Jean Hébette

Possui graduação em Licenciatura Em Teologia - Institut Catholique Dèstudes Superieures (1954) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (1973). Atualmente é professor colaborador do ppgcs da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, campesinato, meio ambiente, reforma agrária e fronteira amazônica.

Informações coletadas do Lattes em 05/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em História Oral

1975 - 1975

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Jorge P Browne

Especialização em FIPAM

1973 - 1973

Universidade Federal do Pará
Orientador: Samuel Maria de Amorim e Sá

Graduação em Economia

1970 - 1973

Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura Em Teologia

1953 - 1954

Institut Catholique Dèstudes Superieures

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Lê Pouco, Escreve Pouco.

Holandês

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento/Especialidade: Desenvolvimento na Amazônia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário Amazônia: interação entre o global e o local.Convidado de honra em homenagem às pesquisas e atuação acadêmica de grande relevância na região.. 2010. (Seminário).

II Seminário Amazônia: interação entre o global e o local.Faces do trabalho no mundo contemporâneo. 2010. (Seminário).

Apresentação e debate do projeto de pesquisa sobre associações rurais na amazônia oriental.Associação: com ou sem associativismo no meio rural amazônico. 2010. (Oficina).

Pesquisas em educação do campo do estado do Pará.O campesinato amazônica: um pouco de geografia, de etnografia e de história.. 2010. (Encontro).

Reunião com os membros da diretoria do Institute For International Urban Development.Pensar o desenvolvimento regional: condicionamentos sócio políticos e jurídicos com vista a resultados benéficos: duas referências amazônicas.. 2010. (Encontro).

XII Encontro Paraense de Geografia.Territorialidade e Conflitos Sociais na Amazônia. 2009. (Encontro).

5ª Jornada de Iniciação Científica - PET Pará.A Importância da Universidade Públoica e a Produção de Conhecimento Científico. 2009. (Encontro).

Mesa Redonda-Curso de Especialização Currículo, Cultura, Letramento e Educação do Campo.Amazônia: desenvolvimento e (des)integração. 2009. (Outra).

Painel de Especialistas para Análise Crítica do EIA Belo Monte.Análise Crítica do EIA Belo Monte. 2009. (Outra).

I Encontro da Região Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia.Políticas públicas para a Amazônia - 1940- 2000: uma retrospectiva na ótica da participação local. 2008. (Encontro).

Plantio Direto na Capoeira I Workshop sobre agricultura sem fogo com base no manejo da capoeira.Plantio Direto na Capoeira I Workshop sobre agricultura sem fogo com base no manejo da capoeira. 2005. (Seminário).

Da Transamazônica à Br-163. Perspectivas e ordenamento Territorial.Debate: Fronteira, economia e sociedade. 2005. (Seminário).

Desenvolvimento Sustentável.Desenvolvimento Sustentável. 2005. (Seminário).

Por uma Cultura de Paz.Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável. 2005. (Seminário).

XII Encontro de Ciências Sociais Norte Nordeste. Diversidade e pluralismo no Norte e Nordeste do Brasil.XII Encontro de Ciências Sociais Norte Nordeste. 2005. (Encontro).

Contribuições da Sociologia Francesa para a lógica da ação coletiva.Contribuições da Sociologia Francesa para a lógica da ação coletiva . 2005. (Outra).

1º Ciclo de Debates Doutorado em Ciências Agrárias.Palestra Pesquisa em Agricultura na Amazônia. 2005. (Outra).

Seminário de discussão do Plano Camponês em elaboração para subsídio ao movimento camponês internacional Via campesina..Seminário de discussão do Plano Camponês em elaboração para subsídios ao movimento camponês internacional Via campesina.. 2004. (Seminário).

Seminário de discussão do Plano camponês em elaboração para subsídio ao movimento camponês internacional.Seminário de discussão do plano camponês. 2004. (Seminário).

Reunião inicial de construção do Plano Camponês.Trabalho coletivo e participativo de um Plano Nacional de recuperação e desenvolvimento da economia camponesa (Plano Camponês) em articulação entre representantes de organizações camponesas reunidas no movimento chamado Via Campesina e especialistas do estudo do campesinato brasileiro em Ciências Humanas e Socio-Econômicas.. 2004. (Oficina).

Plano Camponês II.Planejamento e distribuição de tarefas para o prosseguimento do trabalho coletivo e participativo de um Plano Nacional de recuperação e desenvolvimento da economia camponesa (Plano Camponês) em articulação entre representantes de organizações camponesas reunidas no movimento chamado Via Campesina e especialistas do estudo do campesinato brasileiro em Ciências Humanas e Socio-Econômicas.. 2004. (Oficina).

Plano Camponês III.Reunião de síntese dos trabalhos realizados nas oficinas anteriores. Plano Camponês III. 2004. (Oficina).

Gouverner autrement par la participacion.Participação no Colóquio Gouverner autrement par la participation. 2004. (Encontro).

Democracia e Barbárie.Mesa Redonda sobre Democracia e Barbárie. 2004. (Encontro).

Missão junto ao CERAL - Paris 13.Missão acadêmica junto ao laboratório científico Centre d'Études et de Recherche d'Action Locale - CERAL da Universidade Paris 13 de 17 a 30/09/2004, incluindo contatos com orientandos em Tese de doutorado, visita aos órgãos oficiais da região do La Rochelle (França) acessorados pelo CERAL e participação ao Colloque Gouverner autrement par la participation, na universidade Paris 13.. 2004. (Outra).

VIII Encontro de Antropólogos do Norte e Nordeste.Encontro de Antropólogo do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).

Audiência pública sobre Direitos Humanos Ambientais.Audiência pública sobre Direitos Humanos Ambientais. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alcione de Sousa de Meneses

MENESES, A. S.;HÉBETTE, J.. Quando mudar é condição para permanecer: a Escola Casa Familiar Rural e as estratégias de reprodução social do campesinato na Transamazônica (Pará-Amazônia). 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fabiano de Oliveira Bringel

HÉBETTE, J.. Trechos e Borocas. Trajetórias e Identidades Camponesas de Assentamentos Rurais no Sudeste do Pará: 1970-2005. 2006. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Amazônicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Laura Helena Barros da Silva

HÉBETTE, J.. Diferenciação Social e campesinato: um estudo sobre o Projeto de assentamento (PA) Tropicália, no Nordeste Paraense. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia Geral) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sandra Maria Fonseca Silva

HÉBETTE, J.. Produzir e Preservar: um estudo sobre camponeses em Barcarena - PA. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia Geral) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rose Tavares Martins

HÉBETTE, J.. Pedagogia da Alternancia: um novo modelo educacional para o campones da Amazônia. 2002. Dissertação (Mestrado em Docência Em Nível Superior) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Mário Henchen

