Taís Aparecida Costa Lima
Possui graduação em Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras Prof Carlos Pasqualle (1980), mestrado em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Fieo (2001) e doutorado em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2004). Atualmente é professor professor contratado da Faculdade Paulista de Artes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Biologia e Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomofisiologia, aprendizagem, psicopedagogia, autoria de pensamento, aprendente e intervenção psicopedagógica. Autora dos livros: Cartograma da autoria do Pensamento: intervenção psicopedagógica com professores; A primeira ensinante: mãe e filho e as relações de aprendizagem, A aplicação do conto de fadas Branca de Neve no espaço psicopedagógico, Psicodrama em sala de aula, Os contos de fadas e a psicopedagogia: buscando soluções para os problemas da escrita.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicopedagogia
2001 - 2004
Universidade de Santo Amaro
Título: Cartograma da autoria do pensamento
Orientador: Márcia Siqueira de Andrade
Bolsista do(a): Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil. Palavras-chave: Circulação do conhecimento; Pensamento; Psicopedagogia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Psicopedagogia
1999 - 2001
Centro Universitário Fieo
Título: A primeira ensinante-mãe e filho e as relações de aprendizagem,Ano de Obtenção: 2001
Márcia Siqueira de Andrade.Palavras-chave: Aprendizagem; Psicopedagogia; Psicanálise.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em Psicopedagogia Clínica
1997 - 1999
Centro Universitário Fieo
Título: Aplicação do Conto de Fada Branca de Neve" no espaço Psicopedagógico
Orientador: Márcia Siqueira de Andrade
Formação complementar
2015 - 2015
Primeiros Socorros Teórico e Prático. (Carga horária: 3h). , Serviço de Medicina do Trabalho RIGHI & RIGH Ltda, RR, Brasil.
2011 - 2011
cinesiologia. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2004 - 2004
Tratamiento de los Problemas en el Aorendizaje. (Carga horária: 32h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2004 - 2004
Atualizaciones en el diagnóstico psicopedagógico. (Carga horária: 32h). , Instituto Latino Americano de Psicopedagogia, ILAP, Brasil.
2003 - 2003
Atualizaciones en el diagnóstico psicopedagógico. (Carga horária: 32h). , Instituto Latino Americano de Psicopedagogia, ILAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: ANATOMOFISIOLOGIA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: corpo e aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: cinesiologia.
Organização de eventos
LIMA, T. A. C. . VII Mostra de Produção Científica da FPA e II Jornada Integrada de Artes. 2015. (Outro).
LIMA, T. A. C. . VII Mostra de Produção Científica da FPA e II Jornada Integrada de Artes. 2015. (Outro).
LIMA, T. A. C. ; SCAGLIONE, V. L. T. ; ARRUDA, L. . VI Mostra de Produção Científica Interna da FPA e I Jornada Integrada de Artes. 2014. (Outro).
LIMA, T. A. C. . VI Mostra de Produção Científica Interna da FPA e I Jornada Integrada de Artes. 2014. (Outro).
MALANGA, E. B. ; SANTANA, L. ; LIMA, T. A. C. ; GRANATO, C. F. H. . III Mostra de Produção Científica FPA. 2012. (Outro).
LIMA, T. A. C. . III Mostra de Produção Científica da FPA. 2012. (Outro).
LIMA, T. A. C. ; MALANGA, E. B. . 1a. Mostra de Produção em Psicopedagogia e Arteterapia da FPA. 2011. (Outro).
Participação em eventos
IX Jornada de Capacitação de Professores da FPA. 2015. (Outra).
Semana Cultural FPA 2015.Bonecos Cantantes e Dançantes. 2015. (Outra).
VII Mostra de Produção Científica Interna da FPA e II Jornada Integrada de Artes.Exposição: Ações comunitárias em dança/dança inclusiva. 2015. (Outra).
VII Mostra de Produção Científica Interna da FPA e II Jornada Integrada de Artes.O conto de fadas como instrumento de aprendizagem. 2015. (Outra).
VII Mostra de Produção Científica Interna da FPA e II Jornada Integrada de Artes.Membro da Comissão Científica. 2015. (Outra).
X JORNADA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA FPA. 2015. (Outra).
XV Encontro do Forum Nacional de Ouvidores Universitários. 2015. (Encontro).
VIII Jornada de Capacitação Docente da FPA. 2014. (Outra).
