Jony Peterson de Oliveira Lima

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e Especialização em Lavra a Céu Aberto e Tecnologia Mineral pela Universidade Federal do Pará (2014). Mais de 16 anos de experiência em planejamento de lavra, sistemas de gerenciamento de frota, softwares de mineração, execução e gestão de projetos e pessoas e otimização de processos. Recentemente trabalhei na Brennand Cimentos, onde fui coordenador de planejamento de lavra tanto da gestão de pessoas quanto projetos, minhas principais atividades são criar/coordenar o planejamento de lavra de todas as minas do grupo em execução bem como as que irão abrir, desenvolvi modelo de blocos geológico desde o modelamento dos corpos até a estimativa química da reserva mineral, responsável pelo orçamento de investimentos e operacional de toda a diretoria técnica. Atuou como engenheiro de suporte - Modular Mining Systems do Brasil Ltda., criando módulos no sistema Dispatch e dando suporte aos módulos existentes. Durante o período que atuei na Vale - Mina de Ferro de Carajás a maior mina de ferro do mundo, na gerência de controle operacional - GACON, como engenheiro do despacho, onde garante a integridade do sistema bem como a otimização da alocação dos equipamentos que estão no sistema. Na Votorantim atuei no planejamento de mina a curto prazo da mina de níquel sou responsável pelo plano de lavra mensal e anual, índices de controle de produção - Aderência e Cumprimento da Lavra, inspeções mensais aos depósitos de estéril - SIGDEP, lidero a equipe de topografia nos serviços de levantamento topográfico de mina, pilhas, estoques, marcações em campo e demais serviços topográficos de mina e utilizando conhecimento em Excel avançando faço interface com as diversas áreas na otimização de processos da lavra, planejamento e usina. Criei uma equipe de melhoria contínua ao qual se tornou referência na unidade e conclui o curso de Lean - 6 Sigma, e agora sou Green Belt na gerência. Sou idealizador do primeiro podcast sobre mineração do Brasil o ?Podcast da Mineração? e do primeiro congresso online de mineração do Brasil o ?Interconnect Mining Experience?

Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Lavra a Céu Aberto e Tecnologia Mineral

2009 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: Criação de acompanhamento automático do cumprimento ao plano de lavra diário e semanal de uma mina de ferro do Pará
Orientador: Evandro Lino Batiston

Graduação em Engenharia de Minas

2003 - 2007

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Caracterização e Beneficiamento de Minérios de Pegmatitos do Rio Grande Do Norte e da Paraíba
Orientador: Elbert Valdiviezo Viera
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Semana da Industria.Desenvolvimento de um protótipo de um forno para fundição de vidros que maximize o reaproveitamento de resíduos de vidro da ?Espelhadora Meninão?. 2005. (Encontro).

VII Agrinordeste. 1999. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • LIMA, J. P. O. ; BRITO, A. R. . Prêmio BITEC na Paraiba. Inforamativo Interação do Instituto Euvaldo Lodi - IEL, Instituto Euvaldo Lodi - IEL, p. 1 - 16, 01 jan. 2006.

Prêmios

2005

Prêmio BITEC, Instituto Euvaldo Lodi - IEL.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2020

BRENNAND CIMENTOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Minas, Carga horária: 40

2011 - 2013

Votorantim Metais Niquel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Minas, Carga horária: 40

2008 - 2011

Companhia Vale do Rio Doce (PA)

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Minas, Carga horária: 40

2007 - 2008

Modular Mining Systems do Brasil Ltda.

Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Suporte 1, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2007 - 06/2008

    Serviços técnicos especializados , Privado.,Serviço realizado, Engenheiro de Suporte Jr 1.

2006 - 2007

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador, Carga horária: 15

Outras informações:
Bolsa do CNPq ? Modalidade: Iniciação Tecnológica Industrial desenvolvendo o projeto "CARACTERIZAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE MINÉRIOS DE PEGMATITOS DO RIO GRANDE DO NORTE E DA PARAÍBA" com a orientação do Prof. Elbert Valdiviezo Viera

Atividades

  • 07/2006 - 05/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa

2005 - 2005

Instituto Euvaldo Lodi - PB

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador, Carga horária: 15

Outras informações:
Participante do Projeto Bolsas IEL-SEBRAE-CNPq-BITEC desenvolvendo o projeto - Desenvolvimento de um protótipo de um forno para fundição de vidros que maximize o reaproveitamento de resíduos de vidro da ?Espelhadora Meninão?, este programa premia os melhores projetos a nível regional. O projeto do forno foi premiado em primeiro lugar na edição 2005 do programa.