HÉBETTE, J.. A construção de um espaço de diálogo entre agricultores e pesquisadores: a experiencia do programa PAET na transamazônica. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia Geral) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Edma do Socorro Silva Moriera

HÉBETTE, J.. Tradição em Tempos de Modernisade: reprodução social numa comunidade ribeirinha do rio Xingu/PA.. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia Geral) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Ivonete Coutinho da Silva

HÉBETTE, J.. Mulheres na Transamazônica: construção da ocupação e do fazer política. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mário José Henchen

HENCHEN, Mario;HÉBETTE, J.. Ambientalização da região Xingu como estratégia para o fechamento da fronteira agropecuária: atores, projetos e estratégias. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ida Lenir Maria Pena Gonçalves

HÉBETTE, J.. Encontros e Desencontros: entre sociabilidade e gestão empresarial na Amazônia. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Janete Dias Pinho Schmollul

SCHUMULLUL, J. D. P.;HÉBETTE, J.. Invasões e conflitos nos mangues de Soure e criação da reserva extrativista marinha de Soure, Ilha de Marajó/Pará. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: José de Vasconcelos Cunha

HÉBETTE, J.; CARNEIRO, Maria de Fátima Conceição. GTA - Grupo de trabalho amazônico : Uma análise da atuação do GTA no município de Cachoeira do Ararí, Ilha do Marajó - Pa.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rogério Henrique Almeida

HÉBETTE, J.. Territorialização do campesinato nas regiões do Sul e Sudeste do Pará. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Pará.

MAGALHÃES, Sônia Barbosa;HÉBETTE, J.; AQUINO, M. J.; TEISSERENC, P.. Banca de Exame de Quallificação de Mestrado de Alcione Sousa de Meneses. 2009. Universidade Federal do Pará.

HÉBETTE, J.. Bolsa de Estudos par Conservação da Amazônia. 2008. Instituto Internacional de Educação do Brasil.

HÉBETTE, J.. Parecerista do Programa BECA (Bolsas de Estudo para a Conservação da Amazônia). 2005. Instituto Internacional de Educação do Brasil.

HÉBETTE, J.. Referee de um artigo científico, série Ciências Humanas. 2005. Universidade Federal do Pará.

HÉBETTE, J.; BRITO, Daniel Chaves; PALHANO, Eleanor; MOTTAMAUÉS, Maria Angélica; CAMPELO, Marilú Márcia; CONRADO, Mônica Prates; LEITÃO, Wilma Marques; BARP, Wilson José. Banca examinadora do processo de seleção ao Mestrado. 2003. Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Simone Cristina Contente Padilha

Aramadilha do Capital: a política de crédito agrícola especial sob a égide do capital financeiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Laura Helena Barros da Silva

Diferenciação social e campesinato: um estudo sobre o Projeto de Assentamento (PA) Tropicália, no Nordeste Paraense; ; 2004; 147 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia Geral) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jean Hébette;

Edma do Socorro Silva Moreira

Tradição em tempo de modernidade: o caso de uma comunidade varzeira de Porto de Moz; ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia Geral) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jean Hébette;

Mário Henchen

A construção de um espaço de diálogo entre agricultores e pesquisadores: a experiência do Programa PAET na Transamazônica; ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia Geral) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Celina Júlia Cunha

Trabalho Infanto-Juvenil; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Gutembergue Armando Diniz Guerra

A identidade do posseiro; Elementos de caracterização social trabalhados pelo movimento sindical do Sudeste Paraense; 1991; 0 f; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Zelma Lúcia Ataíde de Campos

Do roçado à fábrica; Itinerário de imigrantes do campo para a vida fabril em Belém; Um estudo de caso; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jean Hébette;

Rodrigo Dinis Peixoto

Igreja e camponeses na fronteira do Araguaia Tocantins; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Elizete Gaspar

Os bamburrados do Tapajós; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jean Hébette;

Maria Craistina Alves Maneschy

Uma Comunidade Pesqueira Ameaçada; 1988; Dissertação - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Alberto Jesus Valença Granada

Estado e Colonização na Amazônia Colombiana; Caqueta e Putumayo; 1986; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Marília Ferreira Emmi

Estrutura Social e Domínio da Terra No Vale do Tocantins: O Caso de Marabá; 1985; Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Amazônico) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

MARIA LUCIA SA MAIA

Trabalho e Sistemas de Classificacao; 1985; Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Amazônico) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Minelvina Nascimento Freitas

A Rizicultura Na Pequena Produção Paraense; 1985; Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Amazônico) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Edma do Socorro Silva Moreira

Movimento Social Amazônico em defesa de territórios e de modos de vida rurais : estudo sociológico no Baixo Xingu; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jean Hébette;

Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos

Lamento e Dor; Uma analise socio-antropologica do deslocamento compulsorio provocado pela construção de barragens; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jean Hébette;

Flávia Maria Costa do Nascimento

Estudo sobre participação política e associações rurais na Amazônia orientlal; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jean Hébette;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Alberto Trindade Braga

Políticas Federais de Agricultura Familiar nas comunidades assentadas no Nordeste do Pará: O caso do PA João Batista em Ipixuna do Pará; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Alberto Trindade Braga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HÉBETTE, J. . Movimento sindical e ações de desenvolvimento rural na Região de Marabá. A construção de um nível regional de ação em parceria. Agricultura Familiar (UFPA) , Belém, v. 1, n.3, p. 141-172, 2002.

  • CASTELLANET, Christian ; HÉBETTE, J. ; HENCHEN, Mário . Os níveis pertinentes para a Pesquisa-Ação sobre a gestão dos recursos naturais nas regiões de fronteira: o caso da Transamazônica. Agricultura Familiar Pesquisa Formação e Desenvolvimento, Belém, v. 1, n. 2, p. 57-87, 2000.

  • HÉBETTE, J. . Os caminhos da dignidade cívica. Revista Teológico Pastoral, Belém, v. ano II, n.3, p. 13-16, 2000.

  • HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Do Socorro Silva . A Marcha do trabalhador do campo rumo à cidadania. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 11, n.2, p. 117-129, 1998.

  • HÉBETTE, J. . A relação pesquisadores-agricultores: Diálogo, parceria, aliança? Uma análise estrutural. . Agricultura Familiar Pesquisa Formação e Desenvolvimento, v. 1, n.1, p. 39-57, 1996.

  • HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Silva . Situação social das áreas rurais amazônicas. Cadernos de Estudos Sociais (FUNDAJ) , Recife, v. 2, p. 383-405, 1996.

  • HÉBETTE, J. . A questão da utilização do solo numa perspectiva de conservação e reprodutividade.. A Amazônia Em Foco, Rio de Janeiro, p. 54-61, 1993.

  • HÉBETTE, J. . O Centro Agro-Ambiental do Tocantins. Revista Proposta (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. XV, n.48, p. 32-37, 1991.

  • HÉBETTE, J. . Un défi pour les communautés amérindiennes. Recherches Amérindiennes au Québec , Montréal, v. XX, n.2, p. 37-50, 1990.