VII Jornada de Capacitação Docente da FPA. 2014. (Outra).
I Congresso Internacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem " Diversidade no Aprender e Ensinar: Educação, Saúde e Sociedade".. Intervenção Psicopedagógica. O espaço de aprendizagem no Sitio do Picapau Amarelo: uma leitura psicopedagógica. 2013. (Congresso).
III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. "Diversidade no aprender e ensinar: educação, saúde e sociedade".. Intervenção Psicopedagógica. O espaço de aprendizagem no Sitio do Picapau Amarelo: uma leitura psicopedagógica. 2013. (Congresso).
VI Jornada de Capacitação Docente da FPA. 2013. (Outra).
V Jornada de Capacitação Docente da FPA. 2013. (Outra).
V Mostra de Produção Científica Interna da FPA.Atendimento e ética terapêutica. 2013. (Outra).
III Jornada de Capacitação Docente. 2012. (Outra).
III Mostra de Produção Científica Interna da FPA.Jogos construídos para intervenção psicopedagógica. 2012. (Outra).
IV Jornada de Capacitação Docente da FPA. 2012. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. Era uma vez um pequeno príncipe. 2012. (Congresso).
II Simposio Nacional de Psicopedagogia.O corpo aprendiz. 2011. (Simpósio).
I Mostra de Produção em Psicopedagogia e Arteterapia da Faculdade Paulista de Artes.Jogos construídos para intervenção psicopedagógica. 2011. (Outra).
IV Congresso Latino Americano de Psicopedagogia/ VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. (Congresso).
I Encontrto Mineiro de Análise do Discurso.Uma leitura psicopedagógica da obra infantil de Monteiro Lobato. 2005. (Encontro).
I Jornadas Latinoamericanas de Investigación Y Práctica en psicologia educacional.Cartograma da Autoria do Pensamento. 2004. (Outra).
IV Seminário Avançado de Psicopedagogia.O papel do psicopedagogo clínico numa instituição de ensino público. 2004. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, II Congresso Latino Americano de Psicopedagogia. Colcha de retalhos: ressignificando as histórias dos sujeitos - uma proposta de intervenção psicopedagógica. 2003. (Congresso).
I Congresso de Psicopedagogia da UNISA - Dez Anos Fazendo História. I Congresso de Psicopedagogia da UNISA - Dez Anos Fazendo História. 2002. (Congresso).
II Seminários Avançados em Psicopedagogia.II Seminários Avançados em Psicopedagogia. 2001. (Seminário).
I Mostra da Produção Científica do Centro de Estudos do UNIFIEO.I Mostra da Produção Científica do Centro de Estudos do UNIFIEO. 2001. (Outra).
VII Jornadas Psicopedagógicas E.Psi.B.A: Pongamos en Juego el Saber.VII Jornadas Psicopedagógicas E.Psi.B.A: Pongamos en Juego el Saber. 2001. (Outra).
II Seminários Avançados de Psicopedagogia.II Seminários Avançados de Psicopedagogia. 2000. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, I Congresso Latino Americano de Psicopedagogia, IX Encontro Brasileiro de Psicopedagogos.. V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, I Congresso Latino Americano de Psicopedagogia, IX Encontro Brasileiro de Psicopedagogos.. 2000. (Congresso).
Encontros Culturais- A produção teórica dos cursos de especialização e pós-graduação em Psicopedagogia..Encontros Culturais- A produção teórica dos cursos de especialização e pós-graduação em Psicopedagogia.. 1999. (Encontro).
I Seminário Temático: A Psicanálise e a Educação. 1998. (Seminário).
VIII Encontro de Psicopedagos.VIII - Encontro de Psicopedagogos. 1998. (Encontro).
I Seminário Integrado de Educação. 1977. (Seminário).
