André Sperl

Mestrado em Eng. Mecânica Automobilística - ênfase Motores - Dez anos de experiência em desenvolvimento de motores Diesel.Sendo cinco anos em calibração e desenvolvimento de combustão em motores diesel em dinamômetros "steady-state" e "transiente", utilizaçao de ferramentas estatísticas tipo DoE no trabalho, avaliação de componentes do motor (seleção de hardware) para atingir o resultados de acordo com normas de emissões vigentes. Experiência internacional na China em trabalhos para definição de catalisador para motor diesel para atender norma de emissões e conhecimento sistema de certificação de emissões governo Chines e na Alemanha com parceiros de calibração de combustão de motores diesel. Experiência também em pesquisa com combustíveis alternativos - Biodiesel e emulsões de água em óleo diesel.Aberto e com desejo/disponibilidade para trabalhar também com motores Otto e veículos.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL ENGENHARIA AUTOMOBILISTICA

2007 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Celso Aparecido Bertran
Palavras-chave: Diesel; engines; motores; emulsões; NOx; Material Particulado. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMOBILÍSTICA. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMOBILÍSTICA / Especialidade: Motores. Setores de atividade: Indústrias de Transformação; Fabricação de máquinas e equipamentos; Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias.

Especialização em Administração e Tecnologia Automotiva

2002 - 2003

Centro Universitário da FEI
Orientador: Heymann Leite

Graduação em Engenharia Mecânica Automobilística

1994 - 2001

Centro Universitário da FEI
Orientador: Eduardo Sala Polati / Ricardo Bock

Formação complementar

2011 - 2011

III Escola de Combustão. (Carga horária: 40h). , ESCOLA NACIONAL DE COMBUSTÃO.

2009 - 2009

AVL CAMEO Engines Calibration Tool. (Carga horária: 32h). , AVL.

2008 - 2008

Six Sigma - White belt. (Carga horária: 16h). , MWM INTERNATIONAL MOTORES, IIAAS_PPROV, Brasil.

2007 - 2007

Delineamento de explerimentos pelo método Taguchi. (Carga horária: 32h). , Basso & Associados.

2006 - 2006

Motor high speed diesel SPRINT 3.0E. (Carga horária: 32h). , MWM INTERNATIONAL MOTORES, IIAAS_PPROV, Brasil.

2005 - 2005

Análise de Falhas de Componentes Estruturais Aut. (Carga horária: 32h). , SAE Brasil.

2005 - 2005

Gás Natural Veicular Tec. Básica e instalação. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo.

2004 - 2004

Curso de Excel Avançado. (Carga horária: 16h). , MWM INTERNATIONAL MOTORES - NAVISTAR MERCOSUL.

2004 - 2004

Curso de Fadiga na Ind. Automotiva. (Carga horária: 32h). , SAE Brasil.

2003 - 2003

Técnicas de Apresentação Eficazes. (Carga horária: 16h). , MWM INTERNATIONAL MOTORES - NAVISTAR MERCOSUL.

2002 - 2002

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 32h). , IMAM.

2002 - 2002

Workshop Cliente-Fornecedor. (Carga horária: 32h). , MWM INTERNATIONAL MOTORES, IIAAS_PPROV, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Lubrificantes Castrol. (Carga horária: 16h). , Castrol Brasil - Matriz.

2002 - 2002

Curso de aplicação e manutenção de motores. (Carga horária: 32h). , IECAT - Centro universitário da FEI.

2002 - 2002

Curso de teoria da confiabilidade. (Carga horária: 32h). , MWM INTERNATIONAL MOTORES - NAVISTAR MERCOSUL.

2001 - 2001

IX Seminário de Elementos Finitos. (Carga horária: 8h). , Smarttech Vibroacustica Serviços e Sistemas.

2000 - 2000

LUBRIFICAÇÃO. (Carga horária: 16h). , BOZZA EQUIPTOS LUBRIFICAÇÃO.

2000 - 2000

Automação Pneumática. (Carga horária: 32h). , IMI Norgreen Herion.

1999 - 1999

AUTOCAD R14 2d e 3d. (Carga horária: 32h). , IECAT - Centro universitário da FEI.

1999 - 1999

Logística mundial para equipamentos de AR COND. (Carga horária: 16h). , Trane do Brasil Indústria e Com. de Produtos para Condicionamento de Ar, TRANE DO BRASIL, Brasil.

1998 - 1998

Motores Diesel Maxion. (Carga horária: 32h). , Iochpe-Maxiona - Matriz.

1998 - 1998

MOTORES DIESEL LINHA PESADA. (Carga horária: 32h). , CUMMINS MOTORES DIESEL.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Produções bibliográficas

  • SPERL, A. . Combustíveis, Combustão e Emissões AEA 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERL, A. . SAE PAPER 2011-36-0350 The Influence of Post-Injection Strategies on the Emissions of Soot and Particulate Matter in Heavy Duty Euro V Diesel Engine . 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, L. ; SPERL, A. ; BERTRAN, C. ; CARVALHO, T. . POST- AMB-081 Redução de emissões de NOx e Material Particulado pela adição de água em óleo diesel: uma alternativa para a diminuição da poluição do ar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPERL, A. ; BERTRAN, C. . SAE PAPER 2009-36-0308 - O POTENCIAL DAS EMULSÕES DE ÁGUA EM ÓLEO DIESEL COMO COMBUSTÍVEL PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES EM MOTORES DIESEL SAE BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPERL, A. ; LOURENCO, A. ; PORCINO, L. . SAE PAPER 2008-36-0103 O EMPREGO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DE MODELAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE COMBUSTÃO DE MOTORES DIESEL SAE BRASIL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPERL, A. ; GARCIA, M. B. ; LIMA, J. . SAE PAPER 2005-01-4132 - LUBRICANT OIL SUBMITTED TO DIFFERENT OPERATING PARAMETERS - SAE BRASIL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de desenvolvimento

  • 2000 - 2001

    VRAPTOR - VEÍCULO DE ALTA PERFORMANCE., Descrição: Características Técnicas do protótipo Vraptor: Chassis espacial tubular em Aço-liga Carroceria em Alumínio e Fibra de vidro. Suspensão Dianteira Independente com Braços Triangulares, Molas e Amortecedores Telescópicos reguláveis. Suspensão Traseira Eixo Rígido com Barra Panhard, Molas e Amortecedores Telescópicos reguláveis. Motor Audi V6 2.7 Biturbo de 280 cv (Fornecido pela AUDI do Brasil através do Eng. Lothar Werninghaus) Acelerador Eletrônico Fly By Wire. Cambio Manual de 5 marchas, Tração Traseira. (Fornecido pela EATON do Brasil através do Eng. Durval Roque) Rodas de Liga Leve aro 18 Pneus : 265/645 VR 18 Velocidade máxima estimada 270 kph Aceleração 0-100 kph (0-60 mph) Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Sperl - Coordenador / Marcelo Federici - Integrante / Alexandre Rizzardo - Integrante / Eduardo Polati - Integrante.

Prêmios

2010

Melhor POST id: AMB-081 na área Ambiental na 33º Reunião da Sociedade Brasileira de Química 2010., Sociedade Brasileira de Química.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • MWM INTERNATIONAL MOTORES, Unidade SÃO PAULO - SANTO AMARO. , Avenida das Nações Unidas, Jurubatuba, 04696005 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38823910

Experiência profissional

2000 - 2001

Centro Universitário da FEI

Vínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: Estágio não remunerado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Membro da equipe e responsável pelo desenvolvimento e construção de um protótipo funcional de carro esportivo de alta performance Vraptor projeto final de graduação. -Fui responsável pela construção de um mock-up do chassi (escala 1:5) a fim de promover melhorias na resistência e confiabilidade da estrutura. -Fui responsável pela construção de um mock-up do chassi (escala 1:1) a fim de promover melhoria na ergonomia e no espaço interno. -Projetei e desenvolvi um chassi de alta resistência e baixo custo de fabricação. -Projetei e desenvolvi a suspensão do veículo em Autocad, simulando a geometria de suspensão em funcionamento ( jounce e rebound ), a fim de prever possível conflito de componentes e performance do sistema sendo responsável pelo desenvolvimento de toda a suspensão do veículo realizando um estudo geral do roll center e roll axis do veículo. -Desenvolvi um estudo dinâmico do veículo em softwares (Dyno2000 e Drag2000), simulando velocidade máxima , aceleração e máxima nas marchas. -Projetei e desenvolvi o sistema de freios do veículo, idealizando e desenvolvendo o sistema hidráulico de acionamento do freio de estacionamento. -Desenvolvi fornecedores de peças para construção do protótipo. -Administrei a verba de patrocínio para construção do protótipo, sendo responsável pelo planejamento e controle de orçamento. -Desenvolvi e construi componentes em alumínio para carroçaria a fim de aumentar qualidade final de acabamento do veículo, reduzir o peso total do veículo, e melhorar resistência e espaço interno do cockpit -Desenvolvi sistema de trambulador coerente com a ergonomia do cockpit e melhorando a precisão dos engates.

1999 - 2000

Trane do Brasil Indústria e Com. de Produtos para Condicionamento de Ar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 25

Outras informações:
Selecionei equipamentos de ar condicionado nacionais e importados para diversas aplicações, trabalhando com instaladores e projetistas da área. -Desenvolvi um modelo de proposta técnica e comercial para grandes clientes internacionais. -Desenvolvi lista de preço de produtos on-line , na Intranet da empresa. -Desenvolvi e implementei pacotes de produtos e customização de produtos para uma grande gama de aplicações, resultando em economia de custos para a empresa e clientes

1992 - 1996

Oficina Mecânica ME

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Geral, Carga horária: 25

Outras informações:
-Reparei e preparei motores (linha leve), transmissão, suspensão, freios, instalação elétrica, motores marítimos e tapeçaria. -Administrei pequena oficina, supervisionando o fornecimento de peças de reposição. -Adquiri conhecimento de operar o sistema de diagnose de injeção eletrônica Kaptor.

2002 - 2004

MWM INTERNATIONAL MOTORES - NAVISTAR MERCOSUL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolv. do Prod. Jr. - Durab, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Realizei melhorias e organização do processo de durabilidade e análise de motores em teste; -Atuei junto á equipe de desenvolvimento e durabilidade do novo motor diesel eletrônico NGD3.0E de aplicação veicular (Ford Ranger 2005) sendo responsável por frota de durabilidade de 04 veículos e motores em testes em dinamômetro ; - Realizei ajustes leves em calibração de motores diesel eletrônicos e correção de falhas durante operação/testes fase de acompanhamento de ensaios de durabilidade. - Desenvolvi procedimento de teste de durabilidade Overspeed para motores High Speed Diesel bem como padrões para relatório de strip-check de motores -Fui membro da equipe e responsável pela durabilidade dos motores V8 Eletrônico / MS ( Medium Speed ) de aplicações agrícola e industrial; -Desenvolvi aplicação Open Power Unit do motor V8 7.3L Eletrônico estacionário Wood Chipper e Irrigation Pump sendo responsável pelos testes de durabilidade e cooling ; -Desenvolvi procedimento de análise de blow-by e consumo de óleo dos motores 4236, P4000 e 1006 aspirados e turbo retornados do campo.

Atividades

  • 12/2008 - 12/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , MWM INTERNATIONAL MOTORES - NAVISTAR MERCOSUL, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2005 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , MWM INTERNATIONAL MOTORES - NAVISTAR MERCOSUL, .,Linhas de pesquisa