  • HÉBETTE, J. . Resistência dos posseiros. Travessia Revista do Migrante, São Paulo, p. 15-18, 1989.

  • HÉBETTE, J. . A colonização na Amazônia brasileira: um modelo para uso interno.. REFORMA AGRARIA, CAMPINAS, v. 17, n.3, p. 21-27, 1988.

  • HÉBETTE, J. . Natureza, tecnologia e sociedades: a experiência brasileira de povoamento do Trópico Úmido.. PARA DESENVOLVIMENTO, Belém, n.23, p. 3-9, 1988.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . Terra pra burro no Pará. PARA AGRARIO, BELÉM, n.2, p. 22-24, 1987.

  • HÉBETTE, J. . Des requins en Amazonie: le salut vient-il du Grande Carajás?. Chrètiens En Luttes, Liège, p. 9-11, 1987.

  • HÉBETTE, J. . Reservas indígenas hoje. Reservas camponesas amanhã?. Pará Desenvolvimento, Belém, p. 26-29, 1987.

  • HÉBETTE, J. . The posseiros resistance In the region of the Greater Carajas Program (Brasil).. NEDERLANDSE GEOGRAFISCHE STUDIES, AMSTERDAN, n.25, p. 28-42, 1986.

  • HÉBETTE, J. . A resistência dos posseiros no Grande Carajás. Cadernos do CEAS (Salvador) , Salvador, p. 67-75, 1986.

  • HÉBETTE, J. ; SILVA, Alberto Rogério B da ; LIMA, Ireno José S de ; BRAGA, João Bosco P ; GASTAL, Maria Do Carmo ; MACAMBIRA, Moacir J B . Como repensar o garimpo na Amazônia. Pará Desenvolvimento, Belém, n.19, p. 25-26, 1986.

  • HÉBETTE, J. . Grandes projetos e transformações na fronteira. Espaço & Debates , São Paulo, n.15, p. 75-86, 1985.

  • HÉBETTE, J. . A questão agrária. Reforma Agrária , Campinas, v. 14, n.5/6, p. 6-13, 1984.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . Colonización y frontera. Articulaciones en el nivel economico y en el nivel ideologico. Revista de Geografia (São Paulo) , Bogotá, v. XIII, p. 239-258, 1982.

  • HÉBETTE, J. . Depoimento na Comissão Parlamentar de Inquerito da Amazônia. Diário do Congresso Nacional, Brasília, v. XXXV, p. 297-308, 1980.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . A colonização: articulação no nível econômico e no nível político. a Colônia agrícola de Gurupí. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas , São Paulo, v. 9, p. 85-140, 1979.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . Planned versus Unplanned Settlement in the Amazon. Brazilian Economic Studies, Rio de Janeiro, p. 139-162, 1979.

  • HÉBETTE, J. . Cruzando a fronteira, 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1. ed. Belém-Pa: EDUFPA, 2004. v. 4. 1400p .

  • HÉBETTE, J. (Org.) ; MAGALHÃES, Sônia Barbosa (Org.) ; MANESCHY, Maria Cristina (Org.) . No mar, nos rios e na fronteira: faces do campesinato no Pará. Belém: Edufpa, 2002. v. 1. 359p .

  • HÉBETTE, J. (Org.) ; NAVEGANTES, Raul da Silva (Org.) . CAT - ano décimo. Etnografia de uma Utopia. Belém: Edufpa, 2000. 299p .

  • REYNAL, Vicent de ; MUCHAGATA, Márcia Gonçalves ; HÉBETTE, J. ; TOPALL, Olivier . Agricultures Familiales et Développement en front pionnier Amazonien. Paris, Belém, Pointe-a-Pitre: Gret, 1995. 69p .

  • HÉBETTE, J. . O Cerco está se fechando. O impacto do grande capital na Amazônia. Belém: NAEA/UFPA, 1991. 347p .

  • CASTRO, Edna Maria Ramos de ; HÉBETTE, J. . Na trilha dos grandes projetos. Modernização e conflito na Amazônia. Belém: NAEA/UFPA, 1989. 252p .

  • HÉBETTE, J. ; ACEVEDO, Rosa Elizabeth . O estado e a reprodução social. Ariquemes-Rondônia. Belém: NAEA/UFPA, 1982.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Acevedo . Colonização Para Quem?. Belém: ADUFPA, 1979. 173p .

  • MENDES, Armando Dias ; HÉBETTE, J. ; CASTRO, Edna Maria Ramos ; FERREIRA, Roberto . A Invenção da Amazônia. Belém: EDUFPA, 1974. 193p .

  • HÉBETTE, J. ; OLIVEIRA, Albertina Fortuna de ; AZEVEDO, Argemiro José Ramos ; SOEIRO, Deise Maria Ferreira ; CONCEIÇÃO, Maria de Fátima Carneiro da ; DUQUE, Patrício Zuquilanda . A Amazônia no processo de integracao nacional.. Belém: EDUFPA, 1974. 96p .

  • HÉBETTE, J. . Agricultures paysannes paraenses. In: SAYAGO, Doris; TOURRAND, jEAN-fRANÇOIS; BURSZTYN, Marcel; DRUMOND, José Augusto.. (Org.). L' Amazonie, un demi-siècle après la colonisation. 1ed.Versailles: Quae, 2010, v. , p. 191-206.

  • HÉBETTE, J. . Associativismo: um ensaio sobre a sua contextualidade histórica. In: GOMES, Ana Célia; MANESCHY, Maria Cristina; MAGALHÃES, Sônia Barbosa; FERREIRA, José Maria Carvalho.. (Org.). Organização Social do Trabalho e Associativismo no Contexto da Mundialização: Estudos em Portugal, África e Amazônia. 1ed.Belém: NUMA/UFPA, 2010, v. , p. 53-66.

  • HÉBETTE, J. ; ALVES, J. M. ; QUINTELA, Rosângela da Silva . Parentesco, vizinhança e organização profissional na formação da fronteira pioneira amazônica. In: GOMES, Ana Célia; MANESCHY, Maria Cristina; MAGALHÃES, Sônia Barbosa; FERREIRA, José Maria Carvalho.. (Org.). Organização Social do Trabaqlho e Associativismo no Contexto da Mundialização: Estudos em Portugal, África e Amazônia. 1ed.Belém: NUMA/UFPA, 2010, v. , p. 117-141.

  • MOREIRA, Edma da Silva ; HÉBETTE, J. . Metamorfoses de um campesinato nos Baixo Amazonas e Baixo Xingu paraense. In: Emília Pietrafesa de Godoi; Marilda Aparecidade de Menezes; Rosa Acevedo Marin. (Org.). Diversidade do campesinato: expressões e categorias: construções identitárias e sociabilidades. 01ed.Presidente Prudente: Editora UNESP, 2009, v. 01, p. 187-207.

  • HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma da Silva . Collectivités locales, gestion des ressources naturelles et développement durable: un défi amazonien. In: Pierre Teisserenc; Gilberto de Miranda Rocha; Sônia Barbosa Magalhães; Gutemberg Armando Diniz Guerra. (Org.). Coletividades Locais e Desenvolvimento Territorial na Amazônia. 1ed.Belém: NUMA/UFPA, 2008, v. 1, p. 23-33.

  • HÉBETTE, J. ; NAVEGANTES, Raul da Silva . Meio Ambiente. In: Leonardo Avritzer; Newton Bignotto; Juarez Guimarães; Heloisa Maria Murgel Starling. (Org.). Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: UFMG, 2008, v. 1, p. 413-420.

  • HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma da Silva . Contradições Sociais, Utopias Agrárias e Utopias Ambientais na Amazônia. In: Heloisa Maria Murgel Starling; Henrique Estrada Rodrigues; Marcela Telles. (Org.). Utopias Agrárias. Belo Horizonte: UFMG, 2007, v. 1, p. 84-107.

  • HÉBETTE, J. . O Campesinato paraense: observações metodológicas preliminares. In: Horácio Martins de Carvalho. (Org.). O campesinato no século XXI: possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2005, v. , p. 93-104.

  • HÉBETTE, J. . Fluxos migratórios decorrentes da política de desenvolvimento para a Amazônia. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. I, p. 331-354.

  • HÉBETTE, J. . O Estado e os movimentos migratórios. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. I, p. 355-360.

  • HÉBETTE, J. ; ABELÉM, Auriléa ; PARAENSE, Marcieli ; EMMI, Marília . Cruzando uma zona de fronteira em conflito. O Leste do Médio Tocantins I. O processo conflituoso de ocupação. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. II, p. 51-128.

  • HÉBETTE, J. ; ABELÉM, Auriléa ; PARAENSE, Mariceli ; EMMI, Marília . Cruzando uma zona de fronteira em conflitos: o Leste do Médio Tocantins II em Filigrana, o processo econômico e social . In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. II, p. 129-168.

  • HÉBETTE, J. . Movimentos sociais contemporâneos no campo paraense. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. II, p. 197-211.

  • HÉBETTE, J. . Mobilildade da população e transferência de lotes num assentamento da Reforma Agrária: O PA Veneza.. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. II, p. 239-259.

  • HÉBETTE, J. . A Reforma Agrária dos posseiros. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. II, p. 262-273.

  • HÉBETTE, J. ; GUERRA, Gutemberg A D ; MENEZES, Maria de Nazaré A ; PEIXOTO, Rodrigo C D . Impacto social da produção de carvão vegetal no Programa Grande Carajás. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. III, p. 85-138.

  • HÉBETTE, J. . Do impacto da mobilização capitalista da força de trabalho feminina. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. III, p. 157-163.

  • HÉBETTE, J. . O Grito dos posseiros no Grande Carajás. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. III, p. 221-240.

  • HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Silva ; LEITÃO, Wilma Marques . Uso e abuso no trato dos recursos naturais em áreas da Amazônia Oriental: História e atualidade. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. III, p. 273-285.

  • HÉBETTE, J. . Os Grandes Projetos e o despertar popular da consciência ambiental. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. III, p. 305-308.

  • HÉBETTE, J. . Impacto social dos grandes projetos na Amazônia. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. III, p. 150-155.

  • HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Silva ; LEITÃO, Wilma Marques . Comunidades ribeirinhas de Porto de Moz e gestão dos recursos naturais locais. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando fronteiras: 30 de estudos do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. 3, p. 339-354.

  • HÉBETTE, J. ; AL, Et . Natureza, tecnologia e sociedade: A experiência brasileira de povoamento do Trópico Úmido. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. IV, p. 209-251.

  • HÉBETTE, J. . Aversão ao risco e racionalidade do pequeno produtor. Donde se fala ?. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 Anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. IV, p. 303-309.

  • HÉBETTE, J. ; LEITÃO, Wilma ; MOREIRA, Edma Silva . Descentralização e participação. Considerações teóricas. Pleito pela participação amazônica na gestão dos recursos naturais.. In: Jean Hébette. (Org.). Cruzando a fronteira: 30 Anos de estudo do campesinato na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2004, v. IV, p. 359-370.

  • HÉBETTE, J. . Parentesco, vizinhança e organização profissional na formação da fronteira amazônica. In: Jean Hébette; Sônia Barbosa Magalhães; Maria Cristina Alves Maneschy. (Org.). No mar, nos rios e na fronteira: faces do campesinato no Pará. BELÉM: Edufpa, 2002, v. , p. 173-202.

  • HÉBETTE, J. ; MAGALHÃES, Sônia Barbosa ; MANESCHY, Maria Crisitina Alves . Reprodução social e participação política na fronteira agrícola paraense: o caso da Transamazônica. In: jean Hébette; Sônia Barbosa Magalhães; Maria Cristina Alves Maneschy. (Org.). No mar, nos rios e na fronteira: faces do campesianto no Pará. BELÉM: EDUFPA, 2002, v. , p. 205-231.

  • HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Silva ; LEITÃO, Wilma Marques . Occupation de l'Amazonie brésilienne, décentralisation et gestion des ressources naturelles: um panorama historique.. In: Christian Castellanet; Laurence Granchamp Florentino; Carole Mégevand; Sébastien Moncorps. (Org.). VIVRE AVEC LA FORÊT. Gestion locale des ressources naturelles en Amazonie brésilienne et au Costa Rica.. Paris: Comitê Français pour I'UICN, 2002, v. , p. 73-80.

  • HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Silva ; LEITÃO, Wilma Marques . Communautés riveraines de Porto de Moz et gestion des ressources naturelles locales. In: Christian Castellanet; Laurence Granchamp Florentino; Carole Mégevand; Sébastien Moncorps. (Org.). VIVRE AVEC LA FÔRET. Gestion locale des ressources naturelles en Amazonie brésilienne et au Costa Rica. Paris: Comitê Français pour I'UICN, 2002, v. , p. 15-22.

  • HÉBETTE, J. ; MAGALHÃES, Sônia Barbosa ; MANESCHY, Maria Cristina Alves . Contemporaneidade do Campesinato na Amazônia Oriental. In: Jean Hébette; Sônia Barbosa Magalhães; Maria Cristina Maneschy. (Org.). No Mar, Nos Rios e na Fronteira: faces do campesinato no Pará. Belém: UFPa, 2002, v. , p. 29-45.

  • HÉBETTE, J. . O surgimento do Programa CAT. A luta camponesa pela terra.. In: Jean Hébette; Raul da Silva Navegantes. (Org.). CAT - Ano décimo. Etnografia de uma utopia. Belém: Editora Universitária UFPA, 2000, v. , p. 27-36.

