Jurandir Fernandes Cavalcante
Doutorando em Ciências do Desporto (UTAD) Portugal, Mestrado em Ensino da Saúde (Universidade Estadual do Ceará), Mestrado em Educação e Gestão Desportiva (Universidade Americana/ Católica do Chile), possui graduação em Educação Física (1994) e Fisioterapia (2003) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Acadêmico de Nutrição até 6 Semestre. Além disso, Especialização em Treinamento Desportivo (2002) pela Universidade Veiga de Almeida(RJ), Especialização em Futebol e Futsal (2007) pela UNIGANRIO(RJ). Atualmente é Coordenador e Professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO, Professor do curso de Educação Física UaB (UECE), Professor do Colégio 7 de Setembro, Professor substituto da rede Estadual (SEDUC). Tem experiência na Educação Física, com ênfase na Gestão de Ensino Superior e Gestão de Academia. Além disso, na Área Escolar (Trabalha em escolas), área da Saúde e Performance, além das áreas Biológicas no Ensino Superior como Anatomia Humana, Citologia Humana, Fisiologia Humana e do Exercício, Cinesiologia, Medidas de Avaliação e Treinamento como Treinamento Desportivo, Treinamento de Endurance e Atividade Física para Grupos de Risco.
Informações coletadas do Lattes em 21/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ensino da Saúde
2014 - 2015
Universidade Estadual do Ceará
Título: Formação pedagógica de docentes nos cursos da áres de saúde da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Ano de Obtenção: 2015
Heraldo Simões Ferreira..Palavras-chave: Formação Pedagógica; Docentes; Cursos da Saúde.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2007 - 2010
Universidade Católica do Chile
Título: A Intervenção psicomotora na Educação Infantil: um olhar sobre a realidade da cidade de Fortaleza, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Bernardo Araya
Graduação em Educação Física
1990 - 1994
Universidade de Fortaleza
Título: Erros e incorreções no ensino da Natação
Orientador: Clineu França
Formação complementar
2015 - 2015
In Company, Coordenador Gestor. (Carga horária: 36h). , Centro Universitário Fametro, Unifametro, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação de Arbitragem de Futsal. (Carga horária: 200h). , Associação Cearence de árbitros de Futsal, ACAFS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em EAD. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Fametro, Unifametro, Brasil.
2013 - 2013
Benefísios do exercício físico para a saúde do ido. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
Envelhecimento Saudável - Novas Metodologias de Ex. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Olimpíada e Cidadania. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Olimpíada e Cidadania. (Carga horária: 160h). , universidade aberta do nordeste, UAN, Brasil.
2011 - 2011
Projeto Piloto Mais Educação. (Carga horária: 17h). , Ministério do Esportes, MET, Brasil.
2008 - 2008
Modelos de Periodização do Treinamento Desportivo. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Anatomia e Cinesiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Avaliação e Treinamento.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Bases Biológicas e Nutricionais.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.
Participação em eventos
XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa,. 2018. (Congresso).
V Congresso Estadual de Educação Física Escolar e II Congresso Nacional de Educação Física Escolar. 2016. (Congresso).
Congresso da Região Norte de Saúde Baseadas em Evidências. As rodas de conversa como estratégia de educação em saúde: relato de experiência. 2015. (Congresso).
Congresso da Região Norte de Saúde Baseadas em Evidências. Uso do BLOG como Ferramenta Pedagógica de Educação Física em uma escola pública no Município de Timon-MA. 2015. (Congresso).
IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Huumana e XV Simpoósio Paulista de Educação Física an. 2015. (Congresso).
XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO ANAERÓBICO E O AUMENTO DO VO2 MÁXIMO EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA. 2012. (Encontro).
Curso de Extensão Universítária.Cinesiologia e Biomecânica da Musculação. 2010. (Encontro).
6º CONCEM. Musculação para pessoas da 3ª idade e grupos especiais. 2009. (Congresso).
4º CONCEM. A importância da Cinesiologia na Musculação. 2008. (Congresso).
7º EMAF.Avaliação Física. 2008. (Encontro).
3º CONCEM. Cinesiologia e Biomecâncica: A importância no Treinamento de Força. 2007. (Congresso).
III encontro de iniciação Científica.Bases Nutricionais na Atividade Física. 2007. (Encontro).
I Semana Acadêmica da Fametro.Avaliação Física Básica. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
BONFIM, G. C. S.; SOUSAA NETO, V. A.;CAVALCANTE, J. F.. A influência do treinamento resistido na melhoria da Qualidade de Vida na Terceira Idade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Personal Trainin) - Universidade Estadual do Ceará.
SOUSA, S. D. M. M.;CAVALCANTE, J. F.. O Jogo como Recurso Pedagógico dos Professores da Escola E.M.E.I.F.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lazer e Recreação: métodos e técnicas de aplicaçã,) - Universidade Estadual do Ceará.
MELO, E. L.; FELICIO, L. F.;CAVALCANTE, J. F.. Perfil de um coordenador na academia de ginástica: direitos e deveres desse profissional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Fametro.
MELO, E. L.;CAVALCANTE, J. F.; SOUSAA NETO, V. A.. Qualidade de vida e alimentação saudável: uma análise de hábitos alimentares no ensino fundamental I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Fametro.
MELO, E. L.; SOUSAA NETO, V. A.;CAVALCANTE, J. F.. A atividade física como ferramenta para o desenvolvimento das pessoas com autismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Fametro.
FELICIO, L. F.; SOUSAA NETO, V. A.;CAVALCANTE, J. F.. O Karatê em uma escola municipal de Fortaleza e sua legitimação social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Fametro.
CAVALCANTE, J. F.. Avaliação da aptidão física relacionada a saúde em escolares do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará.
PINHEIRO, F. M.;CAVALCANTE, J. F.. Fisiologia e Prescrição de Treinamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará.
TORRE, T. L.;CAVALCANTE, J. F.. Jiu-jitsu brasileiro, personalidade e masculinidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará.
SILVA, A. A.;CAVALCANTE, J. F.. Os benefícios da prática do futsal para alunos do ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará.
CAVALCANTE, J. F.. As influências dos esportes competitivo para o desenvolvimento motor da criança de 06 a 10 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará.
SOUZA, F. J.;CAVALCANTE, J. F.. Possíveis benefícios da hidrogiástica através do lúdico para o desenvolvimento psicomotor de crianças do ensino fundamental entre 11 e 12 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará.
PEREIRA, L. G. A.;CAVALCANTE, J. F.. A atividade física como ferrementa de tratamento e controle da obesidade para escolares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LOBO, A. A.;CAVALCANTE, J. F.. O futsal como ferramenta no desenvolvimento nas adolescentes femininas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
NEVES, F. E. F.;CAVALCANTE, J. F.. A formação continuada do professor de educação física:Um estudo com professores de escola pública de Fortaleza/CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
GADELHA, J. L. S.;CAVALCANTE, J. F.. O problema da evasão escolar nas aulas de educação física do fundamental II na escola Thomaz Pompeu Sobrinho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
RIBEIRO, A. C. S.;CAVALCANTE, J. F.. A Dança e sua influência no comportamento humano da criança e do adolescente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, A. C. F.;CAVALCANTE, J. F.. A contribuição da musculação para o envelhecimento saudável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALMEIDA NETO, A. S.;CAVALCANTE, J. F.. Obesidade Juvenil na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALMEIDA NETO, A. S.;CAVALCANTE, J. F.. As causas da evasão escolar nas aulas de Educação Física no ensino médio: até onde vai a responsabilidade da escola?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SANTIAGO, D. E. V.;CAVALCANTE, J. F.. A contribuição da atividade psicomotora no desenvolvimento físico e mental para crianças com Sindrome de Down. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; MONTEIRO, I. J. M.. A importância do Futsal na Educação Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; LIMA, N. B.. Redução do percentual de gurdura segundo o método de Karvonem no Spinning. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MENDONCA, P. R. C.;CAVALCANTE, J. F.. A prática da atividade física como componente fundamental para um estilo de vida adulta saudável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; CASTRO, C. J. L.. A Educação Física na escola pública de ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SOUZA, A.;CAVALCANTE, J. F.. Educação Física e psicomotricidade sob a ótica docente: um olhar sobre as possibilidades da atuação com crianças. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MEDEIROS, R. C. M.;CAVALCANTE, J. F.. A contribuição da psicomotricidade nas aulas de Educação Física através dos jogos cooperativos com crianças de 8 a 10 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, F. S.;CAVALCANTE, J. F.. A importância da Natação como atividade física escolar para crianças de 11 a 12 anos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, R. M.;CAVALCANTE, J. F.. Educação Física e sua relação com a auto estima dos alunos da escola pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; LIMA, M. F. S.. Educação Física escolar e o desenvolvimento da psicomotricidade com crianças de 12 a 14 ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.. Os Jogos cooperativos na aprendizagem da Educação Física Escolar.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, G. W. S.;CAVALCANTE, J. F.. Jogos e brincadeiras na formação do aluno do 1º e 2º ciclos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LIMA, A. S.;CAVALCANTE, J. F.. Educação Física como proposta para melhoria da qualidade de vida nos alunos do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; FREIRE, N. M. N.. Desvios Posturais em Escolares do Ensino fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS FILHO, A. P.;CAVALCANTE, J. F.. Iniciação ao Futsal para crianças de faixa etária de 04 a 12 anos como fator de interação entre professores e alunos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALMEIDA JUNIOR, J.;CAVALCANTE, J. F.. O jogo cooperativo como instrumento motivacional nas aulas de Educação Física: em busca de uma educação mais humanizadora. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MAIA, A. C. A.;CAVALCANTE, J. F.. Fisiculturismo: a biomecânica do movimento aplicada a prática esportiva amadora. 2008 - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MACHADO, A. M.;CAVALCANTE, J. F.. LER/DORT, Problema ocupacional e prática esportiva na E.E.F.M Cesar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
FREITAS, A. W. S.;CAVALCANTE, J. F.. O Treinamento da flexibilidade visando o melhor rendimento dentro da capoeira regional para alunos do Ensino Fundamental Júlio Cesar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; COSTA, A. M.. Política de Inclusão: estudo de caso com crianças com TDAH em programa de atividades físicas na E.E.F.M.Edmilson Guimarães de Almeida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SOAREZ, D. P. A.;CAVALCANTE, J. F.. Psicomotricidade no ensino da Natação escolar durante a 2ª Infância. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. C.;CAVALCANTE, J. F.. Importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; SANTOS NETO, F. O.. A importância do futebol na Escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MOREIRA JUNIOR, J. M. B.;CAVALCANTE, J. F.. Futsal e Cidadania como o Desporto aulixiar as comunidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; AMORIM, L. C.. Exercício de baixo impacto em criança com TDAH na E.E.F.Ubirajara Índio do Ceará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
BORGES, L. Q.;CAVALCANTE, J. F.. A evasão das aulas de Educação Física no ensino médio nas escolas de Baturité. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
PEREIRA, P. H. L.;CAVALCANTE, J. F.. A importância da atifidade física antes, durantes e depois do parto em adolescente da escola de ensino médio e fundamental Dionísio Correia de Barreira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, S. O.;CAVALCANTE, J. F.. Educação Física Escolar e sua relação com a psicomotricidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, J. F.; SOUSAA NETO, V. A.. Educação Física no Ensino Médio. 2015. Centro Universitário Fametro.
CAVALCANTE, J. F.; MELO, E. L.. Atividade Física para Grupos Especiais. 2015. Centro Universitário Fametro.
CAVALCANTE, J. F.; MELO, E. L.. Futsal e Voleibol. 2014. Centro Universitário Fametro.
CAVALCANTE, J. F.; MELO, E. L.. Socorros de Urgência. 2014. Centro Universitário Fametro.
CAVALCANTE, J. F.; MELO, E. L.. Esporte de Aventura e Meio Ambiente. 2014. Centro Universitário Fametro.
Orientou
A interdisciplinaridade atuando no comportamento dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
"Andropausa - mas análise da influência do exercício físico no controle do processo de envelhecimento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Análise das variáveis de Treinamento Resistido em alunos com condromalácia patelar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS NA FAIXA DE 6 A 10 ANOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
A NATAÇÃO NA ESCOLA COMO UM MEIO DE CORREÇÃO POSTURAL EM ADOLESCENTES PORTADORES DE ESCOLIOSE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DO ADOLESCENTE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
AS CONTRIBUIÇÕES DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA ADOLESCENTES OBESOS NO ENSINO MÉDIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
TREINAMENTO DE FORÇA PARA IDOSOS E POSSÍVEIS BENEFÍCIOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO PERSONALIZADO PARA PROFISSIONAIS DE DANÇA: FREVO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Treinamento de Força e Diabetes Tipo I e Tipo II; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Treinamento Funcional para indivíduos com condromalácia patelar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Musculação para aluno diabético insulino dependente; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO fFSICA) - Faculdade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Futebol escolar como ferramenta de desenvolvimento humano no Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
O Futsal como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento motor no ensino fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
O treinamento de força como auxílio nas aulas de educação física para alunos do ensino fundamental de 10 a 14 anos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Protocolo acelerado de fortalecimento no; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica do Ceará; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Educação Física: as capacidades físicas como meio de desenvolvimento humano em alunos do ensino fundamental II; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
A prática da atividade física como componente fundamental para um estilo de vida adulta saudável; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Educação Física escolar no ensino médio: a percepção dos alunos do ensino médio da escola pública em relação as aulas de Educação Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
A contribuição do volei para o desenvolvimento motor em crianças de 07 a 10 anos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
A PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO DA NATAÇÃO ESCOLAR EM CRIANÇAS DURANTE A SEGUNDA INFÂNCIA:NATAÇÃO ESCOLAR INFANTIL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - FAMETRO-UVA; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Atividade Física em educandos obesos na E; M; I; F; Otávio Bonfim; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - FAMETRO-UVA; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
LER/DORT, Problema Ocupacional e Prática Esportiva; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - FAMETRO-UVA; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Obesidade em Adolescentes na E; E; F; Professor Faustino de Albuquerque(UV3); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - FAMETRO-UVA; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - FAMETRO-UVA; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Os jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da criança na Educação Física Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - FAMETRO-UVA; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Basquete formando pessoas: Uma estratégia de estudo de caso através da E; E; F; Julio Cesar I; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
A Recreação no ambiente escolar: Afinal, de quem é a responsabilidade?; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Centro Universitário Fametro; Orientador: Jurandir Fernandes Cavalcante;
Produções bibliográficas
-
VASCONCELOS, T. F. ; NASCIMENTO, L. M. P. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, R. O. ; RAPOSO NETO, L. T. ; NANTES, I. M. . ÓTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE O CONTEÚDO DE GINÁSTICA RÍTMICA. REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ESPORTE , v. 1, p. 132, 2020.
-
ALENCAR ; COSTA, R. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. . JAZZ E SUA RELAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: PERCEPÇÕES DE QUEM DANÇA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 1, p. 1, 2019.
-
PINHEIRO, B. N. ; SCIPIAO JUNIOR, L. ; UCHOA, P. A. ; ALMEIDA, S. B. ; BARROSO, F. D. ; CAVALCANTE, J. F. ; REIS, V. M. ; VILACA-ALVES, J. . Does the exercise order affect body composition in ten weeks of concurrent training?. Motricidade , v. 15, p. 32, 2019.
