DJANIRA CARVALHO DE ABREU
Médica formada pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Foi presidente da Liga Acadêmica Maranhense de Psiquiatria de abril a setembro de 2016 e realizou pesquisa acerca da coinfecção Leishmaniose Visceral/HIV de 2016 a 2018, sob orientação da Prof.ª Dra. Conceição de Maria Pedrozo e Silva de Azevedo.
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Medicina
2012 - 2018
Universidade Federal do Maranhão
Título: OCORRÊNCIA DE ÓBITOS RELACIONADOS A COINFECÇÃO LEISHMANIOSE/HIV EM PACIENTES EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO MARANHÃO
Orientador: Prof.ª Dra. Conceição de Maria Pedrozo e Silva de Azevedo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
9º Curso de Eletrocardiograma. (Carga horária: 22h). , Centro de Simulação Realística do Hospital São Domignos, CSRHSD, Brasil.
2014 - 2017
Extensão universitária em Liga Acadêmica Maranhense de Psiquiatria. (Carga horária: 906h). , Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, HUUFMA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em XVI Suporte Avançado de Vida no Trauma. (Carga horária: 20h). , Liga Acadêmica do Trauma e Emergência, LATE, Brasil.
2013 - 2013
I Curso de atualização em Hepatologia. (Carga horária: 25h). , Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, HUUFMA, Brasil.
2013 - 2013
V Jornada Acadêmica de Clínica Cirúrgica. (Carga horária: 30h). , Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, HUUFMA, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Atualização em Hipertensão Arterial. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
SEMIC.CARACTERIZAÇÃO DA COINFECÇÃO LEISHMANIOSE/HIV EM PACIENTES ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO MARANHÃO: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS E LABORATORIAIS. 2017. (Seminário).
Congresso Maranhense de Medicina. 2014. (Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
AVALIAÇÃO DO METABOLISMO GLICÍDICO E LIPÍDICO DE Syzygium cumini (L.) SKEELS (JAMBOLÃO) EM MODELO DE OVÁRIO POLICÍSTICO INDUZIDO EM RATAS, Descrição: Projeto que visa a investigação de efeitos metabólicos glicídicos e lipídicos da espécie vegetal Syzygium cumini em modelo experimental de síndrome de ovário policístico (SOP) induzida por drogas em roedores para possível produção de um agente terapêutico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Djanira Carvalho de Abreu - Coordenador / Selma do Nascimento Silva - Integrante.
-
2013 - Atual
CARACTERIZAÇÃO DA COINFECÇÃO LEISHMANIOSE/HIV EM PACIENTES ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO MARANHÃO: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS E LABORATORIAIS, Descrição: Atualmente no Brasil a LV que acomete indivíduos adultos é considerada como indicadora de imunodepressão grave, contudo, não é considerada uma doença definidora de AIDS para fins de notificação junto aos sistemas de vigilância epidemiológica (MAIA-ELKHOURY, 2007). Nesse cenário, considerando que a emergência da coinfecção LV/HIV é um fato relevante, em especial no Brasil, estudos visando sua caracterização em termos de comportamento clínico, epidemiológico e laboratorial se fazem necessários, visto que estes aspectos não têm sido extensamente estudados. O objetivo é: Caracterizar os aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais de pacientes com a coinfecção LV/HIV, em uma população atendida em um hospital de referência para pacientes com HIV/AIDS no Estado do Maranhão... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Djanira Carvalho de Abreu - Integrante / Conceição de Maria Pedrozo e Silva de Azevedo - Coordenador / Uiara Regina Silva de Lima - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica
Outras informações:
Bolsista do PIBIC de 2016 a 2018, sendo que, de 2016 a 2017, foi associada a FAPEMA e, de 2017 a 2018, associada ao CNPQ. Integrou a pesquisa "CARACTERIZAÇÃO DA COINFECÇÃO LEISHMANIOSE/HIV EM PACIENTES ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO MARANHÃO: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS E LABORATORIAIS" sob orientação da Prof.ª Dra. Conceição de Maria Pedrozo e Silva de Azevedo.
2013 - 2014
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência. Integrou pesquisa visando à investigação de efeitos metabólicos glicídicos e lipídicos da espécie vegetal Syzygium cumini em modelo experimental de síndrome de ovário policístico (SOP) induzida por drogas em roedores para possível produção de um agente terapêutico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de DJANIRA CARVALHO DE ABREU e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?