Graciene Matos Lopes

Especialista em Saberes e Práticas para a Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática - Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Especialista em Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autismo (TEA) Faculdade Serra Iguaçú. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Venceslau Brás - Educa-Norte. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Com experiência em Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental relacionado ao ensino da Língua Portuguesa e da Matemática e apoio Pedagógico no Ensino Técnico Profissionalizante. Minha área de pesquisa dentro da Educação é sobre a Gestão democrática e seus efeitos dentro do âmbito educacional. Atrelado a isso, busco voltar o olhar para o publico com deficiência. Busco contribuir para que o Projeto Político Pedagógico seja de fato um documento que solidifique o que está na lei sendo um norteador de toda a ação educativa dentro da escola.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Saberes e Praticas para a Docencia nos anos Iiniciais do

2022 - 2023

Universidade do Estado do Amazonas
Título: REFLEXOES SOBRE A PRATICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I NA ATUALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Orientador: NAIA MARIA GUERREIRO DIAS

Especialização em Psicopedagogia Institucional

2016 - 2018

Faculdade de Ciencias de Wenceslau Braz
Título: A inclusão de um aluno com deficiencia multipla que frequenta o 5º ano do ensino regular em uma escola no municipio de Parintins - AM
Orientador: Ivone Almeida da Silva

Graduação em Pedagogia

2011 - 2016

Universidade Federal do Amazonas
Título: A participação da família nos processos decisórios da Escola: Construção do P.P.P.
Orientador: Denilson Dinis Pereira

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Turismo

2009 - 2010

Centro de Educação Tecnológica do Amazonas

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2001

Escola Estadual Senador João Bosco

Formação complementar

2021 - 2021

AUTISMO. (Carga horária: 80h). , instituto neuro capacitação, cursos e eventos ltda, INCLTDA, Brasil.

2021 - 2021

PERCURSO FORMATIVO INTEGRANTE DO PROJETO TRILHAS DO SABER. (Carga horária: 14h). , CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PADRE JOSÉ ANCHIETA CEPAN, CEPAN, Brasil.

2017 - 2017

LIBRAS BÁSICO. (Carga horária: 60h). , ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DE PARINTINS, ASPIN, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2021. A participação da familia nos processos decisorios da escola - Cosntrução do PPP. 2021. (Congresso).

VII Forum Internacional de Pedagogia.A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS. 2015. (Outra).

I Congresso de Estudos Políticos de Parintins. Oficina: Metanóia: política e poder popular. 2012. (Congresso).

Seminário Saneamento é Básico."Saneamento é Básico". 2012. (Seminário).

III Mostra de Extensão do ICSEZ/UFAM.III Mostra de Extensão do ICSEZ/UFAM. 2011. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria de Nazaré Amaral Farias

LOPES, G. M.; ROCHA, M. Q.. Horta na escola: uma experiencia agropedagógica na escola Municipal Lila Maia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em HORTA NA ESCOLA) - INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS.

Produções bibliográficas

  • LOPES, G. M. . A participação da familia nos processos decisorios da escola - Cosntrução do PPP. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL JAIME LOBATO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Assistência pedagógica com crianças do maternal.

2014 - 2014

Centro Educacional Infantil Pequeninos de Nazare

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Assistência pedagógica com crianças do maternal.

2013 - 2015

Escola Estadual RYOTA OYAMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Reforço Escolar-séries iniciais, Carga horária: 30

Outras informações:
Reforço Escolar nas séries iniciais nas disciplinas de português e matemática.

2016 - 2016

Escola Municipal Lila Maia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoio pedagógico, formação pedagógica com os professores das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Supervisão Escolar.

2017 - 2021

CENTRO EDUCACIONAL INFATIL CASTANHEIRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2023 - 2023

Centro Educacional Infantil Alvorada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

2022 - 2023

BIOMED PARINTINS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagogico, Carga horária: 4

2022 - Atual

CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL PALMARES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20