-
GODINHO, I. ; PINHEIRO, B. N. ; SCIPIAO JUNIOR, L. ; LUCAS, G. C. ; CAVALCANTE, J. F. ; GARRIDO, G. M. M. N. . Effect of Reduced Ankle Mobility on Jumping Performance in Young Athletes. Motricidade , v. 15, p. 46, 2019.
-
SILVA, A. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; BRASILEIRO, F. C. ; COSTA, A. O. ; BARBOSA, R. L. C. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . EDUCAÇÃO FÍSICA E INFLUÊNCIA DA MÍDIA: PERCEPÇÕES DOCENTES. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 18, p. 35-44, 2019.
-
FERNANDES, C. C. ; CAVALCANTE, J. F. ; BRASILEIRO, F. C. ; COSTA, A. O. ; SCIPIAO JUNIOR, L. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO TEMA HIPERTENSÃO. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 18, p. 79, 2019.
-
ROMAO, A. C. C. ; COSTA, A. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Educação Física E Inclusão: Percepções Docentes. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 6, p. 156, 2018.
-
RAPOSO NETO, L. T. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. ; MOREIRA, F. G. A. ; BARBOSA, R. L. C. ; POLICARPO, B. F. ; COSTA, R. O. . HIDROGINÁSTICA E TERCEIRA IDADE: POSSÍVEIS BENEFÍCIOS. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 17, p. 61-69, 2018.
-
LIMA, S. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. ; MOREIRA, F. G. A. ; BARBOSA, R. L. C. ; COSTA, R. O. . PRIMEIROS SOCORROS: CONHECIMENTOS E RESPONSABILIDADES NA ESCOLA. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 17, p. 105, 2018.
-
PINHEIRO, M. M. G. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. ; BRANDAO, D. C. ; POLICARPO, B. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . CONDROMALÁCIA PATELAR E TREINAMENTO RESISTIDO: UM ESTUDO DE CASO. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 17, p. 43, 2018.
-
COSTA, R. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; MOREIRA, F. G. A. ; COSTA, A. O. ; POLICARPO, B. F. ; RAPOSO NETO, L. T. . DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 17, p. 53, 2018.
-
SOARES, N. M. M. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; SOUSAA NETO, V. A. ; MOREIRA, F. G. A. ; MELO, E. L. ; COSTA, R.O. . A Educação Física Escolar: Uma visão dos discentes do Ensino Médio. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 16, p. 7 - 16, 2017.
-
AGUIAR, E. N. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; SOUSAA NETO, V. A. ; MOREIRA, F. G. A. ; MELO, E. L. ; COSTA, R. O. . Exercício Físico e Menopausa. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 16, p. 59 - 68, 2017.
-
ARAUJO, F. J. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; SOUSAA NETO, V. A. ; BARBOSA, R. L. C. ; MELO, E. L. ; COSTA, R. O. . Consumo de Ergogênicos por praticantes de Musculação nas Academias. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 16, p. 39 - 48, 2017.
-
GASPAR, G. A. A. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . A DANÇA NA TERCEIRA IDADE PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA. Revista Diálogos Acadêmicos , v. 6, p. 146, 2017.
-
SABINO, J. C. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R.O. ; FELICIO, L. F. ; SOUSAA NETO, V. A. ; MELO, E. L. . Croosfit e Musculação: Aspectos do condicionamento físico, psicológico e motivacional. Coleção Pesquisa em Educação Física , v. 15, p. 59, 2016.
-
OLIVEIRA, J. P. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; SOUSAA NETO, V. A. ; MELO, E. L. ; COSTA, R. O. . Dança e Ensino Superior: Sua Relação na formação do acadêmico de Educação Física. Coleção Pesquisa em Educação Física , v. 15, p. 69, 2016.
-
FELICIO, L. F. ; ARAGAO, M. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; BRANDAO, D. C. . Análise das variáveis de treinamento resistido para portadores de condromalácia patelar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 19, p. 01-6, 2014.
-
FELICIO, L. F. ; BARROSO, M. A. ; CAVALCANTE, J. F. ; BRANDAO, D. C. . O uso de esteróides anabolizantes entre os acadêmicos do curso de educação física da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 1, p. 1, 2014.
-
VELOSO, A. L. ; BRANDAO, D. C. ; COSTA, R. O. ; CAVALCANTE, J. F. . Análise dos métodos de treinamento físico utilizados pelos praticantes da dança frevo. Revista@FCC , v. 1, p. 26-34, 2013.
-
BONFIM, G. C. S. ; CAVALCANTE, J. F. . O bullying no ambiente escolar e sua incidência nas aulas de educação física. Revista Diálogos Acadêmicos , v. 2, p. 123-123, 2013.
-
CAVALCANTE, J. F. . A realização de medidas preventivas em relação à obesidade pelos escolares do ensino fundamental II.. Revista Ciencia, Salud, Educación y Economia , v. 2, p. 42-55, 2009.
-
COSTA, R. O. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. . METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA??. In: Cristiana Madureira; Marilena Rosalen; Ligia Azzalis (organizadores) ? Santo André:. (Org.). Movimentos Docentes: construindo pontes entre os saberes docentes e a formação profissional.. 1ed.: V&V Editora, 2023, v. 1, p. 274-286.
-
MONTEIRO, N. L. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. ; CAVALCANTE, J. F. . A PEDAGOGIA DO ESPORTE E O BASQUETEBOL: PERCEPÇÕES DOCENTES DOS ASPECTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Anais do XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. 1ed.: , 2020, v. , p. 614-.
-
CAVALCANTE, J. F. ; FALCAO, C. S. N. ; FALCAO, C. W. N. . Término da carreira futebolística aspectos profissionais: uma revisão integrativa.. In: Autores: Emmanuel Alves Carneiro; Kleber Augusto Ribeiro; Ary José Rocco Junior (Orgs.). (Org.). GESTÃO DO FUTEBOL: perspectivas e desafios para o futuro. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 84-94.
-
CAVALCANTE, J. F. ; FERREIRA, H. S. . FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DOS CURSOS DA AREA DA SAÚDE DA FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA. Pesquisa em educação física: recortes de dissertações do curso de mestra do profissional em ensino na saúde ? CMEPES/U. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2018, v. , p. 170-.
-
HOLANDA, L. C. ; SOUSAA NETO, V. A. ; LOURINHO, L. A. ; FERREIRA, H. S. ; CATRIB, A. M. F. ; CAVALCANTE, J. F. . O indice de massa corpórea dos alunos do ensino médio em uma escola de Fortaleza,CE: análise sobre as possibilidades para obesidade.. In: Ricardo Hugo Gonzalez; Marcia Maria Tavares Machado. (Org.). Obesidade na infância e na adolescência: reflexões necessárias.. 1ed.João Pessoa: Imprell, 2016, v. 1, p. 225-242.
-
PONTES, M. K. L. ; RAPOSO NETO, L. T. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, R. O. ; NASCIMENTO, L. M. P. ; MONTEIRO, N. L. . Pedagogia no ensino do surf: os processos de ensino-aprendizagem utilizados pelos professores das escolinhas de surf.. In: XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Fortaleza: UNIFOR, 2018. p. 1-6.
-
NANTES, I. M. ; VASCONCELOS, T. F. ; NASCIMENTO, L. M. P. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . O ESPORTE ADAPTADO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO: UM ESTUDO PARA O BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS. In: XXIII Semana Universitária - Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2018. XXIII Semana Universitária - Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2018.
-
RIBEIRO, J. R. ; MONTEIRO, N. L. ; QUEIROZ, D. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R.O. . DANÇA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: XXIII Semana Universitária - Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2018, Fortaleza. XXIII Semana Universitária - Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2018.
-
COSTA, R. O. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. . RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO COMBATE DO SEDENTARISMO E OBESIDADE INFANTO JUVENIL. In: Conexão Unifametro, 2022, Fortaleza. CONEXÃO UNIFAMETRO, 2022.
-
CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, R. O. . OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS NO TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS. In: Conexão Unifametro, 2022. CONEXÃO UNIFAMETRO, 2022.
-
RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . FOLCLORE E SUA RELAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DOCENTE. In: Conexão Fametro 2018, 2018, Fortaleza. Conexão Fametro 2018. Fortaleza: unifametro, 2018.
-
RAPOSO NETO, L. T. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, R. O. . AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ENSINO MEDIO: ASPECTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES. In: Conexão Fametro 2018, 2018, Fortaleza. Conexão Fametro 2018. Fortaleza: unifametro, 2018.
-
RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA ENSINO FUNDAMENTAL. In: unifametro, 2018, Fortaleza. Conexão Fametro 2018, 2018.
-
VASCONCELOS, T. F. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA JUNIOR, A. O. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R.O. . CORRIDA DE RUA: MODISMO OU SAÚDE?. In: Conexão Fametro 2018, 2018. Conexão Fametro 2018, 2018.
-
PEREIRA, R. S. ; POLICARPO, B. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R.O. ; CAVALCANTE, J. F. ; MAIA, A. L. . Educação Infantil e sua Musicalidade: Percepção do professor de Educação Física. In: unifametro, 2018, Fortaleza. Conexão Fametro 2018, 2018.
-
RODRIGUEZ, L. N. P. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R.O. . LESÕES ACOMETIDAS NA DANÇA DE ALTO RENDIMENTO: BALLET CLÁSSICO. In: unifametro, 2018, Fortaleza. Conexão Fametro 2018, 2018.
-
BEZERRA, G. C. N. ; RIBEIRO, J. R. ; NANTES, I. M. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R.O. . OS JOGOS COOPERATIVOS COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: unifametro, 2018, Fortaleza. Conexão Fametro 2018, 2018.
-
COSTA, R.O. ; RIBEIRO, J. R. ; COSTA, A. O. ; BARBOSA, I. C. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; VASCONCELOS, T. F. . Exercício Físico e Terceira Idade: Uma Relação de Saúde?. In: 1 Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018. 1 Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018.
-
COSTA, R.O. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, A. O. ; VASCONCELOS, T. F. ; RIBEIRO, J. R. ; QUEIROZ, D. R. ; PONTES, M. K. L. . PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE SAÚDE SOBRE A TEMÁTICA HIPERTENSÃO. In: 1 Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018. 1 Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018.
-
NOGUEIRA, M. N. ; GASPAR, G. A. A. ; RIBEIRO, J. R. ; PONTES, M. K. L. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . POSSIVEIS BENEFICIOS DA DANÇA NA TERCEIRA IDADE POSSIBLE BENEFITS OF DANCE IN THE THIRD AGE. In: III Jornada Cearense de Morfologia I Encontro Brasileiro de Técnicas Anatômicas, 2017, Fortaleza. Revista Saúde e Ciência online. Campina Grande: Revista Saúde e Ciência online, 2017. v. 6. p. 415-415.