Orientou
A articulação da arte com a psicopedagogia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia e Arteterapia) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
O caderno artesanal como morada do autor: o escrever como meio de historização do sujeito no processo de construção da autoria do pensamento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia e Arteterapia) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Ensinante e aprendente juntos no caminho da aprendizagem saudável; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia e Arteterapia) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A influência da familia e da escola no processo de aprendizagem da criança; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia e Arteterapia) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A relação mãe e filha na construção da autoria de pensamento; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia e Arteterapia) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Relação vincular no espaço psicopedagógico; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia e Arteterapia) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Relação Mãe e Filho Processo de Aprendizagem; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A modalidade de aprendizagem de uma criança adotada; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Dificuldades de Aprendizagem: Trabalho com jogos; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Nacional de Pós Graduação; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
P; C; Menardi, Maria J; G; Bertini, Rosmary V; Z; Capovila; Professor: A alma da instituição ou um "ser" doente?; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Nacional de Pós Graduação; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Autoria de Pensamento e Escrita; 2004; 53 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Psicopedagogia, uma aprendizagem para a vida; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Desejo de reconhecer-se - Estudo de caso; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A relação vincular entre ensinante e aprendente; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Nacional de Pós Graduação; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Um patinho feio e uma fera: construção de instrumentos de intervenção psicopedagógica sobre contos de fadas; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Nacional de Pós Graduação; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Hiperatividade ou hiperassimilação? Como perceber e como tratar; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Nacional de Pós Graduação; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Problema de aprendizagem e o segredo nas relações familiares; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A re-descoberta do prazer de aprender: Uma questão do prazer de ensinar; 2003; 43 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
O fantástico mundo dos contos de fadas: uma abordagem psicopedagógica; ; 2003; 36 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
O ser, o lúdico e a psicopedagogia; 2003; 37 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Vinculo familiar e problemas de aprendizagem - Um estudo de caso; 2003; 63 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Ensinante e prendente - Uma relação de troca; 2003; 52 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Adoção - Um encontro com a psicopedagogia; 2003; 68 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Relações Familiares: A Importânia do ensinante paterno na aprendizagem de seus filhos; 2003; 48 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Problemas de aprendizagem em crianças bilíngue português inglês sob uma visão psicopedagógica; ; 2003; 99 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Peter Pan e a Psicopedagogia; Da terra do nunca ao espaço psicopedagógico; ; 2003; 47 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A função dos pais no desenvolvimento da criança; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A circulação do conhecimento no grupo; 2002; 127 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Anamnese e o diagnóstico psicopedagógico; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Conquistando o direito de expressão; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Um olhar psicopedagógico sobre a angústia da castração; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
O despertar da Bela Adormecida; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A utilização dos contos de fadas na alfabetização; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Quando o sintoma emerge na aprendizagem; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Inibição cognitiva - estudo de caso; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
A importância da figura paterna na construção da aprendizagem; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Taís Aparecida Costa Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, T. A. C. ; GRANATO, C. F. H. ; MALANGA, E. B. . O corpo aprendiz. ARTE REVISTA , v. 1, p. 115-130, 2013.
-
LIMA, T. A. C. . A aprendizagem dos meninos e a relação com a primeira ensinante. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA. Impresso) , v. 1, p. 38-53, 2001.
-
LIMA, T. A. C. . Cartograma da Autoria do Pensamento - Intervenção Psicopedagógica com Professores. 1. ed. São Paulo - SP: Vetor - Editora Psico-Pedagógica Ltda., 2005. v. 1. 186p .
-
LIMA, T. A. C. . A primeira ensinante - Mãe e filho e as relações de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica, 2002. v. 01.
-
LIMA, T. A. C. . A aplicação do conto de fadas Branca de Neve no espaço psicopedagógico. 1. ed. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica, 2000. v. 1. 85p .
-
LIMA, T. A. C. . Psicodrama em sala de aula. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica, 1998.
-
LIMA, T. A. C. ; DUARTE, Márcia Regina ; CAMPOS, Clara Alice Itto de . Os contos de fadas e a Psicopedagogia: Buscando Soluções para os problemas da escrita- (co-outora). São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica, 1998.
-
LIMA, T. A. C. . Aprender a Conhecer - Bases Epistemológicas da Psicopedagogia (colaboradora). In: Maria Alice Leite Pinto. (Org.). Psicopedagogia - Diversas Faces, Múltiplos Olhares.. 01ed.São Paulo: Editora Olho D'Água, 2003, v. , p. 6-16.
-
LIMA, T. A. C. . Uma análise psicopedagógica da relação entre ensinante materna e sujeito aprendente. In: Márcia Siqueira de Andrade. (Org.). Coleção Temas de Psicopedagogia-O Prazer da Autoria - A Psicopedagogia e a Construção do Sujeito autor (colaboradora). São Paulo: Mennon e Editora Unisa, 2002, v. 3, p. 41-61.
