ROSILEIDE DE SOUZA TORRES

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Pará (2001). Doutora em Doenças Tropicais (2023) -Núcleo de Medicina Tropical da UFPA. Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (2011) pela UFPA. Nutricionista do Hospital Universitário (HUJBB/ UFPA). Nutricionista da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV).Tutora e Preceptora da Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental - FHCGV e Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atua na área de Nutrição Clínica (Ênfase em Saúde Mental, HIV, Avaliação e Educação Nutricional nas DCNT). Experiência em Docência (UFPA e ESAMAZ). Participação em Projetos de pesquisa clínica e de extensão, atuando nos seguintes temas: Nutrição e Saúde Mental, DCNT, Cardiologia, HIV e Oncologia.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doenças Tropicais

2018 - 2023

Universidade Federal do Pará
Título: Prevalência de Dislipidemia e sua Relação com o Polimorfismo do Gene APOE em Pessoas Vivendo com HIV
Fabiola Elisabeth Villanova. Coorientador: Alódia Brasil Costa.

Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários

2008 - 2011

Universidade Federal do Pará
Título: Perfil Lipídico de Portadores de HIV-1 e ou AIDS e sua Correlação com o Estado Nutricional
, Ano de Obtenção: 2011.Luiz Fernando Almeida Machado.

Especialização em Tecnologia de Alimentos

2003 - 2004

Universidade Federal do Pará
Título: Caracterização Microbiológica e Físico-química de Iogurtes Regionais Com Frutas Comercializados na Cidade de Belém-PA.

Graduação em Nutrição

1996 - 2001

Universidade Federal do Pará
Título: Interação do Uso da Ranitidina sobre o Estado Nutricional de Pacientes Hospitalizados
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2014 - 2014

Nutrição na Doença Renal Crônica - Teoria à Prática. (Carga horária: 8h). , Nutrição e Educação, HV, Brasil.

2012 - 2013

Programa de Atualização em Nutrição Clinica - ciclo I. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Nutrição, ASBRAN, Brasil.

2012 - 2013

Atualização em Nutrição Clínica. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Nutrição, ASBRAN, Brasil.

2012 - 2012

Sal: Amigo ou Vilão da saúde. (Carga horária: 10h). , Grupo de Apoio a Nutrição Enteral e Parenteral, GANEP, Brasil.

2012 - 2012

Curso de coleta de dados no Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2011 - 2011

ABC do Cãncer - Abordagens Básicas para o controle. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2010 - 2010

Curso de capacitação em Nutrição Oncológica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2010 - 2010

curso de diabetes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2009 - 2010

Curso de Atualização em Nutrição, Dietética e Diet. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Contagem de Carboidratos. (Carga horária: 5h). , Sociedade Brasileira de Diabetes, SBD, Brasil.

2008 - 2008

Avaliação do Estado Nutricional e Diagnóstico. (Carga horária: 150h). , Instituto Cristina martins, ICM, Brasil.

2007 - 2007

curso pré congresso e nutrição. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, SBNPE, Brasil.

2006 - 2006

Capacitação em Diabetes e Hipertensão Arterial. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Capacitação em Saúde do Idoso. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição em Psiquiatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição em Oncologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição em Cardiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição em Nefrologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica.

Organização de eventos

TORRES, R. S. . V CONGRESSO DO HUJBB - INTEGRANDO ATIRUDES E SABERES NA FORMAÇÃO EM SAUDE NA AMAZÔNIA.. 2015. (Congresso).

TORRES, R. S. . Valorização do Nutricionista como Profissional Promotor de Estilo de Vida Saudável. 2010. (Outro).

TORRES, R. S. . Abordagem Nutricional Teórica e Prática em Pacientes Idosos e Diabéticos: Aplicação da Mini-Avaliação Nutricional e do Método Contagem de Carboidratos. 2009. (Outro).

Participação em eventos

V CONGRESSO DO HUJBB - INTEGRANDO ATIRUDES E SABERES NA FORMAÇÃO EM SAUDE NA AMAZÔNIA.. PERFIL ANTROPOMÉTRICOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM QUIMIOTERAPIA ATENDIDOS EM UMA UNIDADE ESPECIALIZADA EM BELÉM ? PA. 2015. (Congresso).

IV Pré-Jornada e Jornada de nutrição da FHCGV com o tema " Novos rumos da nutrição clínica: da produção à terapêutica, um compromisso com a qualidade". 2013. (Outra).

xv Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental ; V Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada ( CBNI) , XXXVI Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e Ganepão 2013. Prevalencia de Indicadores Relacionados à Sindrome Metabólicas em Trabalhadores de um Hospital escola. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso Paraense de Cardiologia. Utilização da Circunferência da panturrilha em para avaliar o estado nutricional de idosos em Pré-operatório. 2013. (Congresso).

Os Desafios da Cardiologia o Pará: Da Prevenção ao Tratamento. 2012. (Simpósio).

Unidos para Cicatrizar - Support. 2012. (Outra).

Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA. Experiência do Serviço Ambulatorial Especializado em AIDS (SAE) do HUJBB. 2011. (Congresso).

IV Congresso do Hospital Universitário João de barros Barreto. 2011. (Congresso).

IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA, 2011. Características socioeconômicas de pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) atendidos no serviço de referência de um hospital público, Belém - PA. 2011. (Congresso).

VIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST / IV Congresso Brasileiro de AIDS, 2011, Curitiba. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Perfil socioeconômico de portadores do HIV-1 atendidos em um serviço especializado no município de Belém-Pa.. 2011. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Nutrição e I Congresso Ibero-Americano de Nutrição, 2010, Joinville - SC. XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Congresso Ibero-Americano de Nutrição.. Perfil do Docente Nutricionista de Cursos de Nutrição em Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Belém-PA. 2010. (Congresso).

II Jornada de Nutrição da FHCGV.Obesidade Mórbida X Cirurgia Bariátrica. 2010. (Outra).

III Congresso do HUJBB. Avaliação Nutricional de idosos hospitalizados num hospital público em Belém-Pa pelo Índice de Massa Corpórea (IMC).. 2009. (Congresso).

III Congresso do HUJBB. Abordagem Nutricional Teórica e Prática em Pacientes Idosos e Diabéticos: Aplicação da Mini-Avaliação Nutricional e do Método Contagem de Carboidratos. 2009. (Congresso).

III Congresso do HUJBB. Uso da Mini Avaliação Nutricional (MAN) em idosos hospitalizados no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). 2009. (Congresso).

III Congresso do HUJBB. Aplicação da Avaliação Subjetiva Global (ASG) em pessoas idosas hospitalizadas em um hospital público em Belém-Pa. 2009. (Congresso).

Nutriação/2008.O papel da Nutrição na Prevenção de Doenças Cardiovasculares. 2008. (Outra).

XXVIII Congresso Norte Nordeste e XX Congresso da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular Norte-Nordeste. PREVENÇÃO DEDOENÇAS CARDIOVASCULARES: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. ABORDAGEM NUTRICIONAL NA PREVENÇÃO DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR. 2008. (Congresso).

Curso Nutrição nas Doenças Renais. 2007. (Outra).

Curso pré-congresso de Nutrição enteral - do XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica.. 2007. (Congresso).

