Joanna Almeida Silva Barbosa

Especialista em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Graduada em Enfermagem pela Escola Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO). Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integrante da Liga Acadêmica de Feridas e Curativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAFEeC/UNIRIO) no período de janeiro a junho de 2019. Bolsista PIBIC da pesquisa intitulada "Guias para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma instituição hospitalar do interior do estado do Rio de Janeiro" coordenada pela Prof Dr Teresa Tonini no período de 2019-2020. Colaboradora do tipo estagiária supervisionada da empresa Epimed Solutions no período de 2020 a 02/2022. Supervisora de Indicadores de Qualidade Hospitalar do Projeto Soluções Clínicas na Empresa EPIMED Solutions, realizado gerenciamento de dados, consultoria, treinamentos/aulas para hospitais de todo Brasil no período de 2022 a 2023.

Informações coletadas do Lattes em 17/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental

2023 - 2025

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Cuidado de Enfermagem no CAPS AD: Desafios e Estratégias de Atenção Inregral ao Usuário de Álcool e Outras Drogas
Orientador: Lucas Barbosa Santos Dias
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Enfermagem

2018 - 2022

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Biomedicina

2011 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS DO GRUPO RENASCER ATRAVÉS DE MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS
Orientador: Professor Doutor Jorge Saad Nehme

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio e Curso Ponto de Ensino

Formação complementar

2018 - 2018

Coleta de Sangue - Diagnóstico e monitoramento das DST's, AIDS e Hepatites. (Carga horária: 15h). , Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites, TELELAB, Brasil.

2018 - 2018

Pé Diabético. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Técnicas em Citopatologia. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2011 - 2011

Cultura de Células. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2011 - 2011

Acupuntura. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Análises Clínicas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Análise Nutricional de População.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Sensorial.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Neurociências.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Reparação Tecidual.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Organização de eventos

BARBOSA, J. A. S. . O Uso de Práticas Integrativas e Complementares no Tratamento de Feridas na Pessoa Idosa. 2019. (Outro).

Participação em eventos

Whorkshop COVID-19: manejo e conexões na APS, Vigilância e Gestão em Saúde. 2022. (Outra).

Precisamos Falar Sobre Aborto. 2019. (Outra).

III Simpósio da LAETIE: Desastres. 2018. (Simpósio).

II Simpósio Interligas. 2018. (Simpósio).

I Seminário da LAESMN - Coletor Menstrual: Quebrando o Tabu. 2018. (Seminário).

I Simpósio da Liga Acadêmica e Curativos - Feridas: Gestão e Abordagem da Enfermagem. 2018. (Simpósio).

XVI Semana de Integração Acadêmica.Programa Alimentação saudável e avaliação sensorial de preparações com soja por coletividades hígidas e não hígidas. 2018. (Outra).

XIV Semana de Integração Acadêmica.Programa Alimentação saudável e avaliação sensorial de preparações com soja por coletividades hígidas e não hígidas. 2016. (Outra).

I Semana de Patologia Geral do Instituto Biomédico.Técnica de PCR e Sequenciamento de DNA no Diagnóstico de Neoplasias em Material Parafinado. 2015. (Outra).

XIII Semana de Integração Acadêmica.Programa Alimentação saudável e avaliação sensorial de preparações com soja por coletividades hígidas e não hígidas. 2015. (Outra).

XII Semana de Integração Acadêmica.Programa Alimentação saudável e avaliação sensorial de preparações com soja por coletividades hígidas e não hígidas. 2014. (Outra).

III Jornada Acadêmica do Diretório Acadêmico. 2011. (Outra).

IV Semana de Biomedicina da Unirio. 2011. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Guias para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma instituição hospitalar do interior do estado do Rio de Janeiro, Descrição: Trata-se de um subprojeto da Projeto de Gerência micro e macromoleculares. O objeto deste estudo é a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem nas enfermarias de Clínica Médica de um hospital público do município de Macaé. Objetiva-se realizar o diagnóstico situacional da Sistematização da Assistência de Enfermagem com base nos eixos pessoas, método e instrumentos da Resolução COFEN nº 358/2009; propor, coletivamente, as intervenções para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, a partir do diagnóstico situacional e; elaborar, coletivamente, o guia para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, sob o referencial metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) por permitir o envolvimento dos participantes no processo de educação em saúde, e ao mesmo tempo, produzir dados para investigação, empregando a reflexão e discussão em grupo com participação ativa dos sujeitos. A PCA está distribuída em quatro fases: concepção, instrumentação, perscrutação e análise. A fase de concepção consiste na definição do problema de pesquisa e necessita de muita reflexão, envolvendo revisões de literatura e decisões. Aprovado pelo CEP UNIRIO, sob o parecer nº 3.057.494, em 05 de dezembro de 2018. Os participantes da pesquisa serão os enfermeiros das enfermarias de clínica médica do hospital, plantonistas em plantões de 24 horas por semana e diaristas que cumprem 8 horas diárias todos os dias da semana. Os critérios de critérios de exclusão serão aqueles que estiverem de férias ou licenças de quaisquer tipos no período de coleta dos dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joanna Almeida Silva Barbosa - Coordenador / Teresa Tonini - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Análises Clínicas, Carga horária: 20

2019 - 2021

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBCIC, Carga horária: 20

2020 - 2020

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Ligante, Carga horária: 5

Outras informações:
Membro ligante da Liga Acadêmica de Feridas e Curativos (LAFEeC), na qual exerceu as atividades de ensino, pesquisa e extensão sendo uma dessas a organização de evento com outras ligas.

2017 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão (PPA), Carga horária: 20

2014 - 2016

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão (PIBEX), Carga horária: 20

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Voluntária, Carga horária: 20

2012 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Voluntária, Carga horária: 20

2022 - Atual

Epimed Solutions

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Indicadores Hospitalares, Carga horária: 40

Outras informações:
Supervisora de Indicadores Hospitalares e Treinamento. Acompanhamento dos indicadores das Secretárias de Saúde das principais Cidades Brasileiras; Prestação de consultoria e treinamento. Implantação de ciclo mensal para gestão de indicadores (apuração de resultados e análise de variações) envolvendo a equipe responsável pela inserção dos dados; Esclarecimento ide dúvidas técnicas.

2020 - 2022

Epimed Solutions

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado, Carga horária: 30

Outras informações:
Através das informações apresentadas no prontuário do paciente, realizava o imput dos dados pertinentes com a demasiada atenção devida para o sistema Epimed Monitor. Nele são gerados indicadores de qualidade dos hospitais, além de estatísticas importantes relacionadas ao paciente. Estes indicadores e estas estatísticas podem ser acessadas pelos gestores do hospital e pela secretaria de saúde. Auditava acadêmicos na realização do imput dos dados dos pacientes no sistema Epimed Monitor, afim de averiguar a fidedignidade dos dados, auxiliar como realizar o processo corretamente e estimular as demasiadas fontes de buscas existentes.