-
LIMA, T. A. C. ; GRANATO, C. F. H. . Intervenção Psicopedagógica: O Espaço de Aprendizagem no Sitio do Picapau Amarelo: uma leitura psicopedagógica. In: I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem., 2013, São Paulo. Diversidade no ensinar e no aprender: Educação, Saúde e Sociedade, 2013.
-
LIMA, T. A. C. . Uma leitura psicopedagógica da obra infantil de Monteiro Lobato. In: I Encontro Mineiro de Análise do Discurso, 2005, Belo Horizonte - MG. I encontro Mineiro de análise do discurso - "Análise do discurso: gênero, comunicação e sociedade". Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. v. 1. p. 48-48.
-
LIMA, T. A. C. . Colcha de Retalhos: Ressignificando as histórias dos sujeitos - uma alternativa para a intervenção psicopedagógica. In: II Congresso Latino Americano de Psicopedagogia, 2003, São Paulo. Psicopedagogia: um portal para a inserção social, 2003. v. 1. p. 73-73.
-
LIMA, T. A. C. . A Primeira Ensinante-Mãe e Filho e as relações de aprendizagem. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . O Mágico de Oz - A simbologia certificada. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa.
-
LIMA, T. A. C. . Colcha de retalhos - Vidas Compartilhadas. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . Psicopedagogia - Antes de ensinar,aprender (orientadora do trabalho). In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . O Lúdico em sessões psicopedagógicas. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . Crianças surdas: O desenho fragmentado. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . A Ação Psicopedagógica. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . O Ato de se reconhecer incorporando significados. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . Psicopedagogia: a flor do cacto- crescimento da autoria do pensamento da criança portadora de necessidades especiais. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . Nascer para buscar o conhecimento: Um estudo de caso. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . Um alto grande homem. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . A hora do jogo na psicopedagogia. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . Olhar que ouve, olhar que vê, olhar que transforma. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . O que é jogar e brincar?. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . O que é a psicopedagogia e qual o papel do psicopedagogo. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2002, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Editora Unisa, 2002.
-
LIMA, T. A. C. . O Mágico de OZ: A simbologia certificada. In: II Seminários Avançados em Psicopedagogia, 2001, São Paulo. O mágico de OZ: A simbologia certificada. São Paulo: Editora Unisa, 2001.
-
LIMA, T. A. C. . Tratamento Psicopedagógico - A ressignificação do sujeito aprendente. In: II Seminários Avançados em Psicopedagogia, 2001, São Paulo. Tratamento Psicopedagógico - A ressignificação do sujeito aprendente, 2001.
-
LIMA, T. A. C. . Trocas de Letras, conflitos inconscientes. In: II Seminários Avançados em Psicopedagogia, 2001, São Paulo. Trocas de Letras, conflitos inconscientes, 2001.
-
LIMA, T. A. C. . A aplicação do conto de fadas Branca de Neve no espaço psicopedagógico. In: I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História, 2000, São Paulo. Dez Anos Fazendo História. São Paulo: Associação Brasileira de Psicopedagogia e Vetor editora Psico-Pedagógica, 2000.
-
LIMA, T. A. C. ; Rosana Maria Mohacsi Faria ; Katia Chiba Kolombini ; Erika Caroline de Souza Oliveira ; AQUINO, E. S. ; ESPINDOLA, J. M. ; SILVA, F. . O conto de fadas como instrumento de aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Exposição: Ações comunitárias em dança/dança inclusiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Reunião de Trabalhos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Mesa redonda: 'reflexão sobre o papel docente'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, T. A. C. ; GRANATO, C. F. H. . Intervenção Psicopedagógica: O espaço de aprendizagem no Sítio do Picapau Amarelo - uma leitura psicopédagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, T. A. C. ; GRANATO, C. F. H. ; Leila Nazareth . Atendimento e ética terapêutica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Mesa redonda: Aprendendo a aprender. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
II, I. K. ; LIMA, T. A. C. . Era uma vez um pequeno prínncipe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, T. A. C. ; Eliana Malanga ; GRANATO, C. F. H. . O corpo aprendiz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, T. A. C. ; GRANATO, C. F. H. . Pequeno Príncipe: um aprendente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Patricia Carla Segatto Alves ; Rosana Maria Mohacsi Faria ; LIMA, T. A. C. . Jogo O mágico de Oz como recurso para avaliação e intervenção psicopedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