II Congresso do HUJBB. Curso Pré-congresso Avaliação Nutricional da Criança. 2007. (Congresso).

V Congresso paraense de Gastroenterologia. 2007. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e o V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. 2007. (Congresso).

Curso de Capacitação em Endocrinologia, Diabetes e Hipertenção Arterial. 2006. (Outra).

I Curso de Atualização em Cirurgia Experimental. 2004. (Outra).

I Curso de Capacitação em Saúde do Idoso. 2004. (Outra).

I Jornada Multidisciplinar de Pediatria e I fórum de Nutrição em Pediatria. 2004. (Outra).

I Jornada Paraense Multiprofissional Sobre Obesidade.Tratamento Nutricional da Obesidade. 2004. (Outra).

Curso de Contagem de Carbohidratos. 2003. (Outra).

VIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química N-Ne. 2003. (Congresso).

Curso de Atualização e Treinamento em Nutrição Clínica. 2002. (Outra).

I Jornada de Estudos e Pesquisas Sobre Envelhicimento. 2002. (Outra).

Curso Boas Práticas de Higiene em UAN'S de Hotéis e Restaurantes. 2001. (Outra).

X Congresso Paraense de cardiologia e o I Fórum Paraense de Nutrição em Cardiologia. 2000. (Congresso).

Curso de Bioquímica do Metabolismo e Interações Metabólicas. 1999. (Outra).

I Congresso Latino-Americano de Nutrição Humana. 1999. (Congresso).

I Semana de Nutrição do Hospital Adventista de Belém. 1999. (Outra).

I Simpósio Sobre Diabetes e Complicações Cardiológicas da Região Norte. 1999. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Mariza da Silva Borges

TORRES,R.S.;TORRES, ROSILEIDE DE SOUZA. Sistematização da Assistência de Enfermagem durante o Pré Operatório de Cirurgia Cardíaca em um Hospital de Referência de belém, Pará: Relato de Experiência. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Sáude Cardiovascular) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Thiago dos Santos Carvalho

TORRES, ROSILEIDE S.TORRES, R. S.. Percepções da Equipe de Enfermagem Sobre o Clima de Segurança do Paciente em um Hospital de Referência em Cardiologia no Estado do Pará. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Sáude Cardiovascular) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Rosiane Angelim da Silva

TORRES, R. S.. Identificação de Fatores de Risco Nutricional Associados a Desnutrição em Pacientes Admitidos em Emergência Psiquiátricas. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: Rosiane Angelim da Silva

GUTERRES, A. S.;TORRES, R. S.TORRES, R. S.. Fatores de Risco Nutricional em Pacientes Admitidos no Serviço de Emergência Psiquiátrica. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: RAISSA CECÍLIA ROSALINO GUIMARÃES

TORRES,R.S.;TORRES, ROSILEIDE DE SOUZA. Aspectos Gestacionais, Nutricionais e Sócio-comprtamentais de Crianças Portadoras de Síndrome de Down Internadas em um Hospital Escola de Referência em Cardiologia em Belém, PA.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Sáude Cardiovascular) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: EDILEUDA DA SILVA

GUTERRES, A. S.;TORRES, R. S.TORRES, R. S.. Correlação de Biomarcadores e Aspectos Nutricionais em Pacientes com Neoplasia de Pulmão. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência em Atenção à Saúde do Idoso) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo de Tarso Toscano Junior

TORRES, R. S.; TOSCANO JUNIOR, P. T.; TORRES,R.S.;TORRES, ROSILEIDE DE SOUZA. Aplicabilidade e Comparação de Métodos de Triagem Nutricional Pediátrica em Cardiopatas Internados em um Hospital de Referência em Cardiologia- Belém/Pará. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Sáude Cardiovascular) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Cibele Vasco Santos

TORRES, R. S.. Intervenção do Assistente Social na Emergência Cardiológica Hospitalar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional da Fundação Hospital de Clinicas Gaspar Vianna) - Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Aluno: BRUNO RAFAEL BATISTA DE ATAIDE

GUTERRES, A. S.;TORRES, R. S.. Perfil nutricional de mulheres adultas atendidas em uma unidade de saúde no município de Portel-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Camila da Rocha Quindere Ferreira e Renata Soares Almeida

MIRANDA, T. V.; COSTA, L. P. S.;TORRES, R. S.. Avaliação Nutricional de pacientes Oncológicos Submetidos a tratamento Quimioterápicos em um Hospital Publico Universitário de Belém-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Wiviany Lavor Lima e Yone de Fatima Barra

PINHO, P. M.;TORRES, R. S.; ROLIM, A. L.. Avaliação nutricional e dos Hábitos de vida de Pacientes Hipertensos hospitalizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Raissa Freitas, Suzane Quaresma, Aline Tabosa

PINHO, P. M.;TORRES, R. S.; COSTA, J. C. S. M.. Avaliação Nutricional de Pacientes Renais crônicos em Hemodialise. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Aldelyne Cristhye Gomes dos Anjos e Maysa Milena Gomes Luz

PINHO, P. M.;TORRES, R. S.; ROLIM, A. L.. Avaliação do Estado Nutricional e sua Relação com os Efeitos colaterais da Quimioterapia e Radioterapia em Pacientes Oncológicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Hugo F

TORRES, R. S.; PINHO, P. M.; COSTA, J. C. S. M.. C Ruffiel, Monique L.P, Alves e Thayane J.S santos.Avaliação do risco cardiovascular de hipertensos atendidos em um hospital universitário em Belém-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Susana Pinheiro Mesquita e Verônica Maria S

PINHO, P. M.;TORRES, R. S.; COSTA, J. C. S. M.. Nascimentos.Avaliação Nutricional de pacientes Diabéticos Hospitalizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Bruna D

TORRES, R. S.; PINHO, P. M.; MIRANDA, T. V.. F Nunes, Rosangêla P. Portilho e Rosecarla R.R Lima.Correlação de Variáveis antropométricas com efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes oncológicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Carlos A

TORRES, R. S.; PINHO, P. M.; COSTA, J. C. S. M.. A.B Neto, Denys F.F Souza, Priscila Paiva Raminho.Correlação de variáveis Antropométricas, Bioquímicas e Hemodinâmicas de Cardiopatia atendidos em um hospital de referencia em cardiologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Alanne J

TORRES, R. S.; PINHO, P. M.; COSTA, J. C. S. M.. S Fernandes, Natália O.Rodrigues e Vitório C. Neto.Analise do Perfil Nutricional e do consumo alimentar de diabéticos atendidos em um hospital universitário de Belém-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: FRANCY C

TORRES, R. S.; ROLIM, A. L.; COSTA, L. P. S.. C Santos; Yrlem Campos e Shirlene Viana Leal.Fatores de riscos associados ao infarto agudo do miocárdio em Pacientes internados em um Hospital de referencia em cardiologia em Belém-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Elias Costa, Márcia Maués, Maria Elizabeth

TORRES, R. S.. Estudos das Recomendações e Efeitos Fisiológicos das Fibras Alimentares: Aspectos Tecnológicos e Nutricionais - Uma Revisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Estrela Benoliel Barbosa e Tuanny Mourão Gonçalves

