Daniela Flores Fusaro

Daniela Fusaro, é diretora teatral, com bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO, e facilitadora de Processos Circulares, também conhecidos como Círculos de Construção de Paz, Círculos de Justiça Restaurativa ou, ainda, Círculos de Diálogo - metodologia sistematizada pela estadunidense Kay Pranis, no início da década de 80, a partir de práticas dos povos originários do Canadá e da Comunicação Não-Violenta, do psicólogo Marshall Rosemberg, com vistas ao fortalecimento de vínculos comunitários e transformação de conflitos. Desde 2018, dirijo o foco do meu trabalho como facilitadora de Círculos ao fortalecimento de vínculos comunitários de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou violação de direitos com vistas à promoção de pertencimento, identidade, resiliência, saúde e emancipação, com atuação no Fórum Regional da Leopoldina, junto a pessoas envolvidas em processos encaminhados pela Vara de Família e pelo Juizado Especial Criminal (JECRIM); no DEGASE, junto a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade; no 16o Batalhão da PMERJ, junto a policiais militares afastados por problemas de saúde mental; na Rede de Mães e Familiares de Vítimas de Violência do Estado na Baixada Fluminense, junto a mulheres que tiveram seus filhos executados por policiais; na Central de Alternativas Penais / SEAP-RJ, junto a homens autores de violência doméstica; na FIOCRUZ, junto a mulheres transgênero vivendo com HIV/AIDS; e na Casa de Acolhida São José, da Pastoral do Migrante, junto a mulheres em situação de migração e refúgio em Pacaraima/RR, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, onde vivi por nove meses, dentre outros.

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Direção Teatral

2006 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Montagem Teatral - "O queijo e os vermes"
Orientador: Angel Palomero

Graduação interrompida em 1996 em Abi - Ciências Sociais

1990 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 1996

Ensino Médio (2º grau)

1986 - 1988

Colégio Princesa Isabel

Formação complementar

2017 -

MatrixWorks Facilitação de Grupos. (Carga horária: 210h). , Hakomi Institute (EUA), HI, Estados Unidos.

2017 -

HAKOMI MINDFUL SOMATIC PSYCHOTHERAPY. (Carga horária: 210h). , HAKOMI INSTITUTE (EUA), HI, Estados Unidos.

2022 - 2022

Formação de Instrutores de Círculos de Construção de Paz. , Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, ESM-AJURIS, Brasil.

2020 - 2020

Facilitador em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz. (Carga horária: 40h). , Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, ESM-AJURIS, Brasil.

2019 - 2019

Orientação à Prática em Justiça Restaurativa. (Carga horária: 120h). , Laboratório de Convivência, LC, Brasil.

2018 - 2019

Curso de Introdução à Justiça Restaurativa. (Carga horária: 80h). , Laboratório de Convivência, LC, Brasil.

2018 - 2018

Justiça Restaurativa e Mudanças Sociais. (Carga horária: 70h). , ISA-ADRS Mediação e Gestão de Conflitos, ISA-ADRS, Brasil.

2018 - 2018

Workshop de Aprofundamento e Supervisão de Práticas com Kay Pranis. (Carga horária: 12h). , Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, ESM-AJURIS, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação em Mediação de Conflitos. (Carga horária: 120h). , Equilibre Gestão de Conflitos, EGC, Brasil.

2007 - 2007

Oficina de Clown - com Sue Morrison. , Teatro de Anônimo, TA, Brasil.

2004 - 2004

INTERPRETAÇÃO TEATRAL - com Celina Sodré. , Studio Stanislavski, SS, Brasil.

2002 - 2003

Curso de Interpretação para TV. , ARTCÊNICAS, ARTCÊNICAS, Brasil.

1998 - 1999

Curso Livre com Monah Delacy e Christiane Torloni. , Casa de Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.

1995 - 1996

Certificate of Proficiency in English. , University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.

1983 - 1985

Curso Regular Completo. , Instituto Brasil - Estados Unidos, IBEU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Justiça Restaurativa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Participação em eventos

ECO INSANES / FIOCRUZ.Círculo de Diálogo junto a mulheres transgênero vivendo com HIV/AIDS. 2019. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • FUSARO, D. F. . Memória do Espetáculo Cavalos & Baias 2012 (Memorial).

  • FUSARO, D. F. ; TROTTA, R. . Laboratório de View Points. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Outras produções

FUSARO, D. F. . No dia em que lembrei da viagem à Bicuda. 2015. Audiovisual.

FUSARO, D. F. . Essas Associações. 2014. Performática.

FUSARO, D. F. ; PALOMERO, A. . O Queijo e os Vermes. 2014. Teatral.

FUSARO, D. F. . O Tempo que leva para Não Ser. 2013. Teatral.

FUSARO, D. F. . Cavalos e Baias. 2012. Teatral.

FUSARO, D. F. . Zona Abissal. 2010. Coreográfica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2022

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Regional da

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Mediadora Judicial, Carga horária: 8

2018 - 2019

Departamento Geral de Ações Socioeducativas - Bangu

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Facilitadora de Círculos de Diálogo, Carga horária: 8

2019 - 2020

Departamento Geral de Ações Socioeducativas - Ilha do Governador

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Facilitadora de Círculos de Diálogo, Carga horária: 8

2019 - 2019

16o Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Facilitadora de Círculos de Diálogo, Carga horária: 2

2021 - 2022

Casa de Acolhida São José / Pastoral do Migrante

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Facilitadora de Círculos de Diálogo, Carga horária: 6

2008 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST & AIDS - Coletânea de dados em material bibliográfico em Inglês, para auxiliar no encaminhamento de relatórios para patrocinadores estrangeiros.

Atividades

  • 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Presidência da Fiocruz, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas.Linhas de pesquisa

1995 - 1997

Michigan School of English

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

1995 - 1995

Curso Feedback

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2017 - Atual

Hub CNV

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntária