Alessandre Caputo Rabello

Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Pós-graduação Latus Sensus em Ritmologia Cardíaca pela Real e Benemérita Beneficência Portuguesa de São Paulo sob credenciamento do MEC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atua na área de arritmias cardíacas desde 2002, no campo de Eletrofisiologia Invasiva e Estimulação Cardíaca Artificial.

Informações coletadas do Lattes em 05/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica

1999 - 2000

Hospital Socor
Residência médica em: CARDIOLOGIANúmero do registro: . Bolsista do(a): FUNDAÇÃO SOCOR, SOCOR, Brasil.

Especialização em RITMOLOGIA CARDÍACA

2001 - 2002

Real e Benemerita Sociedade de Beneficência Portuguesa
Título: SEM EFEITO
Orientador: SEM EFEITO

Graduação em MEDICINA

1992 - 1998

Universidade Federal de Juiz de Fora

Formação complementar

2006 - 2006

Ablação percutânea: Quando indicar e o que esperar. (Carga horária: 4h). , Hospital São Joaquim, HSJ, Brasil.

2003 - 2003

Insuficiência cardíaca congestivca. (Carga horária: 5h). , XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paiulo, CSCESP, Brasil.

1996 - 1996

III curso teórico pratico de arritmia cardíaca. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1995 - 1995

IV Curso de seleção de acadêmicos. (Carga horária: 15h). , Hospital Dr. João Felício, -, Brasil.

1995 - 1995

XXIII Curso de extensão universitária em eletrocardiografia. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Eletrofisiologia Invasiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Estimulação cardíaca artificial.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cardiologia.

Participação em eventos

Programa de Educação Continuada da SOBRAC.Selecionando Candidatos a Estudo Eletrofisiológico e Ablação. 2016. (Outra).

Programa de Educação Continuada da SOBRAC. 2016. (Outra).

Programa de Educação Continuada da SOBRAC.Interatividade de caso clínico. 2016. (Outra).

XXXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2015. (Congresso).

26 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Desafios de ECG: do simples ao complexo. 2014. (Congresso).

Programa de Educação Continuada da SOBRAC.Arritmias Ventriculares na Discussão Interativa de caso Clínico. 2014. (Outra).

Programa de Educação Continuada da SOBRAC. 2014. (Outra).

XXXI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2014. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2013. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2012. (Congresso).

Congresso Norte Rio Grandense de Cardiologia. Abordagem da Fibrilação atrial. 2011. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2011. (Congresso).

26º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2009. (Congresso).

3º PRONE.Papel do Tratamento Farmacológico da Morte Súbita. 2009. (Simpósio).

Curso de Pós graduação Latu Senso em Ritmologia Cardíaca.Taquicardia Ventricular Idiopática. 2009. (Outra).

25º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Eletrofisiologia. 2008. (Congresso).

25º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2008. (Congresso).

25º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Arritmias Clinicas. 2008. (Congresso).

Curso de Atualização em Arritmias Cardíacas.Existe beneficio da terapia de ressincronização cardíaca em pacientes com QRS estreito?. 2007. (Outra).

Curso de Atualização em Arritmias Cardíacas.Como melhorar a qualidade de vida do paciente portador de desfibrilador cardíaco?. 2007. (Outra).

Curso de Pós graduação Latu Senso em Ritmologia Cardíaca.Sindromes de Pré-excitação Ventricular. 2007. (Outra).

Jornada de Atualização em Arritmias Cardíacas. 2007. (Outra).

Pós Graduação Lato Sensu.Síndromes de Pré-excitação. 2007. (Outra).

Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2006. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2006. (Congresso).

Pós Graduação Lato Sensu.Síndrome de pré-excitação. 2006. (Outra).

Pós Graduação Lato Sensu.Diagnostico diferencial das taquicardias de QRS alargado no modulo de arritmias. 2006. (Outra).

XXIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2005. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2005. (Congresso).

Pós Graduação Lato Sensu.Indicações de marcapasso no pós-operatório de cirurgia cardíaca. 2005. (Outra).

