Marcio Samamede de Oliveira

Formado em Estatística pela Universidade do Estado do rio de Janeiro (UERJ,1989). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Foi sócio fundador da SOMA Tecnologia para Operações e Manufatura Ltda por cerca de 10 anos, sendo co autor do software PCCon em uso em várias indústrias de vestuário do Pais. Desde 1992 vem trabalhando em pesquisas na área de gestão da produção realizando diversos trabalhos envolvendo a especificação, desenvolvimento e implantação de sistemas ligados a gestão da produção de indústrias do setor do vestuário em conjunto com a SOMA Tecnologia e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Informações coletadas do Lattes em 02/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

1990 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Eduardo Galvão Moura Jardim
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Estatística

1986 - 1989

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Participação em eventos

Kaisha Kaizen a challeng to cost Improvement and timely delivery: Japanese Approach. 1992. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, M. S. ; BOAVENTURA NETTO, P. O. ; TEIXEIRA, R. C. . Um Sistema para Programação de Uma Estação FM. Revista Produção, São Paulo, p. 27 - 32, 01 jun. 1993.

  • BOAVENTURA NETTO, P. O. ; OLIVEIRA, J. S. ; CERIOLI, M. R. ; OLIVEIRA, M. S. ; TEIXEIRA, R. C. . Um Sistema para Alocação de Turmas-Disciplina a Espaços Físicos em uma Instituição de Ensino.. In: XI Encontro Nacional de Engenharia de Produção (XI ENEGEP), 1991, Rio de Janeiro. Anais do XI ENEGEP, 1991. v. II. p. 30-36.

  • OLIVEIRA, M. S. . Sistema PCCon. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, M. S. ; JARDIM, E. G. M. ; CUNHA NETO, E. . Simulação das Técnicas de Gestão da Produção. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SERRAO, J. B. E. ; CUNHA NETO, E. ; MIZRAHI, S. E. ; ARRUDA, D. M. ; OLIVEIRA, M. S. ; REBELLO, R. M. . PC-Con - Sistema Integrado de Planejamento de Controle da Confecção. 1992.

COSTA, C. S. ; OLIVEIRA, M. S. ; TEIXEIRA, R. C. ; MIZRAHI, S. E. . A Pesquisa Operacional e suas aplicações na indústria e no processo de industrialização dos países em desenvolvimento, com especial referência ao Brasil.. 1991.

Histórico profissional

Experiência profissional

1995 - 2005

SOMA Tecnologia e Sistemas para Operações e Manufatura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi sócio fundador da Empresa, que teve sua primeira instalação na Encubadora de Empresas de base tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia -INT.

Atividades

  • 01/1995 - 01/2005

    Direção e administração, Soma Tecnologia e sistemas para Operações e Manufatura ltda, .,Cargo ou função, Diretor de Desenvolvimento e Implantação.

  • 01/1995 - 01/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Soma Tecnologia e sistemas para Operações e Manufatura ltda, .,Linhas de pesquisa

1992 - 1994

Instituto Nacional de Tecnologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa destinada a pesquisa e desenvolvimento do Sistema PCCon de Planejamento e Controle da Confecção.

Atividades

  • 07/1992 - 12/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Tecnologia - INT, .,Linhas de pesquisa

  • 07/1992 - 12/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Tecnologia - INT, .,Linhas de pesquisa

  • 10/1992 - 10/1992

    Treinamentos ministrados , Indústrias Unilever S/A, .,Treinamentos ministrados, Tecnologias de Gestão da Produção para Funcionários da Unilever.

  • 07/1992 - 07/1992

    Treinamentos ministrados , Instituto Nacional de Tecnologia - INT, .,Treinamentos ministrados, Treinamento de Auinos de Graduação da Escola de Engenharia da UFRJ

1993 - 2005

Confecções Chester S/A

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Gestor de Sistemas de Produção, Carga horária: 24

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento do Sistema PCCon para a indústria de paletós e roupas sociais.

Atividades

  • 01/1993 - 12/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Confecções Chester S/A, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1993 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Confecções Chester S/A, .,Cargo ou função, Consultor de Sistemas de Produção.

1996 - 2012

Interjeans Industrial Ltda

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Gestor de Sistemas de Produção, Carga horária: 16

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento do Sistema PCCon para o atendimento da industria de jeans e moda feminina.

Atividades

  • 11/1996 - 10/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Interjeans Industrial Ltda, .,Linhas de pesquisa

  • 11/1996 - 10/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Interjeans Industrial Ltda, .,Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Pesponto Duplo Confecção e Comércio de Roupas

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Gestor de Sistemas de Produção, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento do Sistema PCCon para o atendimento da industria de bermudas sob encomenda.

Atividades

  • 04/2011 - 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesponto Duplo Confecção e Comércio de Roupas Ltda, .,Linhas de pesquisa

2008 - 2013

Indústria e Comércio de Malhas Pinguim LTDA

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria de Sistemas

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento do Sistema PCCon para o atendimento da industria de roupas intimas.

Atividades

  • 01/2008 - 04/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Indústria e Comércio de malhas Pinguim Ltda, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2012

Bicho da Seda

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Sistemas

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento do Sistema PCCon para o atendimento da industria de uniformes profissionais.

Atividades

  • 04/2007 - 02/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , BDS Confecções ltda, .,Linhas de pesquisa

1996 - 2003

Manufatura Rio Indústria e Comércio de Roupas ltda

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Gestor de Sistemas de Produção, Carga horária: 4

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento do Sistema PCCon para o atendimento da industria de roupa infantil e infanto juvenil.

Atividades

  • 01/1996 - 07/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Manufatura Rio Indústria e Comércio de Roupas ltda, .,Linhas de pesquisa

1987 - 1988

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Cálculo das Probabilidades II

Outras informações:
Monitor da Disciplina Cálculo das Probabilidades II, onde realizava atividades típicas de monitoria como dar aulas de apoio ao ensino dos professores, correção de provas e demais atividades de pesquisa estatística.

Atividades

  • 03/1987 - 11/1988

    Ensino, Estatística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo das Probabilidades II

2009 - 2010

frama confeccoes ltda

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Gestor de Sistemas de Produção, Carga horária: 10

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento do Sistema PCCon para o atendimento da industria de roupas de moda praia e fitness.

Atividades

  • 02/2009 - 05/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Frama Confecções Ltda, .,Cargo ou função, Consultor de Planejamento e Controle da Produção..