  • HÉBETTE, J. . Que Amazônia foi construída nos últimos 25 anos . In: José Aldemiro Oliveira; Humberto Guidotti. (Org.). A Igreja arma sua tenda na Amazônia. 25 anos do Encontro de Pastoral de Santarém. Manaus: Edua, 2000, v. , p. 3-26.

  • HÉBETTE, J. . A dinâmica social do desmatamento. Alternativas de desenvolvimento para o Sul do Pará.. In: Antônio Carlos Diegues. (Org.). Populações e modo de vida. São Paulo: , 1999, v. , p. 85-93.

  • HÉBETTE, J. ; ABELEM, Aurilea . Assentamentos da reforma agrária na fronteira Amazônica. In: Benício Viero Schmidt; Sueli L. Couto; Dalino Nolasco;. (Org.). Assentamentos da Reforma Agrária no Brasil. Brasília: , 1998, v. , p. 151-158.

  • HÉBETTE, J. . Des Paysans en Amazonie. Agriculture Familiale et Développement du Front Pionnier. In: Vincent de Reynal; Márcia Gonçalves Muchagata; Olivier Topall. (Org.). Environnement et Développement en Amazonie Brésilienne. Paris: , 1997, v. , p. 76-123.

  • HÉBETTE, J. . A reconstrução do espaço perdido no entorno da barragem de Tucuruí. In: Sônia Barbosa Magalhães; Rosyan Brito; Edna Ramos de Castro. (Org.). Energia na Amazônia. Belém: , 1996, v. , p. 545-550.

  • HÉBETTE, J. ; MIRANDA, Juliete ; QUINTELA, Rosangela da Silva . Parenté, voisinage et organisation professionnelle dans la formation du front pionnier Amazonien. In: Christophe Albaladejo; Jean Christian Tulet. (Org.). L' Amazonie brésilienne. La formation de nouveaux territoires. Paris: , 1996, v. , p. 279-301.

  • HÉBETTE, J. . Além dos pequenos e dos grandes projetos. O papel da Universidade. In: Edna Maria Ramos de Castro; Edila A. Moura; Maria Lúcia Sá Maia. (Org.). Industrialização e Grandes Projetos. Belém: ADUFPA, 1995, v. , p. 361-370.

  • HÉBETTE, J. . Meio Ambiente nos assentamentos: alguns aspectos metodológicos. In: Adhemar Romero. (Org.). Reforma agrária, produção, emprego e renda. O relatório da FAO em debate. Rio de Janeiro: , 1994, v. , p. 160-170.

  • HÉBETTE, J. . Economia ambiental e desenvolvimento. In: Erly Cardoso Teixeira. (Org.). Desenvolvimento agrícola na década de 1990 e no século XXI. Viçosa: , 1993, v. , p. 65-77.

  • HÉBETTE, J. . Delle multinazionale negli ecosistemi amazzonici brasiliani. In: Fundazione Internazionale Lelio Basso. (Org.). La memoria del Popoli. Roma: , 1992, v. , p. 243-253.

  • HÉBETTE, J. . A luta sindical em resposta às agressões dos Grandes Projetos. In: Jean Hébette. (Org.). O Cerco está se fechando. O impacto do grande capital na Amazônia. Petrópolis, Belém: Vozes, ADUFPA, 1991, v. , p. 199-214.

  • HÉBETTE, J. ; NASCIMENTO, Minelvina . A questão da agropecuária na Amazônia. In: Fernando A. F. de Barros. (Org.). Ciência e tecnologia no processo de desenvolvimento da região Amazônica. Brasília: , 1990, v. , p. 121-140.

  • HÉBETTE, J. ; COLARES, José Alberto . Small-Farmer Protest in the Great Carajás Programme. In: David Goodman; Anthony Hall. (Org.). The future of Amazonia. Destruction or sustainable development. London: , 1990, v. , p. 288-305.

  • HÉBETTE, J. . A questão da Terra. In: SEDUC/IDESP. (Org.). ESTUDOS E PROBLEMAS AMAZÔNICOS. HISTÓRIA SOCIAL E ECONÔMICA E TEMAS ESPECIAIS. BELÉM: SEDUC/IDESP, 1989, v. , p. 115-127.

  • HÉBETTE, J. . O Grande Carajás. Um novo momento da história moderna da Amazônia paraense. In: Jean Hébette. (Org.). Na trilha dos Grandes Projetos. Modernização e conflito na Amazônia. Belém: ADUFPA, 1989, v. , p. 7-40.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . The state and the reproduction of the social structure in the frontier: Ariquemes-Rondônia. In: J. Hemming. (Org.). The frontier after a decade of colonisation. Manchester: , 1985, v. , p. 267-268.

  • HÉBETTE, J. . Ciência e tecnologia para a Amazônia?. In: Jean Hébette. (Org.). Ciência e tecnologia para a Amazônia. Belém: ADUFPA, 1983, v. , p. 169-174.

  • HÉBETTE, J. ; MARIM, Rosa Elizabeth Acevedo . Colonização espontânea, política agrária e grupos sociais. In: José Marcelino Monteiro da Costa. (Org.). Amazônia, desenvolvimento e ocupação. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1979, v. , p. 141-142.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . Saúde e Colonização. In: Jean Hébette; Rosa Elizabeth Acevedo Marin. (Org.). Colonização, desenvolvimento e modelos econômicos. Belém: ADUFPA, 1977, v. , p. 7-13.

  • HÉBETTE, J. . Para não sermos engolidos pelo abismo. O Liberal, 09 abr. 2004.

  • HÉBETTE, J. ; SILVA, Fábio Carlos da ; CUNHA, Luis Otávio . Amazônia Hoje. Amzônia em Debate, p. 14 - 19, 23 abr. 1989.

  • HÉBETTE, J. . Absorção de Tecnologia na Pequena Produção Agrícola Paraense. Jornal do XVI CBA (Congresso Brasileiro de Agronomia), Belém, p. 8 - 8, 14 ago. 1987.

  • HÉBETTE, J. . Políticas Públicas para a Amazônia 1940-2000: uma retrospectiva na ótica da participação local. In: I Encontro da região norte SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia, 2009, Manaus. Amazônia em busca de novas abordagens. Manaus: UFAM, 2009.

  • HÉBETTE, J. . Le programe Centre Agraire du Tocantins- CAT. In: 25º Congres Annuel de la Société Caribe pour les Plantes Alimentaires, 1991, Pointe-a-Pitre. Pointe-a-Pitre, 1991.

  • HÉBETTE, J. . Ocupação camponesa de uma área de fronteira e sua dinâmica social. O caso de Pau Seco/Cametau.. In: Seminário Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural na Amazônia Oriental, 1991, Pointe-a- Pitre.. Atas do Seminário Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural na Amazônia Oriental, 1991. p. 65-98.