59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2004. (Congresso).

Pós Graduação Lato Sensu.Distúrbios da condução atrioventricular e intraventricular. 2004. (Outra).

Pós Graduação Lato Sensu.Arritmia em pós-operatório de cirurgia cardíaca. 2004. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2004. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Arritmias y Eletrofisiología.Ablacion de las Taquicardias supraventriculares: ênfase em aleteo e fibrilacion auricular. 2003. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Arritmias y Eletrofisiología. 2003. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Arritmias y Eletrofisiología.Ablación de las taquicardias ventriculares: cuando indicar?. 2003. (Simpósio).

Pós Graduação Lato Sensu.Distúrbios da condução átrio-ventricular e intra-ventricular. 2003. (Outra).

Pós Graduação Lato Sensu.Síndromes de QT longo. 2003. (Outra).

XII Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia. 2003. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Desfibrilação atrial interna em pacientes portadores de Fibrilação atrial. 2003. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2003. (Congresso).

XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Três anos de experiencia com estimulação cardíaca biventricular. 2003. (Congresso).

XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2003. (Congresso).

XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Analise dos casos com mais de um ano de ressincronização ventricular para tratamento da ICC. 2003. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Desfibrilação Atrial interna em pacientes portadores de Fibrilação atrial.. 2002. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Importancia do istmo mitro-pulmonar na determinação do processo de ativação do átrio esquerdo. Observações durante ablação de vias acessórias do anel mitral. 2002. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2002. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Taquicardias ventriculares iniciadas por sequencia curto-longo-curta em pacientes portadores de cardioversor desfibrilador emplantavel. 2002. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Ablação epicárdica em paciente portador de cardiomiopia dilatada idiopática. 2002. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas.Três anos de experiencia com estimulação cardíaca biventricular. 2002. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas.Desfibrilação atrial interna em pacientes portadores de fibrilação atrial. Experiência inicial. 2002. (Outra).

I simpósio Internacional do DECA / XVI Simpósio Nacional do DECA. 2001. (Simpósio).

Novas Fronteiras no Tratamento da Insuficiência Cardíaca , Fibrilação atrial e Morte Súbita.. 2001. (Simpósio).

XXII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2001. (Congresso).

II Simpósio de Insuficiência Cardíaca do Hospital Socor. 2000. (Simpósio).

LV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2000. (Congresso).

XI Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. 2000. (Congresso).

VIII Simposio internacional de aterosclerose.Analise do perfil lipídico e fibrinogênio em portadores de síndromes isquêmicas internadas em CTI. 1999. (Simpósio).

VIII Simposio internacional de aterosclerose.Variação do índice de Castelli frente ao nível sérico de colesterol total em pacientes com síndrome isquêmica aguda. 1999. (Simpósio).

VIII Simposio internacional de aterosclerose.Analise comparativa entre grupos de prevenção secundaria em controle ambulatorial e admitidos em unidade coronariana em fase aguda. 1999. (Simpósio).

VIII Simposio internacional de aterosclerose.Analise de determinação dos níveis de fibrinogênio versus LDL-c em pacientes com sindromes isquêmicas aguda. 1999. (Simpósio).

X Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. Analise comparativa entre grupos de prevenção secundaria em controle ambulatorial e admitidos em unidade coronariana em fase aguda. 1999. (Congresso).

X Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. Analise do perfil lipídico e fibrinogênio em portadores de síndromes isquêmicas internadas em CTI. 1999. (Congresso).

X Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. Indução de isquemia miocárdica através de teste hiper ventilação. 1999. (Congresso).

X Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. Variação do índice de Castelli frente ao nível sérico de colesterol total em pacientes com síndrome isquêmica aguda. 1999. (Congresso).

X Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. 1999. (Congresso).

IX Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. 1998. (Congresso).

6º simpósio internacional de ecocardiografia de stress e contraste. 1997. (Simpósio).

LV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1996. (Congresso).

VII Congresso da sociedade mineira de cardiologia. 1996. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • RABELLO, A. C. ; NASCIMENTO, T. A. ; LYRA, M. G. . Anticoagulação: o que mudou. Ritmo em Foco, São Paulo - SP, p. 8 - 11, 01 out. 2011.

  • GALVAO FILHO, S. ; RABELLO, A. C. . Papel da estimulação cardíaca artificial na prevenção e tratamento da fibrilação atrial.. Revista da SOCESP, São Paulo, 01 maio 2003.

  • BRITO JR, HL. ; VENANCIO, A. C. ; RABELLO, A. C. . Tilt table testing potentiated with isoproterenol infusion: which dose not to compromise specificity?. Pacing and Clinical Eletrophysiology, New York - USA, p. 756, 01 abr. 1999.

  • BRITO JR, HL. ; VENANCIO, A. C. ; RABELLO, A. C. . Teste de inclinação associado à infusão de isoproterenol: especificidade versus dose.. Reblampa, São Paulo, p. 146, 01 set. 1998.

  • RABELLO, A. C. . Tema em Controvérsia: Marcapasso Convencional é prejudicial e deve ser evitado em pacientes com FE <40%. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELLO, A. C. . Tema Novas Intervenções: O que todo médico deve saber sobre: CDI e Ressincronizador?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELLO, A. C. . Abordagem da Fibrilação Atrial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RABELLO, A. C. . Papel do Tratamento Farmacológico na Morte Súbita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELLO, A. C. . Sindromes de Pré-excitação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELLO, A. C. . Ablação percutânea: quando indicar e o que esperar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELLO, A. C. . Distúrbios da Condução atrioventricular e intraventricular. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELLO, A. C. ; NUNES, G. F. ; VASCONCELOS, J. T. M. ; BAYOUD, K. ; LEOBINO, E. ; SENA, E. ; FRAGATA, C. ; BARCELLOS, C. ; GALVAO FILHO, S. . Desfibrilação atrial interna em pacientes portadores de Fibrilação Atrial. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

RABELLO, A. C. . Selecionando candidatos a estudo eletrofisiológico e ablação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RABELLO, A. C. . Arritmias Ventriculares - DIscussão interativa de Caso Clínico. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RABELLO, A. C. . Sessão de Temas Livres Orais. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Prêmios

2006

Titulo de Especialista em Eletrofisiologia Invasiva, SOBRAC - Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

2003

Titulo de Especialista em Cardiologia, SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia.

2002

Titulo de Habilitação em Estimulação Cardíaca Artificial., DECA - Departamento de Estimulação Cardíaca Artifiicial da SBCCV.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital Santa Izabel, Hospital Santa Izabel. , Praça Conselheiro Almeida Couto - de 376/377 ao fim, Nazaré, 40050410 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32427552, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

CARDIO RITMO - CLINICA ESPECIALIZADA EM ARRITMIAS CARDÍACAS

Vínculo: Medico-sócio cotista, Enquadramento Funcional: Medico ritmologista, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Hospital São Rafael

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Medico ritmologista

2012 - Atual

Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Ritmologista, Carga horária: 12

1995 - 1996

Cotrel S/A - Hospital de Acidentados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Plantonista, Carga horária: 12

1995 - 1996

Santa Casa de Misericordia de Juiz de Fora

Vínculo: Auxiliar Acadêmico, Enquadramento Funcional: Clinica Medica

1997 - 1997

Pronto Socorro Municipal de Juiz de Fora, -

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 0

2000 - 2001

Hospital Dom Bosco

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Medico Plantonista Unidade de emergência, Carga horária: 24

2004 - 2008

Hospital Metropolitano

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Médico Eletrofisiologista

2004 - 2008

Instituto de Arritmias Cardiacas

Vínculo: Médico socio, Enquadramento Funcional: Medico ritmologista, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2001

Prefeitura Municipal de Ibirité, -

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Medico Plantonista, Carga horária: 24

1998 - 1998

Prefeitura Municipal de Santa Rita do Jacutinga, -

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico generalista, Carga horária: 20