TORRES, R. S.. Avaliação do Escore de Desnutrição-Inflamação (MIS) e Avaliação Subjetiva Global Modificada (ASGM) em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Programa de Hemodialise em um Hospital Publico de Belém-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Rafaela Portal de Lima

DUTRA, C. D. T.; MIRANDA, R. N. A.;TORRES, R. S.. Avaliação do Estado Nutricional e o Impacto na Adesão à Dietoterapia de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS atendidos no Sistema de Atendimento Especializado de um Hospital de Referencia em Belém-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Paula, Cilene Sousa e Débora Santos

TORRES, R. S.. Prevalência da Síndrome Metabólica em Mulheres Diagnosticadas com Osteoporose em Tratamento em Unidade de Referencia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Tatiany Cavalcante, Dandara Melo e Thiaria Porto

TORRES, R. S.. Fatores de Influencia dos Padrões de Consumo na Alimentação da População Paraense: Revisão de Literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Emanuellen Cardoso Rodrigues

MIRANDA, R. N. A.; MOTA, E. S.;TORRES, R. S.; GUTERRES, A. S.. Avaliação do Perfil Nutricional e Alimentar de Portadores do HIV atendidos no serviço de atendimento especializado/HUJBB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tallece Rodrigues Gonçalves; Danielle Cristina Chagas Nery

TORRES, R. S.. .AVALIAÇÃO DO TEOR DE FIBRA DO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Pará.

TORRES, R. S.. Processo Seletivo para contratação de Docentes da ESAMAZ, versão 2012.1. 2012. Escola Superior da Amazônia.

Vieira,José Maria dos Santos;TORRES, R. S.; OZELA, E. F. Professor Assistente Nível I Substituto da Disciplina Estágio Supervisionado em Bromatologia. 2004. Universidade Federal do Pará.

TORRES, R. S.. Comissão Avaliadora de Trabalhos Científicos do V Congresso do Hospital João de Barros Barreto. 2015. Hospital Universitário João de Barros Barreto.

Orientou

Rafaela Lorena Viana Costa

Autoimagem, Distorção Corporal e Estado Nutricional de Pacientes Acompanhados no Centro Psicossocial; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Atenção em Saúde Mental) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

Lilia Magno de Abreu Teixeira,

?Risco Cardiovascular em Pacientes Psiquiátricos Internados em um Hospital de Referência; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Rafaela Lorena Viana Costa,

Auto-Imagem Estado Nutricional e Comportamento Alimentar de Pacientes Acompanhados no Centro de Atenção Psicossocial; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Millena Borge Inete

Nível de Insegurança Alimentar e Nutricional em Famílias com Pessoas com Sofrimento Psíquico; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Estadual do Pará; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

BRUNO RAFAEL BATISTA DE ATAIDE

Reações Adversas dos Antipsicóticos nos Efeitos extrapiramidais em Pacientes Internados em um Hospital de Referência Psiquiátrica; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Estadual do Pará; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Mayara Negrão Gomes

Relação de Variáveis Antropométricas, Bioquímicas E Hemodinâmicas De Pacientes Cardiopatas Atendidos Em Um Hospital de Referência Em Cardiologia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Estadual do Pará; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Talita Ariane Amaro Lobato

Indicadores Antropométrico de Obesidade em Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Sáude Cardiovascular) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Andreza de Nazaré Leão Mendes

Hábitos Alimentares de Pacientes Internados com Infarto Agudo do Miocárdio em Um Hospital Público Estadual de referência em Cardiologia Na Cidade de Belém do Pará; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Sáude Cardiovascular) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Carlos Leandro, Graciane Aviz e Socorro Dias

Identificação do Perfil Antropométrica e Lipídico de pessoas que convivem com HIV-1/AIDS Atendidos em um Ambulatório de um Hospital Publico em Belém-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Karla Melyce, Leandro Santos

Perfil Nutricional de Crianças Portadoras de Neoplasias Hematológicas em Tratamento Quimioterápico Ambulatorial no Hospital Ophir Loyola; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

REJANE NEPOMUCENO, GISELE PONTES E DAIANE SANTOS

Avaliação nutricional e Perfil socioeconômico de Portadores de HIV/AIDS atendidos em um Hospital de referencia em Belém-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Fernando Leite, Joyce Silva e Kelly Santos

Estado Nutricional e Fatores ambientais associado ao câncer Gástrico Intestinal em Pacientes Oncológicos atendidos em um Hospital universitário de Belém; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Ediane Portal, Leilane Lucena e Joelza Neves

Perfil antropométrico e consumo alimentar de Portadores de HIV-AIDS atendidos em um Hospital de Referencia em Belém-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Fernanda Aline, Rita de Cássia e Allana Muller

Perfil Nutricional de Pacientes oncológicos submetidos a tratamento Quimioterápico em um Hospital de referencia em Belém-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Maria de Lourdes Costa de Souza e Andrea Viviana T

Silva; Avaliação Microbiológica e Físico-química de Iogurtes comercializados em supermercados no Munícipio de Belém-Pa; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Rosileide de Souza Torres;

Produções bibliográficas

  • BRÍGIDA, ADRIELLE MAYARA DA SILVA SANTA ; GUTERRES, ALDAIR DA SILVA ; DE PINHO, PRISCILA MATOS ; TORRES, ROSILEIDE DE SOUZA ; FAILLACE, ANA LUCIA ROCHA ; DA SILVA, EDILEUDA ; DE PAIVA, MARCELO CARDOSO ; DE SOUZA, RANILDA GAMA . Correlação de variáveis antropométricas e bioquímicas de portadores de HIV/AIDS ambulatoriais / Correlation of anthropometric and biochemical variables of outpatient HIV/AIDS patients. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 62738-62752, 2021.

  • ARAUJO, S. H. A. ; GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. ; PINHO, P. M. . Aplicação da triagem de risco nutricional em crianças e adolescentes hospitalizados com cardiopatia congênita. DEMETRA: ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO & SAÚDE , v. 15, p. e4200, 2020.

  • GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. . IDENTIFICAÇÃO DE RISCO NUTRICIONAL POR MEIO DA MINI AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM IDOSOS CARDIOPATAS HOSPITALIZADOS. NUTRIÇÃO BRASIL , v. 19, p. 172, 2020.

  • GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. . AVALIAÇÃO DOESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES PEDIÁTRICOS FIBROCÍSTICOS. REVISTA ELETRÔNICA - NUTRIÇÃO EM PAUTA , v. 53, p. 25, 2019.

  • WEBER, BERNARDETE ; BERSCH-FERREIRA, ÂNGELA C. ; TORREGLOSA, CAMILA R. ; MARCADENTI, ALINE ; LARA, ENILDA S. ; DA SILVA, JACQUELINE T. ; COSTA, ROSANA P. ; SANTOS, RENATO H.N. ; BERWANGER, OTAVIO ; BOSQUETTI, ROSA ; PAGANO, RAIRA ; MOTA, LUIS G.S. ; DE OLIVEIRA, JULIANA D. ; SOARES, RAFAEL M. ; GALANTE, ANDREA P. ; DA SILVA, SUZANA A. ; ZAMPIERI, FERNANDO G. ; KOVACS, CRISTIANE ; AMPARO, FERNANDA C. ; TORRES, R. S. ; et.al . Implementation of a Brazilian Cardioprotective Nutritional (BALANCE) Program for improvement on quality of diet and secondary prevention of cardiovascular events: A randomized, multicenter trial. AMERICAN HEART JOURNAL , v. 215, p. 187-197, 2019.