  • HÉBETTE, J. . La colonización en la Amazonia brasileña: Un modelo para uso interno. In: Seminário Internacionl de Economia Campesina y Pobreza Rural, 1987, Paypa, Colômbia. Seminário Internacionl de Economia Camponesa y Pobreza Rural. Paypa, 1987. p. 414-427.

  • HÉBETTE, J. ; OLIVEIRA, Albertina Fortuna de ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo ; SILVA, Maria Helena da ; MARTINS, Eduardo de Souza ; VACCA, Luiz Eduardo Aragon ; SA, Samuel Maria de Amorim e . Estado, Natureza e Sociedade. In: Seminário Internacional sobre Tecnologia para Assentamentos Humanos nos Trópicos Úmidos, 1987, Belém. Seminário Internacional sobre Tecnologia para Assentamentos Humanos nos Trópicos ùmidos. Belém: NAEA/UFPA, 1987. p. 1-72.

  • HÉBETTE, J. . Resistência dos Posseiros no Grande Carajás. In: ENCONTRO DO PROJETO DE INTERCAMBIO DA PESQUISA SOCIAL NA AGRICULTURA-PIPSA, 1986, Botucatu. ENCONTRO DO PROJETO DE INTERCAMBIO DA PESQUISA SOCIAL NA AGRICULTURA-PIPSA. BOTUCATU, 1986. p. 16-39.

  • HÉBETTE, J. . Significado e impactos para a região do projeto Albrás-Alunorte. In: Jornada de Trabalho Perspectivas das Atividades Minero-Industriais e Agropastoris no Desenvolvimento Regional no Sudeste da Amazônia, 1986, São Luis. Jornada de Trabalho Perspectivas das Atividades Minero-Industriais e Agropastoris no Desenvolvimento Regional no Sudeste da Amazônia, 1986. p. 47-55.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . Mobilidade do Trabalho e Fronteira Amazônica: A Belém-Brasilia. In: ANAIS II ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS., 1981, Águas de São Pedro. ANAIS II ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Águas de São Pedro. p. 185-241.

  • HÉBETTE, J. . Uma Avaliação das Experiências Atuais de Colonização: o caso de Rondônia . In: Seminário Nacional: A questão da terra, 1981, Porto Alegre. Seminário Nacional: A questão da terra. Porto Alegre: Comissão de Agricultura e Pecuária, Assembléia Legislativa do Estado do RGS, 1981. p. 111-114.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . Colonização: Articulação No Nivel Econômico e No Nivel Político. A Colônia Agrícola de Gurupi.. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 1978, Gramado. VI ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA. Gramado, 1978. p. 131-188.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . Colonização Espontânea, Política Agrária e Grupos Sociais.. In: V ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 1977, Rio de Janeiro. V ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA. Rio de Janeiro, 1977. p. 1-40.

  • HÉBETTE, J. ; VEIGA, Jonas Bastos . Produção Sustentada da Agropecuária Integrada . In: Seminário Internacional Sobre Meio Ambiente, Pobreza e Desenvolvimento da Amazônia, 1992, Belém. Seminário Internacional Sobre Meio Ambiente, Pobreza e Desenvolvimento da Amazônia. Belém: Governo do Estado do Pará, 1992. p. 280-284.

  • HÉBETTE, J. . Retrato público e Retrato privado da Reforma Agrária no Pará.. In: VIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE/ABANNE, 2003, São Luís. PROGRAMAS E RESUMOS, 2003. p. 106-106.

  • LEITÃO, Wilma Marques ; HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Silva . Territorialité et Gestion des Ressources Halieutiques au Pará (Brésil). In: Recontre Dynamiques Sociales et Environnement. Table Ronde. Pour un Dialogue Entre Chercheurs, Opérateurs et Bailleurs de Fonds, 1998, Talence. Recontre Dynamiques Sociales et Environnement. Table Ronde. Pour un Dialogue Entre Chercheurs, Opérateurs et Bailleurs de Fonds. Talence: Maison des Suds, 1998. p. 151-158.

  • HÉBETTE, J. . Movimentos Sociais na Amazônia Paraense Hoje. In: III Painels Abstracts. Participants BRASA. Third Conference, 1996, Cambridge. III Painels Abstracts. Participants BRASA. Third Conference. King´s College: Cambridge, 1996. p. 26-26.

  • HÉBETTE, J. . Terra e Liberdade . In: V Congresso Estadual dos Sociólogos do Estado de São Paulo, 1989, São Paulo. V Congresso Estadual dos Sociólogos do Estado de São Paulo, 1989. p. 26.

  • HÉBETTE, J. . Grandes Projetos e Seus Impactos Sobre As Comunidades Indigenas e Camponesas Na Amazonia Brasileira.. In: LXVI CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 1988, Amsterdam. LXVI CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS. AMSTERDAM, 1988. p. 565-565.

  • HÉBETTE, J. . A Resistência dos Posseiros No Grande Carajas. In: LXV CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 1986, Bogota. LXV CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS. BOGOTA -, 1986. p. 214-214.

  • HÉBETTE, J. ; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo . L'Etat Et L'Appropriation Sociale de L'Espace. La Colonisation A Ariquemes, Rondonia.. In: UNIAO GEOGRAFICA INTERNACIONAL. CONFERENCIA REGIONAL LATINO AMERICANA, 1982, Belo Horizonte. UNIÂO GEOGRÁFICA INTERNACIONAL. CONFERENCIA REGIONAL LATINO AMERICANA. BELO HORIZONTE. p. 286-287.

  • HÉBETTE, J. . The State And The Reproduction Of The Social Structure In The Frontier: Ariquemes-Rondonia.. In: XLIV INTERNACIONAL CONGRESS OF AMERICANISTS., 1982. MANCHESTER. p. 0-0.

  • HÉBETTE, J. . Políticas Públicas para a Amazônia 1940-2000: uma retrospectiva na ótica da participação local. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HÉBETTE, J. . Mesa Redonda: Diversidade de Formas de Apropriação da Terra e Desenvolvimento Territorial na Amazônia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HÉBETTE, J. . Memórias de Ocupação nos Campos da Amazônia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HÉBETTE, J. . Amazônia, Desenvolvimento Sustentável, Enfoque Territorial e Perspectivas Políticas e Socioambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, C. M. ; CARDOZO, A. ; HÉBETTE, J. . Histórias do xingu: fronteiras, espaços e territorialidades (Séc. XVII-XXI). Belém - Pará, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • LEITÃO, Wilma ; MAUES, R. H. ; HÉBETTE, J. . Nortes Antropológicos: trajetos, trajetórias. Belém, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • HÉBETTE, J. . Tradição em tempos de modernidade: reprodução social numa comunidade varzeira do rio Xingu/PA. Belém: Edupa, 2003 (ORELHA DE LIVRO).

