Julio Cesar Evaristo Moreira Pinto
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Ouro Preto(2015) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Antônio Linhares Guerra(2005). Atualmente é Engenheiro da Microempreendedor Individual e Instrutor de formação profissional do Centro de Formação Profissional Nansen Araújo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.
Informações coletadas do Lattes em 17/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração
2018 - Atual
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Abordagens exatas e heurísticas para um problema de sequenciamento em máquinas paralelas com minimização do makespan e do custo total de energia, Ano de Obtenção:
Orientador: Marcone Jamilson Freitas Souza
Coorientador: Luciano Perdig ̃ao Cota. Grande área: Engenharias
Graduação em Engenharia Elétrica
2010 - 2015
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Identificação dos Parâmetros Físicos do Motor de Indução Trifásico
Orientador: Rodrigo Augusto Ricco
Bolsista do(a): Programa de Iniciação a Pesquisa - UFOP, PIP - UFOP, Brasil.
Formação complementar
2012 - 2012
Tarifação Energética. (Carga horária: 40h). , COBRAPI Projetos de Engenharia, COBRAPI, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Programação do Software Ifix. (Carga horária: 40h). , Aquarius, -, Brasil.
2010 - 2010
SLC 500 ? Prog. e Manut. Usando RSLogix 500. (Carga horária: 40h). , Rockwell Automation, ROCKWELL, Brasil.
2006 - 2007
Curso Técnico em Eletrônica. (Carga horária: 1200h). , Fundação Itabirana Difusora de Ensino, FIDE, Brasil.
2004 - 2005
Aprendizagem Industrial - Elétrica Industrial. (Carga horária: 800h). , Centro de Formação Profissional Pedro Martins Guerra, SENAI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Identificação de Sistemas.
Participação em eventos
Seminário de Iniciação Científica UFOP - Encontro dos Saberes.Identificação Caixa Cinza dos Parâmetros Físicos do Motor de Indução Trifásico. 2014. (Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2013
Identificação Caixa Cinza dos Parâmetros Físicos do Motor de Indução Trifásico, Descrição: Os parâmetros físicos do modelo equivalente em regime permanente dos motores de indução são importantes informações necessárias para projeto e controle destes equipamentos. Classicamente, essas informações são obtidas por meio dos ensaios de corrente contínua, rotor bloqueado e a vazio previstos nas normas. Como alternativa a estes ensaios, foi desenvolvido neste trabalho uma metodologia de identificação de sistemas do tipo caixa cinza. Na identificação de sistemas do tipo caixa cinza pressupõe-se o uso de alguma informação auxiliar em conjunto com dados de entrada/saída do processo. Neste contexto, a estrutura do modelo do motor indução obtida pela física do processo foi incorporada na estimação de parâmetros com os mínimos quadrados recursivos a informação auxiliar. Com efeito, os parâmetros estimados trariam uma interpretação do modelo físico do motor, o que não aconteceria se fosse utilizada uma metodologia de identificação puramente caixa preta. Após testar a metodologia caixa cinza proposta em sistemas simulados, foi desenvolvida uma bancada de testes composta por três blocos: instrumentação/aquisição, acionamento e processamento/interface gráfica. Por meio desta estrutura, tornou-se possível acionar o motor de indução com velocidade variável, bem como obter e tratar os sinais de tensão e corrente aplicados à máquina para serem utilizados no método de identificação proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cesar Evaristo Moreira Pinto - Coordenador / Rodrigo Augusto Ricco - Integrante / Juan Carlos Galvis Manso - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação Científica
Outras informações:
Bolsista de iniciação científica na área de identificação de sistemas. Durante o período do programa, foi estudado e aplicado um método caixa cinza para identificação dos parâmetros físicos do motor de indução trifásico.
2008 - 2012
Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Itabira/MGVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrônica, Carga horária: 40
Outras informações:
Fui responsável pela manutenção elétrica, de instrumentação e automação de toda a empresa, especificação e elaboração de processos de compra e prestação de serviços, elaboração de projetos, manutenção de inversores de frequência e soft starters, programação de PLC?s, configuração de instrumentos e de rádios modem, programação de programas supervisório e especificação e instalação de bancos de capacitores para compensação de reativos.
2012 - 2013
PROGEN - Projetos e EngenhariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Instrumentação, Carga horária: 44
Outras informações:
Função: Técnico em Instrumentação. Atividades: Revisão de projetos de instrumentação, elétrica e automação, suporte técnico em calibrações e aferições de instrumentos, suporte técnico no comissionamento, elaboração de planos de manutenção, elaboração de listas de equipamentos sobressalentes.
2013 - 2014
VALE S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividade: Planejamento de manutenção, gestão de materiais sobressalentes, compra e especificação de motores elétricos, análise de falhas e emissão de relatórios técnicos.
2008 - 2012
Controle Total de FrotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Manutenção, Carga horária: 44
Outras informações:
Atividades: Instalação e manutenção do sistema de controle de combustíveis e automação de abastecimentos.
2007 - 2007
Companhia Vale do Rio DoceVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades: Manutenção elétrica na Usina de Cauê/ Itabira.
2015 - Atual
microempreendedor individualVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades: Supervisão na execução das instalações elétricas de uma estação de tratamento de água, especificação técnica, gestão de materiais, programação de PLC?s e IHM, comissionamento e start-up da estação, execução de as-built e alterações no projeto executivo.
2015 - 2016
Centro Educacional Roberto PortoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Atividades: Professor das disciplinas Máquinas e Instalações Elétricas, Instrumentação e Subestações Elétricas.
2017 - 2018
Companhia Itabirana de TelecomunicaçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de coordenação técnica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Auxílio na coordenação da equipe de infraestrutura, planejamento de atividades e elaboração de projetos elétricos.
2019 - Atual
Centro de Formação Profissional Nansen AraújoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de formação profissional, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Julio Cesar Evaristo Moreira Pinto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?