  • TORRES, R. S. ; PINHO, P. M. . The Brazilian Cardioprotective Nutritional Program to reduce events and risk factors in secondary prevention for cardiovascular disease: study protocol (The BALANCE Program Trial).. Journal of the American Heart Association , v. 171, p. 74-81-81, 2016.

  • GOMES, M. N. ; MACIEL, M. G. ; TORRES, R. S. ; BARBOSA, S. N. A. A. . Association between Anthropometric, Biochemical and Hemodynamic Variables in Cardiac Patients. INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOVASCULAR SCIENCES (ONLINE) , v. 28.5, p. 392-399, 2015.

  • PINHO, P. M. ; TORRES, R. S. . Síndrome Metabólica e sua relação com escores de risco cardiovascular em adultos com doenças crônicas não transmissíveis. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA , v. 12, p. 22-30, 2014.

  • LOBATO, T. A. A. ; TORRES, R. S. . Indicadores Antropométricos de Obesidade em Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. REVISTA BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA , v. 27, p. 203-212, 2014.

  • GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. . Estado nutricional e alterações metabólicas em portadores do HIV-1 e AIDS em uso de terapia antirretroviral.. NUTRIÇÃO EM PAUTA , v. 20, p. 35-39, 2012.

  • GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. . Alterações metabólicas e avalização do estado nutricional: um estudo descritivo em pacientes HIV positivos em uso de TARV. NUTRIÇÃO BRASIL , v. 4, p. 231-236, 2012.

  • Guterre, Kelly Layla da Silva ; Machado, Luiz Fernando Almeida ; Ishak, Ricardo ; Miranda, Rozinéia de Nazaré Alberto ; Castro, Antonio José de Oliveira ; Azevedo, Vania Nakauth ; Vallinoto, Antonio Carlos Rosário ; Feitosa, Rosimar Neris Martins ; DE SOUZA, RANILDA GAMA ; Vieira, Cinthia Regina Sales Furtado ; TORRES, ROSILEIDE DE SOUZA ; DE PINHO, PRISCILA MATOS ; BRÍGIDA, ADRIELLE MAYARA DA SILVA SANTA ; da Rocha, Jucileide Peres dos Santos ; Ferreira, Rhaissa Pinheiro . Implantação de um protocolo ambulatorial de acompanhamento, orientação e terapia nutricional a portadores do HIV-1. 1. ed. Editora Reflexão Acadêmica, 2021.

  • TORRES, ROSILEIDE DE SOUZA . Dinâmica das Doenças Infecciosas 2. 1. ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2020. v. 2. 267p .

  • TORRES, R. S. . Sai o sal e entram os temperos. Jornal Diário do Pará - Caderno Revista, p. 09 - 09, 10 jul. 2011.

  • TORRES, R. S. . Nutricionista dá dicas para a folia. Jornal Diário do Pará, p. 05 - 05, 13 fev. 2010.

  • TORRES, R. S. . Dia Mundial da Alimentação. Jornal Tv Cultura do Pará.

  • TORRES, R. S. . Fome, obesidade e desperdício. Falé Pará Tv Record.

  • TORRES, R. S. . Consequências da Má Alimentação. Jornal da Noite TV Cultura do Pará.

  • PENSADOR, L. E. S. ; DINIZ, A. C. T. ; ATAIDE, B. R. ; NEGRAO, K. M. O. ; TORRES, R. S. . Estado nutricional e Sintomas à Baixa Ingestão Alimentar em Pacientes com Neoplasias Prostáticas Submetidos à Quimioterapia Internados em um Hospital de referência em Belém-PA. In: IV Congresso Norte e Nordeste de nutrição Clínica e Esportiva, 2018, Natal. Anais IV Congresso Norte e Nordeste de nutrição Clínica e Esportiva, 2018.

  • ATAIDE, B. R. ; ALVES, R. M. C. ; RIBEIRO, C. S. ; CORREA, G. U. ; TORRES, R. S. . Estilo Alimentar de Pacientes com Neoplasia gastrointestinal atendidos em Um Hospital Universitário Belém-PA. In: IV Congresso Norte e Nordeste de nutrição Clínica e Esportiva, 2018, Natal. Anais IV Congresso Norte e Nordeste de nutrição Clínica e Esportiva, 2018.

  • FERREIRA, M. C. ; SENA, C. P. ; GOMES, D. L. ; TORRES, R. S. . Perfil nutricional de pacientes oncológicos atendidos em um hospital de referência em Belém.. In: VI COESA, 2017, Belém. ANAIS COESA 2017, 2017.

  • REIS, R. S. R. ; ATAIDE, B. R. ; GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. . Análise do Perfil Alimentar de Pacientes Diabéticos Internados no Hospital Universitário em Belém-PA. In: VI Congresso de Educação em Saúde da Amazônia, 2017, Belém. Anais do VI Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2017.

  • REIS, R. S. R. ; TORRES, R. S. ; SANTOS, V. A. A. C. ; FARIAS, J. J. N. ; SANTOS, A. G. . PERFIL ANTROPOMÉTRICOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM QUIMIOTERAPIA ATENDIDOS EM UMA UNIDADE ESPECIALIZADA EM BELÉM ? PA. In: IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia, 2015, Belém. IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. Belém-PA: upfa, 2015. v. 2. p. 1.

  • FERREIRA, M. C. ; TORRES, R. S. ; SANTOS, V. A. A. C. . Principais sintomas apresentados por pacientes oncológicos submetidos á quimioterapia em um hospital de referência em Belém-Pa. In: IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2015, Belém. Anais do IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2015.

  • GONCALVES, A. G. F. ; REIS, R. S. R. ; TORRES, R. S. . AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE CAQUEXIA EM PACIENTES COM NEOPLASIAS GASTROINTESTINAIS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM BELÉM-PA. In: XXV Congresso Brasileiro de Nutrição, 2018, Pinheiros- SP. Anais XXV Congresso Brasileiro de Nutrição, 2018. v. 9. p. 136-137.

  • FERREIRA, M. C. ; TORRES, R. S. ; SANTOS, A. G. . Consumo energético e proteico de pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia em um hospital de referência em Belém-Pa. In: IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia, 2015, Belém. Anais do IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2015.

  • GUTERRES, A. ; TORRES, R. S. . Uso de variáveis Nutricionais em Pacientes Oncológicos. In: XXII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2017, Salvador. Anais XXII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2017.

  • GUTERRES, A. ; GONCALVES, A. G. F. ; TORRES, R. S. . Avaliação Nutricional de Portadores de HIV. In: XXII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2017, Salvador. Anais XXII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2017.

  • TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; GONCALVES, A. G. F. . Perfil Nutricional e Comorbidades de Pacientes Renais Crônicos. In: XXII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2017, Salvador. Anais XXII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2017.

  • REIS, R. S. R. ; FERREIRA, M. C. ; ATAIDE, B. R. ; TORRES, R. S. . Estilo de vida de pacientes oncológicos atendidos em um hospital universitário em Belém-PA. In: 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2016, Ouro Preto. ANAIS CBEU 2016, 2016.