  • HÉBETTE, J. ; MAGALHÃES, Sônia Barbosa ; MOREIRA, Edma Do Socorro Silva . Políticas Públicas e Acesso à Terra no Estado do Pará: o desafio da criação de um campesinato autônomo na fronteira (1995-2002) 2002 (Relatório de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Silva . Reserva Extrativista: um direito consuetudinário das populações extrativistas tradicionais . 2006.

HÉBETTE, J. . Levantamento e análise social das comunidades ribeirinhas moradoras das reservas extrativistas - RESEX - Verde para Sempre, Porto de Moz, com vistas a implantação da referida RESEX.. 2005.

HÉBETTE, J. ; MOREIRA, Edma Do Socorro Silva . Considerações preliminares sobre a dinâmica econômica, social, política e ambiental do município de Porto de Moz. 2003.

HÉBETTE, J. . Elaboração do Estudo socioeconômico com vistas à criação da Reserva Extrativista (RESEX) Verde para sempre no município de Porto de Moz. 2003.

HÉBETTE, J. . Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial Sustentável. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HÉBETTE, J. . Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. 2004. (Editoração/Livro).

HÉBETTE, J. . Tradição em tempos de modernidade: reprodução social numa comunidade varzeira do rio Xingu/PA.. 2003. (Editoração/Livro).

HÉBETTE, J. . II Encontro do Conselho Editorial do livro História Social do Campesinato no Brasil. 2006 (Demais trabalhos relevantes) .

HÉBETTE, J. . Plano Camponês em elaboração para subsídio ao movimento camponês internacional. 2004 (Participação na elaboração de um Plano Camponês) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - Atual

    Estudos sobre Participação Política em Associações Rurais na Amazônia Oriental, Descrição: O projeto toma como ponto de partida a diversificação de organizações rurais que surgem e/ou se consolidam na década de 1990, na Amazônia Oriental e que complexificam as relações de poder anteriormente institucionalizadas através dos sindicatos de trabalhadores rurais e das colônias de pescadores. As atividades dessas associações são voltadas para atendimento das demandas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e pela implementação de políticas públicas no campo (crédito como o FNO, reservas extrativistas, assentamentos da reforma agrária). A pesquisa se realiza nas mesorregiões Sudoeste e Nordeste Paraenses. Ela visa entender a atual conformação da prática política dos camponeses com vistas à articulação mais eficaz entre as necessidades e/ou as demandas camponesas e as políticas públicas voltadas para o campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Integrante / Maria de Fátima Carneiro da Conceição - Integrante / Edma Socorro da Silva Moreira - Integrante / Lúcia Sá Maia - Integrante / Carla Marinho Figueiredo - Integrante / Manoel Rodrigues Silva Potiguar - Integrante / Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos - Integrante / Maria Craistina Alves Maneschy - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Pesquisa Políticas Públicas e desenvolvimento rural: Balanço das Ações Governamentais no Brasil - 1996-2002., Descrição: Levantamento e classificação, segundo suas características, dos projetos de Assentamentos da Reforma Agrária (PA'S) no Pará, no período de 1995 a 2002. Análise geral das ações implantadas no período nesses PA'S, tais como: Censo da reforma agrária, LUMIAR, PROCERA, PRONAF, PRONERA, Assistência Técnica. Análise aprofundada de três PA'S (Consulta, Rainha, João Batista).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / Edma do Socorro Silva Moreira - Integrante / Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos - Integrante., Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 2000

    Pesquisa: O Novo Campesinato Amazônico: 30 anos após o Plano de Integração Nacional-PIN, Descrição: Prosseguimento e aprofundamento do estudo do processo de constituição de um novo campesinato na Microrregião de Marabá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 1998

    Pesquisa Emergência e Consolidação de um Campesinato de Fronteira: etapas e condições, Descrição: Análise do processo de constituição de um "novo campesinato" na fronteira amazônica paraense, ao longo das Rodovia Transamazônica, PA-70 e PA- 150. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 1992 - 1996

    Pesquisa Desenvolvimento Agro-Ambiental do Tocantins Paraense: pesquisa, formação, desenvolvimento em sistemas de produção familiar, Descrição: Estudo interdisciplinar- Agronomia e Ciências Sociais- da produção familiar na microrregião de Maraba no quadro de um programa de pesquisa e formação em diversos níveis, em parceria institucional entre o movimento sindical e a Universidade Federal do Pará (Programa Centro Agro-Ambiental do Tocantins- CAT). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / Olivier Topall - Integrante / Vincent de Reynal - Integrante / Márcia Muchagata - Integrante / Rosângela da Silva Quintela - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 1992 - 1993

    Pesquisa Desenvolvimento Rural, Consciência e Práticas Ecológicas na Fronteira Amazônica, Descrição: Conjunto de estudos de natureza teórica e metodológica, institucional e empirica sobre o contexto da conservação/destruição ambiental na Amazônia no final do século XX. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 1991 - 1991

    Pesquisa Levantamento dos Indicadores Sociais e Econômicos dos Assentamentos da Reforma Agrária, Descrição: Estudo realizado em assentamentos do Sudeste do Pará e do Leste do Maranhão como componente da pesquisa sobre Principais Indicadores Socioeconômicos dos assentamentos da reforma agrária desenvolvida em nível nacional, considerando geração e distribuição da renda, inserção no mercado nacional, meio ambiente, desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / Lúcia Sá Maia - Integrante / Edila Moura - Integrante., Financiador(es): Food And Agricultural Organization - Agencia Brasil - Auxílio financeiro.

  • 1988 - 1991

    Pesquisa A luta Sindical como Resposta aos Grandes Projetos na Área de Carajás, Descrição: Estudo da ação do movimento sindical de Trabalhadores Rurais- STRs na organização das lutas pela terra dos camponeses no âmbito do Programa do Grande Carajás-PGC. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / José Alberto Colares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 1988 - 1991

    Pesquisa Estudo de Sistemas de Produção na Agricultura Camponesa na Microrrregião de Marabá, Descrição: Estudo da agricultura praticada pelos camponeses imigrados na região de Maraba dentro do processo de colonização, sob o enfoque temático dos sistemas de produção. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / Olivier Topall - Integrante / Vincent de Reynal - Integrante / Armando Diniz Guerra - Integrante / Iran Jr Veiga - Integrante / Márcia Merces Regina Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Communauté Economique Européenne - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1987 - 1988

    Pesquisa Programas Oficiais de Abastecimento Alimentar da população de Baixa Renda: análise e avaliação, Descrição: Avaliação dos programas oficiais de abastecimento alimentar da população de baixa renda em Belém: programas de âmbito nacionail (Companhia brasileira de alimentos- COBAL, com sua rede SOMAR e seu programa de Alimentação Popular-PAP) e projetos locais (Mesa do Povo e Sacolão) . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / Albertina Fortuna de Oliveira - Integrante / José Alberto Colares - Integrante / Minelvina Nascimento Freitas - Integrante / Maria de Nazaré Angelo Menezes - Integrante / Vânia Regina Vieira de Carvalho - Integrante / Georgina Tolosa Galvão - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1986 - 1988

    Pesquisa A Reforma Agrária na Lei ou na Margen. O Vale do Tocantins, Descrição: Estudo das transformações na estrutura agrária no Vale do Tocantins; segundo o enfoque, por um lado da ineficiencia do programa oficial da reforma agrária durante o regime militar (1964-1985) e durante a transição democrática (1985-1988) e, por outro lado, da pujança do movimento camponês em formação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 1984 - 1989

    Pesquisa A Concentração da Terra no Rastro dos Grandes Projetos, Descrição: Estudo do processo histórico de concentração da terra e de sua forma moderna de latifúndio pecuarista e madereiro incentivado pelos programas de incentivos fiscais da SUDAM e do BASA na área do Programa Grande Carajás (PGC) . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador.

