-
07/2008 - 11/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História e Epistemologia das Ciências: Bases Teóricas e Metodologia de Pesquisa.
2005 - 2005
Casa de Apoio Emília PaggioroVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2005 - 06/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Ministrou aulas de Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental que frequentam a Instituição.
2004 - 2004
Escola Estadual Francisco Marques PintoVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2005 - 05/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências
-
02/2005 - 05/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Biologia
-
02/2005 - 07/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, reforço de ciências
2003 - 2006
Colégio OpçãoVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplinas ministradas para o Curso de Auxiliar e Técnico em Enfermagem.
Atividades
-
02/2003 - 05/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Parasitologia, Anatomia; Higiene e Profilaxia e Moléstias Infectcontagiosas.
2003 - 2003
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Total de 192 horas.
Atividades
-
01/2003 - 02/2003
Estágios , Embrapa Arroz e Feijão e Escritório de Negócios Para Transferência de Tecno.Estágio realizado, Estágio realizado na Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Escritório de Negócios para Transferência de Tecnologia de Goiânia.
2004 - 2004
Centro Universitário de Rio PretoVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: pesquisadora assistente, Carga horária: 8
2003 - 2003
Centro Universitário de Rio PretoVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: pesquisadora assistente, Carga horária: 8
Atividades
-
05/2004 - 11/2004
Estágios , Centro Universitário de Rio Preto.Estágio realizado, Realizou estágio junto a área de pesquisa em Educação Ambiental - NEA (Núcleo de Estudos Ambientais).
-
05/2003 - 10/2003
Estágios , Centro Universitário de Rio Preto.Estágio realizado, Realizou estágio intitulado: "Iniciação ao trabalho de Pesquisa Científica", junto a área de pesquisa em Educação Ambiental - NEA ( Núcleo de Estudos Ambientais).
2002 - 2002
Laboratório de Análises Clínicas do Hospitla AustaVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágiou nos setores de Hematologia, Bioquímica, Parasitologia, Urinálise, Microbiologia e Coleta, perfazendo um total de 590 horas.
Bioquímica responsável: Telma Ap. Giachetto Martins
Atividades
-
04/2002 - 08/2002
Estágios , Privado, São José do Rio Preto.Estágio realizado, Auxiliou nos setores de Hematologia, Bioquímica, Parasitologia, Urinálise, Microbiologia e Coleta.
2002 - 2002
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São PauloVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Assitente, Carga horária: 20
Outras informações:
Total de 123 horas.
Atividades
-
09/2002 - 11/2002
Estágios , Estação Experimental de São José do Rio Preto, Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Mirassol.Estágio realizado, Relaizou estágio junto à área de Produção e Análise de Sementes Forrageiras, perfazendo um total de 123 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana Bertanha Biava e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?