  • REIS, R. S. R. ; FARIAS, J. J. N. ; SANTOS, V. A. A. C. ; TORRES, R. S. ; ATAIDE, B. R. B. . PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA GÁSTRICA ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM BELÉMPA.. In: IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia, 2015, Belém. IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. Belém: ufpa, 2015. v. 2. p. 1.

  • SANTOS, A. G. ; REIS, R. S. R. ; FARIAS, J. J. N. ; TORRES, R. S. ; FERREIRA, M. C. . Perfil Nutricional De Pacientes Oncológicos Através Da Asg-Ppp Em Um Hospital De Referência Em Belém-Pa. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA DO INCA,VII Jornada Luso- Brasileira em Nutrição Oncológica e VII Jornada Internacional de Nutrição Oncológica, 2015, Rio de Janeiro.. Anais do IV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA DO INCA, 2015.

  • TORRES, R. S. ; PINHO, P. M. . UTILIZAÇÃO DA CONTAGEM TOTAL DE LINFÓCITOS PARA A INVESTIGAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PREVALÊNCIA DE COMPLICAÇÕES EM CARDIOPATAS CIRÚRGICOS. In: XXXV Congresso da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, 2014, São Paulo. XXXV Congresso da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, 2014.

  • TORRES, R. S. ; PINHO, P. M. ; GUTERRES, A. ; LOBATO, T. A. A. . Identificação da Desnutrição por meio da Circunferência da Panturilha de Idosos Hospitalizados para Cirurgia Caardíaca. In: XXV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2014, SP. Anais XXV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2014.

  • MIRANDA, R. N. M ; TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; VASCONCELOS, A. C. P. ; FIGUEIREDO, A. B . Perfil Antropométrico e Dietético de pacientes vivendo com HIV/AIDS atendidos no Ambulatório do Servição de Referência de um Hospital Universitário, Belém-PA.. In: IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA, 2011, 2011, Belém. IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA, 2011, 2011.

  • SANTOS, J. D. ; TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; VASCONCELOS, A. C. P. ; Ather Barbosa Figueiredo ; MIRANDA, R. N. M . Características Socioeconômicas de pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) Atendidos no Serviço de Referência de um Hospital Público, Belém -PA. In: IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA, 2011, Belém. IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA,, 2011.

  • TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; VASCONCELOS, A. C. P. ; FIGUEIREDO, A. B ; MIRANDA, R. N. M . Diagnóstico nutricional de portadores de HIV/AIDS em acompanhamento ambulatorial no Serviço de Atendimanto Especilaizado de um Hospital Universitário, Belém-PA. In: IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Bareto/UFPA, 2011, belém. IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Bareto/UFPA, 2011.

  • ASSIS, I. L. ; NASCIMENTO, F. das C. A do. ; MENDONÇA, X. M. F. D ; MENEZES, R. M. A. A. ; TORRES, R. S. . Perfil do Docente Nutricionista de Cursos de Nutrição em Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Belém-PA.. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Congresso Ibero-Americano de Nutrição, 2010, Joinville - SC. XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Congresso Ibero-Ame. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Congresso Ibero-Americano de Nutrição, 2010, Joinville. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Congresso Ibero-Americano de Nutrição, 2010, Joinville - SC, 2010. v. 01. p. 210-210-210.

  • Menezes, Maria Auxiliadora de ; Nascimento, J.L.M. ; MIRANDA, T. V. ; COSTA, G.N.R ; TORRES, R. S. . Avaliação nutricional de lactantes alimentadas com a dieta de base do Pará adicionada de amaranto com arroz na proporção 30/70%.. In: XII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, II International Conference of Nutritional Oncology e XXXIII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, 2010, 2010, São Paulo. Anais do XII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimenta, 2010. v. 67. p. 56-56.

  • Menezes, Maria Auxiliadora de ; Nogueira, M.P.S. ; MIRANDA, T. V. ; COSTA, G.N.R ; TORRES, R. S. . Esteatose hepática em ratos cronicamente desnutridos. In: Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, II International Conference of Nutritional Oncology e XXXIII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, 2010, São Paulo. Anais do XII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, 2010. v. 67. p. 56-56.

  • Mota. E.S. ; GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. ; HERNANDES,C. R ; OLIVEIRA,MSR . Avaliação nutricional de idosos hospitalizados: comparação de dois métodos.. In: XII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, II International Conference of Nutritional Oncology e XXXIII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Entera, 2010, São Paulo. Anais do XII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, 2010. v. 67. p. 68-68.

  • Chaves, CF ; MENDONÇA, X. M. F. D ; MENEZES, R. M. A. A. ; TORRES, R. S. . Análise Sensorial e Nutricional de Preparação Rica em Ferro, Aplicada aos Discentes e Docentes da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará. In: Análise Sensorial e Nutricional de Preparação Rica em Ferro, Aplicada aos Discentes e Docentes da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, 2010, Joinville. XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Congresso Ibero- Americano de Nutrição.2010, Joinville-CS. Revista da Associação Brasileira de Nutrição. Joinville-SC : CONBRAN, 2010., 2010. v. 03. p. 111-111.

  • GUTERRES, A. S ; HERNANDES,C. R ; MOTA, E.S. ; OLIVEIRA,MSR ; TORRES, R. S. . Aplicação da Avaliação Subjetiva Global (ASG) em pessoas idosas hospitalizadas em um hospital público em Belém-Pa. In: III Congresso do hospital Universitário João de Barros Barreto, 2009, Belém. Anais do III Congresso do hospital Universitário João de Barros Barreto, 2009. v. I. p. 58-58.

  • GUTERRES, A. S ; HERNANDES,C. R ; MOTA, E.S. ; OLIVEIRA,MSR ; TORRES, R. S. . Avaliação Nutricional de idosos hospitalizados num hospital público em Belém-Pa pelo Índice de Massa Corpórea (IMC). In: III Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto, 2009, Belém. Anais do III Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto, 2009. p. 63-63.

  • GUTERRES, A. S ; HERNANDES,C. R ; MOTA, E.S. ; OLIVEIRA,MSR ; TORRES, R. S. . Uso da Mini Avaliação Nutricional (MAN) em idosos hospitalizados no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). In: III Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto, 2009, Belém. Anais do III Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto, 2009. p. 83-83.

  • TORRES, R. S. . Efeitos do Tratamento Dietético Simultâneamente ao Medicamentoso Sobre o Estado Nutriconal de Pacientes da Clínica Médica. In: X Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1999, Belém. Anais do X Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1999., 1999.

  • TORRES, R. S. . Efeito da Ingestão Calórica Sobre o Peso de Pacientes Hospitalizados na Clínica Médica. In: X Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1999, Belém. Anais do X Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1999., 1999.

  • Menezes, Maria Auxiliadora de ; TORRES, R. S. . Efeito do uso da espirolactona e da furosemida sobre o estado nutricional de pacientes hepatopatas crônicos. In: XV Congresso Brasileiro de Nutrição, 1998, Belo Horizonte. Anais do XV Congresso Brasileiro de nutrição, 1998., 1998.

  • TORRES, R. S. . Consequências Nutricionais da Hospitalização de Pacientes da Clínica Médica do HUJBB. In: IX Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1998, Belém. Anais do IX Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1998., 1998.