-
MAIA, A. L. ; PONTES, M. K. L. ; COSTA, A. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; FARIAS, A. K. L. ; COSTA, R. O. ; RAPOSO NETO, L. T. . POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA PARA O IDOSO. In: III Jornada Cearense de Morfologia I Encontro Brasileiro de Técnicas Anatômicas, 2017, Fortaleza. Revista Saúde e Ciência online. Campina Grande: Revista Saúde e Ciência online, 2017. v. 6. p. 416-416.
-
CAVALCANTE, J. F. . Formação docente na área da saúde: uma análise sobre a formação pedagógica do corpo docente dos cursos da área de saúde na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.. In: Dialogo Acadêmicos, 2017, Dialogo Acadêmicos. Dialogo Acadêmicos, 2017. v. 6. p. 169.
-
RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; SOUZA, A. R. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R.O. . O CONTEÚDO DANÇA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS. In: Congresso de Educação Física Escolar do Ceará - Trabalhos, 2017. Anais do Evento Congresso de Educação Física Escolar do Ceará - Trabalhos, 2017.
-
MAIA, A. L. ; PONTES, M. K. L. ; COSTA, A. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; FARIAS, A. K. L. ; COSTA, R. O. ; RAPOSO NETO, L. T. . SAÚDE NA ESCOLA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. In: III Jornada Cearense de Morfologia I Encontro Brasileiro de Técnicas Anatômicas, 2016, Fortaleza. Revista Saúde e Ciência online. Campina Grande: Revista Saúde e Ciência online. v. 6. p. 429-429.
-
SOUSAA NETO, V. A. ; BARBOSA, R. L. C. ; MELO, E. L. ; CAVALCANTE, J. F. . Análise da evasaõ do curso de gestão e de lazer do IFCE: motivos destacados pelos alunos desistentes. In: XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2014, Fortaleza. Análise da evasaõ do curso de gestão e de lazer do IFCE: motivos destacados pelos alunos desistentes, 2014.
-
CAVALCANTE, J. F. ; MELO, E. L. ; MONTEIRO, V. S. S. ; ASSIS, R. C. . Comparativo da Recreação na Escola Pública e particular : um estudo de caso. In: XX Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR, 2014, Fortaleza. Comparativo da Recreação na Escola Pública e particular : um estudo de caso, 2014.
-
ASSIS, R. C. ; CAVALCANTE, J. F. ; SOUSAA NETO, V. A. ; MELO, E. L. . Percepção dos Pedagogos referente as aukas de Educação fFsica de uma escola na cidade de Fortaleza. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. Percepção dos Pedagogos referente as aukas de Educação fFsica de uma escola na cidade de Fortaleza, 2014.
-
SOUSAA NETO, V. A. ; MELO, E. L. ; CAVALCANTE, J. F. . O Estranhamento do Homem com o trabalho na Sociedade do Capital. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. O Estranhamento do Homem com o trabalho na Sociedade do Capita, 2014.
-
SOUSAA NETO, V. A. ; MELO, E. L. ; CAVALCANTE, J. F. ; MAIA, D. A. C. . Assédio moral e as organizações: entendendo conceitos. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. Assédio moral e as organizações: entendendo conceitos, 2014.
-
SOUSAA NETO, V. A. ; CAVALCANTE, J. F. ; MELO, E. L. ; CARNEIRO, E. A. . Motivos da desistência dos alunos do curso de Gestão Desportiva e de Lazer do IFCE: relato dos prórpios alunos. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. Motivos da desistência dos alunos do curso de Gestão Desportiva e de Lazer do IFCE: relato dos prórpios alunos, 2014.
-
SOUSAA NETO, V. A. ; MELO, E. L. ; CAVALCANTE, J. F. . Capital em crise e o advento neoliberal: suas implicações na Educação. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. Capital em crise e o advento neoliberal: suas implicações na Educação, 2014.
-
SOUSAA NETO, V. A. ; BARBOSA, R. L. C. ; MELO, E. L. ; CAVALCANTE, J. F. ; FELICIO, L. F. . O desinterese dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física em uma Escola Pública Estadual da cidade de Fortaleza. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. O desinterese dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física em uma Escola Pública Estadual da cidade de Fortaleza, 2014.
-
MELO, E. L. ; SOUSAA NETO, V. A. ; CAVALCANTE, J. F. . Afinal, onde é formado o Gestor de Esporte?. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. Afinal, onde é formado o Gestor de Esporte?, 2014.
-
SOUSAA NETO, V. A. ; MELO, E. L. ; BAIA JUNIOR, N. R. ; SILVA, C. B. ; RIBEIRO, G. S. ; CAVALCANTE, J. F. . A afetividade na avaliação escolar enquanto momento de reflexão do processo ensino aprendizagem. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. A afetividade na avaliação escolar enquanto momento de reflexão do processo ensino aprendizagem, 2014.