HOSOMI, C. ; LEAO, C. ; KOEZUKA, M. ; LIMA, T. A. C. . Acionar a imaginação e a fantasia por meio de elementos naturais e concretos ao contar uma história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, T. A. C. . Contos de Fadas e a Psicopedagogia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, T. A. C. . Oficina de contos de fadas e histórias infantis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Uma leitura psicopedagógica da obra Infantil de Monteiro Lobato. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Uma Leitura psicopedagógica da obra infantil de Monteiro Lobato. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Cartograma da Autoria do Pensamento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, T. A. C. . O professor se inscreve e o aluno escreve. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . O segredo comprometendo a matriz da relação ensinante/aprendente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . Colcha de Retalhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . A primeira ensinante. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . O papel do psicopedagogo clínico numa instituição de ensino público. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . Cartograma da Autoria do Pensamento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
M.R. ALVEs ; LIMA, T. A. C. . Conquistando o direito de expressão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, T. A. C. . COLCHA DE RETALHOS: RESSIGNIFICANDO AS HISTÓRIAS DOS SUJEITOS - UMA ALTERNATIVA PARA A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, T. A. C. . I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História Posteres: O Mágico de Oz: a simbologia certificada - A primeira ensinante - mãe e filho e as relações de aprendizagem - Colcha de retalhos - Vidas Compartilhadas - Psicopedagogia - Antes de ensina , aprender ( orientadora) O lúdico em sessões psicopedagógicas (orientadora) Crianças surdas: O desenho fragmentado (orientadora). 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, T. A. C. . A primeira ensinante. Mãe e Filho e as relações de Aprendizagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Troca de Letras, conflitos inconscientes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . Tratamento Psicopedagógico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . A ressignificação do sujeito aprendente. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . O Mágico de Oz: a simbologia certificada. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . A primeira ensinante. Mãe e Filho e as relações de Aprendizagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, T. A. C. . Aprender e Conhecer - bases epistemológicas da Psicopedagogia - Poster: A aplicação do conto de fadas Branca de Neve no espaço psicopedagógico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . Aprender a conhecer - bases epistemológicas da psicopedagogia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, T. A. C. . A aplicação do conto de fadas Branca de Neve no espaço psicopedagógico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, T. A. C. . A aplicação do conto de fadas Branca de Neve no Espaço Psicopedagógico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, T. A. C. . Psicodrama - Uma Proposta de aplicação em sala de aula,. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . Psicodrama em Sala de Aula. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. A. C. . A Aprendizagem dos Meninos e a Relação com a Primeira Ensinante. São Paulo: Editora Unisa e Mennon Edições Científicas, 2001 (Artigos Publicados).
-
LIMA, T. A. C. . Aprender e conhecer - Bases Epistemológicas da Psicopedagogia - Diversas Faces, múltiplos olhares - A função simb[olica das histórias infantis e as fantasias inconscientes.. São Paulo: www.psicopedagogiaonline.com.br, 2000 (Artigos Publicados).
-
LIMA, T. A. C. . Aprender a Conhecer - Bases Epistemológicas da Psicopedagogia, Anais do Congresso de 2000 - São Paulo, Associação Brasileira de Psicopedagogia. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica, 2000 (Artigos Publicados).
Outras produções
LIMA, T. A. C. . Oficina de Contos de Fadas e Histórias Infantis. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, T. A. C. . Psicomotricidade e Cinesiologia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
LIMA, T. A. C. . Anatomofisiologia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostia).
LIMA, T. A. C. ; LIMA, T. A. C. . Laboratório de dança: cinesiologia e psicomotricidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
LIMA, T. A. C. . Prática de ensino III. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).
LIMA, T. A. C. . Didática II. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).
LIMA, T. A. C. . Didática do ensino superior. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).
LIMA, T. A. C. . intervenção psicopedagógica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).
LIMA, T. A. C. . Laboratório de Dança: Anatomofisiologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostia).
LIMA, T. A. C. . Prática de Ensino I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
LIMA, T. A. C. . Prática de ensino II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).
LIMA, T. A. C. . Diagnostico Psicopedagógico. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).
LIMA, T. A. C. . Oficina de Contos de Fadas e Histórias Infantis. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, T. A. C. . Contos de Fadas - Uma leitura Psicopedagógica. 2004. .
LIMA, T. A. C. . Curso Internacional de Aperfeiçoamento Profissional Actualizaciones em el diagnóstico Psicopedagógico, ministrado pela Profa. Silvia Schlemenson, da Universidade de Buenos Aires.. 2000. .