  • REGO, N. V. ; GUIMARAES, R. C. R. ; PINHO, P. M. ; BARBOSA, S. N. A. A. ; TORRES, R. S. . Aspectos Relacionados a Amamentação de Crianças Cardiopatas Portadoras de Sídrome de Down Internados em Um Hospital Escola de Referência em Cardiologia em Belém-PA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PENSADOR, L. E. S. ; DINIZ, A. C. T. ; ATAIDE, B. R. ; NEGRAO, K. M. O. ; TORRES, R. S. . Estado nutricional e Sintomas à Baixa Ingestão Alimentar em Pacientes com Neoplasias Prostáticas Submetidos à Quimioterapia Internados em um Hospital de referência em Belém-PA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ATAIDE, B. R. ; ALVES, R. M. C. ; RIBEIRO, C. S. ; CORREA, G. U. ; TORRES, R. S. . Estilo Alimentar de Pacientes com Neoplasias Gastrointestinal atendidos em um Hospital Universitário Belém-PA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; GONCALVES, A. G. F. . Influência do Acompanhamento Nutricional Intensificado no Tratamento de Pacientes Oncológicos Internados emum Hospital Público de Referência em Belém-PA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, A. R. M. ; RENDEIRO, L. C. ; PINHO, P. M. ; TORRES, R. S. . Estado Nutricional de Pacientes Oncológicos Submetidos à Tratamento Quimioterápico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, A. R. M. ; BARRETO, J. T. T. ; PINHO, P. M. ; TORRES, R. S. . Sintomas Associados à Diminuição da Ingestão Alimentar em Pacientes com Neoplasia Maligna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONCALVES, A. G. F. ; GUTERRES, A. ; TORRES, R. S. . Importância do Acompanhamento Nutricional Intensificado no Tratamento de pacientes Oncológicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, A. R. M. ; PINHO, P. M. ; TORRES, R. S. . Avaliação da Qualidade de Vida de Pacientes em Tratamento Quimioterápico Utilizando o Questionário EORT QLQ-C30. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, A. R. M. ; PINHO, P. M. ; TORRES, R. S. . Efeitos Colaterais da Terapia Antineoplásica em Pacientes Oncológicos Hospitalizados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, A. R. M. ; PINHO, P. M. ; TORRES, R. S. . Análise dos Indicadores Antropométricos em Pacientes com Neoplasias Assistidos em um Hospital Universitário de Belém-PA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; GONCALVES, A. G. F. . Perfil Nutricional e Comorbidades de Pacientes Renais Crônicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; GONCALVES, A. G. F. ; TORRES, R. S. ; COSTA, L. P. S. . Avaliação Nutricional de Portadores de HIV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. ; COSTA, L. P. S. . Uso de Variáveis Nutricionais em Pacientes Oncológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, M. C. ; FARIAS, J. J. N. ; SANTOS, V. A. A. C. ; TORRES, R. S. . Avaliação de Déficit Corporal Total em Pacientes Oncológicos Atendidos em Um Hospital de Referência em Belém-PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SENA, C. P. ; GOMES, D. L. ; FERREIRA, M. C. ; TORRES, R. S. . Perfil Nutrional de Pacientes Oncológicos atendidos em um Hospital de Referência em Belém-PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARAES, R. C. R. ; TOSCANO JUNIOR, P. ; PINHO, P. M. ; TORRES, R. S. . FATORES DE RISCO E COMORBIDADES EM PACIENTES CARDIOPATAS INTERNADOS EM UM HOSPITAL ESCOLA EM BELÉM, PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, R. S. R. ; ATAIDE, B. R. ; FERREIRA, M. C. ; TORRES, R. S. . Estilo de Vida de Pacientes Oncológicos atendidos em um Hospital Universitário em Belém-PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, M. C. ; REIS, R. S. R. ; ATAIDE, B. R. ; FARIAS, J. J. N. ; SANTOS, V. A. A. C. ; TORRES, R. S. . Antropometria Clássica e Músculo Adutor do Polegar na Determinação do prognóstico Nutricional de Pacientes Oncológicos atendidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REIS, R. S. R. ; SANTOS, A. G. ; FARIAS, J. J. N. ; TORRES, R. S. ; FERREIRA, M. C. ; ATAIDE, B. R. . Sintomas Relacionados à diminuição de Ingestão Alimentar em Pacientes Oncológicos Atendidos em um Hospital Universitário em Belém-PAl. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REIS, R. S. R. ; FARIAS, J. J. N. ; SANTOS, V. A. A. C. ; TORRES, R. S. ; ATAIDE, B. R. B. . PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA GÁSTRICA ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM BELÉM-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, M. C. ; SANTOS, A. G. ; FARIAS, J. J. N. ; SANTOS, V. A. A. C. ; TORRES, R. S. . CONSUMO ENERGÉTICO E PROTEICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS À QUIMIOTERAPIA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM BELÉM-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, R. S. R. ; TORRES, R. S. ; SANTOS, V. A. A. C. ; FARIAS, J. J. N. ; SANTOS, A. G. . PERFIL ANTROPOMÉTRICOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM QUIMIOTERAPIA ATENDIDOS EM UMA UNIDADE ESPECIALIZADA EM BELÉM ? PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, M. C. ; ATAIDE, B. R. ; FARIAS, J. J. N. ; SANTOS, V. A. A. C. ; TORRES, R. S. . Principais sintomas apresentados por pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia em umhospital de referência em Belém-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. G. ; FARIAS, J. J. N. ; TORRES, R. S. ; REIS, R. S. R. ; FERREIRA, M. C. . Perfil Nutricional de Pacientes Oncológicos através da ASG PPP em um hospital de Referência em Belém-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. ; GUTERRES, K. L. S. ; TORRES, R. S. ; MIRANDA, R. N. A. ; MOTA, E. S. ; CAMPOS, M. P. . Correlação entre o perfil nutricional e o imunológico em pacientes soropositivos para HIV-1 co-infectados pelo Toxoplasma Gondii em Belém-PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COUTINHO, D. B. E. S. ; PINHO, P. M. ; LOBATO, T. A. A. ; TORRES, R. S. ; BARBOSA, K. S. ; PITHAN, M. R. . Correlação de parâmetros antropométricos e bioquímicos de cardiopatas cirúrgicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. ; PINHO, P. M. ; GUTERRES, A. ; FIGUEIRA, Y. L. . Prevalencia de Indicadores Relacionados à Sindrome Metabólicas em Trabalhadores de um Hospital escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. ; PINHO, P. M. . Estilo de Vida e Estado Nutricional de Trabalhadores de Um Hospital Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. . Cardiopatia Congênita: Repercussão Sobre o Estado Nutricional de Crianças Internadas em um Hospital Público de Referencia na Região Norte.