-
MELO, E. L. ; CARNEIRO, E. A. ; SOUSAA NETO, V. A. ; CAVALCANTE, J. F. ; FELICIO, L. F. . O Lazer em Fortaleza: uma análise dos equipamentos como centro disseminados de lazer cultural na cidade. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. O Lazer em Fortaleza: uma análise dos equipamentos como centro disseminados de lazer cultural na cidade, 2014.
-
BONFIM, G. C. S. ; CAVALCANTE, J. F. . O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO IDOSO, ATRAVÉS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DESENVOLVIDA NO PROJETO: SAÚDE, BOMBEIRO E SOCIEDADE, DO CORPO DE BOMBEIROS DO CEARÁ. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO, 2013, CAMPINA GRANDE. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO, 2013.
-
CAVALCANTE, J. F. ; BONFIM, G. C. S. . O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA: A NEGAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. ., 2012.
-
CAVALCANTE, J. F. ; BONFIM, G. C. S. . DANÇA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA INLCUSÃO. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. ., 2012.
-
CAVALCANTE, J. F. ; BONFIM, G. C. S. . OS INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA,. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. ., 2012.
-
CAVALCANTE, J. F. ; BONFIM, G. C. S. . ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO ANAERÓBICO E O AUMENTO DO VO2 MÁXIMO EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA. In: XVII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2012, Fortaleza. ., 2012.
-
CAVALCANTE, J. F. ; BONFIM, G. C. S. . AS VILAS OLÍMPICAS NA CIDADE DE FORTALEZA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE EDUCACIONAL. In: XII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2012, Fortaleza. ., 2012.
-
CAVALCANTE, J. F. ; BONFIM, G. C. S. . A PRÁTICA DA NATAÇÃO NO COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS ESCRITORA RAQUEL DE QUEIROZ. In: XII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2012, Fortaleza. ., 2012.
-
CAVALCANTE, J. F. ; BONFIM, G. C. S. . A NATAÇÃO COMO COMPLEMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS DO CEARÁ. In: XII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2012, Fortaleza. ., 2012.
-
COSTA, R. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; RIBEIRO, J. R. . RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO COMBATE DO SEDENTARISMO E OBESIDADE INFANTO JUVENIL.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, J. R. ; RAPOSO NETO, L. T. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. ; COSTA, R. O. . AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ENSINO MEDIO: ASPECTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELOS, T. F. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Corrida de Rua: Modismo ou Saúde?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, J. R. ; RAPOSO NETO, L. T. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. ; COSTA, R. O. . DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, R. S. ; POLICARPO, B. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; MAIA, A. L. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, R. O. . Educação Infantil e sua Musicalidade: Percepção do professor de Educação Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GODIM, J. C. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; JALES, M. C. S. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Folclore e sua relação nas aulas de Educação Física: Percepção Docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUEZ, L. N. P. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, A. O. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Lesões acometidas na dança de alto rendimento: Ballet Clássico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEZERRA, G. C. N. ; RIBEIRO, J. R. ; NANTES, I. M. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Os Jogos Cooperativos como conteúdo nas aulas de Educação Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, R. O. ; RIBEIRO, J. R. ; COSTA, A. O. ; BARBOSA, I. C. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; VASCONCELOS, T. F. . EXERCÍCIO FÍSICO E TERCEIRA IDADE: UMA RELAÇÃO DE SAÚDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, N. L. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. ; CAVALCANTE, J. F. . Pedagogia do esporte e o Basquetebol: Percepções Docentes dos Aspectos Metodológicos Utilizados nas Aulas de Educação Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, J. R. ; MONTEIRO, N. L. ; QUEIROZ, D. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Dança e Ensino Médio: Uma Revisão de Literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NANTES, I. M. ; VASCONCELOS, T. F. ; NASCIMENTO, L. M. P. ; CAVALCANTE, J. F. ; COSTA, R. O. . O ESPORTE ADAPTADO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO: UM ESTUDO PARA O BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NANTES, I. M. ; VASCONCELOS, T. F. ; JALES, M. C. S. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Educação Física para Além Pragmatismo Esportivo: Compreendendo o Caráter Histórico da Educação e sua Legitimação com Componente Curricular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, J. R. ; MAIA, A. L. ; PONTES, M. K. L. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Uma Visão Sobre o Profissional de Educação Física na Prevenção da Obesidade em Crianças do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JALES, M. C. S. ; OLIVEIRA, D. W. A. ; MONTEIRO, N. L. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Libra a Importância da Escola na Inclusão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, L. M. P. ; QUEIROZ, D. R. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . A Formação do Profissional de Educação Física e sua Relação com a Ludicidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, R. O. ; SILVA, M. S. M. ; RIBEIRO, J. R. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. . Dança e Autismo: Ótica dos Profissionais de Dança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELOS, T. F. ; NASCIMENTO, L. M. P. ; NANTES, I. M. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . Ótica dos Professores de Educação Física sobre o Conteúdo de Ginástica Ritmíca. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGUEIRA, M. N. ; GASPAR, G. A. A. ; RIBEIRO, J. R. ; PONTES, M. K. L. ; CAVALCANTE, J. F. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA DANÇA NA TERCEIRA IDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAIA, A. L. ; PONTES, M. K. L. ; COSTA, A. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; FARIAS, A. K. L. ; COSTA, R. O. ; RAPOSO NETO, L. T. . POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA PARA O IDOSO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGUEIRA, M. N. ; COSTA, R. O. ; RAPOSO NETO, L. T. ; SOUSA, C. T. A. ; CAVALCANTE, J. F. . A contribuição da Prática de Atividades de Lazer e Recreação na Escola Para a Melhoria do Convívio Social de crianças co Deficiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SABINO, J. C. ; CAVALCANTE, J. F. ; SOUZA, A. R. ; RAPOSO NETO, L. T. ; COSTA, R. O. . O Conteúdo de dança na Formação do Acadêmico de Educação Física e sua Relação entre Gêneros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAIA, A. L. ; PONTES, M. K. L. ; COSTA, A. O. ; CAVALCANTE, J. F. ; FARIAS, A. K. L. ; COSTA, R. O. ; RAPOSO NETO, L. T. . SAÚDE NA ESCOLA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONFIM, G. C. S. ; CAVALCANTE, J. F. . EXERCÍCIO RESISTIDO PARA A TERCEIRA IDADE COMO MELHORIA DO BEM ESTAR E DA QUALIDADE DE VIDA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CAVALCANTE, J. F. . ?PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA ENDURANCE? , promovido. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAVALCANTE, J. F. . ?AVALIAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM A PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS?,. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAVALCANTE, J. F. . ?PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA ENDURANCE?. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAVALCANTE, J. F. . ?PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO PARA ENDURANCE?. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAVALCANTE, J. F. . Cinesiologia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de plano de ensino).
