Lucas Bito Maynart

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe. Ex-bolsista da CAPES na modalidade graduação sanduíche, realizada na West Virginia University (EUA), pelo Programa Ciência Sem Fronteiras. Atuou como Coordenador de Talentos Rede Ciência sem Fronteiras (CsF) - núcleo Aracaju/SE. Realizou atividades de Iniciação Científica na área de Biomassa, Bioprodutos e Bioenergia. Possui experiência no cargo de Químico na Agro Industrial Campo Lindo, usina de cana-de-açúcar produtora de etanol e energia.

Informações coletadas do Lattes em 11/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Química

2012 - 2019

Universidade Federal de Sergipe
Título: REVISÃO E ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA AO APROVEITAMENTO DA Adenanthera pavonina PARA OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE MAIOR VALOR AGREGADO
Orientador: DENISE SANTOS RUZENE
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Participação em eventos

II SEMANA DE SOFTWARES EM ENGENHARIA QUÍMICA. 2017. (Seminário).

I Encontro de Engenharia Ambiental de Sergipe (EENGEAS). 2016. (Encontro).

III Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária (SAEAS). 2016. (Encontro).

VIII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Científico (EIDTI). 2016. (Encontro).

V Seminário de Pesquisa em Engenharia Química. 2013. (Seminário).

IV Seminário de Pesquisa em Engenharia Química. 2012. (Seminário).

XVII CONGRESSO REGIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA. 2012. (Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Avaliação e acompanhamento de processos de auto hidrólise em resíduo lignocelulósico: um estudo comparativo entre reatores de aço inox em diferentes condições de processamento, Descrição: Resíduos agroindustriais ou agrícolas são produzidos em larga escala ao redor do mundo e possuem o potencial de se tornarem a nova principal fonte de combustíveis e de produtos químicos, em substituição às fontes não-renováveis. No presente trabalho, resíduos oriundos do cultivo de milho foram caracterizados e posteriormente submetidos a etapa de pré-tratamentos por autohidrólise, a diferentes temperaturas por diferentes intervalos de tempo, para verificação e análise da extração de hemiceluloses. Com os resultados obtidos de caracterização foi verificado que a amostra tratada de resíduo de plantio do milho apresentou valores próximos a 29% de celulose, 23% de hemicelulose e 33% de lignina; sendo que após a aplicação do pré- tratamento por autohidrólise foi obtido a melhor condição para extração das frações de hemicelulose dentro das condições avaliadas, sendo esta condição equivalente a uma temperatura de 185ºC por 30 min com possibilidades de extração de 17% de hemicelulose, no menor tempo de processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lucas Bito Maynart - Integrante / DENISE SANTOS RUZENE - Coordenador / DANIEL PEREIRA SILVA - Integrante / Werlisson Santos Souza - Integrante.

Prêmios

2011

XVII Olimpíada Norte/Nordeste de Química - Menção Honrosa, FUNCAP (CE), UFC, UFPI.

2011

Olimpíada Brasileira de Química - Menção Honrosa - Modalidade B, FUNCAP (CE), UFC, UFPI.

2010

4ª Olimpíada Sergipana de Química - Medalha de Ouro Modalidade 2, UFS, FAPITEC (SE).

2008

X Olimpíada Brasileira de Informática - Medalha de Prata Nacional e Ouro Estadual (SE) - Modalidade Iniciação Nível 2, Sociedade Brasileira de Computação, Fundação Carlos Chagas, Unicamp.

2007

IX Olimpíada Brasileira de Informática - Medalha de Prata Estadual (SE) - Modalidade Iniciação Nível 2, Sociedade Brasileira de Computação, Fundação Carlos Chagas, Unicamp.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

Agro Industrial Campo Lindo LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Químico Jr, Carga horária: 40

2018 - 2019

Agro Industrial Campo Lindo LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades: - Acompanhamento do processo de produção de etanol anidro e hidratado a partir do caldo da cana-de-açúcar (extração, tratamento, fermentação e destilação); - Acompanhamento dos processos de geração de energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana e de tratamento de água para uso em caldeira; - Colaboração na coleta de dados para o controle do estoque e do consumo de produtos químicos; - Análise físico-química de águas industriais, quanto aos parâmetros: pH, condutividade, sólidos totais dissolvidos (STD), alcalinidade, dureza, demanda química de oxigênio (DQO) e teores de sílica, cloreto, ortofosfato, cloro livre, ferro e hidrazina.

2015 - 2016

Rede Ciência sem Fronteiras

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Talentos, Carga horária: 3

Outras informações:
Fui membro da coordenação do núcleo de Aracaju - SE, o qual integrava ex-intercambistas na promoção de atividades, visando o desenvolvimento da internacionalização e da CTI&E no âmbito universitário. Minha tarefa principal era a de auxiliar na organização de eventos, como palestras e reuniões, além de coordenar as ações de recrutamento de novos membros para o núcleo. Através desse trabalho, pude desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação, networking e proatividade, além de auxiliar na organização de 2 palestras na UFS e na Unit.