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. ; PINHO, P. M. ; LOBATO, T. A. A. ; FREITAS, K. M. C. ; LEAL, S. V. . Utilização da Circunferência da Panturrilha para avaliar o estado nutricional de idosos cardiopatas em Pré-operatório. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. ; MIRANDA, R. N. A. ; RIBEIRO, S. M. M. ; RODRIGUES, E. C . Uso da Avaliação Nutricional Subjetiva Glogal e Índice de massa corpórea em portadores de HIV-1/AIDS Hospitalizados em Um Hospital de referência em Belém/PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. . Perfil Epidemiológico e Nutricional de Idosos Portadores de HIV-1 Atendidos no Ambulatório de Um Hospital de Referência em Belém-PA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; VASCONCELOS, A. C. P. ; RIBEIRO, S. M. M. ; FIGUEIREDO, A. B. ; PEREIRA, I. S. O ; PEREIRA, L. K. C. ; OLIVEIRA,MSR ; TORRES, R. S. . Perfil socioeconômico de portadores do HIV-1 atendidos em um serviço especializado no município de Belém-Pa.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; COSTA, L. P. S ; VASCONCELOS, A. C. P. ; RIBEIRO, S. M. M. ; FIGUEIREDO, A. B ; PEREIRA, I. S. O ; PEREIRA, L. K. C. ; OLIVEIRA,MSR ; TORRES, R. S. . Perfil nutricional de portadores de HIV atendidos no ambulatório do serviço de atendimento especializado do Hospital Universitário João de Barros Barreto Belém-Pa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. D. ; TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; VASCONCELOS, A. C. P. ; FIGUEIREDO, A. B. ; RODRIGUES, E. C ; PEREIRA, I. S. O ; PEREIRA, L. K. C. ; COSTA, L. P. S . Características socioeconômicas de pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) atendidos no serviço de referência de um hospital público, Belém - PA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, R. N. M ; TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; VASCONCELOS, A. C. P. ; FIGUEIREDO, A. B ; RODRIGUES, E. C ; COSTA, L. P. S ; PEREIRA, I. S. O ; OLIVEIRA,MSR ; SANTOS, J. D. . Perfil antropométrico e dietético de pacientes vivendo com HIV/AIDS atendidos no ambulatório do serviço de referência de um hospital universitário, Belém-PA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. ; GUTERRES, A. S. ; VASCONCELOS, A. C. P. ; FIGUEIREDO, A. B ; PEREIRA, L. K. C. ; RODRIGUES, E. C ; PEREIRA, I. S. O ; OLIVEIRA,MSR ; MIRANDA, R. N. M ; RIBEIRO, S. M. M. ; SANTOS, J. D. ; CAMPOS, J. S. P. . Diagnóstico nutricional de portadores de HIV/AIDS em acompanhamento ambulatorial no serviço especializado de um hospital universitário, Belém-PA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONÇA, X. M. F. D ; ASSIS, I. L. ; MENEZES, R. M. A. A. ; TORRES, R. S. . Perfil do Docente Nutricionista de Cursos de Nutrição em Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Belém-PA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, E.S. ; GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. ; HERNANDES,C. R . Avaliação nutricional de idosos hospitalizados: comparação de dois métodos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Menezes, Maria Auxiliadora de ; Nascimento, J.L.M. ; MIRANDA, T. V. ; COSTA, G.N.R ; TORRES, R. S. . Avaliação nutricional de lactantes alimentadas com a dieta de base do Pará adicionada de amaranto com arroz na proporção 30/70%. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Menezes, Maria Auxiliadora de ; Nogueira, M.P.S. ; MIRANDA, R. N. M ; COSTA, G.N.R ; TORRES, R. S. . Esteatose hepática em ratos cronicamente desnutridos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; MOTA, E.S. ; HERNANDES,C. R ; TORRES, R. S. . Aplicação da Avaliação Subjetiva Global (ASG) em pessoas idosas hospitalizadas em um hospital público em Belém-Pa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; MOTA, E.S. ; HERNANDES,C. R ; TORRES, R. S. . Avaliação Nutricional de idosos hospitalizados num hospital público em Belém-Pa pelo Índice de Massa Corpórea (IMC). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUTERRES, A. S. ; MOTA, E.S. ; HERNANDES,C. R ; TORRES, R. S. . Uso da Mini Avaliação Nutricional (MAN) em idosos hospitalizados no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. . Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Abordagem Nutricional na Prevenção de Fatores de Risco cardiovascular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, R. S. . O Papel da Nutrição na Prevenção de Doenças Cardiovasculares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TORRES, R. S. . Avaliação Nutricional da Criança e do adolescente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, R. S. . Tratamento Nutricional da Obesidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, R. S. . Efeito da Ingestão Calórica Sobre o Peso de Pacientes Hospitalizados na Clínica Médica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, R. S. . Efeitos do Tratamento Dietético Simultaneamente ao Medicamentoso Sobre O Estado Nutricional de Pacientes da Clínica Médica.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, R. S. . Consequências Nutricionais da Hospitalização de Pacientes da Clínica Médica do HUJBB. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