CAVALCANTE, J. F. . Medidas de Avaliação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de plano de ensino).
CAVALCANTE, J. F. . Anatomia Humana. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de plano de ensino).
CAVALCANTE, J. F. . Bases biológicas e nutricionais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de plano de ensino).
CAVALCANTE, J. F. . Aapectos do Treinamento e da Periodização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. F. . Bases Nutricionais na Atividade Física. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAVALCANTE, J. F. . Cinesiologia e prescrição no treinamento de Força.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. F. . Morfologia Humana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. F. . Fisiologia Humana I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. F. . Morfologia Humana. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. F. . Princípios Neuro-anatômicos na Atividade Física e no esporte. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. F. . Bases Fisiológicas na Atividade Física. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. F. . Avaliação em Treinamento desportivo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. F. . Pedagogia dos esportes Futebol e Futsal. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
1994
1º lugar no Curso de Educação Física, UNIFOR.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2014
Faculdade Vale do JaguaribeVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
04/2015 - 04/2015
Ensino, Fisiologia do Exercício e Prescrição de Treinament, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Prescrição de Treinamento Cardiopulmonar
-
08/2014 - 08/2014
Ensino, Fisiologia do Exercício e Prescrição de Treinament, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Prescrição de Treinamento Cardiopulmonar
1995 - Atual
Colégio 7 de SetembroVínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Educação Física Escolar e das Escolinhas de Futsal
2010 - Atual
Centro Universitário Farias BritoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
11/2012 - 11/2012
Ensino, Lesões do Esporte e Prescrição do Exercício, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Morfologia Humana
-
08/2011 - 08/2011
Ensino, Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Aplicada
-
06/2010 - 06/2010
Ensino, Lesões do Esporte e Prescrição do Exercício, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Morfologia Humana
-
02/2010 - 02/2010
Ensino, Fisiologia e Biomecãnica aplicada ao Exercício, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiologia Humana
2011 - 2012
Prefeitura Municipal de Maracanaú, PM/MaracanaúVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
2008 - 2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Atividades
-
12/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática do Treinamento do Esportivo Coletivo
-
09/2009 - 09/2009
Ensino, Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pedagogia dos Futebol e Futsal
-
06/2009 - 08/2009
Ensino, Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação em Treinamento Desportivo
-
04/2009 - 04/2009
Ensino, Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases Fisiológicas na Atividade Física
-
01/2009 - 01/2009
Ensino, Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Princípios Neuro Anatômicos na Atividade Física e no Esporte
-
11/2008 - 11/2008
Ensino, Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases Nutricionais na Educação Física
-
08/2008 - 08/2008
Ensino, Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases Anatômica Fisiológica aplicada a Educação Física Escolar
2011 - 2011
Faculdades NordesteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2011 - 06/2011
Ensino, Fisiologia e Prescrição de Exercício, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cinesiologia na prescrição de Treinamento de Força
2014 - 2014
Faculdade Entre Rios do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2014 - 01/2014
Ensino, Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Preiodização do Treinamento Desportivo
2009 - 2013
Faculdade Católica do CearáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, EDUCAÇÃO FSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II, Estágio Supervisionado I
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, EDUCAÇÃO FSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II, Atividade Física para Grupos Especiais
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, EDUCAÇÃO fFSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, EDUCAÇÃO fFSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, EDUCAÇÃO fFSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, EDUCAÇÃO fFSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, EDUCAÇÃO fFSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II
-
02/2010 - 06/2010
Ensino, EDUCAÇÃO fFSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, EDUCAÇÃO fFSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Treinamento Desportivo I, Treinamento Desportivo II
-
02/2009 - 06/2009
Ensino, EDUCAÇÃO fFSICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Cinesiologia, Bases Biológicas e Nutricionais
2012 - Atual
Centro Universitário FAMETRO - UNIFAMETROVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2017 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jurandir Fernandes Cavalcante e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?