  • 1984 - 1986

    Pesquisa Adoção de Tecnologia na Pequena Produção Agrícola em Área do Grande Carajás, Descrição: Estudo do processo de incorporação da tecnologia inovante nos estabelecimentos rurais dos camponeses migrantes oriundos de áreas subdesenvolvidas do Nordeste brasileiro e do Norte de Goiás para a região de Marabá. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1982 - 1983

    Pesquisa A Ocupação Agropecuária do Leste Paraense do Médio Tocantins, Descrição: Estudo dos conflitos agrários opondo latifúndio selvagem e pequenos agricultores migrantes, resultado do processo de ocupação violenta dos corredores rodoviários da PA-70 e da PA-150 com o apoio das instituições governamentais, durante a ditadura militar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / Mariceli Paraense - Integrante / Auriléa Abelem - Integrante / Marília Ferreira Emmi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1980 - 1982

    Pesquisa Colonização e Reprodução da estrutura social. O caso de Rondônia, Descrição: Estudo do modelo de colonização oficial promovido pelo Incra no município de Ariquemes (Rondônia) nos anos de 1970 como processo de reprodução de uma estrutura agrária socialmente perversa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 1980 - 1981

    Pesquisa Impactos dos Grandes Projetos no Vale do Tocantins, Descrição: Estudo dos impactos dos Grandes Projetos Minerais, Hidrelétrico e Mínero-Industriais sobre a população rural migrante e as populações indígenas no Vale do Tocantins, assim como da formação de estruturas sociais excludentes e da resistência dos posseiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10

  • 1977 - 1979

    Pesquisa Colonização na Rodovia Belém Brasília- Parte II: Aspectos Institucionais da Colonização na Área da Rodovia Belém - Brasília, Descrição: Estudo dos aspectos institucionais da colonização na área da Rodovia Belém - Brasília, envolvendo a política agrária e migratória, os programas oficiais e de instituições não governamentais, enfocando as contradições de classe resultantes. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / Rosa Elizabete Acevedo Marim - Integrante., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 1974 - 1977

    Pesquisa Colonização na Rodovia Belém-Brasília- Parte I: Colonização não-dirigida na Belém-Brasília, Descrição: Estudo do movimento migratório e da mobilidade social dos camponeses migrantes em 153 municípios atravessados pela Rodovia no Norte do Estado de Goiás, Oeste do Maranhão e Leste do Pará. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Coordenador / Rosa Elizabete Acevedo Marim - Integrante., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 1997 - 1999

    Pesquisa Direito Ambiental e Gestão Descentralizada dos Recursos Naturais: estudo comparativo Amazõnia Brasileira- Costa Rica, Descrição: Componente sociológico e jurídico do estudo comparativo interdisciplinar mais amplo das políticas governamentais, do direito ambiental consuetudinário e escrito, das práticas camponesas de gestão dos recrucsos naturais em níveis local e microrregional e das intervenções de organismos não-oficiais na área de influência do rio Xingu no Brasil, e na Costa Rica. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jean Hébette - Integrante / Edma do Socorro Silva Moreira - Integrante / Wilma Marques Leitão - Integrante / Christian Castellanet - Coordenador / Ricardo Melo - Integrante / José H Benatti - Integrante., Financiador(es): Communauté Economique Européenne - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Medalha dos 50 Anos da Universidade Federal do Pará, pelos relevantes serviços prestados à instituição, UFPA.

2001

Professor Emérito, Universidade Federal do Pará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário. , TRAV. MERCEDES, 7, SÃO BRAZ, 66093-630 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017950

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1974 - 1995

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aposentado compulsoriamente

    Atividades

    • 09/1992

      Pesquisa e desenvolvimento Centro Agro Ambiental do Tocantins.,Linhas de pesquisa

    • 08/1988

      Direção e administração, Centro Agro Ambiental do Tocantins.,Cargo ou função, COORDENADOR GERAL do Centro Agro-ambiental do Tocantins (CAT).

    • 03/2001 - 12/2003

      Ensino, Sociologia Geral, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social da Modernidade (no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais)

    • 08/1988 - 01/2001

      Extensão universitária Centro Agro Ambiental do Tocantins.,Atividade de extensão realizada, Criação e participação no Conselho Diretor da Fundação Agrária do Tocantins-Araguaia- FATA.

    • 08/1996 - 02/1999

      Ensino, Agriculturas Amazônicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Campesinato: a concepção clássica (no Curso de Especialização Produção Famíliar Rural e Ciências Sociais), Campesinato na Fronteira Amazônica (no Curso de Especialização Produção Famíliar Rural e Ciências Sociais) (em colaboração com Edma Silva Moreira), Produção familiar e Processos Econômicos (no Curso de Especialização Produção Famíliar Rural e Ciências Sociais) (em colaboração com Edma Silva Moreira)

    • 03/1996 - 12/1996

      Ensino, Agriculturas Amazônicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Agrária e do Campesinato no Brasil e na Amazônia (no DAZ), (no DAZ), Sociologia Política do Campesinato (no DAZ)

    • 09/1992 - 12/1995

      Ensino, Agriculturas Amazônicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica e Econômica (no NAEA/PLADES)

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Proplan, Reitoria.,Cargo ou função, Membro de comissão.

    • 09/1989 - 09/1992

      Direção e administração, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.,Cargo ou função, VICE-COORDENADOR DO NAEA..

    • 03/1974 - 08/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.,Linhas de pesquisa

    • 03/1974 - 08/1992

      Ensino, Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas e Projetivas da Amazônia, Metodologia II: A Teória do Conhecimento, Epstemologia, Bases Filosóficas da Pesquisa, Realidade Amazônica, Colonização e Ocupação da Amazônia, Economia da Região Norte, Temas Atuais de Sociologia

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro de Conselho Superior (CONSEP).

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos da Agricultura Familiar.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Departamento de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro de comissão.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.,Cargo ou função, Outro (Membro do Comitê de Pesquisa).