TORRES, R. S. . Fome, Obesidade e desperdício: não alimente este problema. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, R. S. . Sai o sal e entra os temperos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, R. S. . Nutricionista dá dicas para a folia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, R. S. . Consequência da má alimentação na Infância. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, R. S. ; GONCALVES, A. G. F. . Orientações de Nutrição e de Segurança Alimentar. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

GUTERRES, A. S. ; TORRES, R. S. . Alimentação de 0 a 2 anos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

GUTERRES, A. S. ; GONCALVES, A. G. F. ; TORRES, R. S. . Dicas de Alimentação para portadores de IRC em Hemodiálise. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

TORRES, R. S. . Relatório Parcial Centro 18- Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. 2017. (Relatório de pesquisa).

TORRES, R. S. . Aspectos Nutricionais em oncologia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . Alimentação e o Coração. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

TORRES, R. S. . Qualidade de vida no trabalho: Hábitos alimentares como prevenção. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . Conduta nutricional no paciente obeso. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . A Alimentação na Hipertensão Arterial Sistêmica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . HAS e a Prática Nutricional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . Prática Nutricional em Diabetes Mellitus. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . Cuidaddos Paliativos em pacientes oncológicos: aspectos Nutricionais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . Aplicação da Mini-Avaliação Nutricional e Casos Clínicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . Nutrição na Hipertensão Arterial. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . Qualificação em Educação em Diabetes para profissionais de saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, R. S. . Avaliação Nutricional da Criança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Estado do Pará, Descrição: Projeto submetido e aprovado para Chamada CNPQ/MS/SAS/DAB/CGAN número 26/2018 - Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS, coordenado por Aldair da Silva Guterres. Objetivo: Promover o enfrentamento da obesidade no estado do Pará a partir do desenvolvimento ações de pesquisa, extensão e formação de gestores municipais e trabalhadores da atenção básica de saúde do estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Integrante / Priscila Matos de Pinho - Integrante / Aldair da Silva Guterres - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Avaliação e educação nutricional dentro de um hospital escola: Intervenção nutricional em pacientes hospitalizados com doenças crônicas não transmissíveis, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Coordenador / Priscila Matos de Pinho - Integrante / Aldair da Silva Guterres - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Avaliação e educação nutricional destinada à crianças e adolescentes cardiopatas portadoras de Síndrome de Down, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Integrante / Priscila Matos de Pinho - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    AVALIAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES RENAIS DIALITICOS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Integrante / Priscila Matos de Pinho - Integrante / Aldair da Silva Guterres - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO ANTINEOPLSICO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO EM BELÉM-PARÁ, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Coordenador / Priscila Matos de Pinho - Integrante / Tayana Vago de Miranda - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Associação entre Indicadores Antropométricos de Obesidade e Infarto Agudo do Miocárdio em pacientes hospitalizados na Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Belém, Pará, Descrição: As doenças cardiovasculares são as maiores responsáveis pela morbidade e mortalidade no mundo moderno. Um dos maiores problemas de saúde pública no mundo é o infarto agudo do miocárdio. Em 1997, a obesidade foi reconhecida como doença universal de prevalência crescente e que vem adquirindo proporções. alarmantes, portanto com importantes repercussões para saúde pública, e está fortemente associada ao aumento da mortalidade cardiovascular. A simplicidade de utilização, baixo custo e a relativa facilidade de interpretação destacam os métodos antropométricos como bons instrumentos para avaliação do excesso de gordura corporal. Diversos índices antropométricos têm sido propostos para determinar a associação entre excesso de peso e fatores de risco cardiovascular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Integrante / Talita Ariane Amaro Lobato - Coordenador / Wanderson André Alves Mendes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Efeito do programa alimentar cardioprotetor na redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doenças cardiovascular: um ensaio clínico randomizado - DICA Br Descrição: Ensaio clínico randomizado, multicêntrico, nacional., Descrição: Efeito do Programa Alimentar Cardioprotetor na redução de eventos e Fatores de Risco na Prevenção Secundária para Doenças Cardiovascular: Um Ensaio Clínico Randomizado - DICA Br Descrição: Ensaio clínico randomizado, multicêntrico, nacional Objetiva avaliar a efetividade de uma dieta cardioprotetora com alimentos brasileiros, acessível à população na prevenção secundária para doenças cardiovasculares. Amostra oriunda da população de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde em cerca de 40 centros de referência em cardiologia nas 5 regiões do Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Parceria HCor / Ministério da Saúde e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Coordenador do Centro 18.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Coordenador / Priscila Matos de Pinho - Integrante / Aldair da Silva Guterres - Integrante / Dalva Bastos e Silva Coutinho - Integrante / Socorro Nazaré Araújo Almeida Barbosa - Integrante / Adriana de Oliveira Lameira Veríssimo - Integrante / Suzi Hellen Anaice de Araujo - Integrante / Andrea Ferreira Reded Cardoso - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Resposta da Orientação Nutricional para Dislipidemia em Portadores de HIV/AIDS em Uso de Antirretroviral, Descrição: Projeto aprovado pelo CEP em reunião de 29/11/11, sob nº do Protocolo 2984/11. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Integrante / Aldair Guterres - Coordenador / MIRANDA, R. N. M - Integrante / RIBEIRO, S. M. M. - Integrante / CAMPOS, J. S. P. - Integrante / RODRIGUES, E. C - Integrante / SANTOS, J. D. - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Perfil Epidemiológico, Nutricional e Bioquímico de Portadores do HIV Atendidos no SAE/HUJBB, Descrição: O objetivo foi avaliar o perfil epidemiológico, nutricional e bioquímico de pacientes que convivem do HIV atendidos no Ambulatório do Serviço Especializado do HUJBB/UFPA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosileide de Souza Torres - Integrante / GUTERRES, A. S. - Coordenador / RIBEIRO, S. M. M. - Integrante / PEREIRA, L. K. C. - Integrante / FIGUEIREDO, A. B. - Integrante.

Prêmios

2025

Reconhecimento ao Valoroso Trabalho de Preceptora, COREMU-FUNDAÇÃO PÚBLICA HOSPITAL DE CLÍNICAS GASPAR VIANNA.

2019

1 Lugar no Prêmio Álvara Lopes de Mello e Silva Trabalho Científico apresentado no evento "Dia do Nutricionista CRN 7", Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região - CRN 7.

2014

Premio Mérito Interdisciplinar - Área Nutrição - UTILIZAÇÃO DA CONTAGEM TOTAL DE LINFÓCITOS PARA A INVESTIGAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PREVALÊNCIA DE COMPLICAÇÕES EM CARDIOPATAS CIRÚRGICOS, XXXV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP.

2012

Diploma de Honra ao Mérito, Conselho Regional de Nutricionistas.

2011

Melhor trabalho científico apresentado no 7º Fórum Nacional de Nutrição, Nutrição em pauta.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Hospital Universitário João de Barros Barreto

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Associação do Sanatório Sírio - Hospital do Coração, HCOR, Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - 2012

Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região

Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: Conselheira

Outras informações:
Conselheiro Efetivo-02/2009 à 02/2010 Conselheiro Suplente-03/2010 à 09/2012

Atividades

  • 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região.Cargo ou função, Tesoureira.

2000 - 2011

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no Projeto" EIA/RIMA Belo Monte" Avaliação do Estado Nutricional e condições Socioeconômicas da População Indígena

2004 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista

Outras informações:
Participação em projetos de pesquisa

2003 - 2004

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como Professor substituto, das disciplinas: Bromatologia, Estágio Supervisionado em Bromatologia e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

1997 - 1999

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ - Projeto " Interação Droga-Nutrientes em Pacientes Hospitalizados" -Bolsista PIPES/UFPA no Projeto " Interação Droga-Nutrientes nas Hepatopatias

Atividades

  • 06/2004

    Serviços técnicos especializados , Hospital Universitário João de Barros Barreto-HUJBB.Serviço realizado, Atendimento nutricional a portadores de diabetes mellitus, hipertensão arterial, HIV e oncologia.

  • 09/2010 - 09/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dietoterapia - Conduta Dietoterápica na Hipertensão Arterial Sistêmica.

  • 06/2003 - 12/2004

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bromatologia, Estágio Supervisionado em Bromatologia, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

2020 - Atual

Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora da Residência em Saúde Mental

2018 - Atual

Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptora de Residência em Saúde Mental

Outras informações:
Preceptora de Nutrição da Residência Multiprofissional

2007 - Atual

Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como Nutricionista nas Clínicas do Hospital, com enfase na Clínica Psiquiátrica.

2015 - 2019

Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND, Carga horária: 30

2012 - 2017

Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptora Residência em Saúde Cardiovascular

2012 - 2016

Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora de Residência em Saúde Cardiovascular

Outras informações:
Tutora de Nutrição da Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular

2009 - 2015

Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da EMTN

Outras informações:
Participação na Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional

Atividades

  • 01/2007

    Serviços técnicos especializados , Fundação Hospita de Clínicas Gaspar Vianna.Serviço realizado, Assistência nutricional à pacientes com doenças cardiovascular e nefropatias.

  • 01/2013 - 12/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Fundação Hospita de Clínicas Gaspar Vianna, Fundação Hospita de Clínicas Gaspar Vianna.Atividade realizada, Precptora no Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde da Universidade Estadual do Pará..

2012 - 2014

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 05/2012

    Ensino, Bacharelado em Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Núcleo Docente Estruturante

2005 - 2006

Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará - SESPA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/2005 - 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Unidade Psico-Social.Serviço realizado, Supervisão em Unidade de Alimentação e Nutrição.

  • 03/2005 - 07/2005

    Serviços técnicos especializados , Laboratorio Central- LACEN.Serviço realizado, Atuação em Análises Físico-químicas de Alimentos.