LIMA, T. A. C. . Filosofia para crianças - Educação para o pensar - Programa ISSAO e GUGA/PIMPA. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, T. A. C. ; LIMA, T. A. C. . Bonecos Cantantes e Dançantes. 2015 (Artigos Publicados).
LIMA, T. A. C. . I Congresso de Psicopedagogia da Unisa - Dez Anos Fazendo História -Contos de fadas: uma leitura psicopedagógica aplicada ao ensino da escrita. 2002 (oficina temática) .
LIMA, T. A. C. . II Seminários Avançados em Psicopedagogia - A primeira ensinante - mãe e filho e as relações de aprendizagem. 2001 (Mesa Redonda) .
LIMA, T. A. C. . I Mostra da Produção Científica do Centro de Estudos do Unifieo. 2001 (Mesa Redonda) .
LIMA, T. A. C. . Encontros Culturais - A produção teórica dos cursos de especialização e pós-graduação em Psicopedagogia promovidos pelas universidades Brasileiras.. 1999 (Encontros Culturais) .
Prêmios
2003
Premiação pela produção científica na área de atuação, Universidade de Santo Amaro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Paulista de Artes. , Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 1224, Bela Vista, 01318-001 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32874455, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Faculdade Paulista de ArtesVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40
2011 - Atual
Faculdade Paulista de ArtesVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
2004 - Atual
Faculdade Paulista de ArtesVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: 1. Diagnóstico Psicopedagógico 2. Intervenção Diagnóstica 3. Estágio Supervisionado 4. Pesquisa Orientada 5. Pesquisa Interdisciplinar 6. Didática do ensino superior
2015 - 2016
Faculdade Paulista de ArtesVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Acadêmico, Carga horária: 12
2013 - 2016
Faculdade Paulista de ArtesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ouvidora, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2011
Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomofisiologia, corpo e aprendizagem, didática II, Laboratório de Dança: Anatomofisiologia, prática de ensino I, II e III
-
08/2004
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Diagnóstico e intervenção psicopedagógica
2012 - 2012
Faculdade de São Bernardo do CampoVínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor de pós graduação
Atividades
-
05/2012 - 07/2012
Ensino, Pós-Graduação em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopedagogia dos processos de linguagem oral e escrita
1999 - 2005
Universidade de Santo AmaroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS 1. Psicomotricidade 2. Psicanálise dos Constos de Fadas 3. Diagnóstico e tratamento psicopedagógico I e II 4. Psicogênese da Lecto Escrita 5. Diagnóstico Psicopedagógico para grupos 6. Intervenção psicopedagógica para grupos
Atividades
-
01/2000
Direção e administração, Curso de Pós Graduação Em Psicopedagogia, Sobreloja 1 São Paulo.,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Práticas Psicopedagógicas do Instituto de Psicopedagogia da UNISA.
-
01/2000
Direção e administração, Curso de Pós Graduação Em Psicopedagogia, Sobreloja 1 São Paulo.,Cargo ou função, Supervisora de estágio psicopedagógico do curso de Lato-Sensu em Psicopedagogia.
-
01/1999
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade, Psicanálise dos Contos de Fadas, Diagnóstico e Tratamento Psicopedagógico I e II, Psicogênese da Lecto Escrita, Diagnóstico Psicopedagógico para grupos, Intervenção Psicopedagógica em grupos
2004 - 2008
centro de estudos superiores de maceióVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas 1. Modalidades de aprendizagem 2. Intervenção Diagnóstica na Clínica I, II, III e IV
Atividades
-
08/2004
Ensino, Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, modalidades de aprendizagem
2004 - 2004
Centro Universitário FieoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Psicopedagogia Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Aprendizagem, Laborátorio de Sensibilidade
1999 - 2007
Instituto Nacional de Pós GraduaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Atividades
-
01/1999 - 12/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, psicomotricidade, Diagnóstico Psicopedagógico, Intervenção Psicopedagógica
2007 - 2008
Faculdades EuropanVínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Ministrada: - Psicomotricidade e Psicopedagogia
2008 - 2009
FACULDADES PIO XVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Disciplinas Ministradas - Modalidades de Aprendizagem I - Intervenção Diagnóstica I, II, III e IV - Supervisão de Estágio em Psicopedagogia Clínica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Taís Aparecida Costa Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?