Arthur Resende

Aluno de Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Interesses nas áreas de energia, materiais e solidificação. Bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras na University of Wisconsin-Milwaukee com financiamento da CAPES em 2015. Atualmente estagiário de estratégia e desenvolvimento de negócios na empresa WestRock Brasil e desenvolve uma pesquisa na área de engenharia de materiais sobre coberturas alumínicas para aços.

Informações coletadas do Lattes em 02/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Mecânica

2012 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: em University of Wisconsin - Milwaukee ( Jason Dietenberger)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio equipe muriaé

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Russo

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Tratamentos Térmicos de Envelhecimento Aplicados a Ligas Ti-Nb-Fe: Propriedades Mecânicas, Descrição: O presente trabalho consiste na otimização de propriedades mecânicas da liga Ti-30Nb-3Fe (% em peso) por meio de tratamentos térmicos de envelhecimento. Inicialmente, a temperatura -transus dessa liga foi determinada experimentalmente e se encontra no intervalo entre 585°C e 593°C. Na sequência, procedeu- se a otimização da temperatura de tratamento térmico. Testes de envelhecimento foram efetuados a 500°C e 550°C. Os resultados indicam que a 500°C, a precipitação de fase  é maior que a 550°C. A liga foi então tratada a 500 °C por 30 minutos, 1, 2, 4, 8 e 16 horas com o objetivo de avaliar a evolução microestrutural da liga e suas propriedades mecânicas. Os resultados mostram uma tendência de aumento da dureza da liga Ti-30Nb-3Fe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Arthur Resende - Integrante / Rubens Caram - Coordenador / Fernando Henrique da Costa - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Tratamentos Térmicos de Envelhecimento Aplicados à Liga Ti-30Nb-3Fe, Descrição: O projeto visa otimização das propriedades mecânicas da liga Ti-30Nb-3Fe para aplicações biomédicas através de tratamentos de envelhecimento direto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Resende - Coordenador / Rubens Caram - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: